Sei sulla pagina 1di 26

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC

C Normas aplicveis s operaes internacionais de compra e venda e arbitragem comercial internacional

Adler Martins1 Pedro Gustavo Gomes Andrade2 Renato Schweizer3

1. O SONHO DOS BRICs A discusso acerca dos BRICs teve incio no ano de 2001, em um relatrio do grupo Goldman Sachs intitulado Building Better Global Economic BRICs (em ingls, o nome um trocadilho com a palavra Brick, que quer dizer tijolo), no qual foi feita uma previso de que, at 2050, Brasil, Rssia, ndia e China ultrapassariam, em termos de PIB, a economia dos seis pases mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Japo, Alemanha, Reino Unido, Frana e Itlia). Desde ento, outros relatrios foram publicados pelo mesmo grupo, em 2003 e 2005, confirmando o prognstico4. Em 2007, foi publicado o livro BRICs and Beyond, que buscou reavaliar as hipteses dos estudos anteriores e que apontou o dado otimista de que as economias dos BRICs cresceram muito acima das expectativas do incio da dcada. Os primeiros estudos do grupo Goldman Sachs talvez tenham sido demasiado conservadores - no sendo o BRIC um mero sonho, como definido pelas hipteses iniciais - pois, enquanto se esperava que os pases alcanassem cerca de 10% do PIB mundial ao final de 2010, j em 2007 eles possuam 15%.

Advogado do escritrio Jos Ornelas de Melo Advogados/Noronha Advogados MG. Especialista em contratos internacionais, com experincia em negociaes na China, ndia e Emirados rabes. J ministrou palestras sobre investimentos estrangeiros no Brasil e sobre contratos internacionais de compra e venda. MBA em Gesto Empresarial. 2 Graduando em Direito pela Faculdade Milton Campos. Monitor das disciplinas de Direito Internacional Pblico e Direito Internacional Privado. Diretor de Educao e Cultura do Diretrio Acadmico Orozimbo Nonato. Presidente do corpo editorial da Revista Acadmica Milton Campos. 3 Bacharelando em Direito pela Faculdade Milton Campos. Membro do Diretrio Acadmico. Estagirio do escritrio Jos Ornelas de Melo Advogados Associados / Noronha Advogados MG. 4 Goldman Sachs, Dreaming with BRICs: The Path to 2050, outubro de 2003. Goldman Sachs, How Solid are the BRICs, dezembro de 2005. Disponveis em: <http://www2.goldmansachs.com/ideas/brics/index.html>.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ Ressalte-se que, aps a crise econmica de 2008-2009, uma nova publicao do grupo Goldman Sachs afirmou, categoricamente, que os BRICs foram os pases a se recuperar mais rapidamente da crise. Notavelmente, parte do bom desempenho econmico dos BRICs deve-se ao comrcio entre eles prprios. O Brasil, por exemplo, beneficiou-se do fato da China ter se tornado seu maior importador durante vrios meses de 2009, conforme estatsticas do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior do Brasil (MDIC). Atualmente, a China insinua-se como o maior parceiro comercial do Brasil. Conforme dados do MDIC, de janeiro a julho de 2010 o valor em exportaes do Brasil para a China foi aproximadamente 40% maior do que o valor de exportaes do Brasil para os Estados Unidos. Neste prisma, dados do FMI ainda indicam que os BRICs foram, sozinhos, responsveis por mais de 50% da produo adicional de riqueza no mundo na dcada de 2000-2010. Ao mesmo tempo, os pases do BRIC desenvolveram suas relaes diplomticas e formaram coalizes fora do mbito econmico. Para citar alguns exemplos, pode-se apontar o papel do Brasil e da ndia nas reivindicaes em prol das economias emergentes nas negociaes de Doha; o frum IBAS, entre ndia, Brasil e frica do Sul, que rene trs democracias de trs continentes; a coalizo do BASIC, formada por Brasil, frica do Sul, ndia e China, que buscou a defesa de interesses comuns sobre questes ambientais e climticas entre os pases na recente Conferncia de Copenhague; alm da participao dos pases no G-20, que engloba, alm do G-7, uma srie de pases perifricos que, cada vez mais, buscam aumentar seu poder de reivindicao acerca de questes financeiras globais. Brasil e ndia tambm buscam - juntamente com Alemanha e Japo, no chamado G-4 - um assento permanente no Conselho de Segurana das Naes Unidas, que j possui outros dois pases BRIC: China e Rssia. importante notar que as relaes descritas acima geram conseqncias e necessidades que vo alm da esfera econmica. Se evidente que haver uma aproximao econmica entre os pases do BRIC no futuro, afigura-se necessrio estudar o arcabouo jurdico dos membros do grupo, em especial no que concerne aos contratos internacionais, a fim de eliminar os entraves integrao econmica no mbito do BRIC.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ Nesse contexto, o objetivo deste artigo analisar a legislao interna e as convenes internacionais ratificadas por cada um dos pases do acrnimo BRIC, a fim de orientar empresrios e advogados que lidem com contratos internacionais nessas naes. Sero abordadas, especificamente, as normas aplicveis aos contratos internacionais de compra e venda e arbitragem comercial internacional. 2 PRINCIPAIS CONVENOES A SEREM ANALISADAS 2.1 Conveno de Viena sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias Existem diversas organizaes internacionais que tm como propsito a criao de normas uniformes para o comrcio internacional. Dentre elas, a UNCITRAL (United Nations Commission on International Trade Law Comisso das Naes Unidas para o Direto do Comrcio Internacional) uma das mais destacadas, e tem cumprido um papel fundamental na elaborao de normas uniformes para o comrcio. Especificamente no caso dos contratos sobre compra e venda de mercadorias, a conveno mais importante sobre o tema certamente a Conveno de Viena sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG, na sigla em ingls), elaborada sob os auspcios da UNCITRAL, em 1980. Em seu prembulo, j se percebe que a adoo de regras uniformes seu propsito fundamental:
Estimando que a adoo de regras uniformes para reger os contratos de compra e venda internacional de mercadorias, que contemplem os diferentes sistemas sociais, econmicos e jurdicos, contribuir para a eliminao de obstculos jurdicos s trocas internacionais e promover o desenvolvimento do comrcio internacional.

