Sei sulla pagina 1di 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO B 3 DOMINGO DA PSCOA TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html)

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

TESTEMUNHAS DA RESSURREIO
1 Leitura: O que ser testemunha do Ressuscitado? 15 ... Matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, Leitura do Livro dos Atos dos Apstolos (At 3,13-15.17-19) [Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo:] 13 O Deus de Abrao, de Isaque e de Jac, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vs trastes e negastes perante Pilatos, quando este havia decidido solt-lo. 14 Vs, porm, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida. 15 Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que ns somos testemunhas. [...] 17 E agora, irmos, eu sei que o fizestes por ignorncia, como tambm as vossas autoridades; 18 mas Deus, assim, cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer. 19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, Salmo responsorial: 4,1,3,6,8; (R./6b) R. 6b ... SENHOR, levanta sobre ns a luz do teu rosto. quando clamo, Deus da minha justia; na angstia, me tens aliviado; tem misericrdia de mim e ouve a minha orao. R.
3 Sabei, 1 Responde-me

Evangelho: Testemunhas da ressurreio

46 ... Assim est escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 24,35-48) [Naqueles dias:] 35 ... os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do po. 36 Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! 37 Eles, porm, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um esprito. 38 Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dvidas ao vosso corao? 39 Vede as minhas mos e os meus ps, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um esprito no tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. 40 Dizendo isto, mostrou-lhes as mos e os ps. 41 E, por no acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Ento, lhe apresentaram um pedao de peixe assado [e um favo de mel]. 43 E ele comeu na presena deles. 44 A seguir, Jesus lhes disse: So estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim est escrito na Lei de Moiss, nos Profetas e nos Salmos. 45 Ento, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e lhes disse: Assim est escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remisso de pecados a todas as naes, comeando de Jerusalm. 48 Vs sois testemunhas destas coisas. Orao do dia (Livro de Orao Comum LOC, pg. 123) Deus, cujo bendito Filho se manifestou aos discpulos no partir do Po; abre os olhos da nossa f para reconhec-lo em toda a sua obra redentora; pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Beno (Livro de Orao Comum LOC, pg. 106): O Deus da Paz, que ressuscitou dos mortos a Jesus Cristo, Senhor nosso, Grande Pastor das ovelhas, vos aperfeioe em todo o bem para fazerdes a sua Vontade; e a Bno de Deus Onipotente, Pai, Filho e Esprito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amm.

porm, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele. R.

muitos que dizem: Quem nos dar a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre ns a luz do teu rosto. R. paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, s tu me fazes repousar seguro. R. 2 Leitura: A essncia da vontade de Deus o amor 2 ... Ele a propiciao pelos nossos pecados e ... pelos do mundo inteiro. Leitura da Primeira Carta de Joo (1Jo 2,1-5a)
1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que no pequeis. Se, todavia, algum pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; 2 e ele a propiciao pelos nossos pecados e no somente pelos nossos prprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. 3 Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. 4 Aquele que diz: Eu o conheo e no guarda os seus mandamentos mentiroso, e nele no est a verdade. 5 Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeioado o amor de Deus... 8 Em

6 H

Aclamao ao Evangelho (cf. Lc 24,32.45): Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, Fazei o nosso corao arder, quando nos falardes.

Potrebbero piacerti anche