Sei sulla pagina 1di 113

Psicologia da Personalidade 2009/2010

Docentes:
Prof. Bruno Gonalves Prof. Joo Moreira Prof. Lusa Bizarro

Discentes:
Andreia Baptista, n 7287 Cristiana Nascimento, n 7332 Liliana Cruz, n 7406 Liliana Carta, n 7409 Ndia Dias, n 7400 Sara Oliveira, n 7452

Contextualizao do pensamento de Erich Fromm; A concepo da natureza da condio humana; Mecanismos psicolgicos para lidar com a liberdade; As necessidades psicolgicas bsicas; Tipos de Carcter ou Personalidade; Investigao; Crticas teoria de Fromm; Sntese dos principais contributos de Fromm para o entendimento da personalidade;

Referncias Bibliogrficas.

Nasceu a 23 de Maro 1900, em Frankfurt, Alemanha.

Nasceu numa famlia judia ortodoxa e, desde muito cedo se dedicou aos estudos religiosos.

Dificuldades emocionais de pertencer a uma minoria;


A sua vida familiar no foi feliz, tendo Fromm classificado como uma vida familiar tensa;

Pai: mal-humorado, distante, ansioso, taciturno Me: frequentemente deprimida

Fromm: descrevia-se como uma criana neurtica insuportvel

Aos 12 anos: suicdio de uma amiga dos seus pais;

Teorias de Freud sobre o complexo de dipo

Aos 14 anos: fanatismo histrico na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial;


Eu era um jovem profundamente perturbado e obcecado pela questo de como a guerra era possvel, pelo desejo de entender a irracionalidade do comportamento da massa humana, por um desejo ardente de paz e compreenso internacional Fromm, 1962

O meu principal objectivo j estava definido. Eu queria entender as leis que governavam a vida das pessoas individualmente e as leis da sociedade. Fromm, 1962

A sua viso de personalidade foi construda seguindo linhas intuitivas, formada a partir das suas prprias experincias e, posteriormente, completa seguindo linhas empricas.

Iniciou os seus estudos sobre o comportamento irracional na Universidade de Heidelberg;


Forte interesse por tericos econmicos e polticos, tais como Karl Marx, Herbert Spencer e Max Weber; Treino psicanaltico freudiano

1930 Crtica a Freud por no reconhecer a influncia das foras socioeconmicas na personalidade

1934 Fromm emigrou para os Estados Unidos para fugir da ameaa nazi, na Alemanha.
Em Chicago trabalhou com Horney tendo esta sido uma forte influncia nas obras de Fromm. Leccionou nas Universidades de Columbia e Yake e criou o departamento de treino psicanaltico na escola de medicina da Universidade Nacional do Mxico. Faleceu em 1980 na Sua.

O princpio mais bsico de Fromm que a personalidade de um indivduo s pode ser compreendida luz da histria da humanidade.

A discusso da situao humana deve preceder a da personalidade, e a psicologia deve basear-se num conceito antropolgico e filosfico da existncia humana. (Fromm, 1947)

Fromm acreditava que os humanos, ao contrrio dos outros animais, foram separados da sua unio pr-histrica com a natureza e entre si. Segundo Erich Fromm, o homem no tinha instintos poderosos para se adaptar ao ambiente selvagem e assim adquire e desenvolve a capacidade para raciocinar Dilema Humano

O Homem tem conscincia de estar separado do seu mundo natural e essa auto-percepo contribui para sentimentos de solido, abandono e isolamento ansiedade bsica.

Segundo Fromm, a razo e a capacidade humana para raciocinar , simultaneamente, uma bno e maldio

responsvel pelos sentimentos de isolamento e solido

processo que permite aos homens reconciliarem-se com o mundo

Alm disto a nossa capacidade de raciocnio ainda nos obriga a tentar resolver dicotomias bsicas insolveis

Dicotomias existenciais so dilemas que esto enraizados na prpria existncia dos indivduos que s quais no podem fugir, podem apenas reagir, tendo em conta a sua cultura e personalidade. Todo o dilema da solido Vs unio uma das dicotomias existenciais propostas por Fromm, que defende que apesar do homem no poder resolver completamente este dilema, deve tentar ou corre o risco de enlouquecer. Como?

- Essa necessidade bsica de reintegrao encontra, na psique, duas alternativas de soluo:

1 alternativa proposta por Fromm

Desejo inconsciente de regredir vida animal pr-humana anterior racionalidade, com o propsito de apaziguar a insuportvel sensao de isolamento.

Como?
-

Abolindo a conscincia de si mesmo, das qualidades humanas intrnsecas a serem desenvolvidas;

- Fugindo s responsabilidades e a esforos de crescimento e liberdade.

1 alternativa proposta por Fromm

Nessa inteno regressiva de apaziguar os conflitos internos da mente, os indivduos podem criar ideologias socialmente aceites e prazeres narcisistas que recalquem a angstia do sentimento de solido.

