Sei sulla pagina 1di 19

Trabalho da disciplina de Contencioso Comunitrio, do segundo semestre do curso de mestrado de cincias jurdico-polticas da Faculdade de Direito da Universidade Lusfona de Humanidades

e Tecnologias.

A disciplina mencionada tem como docente a Sra. Professora Maria Jos Rangel de Mesquita.

Este trabalho destina-se a tratar o meio contencioso que a Aco por incumprimento luz do Tratado de Lisboa.

O trabalho realizado pelo aluno Joo Lus Campos Gaspar, tendo como nmero de aluno: 21003216.

INTRODUO AO TEMA O presente Estudo procura ser um contributo para a anlise o regime legal da aco por incumprimento, um dos meios processuais que o TFUE disponibiliza ao TJUE. A principal funo da jurisdio da Unio consiste na interpretao e aplicao do direito primrio e secundrio, assegurando a respectiva primazia e garantindo a uniformidade da sua aplicao nos vinte e sete estados-membros. A aco por incumprimento encontra-se, sistematicamente arrumada na seco de competncia contenciosa do TJUE, a se incluindo (tambm) o processo de defesa das prerrogativas institucionais, o controlo da legalidade e a anulao e o controlo por omisso. A aco por incumprimento concretiza um efeito primordial do direito comunitrio: a obrigao dos Estados considerarem o direito da Unio tal quale, i.e. sem possibilidade de aplicao selectiva e/ou incompleta, conforme analisaremos adiante. Tratasse de uma marca de garantia, nas palavras de Jnatas Machado1 , do direito e do interesse geral da Unio sobre os ordenamos jurdicos, os interesses e as especificidades dos estados-membros. A base legal encontra-se plasmada nos artigos 258. a 260. do TFUE que analisaremos em detalhe adiante.

NATUREZA JURDICA DA ACO POR INCUMPRIMENTO A efectividade das normas da Unio Europeia depende, em grande medida, da no contrariedade das disposies nacionais em relao a elas. Se cada Estado membro mantivesse em vigor normas nacionais que contrariassem as normas Europeias, poderia ficar prejudicada a realizao dos objectivos atribudos Unio pelos Estados-membros nos tratados. Mas a necessidade de os Estados-membros respeitarem o direito da Unio Europeia decorre ainda de uma norma especfica, o artigo 4., n. 3 do TFUE, pela qual os
1

Machado, Jnatas E.M., in Direito da Unio Europeia, Wolters Kluwer/ Coimbra Editora, 2010, p.505.

Estados-membros se obrigam a tudo fazer para realizar os objectivos da Unio expressos nos tratados, obrigao de lealdade que tem tanto uma dimenso positiva ao afirmar-se que Os Estados-membros tomam todas as medidas, como uma dimenso negativa Os Estados-membrosabstm-se de qualquer medida.

I.

Situaes de incompatibilidade

A incompatibilidade entre o direito emanado do Estado e as obrigaes que decorrem do direito da Unio Europeia pode manifestar-se pelas formas mais variadas: normas, actos administrativos, meras prticas administrativas de direito nacional ou at declaraes de funcionrios do Estado2 , podem estar em contradio com o ordenamento jurdico da Unio Europeia, do mesmo passo que a incompatibilidade pode resultar do modo como os tribunais ou a administrao nacionais interpretam normas e actos nacionais. Alm disso, uma vez afirmada a violao de uma norma da Unio por um acto normativo de direito interno, parece ser irrelevante saber se a prtica administrativa de aplicao/concretizao desse acto de direito nacional ou no conforme s exigncias postas pelo direito da Unio Europeia. Irrelevante ser, igualmente, o facto de as disposies de direito da Unio Europeia cujo respeito esteja em causa se encontrarem providas da caracterstica do efeito directo ou imediato, podendo os particulares invoc-las em juzo directamente3 , ou a circunstncia de as repercusses econmicas do incumprimento serem insignificantes. Por isso, quando os Estados-membros no respeitam na sua ordem nacional as obrigaes emanadas do direito adoptado pela Unio, o TFUE prev a possibilidade de tanto a Comisso como qualquer outro estado-membro intentarem perante o TJUE uma aco por incumprimento.

