Sei sulla pagina 1di 13

02/04/2012

Jurisdio e Competncia - Conceitos


JURISDIO o poder-dever do Estado de aplicar o direito ao caso concreto, dirimindo conflitos. Ela uma s, mas precisa ser delimitada para melhor aplicao do direito.

Competncia no Novo CPC

E-mail: drcildo@gmail.com Rua Dr. Marrey Jnior, n 2.305 - conj. 9. Tel (16) 3017.9339 - (16) 9967.1953 Franca/SP BRASIL - CEP (ZIP) 14403-111

COMPETNCIA o critrio de distribuir entre os vrios rgos judicirios as atribuies relativas ao desempenho da jurisdio.

Poder Judicirio (arts. 92 a 126 CF)


Supremo Tribunal Federal Superior Tribunal Militar Tribunal de Justia Militar Juzes ou Juntas Militares Tribunal Superior do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho Varas do Trabalho Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral Varas Eleitorais Conselho Nacional de Justia

Competncia - Espcies
EXTERNA: Cumulativa (ou Concorrente) - art. 88; Exclusiva - art. 89. INTERNA: Absoluta: Matria; Pessoa; Funcional. Relativa: Territrio (art. 94 a 101); Valor da causa (art. 91).

Superior Tribunal de Justia Tribunal Regional Federal Varas Federais Tribunal de Justia Estadual Varas Estaduais

Competncia - Espcies
EXTERNA (ou internacional): Cumulativa (ou Concorrente) - art. 88; Exclusiva - art. 89. INTERNA regida por cinco critrios determinadores da competncia: Absoluta imodificvel, sendo fixada em favor do interesse pblico. Pode ser reconhecida ex officio. So seus critrios: Matria; Pessoa; Funcional. Relativa modificvel por vontade das partes ou por prorrogao legal, no podendo ser reconhecida ex officio. So seus critrios: Territrio (art. 94 a 101); Valor da causa (art. 91).

Competncia Externa
EXTERNA (ou internacional): Para alguns inexiste o termo competncia internacional, pois o que existe a jurisdio de um pas. Estas regras determinam quando pode ou no pode atuar o prprio poder jurisdicional do Estado. Cumulativa (ou Concorrente) - art. 88; Exclusiva - art. 89.

02/04/2012

Competncia Externa
CUMULATIVA (ou Concorrente) - art. 88 Ocorre quando a ao pode tanto ser ajuizada no Brasil como em outro pas. No induz litispendncia (art. 90), nem obsta que a autoridade brasileira conhea da mesma causa, e das que lhe so conexas.
Art. 88. competente a autoridade judiciria brasileira quando: I - o ru, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil; II - no Brasil tiver de ser cumprida a obrigao; III - a ao se originar de fato ocorrido ou de fato praticado no Brasil. Pargrafo nico. Para o fim do disposto no n I, reputa-se domiciliada no Brasil a pessoa jurdica estrangeira que aqui tiver agncia, filial ou sucursal.

Competncia Externa
Art. 90. A ao intentada perante tribunal estrangeiro no induz litispendncia, nem obsta a que a autoridade judiciria brasileira conhea da mesma causa e das que lhe so conexas.

Competncia Externa
EXCLUSIVA (art. 89) So aqueles casos que se submetem exclusiva competncia da Justia brasileira, ou seja, se alguma ao sobre eles vier a ser ajuizada e julgada no exterior, nenhum efeito produzir entre ns. Art. 89. Compete autoridade judiciria brasileira, com excluso de qualquer outra: I - conhecer de aes relativas a imveis situados no Brasil;

Competncia Externa
Art. 89. (...) II - proceder a inventrio e partilha de bens, situados no Brasil, ainda que o autor da herana seja estrangeiro e tenha residido fora do territrio nacional.

Competncia Interna
INTERNA (ou nacional): regida por cinco critrios determinadores da competncia: ABSOLUTA: Matria; Pessoa; Funcional. RELATIVA: Territrio; Valor da causa.

Poder Judicirio (arts. 92 a 126 CF)


Supremo Tribunal Federal Superior Tribunal Militar Tribunal de Justia Militar Juzes ou Juntas Militares Tribunal Superior do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho Varas do Trabalho Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral Varas Eleitorais Conselho Nacional de Justia

Superior Tribunal de Justia Tribunal Regional Federal Varas Federais Tribunal de Justia Estadual Varas Estaduais

02/04/2012

Competncia Interna
ABSOLUTA Caractersticas:
imodificvel, sendo fixada em favor do interesse pblico; Pode ser reconhecida ex officio Atitude tomada por iniciativa do prprio juiz, sem qualquer requerimento das partes; insuscetvel de sofrer modificao, seja pela vontade das partes, seja pelos motivos legais de prorrogao (conexes ou continncias das causas).

Competncia Interna
ABSOLUTA Critrios: Matria o que se guia pela natureza do direito material controvertido (Ex: Justia Eleitoral, Trabalhista ou Militar); Pessoa a que se orienta pelo privilgio de que certas pessoas gozam de ser julgadas por certos tribunais (Exemplos: art. 100 CPC e 109 CF); Funcional (art. 93) a repartio das atividades jurisdicionais entre os diversos rgos que devam atuar dentro de um mesmo processo.

