Sei sulla pagina 1di 29

A CONTABILIDADE .

EMAAO
l'IttI

Aps estudar este captulo, voc dever estar apto a: 1. Explicar o significado da contabilidade. 2. Identificar os usurios e asfinalidades da contabilidade. 3. Entender por que a tica um conceitofundamental em negcios. 4. Explicar o significado dos princpios contbeis geralmente aceitos e o princpio do custo como base de valor. 5. Explicar o significado do postulado da ul1dade monetria e do postulado da entidade contbil. 6. Estabelecer a equao bsica do patrimnio e explicar o que significam ativo, passivo e patrimnio lquido. 7. Analisar o efeito das transaes empresariais na equao bsica do patrimnio. 8. Elaborar uma demomtrao de resultado do exerccio, uma demonstrao de lucros acumulados, um balano patrimonial e uma demonstrao dejluxo de caixa.

c",O tlU,uativo ;ob,e a Kellogg ComI"uy de<"ca a nece"idade de " "pmta',

de

modo preciso e fidedigno, a informao financeira. Segue-se que, independentemente dos objetivos ou da ocupao de uma pessoa, a necessidade da informao financeira inevitvel. No se pode ganhar a vida, gastar dinheiro, comprar a crdito, fazer investimento ou pagar impostos sem receber, utilizar ou disseminar informao financeira. A tomada de uma deciso acertada depende da boa informao. O objetivo deste captulo mostrar que a contabilidade o sistema utilizado para proporcionar informao financeira til. O contedo e a organizao do captulo so os seguintes:

Quem utiliza informaes contbeis Breve histria da contabilidade Escriturao e contabilidade A contabilidade e voc

tica - um conceito fundamental em negcios Principios contbeis geralmente aceitos Postulados A equao bsica do patrimnio

Demonstrao de resultado do exerccio Demonstrao dos lucros acumulados Balano patrimonial Demonstrao do fluxo de caixa

............................................................................ ,

QUE

CONTABILIDADE?

Como sistema de informao financeira, a contabilidade um processo composto de trs atividades: identificao, registro e comunic~o dos eventos econmicos de uma organizao (empresarial ou no) aos usurios da informao. VanlOS examinar em mais detalhes essas trs atividades: a identificao - compreende a seleo dos eventos que so considerados evidncia de atividade econmica relevante para uma determinada organizao. A venda de bens pela Kellogg Company, a prestao de servios pela American Telephone & Telegraph, o pagamento de salrios pela Ford Motor Company e a arrecadao com ingressos e direito de transmisso e o pagamento de despesas pelas equipes da principal liga de beisebol dos EUA so exemplos de eventos econonl1COS. 2. Uma vez identificados e quantificados em moeda corrente, os eventos econmicos so registrados, para fornecer um histrico permanente das atividades financeiras da organizao. O registro consiste na manuteno de um dirio cronolgico dos eventos mensurados de modo sistemtico e ordenado. No registro, os eventos econmicos tambm so classificados e sintetizados.

1. A primeira parte do processo -

A Contabilidade em Ao

3. Essa atividade de identificao e registro tem pouca utilidade, a menos que a informao seja comunicada aos usurios. A informao transmitida por intermdio da preparao e da distribuio dos relatrios contbeis, os mais comuns so chamados de demonstraes financeiras. Para que a informao financeira transmitida seja significativa, os contadores descrevem e divulgam os dados registrados de modo padronizado. A informao resultante de atividades similares acumulada e totalizada. Diz-se que tais dados so divulgados de modo agregado. Todas as vendas da Kellogg Company, por exemplo, so acumuladas durante um determinado perodo e divulgadas em valor total nas demonstraes financeiras da empresa. Ao apresentar os dados escriturados pelo acumulado, o processo contbil simplifica um grande nmero de transaes e reproduz uma srie de atividades de modo inteligvel e significativo. Um elemento vital da comunicao dos eventos econmicos a capacidade e responsabilidade de o contador analisar e interpretar a informao divulgada. A anlise compreende o uso de ndices, percentuais, grficos e fluxogramas, para destacar as relaes e tendncias financeiras significativas. A interpretao compreende a explicao das finalidades, do significado e das limitaes dos dados divulgados. O Apndice A deste livro ilustra as demonstraes financeiras, as notas explicativas e os grficos da Kellogg Company; o Apndice B ilustra as demonstraes financeiras da General Mills. Referimo-nos a essas demonstraes em diversas partes deste livro. Por ora, provavelmente elas parecero dificeis e confusas a voc. Ao final do curso, porm, voc ficar surpreso em perceber o quanto capaz de entend-las. O processo contbil pode ser ilustrado sucintamente da seguinte maneira: 1-1 Processo contbil
FIG.

Comunicao

Identificao

Registro

----+-Selecionar os eventos econmicos (transaes) Registrar, classificar e sintetizar

Elaborar relatrios contbeis

Analisar e interpretar

para os usurios

A contabilidade deve levar em considerao as necessidades dos usurios da informao contbil. Conseqentemente, voc precisa saber quem so eles e quais so as suas necessidades de infornlao.

Quem Utiliza Informaes Contbeis


Por transmitir a informao financeira sobre uma empresa, a contabilidade freqentemente chamada de "linguagem dos negcios". A informao de que um determinado usurio

Captulo Um

da inform.ao contbil necessita depende do tipo de decises que ele tem que tomar. As diferenas nas decises dividem os usurios da informao contbil em dois grandes grupos: usurios internos e usurios externos.

Usurios Internos
Os usurios internos da informao contbil so gerentes que planejam, organizam e mantm o negcio em funcionamento, entre os quais os gerentes de marketing, os supervisores de produo, os diretores financeiros e os executivos da empresa. Para administrar um negcio, os gerentes precisam responder a muitas perguntas importantes, como mostra a Fig. 1-2.
FIG.

1-2

Perguntas elaboradas pelos usurios internos

Usurios Internos

o dinheiro

em caixa suficiente

para pagar as contas?

Qual o custo de fabricao

de cada unidade de produto?

Estamos em condies de conceder aumento

de salrios este ano?

Qual a linha de produtos

mais lucrativa?

Para responder a essas e a outras questes, voc precisa de informao detalhada e oportuna. Aos usurios internos a contabilidade oferece relatrios, tais como comparaes financeiras de alternativas operacionais, projees das receitas de novas campanhas de vendas e previses das necessidades de caixa para o ano seguinte. Alm disso, a informao financeira sintetizada apresentada em forma de demonstraes financeiras.

Usurios Externos
DICA
A Secretaria da Receita Federal
exige que as enlpresas registros que passao1 lnantenhanl ser auditados.

A Lei das sociedades por aes tambm exige que as empresas


de capital registros. aberto 111antenhanl

H diversas categorias de usurios externos da informao contbil. Os investidores (proprietrios) usam-na para decidir se compram, mantm ou vendem aes. Os credores, tais como fornecedores e banqueiros, usam a informao contbil para avaliar os riscos de conceder crdito ou de em.prestar dinheiro. Algumas questes que podem ser formuladas pelos investidores e credores sobre uma companhia esto ilustradas na Fig. 1-3. As necessidades de informaes necessrias e os questionamentos de outros usurios externos variam bastante. As autoridades fiscais, como a Secretaria da Receita Federal,

A Contabilidade em Ao

FIG.

13

Perguntas elaboradas pelos USHriosexternos

Questes Elaboradas pelos Usurios Externos


Pneus XYZ

A empresa est faturando satisfatoriamente?

Qual a situao da empresa, em termos de tamanho e lucratividade quando comparada com seus concorrentes?

A empresa

ter condies

de saldar suas dvidas

no prazo?

desejam saber se a empresa cumpre as leis tributrias. As agncias reguladoras, tais como a Comisso de Valores Mobilirios e a Federao de Comrcio, querem saber se a empresa est funcionando dentro das normas estabelecidas. Os clientes tm interesse enl saber se a empresa continuar a honrar as garantias do produto e se, por outro lado, manter suas linhas de produto. Os sindicatos querem saber se os proprietrios tm capacidade para aumentar os salrios e benefcios. Os analistas econmicos usam a informao contbil para analisar e fazer previses sobre a atividade econmica.

CONTA,BILIDADEEM
Viso Internacional

AO

Ao discursar recentemente em uma reunio de investidores internacionais, o engenheirochefe da Irkutsk Energo, empresa de servios pblicos de Moscou, transmitiu platia todo tipo de informao financeira sobre a empresa. Motivo: os russos esto aprendendo que a abertura empresarial atrai o to necessrio investimento externo. Os investidores estrangeiros, contudo, tm relutado em investir, pois as empresas russas foram reticentes (e s vezes enganosas) quanto aos seus problemas financeiros. Agora, porm, as coisas vo provavelmente mudar, porque empresas COlTlO a Irkutsk Energo tm desfrutado de oscilaes do preo das aes aps fornecerem informaes contbeis imparciais. Em suma, a boa inforl1no contbil pode ajudar a Rssia a resolver alguns dos seus problemas econmicos. Fonte:The Wllll Street joumll/,june 9, 1995, p. A-6.

Breve Histria da Contabilidade


A origem da contabilidade costuma ser atribuda obra de Luca Pacioli, famoso matemtico da Renascena italiana. Pacioli foi amigo ntimo e tutor de Leonardo da Vinci e contemporneo de Cristvo Colombo. No seu texto Sumlna de Arit/lInetica, CeOl'lletria,

Captulo Um

Proportiol1e et Proportiol1alite, Pacioli descreveu um sistema que garantia o registro eficiente e preciso da informao financeira. Com o advento da Revoluo Industrial no sculo XIX e, posteriormente, com o surgimento das grandes sociedades de capital, ocorreu a separao entre proprietrios e gerentes. Em conseqncia, para assegurar que os gerentes agissem de acordo com as pretenses dos proprietrios, a necessidade de relatar o estado da empresa assumiu importncia cada vez maior. Alm disso, as transaes comerciais foram ficando mais complexas, fazendo com que se tornassem necessrias formas aperfeioadas de relatar a informao financeira. A economia atual evoluiu para uma era ps-industriala era da informao - em que os "produtos" so servios de informao. O computador, como processador de informao, foi o direcionador dessa era.

