Sei sulla pagina 1di 14

BOA-F OBJETIVA: DA TICA REGRA OBJETIVA JURDICA

Juliana Leo de Mello Carneiro1 Nelma Soares2 RESUMO O presente trabalho tem como objetivo compreender, sob vis histrico, a transformao do princpio da boa-f em norma de conduta de perfil jurdico objetiva. tratando da distino dos conceitos de boa-f subjetiva e objetiva, bem como delimitando seus institutos como mitigadores dos princpios contratuais clssicos, evidenciando o princpio norteador do ordenamento jurdico que a dignidade da pessoa humana. palavras-chave: Boa-f objetiva, boa-f subjetiva. Princpio da Dignidade da Pessoa Humana, mitigao dos princpios contratuais clssicos. Deveres anexos e institutos da boa-f objetiva.

OBJECTIVE GOOD FAITH: THE ETHICS OF RULE OBJETIVE LEGAL


ABSTRACT This study aims to understand the historical bias in the transformation of the principle of good faith standard of conduct for legal profile objective. dealing with the distinction of the concepts of good faith subjective and objective, as well as limiting their institutes as mitigators of traditional contractual principles the guiding principle of law that is the dignity of human person.

KEYWORDS: Good faith objective, subjective good faith. Principle of Human Dignity, mitigation of contractual principles classics. Duties attachments and institutes of objective good faith.

Estudante de Direito da Faculdade Ansio Teixeira. Estudante de Direito da Faculdade Ansio Teixeira

INTRODUO O pesquisador ao desbravar o campo de seu estudo, sente-se inicialmente motivado para embrenhar nessa empreitada, com fim precpuo de conhecer as peculiaridades de seu objeto de interesse, tornando-o um aliado na compreenso da esfera macro em que se encontra inserido. Com efeito, o princpio da boa-f objetiva nos despertou o interesse de compreender a sua transmutao, partindo de valores essencialmente subjetivos para ganhar contornos principiolgicos de natureza jurdica, efetivamente empregada nas relaes contratuais. Porm, no s limitando-se ao campo contratual, mas avizinhando-se nas demais reas do Direito, tornando-se numa legtima regra de conduta, de perfil tico e de norma jurdica cogente que nortear todas as formas contratuais do ordenamento jurdico. Essa simbiose vem refletir o Estado democrtico de direito que tem como alicerce o princpio da dignidade da pessoa humana, relegando o iderio individualista que imperava anteriormente. Essa reformulao est estruturada no trip principiolgico que rege o Direito Contratual: a sociabilidade, a operabilidade e a eticidade que do novos contornos aos princpios fundantes dos contratos, os quais deixam de ser instrumentos de dominao, para ser um promotor do desenvolvimento social. Nesse ideal, a boa-f objetiva adquiriu status de clusula geral demonstrando a flexibilidade dos conceitos que eram empregados, em tempo pretrito, de forma determinista. Hodiernamente o campo jurdico lana mo da jurisprudncia dos valores e se instrumentaliza de um leque amplo no que tange s formas de interpretao do texto legal. Ousa ir alm do campo semntico desempenhando papel de excelncia ao dar vida s palavras conjugada ao caso concreto. Visto que, mais que palavras, h valores primordiais e essenciais que aproxima o verdadeiro sentido do direito: responder as necessidades da sociedade. E nesse cenrio, s neste estado social que desembocou o Direito Contemporneo que poderemos compreender o ressignificado da boa-f, hoje adjetivada de objetiva.