Alm de evitarem a percepo racional, tambm falseiam uma relao harmoniosa e integrante com o mundo.

2 alternativa proposta por Fromm

designada por progressiva

a conquista de uma nova unio existencial-espiritual mediante o desenvolvimento de todas as faculdades humanas, em potncia no indivduo o que implica o reconhecimento da humanidade universal dentro de cada um e dentro das limitaes impostas pelas leis exteriores nossa subjectividade

Esta a verdadeira soluo para o problema da harmonia perdida, e tambm a nica oferta de liberdade real para o projecto poltico de uma sociedade humanista.

O nascimento humano visto, segundo Fromm, como um longo e rduo processo de maturao do amor e da razo
Exige uma compreenso ampla da situao humana, muito alm da excessiva importncia conferida ao seu aspecto meramente perinatal.

Para Fromm, nascemos a todo instante e constantemente nos questionamos:

- Devemos regredir ou evoluir?

A dicotomia mais fundamental de Fromm diz respeito vida e morte: A auto-percepo e a razo dizem-nos que vamos morrer, mas tentamos negar essa dicotomia ao postular uma vida aps a morte uma tentativa que no altera o facto de que as nossas vidas vo acabar com a morte.

Devido sua conscincia imaginativa, capaz de transcender o presente, o Homem tambm descobriu que a sua vida termina com a morte.

A razo, que deduz a finitude humana, viu-se presa dicotomia irresolvel entre vida e morte.

Por fim, a ltima dicotomia existencial a de que o Homem capaz de conceituar a sua meta de auto-realizao, mas tambm est ciente de que a vida muito curta para alcanar essa meta.
Ao pressentir que no haver tempo suficiente para concretizar todas as suas ambies de vida, experimenta a sensao fatdica de impotncia.

Algumas pessoas tentam resolver essa dicotomia ao assumir que o seu perodo histrico a principal realizao da humanidade, enquanto outros postulam

uma continuao do desenvolvimento aps a morte.

Somente se a extenso da vida do indivduo fosse idntica aquela que a humanidade que ele poderia participar do desenvolvimento humano que ocorre no processo histrico (Fromm, 1947)

H, pois, conflitos existenciais filosoficamente inerentes condio humana.

E a necessidade de encontrar solues para essas dicotomias congnitas, tanto da espcie quanto do indivduo, a causa original de todas as motivaes psicolgicas do homem.

A tese central dos escritos de Fromm que os humanos foram separados da natureza mas que, ainda assim, esto sujeitos s mesmas limitaes fsicas que os outros animais. Em Medo Liberdade Fromm prope que o homem se tem isolado cada vez mais medida que ganhou liberdade poltica e econmica. Durante a Idade Mdia, as pessoas tinham pouca liberdade pessoal e estavam presas a regras que proporcionavam segurana, confiana e certeza.

medida que adquiriam mais liberdade para realizar mudanas sociais e geogrficas, descobriam que estavam livres da segurana de uma posio fixa no mundo.

Fromm defende assim que o aparecimento do capitalismo contribuiu para um aumento do tempo de lazer e da liberdade pessoal e, por outro, resultou em sentimentos de ansiedade medo de se estar sozinho no mundo Desta forma, a liberdade havia excedido os seus benefcios.

O isolamento produzido pelo capitalismo deixa as pessoas com duas alternativas: 1. Fugir da liberdade e das suas dependncias Interpessoais 2. Moverem-se na direco da auto-realizao por meio do amor e do trabalho produtivo

Fromm considera que a liberdade est no centro da vida colectiva, ou seja, na relao que se estabelece entre o eu e os outros.
Limites da liberdade Segurana

Dificuldades individuais para estabelecer vnculos sociais; Dificuldades para assumir posies na sociedade; Permanncia ou mobilidade na sociedade;

MECANISMOS DE FUGA

Mecanismos de Fuga

Sentimento de Solido; Incapacidade de viver isoladamente; Incapacidade de viver sem vnculos;

Insegurana

AUTORITARISMO Mecanismo psicolgico, para reaver a segurana, exibido nos sentimentos masoquistas e sdicos.

DESTRUTIVIDADE Mecanismo psicolgico, para reaver a segurana, exibido no desejo de eliminar objectos, pessoas e instituies ameaadoras.

CONFORMIDADE AUTMATA Mecanismo psicolgico, para reaver a segurana, exibido na obedincia incondicional s normas predominantes que regem o comportamento.

O autoritarismo manifesta-se de forma sdica ou masoquista.

SDICA Pessoa que luta pelo poder sobre as outras. Pode tentar tornar as outras dependentes delas e, assim, conseguir control-las. Este tipo de mecanismo de fuga autoritrio envolve alguma forma de interaco contnua com o objecto ou uma pessoa.

