Sei sulla pagina 1di 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS CMPUS ANPOLIS LICENCIATURA EM QUMICA

PAIDIA: A FORMAO DO HOMEM GREGO

ANPOLIS - GOIS ABRIL/2012

BRUNO VICTOR COSTA MATOS

PAIDIA: A FORMAO DO HOMEM GREGO

Resenha Paidia apresentado disciplina Filosofia, ministrada pelo Prof. Daniel Silva, do curso de Licenciatura em Qumica do Campus Anpolis, do Instituto Federal de Educao, cincia e Tecnologia de Gois, como requisito parcial aprovao na referida disciplina.

ANPOLIS - GOIS ABRIL/2012

DESENVOLVIMENTO
Paidia a formao do homem grego uma monumental obra escrita pelo alemo Werner Jaeger (1888-1961), um dos mais bem conceituados estudiosos do fenmeno helnico, tendo por foco, nesta obra, a questo da educao grega. Werner elabora uma anlise bastante abrangente abordando campos como, poltica, filosofia, filologia, literatura e potica, que iro remeter a construo educacional dos gregos, alm de tentar reconstruir a ideia de cultura, conceito esse que s pode ser visualizado atravs dos diversos aspectos da sociedade helnica, numa espcie de contraponto com a sociedade da sua poca, passagens que alimentam questes sobre o que a cultura e todas as ramificaes que podem partir dessa pergunta. Werner utiliza-se de vrias referncias tanto dos estudiosos clssicos quanto de seus contemporneos, mostrando uma grande versatilidade dos autores e transmitindo a confiana de uma pesquisa realmente esmerada, sua abordagem tipicamente sociolgica, ele consegue reunir em sua escrita uma lucidez e firmeza acadmica, com passagens extremamente fortes de sentenas quase de um orculo, de modo que no se pode pensar outra coisa seno na beleza, fora e sade que se desenvolveu entre os gregos, como um povo realmente a parte da histria do mundo. uma obra impactante que consegue dar subsdio e enriquecer qualquer aula e pesquisa das reas de Humanidades. Obra fundamental para qualquer acadmico dessas reas. Paidia o estudo mais profundo e completo sobre os ideais de educao da Grcia antiga. Jaeger estudou a interao entre o processo histrico da formao do homem grego e o processo espiritual atravs do qual os gregos chegaram a elaborar seu ideal de humanidade. Paidia para o desenvolvimento da cultura grega, e como Plato, Scrates e Aristteles se inserem nela? Na Grcia que comea a Histria da Educao com sentido na nossa realidade educativa atual. J na literatura grega se vm sinais de questionamento do conceito, seja na poesia, seja na tragdia ou na comdia. Mas no sculo V A.C., com os Sofistas e depois com Scrates, Plato, Iscrates e Aristteles que o conceito de educao alcana o estatuto de uma questo filosfica inicialmente, a palavra Paidia (p a i d e i a), (de paidos - p a i d o s - criana) significava simplesmente "criao dos meninos". Mas como veremos, este significado inicial da palavra est muito longe do elevado sentido que mais tarde adquiriu. A origem grega do conceito de Paidia, entendida como a busca do sentido de uma teoria consciente da educao e do agir do homem em sociedade, permanece como um ideal de modelo para a Filosofia. Em sua constituio histrica a Filosofia organiza de diversas maneiras e em diferentes tradies importante problema. Este tema surge como uma questo central no mundo constitudo dos homens e dele recebem um fundamento racional a partir do sculo IV A.C. Plato e Aristteles inclinam-se sobre a tarefa de justificar racionalmente a existncia social do homem. A educao tica e poltica o trao fundamental da essncia da verdadeira Paidia. A educao assumida como ao