ABORDAGEM HISTRICA DA BOA-F OBJETIVA


Ao traarmos uma linha no tempo, localizaremos em poca remota a gnese da boa-f que est no Direito Romano, e na palavra fides que encontraremos a essncia desse princpio basiliar que se dissemina em todas as relaes desenvolvidas pelo homem. Utilizou-se, inicialmente, o conceito de fides para expressar o valor e o respeito palavra que era expressada, bem como seria o incio para uma relao de confiana. Da percebermos o carter essencialmente tico, sem vis ou sentido jurdico tcnico. Derivada da fides, tem-se a bona fides que seria a plena autonomia concedida ao julgador diante do caso ftico para condenar o transgressor exigindo do mesmo uma conduta socialmente aceitvel. Seria assim por dizer, uma conduta honesta. Em reforo a essa afirmativa Bruno Lewicki afirma sua juridicizao s iria ocorrer com o incremento do comrcio e do desenvolvimento do jus gentium, complexo jurdico aplicvel a romanos e a estrangeiros3 Inserido na Idade Mdia, perodo em que h o entrelaamento do Estado com a Igreja, consequentemente a esfera jurdica termina por refletir caractersticas clericais, da o Direito Cannico atribuir boa-f conotao religiosas, afirmando que esta pressupunha ausncia de pecado. Nesse sentido, quele que no agisse com boa-f, no poderia usufruir dos benefcios inerentes conduta eticamente aceita. O Estado Moderno traz consigo vrias transformaes que promove complexas relaes interpessoais, conformando uma sociedade que demanda uma nova ordem no mbito econmico, poltico, social e jurdico. Com efeito, forma-se o Estado Liberal que tem como trao peculiar normas de carter abstrato e de efeito geral, bem como, uma atuao mnima para melhor fluir a economia que ora deslanchava. Nesse perodo desenvolveram-se relaes de natureza individualista e o princpio norteador das relaes contratuais foi a autonomia da vontade, relegando a boa-f. Damos nfase tambm ao Positivismo Jurdico que se atinha a letra pura da lei. No havia liberdade para a prtica da hermenutica jurdica, o que inibia o aplicador da lei em considerar a boa-f, visto ser um princpio que requer flexibilidade na interpretao para sua aplicabilidade.

LEWICKI Bruno, in Pablo StolzeGagliano, pg.63

Contudo no Direito Germnico que, alm de esboar, consolida o sentido da boa-f como regra objetiva, passando a ser observada nas relaes jurdicas em geral. Nesse nterim, h ampliao do significado da boa-f que, at ento estava adstrita idia de tica. Consolidando esse entendimento, assevera Judith Martins-Costa. A frmula Treu und Glauben demarca o universo da boa-f obrigacional proveniente da cultura germnica, traduzindo conotaes totalmente diversas daquelas que a marcaram n direito romano: ao invs de denotar a idia de fidelidade ao pactuado, a cultura germnica inseriu, na frmula, as idias de lealdade 4 Porm, a contemporaneidade exigir de seus atores uma construo de uma nova histria marcada fundamentalmente pelos contornos sociais. O cenrio que emerge traz em sua estrutura a incapacidade de manter uma ordem jurdica hermtica, afastada do clamor da coletividade e assim, o positivismo jurdico kelseniano cede espao para o direito democrtico que busca alcanar as demandas da sociedade. o direito vivo, defendido pelo socilogo Eugen Ehrilich, que sai dos bastidores, para protagonizar na seara jurdica que a norma no se encerra em si mesma, bem como no se pode singularizar as palavras, por ser inerente a essas seu sentido polissmico. E nesse leque de significados, as palavras carregam consigo as ideologias fomentadoras que refletem atravs das leis. Com efeito, o marco divisor da consolidao de uma nova conformao social se deu aps as duas grandes guerras mundiais, devido seu nefasto saldo. Empreendem-se as naes na construo de um mundo mais igualitrio, alicerado sob o vis social. O individualismo se ofusca para abrilhantar a solidariedade e a igualdade. Nesse quadro, novos conceitos foram formulados, emanando o princpio que lastrearia a conduta do homem, que a dignidade da pessoa humana. Esse passa ser a viga de sustentao do ordenamento jurdico, inclusive o brasileiro. Ladeando o princpio da boa-f, esse se consubstancia com a dignidade do homem por ser exigido uma conduta proba e leal entre seus pares. No Brasil, foi manifestado no Cdigo Comercial de 1850, porm diante das deturpaes da jurisprudncia e da doutrina, no
4

COSTA Judith Martins, A Boa-f no Direito Privado, So Paulo:RT,2000,p.124.