Competncia Interna
RELATIVA Caractersticas:
modificvel, no podendo ser reconhecida ex officio. a competncia passvel de modificao por vontade das partes ou por prorrogao legal. So relativas, as competncias que decorrem do valor ou do territrio e por distribuio.

Competncia Interna
RELATIVA Critrios:
Valor da causa (art. 91) o critrio que leva em considerao o valor atribudo na inicial para fixa a competncia. Com exceo do procedimento sumrio e do juizado especial cvel, no utilizado em nosso ordenamento. Territrio (art. 94 a 101) o critrio indicativo do local onde ser ajuizado o pedido (Ex: domiclio do ru).

FORO COMPETENTE Regra Art. Excees (CPC) (CPC) Ao fundada em direito pessoal Domiclio do Ru 94, 94, 1 a caput 4 Ao fundada em direito real sobre bens Domiclio do Ru 94, 94, 1 a mveis caput 4 Ao fundada em direito real sobre imveis Situao da coisa 95 95, 2 parte Aes de inventrio, partilha, arrecadao, Domiclio do cumprimento de disposies de ltima Autor da herana 96 96, vontade e todas as aes em que o esplio for nico ru, ainda que o bito tenha ocorrido no estrangeiro. Aes em que o ausente for ru e arrecadao, ltimo domiclio inventrio, partilha e cumprimento de do Ausente 97 No h disposies testamentrias. Ao em que o incapaz for ru. Domiclio do 98 No h Representante Aes em que a Unio ou Estado for autor, Capital do Estado 99 99, ru ou interveniente. nico ESPCIE DE AO

ESPCIE DE AO Ao de separao dos cnjuges e a converso desta em divrcio, e para a anulao de casamento. Ao especial de alimentos, revisional ou execuo. Ao de anulao de ttulos extraviados ou destrudos. Ao em que for r a pessoa jurdica. Aes quanto s obrigaes que ela contraiu. Ao em que for r a sociedade, que carece de personalidade jurdica.

FORO COMPETENTE Regra Art. Excees (CPC) (CPC) Residncia da 100, I No h Mulher Domiclio ou residncia do Alimentando. Domiclio do devedor. Lugar da sede. Lugar da sucursal. Lugar onde exerce a sua atividade principal. Lugar onde a obrigao deve ser satisfeita 100, II No h

100, III 100, IV, a 100, IV, b 100, IV, c

No h No h No h No h

Ao em que se lhe exigir o cumprimento.

100, IV, d

No h

02/04/2012

FORO COMPETENTE Regra Art. Excees (CPC) (CPC) Ao de reparao do dano. Lugar do ato ou 100, V, a No h fato. Ao em que for ru o administrador ou gestor Lugar do ato ou 100, V, b No h de negcios alheios. fato. Domiclio do autor ou 100, nico No h Nas aes de reparao do dano sofrido em do local do fato razo de delito ou acidente de veculos. ESPCIE DE AO

Modificao da Competncia
Ocorre quando se amplia a esfera de competncia de um rgo judicirio para conhecer de certas causas que no estariam ordinariamente na sua atribuio jurisdicional. A prorrogao pressupe competncia relativa, visto que a competncia absoluta improrrogvel.

Modificao da Competncia - Espcies


PRORROGAO LEGAL (ou modificao legal) o fenmeno pelo qual um juiz incompetente torna-se competente em razo da falta de oposio do ru por via de exceo (art. 114). Ocorre por: Conexo Continncia PRORROGAO VOLUNTRIA (ou modificao voluntria): Eleio de foro nos contratos; Falta de oposio de exceo de incompetncia.

Modificao da Competncia - Espcies


PRORROGAO LEGAL (ou modificao legal) : CONEXO = Pedido ou Causa de Pedir CONTINNCIA = Partes e Causa de Pedir

Modificao da Competncia - Espcies


PRORROGAO LEGAL: CONEXO (art. 103) reunio de duas ou mais aes (com identidade de pedido ou da causa de pedir), que so originadas do mesmo fato, para julgamento em conjunto, para evitar sentenas conflitantes Exemplo: a reunio de duas aes de reparao de danos movidas pelas partes do mesmo acidente. Art. 103. Reputam-se conexas duas ou mais aes, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir.

Modificao da Competncia - Espcies


PRORROGAO LEGAL: CONTINNCIA (art. 104) Art. 104. D-se a continncia entre duas ou mais aes sempre que h identidade quanto s partes e causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras.

02/04/2012

Modificao da Competncia - Espcies


PRORROGAO LEGAL: CONTINNCIA (art. 104) uma espcie mais especfica de conexo. Quando duas ou mais aes tm as mesmas partes e a mesma causa de pedir, e o pedido de uma engloba a outra Exemplo: uma ao declaratria de inexistncia jurdica movida pela Seguradora contra o Segurado e outra ao de cobrana movida pelo Segurado diante da Seguradora.

Modificao da Competncia - Espcies


PRORROGAO LEGAL Efeito Prtico Ocorrendo a conexo ou a continncia, as aes propostas em separado sero reunidas (de ofcio ou a requerimento de uma das partes), mediante apensamento dos diversos autos, afim de que sejam decididas simultaneamente numa s sentena (princpios da economia processual e da vedao de decises contraditrias).

