Sei sulla pagina 1di 8

Roc Brasil ocha A Rocha Br asil uma organizao no-governamental crist fundada em maro de 2006, que tem como

o princpios o cristianismo, a conservao, a comunidade, a cooperao e a transculturalidade. Est ligada Rocha Internacional, criada h 25 anos e presente em 18 pases, e membro da RENAS Rede Evanglica Nacional de Ao Social. A Rocha Brasil acredita que, para o pleno exerccio da misso integral, os crentes precisam resgatar o seu papel como mordomos da criao, atendendo ao mandato cultural (Gn 2.15) e, ao mesmo tempo, socorrendo os mais atingidos pela degradao da natureza. Assim, em parceria com as organizaes Conser vao Internacional, Editora Ultimato, ISER Instituto de Estudos da Religio e Viso Mundial, A Rocha Brasil lana o Programa Educao Ambiental e Mobilizao Social nas Igrejas Evanglicas Brasileiras.

O objetivo estimular as comunidades crists evanglicas a refletir e discutir, luz da Bblia, as questes ambientais e a se envolver de forma prtica como resposta ao chamado da mordomia crist. Este caderno que voc tem em mos contm quatro roteiros de estudos bblicos em grupo, preparados pelo pastor e telogo Timteo Carriker, sobre a misso integral do cristo, em especial, a mordomia da criao. Para cada estudo h orientaes para professores de crianas e adolescentes, preparadas pela educadora crist e pedagoga Mrcia Barbutti. Sugerimos que voc, pastor, membro de igreja, educador ou estudante, proponha liderana de sua igreja a realizao destes estudos no ms de junho, ocasio em que o mundo inteiro procura refletir e agir em prol da conservao da vida na terra. Os estudos podero acontecer nos lares, nos grupos de discipulado, nas classes de escola dominical. desejvel que os grupos sejam pequenos para que todos possam participar. Aps a realizao dos estudos importante que cada grupo conclua suas atividades com uma agenda de propostas a ser levada para o grupo maior (igreja/comunidade) e que atitudes prticas sejam encaminhadas.
RECORTE AQUI

Uma iniciativa da organizao A Rocha Brasil, em parceria com as organizaes Conservao Internacional, Editora Ultimato, ISER Instituto de Estudos da Religio e Viso Mundial.

CARTA-RESPOSTA CARTA-RESPOSTA

NO NECESSRIO SELAR

O SELO SER PAGO POR

AC VIOSA 36570-000 MINAS GERAIS MG (31) 3891 - 2515 brasil.pea@arocha.org www.arocha.org

PROGRAMA EDUCAO AMBIENTAL E MOBILIZAO SOCIAL NAS IGREJAS EVANGLICAS BRASILEIRAS

DOBRE AQUI

Para apoiar a execuo das aes prticas e aprofundar o processo de sensibilizao, A Rocha Brasil est preparando um kit contendo um DVD, folhetos, o livro Jesus e a Terra e cartazes educativos, alm de um guia prtico para elaborao de projetos socioambientais. Este kit ser distribudo s igrejas que, aps terem completado essa srie de estudos, aderirem ao Programa de Educao Ambiental dA Rocha Brasil. A adeso ser feita por meio de uma taxa que variar conforme o nmero de membros e situao socioeconmica da igreja (1 a 3 salrios-mnimos/adeso da comunidade). A Rocha Brasil oferecer em troca o kit educativo e o monitoramento aos projetos em implementao por meio de telefone, internet e possveis visitas locais. Esta taxa tem como objetivo tornar o programa auto-sustentvel e poder ser efetivada de uma nica vez ou dividida em dez parcelas. Queremos muito contar com voc e sua igreja!
PROGRAMA EDUCAO AMBIENTAL E MOBILIZAO SOCIAL NAS IGREJAS EVANGLICAS BRASILEIRAS

Cadastre hoje mesmo a sua igreja, comunidade ou grupo para receber gratuitamente notcias do programa e da organizao. Preencha o cupom abaixo, recorte, dobre e cole nos locais indicados e coloque nos Correios. No preciso selar! Se preferir, preencha este cupom pela internet: www.ultimato.com.br/peaarb Para conhecer o Programa na ntegra acesse o blog: arochabrasil.blogspot.com Para conhecer a organizao A Rocha acesse o site: www.arocha.org Para mais informaes entre em contato conosco:

A Rocha Brasil Programa de Educao Ambiental Caixa Postal 72 36570-000 Viosa, MG Tel.: (31) 3891-2515 E-mail: brasil.pea@arocha.org
Uma iniciativa da organizao A Rocha Brasil, em parceria com as organizaes Conservao Internacional, Editora Ultimato, ISER Instituto de Estudos da Religio e Viso Mundial.