alcanou efetividade. No obstante, crticas severas so evidenciadas pela omisso do legislador quando da elaborao do Cdigo Civil de 1916 sobre o princpio da boa-f objetiva. Todavia, o Cdigo de Defesa do Consumidor, atravs da Lei 8.078/90, consolidou tal princpio, promovendo a sua integrao com os dispositivos constitucionais que trata da dignidade da pessoa humana, conjugando aspecto metajurdicos com princpios jurdicos gerais. Sob essa tica se justifica a insero da boa-f objetiva no novo Cdigo Civil de 2002, como se posicionou Pablo Stolze5: a boa-f , antes de tudo, uma diretriz principiolgica de fundo tico e espectro eficacial jurdico. Vale dizer, a boa-f se traduz em um princpio de substrato moral, que ganhou contornos e matiz de natureza jurdica cogente. Nesse sentido, o cdigo civil de 2002 inovou ao restar expressa em trs dispositivos a clusula geral da boa-f objetiva, constituindo no direito obrigacional tradicional.

O PRINCPIO DA BOA-F OBJETIVA Para melhor compreenso desse princpio salutar que iniciemos tal estudo tratando da distino entre boa-f subjetiva e boa-f objetiva. So os alemes que inicialmente vo tratar de forma distinta a boa-f, em seu BCB, de 1900, conforme exposto em seu art. 242: "O devedor est adstrito a realizar a prestao tal como a exija a boa-f, com considerao pelos costumes do trfego. A boa-f subjetiva, segundo Judith Martins-Costa a expresso que denota estado de conscincia, ou convencimento individual da parte ao agir em conformidade ao direito.6

STOLZE, Gagliano, Pablo. Novo curso de direito civil, volume IV:contratos, tomo 1: teoria geral / Rodolfo

Pamplona Filho.4 ed.rev. e atual. So Paulo:Saraiva, 2008.

COSTA Judith Martins, in Carlos Roberto Gonalves:Direito Civil Brasileiro, volume III:contratos e atos

unilaterais, 5 Ed.rev. e atualizada.So Paulo, Saraiva, 2008.

Desse posicionamento inferimos se tratar de uma situao essencialmente psicolgica que est vinculada inteno ou estado de esprito do agente que age sem ter conscincia se est ou no sendo enganado. Nessa situao, o direito positivado s aplicvel mediante as conseqncias, pois no h previsibilidade para tolhir previamente conduta ilcita. E por conta desse aspecto que se pontua a sua subjetividade, cabendo ao hermeneuta considerar a inteno do indivduo envolvido na relao jurdica, considerando o seu estado psicolgico ou sua ntima convico. O nosso Cdigo Civil de 1916 tratou de forma esparsa a boa-f subjetiva, imputando carter peculiar, com vnculo a determinados institutos, portanto era empregada sob a gide de conceitos fechados que perdurou por longo perodo. Em contraponto, temos a boa-f objetiva conceituada por Pablo Stolze como uma imprescindvel regra de comportamento, umbilicalmente ligada eticidade que se espera seja observada em nossa ordem social. A boa-f objetiva se constitui numa norma de comportamento que deve ser cumprida por todas as partes contratantes e traz em seu bojo o estigma de um sistema aberto. O que vale dizer, que sero as circunstncias do caso concreto que levaro o intrprete a estabelecer o sentido e alcance do seu contedo. Da entendermos o posicionamento de Carlos Roberto Gonalves7 o novo sistema civil implantado no pas fornece ao juiz um novo instrumental, diferente do que existia no ordenamento revogado, que privilegiava os princpios da autonomia da vontade e da obrigatoriedade dos contratos (...). O renomado doutrinador faz meno ao Cdigo Civil de 2002, no qual o legislador restou expresso no art. 422 o princpio da boa-f objetiva que assim menciona os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f . Polmicas parte acerca do contedo desse dispositivo, o nosso alvo trazer luz a expressa insero da boa-f objetiva no ordenamento jurdico, norteando as relaes

GONALVES, Carlos Roberto:Direito Civil Brasileiro, volume III:contratos e atos unilaterais, 5 Ed.rev. e

atualizada.So Paulo, Saraiva, 2008.