Modificao da Competncia Perpetuatio Jurisdicionis


Fixada a competncia, ela no ser modificada, ou seja, depois de iniciada a ao, se no for intentada qualquer alterao da competncia relativa, em via de regra, o foro competente para julgamento no se altera. Essa inalterabilidade objetiva, portanto diz respeito ao rgo judicial e no pessoa do Juiz, pois este pode ser substitudo. Assim, a competncia determinada na propositura da ao (art. 87).

Modificao da Competncia Perpetuatio Jurisdicionis


Art. 87. Determina-se a competncia no momento em que a ao proposta. So irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia.

COMPETNCIA PREVENO
O primeiro juzo que conheceu de uma das causas conexas tem ampliada por preveno a sua competncia. Casos: COMPETNCIA TERRITORIAL IDNTICA (mesma comarca) quando aes conexas so propostas em diferentes juzes, considera-se prevento aquele que despachou primeiro (art. 106); COMPETNCIA TERRITORIAL DIVERSA (comarcas diferentes) a preveno ocorrer da citao (art. 219).

COMPETNCIA PREVENO
Art. 106. Correndo em separado aes conexas perante juzes que tm a mesma competncia territorial, considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar. Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio.

02/04/2012

ARGUIO DE INCOMPETNCIA
ABSOLUTA: Ex officio; Pela parte em qualquer tempo ou grau de jurisdio (art. 113).

ARGUIO DE INCOMPETNCIA
Art. 113. A incompetncia absoluta deve ser declarada de ofcio e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdio, independentemente de exceo. 1 No sendo, porm, deduzida no prazo da contestao, ou na primeira oportunidade em que lhe couber falar nos autos, a parte responder integralmente pelas custas. 2 Declarada a incompetncia absoluta, somente os atos decisrios sero nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente.

RELATIVA atravs da forma de resposta chamada de exceo de incompetncia relativa (art. 112), no podendo ser reconhecida ex officio.

ARGUIO DE INCOMPETNCIA
Art. 112. Argi-se, por meio de exceo, a incompetncia relativa.

CONFLITO DE COMPETNCIA
CONCEITO Como a cada causa, corresponde a competncia de um Juiz ou Tribunal, inadmissvel que simultaneamente, mais de um rgo judicirio seja igualmente competente para processar e julgar a mesma causa.

CONFLITO DE COMPETNCIA ESPCIES


ESPCIES (art. 115): CONFLITO POSITIVO (dois ou mais Juzes se declaram competentes) Quando dois Juzes pratiquem atos em causa idntica (Ex: quando o mesmo inventrio requerido perante dois Juzes diferentes e ambos lhe do curso); CONFLITO NEGATIVO (dois ou mais Juzes se declaram incompetentes).

CONFLITO DE COMPETNCIA ESPCIES


Art. 115. H conflito de competncia: I - quando dois ou mais juzes se declaram competentes; II - quando dois ou mais juzes se consideram incompetentes; III - quando entre dois ou mais juzes surge controvrsia acerca da reunio ou separao de processos.

02/04/2012

CONFLITO DE COMPETNCIA LEGITIMADOS


Legitimados para suscitar o conflito (arts. 116 e 118): Juiz; Parte; Ministrio Pblico. Art. 116. O conflito pode ser suscitado por qualquer das partes, pelo Ministrio Pblico ou pelo juiz. Pargrafo nico. O Ministrio Pblico ser ouvido em todos os conflitos de competncia; mas ter qualidade de parte naqueles que suscitar.

CONFLITO DE COMPETNCIA ILEGITIMADOS


Ilegitimados para suscitar o conflito (arts. 117) a parte que ofereceu exceo de incompetncia relativa. Ru Art. 117. No pode suscitar conflito a parte que, no processo, ofereceu exceo de incompetncia. Pargrafo nico. O conflito de competncia no obsta, porm, a que a parte, que o no suscitou, oferea exceo declinatria do foro. Sinnimo para Exceo de Incompetncia Relativa

Poder Judicirio (arts. 92 a 126 CF)


Supremo Tribunal Federal Superior Tribunal Militar Tribunal de Justia Militar Juzes ou Juntas Militares Tribunal Superior do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho Varas do Trabalho Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral Varas Eleitorais Conselho Nacional de Justia

CONFLITO DE COMPETNCIA COMPETNCIA


Competncia para Julgamento do Conflito de Competncia: Tribunal hierarquicamente superior se o conflito for entre Juzes; STJ se o conflito for entre Tribunais (art. 105, I, d CF); STF se o conflito for entre o STJ e outro Tribunal Superior ou no (art. 102, I, o CF).

Superior Tribunal de Justia Tribunal Regional Federal Varas Federais Tribunal de Justia Estadual Varas Estaduais

CONFLITO DE COMPETNCIA COMPETNCIA


Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: I - processar e julgar, originariamente: (...) d) os conflitos de competncia entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no art. 102, I, "o", bem como entre tribunal e juzes a ele no vinculados e entre juzes vinculados a tribunais diversos; (...)

CONFLITO DE COMPETNCIA COMPETNCIA


Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendolhe: I - processar e julgar, originariamente: (...) o) os conflitos de competncia entre o Superior Tribunal de Justia e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal; (...)

02/04/2012

Competncia
Atual CPC
CAPTULO III DA COMPETNCIA INTERNA Seo I Da Competncia em Razo do Valor e da Matria Art. 91. Regem a competncia em razo do valor e da matria as normas de organizao judiciria, ressalvados os casos expressos neste Cdigo. Art. 92. Compete, porm, exclusivamente ao juiz de direito processar e julgar: I - o processo de insolvncia; II - as aes concernentes ao estado e capacidade da pessoa.