RECORTE AQUI

Nome: End.: Bairro: Telefone: ( )


COLE AQUI

n: CEP: Endereo eletrnico: Cidade:

compl.: UF:

Igreja/comunidade que freqenta: End.: Bairro: Telefone: ( ) Nome do seu pastor ou lder:
2

n: CEP: Endereo eletrnico: Cidade:

compl.: UF:

PASSE COLA AQUI

Foto acervo A Rocha Internacional

Autor: Timteo Car riker | Adaptao para professores Carrik riker de crianas e adolescentes: Mrcia Barbutti Mrcia Barbutti

Apesar das conseqncias terrveis e abrangentes do pecado, a histria do dilvio deixa claro que essa incumbncia primordial continua em vigor (Gn 9.1-12). Portanto, assumimos a nossa humanidade legtima, em parte, quando assumimos a misso ecolgica da boa ordenao do meio ambiente. importante esclarecer que tal misso no visa principalmente o benefcio do ser humano, mas acima de tudo a glria de Deus, manifesta na beleza e no bem-estar de toda a criao (Gn 1.27-31; Sl 8, 104). Ser gente ser agente no cuidado da criao. Na prxima lio, veremos que ser povo de Deus ser agente da redeno da criao. Daqui a pouco... Perguntas para discusso
1. Gnesis 1.26-27 afirma que o ser humano foi criado imagem e semelhana de Deus, e logo depois relata uma incumbncia do ser humano com a criao. a. Quais so as semelhanas entre a relao ser humano-criao e a relao Deus-criao em Gnesis 1? b. Quais so as diferenas? 2. Cite outras passagens que falam da relao entre o ser humano e a criao, e entre Deus e a criao. O que elas nos ensinam sobre essa relao?

Cristos no mundo inteiro acreditam que a Bblia a Palavra de Deus e, por isso, nosso guia de f e ao no mundo. Entretanto, pouco nos atentamos para o fato de que a Bblia comea e termina com a criao. Isto em si j deveria nos alertar para a importncia do assunto. Nas lies a seguir, exploraremos as implicaes deste incio e deste fim na responsabilidade crist diante da criao. Veremos tambm que, no meio do grande relato da salvao na Bblia, esto presentes a preocupao de Deus e a responsabilidade do ser humano e da igreja em relao sua criao. uma narrativa comovente e desafiadora. E, se fizermos uma leitura cuidadosa, percebemos que a histria tem um final otimista! Estamos caminhando em direo a novos cus e nova terra, a um mundo recriado pelo prprio Deus, mas que no dispensa o papel do ser humano, em especial dos cristos, na redeno da criao. Qual o nosso papel, como seres humanos e como igreja? Como devemos exerc-lo diante dos desafios atuais? Vamos embarcar nesta?

Ao
Como voc, pessoalmente, pretende conhecer melhor (classificar) a criao e cuidar melhor dela? Como a sua igreja local pode fazer isso? E o seu pas?