contratuais que segundo Slvio de Salvo Venosa8 tanto nas tratativas como na execuo, bem como na fase posterior de rescaldo do contrato j cumprido, a boa-f objetiva fator basilar de interpretao. Assim, tanto nas tratativas preliminares, quanto na responsabilidade pscontratual, a boa-f objetiva ser levada em apreo. Parte ento, da idia de que a relao contratual, independentemente do processamento de suas fases, no deixa de ser um negcio nico. Importa, pois, analisarmos o conceito da boa-f objetiva, posto que iremos nos deparar com suas funes, como advertiu Venosa9 h trs funes ntidas no conceito de boa-f objetiva; funo interpretativa (art.113); funo de controle dos limites do exerccio de um direito (art.187); e funo de integrao do negcio jurdico (qrt.422) Com efeito, a primeira funo atua habilmente para preencher as lacunas deixadas pelo legislador devido o direito positivado caminhar sempre atrs da realidade e no haver possibilidade de encerrar todo o direito nos pargrafos do cdigo. Nesse sentido Judtih Costa refora10 a boa-f atua, como cnone hermenutico, integrativo frente necessidade de qualificar esses comportamentos, no previstos, mas essenciais prpria salvaguarda da relao contratual e plena produo dos efeitos correspondentes ao programa contratual objetivamente posto. A boa-f objetiva respalda o aplicador do direito diante de situaes que no se subsumem ao dispositivo legal, podendo o mesmo estabelecer ou qualificar o comportamento que deve ser adotado quela circunstncia, levando em conta, inclusive os usos e costumes. E como corrobora Carlos Roberto Gonalves11 estabelecido esse modelo criado pelo juiz para a situao, cabe confront-lo com o comportamento efetivamente realizado. Se houver contrariedade, a conduta ilcita porque violou a clusula da boa-f.

VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil:teoria Geraldo das obrigaes e teoria geral dos contratos.8 Ed..So

Paulo:Atlas,2008, pg.364
9

VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil:teoria Geraldo das obrigaes e teoria geral dos contratos.8 Ed..So

Paulo:Atlas,2008.
10

MARTINS Costa, Judith. A Boa-f no Direito Privado, 1ed.So Paulo:RT.2000 GONALVES, Carlos Roberto:Direito Civil Brasileiro, volume III:contratos e atos unilaterais, 5 Ed.rev. e

11

atualizada.So Paulo, Saraiva, 2008.

Retomando o estudo de Judith Martins-Costa, em seu livro, A Boa-f no Direito Privado, a mesma dedica um captulo para desvelar as funes da boa-f objetiva e revela ao leitor que no desempenho da funo hermenutica integradora h uma primorosa contribuio da boa-f objetiva na aplicao da teoria da aparncia e no campo de sua atuao12, h a conjugao da boa-f subjetiva com a objetiva. primeira concerne ao aspecto axiolgico da conduta do lesado, visto ter agido na confiana, a segunda ao aspecto valorativo do comportamento da parte que consentiu, por ao ou omisso, que a aparncia errnea fosse criada. Acerca da teoria retro mencionada, segundo a doutrina, tem seu fundamento basiliar na boa-f considerada como manancial de harmonizao do convvio social, isto , parte do pressuposto de que a todos cumprem o dever de ter conduta honesta e leal, bem como no se pode despertar expectativa na parte contratante se as mesmas no sero mantidas. Havendo condutas reiteradas que consolide um certodireito adquirido, a parte que violar esta obrigao suportar as conseqncias que surgiro. A boa-f como limitadora do exerccio de direitos subjetivos mitiga o princpio da autonomia da vontade largamente privilegiada na poca que imperava o individualismo. O contrato visto como pea motriz no campo jurdico por viabilizar a circulao da riqueza e passa a ser manejado sob novo sentido, pois se antes servia como meio de opresso, atualmente ele se coloca a servio do homem, considerado como fonte genetriz das relaes contratuais. O Direito de cunho social cede espao boa-f que no mais admite conduta contrria ao ideal de lealdade e confiana, promovendo a efetiva funo social que cabe aos contratos. A terceira funo da boa-f a criadora de deveres jurdicos, os quais constituem efetivos deveres anexos ou de proteo. A princpio, numa relao contratual surgem os deveres principais e os deveres acessrios. Os principais so a razo de ser do contrato, enquanto que os acessrios encontram-se vinculados queles. Porm, partir desses que se desenvolve a funo em anlise. Cabe ressaltar que no so deveres taxativos, como bem alerta Pablo Stolze, todavia alguns devem ser tratados com mais afinco devido uma incidncia

