Sei sulla pagina 1di 23

1

CONTRATO DE TRABALHO DO ATLETA PROFISSIONAL DE FUTEBOL

Matheus Csar Martini 1

RESUMO O presente artigo tem como escopo abordar o contrato de trabalho dos atletas profissionais de futebol, por apresentar caractersticas peculiares, regido por legislao especfica, porm est subordinado aos preceitos contidos na Consolidao das Leis do Trabalho CLT, apresentando aps 1988, um status constitucional. Tambm um instituto com regras aplicveis da legislao geral, desde que omissa a legislao especial - as Leis 6.354/76 e 9.615/98, e suas posteriores alteraes. O atleta profissional aquele que se utiliza do esporte como profisso, tendo-a como fonte para sua subsistncia e a relao jurdica entre clube e atleta materializa-se por meio de um contrato de trabalho. Neste estudo busca-se analisar as principais estruturas do contrato de trabalho, por sua especificidade, sua influncia na sociedade, seus preceitos trabalhistas diante das formalidades prprias que o compem, considerando que hoje, uma profisso altamente requisitada, e de grande importncia tanto econmica quanto social no Brasil. O artigo tem como principais referenciais tericos MARTINS, DELGADO, ZAINAGHI, CANDIA, DINIZ, MACHADO, CATHARINO, MARANHO E BARROS. PALAVRAS-CHAVE: Contrato de Trabalho, Atleta Profissional, Direito Desportivo.

INTRODUO

O presente artigo tem como escopo abordar o contrato de trabalho e sua aplicaao no futebol nacional. De acordo com Arnaldo SSSEKIND, contrato de trabalho o "negcio jurdico em virtude do qual um trabalhador obriga-se a prestar pessoalmente servios nao eventuais a

Aluno da Escola de Direito e Relaes Internacionais das Faculdades Integradas do Brasil UniBrasil, orientado pelo Professor e Mestre Ricardo Nunes de Mendona.

2 uma pessoa fsica ou jurdica, subordinado ao seu poder de comando, dele recebendo os salrios ajustados." 2 O contrato de trabalho recebeu, pelo Cdigo Civil de 1916, a denominao de locao de servios, sendo regulamentado pelos art. 1216 a 1236 o mencionado Cdigo. Posteriormente, com a Lei n. 35, de 1935, passou a ser denominado de contrato de trabalho, e a denominao de relao de emprego, tambm utilizada como expresso sinnima na legislao nacional, conforme relata Srgio Pinto MARTINS. 3 Posteriormente, o art. 442 da Consolidao das Leis do Trabalho define o contrato individual de trabalho como sendo "o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego". No entanto, na tentativa de esclarecer as diferenas entre os nomes encontrados na legislao, Maurcio Godinho DELGADO, descreve a distino entre relao de trabalho e relao de emprego, nos seguintes termos:

A primeira expresso tem carter genrico: refere-se a todas as relaes jurdicas caracterizadas por terem sua prestao essencial centrada em uma obrigao de fazer consubstanciada em trabalho humano. Refere -se pois, a toda modalidade de contratao de trabalho humano modernamente admissvel. A expresso relao de trabalho englobaria, desse modo, a relao de emprego, a relao de trabalho autnomo, a relao de trabalho temporrio, a relao de trabalho eventual, de trabalho avulso e outras modalidades de pactuao de prestao de trabalho (como trabalho de estgio etc.). A relao de emprego, entretanto, , do ponto de vista tcnico-jurdico, apenas uma das modalidades especficas de relao de trabalho juridicamente configuradas. Corresponde a um tipo legal prprio e especfico, inconfundvel 4 com as demais modalidades de relao de trabalho ora vigorantes.

Fundamentados na Consolidao das Leis do Trabalho, Dlio MARANHO e Luiz Incio Barbosa CARVALHO, conceituam o contrato individual da seguinte forma:

SSSEKIND, Arnaldo. Curso de direito do trabalho. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. p. 191. 3 MARTINS, Srgio Pinto. Direito do trabalho. 21 ed. So Paulo: Atlas, 2005. 4 DELGADO, Maurcio Godinho. Introduo ao direito do trabalho. 2 ed. rev. e atual. So Paulo: LTR, 1999. p. 231.

3
Contrato individual de trabalho, em sentido estrito, o negcio jurdico de direito privado pelo qual uma pessoa fsica (empregado) se obriga prestao pessoal, subordinada e no eventual de servio, colocando sua fora de trabalho disposio de outra pessoa, fsica ou jurdica, que assume os riscos de um empreendimento econmico (empregador) ou de quem a este, legalmente, 5 equiparado, e que se obriga a uma contraprestao (salrio).

Tambm

menciona-se

entendimento

de

Domingos

Svio

ZAINAGHI, que define o contrato de trabalho como sendo o "instrumento pelo qual uma pessoa fsica obriga-se a prestar servios de forma nao eventual e subordinada a uma pessoa jurdica ou a uma pessoa fsica". 6 Alm destes conceitos entende-se que o contrato de trabalho um negcio jurdico, um ato reconhecido legalmente, que celebrado entre uma pessoa fsica, o empregado, e uma pessoa fsica ou jurdica, o empregador, acerca das condies de trabalho e remunerao que constam dessa relao. Em se tratando do contrato de trabalho do atleta profissional de futebol, Jos Martins CATHARINO o conceitua como sendo: "aquele pelo qual uma (ou mais) pessoa natural se obriga, mediante remunerao, a prestar servios desportivos a outra (natural ou jurdica), sob a direo desta".
7

Conforme ensina Maurcio Godinho DELGADO, o contrato de trabalho apresenta os seguintes elementos:

Na caracterizao do contrato de trabalho pode-se indicar um significativo grupo de elementos relevantes. Trata-se de um pacto de direito privado, em primeiro lugar. contrato sinalagmtico, alm de consensual, e celebra -se intuito personae quanto ao empregado. ele, ainda, um pacto de trato sucessivo e de atividade. Finalmente, contrato oneroso, dotado tambm de alteridade, 8 podendo, alm disso, ser acompanhado de outros contratos acessrios.