Aprofundamento
Sobre a relao entre Deus, o ser humano e a criao, veja: CARRIKER, Timteo. Trabalho, descanso e dinheiro; uma abordagem bblica. Viosa: Ultimato, 2001. p. 21-31. . O caminho missionrio de Deus. Braslia: Palavra: 2005. p. 15-23. SCHAEFFER, Francis. Poluio e a morte do homem. So Paulo: Cultura Crist, 2003. Captulos 1-4. VAN DYKE, et al. A criao redimida. So Paulo: Cultura Crist, 1999. Captulo 6. http://ceuseterra.com/2007/10/10/jardineiros-de-deus/ http://ceuseterra.com/2007/10/09/e-so-a-borda/

Privilgio e responsabilidade para com o meio ambiente


Leituras semanais
Segunda-feira: Gn 1.25-31 Tera-feira: Gn 2.4-19 Quarta-feira: Gn 9.1-12 Quinta-feira: Is 45.8-18 Sexta-feira: Sl 8 ou 65.7-14 Sbado: Sl 19.1-7 Domingo: 1Tm 4.4-5
Ilustrao Jennifer Carriker

http://www2.uol.com.br/bibliaworld/igreja/estudos/antr001.htm http://www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/ A_Imagem_Semelhanca_Deus.pdf http://www.pcusa.org/espanol/nos-acreditamos/inverno-outono-07/ licao11.pdf (com sugestes para aula) http://www.prazerdapalavra.com.br/ index.php?option=com_content&task=view&id=548&Itemid=33

A Rocha Brasil

Ilustrao Jennifer Carriker

Texto bsico: Gnesis 2.15 Reflexo Nos relatos sobre a criao em Gnesis 1 e 2, vemos que o destino e o bem-estar da criao esto entrelaados com o destino humano. O papel do ser humano, homem e mulher juntos, est ligado ao cuidado e ordenao pr-ativos de todas as outras criaturas (captulo 1), o que exige conhecimento e classificao minuciosa dos seres criados (captulo 2). Em Gnesis 1, nasce o zelo e responsabilidade ecolgicas do ser humano. Em Gnesis 2, nasce a cincia, que implica no s em conhecimento, mas tambm em responsabilidade.

SUGESTES PARA PROFESSORES DE CRIANAS E ADOLESCENTES

Despertando o interesse
1. Passeio pelos arredores do local da aula para apreciar o que h de belo, frgil, forte e diverso na criao. Incentive seus alunos a usarem os rgos do sentido (audio, viso, olfato) e pea a eles que faam anotaes e compartilhem suas observaes por meio de um relatrio e/ou atividades artsticas (desenho, colagem, pintura etc.). Caso o seu ambiente de aula no seja favorvel, planeje outro lugar para esse momento de apreciao. Brincadeira no estilo imagem & ao: Divida a turma em dois ou mais grupos e pea que eles desenhem na lousa elementos da natureza de uma lista feita previamente por voc de acordo com a faixa etria e com o bioma em que sua cidade est inserida. Se voc est prximo da Mata Atlntica sugira elementos como gua, minhoca, bromlia, cigarra, sau (macaco), embaba (rvore), trinca-ferro (ave), jacu (ave) entre outros.

Tudo por ele e para ele...


Leituras semanais
Segunda-feira: Pv 8.22-31 Tera-feira: Cl 1.13-20 Quarta-feira: Hb 11.3 Quinta-feira: Ap 1.14 Sexta-feira: Hb 2.10 Sbado: Ap 4.11 Domingo: Lc 8.22-25

Refletindo juntos
1. Relato da criao (Gn 1). Use figuras ou desenhos de giz no cho ou na lousa. Pea que os alunos observem a beleza e perfeio tudo que Deus fez o deixou alegre, e ele o fez para nossa apreciao e para que pudssemos ver o quanto ele poderoso, criativo, cuidadoso... e, assim, nos sentirmos mais prximos dele.

Enfatize a ordem da criao: o homem e a mulher so o ponto mximo da criao; quando eles foram formados, tudo j estava pronto para que eles pudessem desfrutar e cuidar (Gn 2.15).
2. D tarefas aos alunos, mas sem condies para execut-las. Por exemplo: pea que limpem uma vasilha suja sem gua ou pano observe que eles tentaro, mas a limpeza no ser feita devidamente.

Enfatize que Deus deu ao ser humano todas as condies para cuidar do jardim: recursos naturais, inteligncia, compromisso, a companhia dele (Deus conversava com Ado e Eva todos os dias!). Um passo a mais
1. A ordem de cuidar do jardim dada a Ado e Eva vale para ns tambm? 2. Como podemos (e devemos) cultivar o jardim, ou seja, cuidar da criao de Deus? 3. O que temos nossa disposio para realizar essa tarefa?