Vide Acrdo do Tribunal de Justia, Grande Seco, A.GM.-COS.MET srl, contra Suomen Valtio e Tarmo Lehtinen de 17/04/2007. 3 Vide Acrdo Emmott, de 25/07/1991.

II.

O incumprimento

O incumprimento Estadual , como ilustra a nossa doutrina4, abundantemente justificado pelos Estados, sem que tal beneficie de qualquer olhar benevolente por parte dos rgos da Unio5 , que afirmam mesmo no poderem os Estados-membros invocar disposies, prticas ou situaes da sua ordem jurdica interna para justificar o desrespeito das obrigaes impostas pelo direito da Unio Europeia. O mecanismo comum previsto no tratado para assegurar o respeito pelo direito da Unio Europeia por parte dos Estados-membros est essencialmente previsto nos artigos 258 a 260 do TFUE. Existem ainda procedimentos especiais, nomeadamente os previstos nos artigos 70. (espao de liberdade, segurana e justia), 108., n. 2 (auxlios de Estado) e 114., n. 9 (mercado interno) do TFUE, caracterizados pela ausncia de uma especfica fase prcontenciosa. A aco por incumprimento constitui um importante instituto, porquanto, nele, os Estados-membros so julgados pelo Tribunal de Justia, funcionando como jurisdio internacional. Por isso, o tratado rodeia a propositura desta aco de especiais cuidados. Prima facie, limitando as entidades ou rgos com legitimidade para desencadear o processo. Apenas a Comisso (artigo 258. TFUE) ou os Estados-membros o podem fazer (artigo 259. TFUE). E, nesta ltima hiptese, os Estados-membros s o podem fazer depois de a Comisso ser chamada a estabelecer um dilogo prvio com o estado-membro alegadamente infractor.

4 5

Ver J. Mota de Campos, Manual de Direito Comunitrio, pp. 451-454. O Tribunal de Justia reconhece, no entanto, a impossibilidade absoluta de cumprir as obrigaes que decorrem do direito comunitrio vide acrdo Comisso c. Espanha, de 26/06/2003, proc. C.404/00, Colect. p. I-6695, n 45.

Deve dizer-se que so extremamente raros os casos de aces de incumprimento intentadas por um Estado membro contra outro6 .

III.

O papel da Comisso a fase pr-contenciosa

Nos termos dos artigos 258. a 259. TFUE, a legitimidade processual activa para interpor aces por incumprimento incumbe Comisso e aos Estados membros . Analisemos o quadro legal de iniciativa da Comisso. Quando a Comisso a tomar a iniciativa do processo, porque os seus servios se depararam com uma situao de incumprimento estadual ou por ter havido uma denncia de um particular ou de outro estado-membro necessrio o desencadeamento de uma fase pr-contenciosa, visando a certificao prvia da existncia de uma infraco e a prefervel composio amigvel e clere do conflito. A fase pr-contenciosa descrita no primeiro pargrafo do artigo 258 TFUE: Se a Comisso considerar que um Estado membro no cumpriu qualquer das obrigaes que lhe incumbem por fora dos Tratados, formular um parecer fundamentado sobre o assunto, aps ter dado a esse Estado a oportunidade de apresentar as suas observaes.

So dois momentos a presentes. Primeiro, a Comisso Europeia d ao Estado a oportunidade de apresentar as suas observaes, atravs do envio de uma notificao por incumprimento, a que se assinala a natureza de verdadeira nota de culpa, no sentido de delimitar o objecto do eventual incumprimento . Seguidamente, se a Comisso no ficar satisfeita com a resposta do Estado membro no obrigado a cumpri-lo, ainda que, de tal forma, se sujeite efectiva proposio da aco por parte da comisso. Este parecer desempenha uma funo essencial, pois o incumprimento estadual apreciado em funo da situao deste no termo do prazo

Exemplo do Acrdo do Tribunal de Justia (Grande Seco) Reino da Espanha c. Reino Unido, de 12/09/2006, proc. C-145/04, Colect,. 1006, I, pp.7917.