MARANHO, Dlio; CARVALHO, Luiz Incio Barbosa. Direito do Trabalho. 17 ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1993. p. 46. 6 ZAINAGHI, Domingos Svio. Op. cit. p. 54. 7 CATHARINO, Jos Martins. Contrato de emprego desportivo no direito brasileiro. So Paulo: LTr, 1969. p. 9. 8 DELGADO, Maurcio Godinho. Contrato de trabalho. Caracterizao, distines, efeitos. 1999. p. 20.

4 Para muitos autores, o contrato de trabalho com o jogador de futebol tpico do prprio esporte e apresenta fisionomia prpria, portanto, um contrato especial. A sua natureza jurdica se assemelha ao contrato de prestao de servios profissionais s entidades desportivas, e mantem esta configurao jurdica, onde podem ser aplicadas de forma analgica, as normas do Direito do Trabalho e de seguridade social, afirma Ralph CNDIA.9 Porm, preciso reforar que, como afirma Maria Helena DINIZ, o contrato de trabalho de jogador de futebol um contrato de emprego, sujeito s leis trabalhistas da CLT, e suas regras so aplicadas, por fora de lei e, sobretudo do direito, em conformidade com as normas de carter protecionista do direito do trabalho. 10

SUJEITOS

DO

CONTRATO

DE

TRABALHO

DO

ATLETA

PROFISSIONAL DE FUTEBOL

Em relao ao contrato de trabalho do atleta profissional de futebol, so sujeitos o atleta, que representa o empregado e a pessoa jurdica, o empregador, representado pelos clubes e associaes

esportivas. A profissionalizao do esporte hoje, tambm serve de incentivo para que os clubes transformem-se em empresas e, em se tratando de contrato de trabalho do atleta profissional, na conceituao de, Gerald o Magela ALVES, designa-se contrato de prestao de servios

profissionais ao ajuste de vontades, no qual uma das partes (o atleta) se obriga, sob subordinao e mediante remunerao para com outra pessoa

CANDIA, Ralph. Comentrios aos contratos trabalhistas especiais. So Paulo: Ltr, 1987. p. 12. 10 DINIZ, Helena Maria. Tratado terico e prtico dos contratos. v. 5. Sao Paulo: Saraiva, 1994. p. 279.

5 (a entidade desportiva), ao exerccio temporrio de atividade ligada ao desporto.11 Entende-se por empregador, de acordo com a norma exposta no art. 1. da Lei n. 6.354/76, in verbis:

Art. 1 Considera-se empregador a associao desportiva que, mediante qualquer modalidade de remunerao, se utilize dos servios de atletas profissionais de futebol, na forma definida nesta Lei.

Constata-se que no caso do atleta jogador de futebol, o empregador s poder ser uma pessoa jurdica, uma associao. E esta, como entidade de prtica esportiva, deve estar credenciada segundo as formalidades exigidas pela legislao especfica e ter seu registro em rgos reguladores, como a Federao Estadual ou a Confederao Brasileira de Futebol. 12 J o empregado, conforme a Lei n. 6.354/76 em seu art. 2, definido com a seguinte redao:

Art 2 Considera-se empregado, para os efeitos desta Lei, o atleta que praticar o futebol, sob a subordinao de empregador, como tal definido no art. 1, mediante remunerao e contrato, na forma do artigo seguinte.

Neste tpico, Domingos Svio ZAINAGUI refere ser imprecisa a definio legal face ao que prev a CLT em seu art. 3. Falta ao artigo supratranscrito a no-eventualidade que prevista no texto consolidado". 13 Isto porque, a subordinao do atleta no condicionante que define o vnculo de emprego, pois possvel que jogador participe de uma nica partida sob as determinaes do tcnico, que representante do clube, o que no significa a existncia de um contrato de trabalho entre eles. O vnculo contratual, pois, est presente com a prtica continuada.
ALVES, Magela Geraldo. Manual Prtico dos Contratos. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. p. 31. 12 ZAINAGHI, Domingos Svio. Os atletas... , p.59. 13 ZAINAGHI, Domingos Svio. Nova legislao desportiva. Aspectos trabalhistas. So Paulo: LTr, 2001. p. 13.
11

Sobre este tema, Ralph CNDIA refere que:

... dever ser considerada igualmente, como condio substancial, a prtica continuada do futebol por parte do atleta, afastando-se a possibilidade de participao eventual que, embora remunerada, no configure um contrato, ainda que o jogador se apresente, de forma intermitente, num prazo mnimo de trs meses, aludido no art. 3.. A subordinao, no caso de espordicas competies, desapareceria por completo, e a contratao para apresentaes em uma ou algumas partidas afigurar-se-ia ajuste com ntido carter de 14 autonomia, regido pelas regras do direito civil.