Texto bsico: Joo 1.1-5 Reflexo Se, como seres humanos, fomos criados imagem e semelhana de Deus, como cristos, somos exortados a ser imitadores de Jesus (1Ts 1.6; cf. 1Co 11.1) e crescer na estatura da sua plenitude (Ef 4.13). Ou seja, Jesus o nosso referencial, o nosso modelo. Mais que isso, ele nos possibilita seguir os seus passos, estar nele (2Co 5.17)! Perguntamo-nos, ento: qual a relao de Jesus com a criao? As Escrituras dizem que tudo foi criado por ele e para ele (Cl 1.16; Ef 1.9-10; Ap 3.14). Na cruz Jesus reconciliou toda a criao e, assim, j anunciou o evangelho a ela (Cl 1.23)! Se somos seguidores de Jesus, nossa tarefa contribuir para que a criao seja para Jesus. Isso significa que: 1) devemos agir como Jesus em relao criao; 2) a nossa postura em relao poluio ambiental, ao desmatamento, ao aquecimento global etc. deve ser aquela que agrade a Jesus e o honre como o Criador de todas as coisas. Lemos nos Evangelhos que o ministrio de Jesus consistia em pregar, ensinar e curar. O seu ministrio de cura indica alguma valorizao da criao? Qual? Tarefa para discusso Divida a classe em dois ou mais grupos. Cada grupo deve fazer uma lista de ocasies em que Jesus lida com a criao (exemplos: o vento, Lc 8.22-25; os peixes, Jo 21.6,11; um jumento, Lc 13.15; Mt 6.26; parbolas etc.). Em cada caso, responder seguinte pergunta: como o tratamento da criao por Jesus serve de exemplo para ns? Em seguida, pea que faam uma lista de alguns dos maiores desafios ecolgicos hoje. Apresente o grande desafio: O que Jesus diria a voc como indivduo, e a ns como igreja, em relao a tais desafios? O que devemos fazer? Ao
O que voc pode fazer pessoalmente para crescer na estatura da plenitude de Cristo no que se refere forma como Jesus lidava com a criao?

Atividades
1. Leia com os alunos o Salmo 19 e o Salmo 104.24. 2. Incentive os alunos a comporem um salmo que retrate a beleza, fragilidade, fora e diversidade da criao e sua participao ativa no cuidado do meio ambiente. 3. Faa origames com eles e juntos confeccionem um mbile que poder enfeitar a sala ou ser dado como presente a algum. (Veja sugestes no site http://www1.uol.com.br/ecokids/oficina.htm)
Sugesto de CD infantil: Viva o Verde e Outros Bichos, de Tia Noeme

e seus amiguinhos.
Sugesto de CD juvenil: Siri-pequi, de Carlinhos Veiga.

Educao Ambiental e Mobilizao Social nas Igrejas Evanglicas Brasileiras

Ilustrao Jennifer Carriker

Aprofundamento
Sobre os desafios de hoje e o que podemos fazer, veja: BORGES DE BRITO, Paulo Roberto, MAZZONI-VIVEIROS, Solange Cristina. Org. Misso Integral: Ecologia & Sociedade. So Paulo: W4Editora, 2006. SCHAEFFER, Francis. Poluio e a morte do homem. So Paulo: Cultura Crist, 2003. Captulo 6. VAN DYKE, et al. A criao redimida. So Paulo: Cultura Crist, 1999. Captulos 7 e 9. http://www.discoverybrasil.com/_interactive/index.shtml http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/ http://envolverde.ig.com.br/ http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1386778EI8278,00.html www.ceuseterra.com

Atividades
1. Imagine Jesus no sculo 21! Se ele tivesse vindo terra nos dias atuais, como seria a sua relao com a criao? (Exemplos: ao acabar de mascar um chiclete, ele o jogaria no cho, ou o colaria embaixo da carteira ou do banco da igreja? Ele separaria o lixo para reciclagem? Como ele usaria a gua para escovar os dentes e tomar banho? Ser que ele deixaria comida no prato? Se ele tivesse um animal de estimao, como o trataria?) 2. Pea aos alunos que expressem suas opinies atravs de dramatizao, cartazes e/ou textos. Se possvel, mostre os mini-filmes da pgina www.discoverybrasil.com/ descubraoverde, para identificar outras atitudes que podemos ter em relao aos recursos naturais que temos nossa disposio.