fixado no parecer fundamentado, no sendo as alteraes posteriormente ocorridas tomadas em considerao pelo tribunal. Como se pode ler no artigo 258 TFUE, se o Estado em causa no proceder em conformidade com este parecer no prazo fixado pela Comisso, esta pode recorrer ao Tribunal de Justia da Unio Europeia. Note-se que se trata aqui de uma faculdade e no de uma obrigao. Se a Comisso assume normalmente o nus de uma tal deciso, que se inclui ainda no mbito geral das suas competncias enquanto guardi dos tratados, tal no lhe impe uma obrigao, antes se traduzindo no exerccio de um poder discricionrio no sindicvel jurisdicionalmente por parte dos particulares queixosos7 nem sujeito a qualquer prazo prescricional8 . Trata-se de um juzo de oportunidade que s Comisso cabe, e que lhe permite ser soberana na deciso de prosseguir o processo, em qualquer momento da fase prcontenciosa, interpor a aco ou no ou at desistir da aco e do pedido. Isto , no os particulares queixosos no podem atacar contenciosamente a deciso de recorrer ou a omisso de uma tal deciso, ex vi dos artigos 263 e 265 TFUE, porquanto o acto no lhes dirigido, no lhes diz directa e individualmente respeito nem um acto regulamentar, como, por outro lado, a Comisso determina livremente o momento adequado para a actuao contenciosa. Impende sobre os Estados-membros, ao abrigo do princpio da cooperao leal, hoje previsto no artigo 4., n. 3 TFUE o dever de facilitar Comisso o cumprimento da sua misso, que consiste, designadamente em velar pela aplicao das disposies adoptadas pelas instituies, dever que implica, para os Estados-membros, a obrigao de cooperar de boa-f em todas as investigaes efectuadas pela Comisso ao abrigo do artigo 259. TFUE e a fornecer-lhe todas as informaes requeridas para o efeito. E que pode conduzir a condenao autnoma perante o Tribunal de Justia.

Claro que outro Estado membro pode, ao abrigo do artigo 259 do TFUE, desencadear o mecanismo jurisdicional, mas tal tem sido uma hiptese rara. J os queixosos de uma hipottica violao Estadual de uma obrigao comunitria no podem recorrer do arquivamento da denncia, pois um tema de jurisprudncia pacfica do tribunal comunitrio Acrdo Star fruit c. Comisso, de 14/02/1989, proc. 284/87, Colect., p. 291. 8 O Tribunal de Justia admite que o Estado membro possa invocar que a durao excessiva da fase prcontenciosa viola o seu direito de defesa, ao tornar mais difcil refutar os argumentos da Comisso.

Se o Estado membro, ou em bom rigor, a Comisso Europeia no se conformarem com o parecer fundamentado, a Comisso Europeia, ou outro Estado membro se esta no o fizer, poder intentar a aco, dando incio fase contenciosa - artigo 259 do TFUE.

IV.

O papel da Comisso a fase contenciosa

Entrando-se na fase contenciosa, caber Comisso comear por propor directamente perante o Tribunal de Justia stricto sensu a aco. O procedimento de aco por incumprimento no est abrangido pela atribuio genrica de competncia ao Tribunal Geral, constante do artigo 256. TFUE. O processo , antes, regulado pelas disposies constantes do Regulamento de Processo do Tribunal de Justia. Embora sem entrar em aspectos especificamente processuais, h dois ou trs aspectos que teremos aqui que explanar: i) o primeiro, quanto identidade entre a fase prcontenciosa e a fase contenciosa; ii) o segundo quanto ao nus da prova nestas aces. No que respeita ao primeiro aspecto, a jurisprudncia constante do Tribunal de Justia tem afirmado que o objecto de uma aco intentada nos termos do artigo 258. TFUE delimitado pelo procedimento pr-contencioso previsto nesta disposio. O parecer fundamentado da Comisso e a aco devem fundar-se nos mesmos fundamentos e argumentos, pelo que o Tribunal de Justia no pode examinar uma acusao que no tenha sido formulada no parecer fundamentado9 , que deve conter uma exposio coerente e detalhada das razes que criaram na Comisso a convico de que o Estado membro interessado no cumpriu uma das obrigaes que lhe incumbem por fora do tratado. Em suma, na verdade, nas aces por incumprimento, no a petio da Comisso Europeia perante o Tribunal de Justia que delimita o objecto do processo mas, na realidade, so os documentos por esta dirigidos ao Estado na fase pr-contenciosa que o fazem.