Ratificada atualmente por 74 pases 5 , representantes de mais de 90% do comrcio global de bens (GAMMA JR, 2009), ela um dos tratados internacionais sobre legislao comercial mais bem sucedidos da histria, sendo classificada por

Status da conveno no site da UNCITRAL: <http://www.uncitral.org/uncitral/en/uncitral_texts/sale_goods/19 80CISG_status.html>.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ alguns autores como a Carta Magna do comrcio internacional (ZELLER, 1999), ou como uma inesperada histria de sucesso, nas palavras do Prof. Schlechtriem6 Dentre os temas abordados pela CISG esto: a formao e o modo de concluso de contratos internacionais de comrcio; 7 a obrigao do vendedor de entrega das mercadorias e a obrigao do comprador de pagar; 8 os direitos das partes no caso de violao do contrato; 9 excees para a responsabilidade pela quebra do contrato, como a ocorrncia de eventos de fora maior;10 dentre outros.11 O objetivo da CISG ao dispor sobre esses temas foi estabelecer normas fundamentais sobre as quais poderia haver um consenso razovel entre pases de diversas culturas e sistemas jurdicos, mesmo que alguns deles no fossem partes da Conveno. Deve-se ressaltar que a CISG aplica-se apenas venda de mercadorias, entendidas como produtos corpreos. Esto excludas de sua regncia, portanto, a venda de servios, transaes financeiras ou aluguel de mo de obra. Mais frente, a posio de cada um dos BRICs frente CISG ser analisada em detalhes. 2.2 Arbitragem Internacional e Reconhecimento de Laudos Arbitrais A arbitragem comercial internacional um instrumento de enorme relevncia em negociaes e contratos internacionais de comrcio. A arbitragem possui vantagens em relao aos tribunais nacionais, sendo no somente um mecanismo geralmente mais rpido e econmico que os meios processuais tradicionais, mas tambm frequentemente mais conveniente. Ela pode ser levada a cabo maneira sigilosa, e, por permitir que as partes escolham a lei aplicvel, resolve o problema do desconhecimento do ordenamento jurdico que regeria o contrato. Duas so as principais convenes internacionais a respeito da arbitragem:

Peter Schlechtriem; Requirements of Application and Sphere of Applicability of the CISG; Victoria University of Wellington Law Review (2005/4) 781-794. 7 Parte II Formao do Contrato (art. 14). 8 Parte III, Captulos II e III Obrigaes do Vendedor e do Comprador (arts. 30 e 53, respectivamente). 9 Parte III, Captulo V, Seo II Perdas e Danos (art. 74). 10 Parte III, Captulo V, Seo IV Excluso de responsabilidade (art. 79). 11 Como as disposies sobre a transferncia do risco e a obrigao pela qualidade dos bens vendidos.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ 2.2.1 Lei Modelo de Arbitragem da UNCITRAL de 1985 Com o objetivo de harmonizar as diversas legislaes nacionais sobre o tema, um comit formado por representantes de 58 pases, incluindo o Brasil, e 18 organizaes internacionais, presidido pela Comisso das Naes Unidas para o Direito Comercial Internacional, discutiu durante trs anos, os termos de uma leimodelo sobre arbitragem. A Assemblia Geral das Naes Unidas, atravs da Resoluo n.40/72, de 11.12.1985, aprovou o texto final dessa Lei Modelo sobre Arbitragem Comercial Internacional, no fechamento da 18 sesso anual da comisso. A assemblia geral, em sua resoluo 40/72 de 11 de dezembro de 1985 recomendou que:
Todos os Estados dem devida considerao Lei Modelo sobre arbitragem comercial internacional, em vista do desejo de uniformidade da direito dos procedimentos arbitrais e das necessidades especficas da prtica do comrcio internacional (UNCITRAL, 1985).

Por contar com a adeso de pases que movimentam dois teros do comrcio mundial, a Lei Modelo da Uncitral obteve xito. Seu texto solucionou vrias falhas das convenes anteriores, alm de influenciar a reviso dos regulamentos arbitrais das principais cmaras de arbitragem do planeta. Alm disso, influenciou grande parte das legislaes internas sobre arbitragem, promulgadas aps sua aprovao. A Lei Modelo aborda a Arbitragem desde sua formao at a execuo do laudo final, constituindo um cdigo relativamente completo, apto a regulamentar todo o procedimento arbitral. 2.2.2 Conveno de Nova Iorque de 1958 sobre o Reconhecimento e a Execuo de Sentenas Arbitrais Estrangeiras Esta conveno de suma importncia, pois prev que, entre os estados contratantes, a arbitragem seja reconhecida como forma vlida e legal de soluo de conflitos, alm de permitir que laudos arbitrais estrangeiros sejam executados em tribunais locais, em cada um dos pases contratantes. Em suma, a Conveno de Nova Iorque possibilitou aos particulares libertarem-se da insegurana dos tribunais

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ nacionais de pases desconhecidos, uma vez que tornou praticamente livre a escolha do foro e das leis a reger um conflito. Sua importncia no pode ser subestimada. Segundo as Naes Unidas12
A Conveno largamente reconhecida como um instrumento basilar da arbitragem internacional e prev que tribunais dos pases signatrios conheam e declarem efetiva a conveno arbitral quando se depararem com uma ao coberta por uma conveno de arbitragem; ademais, que reconheam e executem decises arbitrais proferidas em outros estados contratantes, sujeitando-as a excees especficas e limitadas. A Conveno entrou em vigor em 7 de junho de 1959. 13.

A posio de cada um dos BRIC frente arbitragem ser detalhada no tpico 4.