Despertando o interesse
1. Brincadeira do espelho. Escolha algumas duplas para que, ao seu comando, um aluno faa gestos e o seu par o seu reflexo o imite. Voc pode tambm combinar com uma pessoa que entre na sala e comece a imitar os alunos, e voc, como se fosse um reflexo ou uma sombra dessa pessoa, a imita. 2. Converse sobre o que devemos ou no imitar de outras pessoas. No caso dos adolescentes, ressalte a tendncia de ser como determinadas pessoas (estilo de roupa, cabelo, gosto musical...) para conseguir a aceitao do grupo.

Refletindo juntos
1. Mostre que somos chamados para imitarmos o Senhor Jesus, suas atitudes, seu estilo de vida, a maneira como ele se relacionava com as pessoas e com a sua criao. Alerte os alunos que o fato de Jesus ser Deus no nos isenta da responsabilidade de seguirmos seu exemplo, como somos desafiados na Bblia (1Ts 1.6; 1Co 11.1 e 1Pe 2.21). 2. Selecione um ou dois desses versculos, escreva-os em tiras de papel, recorte as palavras e as esconda na sala. Pea que os alunos encontrem as palavras e formem os versculos. 3. Em seguida, mostre algumas figuras com referncias bblicas. Exemplos: tempestade (Lc 8.22-25); pes (Jo 6.10-13); jumenta e jumentinho (Mt 21.2 e 7) a. Para adolescentes: divida a turma em grupos para estudar os textos e descobrir como Jesus se relacionava com a criao nessas passagens. b. Para crianas: narrar e dramatizar os trs fatos enfatizando a autoridade de Jesus sobre a natureza, sua preocupao quanto ao desperdcio e quanto ao bem-estar dos animais.

Engajamento redentor
Leituras semanais
Segunda-feira: Gn 3.13-19 Tera-feira: Ef 4.24 Quarta-feira: Hb 4.1-11 Quinta-feira: J 5.23 Sexta-feira: Gn 8:15-17 Sbado: x 23.4-5 Domingo: Jn 4.10 e 11

Um passo a mais
1. Como eu posso imitar Jesus como aquele que cuida da sua criao e a preserva?

Texto bsico: Romanos 8.19-25 Reflexo Romanos 8 diz que aqueles que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus (v.14). Como filhos, somos herdeiros de Deus e coherdeiros com Cristo (v.17). Que herana essa? Logo pensamos em salvao, um lugar no cu e por a vai. Mas o texto bblico responde de modo diferente. Fala de uma herana gloriosa, sim (v.18), mas imediatamente vincula a nossa glria eterna, em contraste com o sofrimento atual, com a sorte da criao toda (v.19-25)! A liberdade e a glria futuras dos cristos esto vinculadas quelas da criao. Por qu? Talvez porque o cuidado da criao incumbncia humana desde o incio e, por isso, inseparvel tambm do destino dos cristos.
5

A Rocha Brasil

Ilustrao Jennifer Carriker

SUGESTES PARA PROFESSORES DE CRIANAS E ADOLESCENTES

Por enquanto, participamos da sorte da criao, porque simplesmente fazemos parte dela. Mas no uma relao fatal, que no podemos mudar. Por um lado, podemos ser instrumento de corrupo. E, de fato, pela introduo do pecado, os seres humanos se tornaram a principal causa dos problemas ambientais: desperdcio, super-explorao dos recursos naturais, no buscar solues j existentes etc. Por outro lado, a raa humana ainda tem o papel de mordomo cuidadoso da criao. E a igreja os filhos de Deus (Rm 8) em particular tem a incumbncia especial de desencadear o processo de libertao da criao (criao, e no criatura, a mesma palavra usada em 2 Corntios 5.17 para descrever o novo estado daqueles que esto em Cristo). Perguntas para discusso
1. Faa uma lista das diferentes maneiras como a criao est hoje sujeita vaidade, cativa corrupo, e geme e suporta angstias (preparese para uma longa lista!). 2. Quais so as organizaes governamentais e no-governamentais, crists ou no crists, preocupadas com o problema? (Inclua endereos e sites). 3. Como voc e sua igreja podem contribuir para a libertao da criao?