Acrdo da Comisso c. Alemanha, de 11/05/1989, proc. 76/86, Colect., p. 1021, n8.

Quanto ao segundo aspecto, recai sobre a Comisso Europeia ou sobre um Estado membro autor, o nus da prova do incumprimento do direito da Unio por parte do Estado membro alegadamente infractor. Assim, ao propor a aco, o autor deve tambm fazer prova do mesmo. Como resulta da jurisprudncia do Tribunal de Justia, a Comisso ou o Estado membro autor da aco, deve apresentar ao Tribunal de Justia todos elementos necessrios verificao, por este, da existncia daquele incumprimento, sem poder basear-se numa qualquer presuno. De acordo com a jurisprudncia constante, no quadro de uma aco por incumprimento, cabe Comisso provar o incumprimento alegado. a Comisso que deve apresentar ao Tribunal os elementos necessrios para que este verifique a existncia desse incumprimento, no podendo fundamentar-se numa qualquer presuno, para que o Tribunal de Justia verifique a existncia desse incumprimento10 .

E quando se deve entender que um estado-membro est em incumprimento? I.e. qual o momento temporal relevante para a aferio da existncia de um incumprimento? Segundo a jurisprudncia assente, a data de referncia para apreciar a existncia de um incumprimento nos termos do artigo 258. TFUE, situa-se no momento em que termina o prazo fixado no parecer fundamentado emitido de harmonia com o disposto na referida disposio. Perante as alegaes e os elementos probatrios transmitidos, e aps uma fase contraditria, escrita e, frequentemente, tambm oral, o Tribunal de Justia decidir da existncia, ou no, do imputado incumprimento Estadual, apreciando as normas nacionais aplicveis para determinar se envolvem, na sua formulao ou interpretao, a violao de uma obrigao assumida pelo Estado no plano da Unio. No termo deste processo, o Tribunal de Justia tanto poder considerar procedente o pedido da Comisso, condenando o Estado membro, como poder absolver o Estado, na hiptese contrria.
10

Acrdo Comisso c. Reino Unido, de 6/11/2003, proc. C-404/00, Colect., 2003, I, pp. 13239, n21.

A este propsito, convm salientar que decorre do artigo 260., n. 1 TFUE uma obrigao clara para os Estados de darem cumprimento aos acrdos condenatrios do Tribunal de Justia11 . A questo de saber quais so as medidas necessrias execuo de um acrdo que declara um incumprimento de harmonia com o disposto no artigo 258. do TFUE , em si mesma, estranha ao objecto de tal acrdo e, por esse facto, no pode ser objecto de um pedido de interpretao desse acrdo, tal como refere o Despacho Mandiaux de 20/04/1988.

V.

O papel dos particulares

Os particulares tm um importante papel a nvel da fiscalizao da aplicao do direito comunitrio. Com efeito, e no obstante o Tratado no fazer qualquer referncia interveno dos particulares na aco judicial por incumprimento, nos artigos 258. a 260. TFUE, facilmente perceptvel que numa Unio a vinte e sete a Comisso no tem meios materiais e humanos para fiscalizar todas as condutas dos estados-membros. A cidadania europeia tem, aqui, a sua mxima afirmao, j que aos cidados cabe in limine a funo fiscalizao da aplicao do primado do direito comunitrio. Por fora do princpio do primado do direito comunitrio as disposies do Tratado e os actos das Instituies que sejam directamente aplicveis tm por efeito, nas suas relaes com o direito interno dos estados-membros, no apenas tornar inaplicvel qualquer norma de direito interno que lhes seja contrria, mas impedir a formao de novos actos legislativos nacionais, que seriam incompatveis com normas comunitrias. Apercebendo-se da violao de normas de direito comunitrio os cidados podero queixar-se perante as instncias comunitrias, tendo assim direito de impulso processual. O particular queixoso acabou por adquirir um estatuto procedimental significativo. No sendo necessrio demonstrar interesse directo na questo .
11

M. J. Rangel de Mesquita, Efeitos dos acrdos do Tribunal de Justia das Comunidades Europeias proferidos no mbito de uma aco por incumprimento, Almedina, Coimbra, 1997.