3 O ORDENAMENTO JURDICO DOS BRICS E A CONVENO DE VIENA SOBRE COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS 3.1 Legislao dos BRICs sobre Contratos Internacionais Comerciais A Conveno das Naes Unidas sobre a Venda Internacional de Mercadoria (United Nations Convention on the International Sale of Goods - CISG) foi elaborada visando harmonizao das leis comerciais e, em ltima conseqncia, o aumento das transaes comerciais entre os pases signatrios. Embora as vantagens sejam muitas e aparentes, dentre os pases do BRIC os nicos que ratificaram a CISG at o momento foram a Rssia e a China. E ainda, sobre as suas ratificaes, cabe notar que ambos os pases proferiram reservas, como ser abordado abaixo. 3.1.1 Aplicao da CISG na China

12 Disponvel em http://www.uncitral.org/uncitral/en/uncitral_texts/arbitration/NYConvention.html 13 The Convention is widely recognized as a foundation instrument of international arbitration and requires courts of contracting States to give effect to an agreement to arbitrate when seized of an action in a matter covered by an arbitration agreement and also to recognize and enforce awards made in other States, subject to specific limited exceptions. The Convention entered into force on 7 June 1959.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ A China ratificou a CISG em dezembro de 1986. Contudo, adotou uma reserva significativa ao texto: comprometeu-se a aplicar a CISG somente se o outro pas envolvido na transao tambm a adote. Sobre esta reserva, o renomado autor Peter Schlechtriem tece comentrios interessantes:
As consequncias do artigo 1(1)(b), que dita que partes em estados no signatrios da conveno poderiam ter que se sujeitar aplicao da CISG, (...) encontrou srias objees em Viena, e s foi aceita devido a uma composio a permitir aos pases adotar a reserva de que um estado 14 signatrio poderia declarar no estar vinculado ao artigo 1(1)(b). (traduo nossa)

Como consequncia imediata da posio chinesa, percebe-se que a aplicao imediata da CISG nos contratos entre China e pases BRIC fica restrita aos acordos com empresas da Rssia. Dizendo de outra forma, com bem nota CHEN Weizuo em artigo intitulado O conflito de leis no contexto da CISG: Uma perspectiva chinesa, (No original: The Conflict of Laws in the Context of the CISG: A Chinese Perspective): "ainda que as leis de conflito de leis dos pases envolvidos apontem para a lei Chinesa que regule os contratos internacionais, a CISG s ser aplicada se ambos os estados envolvidos forem signatrios da CISG. Conseguintemente, nos contratos entre Brasil e China e entre ndia e China existe a possibilidade de que a legislao aplicvel seja a legislao chinesa interna, especialmente a Lei sobre Contratos da Repblica Popular da China de 1999 e diploma intitulado Princpios Gerais de Direito Civil da Repblica Popular da China. Se este no for o desejo das partes, estas devem precaver-se, estudando previamente as leis de conflito de leis aplicveis ao tipo de contrato. Em relao aplicao do Direito chins, interessante notar que a Lei Chinesa permite s partes escolher a lei aplicvel aos contratos internacionais. Esta faculdade sempre interessante, pois autoriza s partes a escolha de um ordenamento jurdico neutro em relao s partes ou, em alguns casos, mais favorvel aos objetivos do negcio. Contudo, devemos entender que, num contrato entre um trader brasileiro e um exportador chins, no possvel escolher a aplicao da CISG, uma vez que a lei
14

Requirements of Application and Sphere of Applicability of the CISG; Victoria University of Wellington Law Review (2005/4), pg. 781-794, Peter Schlechtriem.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ chinesa expressamente diz que esta no seria aplicvel. No obstante, seria possvel escolh-la pela via indireta, ao indicar a lei da Rssia como lei aplicvel, por exemplo. Por fim, a aplicao da CISG ainda seria possvel em um contrato sino-indiano ou sino-brasileiro caso as partes adotem a arbitragem, como ser abordado em tpico especfico.

