Sei sulla pagina 1di 2

Fichamento

Raul Reis- turma 33

Dados dos textos: Ttulo e subttulos dos textos; Perguntinhas Impertinentes A despolitizao da poltica e Culpado por ser inocente b) Nome do Autor: Delman Ferreira
a)

1) Caractersticas gerais do texto / Idias centrais do texto: a) Tema(s) dos textos; Despolitizao da Poltica e A distoro da Democracia. b) Palavras-chave; distoro da democracia, eleies, protestos, voto, classes sociais, democracia, horrio-poltico, verba pblica, , despolitizao da poltica c) Ideia ou ideias principais do autor: Perguntinhas Impertinentes A despolitizao da poltica: fala sobre a despolitizao da poltica no Brasil, mostrando que isso levaria a uma ditadura ou um comando que no traria igualdade nem melhorias. Culpado por ser inocente: o autor fala sobre a distoro da democracia no brasil, mostrando que para alcanarmos uma democracia devemos mudar muitas coisas, a comear duma simples campanha eleitoral. 2) Citaes relevantes/trechos importantes: Reproduo de trechos da leitura.

Afinal, o que pretendem estes que pregam a despolitizao da poltica? A despolitizao da poltica um plano perfeito para o surgimento da ditadura ou de um salvador da ptria. Sir Winston Churchill, ex-primeiro-ministro ingls (1940-45 e 1951-55), cunhou uma frase que consagra definitivamente este conceito: A democracia a pior forma de governo, exceto todas as outras que tm sido tentadas de tempos em tempos. Quantos tem condio de contratar, antecipadamente, equipes para criar um cadastro de imagens que sero utilizadas no horrio eleitoral gratuito? Quantos tem condio de contratar empresas para a produo dos programas e alimentar as redes virtuais? Quantos tem condio de contratar pesquisas de opinio? Quantos tem condio de comprar projetos para construo da imagem de bom cristo, bom pai de famlia, bom gestor, bom companheiro, ou boa crist, boa me de famlia, boa gestora, boa companheira? Se nem todos podem, distorce a Democracia.

3) Sua opinio sobre os textos:

Comentrios: Os dois textos abrangem temas decorrentes do cenrios social, poltico e econmico de nosso pas. No primeiro texto, acredito que a despolitizao da poltica no Brasil no tem muitos fundamentos seguros e como o autor diz, se os seus fundamentalistas no querem um governo sem leis e sem divises sociais, s nos resta uma ditadura. No h uma maneira concreta de se exercer uma despolitizao em nosso pas, no podemos recorrer isso. No segundo texto o autor fala da distoro da democracia. A distoro da democracia ocorre nos simples atos da poltica nacional, como por exemplo, as campanhas eleitorais que comeam antes do tempo estipulado pela lei. vergonhoso em nosso pas esse tipo de situao. Queremos uma democracia, mas no a buscamos da maneira correta. Campanhas no horrio eleitoral poltico obrigatrio devem ser estudadas, devem ter agencias de publicidade, pesquisas, etc. S isso j mostra as falhas, pois quem possui mais verbas e mais contatos saem na frente, expondo as falhas da democracia que fingimos ter. No podemos sustentar essa falhas em nossa sociedade, apenas os bons investimentos em educao a longo prazo sero necessrios e traro as respostas certas para nossos problemas.

Potrebbero piacerti anche