Existem, contudo, algumas restries so elas: no so consideradas as queixas annimas; no so consideradas as queixas que no mencionem o nome de um qualquer Estado; no so consideradas as queixas que centrem a sua ateno em prticas de entidades privadas; no so consideradas as queixas que no incidam sobre matrias comunitrias e no so consideradas as queixas sobre as quais a Comisso j se tenha pronunciado de forma clara. Para os outros casos os particulares podem enderear a sua queixa ao Provedor de Justia europeu ou Comisso, sendo que em caso de deciso negativa de incumprimento a Comisso ter de notificar o particular queixoso, no querendo com isto dizer que o particular se torna com a queixa parte directa e individualmente interessada, j que o Tratado no lhe confere essa qualificao, maxime artigo 263., n. 4 TJUE.

VI.

O papel do Tribunal de Justia

O TJUE est circunscrito ao objecto do litgio definido na fase administrativa, ano podendo pronunciar-se sobre questes eu no constituem uma opinio fundamentada . Acresce, ainda, que o Tribunal de Justia limita-se a declarar o incumprimento, no podendo substituir-se s autoridades nacionais na revogao e desaplicao das normas e medidas nacionais consideradas incompatveis com a ordem jurdica da Unio Europeia. Tal implica uma efectiva actuao e responsabilizao estadual pela harmonizao com a jurisprudncia declarativa condenatria do Tribunal.

Tal como repetidamente afirma o Tribunal de Justia, em nome da segurana jurdica, a incompatibilidade da legislao nacional com as disposies comunitrias, mesmo directamente aplicveis, no pode ser efectivamente eliminada seno atravs de normas internas de carcter coercivo com o mesmo valor jurdico que as que devem ser modificadas. Simples prticas administrativas, por natureza modificveis ao critrio da administrao e desprovidas de publicidade adequada, no podem ser consideradas como constituindo execuo vlida das obrigaes impostas pelos tratados, visto que
10

prticas conformes ao direito da Unio Europeia no fazem desaparecer legislao contrria ao mesmo direito da Unio Europeia. Por outro lado, o no cumprimento de uma obrigao imposta pelo direito da Unio Europeia pode constituir, no plano jurisdicional nacional, fundamento de anulao de uma norma ou acto de direito interno12 .

UM CASO ESPECFICO: O INCUMPRIMENTO DAS ORIENTAES RELATIVAS AOS AUXLIOS DE ESTADO Conforme ensina Jnatas Machado, procura-se que a controvrsia seja resolvida logo na fase administrativa, privilegiando solues negociadas e consensuais. Contudo, existe processos especiais de aco por incumprimento contra os Estados em que se dispensa qualquer fase administrativa e a aco directamente interposta, pela Comisso ou pelos estados-membros junto do TJUE . Referimo-nos, aqui, ao caso in concreto de incumprimento das decises da Comisso sobre supresso ou modificao de auxlios de estado cf. Artigo 108., n. 2 TFUE. Caber Comisso na sua qualidade de guardi da legalidade comunitria (que lhe conferida pelos artigos 13., n. 1 e 17., n.s 1 e 3 TFUE), interpor a aco por incumprimento contra o estado-membro responsvel pela violao do comando normativo que sublinhe-se tem efeito directo e imediato na ordem jurdica interna vertido no artigo 108., n. 2 TFUE. A apreciao da compatibilidade destes auxlios com o mercado interno est atribuda Comisso (artigo 108. TFUE), que deve em conjunto com os Estados e o Parlamento analisar os sistemas de auxlios, podendo determinar se o Estado deve suprimir ou alterar as formas de auxlios que vem praticando e propor ao Conselho a compatibilidade com os Tratados de determinadas categorias de auxlios. A Comisso, enquanto rgo comunitrio, tem um papel de destaque, j que o Tratado confere Comisso o principal papel no controlo da compatibilidade das ajudas.
12

Foi esta a opinio do rgo jurisdicional de reenvio no caso Bic Benelux Acrdo de 20/03/1997, proc. C-13/96, n13.