consciente. A educao para os gregos a manifestao do esforo constante do pensamento para conseguirem uma expresso normativa da forma do homem. Scrates apresenta uma Paidia avanada com relao Paidia sofista e s concepes da Paidia antiga. Com Scrates amplia-se a reflexo racional sobre o papel elevado do Estado, o Deus que cria o Universo de toda ao educativa, para fazer despertar uma nova reflexo ou matria do filosofar: a virtude, a tica e o autodomnio. Scrates apresenta a conduta moral como quela que brota do interior do prprio indivduo e no como mera subordinao Lei ou ao Estado. claro que os ideais educativos da Paidia que vo ser desenvolvidos no sculo V a. C. se baseiam em prticas educativas muito anteriores. Como sublinha Werner Jaeger, grande estudioso da cultura grega, num clebre estudo justamente intitulado Paideia "No se pode utilizar a histria da palavra Paidia como fio condutor para estudar a origem da educao grega, porque esta palavra s aparece no sculo V" (Jaeger, 1995: 25).

ARETE
O conceito que originalmente exprime o ideal educativo grego o de Arete. Originalmente formulado e explicitado nos poemas homricos, a Arete a entendida como um atributo prprio da nobreza, um conjunto de qualidades fsicas, espirituais e morais tais como a bravura, a coragem, a fora, a destreza, a eloquncia, a capacidade de persuaso, numa palavra, a heroicidade.

KALOSKAGATHIA
O alargamento do ideal educativo de Arete surgiu nos fins da poca arcaica, exprimindo-se ento pela palavra kaloskagathia. Mais que honra e glria, pretende-se ento alcanar a excelncia fsica e moral. Os atributos que o homem deve procurar realizar so a beleza (kalos - kalos) e a bondade (kagatos - kagatos). Para alcanar este ideal proposto um programa educativo que implica dois elementos fundamentais: a ginstica para o desenvolvimento do corpo, e a msica (aliada leitura e ao canto) para o desenvolvimento da alma. No fim da poca arcaica, este programa educativo completava-se com a gramtica. Mas, se at ento o objetivo fundamental da educao era a formao do homem individual como kaloskagathos, a partir do sculo V a. C., exige-se algo mais da educao. Para alm de formar o homem, a educao deve ainda formar o cidado. A antiga educao, baseada na ginstica, na msica e na gramtica deixa de ser suficiente. ento que o ideal educativo grego aparece como Paideia, formao geral que tem por tarefa construir o homem como homem e como cidado. Plato define Paideia da seguinte forma "(...) a essncia de toda a verdadeira educao ou Paideia a que d ao homem o desejo e a nsia de se tornar um cidado perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justia como fundamento" (cit. in Jaeger, 1995: 147).

Do significado original da palavra Paidia como criao dos meninos, o conceito alarga-se para, no sculo IV. a.C., adquirir a forma cristalizada e definitiva com que foi consagrado como ideal educativo da Grcia clssica. Como diz Jaeger (1995), os gregos deram o nome de Paidia a "todas as formas e criaes espirituais e ao tesouro completo da sua tradio, tal como ns o designamos por Bildung ou pela palavra latina, cultura." Da que, para traduzir o termo Paideia "no se possa evitar o emprego de expresses modernas como civilizao, tradio, literatura, ou educao; nenhuma delas coincidindo, porm, com o que os Gregos entendiam por Paideia. Cada um daqueles termos se limita a exprimir um aspecto daquele conceito global. Para abranger o campo total do conceito grego, teramos de empreg-los todos de uma s vez." (Jaeger, 1995: 1). Na sua abrangncia, o conceito de Paidia no designa unicamente a tcnica prpria para, desde cedo, preparar a criana para a vida adulta. A ampliao do conceito fez com que ele passasse tambm a designar o resultado do processo educativo que se prolonga por toda vida, muito para alm dos anos escolares. A Paideia, vem por isso a significar "cultura entendida no sentido perfectivo que a palavra tem hoje entre ns: o estado de um esprito plenamente desenvolvido, tendo desabrochado todas as suas virtualidades, o do homem tornado verdadeiramente homem" (Marrou, 1966: 158).

