Sei sulla pagina 1di 4

EBD Dias 1 e 15 de abril de 2012 A Queda A queda no foi um ato isolado de desobedincia, mas um acontecimento de significado catastrfico para

ra a criao como um todo. No apenas toda a raa humana, mas tambm todo o mundo no-humano foi afetado pelo fato de Ado no atender aos mandamentos e advertncia explcita de Deus. Quais so as implicaes da queda? Quais as suas dimenses? Extenso: toda a criao Toda a estrutura social o Arte o Estado / Poltica o Famlia o Os usos do corpo humano o Desejos

Tudo o que constatamos ser bom (fiats de Deus) foi degenerado / depravado / corrompido (Rm 8:22) [Criao no sentido terreno]

O PECADO DE ADO E A NOSSA CULPA Criado num estado de inocncia, que a ignorncia em relao ao mal (Gn 2:25) A condio de pecadores teve incio no ato de Ado o No somos pecadores porque pecamos, mas pecamos por sermos pecadores. o Nascemos filhos da desobedincia o Mas por que o pecado de Ado imputa culpa sobre ns? Isso no injusto? MITO A queda no literal, mito REALISTA A queda existiu FEDERALISTA (representativa) Ado existiu como um representante de toda a humanidade. No s Ado teve que comer pelo suor, ns tambm. No s Eva sofre com o parto, todas as mulheres sofrem. Toda a criao foi sujeitada pelo homem, sua ao atingiu tudo. Ler Rm 5:12,15,18,19. Mas como isso justo? Ado nos representou PERFEITAMENTE! Mas ns no o escolhemos: Ado me representou infalivelmente no por ser ele infalvel, mas por ter sido Deus quem o escolheu, e Deus infalvel.

Nunca houve Ado e Eva Lio de moral: todos cometem pecado. Ningum perfeito. uma condio porque todos sucumbem ao prprio pecado. Deus no considera futuras geraes como culpadas. O estado decado resultante da queda do prprio indivduo, no de um pai. Ningum nasce inclinado para o pecado. (Ento por qu em 6 bilhes de pessoas no existe nenhum no pecador? Alguns permaneceriam perfeitos, no?

Existiram Ado e Eva No moralmente certo sermos responsveis por um pecado no cometido por ns. (Pr-existncia da alma humana) Nos lembramos da queda, pois estivemos l. Baseiam-se no em Ezequiel (Levi pagando tributos Abrao antes de ter nascido). No nos incomodamos com a justia de Jesus sendo transferida para ns ou nossa culpa para ele na cruz. a transferncia do pecado de Ado que incomoda.

Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha me. (Sl. 51:5)

O homem depois da queda Capaz de pecar Capaz de no pecar

O homem depois da queda Capaz de pecar Incapaz de no pecar

O homem renascido Capaz de pecar Capaz de no pecar

O homem glorificado

Capaz de no pecar Incapaz de pecar

Todo o mal e toda a perversidade do mundo so basicamente resultados da queda da humanidade, da sua recusa em viver de acordo com a boa ordem da criao de Deus. Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desgnio do seu corao [...] (Gn 6:5) Um ser humano no somente capaz de escolher o que deseja, como precisa escolher o que deseja, simplesmente para ser capaz de escolher. O que eu chamo de Lei da Escolha de Edwards esta: "A vontade sempre escolhe de acordo com sua mais forte inclinao do momento". Isto significa que toda escolha livre e toda escolha determinada. Nossas escolhas so determinadas por nossos desejos. Essa a essncia da liberdade. [POR QU VOC EST AQUI? POR QUE VOC EST NESSA EBD?] Passamos a desejar o pecado e por isso s escolhemos pecar. uma condio, no simplesmente um fato isolado. Dizer que sempre escolhemos de acordo com nossa inclinao mais forte dizer que sempre escolhemos o que queremos.

A RELAO ENTRE O PECADO E A CRIAO Maldita a terra por sua causa: Gn 3:17 Sujeio da terra, culpa daquele que a sujeitou: Gn 1:28 e Rm 8:19-22

Toda a criao participa do drama da queda do homem e da libertao completa em Cristo. Todos os tipos de mal (doena ou morte, imoralidade ou desajustes, esto relacionados, nas Escrituras, culpa humana).