Competncia
Novo CPC
CAPTULO I DA COMPETNCIA

Atual CPC
Seo II Da Competncia Funcional Art. 93. Regem a competncia dos tribunais as normas da Constituio da Repblica e de organizao judiciria. A competncia funcional dos juzes de primeiro grau disciplinada neste Cdigo.

Novo CPC
Seo III Da competncia funcional Art. 45. A competncia funcional dos juzos e tribunais regida pelas normas da Constituio da Repblica. e de organizao judiciria, assim como, no que couber, pelas normas das Constituies dos Estados. Pargrafo nico. do rgo especial, onde houver, ou do tribunal pleno, a competncia para decidir incidente de resoluo de demandas repetitivas.

Seo II Da competncia em razo do valor e da matria Art. 44. A competncia em razo do valor e da matria regida pelas normas de organizao judiciria, ressalvados os casos expressos neste Cdigo ou em legislao especial.

Competncia
Atual CPC
Seo IV Das Modificaes da Competncia Art. 102. A competncia, em razo do valor e do territrio, poder modificar-se pela conexo ou continncia, observado o disposto nos artigos seguintes. Art. 103. Reputam-se conexas duas ou mais aes, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir.

Competncia
Novo CPC Atual CPC
Art. 104. D-se a continncia entre duas ou mais aes sempre que h identidade quanto s partes e causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras.

Novo CPC
Art. 56. D-se a continncia entre duas ou mais aes, sempre que houver identidade quanto s partes e causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras. Art. 57. Quando houver continncia e a ao continente tiver sido proposta anteriormente, o processo relativo ao contida ser extinto sem resoluo de mrito; caso contrrio, as aes sero necessariamente reunidas.

Seo V Das modificaes da competncia Art. 54. A competncia relativa poder modificar-se pela conexo ou pela continncia, observado o disposto nesta Seo. Art. 55. Reputam-se conexas duas ou mais aes, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir. 1 Na hiptese do caput, os processos sero reunidos para deciso conjunta, salvo se um deles j tiver sido sentenciado. 2 Aplica-se o disposto no caput execuo de ttulo extrajudicial e ao de conhecimento, relativas ao mesmo negcio jurdico.

Art. 105. Havendo conexo ou continncia, o juiz, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes, pode ordenar a reunio de aes propostas em separado, a fim de que sejam decididas simultaneamente.

Art. 58. A reunio das aes propostas em separado se far no juzo prevento onde sero decididas simultaneamente.

Competncia
Atual CPC
Art. 106. Correndo em separado aes conexas perante juzes que tm a mesma competncia territorial, considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar. Art. 107. Se o imvel se achar situado em mais de um Estado ou comarca, determinar-se- o foro pela preveno, estendendo-se a competncia sobre a totalidade do imvel. Art. 108. A ao acessria ser proposta perante o juiz competente para a ao principal. Art. 109. O juiz da causa principal tambm competente para a reconveno, a ao declaratria incidente, as aes de garantia e outras que respeitam ao terceiro interveniente.

Competncia
Novo CPC Atual CPC
Art. 110. Se o conhecimento da lide depender necessariamente da verificao da existncia de fato delituoso, pode o juiz mandar sobrestar no andamento do processo at que se pronuncie a justia criminal. Pargrafo nico. Se a ao penal no for exercida dentro de 30 (trinta) dias, contados da intimao do despacho de sobrestamento, cessar o efeito deste, decidindo o juiz cvel a questo prejudicial.

Novo CPC
Art. 62. Se o conhecimento da lide depender necessariamente da verificao da existncia de fato delituoso, o juiz pode mandar suspender o processo at que se pronuncie a justia criminal. Pargrafo nico. Se a ao penal no for exercida dentro de noventa dias contados da intimao do despacho de suspenso, cessar o efeito deste, incumbindo ao juiz cvel examinar incidentalmente a questo prejudicial.

Art. 59. A distribuio da petio inicial torna prevento o juzo.

Art. 60. Se o imvel se achar situado em mais de um Estado, comarca ou seo judiciria, o foro ser determinado pela preveno, estendendo-se a competncia sobre a totalidade do imvel. Art. 61. A ao acessria ser proposta no juzo competente para a ao principal.

02/04/2012

Competncia
Atual CPC
Art. 111. A competncia em razo da matria e da hierarquia inderrogvel por conveno das partes; mas estas podem modificar a competncia em razo do valor e do territrio, elegendo foro onde sero propostas as aes oriundas de direitos e obrigaes. 1 O acordo, porm, s produz efeito, quando constar de contrato escrito e aludir expressamente a determinado negcio jurdico. 2 O foro contratual obriga os herdeiros e sucessores das partes.

Competncia
Novo CPC Atual CPC Seo V Da Declarao de Incompetncia
Art. 112. Argui-se, por meio de exceo, a incompetncia relativa.

Art. 63. A competncia em razo da matria e da funo inderrogvel por conveno das partes; mas estas podem modificar a competncia em razo do valor e do territrio, elegendo foro onde sero propostas as aes oriundas de direitos e obrigaes. 1 O acordo, porm, s produz efeito quando constar de contrato escrito e aludir expressamente a determinado negcio jurdico. 2 O foro contratual obriga os herdeiros e sucessores das partes. 3 vedada a eleio de foro nos contratos de adeso e naqueles em que uma das partes, quando firmado o contrato, esteja em situao que lhe impea ou dificulte opor-se ao foro contratual.