Distino entre Escriturao Contbil e Contabilidade


Muitas pessoas consideram, equivocadamente, escriturao e contabilidade a mesma coisa. Essa confuso compreensvel, pois o processo contbil abrange a funo de escriturao. A contabilidade, contudo, muito mais que isso. A escriturao, em geral, compreende somente o registro dos eventos econmicos e, portanto, apenas uma parte do processo contbil. Em resumo, a contabilidade compreende todo o processo de identificao, registro e comunicao. A funo de escriturao contbil costuma ser efetuada por pessoas com capacidade limitada em contabilidade. Em conseqncia, no surpreende que o uso cada vez mais difundido de computadores pelas empresas tenha resultado na realizao, pelas mquinas, de grande parte do trabalho detalhado que integra o processo de escriturao contbil.

Com o fenomenal desenvolvimento dos computadores, cada vez mais o armazenamento 7o~ de registros est sendo feito por meio eletrnico. As empresas, tanto pequenas quanto ~ grandes, esto descobrindo que o uso do computador tornou mais eficiente todo o processo de registro. Contudo, para compreender as operaes efetuadas por um computador, importante conhecer os procedimentos empregados no sistelna manual.

A Contabilidade e Voc
Uma indagao freqentemente formulada pelos estudantes de contabilidade "De que me servir o estudo da contabilidade?". Estudar contabilidade deve ajud-lo muito, pois o conhecimento prtico da contabilidade necessrio em praticamente todos os carnpos de atividade. Seguem-se exemplos do emprego da contabilidade enl outras profisses: Administrao hospital, de uma todos os gerentes de tomar decises geral: imagine o funcionamento da General Motors, de um grande escola, de uma franquia do McDonald's, de uma loja de bicicletas; gerais precisam entender e ter acesso s informaes contbeis, a fim sbias. que desenvolve esvenda, porm, nada precisa ser sensvel e entender.

Propaganda/Marketing: um especialista em marketing algum tratgias para ajudar a equipe de vendas a ter bom xito. Fechar uma significa se no for para obteno de lucro. O pessoal de marketing aos custos e benet1cios, os quais a contabilidade ajuda a quantificar

A Contabilidade em Ao

pessoal de nnrketing tambm est envolvido com a propaganda. O que uma atividade to deslumbrante como a propaganda tem a ver com a contabilidade? Se voc contratar um cOl11.ercial no rdio, querer saber o custo por mil ouvintes e lidar com ndices e oramentos todos os dias. Alm disso, as agncias de propaganda esto sempre sob presso para reduzir custos, pois seus clientes podem ser muito instveis - especialmente se a campanha publicitria no der resultados. Finanas: voc deseja ser um banqueiro, um analista de investimentos ou um acionista? Essas atividades dependem fundamentalmente da contabilidade. Suponhamos que voc decida ingressar no setor bancrio. Voc poder ser um agente de emprstimos, um aerente financeiro, um agente de contratos, um operador de cmbio ou supervisor de b um ponto de varejo. Seja qual for a situao, voc ir regularmente examinar e analisar demonstraes financeiras. De fato, sem estudar contabilidade fica dificil obter um bom emprego na rea financeira. Setor imobilirio: a carreira que predomina no setor imobilirio talvez seja a de corretor, a pessoa que vende imveis comerciais e residenciais. Como quase sempre h a interveno de uma terceira parte - o banco - no financiamento de uma transao imobiliria, os corretores precisam entender os nmeros envolvidos: o comprador da casa tem condies de garantir o pagamento ao banco com o salrio que recebe? O fluxo de caixa da propriedade industrial justifica o preo de compra nesse mercado? Quais so os benefcios fiscais produzidos pela compra? A contabilidade til mesmo em ocupaes que se poderiam julgar totalmente incompatveis a ela. Se voc, por exemplo, se tornar um mdico, advogado, assistente social, professor, engenheiro, arquiteto ou empresrio, o conhecimento de contabilidade no seu ramo de trabalho ser de grande valia.

rrlf}]

Precisa-se

de Ajuda: Contadores

Forenses

O trabalho de Tom Taylor no FEl mudou. Ele costUlTl.avaortar unia Magnum 0,357; agora, p empunha um lpis n. 2. Taylor, 37 anos, agente do FEl h dois anos, contador forense, algum que fareja os livros da empresa para desentocar crimes de colarinho-branco. A demanda por esse servio deu um salto nos ltimos anos. Recentemente, um recrutador da Robert HalfInternational, de San Diego, empresa de headhunting, teve mais de mil solicitaes para esses bisbilhoteiros. Qualificao: Contador legalmente registrado, com experincia no FBl, na IRS (InternaI Revenue Service) ou experincia similar em rgos governamentais. Curiosamente, apesar da sua imagem de duro, o FEl h muito tem contratado como agentes principalmente contadores e advogados.

ANTES DE PROSSEGUIR ...


Reveja
1. O que contabilidade) 2. Quem fz uso da informao contbil? 3. Qual a diferena entre escriturao contbil e contabilidade? 4. Como voc pode empregar o seu conhecimento contbil?

Captulo Um

.....

_._

,..

!O, .

,.

_ ......

_...............

_ .....

__ ...

S FUNDAMENTOS D CONTABILIDADE' .'.


Toda profisso desenvolve uma estrutura terica formada por princpios, postulados e padres. A contabilidade no exceo. Assim como um mdico segue padres para o tratamento das doenas dos pacientes, o contador segue determinados padres para relatar a informao financeira. Contudo, para que esses padres funcionem, um conceito fundamental deve ser seguido - o comportamento tico.

Etica -

Um Conceito Fundamental em Negcios

Onde quer que voc faa carreira - em contabilidade, marketing, administrao, finanas, governo etc. -, o seu comportamento e as suas aes afetaro outras pessoas e outras organizaes. Os padres de conduta pelos quais os atos de uma pessoa so julgados certos ou errados, honestos ou desonestos,justos ou injustos constituem a tica. Imagine-se tentando levar adiante um negcio, realizando uma auditoria ou investindo dinheiro, sem ter certeza de que as pessoas com quem voc tem que lidar so honestas. Se os gerentes, os clientes, os investidores, os colaboradores e os credores sistematicamente mentissem, a comunicao eficaz e a atividade econmica seriam impossveis. A informao no teria credibilidade. Felizmente, a maioria das pessoas nos negcios tica. Seus atos so legais e responsveis e elas levam em conta os interesses da organizao nas suas decises. Em determinadas situaes, contudo, os funcionrios pblicos, os executivos e lderes respeitveis agem sem tica. Nos EUA, um ex-chefe do comit de finanas da Cmara dos Deputados, por exemplo, foi acusado de possvel comportamento ilegal; a Sears foi acusada de sobretaxar os clientes pelo conserto de carros; os executivos seniores da Archer Daniels Midland Co. foram recentemente condenados priso, por causa de uma histrica conspirao de formao de preos. Como observou um lder do mundo dos negcios: "Estamos todos perplexos com os acontecimentos que fizeram com que a leitura do Wall Street Journal se parecesse com a da Police Gazette." Muitas empresas estabeleceram suas misses. Algumas dessas misses abrangem a discusso dos valores ticos da companhia. Na declarao da filosofia da empresa, a Kellogg Company, por exemplo, tem o seguinte dispositivo C 0111. relao integridade e tica:

FIG.

1-4

Declarao de tica

KELLOGG COMPANY

Declarao

da .filosofia da Empresa

Integridade e tica A integridade a pedra angular da nossa prtica de negcios. Conduziremos nossas operaes em conformidade com os padres ticos mais elevados. Para o cumprimento desse compromisso, n6s: Seguiremos prticas de negcios justas e honestas. Mostraremos respeito mtuo para com nossos consumidores, clientes, fornecedores, acionistas com as comunidades em que operamos. Faremos a comunicao de modo honesto, real e preciso.

Para sensibilizar voc para situaes ticas e dar-lhe prtica na soluo de problemas ticos, inclumos, neste livro, trs tipos de material: (1) notas margem, que fornecem dicas para o desenvolvimento da sensibilidade tica; (2) sees de tica em contabilidade nas quais se destacam situaes e questes ticas, e (3) no final do captulo, um caso sobre tica simulando uma situao empresarial. No processo de anlise desses casos sobre tica, voc deve seguir os passos delineados na Fig.l-S.

A Contabilidade em Ao

FIG.

1-5

Passos para anlise dos casos de tica Solucionando um Problema tico


1. Reconhecer uma situao e as questes ticas que ela implica. Empregue a sua tica pessoal para identificar situaes e questes ticas. Algumas empresas e organizaes profissionais fornecem cdigos de conduta tica para algumas situaes de negcio. 2. Identificar e analisar os principais elementos da situao. Identifique os stakeholders - pessoas ou grupos que possam ser beneficiados ou prejudicados. Faa a seguinte pergunta; quais so as responsabilidades e obrigaes das partes envolvidas? 3. Identificar as alternativas e ponderar o impacto de cada uma delas sobre os diversos stakeholders. Escolha a alternativa mais tica, pesando todas as conseqncias. Algljmas vezes haver uma resposta certa. Outras situaes comportam mais de uma soluo correta; essas exigem a avaliao de cada alternativa e a escolha da melhor.

Princpios Contbeis Geralmente Aceitos


A profisso de contador tentou desenvolver um conjunto de padres que so geralmente aceitos e praticados em toda parte. O resultado desses esforos constitui um conjunto de normas denominadas princpios contbeis geralmente aceitos (PCGA)*. Essas normas determinam como divulgar os eventos econmicos. No Brasil, duas instituies so as principais responsveis pelos princpios contbeis geralmente aceitos. A primeira o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON), entidade privada que estabelece amplos padres de divulgao de aplicao genrica, bem como normas contbeis especficas. A segunda, a Comisso de Valores Mobilirios (CVM), uma agncia governamental que exige que as companhias enviem as demonstraes financeiras para arquivamento elaboradas de acordo com os princpios contbeis geralmente aceitos. Nas situaes em que no existem princpios, a CVM freqentemente determina o emprego de certas normas. Em geral, IBRACON e CVM trabalham juntos para assegurar o desenvolvimento oportuno e til de princpios contbeis. Um princpio importante o princpio do custo como base de valor, que estabelece que os ativos devem ser registrados pelo seu respectivo custo. Custo o valor dado em troca no momento da aquisio de algo. Se voc comprar hoje uma casa, o custo o montante pago por ela - digamos, $100.000. Se daqui a dois anos a casa for vendida por $] 20.000, o valor de venda o valor de mercado - o valor estabelecido pelo mercado para casas nessa poca. No momento da aquisio, o custo e o preo de mercado so os mesmos. Nos perodos subseqentes, o custo e o preo de mercado podem variar, mas o valor do custo continua a ser utilizado. Por exemplo, em determinado momento a americana Greyhound Corporation tinha ] 28 terminais de nibus em todo o pas, com custo aproximado de $200 milhes. O valor atual de mercado dos terminais cerca de $1 bilho. De acordo com o princpio do custo como base de valor, os terminais de nibus so registrados e divulgados por $200 milhes e no por $1 bilho. At que os terminais sejam efetivamente vendidos, as estimativas de valores de mercado so consideradas muito subjetivas. Como o exemplo da Greyhound mostra, o custo tem uma importante vantagem sobre Outras avaliaes: ele confivel. O custo definido e passvel de verificao. Os valores dados em troca no momento em que se adquire algo podem, em geral, ser medidos

NOTA INTERNACIONAL OS processos de padres Mxico siInilares de estabelecimento do Canad. na Inaiaria do

e dos EUA so bem dos aspectos.