Assim, a repetida participao do atleta nos jogos, a servio do empregador, afigura-se como um requisito fundamental para que

caracterize a imagem do empregado, devidamente amparado pela disciplina legal. O termo subordinao traz o entendimento de dependncia, como melhor declarado pela CLT, pois mais abrangente, revela-se pela sujeio do atleta s ordens, programaes e determinaes do clube, emanadas de seus dirigentes ou dos prepostos, particularmente do tcnico ou dos demais membros da comisso tcnica (mdico, preparador fsico, supervisor, tcnico etc.), afirma Domingos Svio ZAINAGUI. 15 Tambm a remunerao, termo diferente do aplicado na

Consolidao das Leis do Trabalho, que refere ao salrio, um elemento que caracteriza da onerosidade do contrato. Por isso importante prestar ateno ao termo remunerao, pois no caso especfico do jogador do futebol, trata-se de uma referncia retribuio financeira com um carter mais abrangente. Assim, pode-se concluir que, em se tratando dos sujeitos do contrato de trabalho do jogador de futebol, o atleta considerado como empregado aquele que pratica o futebol mediante os elementos de contrato de trabalho, subordinao e remunerao.

CNDIA, Ralph. Comentrios aos contratos trabalhistas especiais. So Paulo: LTr, 1987. p. 12. 15 ZAINAGHI, Domingos Svio. Os atletas... p. 60.

14

2 CLASSIFICAO DO CONTRATO DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE FUTEBOL

Neste tpico sero abordadas as formas e durao do contrato de trabalho, assim como sua execuo em relao ao tempo, Tambm a vigncia e extino do passe do atleta de futebol. Os contratos realizados com desportistas apresentam alguns aspectos importantes, especiais e diferenciados quando comparados ao contrato de trabalho dos demais trabalhadores. Para Alice Monteiro

BARROS, contrato de trabalho do atleta profissional de futebol apresenta uma subordinao jurdica de carter muito amplo:

... que se estende no s atividade esportiva, incluindo treinos, concentrao e excurses, mas tambm aos aspectos pessoais, como alimentao, bebidas, horas de sono, peso; aos aspectos mais ntimos, como o comportamento sexual; mais convencionais como a vestimenta e a presena externa e, ainda, aos aspectos mais significativos como declaraes imprensa. A es tas exigncias, acrescente-se a obrigatoriedade de o atleta se submeter a exames mdicos e a tratamentos clnicos necessrios a prtica desportiva (art. 35 da Lei Pel, com a 16 nova redao dada no ano 2000).

Esta afirmativa conduz ao entendimento quanto aos aspectos diferenciados que existem entre o contrato individual de trabalho e o contrato de trabalho do atleta profissional, cujas peculiaridades nem sempre so percebidas nas relaes contratuais trabalhistas comuns. Ao abordar os critrios e fontes normativas da atividade desportiva profissional, Jayme Eduardo MACHADO ensina que, Pelos termos do previsto no 1, art. 28 da Lei 9.615/98, quatro so as fontes normativas que disciplinam as atividades do atleta profissional, a saber: as normas gerais da legislao trabalhista, as normas gerais da seguridade social, as

16

BARROS, Alice Monteiro. Op. cit., p. 94.

8 peculiaridades expressas nesta lei e as singularidades integrantes do contrato de trabalho. 17 Quanto ao regime jurdico e as fontes do contrato de trabalho do atleta profissional, lvaro MELO FILHO escreve:

O trabalho desportivo sujeita-se a um regime jurdico-contratual ou a um estatuto sui generis resultante das especificidades e peculiaridades expressas nesta lei ou em contrato de trabalho, que outorgam natureza e fisionomia prprias ao vnculo laboral-desportivo, recorrendo-se as normas gerais das legislaes trabalhista e previdenciria, enquanto regime subsidirio. (...) A rigor, o 1 do art. 28 tem o ntido objetivo de ampliar e completar o quadro legislativo de proteo aos atletas profissionais, seja em relao legislao 18 trabalhista, seja em referncia a legislao da seguridade social.

Assim, a regulamentao especial da lei desportiva referente ao atleta profissional, em conjunto com os ditames gerais trabalhistas e de seguridade social, s se evidenciam quanto houver a omisso ou ausncia de disciplina especfica respectivo. Em caso de divergncia, deve-se buscar compatibilizar as legislaes geral e especial, mantendo acima de tudo, o respeito ao objetivo global da legislao esportiva, tendo o contrato de trabalho em destaque, a fim de estabelecer as peculiaridades, sob a tica das normas trabalhistas e da seguridade social. Como exemplo, pode-se citar que a remunerao contratada no pode ser inferior ao salrio mnimo vigente, o qual matria de ordem pblica que integra as normas gerais da legislao trabalhista, e no pode ser relegada, mesmo por vontade das partes. Jayme Eduardo MACHADO, ao explicar estes critrios, comenta: se aplicam ao contrato de trabalho desportivo profissional as normas de proteo aos trabalhadores em geral, tais como as atinentes ao descanso na lei n. 9.615/98 ou no contrato de trabalho

MACHADO, Jayme Eduardo. O novo contrato desportivo profissional. Sapucaia do Sul: Notadez, 2000. p. 26. 18 MELO FILHO, lvaro. "Lei Pel": Comentrios a Lei n 9.615/98. Braslia: Braslia Jurdica, 1998. p. 99.