Refletindo juntos
1. Narre a queda do homem (Gn 3) usando o visual disponvel ou fazendo os desenhos de palito conforme a ilustrao ao final da lio. 2. Enfatize que a entrada do pecado no mundo mudou a relao do homem com Deus, com ele mesmo e com a natureza. Antes, toda a terra era sujeita ao homem, sem problema algum, mas depois do pecado tudo mudou. Monte o quebra-cabea mostrando algumas das conseqncias de o homem ter pecado e no cuidar da criao conforme a ordem recebida de Deus. Enfatize que ns tambm sofremos por no cuidarmos de forma correta do meio ambiente, pois somos parte dele. Aponte o meio pelo qual temos a salvao Jesus (colar o corao com a palavra Jesus sobre o corao com a palavra pecado). Fale que o fato de termos o Senhor Jesus em nossa vida no transforma de uma hora para outra os problemas que vemos nos desenhos, mas com a ajuda do Esprito Santo podemos lutar contra essas conseqncias com atitudes prticas. 3. Discuta com os alunos atitudes prticas para minimizar os problemas mencionados no quebra-cabea.

Um passo a mais
1. Leia com os alunos Efsios 4.24. A idia central desse texto tirar a roupa velha, desgastada, e vestir algo novo. 2. Faa a comparao da nossa vida sem Deus com uma roupa velha e da vida nova com uma nova roupa. Enfatize que, com o Senhor Jesus, podemos fazer o que agradvel a ele para a glria dele!

Ao
Prepare o esboo de um projeto da sua igreja local para libertar a criao. Quais so os passos necessrios para execut-lo?

Aprofundamento
Sobre os desafios hoje e o que podemos fazer, veja: BORGES DE BRITO, Paulo Roberto, MAZZONI-VIVEIROS Solange Cristina. Org. Misso Integral: Ecologia & Sociedade. So Paulo: W4Editora, 2006. SCHAEFFER, Francis. Poluio e a morte do homem. So Paulo: Cultura Crist, 2003. p. 65-77. VAN DYKE, et al. A criao redimida. So Paulo: Cultura Crist, 1999. Captulo 10. http://www.discoverybrasil.com/_interactive/index.shtml http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/ http://envolverde.ig.com.br/ www.ceuseterra.com SUGESTES PARA PROFESSORES DE CRIANAS E ADOLESCENTES

Atividades
1. Elabore com os alunos um projeto em que vocs possam colocar em prtica a nossa tarefa de jardineiros de Deus. 2. Veja o programa de educao ambiental da Igreja Metodista Livre, no Rio de Janeiro, REAO Reconciliao com a criao, no blog arochabrasil.blogspot.com 3. Veja tambm: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/158_dez02/ html/caderno_esp3 1948 (com espao) 4. Bonecos de palito: homem e mulher com sorriso; serpente; homem e mulher tristes.

Despertando o interesse
1. Leve duas malas com roupas e calados em quantidades iguais. Escolha dois alunos para sair do seu lugar, ir at onde est a mala e vestir a roupa que est nela. Quem fizer a tarefa em menos tempo vence a brincadeira. 2. Em seguida converse com a turma sobre como ficamos diferentes de acordo com a roupa que vestimos e diga que hoje conheceremos uma roupa nova para vestir no dia-a-dia da nossa caminhada com Deus.

5. Quebra-cabea: Em uma cartolina branca, recorte um corao no centro e depois divida as bordas em quatro partes conforme a sugesto abaixo. Cole em cada uma das partes fotografias de revistas ou jornais com imagens de queimada, lixo, rio poludo e trfico de animais silvestres. Esse quebra-cabea ser montado sobre outra cartolina branca, que ter no centro a palavra pecado escrita com giz de cera branco. A palavra ser revelada quando voc passar, com um pincel, anilina (cor escura) diluda em lcool. No final da lio, o corao recortado da primeira cartolina (com a palavra Jesus escrita no centro) ser colado sobre o corao em que se l a palavra pecado.