12

MARTINS Costa, Judith. A Boa-f no Direito Privado, 1ed.So Paulo:RT.2000

nas relaes contratuais, mas todos13 derivados da fora normativa criadora da boa-f objetiva . Importa bem destacar que os deveres anexos geram efeitos para as partes contratantes que devem proceder com probidade e honestidade, protegendo e conservando a coisa recebida; agir em cooperao na prtica dos atos necessrios realizao efetiva dos fins almejados pela outra parte; devendo, inclusive, manter informado a outra parte acerca da concretude do negcio jurdico. de bom tom ressaltar que esses deveres so instrumentos que auxiliam a efetiva concretizao do objetivo contratual e14 no constituem elementos da relao contratual existentes ab initio e enquadrados num quadro fechado, com contedo fixoJudith, mas depender da situao ftica para mensurar no apenas a sua existncia, mas tambm a medida da sua intensidade Diante da exposio dos deveres instrumentais criados pela boa-f, fica visvel que houve sucumbncia dos tradicionais princpios que regiam os contratos. Quando de sua aplicabilidade, a relao contratual girava em torno da obrigao principal, havia pouca ou quase nenhuma flexibilizao no transcorrer do contrato. Da o imprio da fora obrigatria do contrato, ou a pacta sunt servanda que figura hoje, como coadjuvante. Redirecionou a seara jurdica para acompanhar a relao obrigacional em sua totalidade, entendendo que a relao processual, encontra-se vulnervel s intempries e assim justifica-se colocar em marcha novos princpios norteadores dos negcios jurdicos e contratuais. Nesse diapaso, a prpria conformao social coloca em cheque princpios contratuais clssicos, a exemplo do mecanismo da vontade, que cede espao para a autonomia privada, alicerada no princpio social do contrato. Como trata Venosa15 modernamente, cada vez mais o indivduo contrata com um ente despersonalizado. Slvio Venosa Diante da sociedade de consumo, os contratos paritrios no tm sado das gavetas, posto que nesse estgio social,

13

STOLZE, Gagliano, Pablo. Novo curso de direito civil, volume IV:contratos, tomo 1: teoria geral / Rodolfo

Pamplona Filho.4 ed.rev. e atual. So Paulo:Saraiva, 2008.


14

MARTINS Costa, Judith. A Boa-f no Direito Privado, 1ed.So Paulo:RT.2000 VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil:teoria Geraldo das obrigaes e teoria geral dos contratos.8 Ed..So

15

Paulo:Atlas,2008.

a automatizao ocupa espao irreversvel por se mostrar instrumento eficaz na contratao de massa. Para alm das funes mencionadas, a boa-f objetiva tambm pode incidir sobre os elementos da obrigao, podendo elastecer, bem como reduzir o seu contedo, gerando com isso quatro institutos na sua efetiva aplicabilidade. So o supressio, surrectio, tu quoque e venire contra factum proprium. O primeiro instituto, o supressio, tem como caracterstica a reduo do contedo obrigacional devido uma das partes ter ficado inerte no transcorrer do contrato gerando assim, expectativa para a outra parte que diante da no cobrana de um direito no mais o far o outro contratante. Para a sua configurao, necessrio se faz que decorra lapso temporal sem o exerccio do respectivo direito, bem como que haja desequilbrio na relao contratual, justificando manter o statuo quo contratual. Contrrio ao supressio, o segundo instituto o surrectio. Enquanto o primeiro reduz, este amplia o contedo obrigacional. Vale dizer que, diante do comportamento de um dos contratantes, gera para a parte contrria a expectativa de um direito que no foi avenado quando da efetivao do contrato. Para a configurao do surrectio deve ter decorrido certo lapso de tempo que, durante seu percurso, tenha fomentado situao jurdica que seja igual ao direito subjetivo que ir formar, bem como no poder haver previso legal que proba a surrectio. O terceiro instituto o tu quoque que significa tu tambm. A esse cabe afirmar que a parte no pode cobrar aquilo que ela prpria descumpriu. Evidencia os deveres anexos que devem ser considerados entre os contratantes, no cabendo aos mesmos se beneficiarem de sua prpria torpeza, situao no aceitvel na esfera jurdica. O quarto e ltimo instituto refere-se a proibio de comportamento contraditrio ou, traduzindo venire contra factum prprium. Conforme afirma Slvio Salvo Venosa16 tratase da circunstncia de um sujeito de direito buscar favorecer em processo judicial, assumindo
16

VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil:teoria Geraldo das obrigaes e teoria geral dos contratos.8 Ed..So

Paulo:Atlas,2008.

10

conduta que contradiz outra que a precede no tempo e assim constitui um proceder injusto e portanto, inadmissvel Nessa hiptese, o contratante assume um comportamento posterior que contraria comportamento pretrito seu. Quando de reiterado comportamento anterior, promove na outra parte a expectativa de manuteno de uma realidade que ser frustrada diante de comportamento contraditrio de seu parceiro contratual. Tal instituto vem tutelar a segurana e confiabilidade das relaes sociais por fazer prevalecer a conduta honesta, fonte de sustentao da convivncia pacfica, coibindo situaes que gere instabilidade social. A ttulo de exemplo, o professor e advogado, Josinaldo Leal, trouxe baila um caso concreto em que uma certa instituio educacional, por reiterados semestres acatou o pagamento de mensalidades atrasadas de seu aluno, o qual adimplia o semestre pretrito quando do incio de um novo perodo. Porm, no ltimo semestre a instituio se posicionou de forma contrria, querendo romper com a situao j consolidada. Diante de sua aceitao anterior, a referida entidade criou a confiana de que seu comportamento perduraria at ao trmino do curso, da justificar o manejamento do instituto venire contra factum proprium como argumento de defesa para resguardar o direito de seu cliente em cursar e concluir o seu curso. No obstante a essa situao, fato que despertou perplexidade que o aplicador do direito do caso em epgrafe no ter conhecimento do referido instituto, da nos apropriamos da posio de Anderson Schreiber quando afirmou17: No Brasil, o nemo potest venire contra factum proprium ainda uma novidade. Parte reduzida da doutrina tomou conhecimento do instituto, entretanto, o vasto nmero de situaes prticas em que o princpio de proibio ao comportamento contraditrio tem aplicao, bem como o seu forte poder de convencimento, tm assegurado invocaes cada vez mais frequentes no mbito jurisprudencial
17

SCHREIBER,Anderson, in Slvio Salvo Venosa. Direito civil:tria geral das obrigaes e teoria geral dos

contratos.8 ed. So Paulo:Atlas,2008.

11

Contudo, o nosso ordenamento jurdico j tem se pronunciado favoravelmente no reconhecimento desse instituto, a exemplo de vrios acrdos formulados pelo STJ, inclusive o que se encontra anexo nesse trabalho. No campo jurdico obrigacional vasta a sua aplicabilidade, bem como se estende s outras ramificaes do Direito. Todavia, o que no devemos perder de vista o significado que est subliminarmente nos respectivos institutos. Trata-se de uma ampla e imprescindvel reformulao na base das relaes contratuais que vem atender ao supraprincpio constitucional da dignidade da pessoa humana, delegando ao Direito Civil18 um inegvel processo de socializao, ou por que no dizer, de democratizao jurdica.