17

9 semanal remunerado de 24 horas, e s 11 horas de intervalo entre as jornadas.19 Ou seja, esto inseridas nas normas do contrato de trabalho do esportista profissional, que atua na rea do futebol, as normas gerais da legislao trabalhista e da seguridade social, as peculiaridades expressas na Lei n 9.615/98 e as especificaes que integram este tipo de contrato de trabalho, alm das garantias ofertadas aos trabalhadores em geral. Em se tratando das formas de contrato de trabalho do atleta profissional de futebol, por sua especialidade, possui diferenas em relao ao contrato de trabalho do trabalhador individual. Uma das principais diferenas est localizada na prpria forma de celebrao do contrato, como se v a seguir. Nos termos do artigo 443 da CLT prev que o contrato de trabalho pode ser firmado de forma tcita ou expressa, inclusive verbalmente, nos seguintes termos:

Art. 443 O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

A considerao e identificao do que determinado ou no, nos contratos, so assim disciplinadas, no mesmo artigo:

1 Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscet vel de previso aproximada. 2 O contrato por prazo determinado s ser vlido em se tratando: a) do de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao

prazo; b) c) de atividades empresariais de carter transitrio; de contrato de experincia.

19

MACHADO, Jayme Eduardo. Op. cit. p. 45.

10 Constata-se em uma primeira apreciao que h dois tipos de contratos individuais de trabalho, que podem ser celebrados: o expresso, que livre e admite tanto a forma escrita quanto a forma verbal. Portanto, sua descrio redigida, resultando em uma formalizao documentada como comprovante de suas condies, e se constitui em um instrumento de vigncia e aprovao do mesmo. Menciona-se ainda que, essa forma escrita no uma regra de cunho obrigatrio, com devidas ressalvas nas seguintes espcies de contrato: contrato de atleta profissional, conforme a lei n. 6.354-76, art. 3; contrato de artistas, segundo a lei n. 6.533-1978, art. 9; e o contrato de aprendizagem em conformidade com o decreto n.31.546-1952. Em se tratando do atleta, o mencionado art. 443 da CLT, assim disciplina:

Art. 3 O contrato de trabalho do atleta, celebrado por escrito, dever conter: I os nomes caracterizadas. das partes contratantes devidamente individualizadas e

II o prazo de vigncia, que, em nenhuma hiptese, poder ser inferior a 3 (trs) meses ou superior a 2 (dois) anos; (Revogado pela L -009.615-1998) III o modo e a forma da remunerao, especificados o salrio os prmios, as gratificaes e, quando houver, as bonificaes, bem como o va lor das luvas, se previamente convencionadas; IV a meno de conhecerem os contratantes os cdigos os regulamentos e os estatutos tcnicos, o estatuto e as normas disciplinares da entidade a que estiverem vinculados e filiados; V os direitos e as obrigaes dos contratantes, os critrios para a fixao do preo do passe e as condies para dissoluo do contrato; (Revogado pela L 009.615-1998) VI o nmero da Carteira de Trabalho e Previdncia Social de Atleta Profissional de Futebol.

Porm, o artigo 28 da Lei n. 9.615/98 prev a existncia do contrato desportivo, com a seguinte redao:

Art. 28 A atividade do atleta profissional, de todas as modalidades desportivas, caracterizada por remunerao pactuada em contrato formal de trabalho, firmado com entidade de prtica desportiva, pessoa jurdica de direito privado, que dever conter, obrigatoriamente, clusula penal para as hipteses de descumprimento, rompimento ou resciso unilateral.

11

Domingos Svio ZAINAGHI, ao comentar esta diferenciao, afirma que, o artigo 28 da Lei Pel, ensina que: "o contrato de trabalho do atleta dever ser celebrado obrigatoriamente por escrito, sendo, pois, vedado o verbal." 20 No contrato de trabalho do atleta, dever constar os nomes das partes contratantes. identificadas e caracterizadas; a remunerao, com especificaes acerca do salrio, dos prmios, das gratificaes e, se houver, as bonificaes, o valor das luvas; a cincia das partes quanto aos regulamentos, e estatutos que regem a atividade, alm das normas disciplinares da entidade a que estiverem sujeitos os contratados. O contrato tambm deve conter em seus termos, os direitos e obrigaes dos contratantes, os critrios para fixao do valor do passe e as condies necessrias para a dissoluo do contrato, alm da clusula penal. Segundo Jayme Eduardo MACHADO, os elementos

caracterizadores da atividade do atleta esto arrolados da seguinte forma:

... no caput do art. 28, esto elencados os elementos bsicos que caracterizam a atividade do atleta profissional, a saber: a remunerao ajustada num contrato formal de trabalho pactuado com entidade de prtica. esportiva (clube), que conter, obrigatoriamente, clusula penal para as hipteses de descumprimento, 21 rompimento, ou resciso unilateral.

Para

Thomas

Amrico

de

Almeida

ROSSI,

os

requisitos

obrigatrios do Contrato de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol so elencados no artigo 30 da Lei n 6.354/76, o qual determina que o contrato de trabalho do atleta profissional de futebol, celebrado por escrito, deve conter, alm dos nomes das partes, o modo e a forma de remunerao e o nmero da CTPS do atleta.
20

22

Acrescenta-se ainda que indispensvel

ZAINAGHI, Domingos Svio. Os atletas... p. 60. MACHADO, Jayme Eduardo. p. 26. 22 ROSSI, Thomas Amrico de Almeida. A forma do contrato de atleta profissional. Revista Brasileira de Direito Desportivo. v. 1. So Paulo, 1. sem./2002. p. 90.
21

12 que os contratantes conheam os cdigos, regulamentos e estatutos tcnicos referentes a modalidade da qual participam, assim como as normas disciplinares das Federaes e Confederaes s quais estiverem vinculados. Quanto a forma do contrato, menciona-se ainda as atuais lies de Jos Martins CATHARINO, para quem:

Quanto a forma, o contrato de emprego atltico apresenta-se diferente do gnero a que se pertence. Realmente, enquanto o contrato de emprego comum pode at ser tacitamente ajustado, (CLT, art. 442), aquele forma, ao lado dos contratos de emprego martimo, artstico e discente (de aprendizagem).