11

A este propsito o artigo 107., n. 2 TFUE estabelece para os casos a enumerados uma presuno de compatibilidade que se encontra intimamente ligada com a constatao de que o mercado por vezes por si s insuficiente para permitir a prossecuo dos objectivos de poltica econmica, relacionados com o crescimento e o emprego (objectivos da Unio). Encontramos aqui referncia a: i) auxlios de natureza social, que s no podem discriminar em funo da origem dos produtos; ii) auxlios para remediar danos causados por calamidades naturais; iii) auxlios atribudos economia de certas regies (de que so exemplo os auxlios concedidos Alemanha aps a reunificao). Nestes casos a Comisso limita-se a verificar se esto preenchidos os requisitos a previstos, analisando e validando a funo do auxlio, os princpios de igualdade, no discriminao e da proporcionalidade em sentido amplo. Contudo, se a Comisso emitir recomendaes relativas, por exemplo, funo do auxlio, aos princpios de igualdade, e no discriminao, e essas mesmas recomendaes no forem aceites pelo Estado-membro em causa poder desencadear de imediato, com dispensa da fase administrativa, a aco por incumprimento directamente perante o TJUE tratasse de uma excepo regra da dicotomia fase administrativa vs fase judicial que caracteriza o processo de aco por incumprimento.

A SENTENA A sentena do TJUE eu declare a existncia de incumprimento produz o efeito de caso julgado e impe aos estados a tomada de medidas de execuo do acrdo, devendo cessar a infraco o mais rapidamente possvel (art. 260./1 TFUE) . Comecemos por analisar qual o prazo que o estado-membro tem para cumprir o disposto no acrdo condenatrio. O Tratado omisso, mas o Tribunal de Justia tem entendido que o interesse da aplicao imediata e uniforme do direito comunitrio impe que essa execuo seja iniciada imediatamente e concluda no mais breve prazo.

12

I.

O incumprimento reiterado

Analisemos, agora, o que acontece se os Estados-membros no cumprirem o acrdo condenatrio. Os Tratados eram, originariamente, omissos quanto a um processo especfico. Se o Estado membro condenado no cumprisse o acrdo, um novo processo poderia ser iniciado, tudo recomeando do incio13 . Contudo, sobretudo a partir de Maastricht, e em Lisboa, foram sendo introduzidos elementos que visam dar maior celeridade e eficcia aos processos por incumprimento de um acrdo condenatrio anterior ou da obrigao de comunicar as medidas de transposio de uma Directiva (apenas se adoptada segundo um processo legislativo). Tal matria hoje regida pelo artigo 260., n. 2 TFUE, cuja redaco actual flexibilizou pela primeira vez o segundo processo, sobretudo na sua fase pr-contenciosa. Assim, ao contrrio do que sucedia at entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a Comisso Europeia hoje est dispensada, no segundo processo, que, diga-se, tem por objecto no o incumprimento da obrigao que deu origem primeira condenao, mas, de alguma forma, o incumprimento da obrigao de dar execuo ao acrdo condenatrio da obrigao de formular um parecer fundamentado, bastando-se agora com o Tratado com a previso de que o Estado pretensamente inadimplente dever ter a possibilidade de apresentar as suas observaes, o que corresponde fase dita de notificao de incumprimento. Alm disso, se o incumprimento imputado ao Estado membro for o incumprimento da obrigao de comunicao das medidas de transposio de uma directiva de valor legislativo14 , a Comisso Europeia pode, logo nesse processo, pedir a condenao do Estado membro ao pagamento de uma quantia fixa ou da sano pecuniria compulsria artigo 260., n. 3 TFUE.