MASOQUISTA
Pessoa que se sente inferior e inadequada. Forte necessidade de dependncia de uma outra pessoa ou grupo. Submete-se voluntariamente ao controlo das outras pessoas ou foras sociais Comporta-se de forma fraca e desamparada. A submisso minimiza a sua sensao de solido.

Este mecanismo de fuga tem como objectivo eliminar um objecto ou pessoa.


Fromm encontrava evidncias de destrutividade em todas as sociedades. Para Fromm existiam caractersticas humanas que eram usadas como uma racionalizao para a destrutividade incluindo amor, dever, conscincia e o patriotismo.

Mecanismo de fuga com maior significado social, segundo Fromm. A partir deste mecanismo a pessoa minimiza a sua solido lutando para ser exactamente como todos os outros. A pessoa age de acordo com as normas sociais que regem o comportamento.

Embora estas pessoas obtenham a to desejada segurana, esta conquista-se custa do prprio self. As pessoas sacrificam personalidade. a sua

A pessoa conformista torna-se parte deles e apresenta um falso self.

A perda do self deixa a pessoa insegura e com dvidas.

A pessoa age de forma reflexa e automtica, em resposta ao que os outros exigem ou esperam dela Se a pessoa fizer alguma coisa que no esteja de acordo com as normas e valores sociais, perde a aprovao e a segurana

Ligao

Estrutura de orientao

Transcendncia

Identidade

Razes

A forma como estas necessidades psicolgicas so satisfeitas depende das condies e oportunidades culturais e sociais.

Fromm acredita que a no satisfao de qualquer uma das necessidades insuportvel e resulta em patologia. Deste modo, as pessoas recebem um forte impulso para preencher as necessidades, quer de forma positiva, quer de forma negativa (Feist & Feist, 2008).

Estabelecer relaes com os outros e preocupar-se com o seu bem-estar. Fromm postula trs formas bsicas para estabelecer uma relao:

Submisso Dominao Amor

Submisso

O indivduo transcende a separao da sua existncia individual ao tornar-se parte de algum ou algo maior do que ele, e experimenta a sua identidade em conexo com o poder ao qual est submetido (Fromm, 1981)

Dominao

Os indivduos que procuram o poder apreciam parceiros submissos.


Submisso Dominante

Relao simbitica

Bloqueia a integridade e a sade psquica

Os indivduos vivem um em funo do outro e um a partir do outro () ainda que sofram de uma carncia de fora interior e de auto-confiana, as quais exigem liberdade e independncia (Fromm, 1981).

Unio com algum ou algo fora de si Amor


mesmo, sob a condio de manter a separao e a integridade do seu prprio self (Fromm, 1981)

O amor possibilita ao indivduo satisfazer a necessidade de ligao sem abandonar a sua individualidade e independncia.

Atravs do amor produtivo que envolve: preocupao, responsabilidade, respeito e conhecimento, o indivduo preocupa-se com o crescimento e desenvolvimento do self da outra pessoa.

Ultrapassar uma existncia meramente passiva e acidental envolvendo-se em actividades criativas que fazem uso da razo e da imaginao. Necessidade da pessoa ir para alm da sua natureza animal, tornando-se criativa e produtiva, possibilitando sentimentos de liberdade e finalidade.

Destrutividade Criatividade

Criatividade

Destrutividade
Os humanos so a nica espcie a utilizar a agresso maligna, i.e., a matar por outras razes que no a sobrevivncia. (Anatomia da destrutividade humana, 1973)

Reproduo; Arte; Objectos materiais; Ideias; Leis;

Tendncia Predominante

Dominante em alguns indivduos/culturas

Criao de laos com a famlia, um grupo ou uma comunidade. Esta necessidade surge da perda dos nossos elos bsicos com a natureza. Como ficamos isolados temos de criar razes nas relaes com os outros significativos.

Fixao Afinidade/Totalidade

Estratgia produtiva

Estratgia no produtiva Fixao

Relao activa e criativa com o mundo

Integrao

Apego aos laos da infncia e segurana proporcionada pela me/cuidador

- Segurana -Sentimento de pertena - Enraizamento

- Dependentes - Inseguras quando a proteco retirada.

Alm da relao pais-filhos, a fixao pode ser generalizada de modo a incluir uma comunidade ou um pas.

Fromm (1955) referia-se ao nacionalismo como uma forma de incesto, pois restringe o nosso sentimento de solidariedade a um grupo especfico, isolandonos da humanidade como um todo.

O homem pode ser definido como o animal que pode dizer Eu (Fromm, 1955) Capacidade do indivduo estar ciente de si prprio como uma entidade separada, desenvolvendo qualidades e caractersticas prprias para a construo de um conceito de Self nico e singular. Como satisfazer esta necessidade? Desenvolvendo talentos e capacidades peculiares; Identificando-se com um grupo (e.g., uma religio, um partido poltico, um pas), o que pode levar ao conformismo.