Ilustrao Jennifer Carriker

Educao Ambiental e Mobilizao Social nas Igrejas Evanglicas Brasileiras

Perguntas para discusso

Destino da criao, destino do ser humano


Leituras semanais
Segunda-feira: Is 65.17-18; 66.22 Tera-feira: Mt 25.31-34 Quarta-feira: Ap 5.13 Quinta-feira: Ap 21:1-5 Sexta-feira: Gn 9.9-11 Sbado: 2Pe 3.13 Domingo: 2Co 5.17

1. Vale a pena trabalhar por um mundo (fsico) melhor? Por qu? 2. De que maneira a nossa viso do futuro (do mundo) influencia a nossa motivao de ao hoje? 3. Qual o nosso papel no surgimento de novos cus e nova terra? 4. O que voc e sua igreja local tm feito de concreto nesse sentido?

Ao
Rena a sua famlia, ou os seus amigos, para discutir o assunto. Como vocs podem contribuir para o bem-estar da criao? E a sua igreja local? Seja especfico!

Ilustrao Jennifer Carriker

Aprofundamento
Sobre os desafios hoje e o que podemos fazer, veja: BORGES DE BRITO, Paulo Roberto, MAZZONI-VIVEIROS, Solange Cristina. Org. Misso Integral: Ecologia & Sociedade. So Paulo: W4Editora, 2006. SCHAEFFER, Francis. Poluio e a morte do homem. So Paulo: Cultura Crist, 2003. p. 79-85. http://www.discoverybrasil.com/_interactive/index.shtml http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/ http://envolverde.ig.com.br/ e www.ceuseterra.com

Textos bsicos: Gnesis 9.9-11; Isaas 65.17; Apocalipse 21.1 Reflexo A Bblia diz que no final veremos novos cus e nova terra. comum entender que, por serem novos, estes sero outros cus e outra terra, e no terra e cus renovados. Como sero ento, outros ou os mesmos, mas renovados? Esta pergunta essencial para o empenho no cuidado da criao, porque, se tudo vai virar fumaa, por que perder tempo com a preocupao ecolgica? Esta uma dvida comum. No Novo Testamento, a viso apocalptica da criao pressupe no apenas o seu julgamento (2Pe 3.1-12), mas tambm e ultimamente a sua renovao (2Pe 3.13; Ap 21). Como o ser humano (suas obras, seu corpo) passar por julgamento e fogo (1Co 3.12-15), tambm a criao passar pelo fogo do julgamento. Porm, da mesma forma que ainda haver alguma continuidade entre os nossos corpos atuais e os corpos ressuscitados (1Co 15.35-58), assim tambm ser com toda a criao, da qual fazemos parte. Ou seja, como Deus prometeu depois do dilvio, nunca mais ele realizar tal destruio (Gn 9.15)! O propsito de Deus criar novo cu e nova terra, ou melhor, recriar este cu e esta terra, da mesma forma que recria os seguidores de Cristo em nova humanidade, ou melhor, recria nossas mesmas pessoas em pessoas renovadas. Em Cristo somos nova criao (literalmente a expresso usada em 2Co 5.17, e no novas criaturas; veja tambm Gl 6.15), isto , pessoas recriadas e renovadas, porm com os mesmos corpos. Novo homem no outro homem material. E o mesmo se aplica a toda a criao. Haver um final feliz, do qual somos convidados a participar. Porm, precisamos fazer a nossa parte, muito importante, para a renovao da criao. Este no papel de Deus? Sem dvida! Mas, assim como ele nos chama para evangelizar e ele quem salva, tambm nos chama para renovar a criao, ainda que o autor do novo cu e nova terra seja ele.