CONSIDERAES FINAIS Muito se discutiu acerca do papel do Direito na vida em sociedade. Significou num dado momento histrico apenas como um organismo capaz de estabelecer regras e impor o seu cumprimento. Mas, os agentes que so a sua razo de funcionar exigiu um resignificado na sua funo. Nessa macro esfera de transformao trazemos lume os efeitos gerados em nosso objeto de estudo. A boa-f objetiva uma gota de orvalho numa campina verdejante. O Direito contemporneo se inclinou a ouvir o clamor da sociedade e vrias so as benfesses advindas dessa nova ordem. Se por um lado as guerras mundiais promoveram efeitos devastadores, no menos verdade que essas mesmas fizeram calar o individualismo que fomentava as relaes sociais, cedendo espao primoroso na conquista de direitos at ento relegados. Abre-se uma nova fase e o homem encontra espao para se debruar nas questes sociais, evidenciando a sua dignidade como ferramenta que no pode ser lanada negociao. exatamente sob esse novo amanhecer que compreendemos o princpio da boa-f como uma norma de conduta mensurvel. Para alm de se seu aspecto subjetivo, os estudiosos
18

STOLZE, Gagliano, Pablo. Novo curso de direito civil, volume IV:contratos, tomo 1: teoria geral / Rodolfo

Pamplona Filho.4 ed.rev. e atual. So Paulo:Saraiva, 2008

12

jurdicos evidenciaram seu carter objetivo, o qual vem promovendo aplaudida mutao nas relaes contratuais e nos negcios jurdicos como um todo. Com efeito h uma conjugao do aspecto psicolgico (boa-f subjetiva) que seria a forma de conduta com a norma de comportamento (boa-f objetiva), fundada obrigatoriamente na lealdade e honestidade, respaldando a tica no campo jurdico. Respaldada com status de clusula geral, a boa-f objetiva se flexibiliza diante do caso concreto, instrumentalizando o intrprete para melhor manuseio do Direito. No obstante esse princpio encontra-se respaldado em nosso ordenamento no apenas no Cdigo Civil, mas primeiramente foi considerado no Cdigo de Defesa do Consumidor, atravs da lei 8.078/90, o qual d voz ao hipossuficiente. O princpio da boa-f objetiva colocou em cheque os princpios clssicos da relao contratual e hoje no h falar em autonomia da vontade ou da ampla liberdade de contratar. Toda e qualquer negociao contratual esbarra-se na funo social dos contratos e da boa-f objetiva so verdadeiros freios que inibem o desequilbrio material entre os contratantes. A jurisprudncia e a doutrina tambm destacam as funes delegadas boa-f objetiva e por estar inserida num sistema aberto, a sua funo interpretativa ganha destaque entre as demais. Porm os deveres anexos decorrentes desse princpio desencadeiam uma amplitude nas obrigaes avenadas, visto que no se atm quelas que esto efetivamente avenadas. Inclusive o dispositivo do Cdigo Civil, art. 112, bem enfatiza essa situao. Os institutos da boa-f objetiva terminam por corroborar seus deveres anexos, os quais sendo violados, instrumentalizam o operador do Direito para o alcance precpuo do contrato que ser promotor do desenvolvimento social.

13

REFERNCIAS GAGLIANO, Pablo Stolze. Filho,Rodolfo Pamplona.Novo Curso de Direito Civil, volume IV:contratos,tomo 1, 4 ed.rev. e atual. So Paulo:Saraiva, 2008. MARTINS-COSTA, Judith. A boa-f no direito privado: Sistema e tpica no processo obrigacional. 1. ed. So Paulo : Revista dos Tribunais, 2000. MEZZOMO, Marcelo Colombelli. A boa-f objetiva e seus institutos. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br. Acesso em 16/17.04.2010 PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. Volume III. Contratos. Rio de Janeiro-So Paulo:Editora Forense, 2003. TARTUCE, Flvio. O Princpio da boa-f objetiva em matria contratual: apontamentos em relao ao novo cdigo civil e viso do projeto n 6.960/02. Disponvel em: <http://www.mundojuridico.adv.br>. Acesso em: abril/2010 VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil:teoria geral das obrigaes e teoria geral dos contratos. 8 ed.So Paulo:Atlas, 2008. Volume 2.

14

Potrebbero piacerti anche