Os trs pases tm deliberaes relativanlente regras e apianl acompanhamento internacionais. princpios na Anlrica inlplicaes North Agreement contbeis do Norte abertas sobre novas as iniciativas dos padres de

O ell1prego
telil

de

senle1hantes do

para o sucesso Free Trade (NAFTA

American

-Acordo de Livre

* No

Brasil, (N.E.)

,,,is normas

so denominadas

princpios

fi.lI1damentais

de contabilidade

pelo Conselho

Federal

de Contabiidade.

Norte-Amencano Comrcio).

10

Captulo Um

TERMINOLOGIA ALTERNATIVA O princpio do custo como base de valor freqentemente chamado de princpio do ClIsto
Illstrco.

objetivamente. Para confiar na informao fornecida, os usurios precisam saber que ela se baseia em fatos. Os crticos, entretanto, argumentam que o custo muitas vezes no relevante e os valores de mercado proporcionam informao mais til. Apesar dessas deficincias, o custo continua a ser usado nas demonstraes financeiras por causa da sua confiabilidade. .

Postulados
No desenvolVImento dos princpios contbeis geralmente aceitos, estabelecem-se determinados postulados que proporcionam urn fundamento para o processo contbil. Os dois principais postulados so o da unidade monetria* e o da entidade econmica.

Postulado da Unidade Monetria


O postulado da unidade monetria requer que somente os dados das transaes que puderem ser expressos em termos monetrios sejam includos nos registros contbeis da entidade econmica. Como o dinheiro o meio de troca comumente utilizado, ele permite contabilidade quantificar (mensurar) o evento econmico. O postulado da unidade monetria vital para a aplicao do princpio do custo como base de valor anteriormente apresentado. Ele impede que informaes importantes como a sade do proprietrio, a qualidade do servio e o moral dos empregados sejam. includos nos registros contbeis, pois tais informaes no podem ser quantificadas monetariamente. Uma importante deduo do postulado da unidade monetria a hiptese adicional de que a unidade de medida permanece suficientemente constante no tempo. A hiptese de uma unidade monetria estvel, entretanto, foi posta prova por causa do declnio significativo do poder de compra da moeda. O que custava $1,00 em 1960, por exemplo, passou a custar mais de $4,00 em 1999. Em tais situaes, somar, subtrair ou comparar os preos de 1960 com os de 1999 altamente questionvel. A categoria profissional reconheceu o problema e incentiva as com.panhias a evidenciar os efeitos de variaes nos preos.

Postulado da Entidade Econmica


Entidade econmica pode ser qualquer organizao ou unidade da sociedade. Pode ser uma empresa (como a General Electric Company), uma unidade do governo (como o Estado de So Paulo), um municpio (como Osasco), uma escola municipal ou uma igreja batista. O postulado da entidade econmica estabelece que os eventos econmicos devem estar relacionados com uma determinada entidade prestadora de contas (accotmtability). Este postulado requer que as atividades da entidade sejam mantidas separadas e distintas (1) das atividades do seu dono e (2) das demais entidades econmicas. Por exemplo, se Sally Rider, dona da Sally's Boutique, acrescenta seus gastos pessoais aos gastos da Boutique, o postulado da entidade econmica violado. Do mesmo modo, o postulado pressupe que, para fins contbeis, as atividades da Kellogg, da General Mills e da Quaker Oats podem ser segregadas em entidades econmicas independentes. Embora o postulado da entidade econmica possa ser aplicado a qualquer entidade, vamos explic-lo, em termos gerais, em relao a uma empresa que pode ser organizada como firm.a individual, sociedade de pessoas ou sociedade de capital.

* No

Brasi!, segundo os principlOs fundamentais de contabIlidade estabelecidos pelo CFC, h apenas dois postulados: Entidade e Continuidade. Ambos sero abordados detalludal1lentc no Capo 7. (N.R.T)

A Contabilidade em Ao

11

A violao do postulado da entidade eco~mica. contribuiu para a renncia do diretor executivo da W R. Grace and Company. ()s InvestIdoresficaram fur;osos qU,a~dosouberam :::.L que os recursos da empresa foram utIlIzados no custeIO de asslstenCla medIca partIcular, de um apartam.ento em Manhattan e de um cozinheiro particular para o diretor. O filho do diretor executivo tambm. empregou os recursos na manuteno da sua parte na sociedade de um hotel.

I1/K

illl/-

firma Individual. Uma empresa que propriedade de um s dono geralmente uma firma individual. O proprietrio freqentemente o administrador/operador do negcio. Negcios que envolvam pequenos servios (barbearias, escritrios de advocacia, empresas de encanamento e oficinas de conserto de carros), fazendas e pequenas lojas de varejo (antiqurios, lojas de roupas e livrarias) costumam ser firmas individuais. Normalmente, necessita-se de uma quantia limitada de dinheiro (capital) para iniciar um negcio como firm.a individual e o dono aufere todo o lucro, arca com todos os prejuzos e pessoalmente responsvel por todas as dvidas do negcio. Embora no haja distino legal entre o negcio como entidade econmica e o proprietrio, os registros das atividades empresariais so mantidos separados dos registros das atividades particulares do proprietrio. Embora representem sozinhas o maior nmero de negcios nos Estados Unidos, as firmas individuais geralmente so as menores em tamanho e em volume de negcios. Sociedade de Pessoas. Um negcio pertencente a duas ou mais pessoas associadas uma sociedade de pessoas. Na maioria dos aspectos, a sociedade de pessoas semelhante firma individual, exceto pelo fato de envolver mais de um dono. Quando se forma uma sociedade de pessoas, um acordo (escrito ou verbal) deve estabelecer clusulas tais como investimento inicial de cada scio, seus deveres, a diviso do lucro lquido (ou prejuzo lquido) e o pagamento em caso de morte ou de sada de um scio. Em geral, cada scio responde ilimitadamente pelas dvidas da sociedade. Como no caso da firma individual, os assuntos da sociedade de pessoas, para fins contbeis, precisam ser mantidos separados das atividades particulares dos scios. As sociedades de pessoas so freqentemente formadas para organizar atividades de varejo e de servios, inclusive atividades profissionais autnomas (advogados, mdicos, arquitetos e contadores). Sociedade de Capital. Conforme a lei das sociedades por aes um negcio organizado como entidade que tem a propriedade dividida em cotas de aes transferveis denomina-se sociedade de capital. Os donos das aes (acionistas) tm responsabilidade limitada; eles no so pessoalmente responsveis pelas dvidas da corporao. Os acionistas podem transferir a totalidade ou parte das aes a outros investidores, a qualquer hora (isto , vender as suas aes no mercado de capitais). A facilidade de mudana de titularidade aumenta a atrao pelo investimento em uma sociedade de capital. Como a propriedade pode ser transferida sem a dissoluo da sociedade, esta tem durao ilimitada. Embora, nos Estados Unidos, a soma do nmero de empresas individuais e de sociedades de pessoas seja mais que o qudruplo do nmero de sociedades de capital, a receita produzida pelas sociedades de capital nove vezes maior. A maioria das principais empresas dos Estados Unidos - por exemplo, Exxon, General Motors, Sears Roebuck, Citicorp e Kellogg Company - de sociedade de capital.

DICA Cerca de 70% das companhias dos EUA so individuais; no entanto, elas respondem por apenas 6,5% da receita bruta. As sociedades de capital, por outro lado,
representanl aproxil11adanlente 199{, de todas as cOlnpanhias,
ll1as

respondem por 90% das receitas.

Equao Bsica do Patrimnio


Os grupos nos quais se classificam os eventos econmicos constituem outro fundamento da contabilidade. Os dois componentes bsicos de uma empresa so o que ela possui e o que

12

Captulo Um

ela deve. Os ativos so os recursos que uma entidade possui. A General Mills, por exemplo, concorrente da Kel1ogg, tem ativos totais de aproximadamente $3,9 bilhes de dlares. O passivo e o patrimnio lquido so as obrigaes ou exigncias sobre esses recursos. Assim, uma companhia como a General Mills, que possui $3,9 bilhes de dlares em ativos, possui igualmente $3,9 bilhes de dlares de obrigaes sobre esses ativos. As obrigaes com os credores denollnam-se passivo. As obrigaes com os proprietrios so chamadas de patrimnio lquido. A General Mills, por exemplo, tem passivo de $3,7 bilhes de dlares e patrimnio lquido de $0,2 bilho. Essa equao pode ser expressa da seguinte maneira:

FIG. 1-6 Equao bsica do patrimnio

Essa equao denollna-se equao bsica do patrimnio. O ativo tem que ser igual soma do passivo com o patrimnio lquido. Como as obrigaes com os credores so pagas antes das obrigaes com os acionistas em caso de liquidao do negcio, o passivo, na equao bsica do patrimnio, apresenta-se antes do patrimnio lquido. A equao do patrimnio aplica-se a todas as entidades econmicas, independentemente de tamanho, natureza do negcio ou forma de organizao. Desse modo, ela se aplica a uma pequena firma individual, como a mercearia da esquina, ou a uma corporao gigante, como a Kellogg ou a General Mills. A equao proporciona a estrutura para registro e sntese dos eventos econmicos de uma empresa. Examinemos em mais detalhes os componentes da equao bsica do patrimnio.

