Sei sulla pagina 1di 4

INTRODUO No presente trabalho investigou-se o efeito de PH sobre os processos enzimticos, procurando assim descobrir o meio mais provvel para

a aco da enzima amilase. Sabe-se que as enzimas constituem entre as protenas, o grupo mais numeroso e mais altamente especializado. Actuam como catalisadores em todas as reaces que constituem o metabolismo. Para actuar como catalisador, a enzima deve tomar parte temporariamente na reaco qumica que cataliza. No primeiro passo de uma reaco enzimtica a enzima liga-se de um modo reversvel com as molculas do substrato (substncia que por aco da enzima vai ser alterada quimicamente) formado por um complexo enzima substrato. As molculas realizam mudanas qumicas rapidamente e, ao terminar a reaco as molculas recentemente formadas separam-se da enzima deixando a tal como ela era antes da reaco. Globalmente, podemos representar assim qualquer reaco catalizada por uma enzima: E + S ES E + P

OBJECTIVOS: Investigar o meio mais favorvel para aco da amolase, entre os meios cidos, neutros e alcalinos.

MATERIAL NECESSRIO: Na2CO3; CH3COOH; Soluo de amido a 1%; 5 tubos de ensaio e o respectivo suporte; Pipetas; 6 vidros de relgio; Soluo de lugol.

1. O valor do pH do meio, depende da concentrao em ies hidrognio (H+) e ies hidroxilo (OH-). A inactividade das enzimas para valores de pH muito baixos ou muito altos devida a facto de, nestas condies, os aminocidos dos centros activos, que deveriam estar ionizados se encontrarem ocupados, respectivamente, pelos ies H+ ou OH- que existem no meio a em elevada percentagem.

1. O funcionamento das enzimas, por, consequncia depende da superfcie da molcula. Qualquer influncia que pode mudar esta superfcie, estraga o trabalho da enzima. Assim uma aco de desnaturao e desastrosa. A enzima j no funciona. Pode ser uma temperatura alta demais : Uma desnaturao irreversvel.

2. As enzimas mostram sempre um valor de pH ou temperatura que melhor para o funcionamento: a temperatura ptima ou o pH ptimo. A amilase da saliva ou ptialina, que o nosso objecto da anlise, uma enzima da saliva, que em PH neutro ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido, e converte-o em maltose (um tipo de carbohidrato dissacardeo). E na boca, com a amilase da saliva, que comea a digesto qumica dos polisacardeos ingeridos.

PROCEDIMENTOS: Enumerou-se 5 tubos de ensaio e pipetou-se para cada um deles 5ml da soluo de amido. De seguida, adicionou-se cada um dos tubos Na2CO3 ou CH3COOH segundo as instrues do guio. Sempre que fosse necessrio mudar de reagente a pipetar, lavvasse a pipeta antes de fazer. recolheu-se 5ml de saliva numa proveta de 10ml e pipetou-se 1ml para cada um dos tubos de 1 5. Agitou-se e deixou-se ficar em repouso durante 5min. Enumerou-se 5 vidros de relgio e deitou-se em cada um deles, 2 gotas da soluo de Iodo. pipetou-se pequenas amostras(algumas gotas) das solues dos tubos 1 5 e deitou-se nos respectivos vidros de relgio contendo Iodo. No esqueceu-se de lavar a pipeta aps as pipetagens e tendo se comparado as alteraes na colorao

RESULTADOS 1. A aco enzimtica foi mais rpida no PH 6 - 7 (neutro) porque, o PH ptimo para a aco da amilase e de neutro. 2. Sim. Porque a amilase salivar apenas actua em situaes de PH prximo da neutralidade. Esta actua provocando a hidrlise do amido. 3. O suco de estmago (PH = 2), no pode servir para a digesto do amido, porque o amido e digerido a um PH mais elevado, prximo a neutralidade entre os 6 e os 7,4.

CONCLUSO Verifica-se que todas as enzimas so altamente eficazes, isto , em concentraes muito fracas, transportam grandes quantidades de substratos. No caso especfico da amilase h especificidade na sua actuao, visto que a enzima actua sobre o amido. A especificidade e absoluta.

BIBLIOGRAFIA Mercs Roque, Adalmiro Casiru, Cincias da Terra e da Vida, 10 ano, Porto Editora, Portugal 277 a 297 www.infopedia.pt/amilase

Potrebbero piacerti anche