Conformidade ao grupo

Individualidade

Capitalismo

Liberdade econmica e social

Mas essa liberdade s deu a uma minoria o verdadeiro sentido do Eu.

A identidade da maior parte da populao ainda definida em relao s caractersticas do grupo/instituies a que pertence (naes, religies, profisses ou grupos sociais), e no s qualidades do Self.

desenvolve-se uma nova identidade de grupo na qual o sentido de identidade baseia-se no sentido de pertencer, sem se questionar, multido. Que essa uniformidade e essa conformidade no sejam em geral reconhecidas como tal e que sejam encobertas pela iluso de individualidade, isso no altera os factos (Fromm, 1981) O indivduo que desenvolveu um sentido autntico de identidade, no tem de abandonar a sua liberdade e individualidade para ajustar-se sociedade. Menor necessidade de conformar-se ao grupo.

Desenvolver uma viso coerente e consistente do ambiente de modo a organizar as prprias experincias e encontrar um objectivo significativo com o qual possa comprometer-se. Sem uma estrutura de orientao, os humanos seriam confusos e incapazes de agir de forma consistente e com um objectivo (Fromm, 1973).

Estrutura de orientao pode ser baseada em consideraes:

Irracionais

Racionais

Racionais

Proporcionam uma percepo da realidade. Envolvem uma viso subjectiva, o que pode colocar em causa a ligao com a realidade.

Irracionais

O indivduo tudo far para adquirir e manter uma estrutura de orientao, mesmo a ponto de seguir filosofias irracionais, como as utilizadas por alguns lderes religiosos e polticos fanticos. O ser humano necessita tambm de um objectivo ao qual se ir dedicar, possibilitando-lhe transcender uma existncia isolada e proporcionando um significado para a sua vida.

O crebro requer um determinado nvel de estimulo para manter o desempenho ptimo.

Necessidade de um ambiente externo estimulante, no qual o indivduo possa agir no auge da sua ateno e actividade, de modo a lidar com as vicissitudes da vida quotidiana (Schultz & Schultz, 2002).

Necessidades
Ligao Transcendncia Criar razes Identidade Estrutura de orientao Excitao e Estmulo

Componentes positivos
Amor Criatividade Totalidade Individualidade Objectivos racionais Ambiente estimulante

Componentes negativos
Submisso Dominao Destrutividade Fixao Conformidade ao grupo Objectivos irracionais Ambiente pouco estimulante

Adaptado de Feist & Feist (2008)

Os homens so semelhantes porque partilham da situao humana e das dicotomias existenciais a ela inerentes; so originais na maneira especfica como solucionam o seu problema humano. A diversidade infinita de personalidades , em si mesma, caracterstica da existncia humana. (Fromm, 1964)

Para Fromm, a personalidade reflecte-se na orientao de carcter do indivduo, ou seja, na sua forma relativamente constante de relacionar-se com o mundo e com os outros.

Definiu a personalidade como: a totalidade das qualidades psquicas herdadas e adquiridas que caracterizam um indivduo e o tornam original (Fromm, 1964)

A qualidade adquirida da personalidade mais importante o

carcter, que Fromm definiu como sendo: a forma relativamente permanente atravs da qual a energia humana canalizada no processo de assimilao e socializao (Fromm, 1964)

Duas formas de relao com o mundo: Assimilao: adquirir e assimilar coisas. Socializao: relacionar-se com o self e com os outros. Para Fromm, o carcter o substituto humano para os instintos animais, permitindo aos indivduos agir de forma eficiente e consistente e ajustar-se sociedade.

Como se forma o carcter?

Famlia Agncia psquica da sociedade (Fromm, 1964) Padres sociais e culturais.

Carcter Social a maioria dos membros de uma classe social ou cultura partilham elementos significativos do carcter; existe uma estrutura de carcter comum maior parte das pessoas de uma dada cultura. Carcter Individual diferenas de temperamento, constituio fsica, experincias pessoais, personalidades dos pais, diferenas no ambiente especfico, individual e cultural em que cada criana cresce.

Para que uma sociedade funcione adequadamente, necessrio que a personalidade das pessoas se molde para se adaptar s necessidades dessa mesma sociedade. A tarefa da famlia e dos educadores fazer com que a criana queira agir da forma que tem de agir para que um dado sistema econmico, poltico e social seja mantido. No entanto, se a sociedade faz exigncias contrrias natureza humana, contrariando as suas necessidades bsicas, isso conduz frustrao e alienao do homem.

Fromm identificou e descreveu cinco tipos de personalidade, ou orientaes do carcter: orientao receptiva, exploradora, armazenadora, comerciante e produtiva. Mais tarde, acrescentou as orientaes bifila, necrfila, o ser e o ter. Distinguiu entre orientaes produtivas e no-produtivas. Orientaes no-produtivas reflectem estratgias que no conseguem aproximar os indivduos da liberdade e da autorealizao.