Ativo
Conforme explicamos anteriormente, denomina-se ativo os recursos pertencentes a uma entidade. So, portanto, os bens de valor empregados na realizao de atividades tais como produo, consumo e troca. A caracterstica comum a todos os ativos a capacidade de gerar beneficios futuros ou lucros para as entidades que os utilizam. Em uma empresa, esse potencial de gerar beneficios ou futura vantagem econmica resulta na entrada de dinheiro (recebimentos) na empresa. A Campus Pizza, por exemplo, possui um caminho para entregas que gera beneficios econmicos, pois utilizado na entrega de pizzas. Outros ativos da Campus Pizza so mesas, cadeiras, aparelho de som, caixa registradora, forno, canecas e utenslios de prata e, naturalmente, dinheiro em caixa.

Passivo
Passivo so reivindicaes de direitos sobre os ativos. Em termos mais simples, o passivo so dvidas e obrigaes existentes. Por exemplo, empresas de todos os tamanhos e nveis de sucesso normalmente consideram necessrio levantar emprstimos e adquirir mercadorias a prazo. A Campus Pizza compra queijo, salsicha, farinha de trigo e bebidas, a prazo, dos seus fornecedores. Essas obrigaes denominam-se contas a pagar. Alm disso, a Campus Pizza emitiu uma nota promissria ao First National Bank em garantia do emprstimo tomado para a aquisio do seu caminho de entregas. A empresa tambm pode ter salrios a pagar aos empregados e impostos imobilirios e sobre as vendas a pagar ao governo. As pessoas e entidades s quais a Campus Pizza deve dinheiro so chamadas credores.

A Contabilidade em Ao

13

A maioria das obrigaes refere-se ao total de ativos da empresa e no especificamente aoS ativos fornecidos pelo credor. Na falta de pagamento, os credores podem forar legalmente liquidao da empresa. Nesse caso, a lei exige que as obrigaes com os credores sejam cumpridas antes das obrigaes com os acionistas.

Patrimnio Lquido
O direito de propriedade sobre o ativo total denomina-se patrimnio lquido e igual ao ativo total menos o total do passivo. Veja por qu: os ativos de uma empresa so supridos ou reivindicados pelos credores e pelos acionistas. Para determinar a parte que pertence aos acionistas, preciso deduzir as obrigaes com os credores - o passivo - dos ativos. O restante - o patrimnio lquido - o direito dos acionistas sobre os ativos da empresa, muitas vezes chamado de patrimnio residual. A parte referente ao patrimnio lquido do balano patrimonial de uma empresa composta de (1) capital integralizado (de contribuio dos scios) e (2) lucros acumulados (capital obtido pelas atividades da empresa). Capitai Integralizado. o termo empregado para representar o montante investido pelos acionistas. A principal fonte do capital integralizado o investimento, pelos acionistas, de dinheiro ou de outros ativos na sociedade, em troca de aes representativas do capital. As empresas podem emitir diversos tipos de aes, mas a ao que representa parte da propriedade a ao ordinria. lucros Acumulados. A parte do balano patrimonial formada por trs itens: receitas, despesas e dividendos.
Receitas. So o aumento

referente aos lucros acumulados

bruto do patrimnio lquido, decorrente das atividades da empresa voltadas obteno de lucro. Normalmente, as receitas decorrem da venda de mercadorias, da prestao de servios, do aluguel de propriedades e do emprstimo de dinheiro. As receitas geralmente resultam em aumento de um ativo. Podem ter diferentes origens e so identificadas por diversos nomes, dependendo da natureza da empresa. A Campus Pizza, por exemplo, apresenta duas espcies de receita de vendas - receita da venda de pizzas e receita da venda de bebidas. Outros ttulos e fontes de receitas comuns a diversas empresas, so: vendas, taxas, servios, comisses,juros, dividendos, royalties (pagamento pelo direito de explorao) e aluguel. do patrimnio lquido decorrentes das operaes da empresa. So gastos pelo consumo dos ativos ou pelos servios realizados no processo de obteno de receita. As despesas representam sadas efetivas de caixa (pagamentos) ou esperadas. Assim como as receitas, as despesas assumem diversas forinas e so identificadas por diversos nomes, dependendo do tipo de ativo consumido ou do servio realizado. A Calnpus Pizza, por exemplo, apresenta os seguintes tipos de despesas: custo de ingredientes (carne, farinha, queijo, extrato de tomate, cogumelos etc.); custo de bebidas; despesas de salrios; despesas de servios de utilidade pblica (eletricidade, gs e gua); despesas de telefone; despesas com veculos (gasolina, consertos, licenciamento etc.); despesas de materiais (guardanapos, detergentes, aventais etc.); despesas de aluguel; despesas de juros; e despesas com taxas e impostos. Quando as receitas excedem as despesas, apura-se o lucro lquido e, em caso contrrio, o prejuzo lquido.
Dividendos. Quando uma empresa bem-sucedida, ela apresenta lucro lquido. O lucro lquido corresponde ao aumento dos ativos lquidos, que, ento, tornam-se disponveis para serem distribudos aos acionistas. A distribuio de dinheiro ou outros ativos para os acionistas denomina-se dividendo. Os dividendos reduzem os lucros acumulados, mas no Despesas. So as redues

DICA O efeito das receitas positivo - aumento do patrimnio lquido, associado ao aumento de ativos ou reduo de passivos.

DICA O efeito das despesas negativo - reduo do patrimnio lquido, associada reduo de ativos ou aUtl1ento de passivos.

14

Captulo Um

so despesa da empresa. Ela primeiro determina as suas receitas e despesas e, em seguida, apura o lucro (ou prejuzo) lquido. Nesse momento, a empresa pode decidir distribuir dividendos. Em suma, as principais fontes (acrscimos) do patrimnio lquido so (1) investimentos feitos pelos acionistas e (2) receitas provenientes das atividades da empresa. Ao contrrio, as redues (decrscimos) do patrimnio lquido decorrem (1) das despesas e (2) dos dividendos. A Fig. 1-7 ilustra essasrelaes:

FIG.17 Acrscimos e redues no patrimnio lquido

ACRSCIMOS

DECRSCIMOS

ANTES DE PROSSEGUIR ..
1. 2. 3. 4. Por que a tica considerada um conceito fundamental em negcios? O que so princpios contbeis geralmente aceitos? D um exemplo de princpio contbil. Explique os postulados da unidade monetria e da entidade econmica. Qual a equao bsica do patrimnio? Substituindo as palavras da equao por valores em moeda corrente, qual a equao patrimonial da Kellogg em 31 de dezembro de 1998? (Resposta no final do captulo.) 5. O que ativo, passivo e patrilTlnio lquido?

Faa
Classifique os itens a seguir como emisso de aes (A), dividendos (D), receita (R) ou despesa (E) e indique se esses itens aumentam ou reduzem o patrimnio lquido: (1) Despesas de Aluguel, (2) Receita Operacional, (3) Dividendos e (4) Despesas de Salrios. Raciocnio: Tanto os investimentos como a receita operacional aumentam o patrimnio lquido; entretanto, a origem da receita operacional a venda de mercadorias, a prestao de servios, o aluguel de propriedades ou o emprstimo de dinheiro. Os investimentos so rec\.JfSOSplicados no a negcio pelos acionistas. De modo semelhante, as despesas e os dividendos reduzem o patrimnio lquido; a origem das despesas, contudo, o consumo de ativos ou servios. Os dividendos so a distribuio de dinheiro ou de outros ativos aos acionistas. Soluo: 1. 2. 3. 4. A Despesas de Aluguel classificadacomo despesa (E); ela l'eduz o patrimnio lquido. A Receita Operacional classificada como receita (R); ela aumenta o patrimnio lquido. Os Dividendos so classificados como dividendos (D); eles reduzem o patrimnio lquido. A Despesas de Salrios classificadacomo despesa (E); ela reduz o patrimnio lquido.

Exerccios rebcionados: ER l-I. ERI-2. ER 1-3. ERl-4, ER 1-5. ERJ -6 ER 1-7. ERl-9, EI-I, E 1-2, E 1-3, E 1-4. E 1-6 e EI-7

A Contabilidade em Ao

15

UTILizANDo" OS''FuNDAMENTos'"

As transaes (frequentemente referem-se a transaes empresariais) so eventos econmicos da empresa passveis de registro. As transaes podem ser classificadascomo externas ou internas. As transaes externas correspondem aos eventos econnllCOS entre a companhia e alguma empresa ou parte interessada. Por exemplo, para a Campus Pizza, a aquisio de unI equipamento de cozinha em um fornecedor, o pagamento mensal de aluguel ao proprietrio do imvel e a venda de pizzas aos clientes so transaes externas. As transaes internas so eventos econnllCOS que ocorrem inteiramente dentro da empresa. O uso de material de escritrio pela Campus Pizza ilustra essa espcie de transao. Uma empresa pode executar diversas atividades que, por si ss, no representam transaes empresariais. Contratar empregados, atender ao telefone, conversar com clientes e fazer pedido de mercadorias a um fornecedor so exemplos. Algumas dessas atividades, contudo, podem levar a uma transao empresarial: os empregados recebero salrios e a mercadoria ser entregue pelo fornecedor. Cada transao precisa ser analisada considerando seu respectivo efeito sobre 0$ componentes da equao bsica do patrimnio. Tal anlist' deve identificar os elementos afetados e o montante da variao de cada um deles. A Fig. 1-8 ilustra o processo de identificao das transaes. 18 Processo de identificao das transaes
FIG.

Eventos

Adquirir

um computador

Atender

ao telefone

Pagar o aluguel

I
Critrio
A posio financeira da empresa (ativos, passivo e patrimnio lquido) mudou?

I
I
No

I
Sim

I
Sim

I
Registrar

I
No registrar

I
Registrar

Registrarl No Registrar

[!iJ
~

Qj)
~

[!iJ
~
..l

A igualdade da equao bsica tem que ser preservada. Portanto, cada transao deve ter efeito duplo sobre a equao. Por exemplo, se um determinado ativo aumentar, deve, reciprocalnente, ocorrer: 1. a reduo de um outro ativo, ou 2. o aumento de unI determinado passivo, ou 3. o aumento do patrimnio lquido. Segue-se que, quando um ativo aumenta, dois ou nlais itens podem ser afetados. Por exemplo, qual1J-ioum ativo aumenta $10.000, outro ativo pode diminuir $6.000 e um passivo pode

16

Captulo Um

aumentar $4.000. Observe tambm que qualquer variao de um determinado direito de propriedade sujeita-se anlise semelhante.

passivo ou

Anlise das Transaes


Os exemplos a seguir so transaes de uma nova empresa de programao de computadores, no primeiro ms de operao.Voc deve estud-las at ter certeza de t-las entendido perfeitamente. Elas no so dificeis, mas so importantes para que voc se saia bem neste curso. A capacidade de analisar transaes baseando-se na equao bsica do patrimnio essencial para a compreenso da contabilidade.