SUGESTES PARA PROFESSORES DE CRIANAS E ADOLESCENTES

Despertando o interesse
1. Distribua para os alunos revistas velhas e pea que eles recortem figuras que exemplifiquem o descaso e maltrato da criao, bem como sua beleza e encantamento. Lembre-se de enfatizar que o ser humano parte da criao. 2. Divida a turma em dois grupos e pea que cada grupo faa um painel: que retrate o descaso com a criao ou a sua beleza. Leve tambm alguns objetos que podem ser utilizados na confeco dos painis, como folhas e flores secas, lascas de madeira (pedaos de canela), sementes, terra de vrios tons, papis de bala amassados, pequenas embalagens, pilha ou bateria velhas, algodo com odor desagradvel (exemplo: deixe o algodo prximo a um cano de descarga de carro) etc.
7

A Rocha Brasil

Ilustrao Jennifer Carriker

Refletindo juntos A partir dos painis confeccionados, faa uma recapitulao com os alunos enfocando a criao em Gnesis 1, o objetivo de Deus ter feito todas as coisas, a entrada do pecado no mundo e a redeno em Jesus. Porque somos salvos por Jesus (nova criao) e participantes da sua famlia, iremos morar eternamente com ele, no novo cu e nova terra (2Pe 3.13; Ap 21.1). Assim como Deus nos salvou e ir transformar o nosso corpo para vivermos essa nova vida com ele na eternidade, tambm mudar toda a sua criao, e ser algo incrivelmente lindo e perfeito. normal a curiosidade das crianas quanto ao tipo de corpo que receberemos; ento mencione o corpo de Jesus aps a sua ressurreio (entrou em lugares trancados, lanchou com seus discpulos...). Um passo a mais
1. Ento ficarei aqui parado, s esperando esse novo cu e nova terra? De jeito nenhum! Vou fazer a minha parte e levar outros a agirem tambm. De que forma?

Atividade em famlia Esse caderno de quatro lies terminou, mas a tarefa de cuidar do jardim continua. Para um melhor aproveitamento e apreenso do contedo, envolva a famlia no processo.
1. Que tal uma reunio agradvel com os pais para os filhos contarem o que aprenderam (em forma de entrevista, dramatizao, cartazes utilizados, pardias...) e depois conversarem sobre idias para mudana de atitudes? Veja o material disponvel em http:// www.akatu.net/consumo_consciente/dicas O consumismo dos filhos um tema interessante para ser abordado com os pais: http://www.akatu.net/central/especiais/2007/2osemestre/criancas-e-consumo-uma-relacao-delicada 2. E uma sesso de cinema com direito a pipoca e refrigerante (sem copos descar tveis!)? Se no for possvel abrir mo do copo descartvel, use caneta de retroprojetor para que cada um coloque o seu nome no copo e, assim, cada pessoa s usar um copo! Para os pequeninos: Turma da Arca (episdios: O misterioso professor pardal; Passeio na floresta) http://www.lpc.org.br/arca2006/ episodios.html Para os maiores menores: A Era do Gelo II . Para os maiores: Uma Verdade Inconveniente.

EXPEDIENTE: O caderno EDUCAO AMBIENTAL E MOBILIZAO SOCIAL NAS IGREJAS EVANGLICAS BRASILEIRAS uma produo dA Rocha Brasil, em parceria com a A Rocha Internacional, Conservao Internacional e Editora Ultimato. Tiragem: 40.000 exemplares (35.000 encartados na edio 311 da revista Ultimato e 5.000 distribudos pelas organizaes parceiras do programa de Educao Ambiental dA Rocha Brasil). Autoria dos estudos bblicos: Timteo Carriker | Autoria das orientaes para crianas e adolescentes: Mrcia Barbutti | Reviso de contedo: Billy Viveiros, Dlio Fassoni, Solange Viveiros, Mrcia Barbutti, Werner Fuchs | Projeto Grfico: Adalberto Camargo | Ilustraes: Jennifer Carriker | Reviso: Bernadete Ribeiro. A Rocha Brasil agradece a colaborao voluntria de cada uma das pessoas citadas acima, os recursos levantados pela A Rocha Internacional e o apoio financeiro da Conservao Internacional. Agradece tambm Editora Ultimato por toda a experincia e infraestrutura oferecida para a produo e remessa deste caderno. | Coordenao: Gnia Bontempo.

Educao Ambiental e Mobilizao Social nas Igrejas Evanglicas Brasileiras

Ilustrao Jennifer Carriker

Potrebbero piacerti anche