Orientao Produtiva

Orientao No Produtiva

Produtivo Bifilo O Ser

Receptiva Exploradora Armazenadora Comerciante/Marketing Necrfilo O ter

A personalidade sempre uma combinao de vrias orientaes, ainda que normalmente uma delas seja dominante.

Qualquer uma das orientaes improdutivas tem um aspecto positivo e outro negativo, de acordo com o grau de produtividade da estrutura total do carcter.

As pessoas com este tipo de personalidade acham que a fonte de todo o bem est fora de si mesmas e, por isso, esperam conseguir tudo aquilo que querem (bens materiais, amor, conhecimentos), a partir de uma fonte externa.

So receptivas nas relaes com os outros: esperam ser amadas em vez de amar, ter em vez de criar.

So extremamente dependentes dos incapazes de fazer algo sem ajuda externa.

outros;

sentem-se

Tendem a obter satisfao no acto de comer e beber:

O tipo de pessoa receptiva tende a superar a ansiedade e a depresso comendo e bebendo. A boca um trao particularmente proeminente do tipo de carcter receptivo, geralmente o mais expressivo. Os lbios tendem a estar entreabertos, como num estado de eterna expectativa de receber alimento. (Fromm, 1964)

Qualidades negativas: passividade, submisso, falta de autoconfiana. Qualidades positivas: lealdade, aceitao, confiana, optimismo.

As pessoas com este tipo de orientao tambm consideram que a fonte de todo o bem est no exterior, mas em vez de esperar receber, como no caso da personalidade receptiva, tiram aos outros, atravs da fora ou da astcia. Receber no tem valor para estas pessoas; elas apenas querem o que pertence aos outros e tem valor para eles (namorado, objecto, ideia); o que roubado ou apropriado tem mais valor do que o que dado livremente. Qualidades negativas: desconfiana, cinismo, inveja, cime, egocentrismo, arrogncia.
Qualidades positivas: impulsividade, orgulho, auto-confiana, seduo.

A pessoa v o mundo como posses e potenciais posses. Mesmo

as pessoas amadas so vistas como coisas a possuir, manter ou comprar.

A pessoa obtm um sentimento de segurana atravs da acumulao de bens materiais, sentimentos e ideias, e da poupana.

Construo de barreiras sua volta, protegendo-se de possveis intrusos, e deixando sair o mnimo possvel.

Caracteriza-se por uma organizao compulsiva em relao aos

seus bens, ideias e sentimentos, denunciando-se atravs do seu comportamento:

Pode-se reconhecer este tipo de pessoa pelas expresses faciais e pelos gestos. A boca do tipo lbios cerrados. Os seus gestos so caractersticos da sua atitude de afastamento. Enquanto por um lado os gestos do tipo receptivo so convidativos e arredondados, os do tipo explorador so agressivos, pontudos, os do armazenador so angulares, como se ele quisesse enfatizar as fronteiras entre si e o mundo exterior. (Fromm, 1964)

Caracterizam-se pelo excesso obstinao e mesquinhez.

de

organizao,

Traos negativos: rigidez, esterilidade, obstinao, compulsividade, falta de criatividade.


Traos positivos: organizao, limpeza, pontualidade.

um fenmeno do sculo XX, com origem nas sociedades

capitalistas, principalmente na dos Estados Unidos da Amrica.

Cultura de mercado em que a personalidade vista tambm como um bem a ser vendido e comprado. As pessoas vem-se como mercadorias, com o seu valor pessoal dependente do seu valor de troca, da sua habilidade para vender-se, de forma a atingir o sucesso.

Valorizao das qualidades superficiais, em detrimento das qualidades interiores prprias de cada um. No h uma forma determinada e permanente de relacionamento; a mutabilidade de atitudes a nica qualidade permanente desta orientao.

Orientao que conduz:


Insegurana. Perda de auto-estima e confiana. Perda da identidade e individualidade. Perda de relacionamentos significativos e autnticos. Alienao de si mesmo e dos outros.

Traos negativos: falta de metas, oportunismo, inconsistncia, desperdcio.

Traos positivos: flexibilidade, abertura a novas ideias, adaptabilidade, generosidade.

Constitui a personalidade ideal, representando a meta mxima do desenvolvimento humano.

De acordo com Fromm, este tipo de personalidade ainda no foi alcanado, porque o tipo de sociedade onde ela poderia florescer tambm ainda no existe.

Pressupe a capacidade de desenvolvermos todo o nosso potencial e desenvolvermos o nosso self, no fugindo da nossa liberdade e responsabilidade.

nica possibilidade de resoluo do dilema humano bsico unio

com o mundo e com os outros, mantendo a singularidade e individualidade.

Trabalho, Amor e Pensamento produtivos

Trabalho produtivo: como um meio de auto-expresso criativa, e no como um fim em si mesmo. Amor produtivo: caracteriza-se pelo cuidado, responsabilidade, respeito e conhecimento. Biofilia. Pensamento produtivo: motivado por um interesse especfico por outra pessoa e objecto. As pessoas vem os outros como so, e no como gostariam que fossem, assim como a si mesmos.