13 14

Nova fase pr-contenciosa, seguida de nova aco interposta contra o Estado membro incumpridor. Rectius, a obrigao de comunicar as medidas de transposio de uma directiva adoptada de acordo com um processo legislativo. Suscita-se a questo de saber se este procedimento acelerado porder ser utilizado pela Comisso Europeia quando em causa estiver a falta de comunicao das medidas de transposio de uma directiva adoptada antes da entrada em vigor do Tratado de Lisboa e, portanto, sem ter sido aprovada por um processo legislativo, formalmente.

13

Embora nada introduzindo de novo sobre o modo de cumprimento/pagamento das referidas sanes financeiras, o Tratado de Lisboa confere ao Tribunal de Justia a competncia para determinar a data da produo de efeitos sobre a obrigao de pagamento.

II.

A sano pecuniria

Neste novo processo, portanto, a Comisso Europeia pode pedir ao Tribunal de Justia a condenao do Estado ao pagamento de uma quantia fixa ou sano pecuniria compulsria, a pagar pelo Estado membro, que considere adequado s circunstncias. Embora pertena Comisso Europeia a competncia para o pedido, para os quais esta formulou critrios objectivos, ao Tribunal de Justia que compete em exclusivo uma tal condenao do Estado (que no cumpriu o anterior acrdo condenatrio) ao pagamento de uma quantia fixa e/ou de uma sano pecuniria, que tem natureza compulsria 15. Na sua primeira aplicao, o Tribunal de Justia foi bastante claro quanto ao primeiro ponto. A competncia para a fixao da sano pecuniria pertence em exclusivo ao Tribunal de Justia. Este, por seu turno, considera os critrios formulados pela Comisso como uma base de referncia til. Quanto segunda questo, o Tribunal de Justia tambm tomou posio 16 , estatuindo que o procedimento regulado no artigo 260. TFUE tem por objectivo incitar um Estado membro infractor a executar um acrdo que declara o incumprimento e, desse modo, assegurar a aplicao efectiva do direito de comunitrio. Ambas as medidas previstas por esta disposio, ou seja, a sano pecuniria de montante fixo e a de montante progressivo, tm o mesmo objectivo.

15

A primeira grande situao em que o Tribunal de Justia se viu confrontado com esta hiptese foi no acrdo Comisso c. Frana, de 7/03/1996, proc. C-334/94, Colect. I, p. 1307. Neste aresto, o Tribunal de Justia considerou, no entanto, que s relevante o prazo de incumprimento decorrido aps 1 de Novembro de 1993, data de entrada em vigor do Tratado de Maastricht. 16 Acrdo do Tribunal de Justia Grande Seco Comisso c. Repblica Francesa, de 12/07/2005, proc. C-304/02, Colect., 2005, I, pp. 6263, ns 80-82.

14

Assim, a aplicao de uma ou outra das duas medidas depende da adequao de cada uma delas para alcanar o objectivo prosseguido, em funo das circunstncias do caso.

Se a aplicao de uma sano de montante progressivo se afigura especialmente adaptada para incitar um Estado membro a pr termo, o mais rapidamente possvel, a um incumprimento que, na falta de tal medida, teria tendncia para persistir, uma sano de montante fixo resulta sobretudo da apreciao das consequncias da no execuo das obrigaes do Estado membro em causa para os interesses privados e pblicos, designadamente quando o incumprimento tiver persistido por um longo perodo desde o acrdo que inicialmente o declarou. Nestas condies, no est excludo o recurso aos dois tipos de sanes previstas no artigo 260., n. 2 TFUE, designadamente quando o incumprimento se tiver mantido por um longo perodo e for de prever que possa persistir. Este entendimento leva o Tribunal de Justia a considerar-se livre, para inclusivamente, fixar sanes pecunirias para alm do pedido da Comisso Europeia e, mesmo que a Comisso considere que a aplicao de uma sano pecuniria j no se justifica. Assim, no acrdo da Comisso c. Repblica Francesa, j citado, este Tribunal veio mesmo declarar, em resposta aos argumentos de falta de legitimidade poltica do Tribunal de Justia para aplicar uma sano pecuniria no proposta pela Comisso e de violao do princpio do dispositivo, que o procedimento previsto no artigo 260., n. 2 do TFUE constitui um processo judicial especial, especfico do direito comunitrio, que no pode ser equiparado a um processo civil. A condenao no pagamento de uma sano pecuniria de montante progressivo e/ou de uma sano de montante fixo no se destina a compensar um dano em concreto causado pelo Estado membro em causa, mas a exercer sobre este uma presso econmica que o incite a pr termo ao incumprimento declarado. As sanes pecunirias aplicadas devem, portanto, ser adoptadas em funo do grau de persuaso necessrio para que o Estado membro em causa modifique o seu comportamento.

