Sei sulla pagina 1di 34

Produo de Aos

Produo do Gusa
Sinterizao.
So obtidos blocos feitos com partculas de minrio de ferro, carvo modo, calcrio e gua. tudo misturado at se obter um aglomerado. A mistura colocada sobre uma grelha e aquecido com a queima de carvo, atinge-se uma temperatura entre 1.000C e 1.300C. Com esse aquecimento, as partculas de ferro derretem superficialmente, unem-se umas s outras e acabam formando um s bloco poroso. Enquanto ainda est quente esse bloco quebrado em pedaos menores chamados snter.

Sinterizao

Produo do Gusa
Pelotizao.
O minrio de ferro modo bem fino e depois misturado com gua e algum ligante, formar um aglomerado. O aglomerado colocado em um tipo de moinho em forma de tambor. Conforme esse tambor gira, os aglomerados vo sendo unidos at se transformarem em pelotas (da o nome: pelotizao), com tamanho mdio de 15mm. Depois disso, essas pelotas so submetidas secagem e queima para endurecimento, numa temperatura prxima de 1200C, para adquirir resistncia mecnica superior do sinter.

Pelotizao

Produo do Gusa
Depois que o minrio de ferro beneficiado, ele vai para o alto-forno para se transformar em ferro-gusa. O ferro-gusa a matria-prima para a fabricao do ao e do ferro fundido. O ferro-gusa tambm tem sua receita com ingredientes especiais. Esses ingredientes so os fundentes, os desoxidantes, desfosforizantes (materiais que ajudam a eliminar as impurezas) e os combustveis. O fundente, isto , o material que ajuda o minrio de ferro a se fundir, o calcrio. Esse material uma rocha constituda por carbonato de clcio que, por sua vez, uma combinao de clcio com carbono e oxignio.

Produo do Gusa
Os combustveis so muito importantes na fabricao do ferro-gusa, pois precisam ter um alto poder calorfico.Isso quer dizer que tm de gerar muito calor e no podem contaminar o metal obtido. Dois tipos de combustveis so usados:
o carvo vegetal o carvo mineral.

Produo de Gusa
O alto-forno construdo de tijolos e envolvido por uma carcaa protetora de ao. Todas as suas partes internas, sujeitas a altas temperaturas, so revestidas com tijolos chamados refratrios porque suportam essas temperaturas sem derreter. Trs zonas fundamentais caracterizam o alto-forno: o fundo chamado cadinho; a segunda seo chamada rampa; e a seo superior chamada cuba.

Produo de Gusa
O cadinho o lugar onde o ferro gusa lquido depositado. A escria que se forma durante o processo, flutua sobre o ferro que mais pesado. No cadinho h dois furos: o furo de corrida, aberto de tempos em tempos para que o ferro lquido escoe, e o furo para o escoamento da escria. Como a escria flutua, o furo para seu escoa mento fica acima do furo de corrida. Assim, sobra espao para que urna quantidade razovel de ferro seja acumulada entre as corridas. Na rampa, acontecem a combusto e a fuso. Para facilitar esses processos, entre o cadinho e a rampa ficam as ventaneiras, que so furos distribudos uniformemente por onde o ar praquecido soprado sob presso.

Produo de aos
Processo produtivo

Produo de aos
Auto forno na indstria siderrgica

Produo de aos
Forno Siemens-Martins

Producao de aos
Conversores. Conversor Bessemer

Produo de aos
Conversores. Conversor Bessemer.
Combustvel: Injeo de ar. Calor obtido pela reao do oxignio do ar injetado, com o carbono do gusa lquido. Tipo de Carga: Gusa lquido Capacidade de carga: 10 a 40 toneladas.

Producao de aos
Conversores. Conversor Bessemer.
Vantagens: Ciclo curto de processamento. (10 a 20 min) Desvantagem: Impossibilidade de controle do teor de carbono. Elevado teor de xido de ferro e nitrognio no ao. Gera poeira composta de xido de ferro, escoria e gases. Situao atual: Em desuso

Producao de aos
Conversores. Conversor Thomas
Fisicamente semelhante ao Bessemer - Difere no revestimento refratrio base de dolomita (Resiste ao ataque da escoria base de cal. Combustvel: Injeo de ar. Calor obtido pela reao do oxignio do ar injetado, com o carbono do gusa lquido. Tipo de Carga: Gusa lquido, cal Capacidade de carga: Em torno de 50 toneladas.