A produtividade a realizao, pelo homem, das potencialidades que o caracterizam, o uso dos seus poderes. (Fromm, 1964)

Fromm acreditava que uma personalidade saudvel aquela que combina todas as cinco orientaes do carcter, pois todos ns precisamos saber receber coisas de outras pessoas, de tom-las quando for necessrio, de preserv-las e troc-las, e de trabalhar, amar e pensar de modo produtivo.

Fromm props uma sociedade ideal, o Socialismo Comunitrio

Humanista, a nica onde a orientao produtiva poderia prevalecer.

Humanismo: orientado para os seres humanos, e no para uma entidade superior (Deus ou o Estado). Comunitrio: Composto por pequenas comunidades, em oposio ao governo geral ou corporaes. Socialismo: cada um responsvel pelo bem-estar de todos os outros.

A biofilia o amor apaixonado pela vida; pelo crescimento de todas as formas de vida (pessoas, animais, plantas, ideias, culturas), pela criao, pela construo.

Preocupao com o crescimento e com o desenvolvimento de si mesmo e dos outros.

Desejo de influenciar os outros atravs do amor, da razo e do exemplo.

Atraco pela morte, decomposio, fezes, lixo.

cadveres,

destruio,

Gostam de falar sobre doena, morte e funerais.


Vivem no passado e tendem a ser frias e indiferentes. Dedicam-se lei, ordem e ao uso da fora e do poder.

A definio e o significado da vida de uma pessoa esto nos bens que possui (bens materiais, pessoas, ideias). Eu sou o que tenho e o que consumo; A minha propriedade constitui a minha pessoa e a minha identidade. Os valores so definidos em termos de como os bens prprios se comparam com os dos outros; grande competio que leva alienao e ao conflito com os outros. Sociedade centrada sobre as coisas.

As pessoas definem-se em termos do que so, e no do que tm. A sua definio de valor prprio vem de dentro, e no da comparao com os outros.

Colaboram, amam e vivem produtivamente com os outros, em vez de competir com eles.
Esta orientao s se pode desenvolver se a sociedade a encorajar. Sociedade centrada sobre as pessoas.

Todas as orientaes que Fromm props, as produtivas e no produtivas, tm uma coisa em comum: so formas de lidar com a vida, so bifilas, amam a vida, excepo da necrfila.

Necrofilia

Narcisismo Maligno

Simbiose

Necrofilia

Significa amor morte. Perverso sexual em que uma pessoa deseja manter contacto sexual com um cadver.

Fromm (1964/1973) usou o termo com um sentido mais geral:


Qualquer atraco em relao morte; Carcter alternativo biofilia;

Pessoas no-saudveis

no so capazes de trabalhar, amar e pensar de modo produtivo.

Pessoas psicolgicamente perturbadas so incapazes de amar e estabelecer unio com os seus pares.

Necrofilia

Narcisismo Maligno

Simbiose Incestuosa

Necrofilia

Caractersticas:

Odeiam a humanidade; So racistas; Agressivos; Apreciam banhos de sangue, destruio, tortura e terror; Defensores da lei e da ordem; Gostam de falar sobre doenas e morte; Fascnio por decomposio, cadveres e fezes; Gostam de trabalhar na escurido e na sombra e preferem a noite ao dia.

Necrofilia

Todos adoptamos esporadicamente comportamentos agressivos, contudo, o que nos distingue dos necrfilos que todo o seu estilo de vida gira volta da morte, da destruio, da doena e da decomposio.

Narcisismo Maligno

Pessoas saudveis manifestam benignamente o seu narcisismo, preocupando-se de forma moderada com o seu corpo.
Quando o indivduo se v impedido de percepcionar a realidade e valoriza tudo o que lhe pertence, ao mesmo tempo que desvaloriza o que pertence a terceiros, encontra-se na forma maligna do narcisismo.

Narcisismo Maligno

Caractersticas:

Preocupao excessiva consigo mesmo que pode ir desde a admirao da prpria imagem a uma ateno absessiva com a sade - hipocondria; Hipocondria moral preocupao com culpa em relao a transgresses anteriores; Horney fez referncia s demandas neurticas sentemse superiores em relao aos pares, com base numa crena distorcida. No consideram ter de demonstrar o seu valor (riqueza, aparncia, psique). No aceitam bem crticas externas.

Simbiose Incestuosa

Extrema dependncia em relao me ou figura que a substitui. Forma exagerada da Fixao em relao me. Na Simbiose Incestuosa, as pessoas so inseparveis da pessoa hospedeira. H perda da identidade individual.