Quanto a eles, a forma escrita da substncia do negcio jurdico, e no apenas ad probationem. Assim sendo, o contrato em causa s vlido se 23 celebrado por escrito, na presena de duas testemunhas.

Para finalizar, segundo dispe a Lei n. 9.615/98, o contrato, para ser vlido, deve conter, obrigatoriamente, uma clusula penal que acionada nas hipteses de descumprimento, rompimento ou resciso unilateral, alm de aes atinentes s caractersticas especficas da atividade desportiva a que se refere. Uma das caractersticas peculiares do contrato de trabalho do atleta profissional de futebol a durao do contrato. Sobre o mesmo, Jayme Eduardo MACHADO descreve:

inegvel que o contrato de trabalho do atleta de futebol profissional apresenta caractersticas especialssimas que lhe do uma feio sui generis, exigindo do legislador um tratamento diferenciado. Desse modo, e em primeiro lugar, indispensvel que vigore sempre por prazo determinado. No fosse assim, os clubes de repente poderiam se ver privados de seus atletas, que, se no estivessem sujeitos a um contrato a termo, poderiam rescindi-lo em meio a um campeonato, mediante, no mximo, simples notificao, a exemplo do que 24 exigem as disposies trabalhistas consolidadas.

CATHARINO, Jos Martins. Contrato de emprego desportivo no direito brasileiro. So Paulo: LTr, 1969. 24 MACHADO, Jayme Eduardo. Op. cit., p. 45.

23

13 Ou seja, a Lei n. 9.615, de 1998, estabelece, nos artigos 28 30, que o contrato de trabalho do atleta deve ser formal, escrito e com vigncia de prazo determinado, que seja capaz de possibilitar um tempo para que o atleta possa mostrar as suas habilidades. Porm, segundo Alice Monteiro de BARROS:

A "Lei Pel" no estabeleceu a durao mxima do ajuste, a no ser em relao ao primeiro contrato profissional do atleta com o clube que o formou (art. 29), o que poderia induzir a concluso de que os contratos que sucedessem e stariam sujeitos regra do art. 445 da CLT, aplicado subsidiariamente, o qual prev 25 durao mxima de dois anos para os contratos determinados.

bom lembrar o artigo 445 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, o qual determina que: "o contrato de trabalho por prazo determinado no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451". No entanto, menciona-se que o art. 30 da Lei n 9.615/98 teve a sua redao alterada pela Lei n. 9.981, de 14.7.2000, a qual modificou os termos de celebrao do contrato de trabalho do atleta, e deixando expresso que o disposto no artigo 445 da CLT no se aplica ao atleta, conforme o artigo 30, em seu pargrafo nico, que tem atualmente seguinte redao:

Art. 30 O contrato de trabalho do atleta profissional ter prazo determinado, com vigncia nunca inferior a trs meses nem superior a cinco anos. Pargrafo nico. No se aplica ao contrato de trabalho do atleta profissional o disposto no art. 445 da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT.

Ao mencionar sobre o prazo mximo do contrato de trabalho do atleta profissional futebol Jayme Eduardo MACHADO ensina:

Parece-nos que o limite de cinco anos como mximo uma experincia que s o tempo poder avaliar. Para o atleta, ser sempre vantaj oso firmar um bom contrato por longo prazo, o mesmo no se podendo dizer para o clube. Mesmo quando tiver a certeza de estar contratando um craque - e isso muito raramente

25

BARROS, Alice Monteiro. Op. cit., p. 97

14
possvel afirmar-se com absoluta segurana - nem assim deixar de correr 26 srio risco.

Portanto, pode-se considerar a durao do contrato de trabalho do atleta profissional de futebol, compreendida entre o tempo mnimo de trs meses e de no mximo cinco anos, conforme a redao do artigo 30 da Lei n 9.981/00 vigente. O contrato por prazo determinado, por sua vez, normatizado pelo que estabelece o art. 443, 2 da Consolidao das Leis do Trabalho, nos seguintes termos: "contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada." 27 Na legislao trabalhista este tipo de contrato teve seu alicerce no direito civil, que previa a locao de servios por tempo certo determinado. Por sua transitoriedade, e em defesa do interesse do trabalhador, os contratos por tempo determinado passaram a ser encarados como uma limitao e assim, em termos trabalhistas os contratos sem a determinao do tempo foram adotados como regra geral, inclusive pela doutrina e jurisprudncia trabalhista. No entanto, com o aumento do desemprego, estes contratos passaram a aceitos, e comearam a ser utilizados como uma maneira de absorver a mo de obra disponvel no mercado de trabalho, conforme descreve Amauri Mascaro NASCIMENTO. 28 Segundo o entendimento trabalhista os contratos por prazo determinado so considerados como excepcionais. A Lei 9.601/98 especifica as oportunidades em que podem ser celebrados contratos reduzidos a termo. Os mesmos em geral vigoram por perodos bem curtos, inclusive no que diz respeito sua prorrogao. Neste sentido, a Lei 9.601

MACHADO, Jayme Eduardo. Op. cit., p. 54. NASCIMENTO, Mascaro Amauri. Curso de direito do trabalho. 19 ed. So Paulo: Saraiva, 2004. p. 656. 28 NASCIMENTO, Mascaro Amauri. Curso de direito do trabalho. 19 ed. So Paulo: Saraiva, 2004. p. 656.
27

26

15 reduziu o rigor dessas normas, considerando que estes contratos,


29

produzem repercusses rescisrias tambm restritas.