Transao (1). Investimento dos Acionistas. Ray e Barbara Neal decidem abrir, em sociedade,
uma empresa de programao de computadores, sob a razo social Softbyte, Ine. Eles investiram $15.000 em dinheiro no negcio, e em troca receberam $15.000 em aes ordinrias. As aes ordinrias indicam o direito de propriedade que os Neal tm na Softbyte, Inc.* A transao implica igual aumento tanto do ativo quanto do patrimnio liquido. Nesse caso, ocorre aumento de $15.000 no ativo Caixa e aumento de $15.000 em Aes Ordinrias. O efeito dessa transao na equao bsica apresentado a seguir. direita de Aes Ordinrias encontra-se registrado o motivo pelo qual o patrimnio lquido variou, isto , investimento. Ativo Caxa
(1)

= =

Passivo

Patrimnio Aes Ordnras

Lquido

+ $15.000

+ $15.000

Investimentos

Observe que a igualdade da equao bsica foi preservada. Note tambm que a origem do aumento do patrimnio lquido encontra-se indicada, para deixar claro que o aumento um investimento e no receita proveniente das operaes. Qual a importncia disso? Como os investimentos dos acionistas no representam receitas, eles so excludos da apurao do lucro lquido. Os aumentos de capital (isto , investimentos feitos pelos acionistas aps a constituio da sociedade) tm o mesmo efeito sobre o patrimnio lquido que o investimento inicial.

Transao (2). Compra de Equipamentos

Vista. A Softbyte adquire computadores,

vista, por $7.000.A transao resulta em aumento e reduo iguais no total do ativo, embora a composio deste seja alterada: o Caixa diminui $7.000 e a conta Equipamentos, do ativo, aumenta $7.000. Tanto o efeito isolado dessa transao quanto o acumulado das duas primeiras transaes so: Ativo

=
-

Passivo

Patrimnio Lquido Aes Ordinras $15.000

Caxa Saldo Anteror


(2)

Equipamentos +$7.000

$15.000 -7.000

Saldo Atual

$ 8.000

+ v
$15.000

$7.009

$15.000

* As

aes

ordinrias

representanl

direito

de propriedade

Cln Ull1J sociedade de duas pessoas nota do editor

de capital. sobre a conta

Pela legislao Aes

brasileira, (N.E.)

e contr3-

riaIllente

ao que o autor

:lqui afirnla,

UllU sociedade

no pode

ser registrada

conlO sociedade Ordinrias.

de capital. A

esse respeito.

vejo no Capo 2, na seo PatrimllJo

Lquido,

A Contabilidade

em Ao

17

Observe que o total do ativo ainda de $15.000 e que o patrimnio sendo de $15.000, valor do investimento original.

lquido continua

Transao (3). Compra de Material de Escritrio a Prazo. A Softbyte, Ine. adquire da Acme Supply Company, por $1.600, papel para impresso em computador e outros materiais, em quantidade suficiente para vrios meses. A Acme aceita que a Softbyte pague a fatura no ms seguinte, outubro. Essa transao denomina-se compra a prazo ou a crdito. H um aumento do ativo, por causa dos beneficios futuros que, espera-se, adviro do uso do papel e do material de escritrio. O passivo aumenta no mesmo montante devido pela Acme Company.A conta Suprimentos, no ativo, aumenta $1.600, e o Contas a Pagar, no passivo, aumenta no mesmo valor. O efeito na equao :

Ativo

=
+ Equipamentos $7.000

PassivO'

Patrimnio Lquido Aes Ordinrias $15.000

Caixa Saldo Anterior (3) Saldo Atual $8.000 $8.000

+ Suprimentos +$1.600 + $1.600


v

Contas a Pagar +$1.600

--+
v

$7.000

$1.600

$15.000

$16.600

$16.600

O total do ativo, agora, de $16.600, em decorrncia credor e dos $15.000 de obrigaes com os acionistas.

dos $1.600 de obrigaes

com o

A Softbyte, Ine. recebe de clientes, em dinheiro, $1.200 por servios de programao. Essa transao representa a principal atividade geradora de receita da Softbyte. Lembre-se de que a receita aumenta o patrimnio lquido. Assim, tanto o ativo como o patrimnio lquido aumentam. Neste caso, tanto o Caixa quanto Lucros Acumulados aumentaram $1.200. Os novos saldos na equao so:

Transao (4). Recebimento,

Vista, por Servios Prestados.

Ativo Suprimentos $1.600 + Equipamentos $7.000

= =

Passivo Contas a Pagar $1.600

+ +

Patrimnio Aes Ordinrias $15.000 +

Lquido Lucros Acumulados

Caixa Saldo Anterior (4) Saldo Atual $8.000 +1.200 $9.200

+1.200 + $1.600
v

Receita de Servios

$7.000

$1.600

$15.000
v

$1.200
J

$17.800

$17.800

Os dois lados da equao tm saldo de $17.800. Observe que o patrimnio lquido aumentado quando as receitas so realizadas. A origem do aumento do patrimnio lquido indicada como receita de servios. E esta includa na apurao do lucro lquido da Softbyte, Inc.

Transao (5). Compra, a Prazo, de Servios de Propaganda.


uma fatura de $250 do Dai/y
NCl/ls,

A Softbyte, Inc. recebe relativa a servios de propaganda de inaugurao da

18

Captulo Um

empresa, mas posterga o pagamento da fatura at o ltimo dia. Essa transao resulta no aumento do passivo e na reduo do patrimnio lquido. Os elementos envolvidos so Contas a Pagar e Lucros Acumulados. O efeito na equao :

Os dois lados da equao ainda se igualam a $17.800. Observe que Lucros Acumulados diminui quando se incorre em despesas e que a causa da reduo identificada. As despesas no tm que ser pagas em dinheiro no momento em que ocorrem. Quando o pagamento for feito em data posterior, o Contas a Pagar no passivo diminuir, o mesmo acontecendo conta Caixa, no ativo [veja Transao (8)]. O gasto com propaganda considerado despesa, ao contrrio do ativo, pois os beneficios foram utilizados. Essa despesa entra na apurao do lucro lquido. Transao (6). Prestao de Servios, com Recebimento Vista e a Prazo. A Softbyte realiza servios de programao a clientes por $3.500. A quantia de $1.500 recebida em espcie e o saldo, $2.000, faturado para recebimento a prazo. Essa transao resulta em igual aumento do ativo e do patrimnio lquido. Trs elementos so afetados: Caixa aumenta $1.500; Contas a Receber aumenta $2.000; e Lucros Acumulados aumenta $3.500. Os novos saldos so os seguintes:
Ativo Caixa Saldo Anterior
(6)

== Passivo

+
+

Patrimnio Lquido Aes Ordinrias $15.000

Contas a Receber

Suprimentos $1.600

Equipamentos $7.000

Contas a Pagar $1.850

Lucros Acumulados $950 +3.500 Receita de Servio

$ 9.200 +1.500 +$2.000

Saldo Atual

$10.700

$2.000

+
v

$1.600

$7.000

$1.850

$15.000
v

$4.450

$21.300

$21.300

Por que Lucros Acumulados aumentou $3.500, se foram a entrada de ativos decorrentes da realizao de receitas nheiro. Lernbre-se de que o patrimnio lquido aumenta o que, no caso da Softbyte, ocorre quando se conclui o o recebimento for efetuado, o Caixa aumentar e Contas sao (9)].

recebidos apenas $1.500? Porque no precisa ser em forma de diquando as receitas so realizadas servio. Quando, posteriormente, a Receber diminuir [veja Tran-

Transao (7). Pagamento de Despesas. As despesas pagas em dinheiro referentes a setembro so: aluguel da loja, $600; salrios dos empregados, $900; e servios de utilidade pblica, $200. Esses pagamentos resultam em igual reduo do ativo e do patrimnio lquido. Caixa e Lucros Acumulados diminuem, ambos, $1.700. O efeito desses pagamentos na equao :

A Contabilidade

em Ao

19

Ativo

=
+
Equipamentos $7.000

Passivo Contas a Pagar $1.850

+
+

Patrimnio Aes Ordinrias $15.000

Lquido Lucros Acumulados $4.450 -600 Despesas com aluguel -900 Despesas de Salrios -200 Despesas com Servios de Utilida.de Pblica

Caixa Saldo Anterior $10.700 -1.700

Contas a Receber $2.000

Suprimentos $1.600

Saldo Atual

--$9.000

$2.000

+
v

$1.600

$7.000

$1.850

$15.000
v

$2.750
I

$19.600

$19.600

Os dois lados da equao agora totalizam $19.600. A anlise requer trs linhas para se aoontar os diversos tipos de despesas que ocorreram.
i

Transao (8). Pagamento

de Contas a Pagar. A Softbyte, Ine. paga ao Daily New5, em dinheiro, a fatura de servios de propaganda, no valor de $250. Ao analisar o efeito dessa transao, preciso relembrar que a fatura foi previamente registrada na Transao (5) como aumento de Contas a Pagar e reduo de Lucros Acumulados. Assim, esse pagamento "a prazo" reduz tanto o ativo quanto o passivo. Nesse caso, Caixa (ativo) e Contas a Pagar (passivo) diminuem $250. O efeito da transao na equao :

Ativo Contas a Receber

=
+
Equipamentos

Passivo Contas a Pagar

+ +

Patrimnio Aes Ordinrias

Lquido Lucros Acumulados

Caixa Saldo Anterior

Suprimentos

(8)
Saldo Atual

$9.000 -250 $8.750

$2.000

$1.600

$7.000

$1.850 -250 $1.600


\

$15.000

$2.750

$2.000

$1.600

$7.000

$15.000
v

$2.750
J

$19.350

$19.350

Observe que o pagamento de um passivo referente a uma despesa em que se incorreu previamente no afeta o patrimnio lquido. Nem Capital nem Lucros Acumulados variam em conseqncia da transao.

por Servios Prestados. Recebe-se a quantia de $600, em dinheiro, dos clientes que haviam. sido anteriormente faturados pelos servios contratados na Transao (6). Essa transao no altera o total do ativo, mas modiflca a composio dos ativos da Softbyte. Caixa aumenta $600 e Contas a Receber diminui $600. Os novos saldos so:

Transao (9). Recebimento

20

Captulo Um

Ativo Caixa $8.750 +600 $9.350

= Passivo

+ + +

Patrimnio Lquido
,.