Simbiose Incestuosa

Caractersticas:

Diluio da identidade com a pessoa hospedeira; Pessoas sentem-se ansiosas e assustadas quando o relacionamento ameaado; Acreditam que no sero livres se no tiverem presente a me ou um substituto famlia, a nao, uma religio, um negcio; O raciocnio e a capacidade de um amor autntico sofrem distoro, impedindo as pessoas de alcanarem a independncia e a integridade.

Sndrome da Decomposio apresentam os trs Distrbios da Personalidade.

Esta uma das formas extremas de desenvolvimento.

Fromm foi instrudo por um analista freudiano ortodoxo; Psicanlise humanista - Preocupava-se com os aspectos interpessoais da terapia. Considerava que a meta de uma terapia era fazer com que os pacientes atinjam o autoconhecimento, pois se o conhecimento de ns prprios no temos acesso ao conhecimento dos outros. Segundo Fromm, os pacientes procuravam atravs da terapia satisfazer as suas necessidades humanas bsicas, como tal, a terapia devia basear-se no relacionamento pessoal entre terapeuta e paciente.

A fim de alcanar uma comunicao compartilhada, era solicitado aos pacientes que revelassem os seus sonhos, pois considerava que os mesmos se expressam em linguagem simblica.

Calor/Lar Fogo

Destruio
Ameaa pessoas no Deserto Sol Vida e crescimento climas mais frios

Fromm (1963) acreditava que as terapias no deviam tentar ser muito cientificas no que respeita compreenso de um paciente. Defendia uma atitude mais racional em que a pessoa devia ser verdadeiramente compreendida.

Reuniu dados

sobre a personalidade humana a partir de fontes como:


Psicoterapia; Antropologia cultural; Psico-histria.

Fromm, conjuntamente com um grupo de psiclogos, psicanalistas, antroplogos, mdicos e estatsticos realizou um estudo entre 1950 e 1960 acerca do caractr social de Chiconcuac. Foram entrevistados todos os adultos e metade das crianas residentes nessa vila. Instrumentos:

Entrevistas Extensas; Relatos de sonhos; Questionrios detalhados; Tcnicas Projectivas (Teste do borro de Rorschach e o Teste de Apercepo Temtica)

Carcter Mercantil produto do comrcio moderno. Como se esperava, no existia entre os aldees.
Tipos de Carcter encontrado:

No-produtivo/receptivo; Produtivo/acumulador; No-produtiva/exploradora; Produtivo explorador.


Este estudo no pde servir como uma confirmao da teoria de Fromm, mas como um relato do que esperava encontrar em sociedade.

Fromm referia-se a Hitler como um exemplo notvel de pessoa com Sndrome de Decomposio com todas as trs desordens psicolgicas.

Necrofilia Destruio

Narcisismo Maligno Prprio Simbiose Insestuosa Raa Germnica

Na

infncia:

Mimado pela me, o que estimulou sentimentos narcssicos. No entanto, tal facto no explica toda a patologia.

A me de Hitler nunca foi, para ele, uma pessoa a quem ele estivesse apegado de forma amorosa ou por quem nutrisse carinho. Ela foi um smbolo de deusa de proteco e de venerao, mas tambm uma deusa da morte e do caus.
Fromm (1973)

Estudante

acima da mdia no preparatrio mas pssimo no ensino mdio;


o pai durante a adolescncia; a nvel artstico;

Conflitos com

Sentiu fracasso

Cada fracasso causava um ferimento mais grave no seu narcisismo e uma humilhao mais profunda que a anterior (Fromm, 1973)

Canalizou a sua ambio para o objectivo de se tornar um heri de guerra durante a Primeira Guerra Mundial, aps a qual voltou s sentir fracasso;

Manifestou a sua Necrofilia aps a sua chegada ao poder; Manifestou o Narcisismo Maligno ao se preocupar apenas consigo e com os seus ideais convico de construir um Imprio de mil anos; Manifestou ter Simbiose Incestuosa atravs da devoo que tinha raa germnica.

Fromm refere ainda que Hitler era sadomasoquista, retrado e desprovido de sentimentos de amor genuno e de compaixo caractersticas que no faziam de Hitler um homem psictico, mas doente e perigoso.

Fromm escreveu pouco sobre as suas tcnicas de avaliao. A extenso da teoria de Fromm torna possvel organizar e explicar muito daquilo que conhecido acerca da personalidade humana. As perspectivas social, poltica e histrica de Fromm proporcionam tanto a extenso quanto a profundidade para a compreenso da condio humana, mas a falta de preciso das suas teorias dificulta a previso, e refutao fica praticamente impossvel. No apresentou resultados analticos ou estudos de casos especficos, faltam dados empricos para afirm-la. O principal valor dos escritos de Fromm estimular os leitores a pensar produtivamente, no entanto, nem o pesquisador nem o terapeuta recebem muitas informaes prticas a partir dos ensaios de Fromm. No acompanhou as evolues da psicanlise.