Na legislao brasileira, podem ser celebrados e considerados contratos estabelecidos por tempo determinado, os seguintes: contrato de safra (conforme pargrafo nico do artigo 14, da Lei n 5.889/73; contrato de atleta profissional (art. 30 da Lei n 9.615/98); contrato de artistas (art. 9 da Lei n 6.533/78); contrato de tcnico estrangeiro (segundo o Decretolei n 691/69); contrato de obra certa (Lei n 2.959/58), e o contrato de aprendizagem (definido pelo art.428 da CLT) e na Lei 9.601/98. No entanto, a lei n. 9.981, de 14 de julho de 2000, alterou a redao do artigo 30 da Lei n. 9.615 para estabelecer o prazo mximo de cinco anos, e acrescentou o pargrafo nico ao artigo 30 da Lei n. 9.615, afirmando que no se aplica ao atleta o artigo 445 da CLT. O prazo de cinco anos justificado considerando o fato do clube que investiu na preparao do atleta, poder ter o retorno desse investimento, pois s vezes o atleta pode demorar para apresentar resultados. Menciona-se ainda que o contrato do atleta profissional de futebol pode ser prorrogado mais de uma vez e sua renovao no precisa observar o intervalo de seis meses entre um contrato e outro, visto no ser a ele, aplicveis os artigos 451e 452 da CLT, que apresenta esta exigncia. Na comparao entre as leis esportivas, constata-se que na Lei n. 6.354, o vnculo empregatcio era um acessrio do vnculo desportivo, sendo este, o principal. J no que diz respeito Lei 9.615, observa -se que o pargrafo nico do artigo 28 estabeleceu o contrrio quanto aos vnculos. Ou seja, o vnculo desportivo do atleta com a entidade contratante tem natureza acessria, observando-se vnculo empregatcio como prioritrio, e a partir do trmino da vigncia do contrato de trabalho, conforme o nico do art. 28 da Lei n. 9.615, todos os outros vnculos desaparecem.

DELGADO, Godinho Maurcio. Curso de direito do trabalho. So Paulo: LTR, p. 2002. p. 526.

29

16 Sobre o tema, menciona-se a definio estabelecida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paran, que assim determina:

TRT-PR-25-01-2008 ATLETA PROFISSIONAL DE FUTEBOL. VINCULOS DISTINTOS. RESPONSABILIDADE. De acordo com a Lei 9.615/1998, a chamada "Lei Pel", duas espcies de vinculo se estabelecem entre o atleta profissional de futebol e a entidade contratante: vinculo desportivo e o empregatcio. O artigo 28 do diploma estabelece que o vnculo desportivo tem carter acessrio em relao ao vnculo de emprego, o que si gnifica que ele se dissolve, para todos os efeitos legais, com o trmino de vigncia do contrato de trabalho. Para que surta efeitos na prtica, alm de anotada na CTPS do jogador, a resciso contratual precisa ser formalizada pelo termo rescisrio, documento que deve ser apresentado a Federao a que se vincula o time contratante, para que aquela entidade registre a desvinculao do atleta e novo contrato possa ser firmado com outra entidade esportiva. Esse carter acessrio do vnculo desportivo em relao ao de emprego significa que a entidade desportiva que mantm participao no valor da clusula penal do contrato de trabalho do atleta deve arcar com a responsabilidade por verbas devidas at que ocorra a efetiva resciso do contrato. (TRT. 48 Regio. 09 615-2005-002-0900-8-ACO-02192-2008. Rel. Marlene Fuverki Suguimatsu. Publicado no DJPR em 25-01-2008).

importante ainda, a conceituao acerca do vnculo desportivo, nos termos de Marclio KRIEGER, que assim se expressa:

O vnculo desportivo decorre da existncia formal da relao empregatcia entre o atleta profissional e a entidade de prtica desportiva (cf. art. 28, I 2, da LGSD). Sendo acessrio do contrato de trabalho, o vnculo desportivo somente passa a existir para os efeitos desportivos a partir do registro do contrato na Confederao Brasileira de Futebol - sem o registro do contrato de trabalho na 30 CBF, o jogador no tem condio legal de jogo.

Assim, no que diz respeito ao atleta jogador de futebol profissional, no seu contrato, o critrio principal o vnculo de emprego, considerando que, no existindo contrato de trabalho, no se pode mencionar o vnculo desportivo, pois o importante o seu trabalho. O contrato de trabalho do atleta profissional de futebol disciplinado especificamente pela Lei 6.354/76 e pela Lei 9.615/98 - Lei Pel, e seu respectivo regulamento, o Decreto n 2.574/98, com as

KRIEGER, Marclio. Alguns conceitos para o estudo do direito desportivo brasileiro. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com> Revista Digital. Buenos Aires, Ao 8, N 54, Noviembre de 2002. Acesso em 12 mar. 2009.