Produo de aos
Conversores. Conversor Thomas
Vantagens: Alta capacidade de produo Permite usar gusa com alto teor de fsforo. Desvantagem: O gusa deve ter baixo teor de silcio e enxofre. Elevado teor de oxido de ferro e nitrognio no ao. Gera poeira composta de xido de ferro, escoria e gases.

Produo de aos
Conversores. Conversor LD
(Linz Donawitz)

Produo de aos
Conversores. Conversor LD (Linz Donawitz)
Caractersticas: Carcaa de ao, revestido internamente com dolomita ou magnesita. Injeo de oxignio atravs de lana metlica com vrios tubos de ao. Jato de oxignio direcionada para a superfcie da gusa lquida Zona de impacto. Intensa reao com temperaturas entre 2500 e 3000C

Produo de aos
Conversores. Conversor LD (Linz Donawitz)
Caractersticas: Acelerao da reao de oxidao devido s elevadas temperaturas. Contaminao do ao por nitrognio muito pequena por se usar oxignio puro. Este fator bastante importante, principalmente para os aos que passaro por processo de soldagem, j que este tipo de contaminao causa defeitos na solda.

Produo de aos - Conversores.


Conversor LD (Linz Donawitz)
Caractersticas: Combustvel. Injeo de oxignio puro sob alta presso. Tipo de carga. Gusa lquida, cal Capacidade de carga 100 toneladas.

Produo de aos - Conversores.


Conversor LD (Linz Donawitz)
Vantagens: Mnima contaminao por nitrognio. Dimenses relativamente pequenas. Simplicidade de operao.

Produo de aos - Conversores..


Conversor LD (Linz Donawitz)
Desvantagem: Impossibilidade de trabalhar com sucatas. Difcil controle quanto quantidade de carbono. Presena considervel de xido de ferro e gases, que devem ser retirados no vazamento.

Produo de aos
Fornos Eltricos. Forno a arco eltrico

Produo de aos
Fornos Eltricos. Forno a arco eltrico.
Caractersticas: Constitudo de carcaa de ao rebitada ou soldada, revestida com dolomita ou magnetita na soleira e tijolo refratrio no restante do forno. O eletrodo e a carga metlica, responsvel pela formao do arco eltrico so colocados na parte superior do forno. Tipo de carga.
Revestimento cido Carga com mnimas quantidade de fsforo e enxofre

Produo de aos
Fornos Eltricos. Forno a arco eltrico.
Caractersticas: Combustvel. Calor gerado por energia eltrica. Tipo de carga. Sucata de ao + gusa, minrio de ferro, cal Capacidade de carga 40 a 70 ton.

Produo de aos
Fornos Eltricos. Forno a arco eltrico.
Vantagens: Temperaturas mais altas. Rigoroso controle da composio qumica. Bom aproveitamento trmico. Desvantagem: Pequena capacidade dos fornos. Custo operacional.

Produo de aos
Fornos Eltricos. Forno a Induo.

Produo de aos
Fornos Eltricos. Forno a Induo.
Caractersticas: Conjunto formado por gerador com motor de acionamento, bateria de condensadores, bobina de induo e cmera de aquecimento. Carregamento. Pedaos de sucatas so colocadas no forno, e aps a completa fuso desta, deixa-se at atingir a temperatura desejada, quando so adicionados clcio, silcio ou alumnio, os desoxidastes (retiram xidos)

Produo de aos
Fornos Eltricos. Forno a Induo.
Caractersticas: Combustvel. Calor gerado por corrente induzida dentro da prpria carga. Tipo de carga. Sucata de ao Capacidade de carga Em torno de 8 toneladas.

Produo de aos
Fornos Eltricos. Forno a Induo.
Vantagens: Fuso rpida. Excluso de gases. Alta eficincia. Desvantagem: Pequena capacidade dos fornos. Custo operacional.

Produo de aos
Aps a fuso, o metal lquido est pronto para trabalhado, seja na forma de fundido ou na forma de lingotamento.
A destinao do produto depende das caractersticas do processo de produo adotado.
Industrias de fundio usam o metal lquido para obteno de peas fundidas em moldes cermicos ou metlicos. Industria de fabricao de produtos no fundidos usam o metal lquido para obteno de lingotes, que sero posteriormente conformados para obteno dos produtos finais, como tiras, chapas, tarugos, arames, pregos, telas, e outros.

Produo de aos
Quaisquer que sejam os produtos obtidos partir do metal lquido, existe sempre as etapas do processo de solidificao e a conseqente formao de macro e micro estruturas, com marcante influencia sobre o comportamento mecnico futuro do produto obtido, alm de influir nas caractersticas fsicas deste produto.

Diagrama Ferro- Cementita

Potrebbero piacerti anche