A EDUCAO ANTIGA; Programa De Estudos


Nas palestras, os rapazes aprendiam a ler, a escrever, a contar e a recitar de cor os poemas antigos, cuja tradio heroica encerrava um elevado contedo moral. Estudavam msica, aprendendo a tocar pelo menos a lira e iniciavam-se nos exerccios atlticos. Os mais ricos tinham um escravo ao seu servio - pedagogo - que os acompanhava e, certamente, os ajudava ou mesmo obrigava a repetir as lies. Aproximadamente com 16 anos de idade, os rapazes ficavam livres dos cuidados do pedagogo e interrompiam os estudos literrios e musicais. A educao da palestra era ento substituda pela do ginsio. A continuavam a cultivar a harmonia do corpo e do esprito. Diariamente, depois da educao fsica, passeavam nos jardins do ginsio, dialogando com os mais velhos e com eles aprendendo a sabedoria e a arte de discutir as ideias. Depois dos 20 anos, o jovem tinha dois anos de preparao militar, finda a qual se tornava cidado.

O DIA DE UMA CRIANA GREGA


Mal o dia surgia, o rapaz acordava e o pedagogo que, com a sua lanterna, o ajudava a lavar-se e a vestir-se; Aps a refeio da manh, o pedagogo acompanhava o rapaz palestra onde ia aprender msica e ginstica; Depois de um banho, o rapaz regressava a casa para almoar; tarde regressava novamente palestra para ter agora lies de leitura e escrita;

De regresso a casa, e sempre acompanhado pelo pedagogo, o rapaz estudava as suas lies, fazia os trabalhos de casa, jantava e ia deitar-se. No existiam fins de semana nem frias, exceto os frequentes dias de festivais religiosos ou cvicos, que constituam bons dias de descanso para os jovens gregos (cf. Castle, 1962: 65).

EDUCAO MORAL
"Um dos principais fins da educao consiste em formar o corao da criana. Enquanto ela se faz, os pais, o preceptor, os parentes, os mestres fatigam-na com mximas habituais, cuja impresso tais educadores enfraquecem pelos prprios exemplos. Por vezes, as ameaas e os castigos afastam a criana das verdades que ela devia amar." (Barthlemy, s/d: 36). De facto, a educao moral do jovem grego resultava do contato direto da criana com o pedagogo, do jovem com o ancio, do menino com o adulto. Todos os mestres se uniam para dar criana exemplo de dignidade de gestos e de maneiras, de polidez e elegncia na conduta, de respeito pelas leis da cidade e pelos mais velhos. Eles ofereciam-se como modelo vivos dos quais as crianas se deviam aproximar atravs da imitao consciente e inconsciente, favorecida pela convivncia constante. A ginstica visava o domnio de si e a sujeio geral das paixes razo. O objetivo era desenvolver qualidades como a pacincia, a tolerncia, a fora, a coragem, a lealdade, a devoo e a considerao dos direitos dos outros. "Eles (os mestres de msica) familiarizam as almas dos meninos com o ritmo e a harmonia, de modo a poderem crescer em gentileza, em graa e em harmonia, e a tornarem-se teis em palavras e aes; porque a vida inteira do homem precisa de graa e de harmonia." (Plato, cit. in Monroe, 1979: 49).

SNTESE PESSOAL DO CONTEDO


Ao compreender a Filosofia como produto social e cultural, rea do conhecimento que abrange as mais estruturais questes sobre o Homem, os fundamentos de sua ao, a Moral e a tica, as bases da vida poltica e as perspectivas e contradies do Conhecimento, superando o senso comum e o conhecimento estreito, no h como desvincular a Filosofia da rea da Educao. Toda Filosofia encerra-se numa Paidia, no resgate deste clssico conceito grego de formao plena do Homem para a vida na polis, extraindo de sua natureza tica os imperativos e diretrizes racionais de sua convivncia entre iguais. As matrizes da Filosofia na Grcia e as formas de sua revitalizao histrica na era Moderna guardam similaridades culturais e polticas.

Potrebbero piacerti anche