Saldo Anterior (9) Saldo Atual

+ +

Contas a Receber $2.000 -600 $1.400

+ +

Suprimentos $1.600 $1.600


v

+ +

Equipamentos $7.000 $7.000

Contas a Pagar $1.600 $1.600

A&s Ordinrias $15.000 $15.000


v

'

"

+ +

Lucros Acumulados $2.750

----$2.750

$19.350

$19.350

Observe que o recebimento por servios anteriormente faturados e registrados no afeta o patrimnio lquido. A receita j foi registrada na Transao (6) e no deve ser novamente registrada. Transao (10). Dividendos. A Softbyte, rne. paga dividendos de $1.300, em dinheiro, aos acionistas Ray e Barbara N eal. O resultado da transao a reduo do Ativo e do Patrimnio Lquido no mesmo montante. Por conseguinte, Caixa e Lucros Acumulados diminuem $1.300, conforme se mostra:

Ativo

=
+
Equipamentos $7.000 $1.600

Passivo Contas a Pagar $1.600 $1.600


\.

Patrimnio Uquido Aes Lucros Acumulados $2.750 -1.300 $1.450


)

Caixa Saldo Anterior (10) Saldo Atual


\.

Contas a Receber $1.400

Suprimentos

+ Ordinrias +
$15.000

$9.350 -1.300

--

$8.050

$1.400
v

$1.600

$7.000

$15.000
v

---

Dividendos

$18.050

$18.050

Observe que os dividendos reduzem os Lucros Acumulados que integram o patrimnio lquido. Os dividendos no constituem despesas. Do mesmo modo que os investimentos dos acionistas, os dividendos no entram na apurao do lucro lquido.

Resumo das Transaes


As transaes da Softbyte, rne. encontram-se sintetizadas na Fig. 1-9 para mostrar o efeito cumulativo da equao bsica do patrimnio. So indicados o nmero e os efeitos especficos de cada transao e os saldos aps cada uma delas. A figura mostra alguns fatos significativos: 1. Cada transao precisa ser analisada em termos do efeito que exerce sobre: (a) os trs componentes da equao bsica; (b) as categorias (tipos) de elementos dentro de cada componente. 2. Os dois lados da equao precisam ser sempre iguais. 3. As causas de cada alterao dos direitos dos acionistas sobre os ativos precisam indicadas nas colunas Aes Ordinrias e Lucros AculTlUlados.

estar

A est! Voc completou a anlise das transaes. Se voc se sentir um pouco inseguro quanto a algumas transaes, talvez seja uma boa idia fazer uma pequena pausa agora e revis-las por 10 a 15 minutos, a fim de ter certeza de t-las compreendido perfeitamente, antes de entrar na prxima seo.

A Contabilidade em Ao

21

FIG.

1-9

Resumo tabular das transaes da S(~tibyte, Inc. 11;; ':>.3<t;'L,'O.j.

REG.:

Ativo Transao (1) (2) (3) Caixa +$15.000 -7.000 8.000 Contas a SupriReceber + mentos + Equipamentos

= Passivo Contas a Pagar

Patrimnio

Lquido

Lucros Aes + Ordinrias + Acumulados + $15.000 15.000


Invstitrtento

+$7.000 7.000 + +$1.600 1.600 + 1.600 + 7.000 7.000 7.000 7.000 +$1.600 --,= 1.600 1.600 +250 1.850 1.850 + + + +

15.000 + 1.200 15.000 15.000 15.000 + +


~ Receita Ope~qonal

1.200 - 250

(6) (7)

9.200 +1.500 10.700 -1.700

+ + +$2.000 2.000 +

1.600 + 1.600 +

Despesas de Propaganda Despesas de Aluguel Despesas com Salrios Despesas com Servios de Utilidade Pblica

(8) (9) (10)

9.000 ~250 8.750 +600 9.350 -1.300 $ 8.050

+ + + +

2.000 2.000 -600 1.400 $1.400

+ + + +

1.600 + 1.600 + 1.600 + $1.600 +

7.000 7.000 7.000 $7.000


==

1.850 -250 1.600 1.600 $1.600

+ + +

15.000 15.000 15.000

+ 3.500 + 4.450 - 600 -900 -200 + 2.750 + + 2.750

+ $15.000 $18.050

2.750 -1.300 + $1.450

Dividendos

$18.050

'''ltE!veja

ANTES DE PROSSEGUIR ..
"c'

!t,~?'"'

'''0'

'1""

1. D um exemplo de transao externa. D tambm um exemplo de transao interna. 2. Se um ativo aumenta, quais so os trs efeitos possiveis na equao bsica do patrimnio? et~ ,.,

J:aa

A seguir, apresentamos uma anlise tabular das transaes do ms de agosto, realizadaspor Roberta Mendez & Co., empresa de consultoria empresarial. Cada aumento ou reduo do patrimnio lquido encontra-se justificado:

Ativo Caixa

= =

Passivo Contas a Pagar +7.000

+
+
Aes Ordinrias +25.000

Patrimnio Lquido

Equipamento de Escritrio +7.000

Lucros Acumulados Investimentos +8.000 850 Receita Operacional Despesas de Aluguel

L
2.

+25.000 +8.000
850

3.
4.

22

Captulo Um

Descreva cada transao ocorrida no ms.


Raciocnio: A equao patrimonial tem que estar sempre equilibrada. Cada variao do ativo exige variao em outro ativo, em um passivo ou no patrimnio lquido. Examinando a anlise, podemos determinar cada transao. Soluo:

1. 2. 3. 4.

Os acionistas A companhia A companhia A companhia

adquiriram., em dinheiro, mais $25.000 em aes. adquiriu a prazo $7.000 de equipamento de escritrio. recebeu, em dinheiro, $8.000 por servios prestados. pagou $850 pelo aluguel do ms.

Exerccios relacionados: ERl-4, ER1-S, ERl-6, ERl-7, El-2, El-3, El-4, El-6 e El-7

DEMONSTRAES'<FIN'ANCE:rR:AS'
Aps a identificao, registro e sntese das transaes, elaboram-se financeiras a partir dos dados sintetizados:

.'

'i:,,,. ,:_.~,~~:ai<

quatro demonstraes

1. A demonstrao de resultado do exerccio relaciona as receitas e despesas e o lucro


ou prejuzo lquidos da companhia em um perodo especfico. 2. A demonstrao dos lucros acumulados sintetiza as variaes dos lucros acumulados para um determinado perodo. 3. O balano patrimonial apresenta o ativo, o passivo e o patrimnio lquido de uma empresa em determinada data. 4. A demonstrao do fluxo de caixa sintetiza as informaes referentes s entradas (recebimentos) e sadas (pagamentos) de dinheiro para um determinado perodo.
DICA As demonstraes de resultado do
exerccIo, dos lucros acunlubdos e

do fluxo de (;lixa referenl-se a Ul11 determinado perodo, ao passo que o balano patrimonial refere-se a un13 data espC[[fim.

DICA
H apenas
Ull1

grupo

de registros e no

para todo o conjunto de


delTIOnstraes unl conjunto financeiras

de registros para
tlnancira.

cada denlonstrao

Cada demonstrao fornece informaes financeiras relevantes administrao, aos acionistas e s demais partes interessadas. A Fig. 1-10 apresenta as demonstraes financeiras da Softbyte Ine. e suas respectivas inter-relaes. As del11.onstraes so inter-relacionadas: (1) o lucro lquido de $2.750, apresentado na demonstrao de resultado do exerccio, acrescentado ao saldo inicial dos lucros acumulados, na demonstrao dos lucros acumulados. (2) Os lucros acumulados de $1.450, que constam informados no final do perodo na demonstrao de lucros acumulados, so apresentados no balano patrimonial. (3) O saldo de caixa de $8.050, demonstrado no balano patrimonial, apresentado na demonstrao do fluxo de caixa. Alm disso, cada conjunto de demonstraes financeiras acompanhado de notas explicativas e de planilhas auxiliares, que constituem parte integrante das dem.onstraes. Os captulos subseqentes ilustraro com exemplos essas notas e planilhas. Certifique-se de examinar cuidadosamente o formato e o contedo de cada demonstrao. As caractersticas essenciais de cada uma encontram-se descritas sucintamente nas prximas sees.

Por q~leas companhias escolhem fins de exerccio dist~ntos; Po: ex~mplo, por que todas elas nao elegem 31 de dezembro como final do exerClClOcontab11 MUltas companhiaS ~ preferem encerrar o exerccio contbil quando o estoque ou as operaes esto em baixa. Isso vantajoso porque a preparao da informao contbil exige muito tempo e trabalho dos gerentes, de modo que eles preferem fazer isso quando no esto muito ocupados com o andamento dos negcios. Tambm m.ais fcil e mais barato fazer o levantamento do estoque quando este est<1 baixo. Entre as empresas cujo encerramento de exerccio no coincide
1

A Contabilidade em Ao

23

COll1

31 de dezembro encontram-se a Delta Air Lines (30 de junho), aWalt Disney Productions (30 de setembro), a Kmart Corpo (31 de janeiro), a Dunkin' Donuts, Ine. (31 de outubro) e a General Mills (31 de Inaio).