30

17 alteraes procedidas pela Lei n 9.981, de 14.07.2000 e pela Lei n 10.672, de 15.05.2003. O escopo da referida lei foi regulamentar as normas gerais sobre o esporte, introduzindo mudanas significativas no meio futebolstico, dentre as quais, sem dvida, a mais importante a referida no 2 do artigo 28, onde um simples termo revolucionou todo o ordenamento vigente at ento. O mencionado artigo 28, 2, da Lei n. 10.672, de 15.05.2003, diz que o vnculo desportivo do atleta com a entidade contratante tem natureza acessria em relao ao respectivo vnculo empregatcio, dissolvendo-se, para todos os efeitos legais, com o trmino da vigncia do contrato de trabalho. Isto quer dizer que quando acaba o contrato de trabalho do atleta com a entidade empregadora, acaba tambm o vnculo desportivo, pois esse acessrio ao contrato. O que acarretou a extino do passe. O passe do atleta de futebol foi criado no ano de 1976, sendo regulamentado pela Lei 6.354/76 - Lei Zico, e definido em seus artigos 11 e 13, nos seguintes termos:

Artigo 11 Entende-se por passe a importncia devida por um empregador a outro, pela cesso do atleta durante a vigncia do contrato, ou depois de seu trmino, observadas as normas desportivas pertinentes. (...) Artigo 13 Na cesso do atleta, poder o empregador cedente exigir do empregador cessionrio o pagamento do passe estipulado de acordo com as normas desportivas, segundo os limites e as condies estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desportos.

O instituto do passe tornou-se um alvo a ser eliminado pelos atletas no decorrer da histria do futebol brasileiro. A partir de uma atitude de um esportista em 1995, segundo descreve Heraldo Luis PANHOCA, em plena Europa desportiva e unificada regozijava-se da "Sentena Bosman", um atleta desconhecido, originrio de um clube pequeno enfrentou o poderoso sistema da UEFA e FIFA e no s obteve prpria liberdade de locomoo e

18 de livre trabalho, mas tambm estendeu a todos os atletas profissionais nascidos na Europa Comunitria." 31 No Brasil, assim como no mundo, a noticia da "Sentena Bosman", tornou-se bastante conhecida e o vinculo entre atleta e clube que permanecia, desde 1976, a partir de ento tornou-se alvo de liberdade por parte dos atletas profissionais de futebol, em relao ao seu compromisso legal com o clube; ou seja, o fim do passe e da prestao pecuniria cobrada pela cesso do atleta a outro clube.
32

Menciona-se que, embora fosse uma regra estabelecida pela Lei Zico, o direito do passe era considerado por muitos doutrinadores como uma norma em confronto com a Constituio da Repblica, uma vez que o mencionado artigo 5, inciso XIII, que trata do livre exerccio de qualquer trabalho estava sendo desrespeitado. O passe era um impedimento ao livre exerccio do trabalho do atleta de futebol, sua autonomia como profissional, pois atuava como uma espcie de carta de liberao uma vez que, sem ela, o atleta no poderia trabalhar em outro lugar, mesmo que o desejasse. 33 Como refere Antnio Srgio Figueiredo SANTOS:

A inconstitucionalidade da referida Lei, denominada "Lei do Passe", faz parte do passado do futebol brasileiro, caracterizado por um instituto jurdi co aristocrtico e imprprio para os dias atuais. O pas do melhor futebol do mundo abole, tardiamente, a "Lei do Passe", que existia somente na relao de trabalho do atleta, no como evoluo social, mas como dever de restabelecer a dignidade do atleta que labuta no meio futebolstico sob o beneplcito da Constituio 34 Federal.

O artigo 93 da Lei Pel, que determina o fim do passe a partir de 26 de maro de 2001, no entanto, no alterou os direitos adquiridos por

PANHOCA, Luis Heraldo. Lei Pel: oito anos (1998-2006): In: MACHADO, Rubens (Coord.). Curso de direito desportivo sistmico. Sao Paulo: Quartier Latin, 2007. p.116-139. 32 Idem. 33 Idem. 34 SANTOS, Srgio Antnio. Direito desportivo e a Justia do Trabalho. Belo Horizonte: Edio do Autor, 2003. p. 49.

31

19 contratos de trabalho e vnculos desportivos decorrentes da legislao anterior, os quais permaneceram intactos. 35

Art. 93 O disposto no art. 28, 2, desta Lei somente produzir efeitos jurdicos a partir de 26 de maro de 2001, respeitados os direitos adquiridos decorrentes dos contratos de trabalho e vnculos desportivos de atletas profissionais pactuados com base na legislao anterior.

No Brasil, em 5 de dezembro de 2000, ocorreu no Tribunal Superior do Trabalho, com o apoio da UniverCidade do Rio de Janeiro, da FIFA, da Confederao Sul-Americana de Futebol e da CBF, o "I Encontro Nacional sobre Legislao Esportivo-Trabalhista", que reuniu juristas, dirigentes de clubes e federaes, atletas, sindicalistas e jornalistas, para apreciarem o regime do passe livre, onde foram discutidas prs, contras, validades e controvrsias entre os presentes. O objetivo do encontro, foi o de colher subsdios das partes interessadas, para que a magistratura trabalhista possa familiarizar -se melhor com os problemas que envolvem a liberao do passe e outras reivindicaes dos atletas profissionais de futebol, quando est prestes a entrar em vigor o novo regime., afirma Ives Gandra da Silva Martins Filho.36 Isto porque um dos principais problemas abordados na Lei 9.615/98, a denominada Lei Pel, que entrou em vigor a partir de 26 de maro de 2001, referia-se ao art. 28, pargrafo 2, que prev o sistema do passe livre, segundo o qual, havendo dois vnculos de contratao de um jogador, o trabalhista e o desportivo, o vnculo desportivo passa a ser acessrio do primeiro. Isto porque, ao cessar o contrato de trabalho, cessa tambm o vnculo desportivo, que um complemento do vnculo trabalhista. Assim, segundo os pargrafos 3 a 6 desse mesmo dispositivo legal, o regime do passe passa a ser substitudo pelo critrio rescisrio da
PANHOCA, Luis Heraldo. Op. cit., p. 117. MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. A Lei Pel e os problemas do passe livre.Dispon. em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_19/artigos/IvesGandra_rev 19.htm.> Acesso em 03 mar. 2009.
36 35

20 clusula penal, que prev uma multa a ser paga ao time se o jogador sair do clube antes de findo o contrato. Estes dispositivos geraram inmeras discusses, considerando que os arts. 93 e 96 da mencionada Lei Pel garantiriam o direito adquirido dos clubes ao passe dos jogadores desde que apresentassem contratos em curso em maro de 2001. No entanto, o problema persistiria, pois na medida em que fossem sendo firmados novos contratos, o novo regime se generalizaria, o que levantou controvrsias acerca do melhor sistema de atuao, se o novo, segundo a proposta da nova lei, ou o anterior.