Novo CPC Seo VI Da incompetncia


Art. 64. A incompetncia, absoluta ou relativa, ser alegada como preliminar de contestao, que poder ser protocolada no juzo do domiclio do ru. Art. 63. (...) 4 A nulidade da clusula de eleio de foro, em contrato de adeso, pode ser declarada de ofcio pelo juiz, que declinar de competncia para o juzo de domiclio do ru, salvo anuncia expressa deste, manifestada nos autos, confirmando o foro eleito.

Pargrafo nico. A nulidade da clusula de eleio de foro, em contrato de adeso, pode ser declarada de ofcio pelo juiz, que declinar de competncia para o juzo de domiclio do ru.

Competncia
Atual CPC
Art. 113. A incompetncia absoluta deve ser declarada de ofcio e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdio, independentemente de exceo.

Competncia
Novo CPC Atual CPC Art. 114. Prorrogar-se- a competncia se dela o juiz no declinar na forma do pargrafo nico do art. 112 desta Lei ou o ru no opuser exceo declinatria nos casos e prazos legais. Novo CPC Art. 65. Prorrogar-se- a competncia relativa, se o ru no alegar a incompetncia em preliminar de contestao.
Pargrafo nico. A incompetncia relativa poder ser suscitada pelo Ministrio Pblico nas causas em que atuar como parte ou como interveniente. Art. 115. H conflito de competncia: I - quando dois ou mais juzes se declaram competentes; II - quando dois ou mais juzes se consideram incompetentes; III - quando entre dois ou mais juzes surge controvrsia acerca da reunio ou separao de processos. Art. 66. H conflito de competncia quando: I - dois ou mais juzes se declaram competentes; II - dois ou mais juzes se consideram incompetentes, atribuindo um ao outro a competncia; III - entre dois ou mais juzes surge controvrsia acerca da reunio ou da separao de processos.

Art. 64. (...) 1 A incompetncia absoluta pode ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdio e deve ser declarada de ofcio. Art. 64. (...) 3 Salvo deciso judicial em sentido contrrio, conservar-se-o os efeitos das decises proferidas pelo juzo incompetente, at que outra seja proferida, se for o caso, pelo juzo competente.

1 No sendo, porm, deduzida no prazo da contestao, ou na primeira oportunidade em que lhe couber falar nos autos, a parte responder integralmente pelas custas. 2 Declarada a incompetncia absoluta, somente os atos decisrios sero nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente.

Art. 64. (...) 2 Declarada a incompetncia, sero os autos remetidos ao juzo competente.

Competncia
Atual CPC Novo CPC 1 O juiz que no acolher a competncia declinada ter, necessariamente, que suscitar o conflito, salvo se a atribuir a um outro juzo. 2 O Ministrio Pblico ser ouvido, em quinze dias, nos conflitos de competncia suscitados nos processos em que deve atuar.
CAPTULO IV DO CONFLITO DE COMPETNCIA Art. 116. O conflito pode ser suscitado por qualquer das partes, pelo Ministrio Pblico ou pelo juiz. Pargrafo nico. O Ministrio Pblico ser ouvido em todos os conflitos de competncia; mas ter qualidade de parte naqueles que suscitar. Art. 904. O conflito pode ser suscitado por qualquer das partes, pelo Ministrio Pblico ou pelo juiz. Pargrafo nico. O Ministrio Pblico ser ouvido em todos os conflitos de competncia, mas ter qualidade de parte naqueles que suscitar.

Competncia
Atual CPC Art. 117. No pode suscitar conflito a parte que, no processo, ofereceu exceo de incompetncia. Pargrafo nico. O conflito de competncia no obsta, porm, a que a parte, que o no suscitou, oferea exceo declinatria do foro. Art. 118. O conflito ser suscitado ao presidente do tribunal: I - pelo juiz, por ofcio; II - pela parte e pelo Ministrio Pblico, por petio. Pargrafo nico. O ofcio e a petio sero instrudos com os documentos necessrios prova do conflito. Novo CPC Art. 905. No pode suscitar conflito a parte que, no processo, arguiu incompetncia.
Pargrafo nico. O conflito de competncia no obsta, porm, a que a parte que no o arguiu, suscite a incompetncia. Art. 906. O conflito ser suscitado ao presidente do tribunal: I - pelo juiz, por ofcio; II - pela parte e pelo Ministrio Pblico, por petio. Pargrafo nico. O ofcio e a petio sero instrudos com os documentos necessrios prova do conflito.

02/04/2012

Competncia
Atual CPC
Art. 119. Aps a distribuio, o relator mandar ouvir os juzes em conflito, ou apenas o suscitado, se um deles for suscitante; dentro do prazo assinado pelo relator, caber ao juiz ou juzes prestar as informaes. Art. 120. Poder o relator, de ofcio, ou a requerimento de qualquer das partes, determinar, quando o conflito for positivo, seja sobrestado o processo, mas, neste caso, bem como no de conflito negativo, designar um dos juzes para resolver, em carter provisrio, as medidas urgentes. Pargrafo nico. Havendo jurisprudncia dominante do tribunal sobre a questo suscitada, o relator poder decidir de plano o conflito de competncia, cabendo agravo, no prazo de cinco dias, contado da intimao da deciso s partes, para o rgo recursal competente.