No reconhecia as ideias dos psiclogos humanistas. Alguns dos seus conceitos foram definidos de maneira imprecisa e em termos que geralmente so contraditrios, tornando difcil testar as suas proposies experimentalmente. As vises de Fromm so coerentes com o seu prprio contedo no sentido de que um nico tema perpassa os seus escritos. Contudo, a teoria carece de uma taxonomia estruturada, de um conjunto de termos definidos de modo operacional e de uma clara limitao de abrangncia. Fromm relutava em abandonar os seus conceitos iniciais ou relacion-los precisamente s suas ideias posteriores, a sua teoria carece de simplicidade e de unidade. Apresentou um retrato idealizado da Idade Mdia e omitiu calamidades.

Fromm:

Criticava

a recusa de Freud em admitir o impacto das foras socioeconmicas na personalidade.

Contudo

Fromm inicialmente tinha a inteno de aperfeioar a posio de Freud e no de substitula.

Concordava com Freud de que os cinco primeiros anos e vida so importantes, mas no concordava que a personalidade determinada nessa idade. Afirmou que as situaes posteriores tambm podem influenciar a personalidade.
O desenvolvimento de um indivduo na infncia idntico ao desenvolvimento da humanidade no decorrer da histria.

Tambm concordava com Freud no que respeita que a famlia funciona como um representante da sociedade para a criana.

A criana adquire personalidade e formas adequadas de se adaptar sociedade atravs das interaces familiares.

Segundo Fromm, somos moldados pelas nossas caractersticas sociais, polticas e econmicas mas essas caractersticas no determinam completamente a nossa personalidade.

Temos um conjunto de mecanismos psicolgicos pelos quais moldamos a nossa natureza e a nossa sociedade.

Fromm props a universalidade da personalidade e um carcter social comum numa determinada cultura. No entanto, tambm achava que cada pessoa diferente.

Fromm achava que a humanidade no final atingiria um estado de harmonia e integrao, mas ficou triste com a falta de progresso na poca em que viveu. Props uma sociedade ideal Humanista. Socialismo Comunitrio

Socialismo: Amor, fraternidade e solidariedade

Caracterizariam todas as relaes humanas

No Socialismo predominaria a orientao produtiva sentimentos de solido, insignificncia e alienao desapareceriam.


Segundo Fromm o Amor uma unio com algum ou com algo fora de si mesmo sob a condio de manter a separao e a integridade do seu prprio self. Preocupao, Responsabilidade, Respeito e Conhecimento eram os quatro elementos bsicos comuns a todas as formas de Amor.

ERICH FROMM Delineou as experincias exclusivamente humanas: Sentimentos de afeio, amor e compaixo.

Atitudes de interesse, responsabilidade, identidade e integridade. Vulnerabilidade, transcendncia e liberdade. Valores e normas. E relacionou as necessidades humanas: De ligao (disposio para o afecto). De transcendncia (superar a sua natureza animal). De criar razes (quer ser parte integrante do mundo). De identidade (procura encontrar um sentido autntico de identidade). De orientao (um modo estvel de perceber e compreender o mundo).

A importncia de Fromm para a psicologia est no seu foco nas foras sociais, histricas e culturais e no papel destas na formao da personalidade.

Em Erich Fromm His life and ideas (1999), o caricaturista mexicano Oswaldo, resume bastante bem os aspectos da personalidade de Fromm:

a cabea grande com orelhas enormes de terapeuta e os olhos brilhantes, num corpo pequeno e fraco;
na mo esquerda, as flores do amor e na direita alguns livros; deixando sempre vestgios de amor pela vida.

"Estar vivo um conceito dinmico e nunca esttico. Existir e expandir os poderes especficos de um organismo so uma nica coisa. Todos os organismos tm uma tendncia inerente para concretizar as suas potencialidades especficas. A meta da vida humana, portanto, deve ser a expanso dos seus poderes segundo as leis da sua natureza" (Erich Fromm, 1972)

Feist, J. & Feist, G.J. (2008). Teorias da Personalidade. So Paulo: McGraw Hill. Funk, R. (1999). Erich Fromm his life and ideas. New York, NY: Continuum. Schultz, D. P. & Schultz, S. E. (2002). Teorias da Personalidade. Cap. 6: Erich Fromm, pp. 163-180. So Paulo: Thomson Learning. Fromm, E. (2002). A arte de amar (J.M.Neves, Trad.). Cascais,Portugal: Pergaminho. (Obra original publicada em 1956) Fromm, E. (1964). Anlise do Homem (Octvio Alves Velho, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar Editores. (Obra original publicada em 1947) Hall, C.S., Lindzey, G., & Campbell, J.B. (2000). Teorias da Personalidade. Porto Alegre, Brasil: Artmed. Boeree, C. (1997). Personality Theories Erich Fromm. Obtido de http://webspace.ship.edu/cgboer/perschapterspdf.html

Potrebbero piacerti anche