A Lei Pel teria as suas vantagens e os seus defeitos, por ter sido gerada em gabinete, sem um verdadeiro conhecimento da realidade. Numa auto -crtica de sua categoria, reconheceu que muitos dos problemas legais no se devem apenas intransigncia dos dirigentes, mas ao desinteresse dos atletas por seus direitos. No entanto, se a atual legislao do passe fosse boa, os times 37 nacionais deveriam estar economicamente bem, o que no ocorre na prtica.

No entanto, com o advento da Lei Pel, o chamado passe foi extinto, e embora tenha provocado inmeras discusses acerca do tema entre as organizaes desportivas e os atletas profissionais de futebol, na sua aplicao prtica e no passar do tempo, ficaram demonstrados os benefcios advindos com a nova lei, pois reduziu inmeras imposies e sujeies sofridas pelo atleta, durante a vigncia da Lei Zico, neste particular.
38

CONCLUSO

Este artigo iniciou com a seguinte problemtica: o contrato de trabalho dos atletas profissionais de futebol, so contratos comuns regidos integralmente pela CLT? Aps os argumentos propostos defende-se que no. A vinda do futebol para o Brasil gerou uma grande paixo popular, sendo hoje um esporte qualificado, de alto nvel, formador de atletas de renome mundial, um empreendimento transformador de pessoas e
37 38

Idem. PANHOCA, Luis Heraldo. Op. cit., p. 117.

21 empresas, tornando o pas um dos pases mais respeitados no mundo do futebol. No seu desenvolvimento legislativo, e a partir da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, conforme seu art. 217 e pargrafos, o direito desportivo ganhou espao constitucional, e, em 1998, com a promulgao da Lei 9.615/98, a denominada Lei Pel, foram institudas as normas gerais que regulam o esporte, sendo aperfeioada por alteraes posteriores. Em se tratando do contrato de trabalho, do estudo feito verifica-se que, embora tendo suas relaes de trabalho assentadas na CLT, o contrato de trabalho do atleta profissional de futebol, tem caractersticas prprias, com regras marcantes estabelecidas desde a sua forma de celebrao, obrigatoriamente por escrito, a sua durao e os critrios da remunerao, incluindo a clusula penal.

22 REFERNCIAS BARROS, Alice Monteiro. Contratos e regulamentaes especiais de trabalho: peculiaridades, aspectos controvertidos e tendencias. 2. ed. So Paulo: Ltr, 2002. BARROS, Alice Monteiro de. O atleta profissional do futebol em face da Lei Pel (n 9.615, de 24.03.98) e modificaes posteriores. Disponvel em: <http://www.apej.com.br/ artigos_doutrina_amb_03.asp> Acesso em: 11 abr. 2009. BRASIL. MINISTRIO DO TRABALHO. Consolidao das Leis do Trabalho. Obra coletiva de autoria da Editora LTr., com a colaborao de Armando Casimiro Costa, Irany Ferrari e Melchades Rodrigues Martins. 27 ed. atual. So Paulo: LTr, 2000. BRASIL. GABINETE DA PRESIDNCIA. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 1988. 29 ed. atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2002. BRASIL. CASA CIVIL. Decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a Consolidao das Leis do Trabalho. CNDIA, Ralph. Comentrios aos contratos trabalhistas especiais. So Paulo: LTr, 1987. CATHARINO, Jos Martins. Contrato de emprego desportivo no direito brasileiro. So Paulo: LTr, 1969. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas. O novo papel dos recursos humanos nas organizaes, Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CRUZ, Antonio Holzmeister Oswaldo. A nova economia do futebol: uma anlise do processo de modernizao de alguns estdios brasileiros. Dissertao. Mestrado. UFRJ. 2005.

DELGADO, Maurcio Godinho. Contrato de trabalho. distines, efeitos. 1999.

Caracterizao,

_____. Curso de direito do trabalho. So Paulo: LTR, p. 2002. _____. Introduo ao direito do trabalho. 2 ed. rev. e atual. So Paulo: LTR, 1999. DINIZ, Helena Maria. Tratado terico e prtico dos contratos. v. 5. Sao Paulo: Saraiva, 1994. DUARTE, Orlando. Futebol: histrias e regras. Sao Paulo: Makron Books, 1997.

23 MACHADO, Jayme Eduardo. O novo contrato desportivo profissional. Sapucaia do Sul: Notadez, 2000. MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. A Lei Pel e os problemas do passe livre. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/ Rev_19/artigos/IvesGandra_rev19.htm.> Acesso em 03 mar. 2009. MARTINS, Srgio Pinto, Direito do Trabalho. 21 ed. So Paulo: Atlas 2005. MACHADO, Jayme Eduardo. O novo contrato desportivo profissional. Sapucaia do Sul: Notadez, 2000.

Potrebbero piacerti anche