Competncia
Novo CPC Atual CPC Art. 121. Decorrido o prazo, com informaes ou sem elas, ser ouvido, em 5 (cinco) dias, o Ministrio Pblico; em seguida o relator apresentar o conflito em sesso de julgamento. Novo CPC Art. 909. Decorrido o prazo determinado pelo relator, ainda que as informaes no tenham sido prestadas, ser ouvido, em cinco dias, o Ministrio Pblico; em seguida o relator apresentar o conflito em sesso de julgamento.
Art. 910. Ao decidir o conflito, o tribunal declarar qual o juiz competente, pronunciando-se tambm sobre a validade dos atos do juiz incompetente. Pargrafo nico. Os autos do processo em que se manifestou o conflito sero remetidos ao juiz declarado competente.

Art. 907. Aps a distribuio, o relator mandar ouvir os juzes em conflito ou, se um deles for suscitante, apenas o suscitado; dentro do prazo assinado pelo relator, caber ao juiz ou juzes prestar as informaes. Art. 908. O relator poder, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes, determinar, quando o conflito for positivo, seja sobrestado o processo, mas nesse caso, bem como no de conflito negativo, designar um dos juzes para resolver, em carter provisrio, as medidas urgentes. Pargrafo nico. Havendo jurisprudncia dominante do tribunal sobre a questo suscitada, o relator poder decidir de plano o conflito de competncia, cabendo agravo interno para o rgo recursal competente, no prazo de quinze dias, contado da intimao da deciso s partes.

Art. 122. Ao decidir o conflito, o tribunal declarar qual o juiz competente, pronunciando-se tambm sobre a validade dos atos do juiz incompetente. Pargrafo nico. Os autos do processo, em que se manifestou o conflito, sero remetidos ao juiz declarado competente.

Competncia
Atual CPC Art. 123. No conflito entre turmas, sees, cmaras, Conselho Superior da Magistratura, juzes de segundo grau e desembargadores, observar-se- o que dispuser a respeito o regimento interno do tribunal.
Art. 124. Os regimentos internos dos tribunais regularo o processo e julgamento do conflito de atribuies entre autoridade judiciria e autoridade administrativa.

Competncia Internacional
Atual CPC Novo CPC
TTULO II LIMITES DA JURISDIO BRASILEIRA E COOPERAO INTERNACIONAL CAPTULO II DA COMPETNCIA INTERNACIONAL Art. 88. competente a autoridade judiciria brasileira quando: I - o ru, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil; II - no Brasil tiver de ser cumprida a obrigao; III - a ao se originar de fato ocorrido ou de ato praticado no Brasil. CAPTULO I DOS LIMITES DA JURISDIO NACIONAL Art. 21. Cabe autoridade judiciria brasileira processar e julgar as aes em que: I o ru, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil; II no Brasil tiver de ser cumprida a obrigao; III o fundamento seja fato ocorrido ou ato praticado no Brasil.

Novo CPC Art. 911. No conflito entre rgos fracionrios dos tribunais, juzes de segundo grau e desembargadores, observar-se- o que dispuser a respeito o regimento interno do tribunal.
Art. 912. Os regimentos internos dos tribunais regularo o processo e julgamento do conflito de atribuies entre autoridade judiciria e autoridade administrativa.

Competncia Internacional
Atual CPC
Pargrafo nico. Para o fim do disposto no n I, reputa-se domiciliada no Brasil a pessoa jurdica estrangeira que aqui tiver agncia, filial ou sucursal.

Competncia Internacional
Atual CPC
Art. 89. Compete autoridade judiciria brasileira, com excluso de qualquer outra: I - conhecer de aes relativas a imveis situados no Brasil; II - proceder a inventrio e partilha de bens, situados no Brasil, ainda que o autor da herana seja estrangeiro e tenha residido fora do territrio nacional.

Novo CPC
Pargrafo nico. Para o fim do disposto no inciso I, considera-se domiciliada no Brasil a pessoa jurdica estrangeira que aqui tiver agncia, filial ou sucursal. Art. 22. Tambm caber autoridade judiciria brasileira processar e julgar as aes: I - de alimentos, quando: a) o credor tiver seu domiclio ou sua residncia no Brasil; b) o ru mantiver vnculos pessoais no Brasil, tais como posse de bens, recebimento de renda ou obteno de benefcios econmicos. II - decorrentes de relaes de consumo, quando o consumidor tiver domiclio ou residncia no Brasil; III - em que as partes, expressa ou tacitamente, se submeterem jurisdio nacional.

Novo CPC
Art. 23. Cabe autoridade judiciria brasileira, com excluso de qualquer outra: I - conhecer de aes relativas a imveis situados no Brasil; II - em matria de sucesso hereditria, proceder a inventrio e partilha de bens situados no Brasil, ainda que o autor da herana seja de nacionalidade estrangeira ou tenha domiclio fora do territrio nacional.

10

02/04/2012

Competncia Internacional
Atual CPC
Art. 90. A ao intentada perante tribunal estrangeiro no induz litispendncia, nem obsta a que a autoridade judiciria brasileira conhea da mesma causa e das que lhe so conexas.