Demonstrao de Resultado do Exerccio


A demonstrao de resultado do exerccio da Softbyte, Inc. levantada a partir de dados que constam. na coluna Lucros Acumulados da Fig. 1-9. O ttulo da demonstrao identifica a empresa, o tipo da demonstrao e o perodo a que ela se refere. Observe que o foco principal da del11.onstrao de resultado do exerccio informar o sucesso ou a lucratividade das operaes da companhia durante o perodo especificado. Para indicar que ela se refere a um determinado perodo, a demonstrao de resultado do exerccio indica "Para o ms findo eni 30 de setembro de 2001". As receitas so relacionadas em primeiro lugar, seguidas pelas despesas. Por ltimo, apura-se o lucro (ou o prejuzo) lquido. Embora a prtica nesse assunto varie bastante, preferimos, nos exemplos e solues dos trabalhos de casa, listar as despesas por ordem de grandeza. Fornutos alternativos de demonstrao de resultado do exerccio sero analisados em captulos subseqentes. Observe que as transaes relativas a investimento e dividendos entre acionistas e empresas no so includas na determ.inao do lucro lquido. Por exemplo, o dividendo pago pela Softbyte, Ine. no foi considerado despesa operacional, conforme explicamos anteriormente. Essa espcie de transao considerada reduo dos lucros acumulados, que provoca reduo no patrimnio lquido.
TERMINOLOGIA ALTERNATIVA A demonstrao de resultado do exerccio , s vezes, chamada de dC11'1OH5rrao das opera(Jcs, demollstrao de resultado ou demonstrao de lnaos e perdas.

Demonstrao dos Lucros Acumulados


Os dados para a elaborao da demonstrao dos lucros acumulados so tirados da coluna Lucros Acumulados do resumo (Fig. 1-9) e da demonstrao de resultado do exerccio (Fig. 1-10). O ttulo desta demonstrao identifica a companhia, o tipo de demonstrao e o perodo a que a demonstrao se refere. O perodo o mesmo da demonstrao de resultado do exerccio e, portanto, indica "Para o ms findo em 30 de setembro de 2001". O valor inicial de lucros acumulados apresentado na primeira linha da demonstrao. Em seguida, identificam-se o lucro lquido e os dividendos. O saldo final dos lucros acumulados o valor final da demonstrao. A informao fornecida por essa demonstrao indica os motivos pelos quais os lucros acumulados aumentaram ou diminuram no perodo. Se houver prejuzo lquido, ele deduzido com dividendos na demonstrao de lucros acumulados.

Ine. elaborado a partir dos ttulos das colunas e dos dados de fim de ms da ltima linha do resumo (Fig. 1-9). O ttulo do balano patrimonial deve identificar a empresa, a demonstrao e a data. Para indicar que o balano patrimonial se refere a uma data especfica, a data "30 de setembro de 2001". Observe que o ativo l' discriminado na parte superior, seguido pelo passivo e pelo patrimnio lquido. O total do ativo tem que ser igual ao total do passivo e do patrimnio lquido. No exemplo da Softbyte, apenas uma exigibilidade, o contas a pagar, relacionada no balano patrimonial.

Balano Patrimonial o balano patrimonial da Softbyte,

24

Captulo Um

FIG. 110 Demonstraes financeiras e suas respectivas interrelaes

SOFTBYTE,

INC.

pemollstrao de Resultado doE]l:~tddo Para O Ms Findo em 30 de Setembro dei 2001 Receitas Receitas de servios Despesas Despesas de salrios Despesas com aluguel Despesas com propaganda Despesas com servios de utilidade pblica Total de despesas Lucr lquido

$4.700 $900 600 250 200 1.950

$2.750

Lucros acumulados em 1 de setembro Mais: Lucro lquido


DICA As quatro demonstraes
financeiras so

Menos: Dividendos Lucros acumulados em 30 de setembro

elaboradas na seqncia indicada, pelas seguintes razes: o lucro lquido calculado primeiro e necessrio para a determinao do saldo final de lucros acumulados. O saldo final de lucros acumulados necessrio para o levantamento do balano patrimonial. O saldo de caixas, apresenrado no balano patrimonial necessrio para a elaborao da demonsrrao do fluxo de caixa.

SOFTBYTE,

INC.

Balano Patrimonial 30 de Setembro de 2001 Ativo Caixa Contas a receber Suprimentos Equipamentos Total do ativo Passivo e Patrimnio Passivo Contas a pagar Patrimnio lquido Aes ordinrias Lucros acumulados Total do passivo e patrimnio lquido Lquido $8.050 1.400 1.600 7.000 $18.050

$1.600 $15.000 1.450

$OFTBYTE,
3

INC.

Oemonstrao de Fluxo de Cana Para o Ms Findo em 30 de Setembro de 2001 Atividades operacionais Receitas recebidas Despesas pagas Caixa lquido operacional Atividades de investimento Aquisio de equipamentos Fluxo de caixa de atividades de financiamento Venda de aes ordinrias Pagamento de dividendos Aumento lquido de caixa Saldo de caixa no incio do perodo Saldo de caixa no final do perodo

$3.300 (1. 950) 1.350 (7.000) $15.000

-.D..lQQ2

13.700 8.050 O $8.050

A Contabilidade em Ao

25

Na maioria dos casos, h mais de uma exigibilidade. usual de relacion-las a seguinte:

Quando

h duas ou mais, a maneira

Passivo Ttulos a pagar Contas a pagar Salrios a pagar Total do passivo

FIG.

,.,1

$10.000 63.000 18.000 $91.000

Apresentao do passivo

o balano

patrimonial como uma foto instantnea da situao financeira em determinado momento (geralmente no final do ms ou do ano).

da companhia,

Demonstrao de Fluxo de Caixa


primordial de uma demonstrao de fluxo de caixa fornecer informao financeira sobre os recebimentos e os pagamentos em dinheiro de uma empresa em um determinado perodo. Para atingir esse objetivo e ajudar as anlises de caixa dos investidores, credores e outros, a demonstrao de fluxo de caixa informa (1) os efeitos no caixa operacional de uma empresa durante um perodo, (2) suas transaes de investimento, (3) suas transaes financeiras, (4) as redues ou aumentos lquidos de caixa durante o perodo e (5) o saldo de caixa no final do perodo. A divulgao das origens, das aplicaes e das redues ou aumentos lquidos de caixa til porque investidores, credores e outros tm interesse em saber o que est acontecendo com o recurso mais lquido da empresa. A demonstrao de fluxo de caixa, portanto, oferece respostas s seguintes questes, simples porm importantes: 1. Qual a origem do dinheiro no perodo? 2. Qual toi o lTlOntante utilizado no perodo? 3. Qual foi a variao do saldo de caixa no perodo? de fluxo de caixa da Softbyte,lne. Como a demonstrao revela, o caixa aumentou $8.050 durante o ano. Isso ocorreu porque o fluxo lquido de caixa proporcionado pelas atividades operacionais aumentou o caixa em $1.350; o fluxo de caixa resultante dos investimentos reduziu o caixa em $7.000 e o fluxo de caixa resultante de transaes financeiras aumentou o caixa em $13.700. Por ora, voc no precisa preocupar-se como esses valores so determinados. No Capo 14, examinaremos em detalhes como se prepara a demonstrao do fluxo de caixa.

o objetivo

DICA As atividades de mvestimento dizen1 respeito aos investinlentos efetuados pela companhia e no aos investinlentos feitos pelos acionistas.

A Fig. 1-10 apresenta a demonstrao

DICA O saldo de c3ix3 no tl031 do periodo 3present<ldo na den1onstrao do !luxo de caixa igu3l 30 saldo indicado no balano patrlnonial

ANTES DE PROSSEGUIR
~~:r'"l:f:' ~i '/'?i..

> ReveJa
1.

o que demonstrao de resultado do exerccio, demonstrao de lucros acumulados, balano patrimonial e dernonstrao do fluxo de caixa? 2. Explique como as demonstraes financeiras se inter-relacionam.

26

Captulo Um

DE

VOLTA AO

Nosso

CASO ILUSTRATIVO

Volte histria de abertura sobre a Kellogg Company e responda s seguintes questes: 1. Se voc estivesse interessado em investir na Kellogg Company, que informao extrairia do balano patrimonial e da demonstrao de resultado do exerccio? 2. Quando as necessidades financeiras de uma empresa so maiores que os recursos originais dos proprietrios, a quem a empresa pode recorrer para obter recursos adicionais? 3. As demonstraes financeiras apresentaro o valor de mercado da empresa? Explique.
Soluo:

1. O balano patrimonial informa o ativo, o passivo e o patrimnio lquido da companhia. A demonstrao de resultado do exerccio apresenta as receitas e despesas e o lucro (ou prejuzo) lquido de um determinado perodo. O balano patrimonial como uma foto instantnea da situao financeira da empresa em um determinado momento. A demonstrao de resultado do exerccio fornece uma boa indicao da lucratividade da companhia e tambm fornece as origens das receitas e o quadro das despesas da empresa. 2. A empresa pode recorrer a financiadores (bancos,portadores de ttulos, credores) ou a investidores (proprietrios adicionais) para financiamento complementar. 3. As demonstraes financeiras no apresentaro o valor de mercado da empresa. Conforme relatamos, um princpio fundamental da contabilidade o princpio do custo como base de valor, que estabelece que os ativos devem ser registrados pelo custo. O custo tem uma importante vantagem sobre outras avaliaes:ele confivel.

PROBLEMA

ILUSTRATIVO

A Legal Services, Inc. foi fundada em 1. de julho de 2001. No primeiro ms de funcionamento, ocorreram as seguintes transaes: 1. 2. 3. 4. 5. Acionistas investiram $10.000 em dinheiro em troca de aes da empresa. Pagamento de $800 referente ao aluguel do ms. Aquisio, a prazo, de equipamento de escritrio, por $3.000. Prestao de servios a clientes, vista, por $1.500 (use Receita de Servios). Obteno de emprstimo bancrio de $700, em dinheiro, com emisso de nota promissna.

6. Prestao de servios a clientes, para recebimento a prazo, por $2.000. 7. Pagamento de despesas mensais: salrios,$500; servios de utilidade pblica, $300; e telefone, $100.
Pede-se

(a)Elabore um resumo das transaes. (b)Elabore a demonstrao de resultado do exerccio, a demonstrao dos lucros acumulados e o balano patrimonial de 31 de julho da Legal Services, Inc.

A Contabilidade em Ao

27

SOLUO DO PROBLEMA ILUSTRATIVO


(a)
TranAtivo Contas a Caixa +$10.000 -800 9.200
(3)

Passivo
EquipaTtulos a Contas a + Pagar

Patrimnio Aes

Lquido Lucros + Acumulados -$800 Despesas de aluguel

sao

+ _R_e_c_e_b_e_r_ + _m_e_n_t_o~s Pagar _ ==

+ Ordinrias +$10.000

ESTRATGIAS PARA A SOLUO DO PROBLEMA 1. Lembre-se de que, aps cada transao, o ativo deve ser igual ao passivo mais o patrimnio lquido. 2. Os investimentos de acionistas e as receitas
aUDlentanl o patrinlnio

10.000 + +$3.000 +$3.000 3.000 + 3.000 + +$700 + +$2.000 3.000 3.000 10.000 + 10.000 + 10.000 + 10.000 + + + 3.000 3.000

-800 -800 + 1.500 Receitas de Servios


700

3.