O pecado no anula a criao nem se identifica com ela. Criao e pecado permanecem distintos, no entanto intimamente entrelaados na nossa experincia. Como uma rvore pode ser sufocada por uma trepadeira parasita sem, no entanto, se fundirem de fato uma a outra, o pecado existe como uma relao de parasitismo. Existe a criao e existe o pecado, um no o outro e o outro no o um. A rvore continua sendo rvore e a trepadeira continua sendo trepadeira. A prostituio no elimina a bondade da sexualidade A tirania poltica no pode apagar o carter divinamente ordenado do Estado O niilismo artstico no elimina a legitimidade criacional da prpria arte.

O mal no tem o poder de arruinar a fidelidade imutvel de Deus obra de suas mos. Todo pecado , portanto, uma distoro.

DISTORO: O pecado e o mal tem sempre o carter de uma caricatura ou seja, de uma imagem distorcida que tem algumas caractersticas reconhecveis. Um ser humano aps a queda, embora uma imitao grotesca da humanidade, ainda um ser humano, no um animal. ESTRUTURA E DIREO Ordem da criao (estrutura) Constituio criacional constante de qualquer coisa. A determinao da essncia.

Ordem do pecado e da redeno (direo) Qualquer coisa na criao pode ser direcionada para Cristo ou para longe de Cristo isto , direcionada para a obedincia ou a desobedincia sua lei. So duas tendncias que se movem a favor ou contra Deus.

Esta noo se aplica a tudo que tocado pelo ser humano (instituies, cultura, costumes, invenes, etc.)

Deus no permite que a desobedincia do homem transforme a sua criao num caos absoluto. Se a cultura ainda cultura, a famlia ainda famlia, e a criao no deixou de ser criao porque Deus a sustenta. o criador e sustentador da criao. (Ler p.70 > Em vez disso...) Graa comum: O controle do pecado e dos seus efeitos e influncias gerais do Esprito Santo que, a um nvel maior ou menor so experimentadas por todos os homens. (Mt 5:45) Graa especial: O controle do pecado e o seu perdo, a graa que regenera o homem.

A graa comum a evidncia de que Deus no desiste da sua criao. A estrutura nunca completamente eliminada pela (m)direo.

CRIAO X QUEDA [certo] CRIAO (BOM + MAL) [errado]

Gneses 1 e 2 = Criao Gneses 3 = Queda e seus desdobramentos

A culpa do mal no pode ser colocada sobre a boa criao, pois no existe Yin Yang

MUNDO COMO CRIAO PERVERTIDA Trs sentidos para a palavra 1. Criao (desde a fundao do mundo)

2. Espao fsico / terra habitada (em todo o mundo proclamada a vossa f) 3. Sistema (totalidade da vida no redimida dominada pelo pecado fora de Cristo) a. Criao infectada pelo pecado Uma tendncia perigosa... SAGRADO X PROFANO (mundo) Mundano, secular Existe mundanismo na igreja? Existe santidade na poltica?

Define o que secular / profano / mundano no pela direo (obedincia ou desobedincia estrutura), mas ao lugar que ocupa na criao. Qualquer coisa que no faa referncia a Cristo ou no tenha sido criado por um no cristo profano. ISSO GNOSTICSMO! PECADO! Como interpretamos ento o meu reino no neste mundo de Jesus? Quer dizer que no devemos nos envolver com as questes polticas desse mundo porque somos cidados dos cus? Cristo dizia que o seu reino no derivava da terra corrompida, mas do cu. Como entendermos? A religio pura e sem mcula, para com o nosso Deus e Pai, esta: visitar os rfos e as vivas nas suas tribulaes e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo. (Tiago 1:27) Como entendemos a prtica de alguma arte marcial, alguma dana, jogar baralho?

No ser mundano no ser sobrenatural, ignorar o corpo e viver no esprito.

PERGUNTA: Por que as melhores teorias sociais excluem Deus da jogada? Por que as filosofias correntes no consideram nem um absoluto? Por que o ftil e o consumismo domina?

Os cristos se calaram por tempo demais achando que no ser do mundo era ser um espiritualizado. Que o separado do santo no viver neste mundo.

Certa vez, Martinho Lutero foi abordado por um homem que entusiasticamente anunciou que tinha se tornado cristo h pouco tempo. Desejando desesperadamente servir ao Senhor, ele perguntou a Lutero: O que devo fazer agora?, como se dissesse: devo me tornar um ministro, ou talvez um evangelista itinerante? Lutero respondeu: Atualmente, qual sua profisso?. Sou um sapateiro. Para surpresa dele, Lutero respondeu: Ento faa um bom sapato e venda por um preo justo.

Salvo de qu? / Salvo de quem? / Salvo por quem?

Potrebbero piacerti anche