Juiz
Atual CPC CAPTULO IV DO JUIZ
Seo I Dos Poderes, dos Deveres e da responsabilidade do Juiz Art. 125. O juiz dirigir o processo conforme as disposies deste Cdigo, competindo-lhe: I - assegurar tratamento; s partes igualdade de I - promover o andamento clere da causa; II - prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da justia e indeferir postulaes impertinentes ou meramente protelatrias, aplicando de ofcio as medidas e as sanes previstas em lei;

Novo CPC
Art. 24. A ao proposta perante tribunal estrangeiro no induz litispendncia e no obsta a que a autoridade judiciria brasileira conhea da mesma causa e das que lhe so conexas, ressalvadas as disposies em contrrio de tratados internacionais e acordos bilaterais em vigor no Brasil. Pargrafo nico. A pendncia da causa perante a jurisdio brasileira no impede a homologao de sentena judicial ou arbitral estrangeira.

Novo CPC TTULO VI DO JUIZ E DOS AUXILIARES DA JUSTIA


CAPTULO I DOS PODERES, DOS DEVERES E DA RESPONSABILIDADE DO JUIZ Art. 118. O juiz dirigir o processo conforme as disposies deste Cdigo, incumbindolhe:

II - velar pela rpida soluo do litgio; III - prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da Justia;

Juiz
Atual CPC Novo CPC III - determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatrias necessrias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas aes que tenham por objeto prestao pecuniria; IV - tentar, prioritariamente e a qualquer tempo, compor amigavelmente as partes, preferencialmente com auxlio de conciliadores e mediadores judiciais; V dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produo dos meios de prova adequando-os s necessidades do conflito, de modo a conferir maior efetividade tutela do bem jurdico; VI - determinar o pagamento ou o depsito da multa cominada liminarmente, desde o dia em que se configure o descumprimento de ordem judicial; Atual CPC

Juiz
Novo CPC VII - exercer o poder de polcia, requisitando, quando necessrio, fora policial, alm da segurana interna dos fruns e tribunais; VIII - determinar, a qualquer tempo, o comparecimento pessoal das partes, para ouvi-las sobre os fatos da causa, caso em que no incidir a pena de confesso; IX - determinar o suprimento de pressupostos processuais e o saneamento de outras nulidades processuais.
Art. 119. O juiz no se exime de decidir alegando lacuna ou obscuridade do ordenamento jurdico, cabendo-lhe, no julgamento, aplicar os princpios constitucionais, as regras legais e os princpios gerais de direito, e, se for o caso, valer-se da analogia e dos costumes.

IV - tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes.

Art. 126. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais; no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito.

Juiz
Atual CPC Art. 127. O juiz s decidir por equidade nos casos previstos em lei. Art. 128. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. Art. 129. Convencendo-se, pelas circunstncias da causa, de que autor e ru se serviram do processo para praticar ato simulado ou conseguir fim proibido por lei, o juiz proferir sentena que obste aos objetivos das partes. Novo CPC Art. 120. O juiz s decidir por equidade nos casos previstos em lei. Art. 121. O juiz decidir a lide nos limites propostos pelas partes, sendo-lhe vedado conhecer de questes no suscitadas a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. Art. 122. Convencendo-se, pelas circunstncias da causa, de que autor e ru se serviram do processo para praticar ato simulado ou conseguir fim vedado por lei, o juiz proferir sentena que obste aos objetivos das partes, aplicando, de ofcio, as penalidades da litigncia de m-f. Art. 354. Caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias ao julgamento da lide. Pargrafo nico. O juiz indeferir, em deciso fundamentada, as diligncias inteis ou meramente protelatrias.

Juiz
Atual CPC Art. 131. O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento.
Art. 132. O juiz, titular ou substituto, que concluir a audincia julgar a lide, salvo se estiver convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado, casos em que passar os autos ao seu sucessor. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese, o juiz que proferir a sentena, se entender necessrio, poder mandar repetir as provas j produzidas.

Novo CPC Art. 355. O juiz apreciar livremente a prova, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicar na sentena as que lhe formaram o convencimento.

Art. 130. Caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias.

11

02/04/2012

Juiz
Atual CPC Art. 133. Responder por perdas e danos o juiz, quando: I - no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude; II - recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providncia que deva ordenar de ofcio, ou a requerimento da parte.
Pargrafo nico. Reputar-se-o verificadas as hipteses previstas no n II s depois que a parte, por intermdio do escrivo, requerer ao juiz que determine a providncia e este no lhe atender o pedido dentro de 10 (dez) dias.

Juiz - Impedimento
Novo CPC Art. 123. O juiz responder por perdas e danos quando: I - no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude; II - recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providncia que deva ordenar de ofcio ou a requerimento da parte.
Pargrafo nico. As hipteses previstas no inciso II somente sero verificadas depois que a parte requerer ao juiz que determine a providncia e o pedido no for apreciado no prazo de dez dias.

Atual CPC Seo II Dos Impedimentos e da Suspeio Art. 134. defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio: I - de que for parte;
II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consanguneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau;

Novo CPC CAPTULO II DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO


Art. 124. H impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funes no processo:

I - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como membro do Ministrio Pblico ou prestou depoimento como testemunha; II - de que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; III - quando nele estiver postulando, como defensor, advogado ou membro do Ministrio Pblico, seu cnjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive;

Juiz - Impedimento
Atual CPC Seo II Dos Impedimentos e da Suspeio V - quando cnjuge, parente, consanguneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau;
VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa.