9.200 +1.500
(5)

4.

10.700 +700 11.400 110400 -900

~OO

3.000 + 3.000 +

700 + 2.000 Despesas de Salrios 2.700 - 500 Despesas de Salrios -300 Despesas com Servios de Utilidade Pblica -100 Despesas com Telefone

2.000

700 +

5.

(7)

6.

lquido. Dividendos e despesas reduzem o patrimnio lquido. A demonstrao de resultado do exerccio relaciona as receitas e as despesas de um determinado perodo. A demonstrao dos lucros acumulados mostra a variao dos lucros acumulados de um determinado perodo. O balano patrimonial
apresenta
lll11J

$10.500 +

$2.000 $15.500

$3.000

$700 +

$3.000 + $15.500

$10.000 +

$1.800

o ativo, o passivo

e o patrimnio
detenDinada

lquido em
data.

(b)
LEGAL SERVICES, INC.

Demonstrao de Resultado do Exerccio Para0 Ms Findo em 31 de julho de 2001 Receitas Receita de servios Despesas Despesas de aluguel Despesas com salrios Despesas com servios de utilidade pblica Despesas com telefone Total de despesas Lucro lquido
LEGAL SERVICES, INC.

$3.500 $800 500 300 100


1.700

$ 1.800

Demonstrao dos Lucros Acumulados Para o Ms Findo em 31 de julho de 2001 Lucros acumulados, 1 de julho Mais: Lucro lquido Lucros acumulados, 31 de julho
0

$ -~ 1.800 $1.800
LEGAL SERVICES, INC.

Balano Patrimonial 31 de julho de 2001 Ativo Caixa Contas a receber Equipamentos Total do ativo $10.500
2.000 3.0nO

$15.500

28

Captulo Um

Passivo Passivo Ttulos a pagar Contas a pagar Total do passivo Patrimnio lquido Aes ordinrias Lucros acumulados Total do passivo e patrimnio

e Patrimnio

Lquido

$ 700 3.000 3.700 $10.000 1.800


lquido

11.800 $15.500

lll~"~!Dl~J!J J:J~~'M'V~)tIUIj!~S)J7~ ~~rf!:hf~.: ! .


1. Explicar o significado da contabilidade. Contabilidade o processo de identificao, registro e divulgao dos eventos econmicos de uma organizao (comercial ou no) para os usurios interessados na informao. 2. Identificar os usurios e as finalidades da contabilidade. Os principais usurios e aplicaes da contabilidade so: (a) A administrao utiliza a informao contbil no planejamento, no controle e na avaliao de operaes dos negcios. (b) Os investidores (proprietrios) avaliam a oportunidade da aquisio, da manuteno ou da venda dos seus interesses financeiros, com base nas informaes contbeis. (c) Os credores (fornecedores e banqueiros) avaliam os riscos da concesso de crdito ou de emprstimos em dinheiro a determ.inados negcios, baseados em suas informaes contbeis. Outros grupos com interesse indireto so as autoridades fiscais, as agncias reguladoras, os clientes, ~s sindicatos e os analistas econnlicos. 3. Entender por que a tica um conceito fundamental em negcios. A tica compreende os padres de conduta pelos quais os atos - pessoais e comerciais - de uma pessoa so considerados certos ou errados. Se voc no puder confiar na honestidade dos indivduos com quem lida, a comunicao efetiva e a atividade econm-ca tornam-se impossveis e a inform.ao no tem credibilidade. 4. Explicar o significado dos princpios contbeis geralmente aceitos e o princpio do custo como base de valor. Os princpios contbeis geralmente aceitos so um conjunto de padres comuns utilizados pelos contadores. Um dos principais o princpio do custo como base de valor, que estabelece que os ativos devem ser registrados pelos seus respectivos custos. 5. Explicar o significado do postulado da unidade monetria e o postulado da entidade econmica. O postulado da unidade

,l:l'

-.' "

..

. ".;''"~>.\.'

..,

.'.

monetria exige que somente os dados das transaes que possam ser expressos em termos de moeda sejam includos nos registros contbeis da entidade. O postulado da entidade econmica estabelece que os eventos econmicos devem estar relacionados a uma entidade prestadora de contas (unit of accountability). 6. Estabelecer a equao bsica do patrimnio e explicar o que significam ativo, passivo e patrimnio lquido. A equao bsica do patrimnio : Ativo

Passivo

Patrimnio

Lquido

Os ativos so os recursos pertencentes a uma entidade. O passivo so as obrigaes com os credores. O patrimnio lquido o direito dos acionistas sobre o total do ativo, muitas vezes chamado de patrimnio residual. 7. Analisar o ifeito das transaes empresariais na equao bsica do patrimnio. Cada transao deve ter efeito duplo sobre a equao patrimonial. Por exemplo: se um determinado ativo aumenta, deve ocorrer correspondente: (1) reduo de um outro ativo; ou (2) aumento de um determinado passivo; ou (3) aumento do patrimnio lquido. 8. Elaborar uma demonstrao de resultado do exerccio, uma demonstrao de lucros acumulados, um balano patrimonial e uma demonstrao de fluxo de caixa. A demonstrao de resultado do exerccio relaciona as receitas e as despesas de uma empresa relativas a um determinado perodo. A demonstrao de lucros acumulados sintetiza as variaes de lucros acumulados que ocorreram em um determinado perodo. O balano patrimonial apresenta os ativos, o passivo e o patrimnio lquido de uma em.presa em uma determinada data. A demonstrao de fluxo de caixa sintetiza as informaes relativas s entradas (recebimentos) e sadas (pagarnentos) de caixa para um determinado perodo.

GLOSSRIO
Ativo Recursos

...........................................................................................................................
pertencentes a uma entidade. Comisso de Ttulos eValores Mobilirios (CVM) Agncia governamental que obriga as companhias a arquivar os relatrios financeiros de acordo com os princpios contbeis geralmente aceitos.

Balano patrimonial Demonstrao financeira que apresenta o ativo, o passivo e o patrimnio lquido em uma determinada
data.

A Contabilidade em Ao

29

Contabilidade Processo de identificao, registro e divulgao dos eventoS econmicos de uma organizao para os usurios interessadosna informao. Demonstrao de resultado do exerccio Demonstrao financeiraque relaciona receitas e despesase o lucro (ou prejuzo) lquido de uma empresa, em um determinado perodo. Demonstrao do fluxo de caixa Demonstrao financeira que fornece informao sobre as entradas (recebimentos) e sadas (pagamentos) de caixa de uma entidade durante um deternlinado perodo. Demonstrao dos lucros acumulados Demonstrao financeira que sintetiza as variaes dos lucros acumulados em um perodo especfico. Despesas Gastos provenientes do consumo de ativos ou da utilizaode servios no processo de obteno de receita. Dividendo Distribuio proporcional, por uma corporao, para os seus acionistas. Equao bsica do patrimnio mnio Lquido. Ativo

Passivo Direito dos credores sobre o total dos ativos. Patrimnio lquido Direitos de propriedade sobre o total do ativo de uma entidade. Postulado da entidade econmica Estabelece que os eventos econmicos devem estar relacionados com uma determinada entidade. Postulado da unidade monetria Princpio que estabelece que somente os dados das transaes que podem ser expressos monetariamente podem integrar os registros contbeis da entidade econmica. Prejuzo receitas. lquido Montante ao qual as despesas excedem as

Princpio do custo como base de valor Princpio contbil que estabelece que os ativos devem ser registrados pelo seu custo. Princpios contbeis geralmente aceitos (PCGA) Conjunto de normas que determinanl como divulgar os eventos econmicos. Receitas Aumento bruto do patrimnio lquido, decorrente da realizao de atividades empresariais visando a obteno de lucro. Sociedade de Capital Negcio organizado como entidade de acordo com a lei das sociedades por aes, tendo a propriedade dividida em cotas de aes transferveis. Sociedade de pessoas Associao de duas ou mais pessoas para explorar um negcio como co-proprietrios, visando a obteno de lucro. Transaes Eventos econmicos da empresa, registr:Jdospelos contadores.

Passivo + Patri-

Escriturao Parte da contabilidade que compreende apenas o registro dos eventos econmicos. tica Padres de conduta pelos quais os atos de uma pessoa sojulgados certos ou errados, honestos ou desonestos,justos ou injustos. Firma individual Entidade pertencente a uma s pessoa. Instituto Brasileiro de Contadores (IDRACON) Entidadeprivadaque estabeleceos princpios fundamentaisde contabilidade. Lucro lquido Montante ao qual as receitas excedem as despesas.

ApNDICE A A PROFISSO DE CONTADOR ...-~.....................................................................................................

o que

voc faria caso seguisse a carreira de contador? Provavelmente aplicaria seu conhecimento em um dos

seguintes campos principais: contabilidade pblica, contabilidade privada e contabilidade sem fins lucrativos.*

...................................................................

CONTABILIOAOEPBI.ICA

**

Na contabilidade pblica, voc ofereceria ao pblico em geral servios especializados, de modo muito similar quele com que o mdico atende seus pacientes, e o advogado, seus clientes. Grande parte da prtica da contabilidade pblica est voltada para a auditoria. Nesta rea, o contador legalmente certificado (Certified Public Accountant - CPA ***) examina as demonstraes financeiras da companhia e em.te um parecer sobre a adequao das mesrnas. Quando esto adequadas, os usurios consideram as demonstraes confiveis.

*
**

No Brasil, dferentenlente gerencial e auditoria. No original, p"lJI(

dos EUA,

dS

principais

reas de atua30 do contador nos EUA, pblica da atividade

so: contabilidade do contador

financeira,
COI110

contabilidade
autllOl110,

(N.E.)
/-1[WlIlHill.,g,

designao

C0I11U111,

que atua

pegover-

rito e auditor. No Brasil, n.lll)emaJ. (N.E.)

a designao

contabilidade

, ll1ais C01l1Ulnente,
de auditor

sinnilno

de contabilidade (N.E.)

***

EX;lJllC (iLqualificao

obrigatrio

p.:1ra o exerccio

ciJ profisso

independente

nos EUA

Potrebbero piacerti anche