15

Por fim, no acrdo Comisso c. Alemanha17

o Tribunal de Justia declarou-se

competente no s para decretar uma sano pecuniria no proposta pela Comisso, como tambm para apreciar a aplicao de uma sano pecuniria apesar de a Comisso considerar, num certo estado do processo perante o Tribunal de Justia, que j no se impe a aplicao de uma sano pecuniria.

CONCLUSO Conforme comemos por referir, o presente Estudo procura ser um contributo para a anlise da aco judicial por incumprimento, enquanto estrutura jurisdicional de garantia e controlo prevista no TFUE. A aco judicial por incumprimento caracteriza-se por englobar uma fase administrativa e uma fase judicial. Procura-se que a controvrsia seja resolvida logo na fase administrativa, privilegiando solues negociadas e consensuais. Contudo, existe processos especiais de aco por incumprimento contra os Estados em que se dispensa qualquer fase administrativa e a aco directamente interposta, pela Comisso ou pelos estados-membros junto do TJUE. Esperemos que o presente Estudo seja til discusso e clarificao do regime.

17

Proc. C-503/04, o Tribunal de Justia considerou ai que a aplicao da sano pecuniria seria pertinente se a situao de incumprimento se mantivesse data da apreciao dos factos pelo Tribunal.

16

BIBLIOGRAFIA

Campos, Joo Mota de Direito Comunitrio, Ed. Gulbenkian, 2000, volume nico

Duarte, Maria Lusa Estudos de Direito da Unio e das Comunidades Europeias, Coimbra, Ed. 2000

Machado, Jonatas E. M., in Direito da Unio Europeia, Wolters Kluwer / Coimbra Editora, 2010

Acrdo do Tribunal de justia, Grande Seco, A.G.M.-COS.MET srl contra Suomen valtio e Tarmo Lehtinen, de 17/04/2007

Acrdo Emmott, de 25/07/1991

J.Mota de Campos, Manual de Direito Comunitrio

Acrdo Comisso c. Espanha, de 26/06/2003, proc. C.404/00, Colect. p. I6695, n 45

Acrdo do Tribunal de Justia (Grande Seco) Reino da Espanha c. Reino Unido, de 12/09/2006, proc. C-145/04, Colect,. 1006, I

Acrdo Star fruit c. Comisso, de 14/02/1989, proc. 284/87


17

Acrdo da Comisso c. Alemanha, de 11/05/1989, proc. 76/86

Acrdo Comisso c. Reino Unido, de 6/11/2003, proc. C-404/00, Colect., 2003,

M. J. Rangel de Mesquita, Efeitos dos acrdos do Tribunal de Justia das Comunidades Europeias proferidos no mbito de uma aco por incumprimento, Almedina, Coimbra, 1997

Bic Benelux Acrdo de 20/03/1997, proc. C-13/96, n13

Acrdo Comisso c. Frana, de 7/03/1996, proc. C-334/94, Colect. I

Acrdo do Tribunal de Justia Grande Seco Comisso c. Repblica Francesa, de 12/07/2005, proc. C-304/02, Colect., 2005

18

NDICE Introduo ao tema2 Natureza jurdica da aco por incumprimento.2 I. II. III. IV. V. VI. Situaes de incompatibilidade..................3 O incumprimento...................4 O papel da Comisso a fase pr contenciosa5 O papel da Comisso a fase contenciosa....7 O papel dos particulares9 O papel do Tribunal de Justia..................10

Caso especfico incumprimento das orientaes relativas aos auxlios de Estado...11 A sentena12 I. II. Incumprimento reiterado...13 Sano pecuniria..14 Concluso16 Bibliografia..17 ndice...19

19

Potrebbero piacerti anche