Juiz - Impedimento
Atual CPC Seo II Dos Impedimentos e da Suspeio Pargrafo nico. No caso do no IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa; , porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz. Novo CPC CAPTULO II DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO
1 No caso do inciso III, o impedimento s se verifica quando advogado, defensor ou membro do Ministrio Pblico j estavam exercendo o patrocnio da causa antes do incio da atividade judicante do magistrado. 2 vedado criar fato superveniente a fim de caracterizar o impedimento do juiz. 3 O impedimento a que se refere o inciso III tambm se verifica no caso de mandato conferido a membro de escritrio de advocacia que tenha em seus quadros advogado que individualmente ostente a condio nele prevista, mesmo que no intervenha diretamente no processo.

Novo CPC CAPTULO II DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO IV - quando ele prprio ou seu cnjuge, companheiro ou parente, consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive, for parte no feito; V - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica parte na causa; VI - quando alguma das partes for sua credora ou devedora, de eu cnjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta at o terceiro grau, inclusive; VII - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes.

Juiz - Suspeio
Atual CPC Seo II Dos Impedimentos e da Suspeio Art. 135. Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando:
I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio;

Juiz - Suspeio
Atual CPC Seo II Dos Impedimentos e da Suspeio V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.
Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declararse suspeito por motivo ntimo. Art. 136. Quando dois ou mais juzes forem parentes, consanguneos ou afins, em linha reta e no segundo grau na linha colateral, o primeiro, que conhecer da causa no tribunal, impede que o outro participe do julgamento; caso em que o segundo se escusar, remetendo o processo ao seu substituto legal.

Novo CPC CAPTULO II DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO Art. 125. H suspeio do juiz:
I - amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes;

Novo CPC CAPTULO II DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO


III - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. Pargrafo nico. Poder o juiz declarar-se suspeito por motivo de foro ntimo, sem necessidade de declarar suas razes. Art. 127. Quando dois ou mais juzes forem parentes, consanguneos ou afins, em linha reta e colateral, at terceiro grau, o primeiro que conhecer da causa no tribunal impede que o outro atue no processo, caso em que o segundo se escusar, remetendo os autos ao seu substituto legal.

II - que receber, das pessoas que tiverem interesse na causa, presentes antes ou depois de iniciado o processo, aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou subministrar meios para atender s despesas do litgio;

12

02/04/2012

Juiz - Suspeio
Atual CPC Seo II Dos Impedimentos e da Suspeio Art. 137. Aplicam-se os motivos de impedimento e suspeio aos juzes de todos os tribunais. O juiz que violar o dever de absteno, ou no se declarar suspeito, poder ser recusado por qualquer das partes (art. 304). Art. 138. Aplicam-se tambm os motivos de impedimento e de suspeio: I - ao rgo do Ministrio Pblico, quando no for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos ns. I a IV do art. 135; II - ao serventurio de justia; III - ao perito; IV - ao intrprete. Novo CPC CAPTULO II DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO

Juiz - Suspeio
Atual CPC Seo II Dos Impedimentos e da Suspeio 1 A parte interessada dever arguir o impedimento ou a suspeio, em petio fundamentada e devidamente instruda, na primeira oportunidade em que lhe couber falar nos autos; o juiz mandar processar o incidente em separado e sem suspenso da causa, ouvindo o arguido no prazo de 5 (cinco) dias, facultando a prova quando necessria e julgando o pedido. 2 Nos tribunais caber ao relator processar e julgar o incidente. Novo CPC CAPTULO II DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO
Art. 126. A parte alegar, no prazo de quinze dias a contar do conhecimento do fato, impedimento ou suspeio em petio especfica dirigida ao juiz da causa, indicando o fundamento da recusa, podendo instru-la com documentos em que se fundar a alegao e com rol de testemunhas.

Art. 128. Aplicam-se tambm os motivos de impedimento e de suspeio: I - ao membro do Ministrio Pblico, quando atuar na condio de fiscal da ordem jurdica; II - ao serventurio de justia; III - ao perito; IV - ao intrprete; V - ao mediador e ao conciliador judicial; VI - aos demais sujeitos imparciais do processo.

1 Protocolada a petio, o processo ficar suspenso.

Juiz - Suspeio
Atual CPC Seo II Dos Impedimentos e da Suspeio Novo CPC CAPTULO II DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO 2 Despachando a petio, se reconhecer o impedimento ou a suspeio, o juiz ordenar a remessa dos autos ao seu substituto legal; em caso contrrio, determinar a atuao em apartado da petio e, dentro de dez dias, dar as suas razes, acompanhadas de documentos e de rol de testemunhas, se houver, ordenando a remessa dos autos ao tribunal. 3 Verificando que a alegao de impedimento ou de suspeio infundada, o tribunal determinar o seu arquivamento; caso contrrio, tratando-se de impedimento ou de manifesta suspeio, condenar o juiz nas custas e remeter os autos ao seu substituto legal.

Juiz - Suspeio
Atual CPC Seo II Dos Impedimentos e da Suspeio Novo CPC CAPTULO II DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO
4 O tribunal pode declarar a nulidade dos atos do juiz, se praticados quando j presente o motivo de impedimento ou de suspeio.

13

Potrebbero piacerti anche