3.1.2 Aplicao da CISG na Rssia De acordo com o disposto no Artigo 1, pargrafo (a) da CISG 15 , contratos internacionais de compra e venda de mercadorias entre a Rssia e China sero, a princpio, regida pela CISG. Contudo, diferentemente da China, a Rssia no adotou reservas em relao ao pargrafo (b) do referido artigo. Ou seja, a Rssia aceitou como aplicvel a CISG quando as leis de conflito de leis dos pases envolvidos indicarem a lei de um pas signatrio da conveno. Dessa forma, contratos entre Brasil e Rssia e entre ndia e Rssia podero ser regidos pela CISG, desde que, aps analisado o caso, as leis de conflito de leis indiquem o ordenamento russo como dominante na questo. Esta possibilidade soma-se ao fato de que a Rssia aceita que as partes escolham a lei aplicvel, o que permite o planejamento legal dos contratos celebrados com empresas naquele pas. Nas palavras da Doutrina autorizada16:
15

(1) Esta Conveno aplica-se aos contratos de compra e venda de mercadorias entre partes que tenham seus estabelecimentos em Estados distintos: (a) quando tais Estados forem Estados Contratantes; 16 According to the Russian conflict of law rules the parties to a contract, when one party is a foreign entity, may choose the law applicable to their rights and duties under that contract including sale agreements provided that such a choice does not affect the operation of mandatory rules of the country with which the contract is actually related. In the absence of an agreement between the parties on the applicable law, the law of the country with which the contract is most closely connected shall apply to the contract. Generally, the law of the country with which the contract is most closely related shall be considered the law of the country in which the party performing execution of crucial importance for the contract has its place of residence or main place of activity (the seller in the sale and purchase transaction, the lender in a loan agreement, financial agent in a contract of financing against assignment of a monetary claim etc.). Artigo disponvel em http://www.mondaq.com/article.asp?articleid=59722.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________
De acordo com as leis de conflito de leis da Rssia, as partes de um contrato, quando uma delas estrangeira, podem escolher a lei aplicvel aos seus direitos e deveres naquele contrato, o que inclui contratos de compra e venda, desde que a escolha no interfira na aplicao de regras mandatrias do pas com o qual o contrato est mais proximamente conectado. Na falta de um acordo entre as partes em relao lei aplicvel o direito do pas com o qual o contrato est mais proximamente relacionado dever ser aplicado. Geralmente, o Direito do pas mais proximamente relacionado entendido como as leis do pas em que a parte que executa a obrigao crucial do contrato tem seu domiclio ou sede de atividades (o vendedor numa transao de compra e venda; o mutuante numa operao de emprstimo, (...) etc.) (traduo nossa)

O mesmo se pode vislumbrar pelo comentrio abaixo17:


As normas de conflito de leis da Rssia esto contidas nos Fundamentos da Legislao Civil da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, de 1991, que ainda esto em vigor na Federao Russa. (...) Sob o artigo 166 dos Fundamentos, as partes num contrato de construo so livres para escolher a lei de regncia. Entretanto, se no houver acordo expresso, a lei de regncia ser a do pas em que o projeto est sendo erigido. Isso corresponde prtica costumeira de adotar a lei do pas do projeto como lei aplicvel (traduo nossa)

Em suma, conclui-se que contratos entre Brasil e Rssia e ndia e Rssia podem eleger a CISG como lei aplicvel, caso esta no se aplique automaticamente.

3.1.3 Aplicao da CISG na ndia e Brasil Nenhum desses pases adotou a CISG. Contudo, o Direito indiano aceita a escolha da lei pelas partes. Logo, as partes poderiam indicar a Lei de um pas que aplique a CISG, a fim de utiliz-la em seus contratos. Essa indicao, contudo, tem algumas limitaes, resumidas com clareza no trecho a seguir:

17

Under Clause 166 of Fundamentals, the parties to the construction contract are free to choose the governing law for their contract. However, absent the express agreement of the parties, the governing law will be that of the country where the works are being constructed (the project country).This corresponds to the customary practice of selecting the law of the project country as the governing law of contract. Artigo disponvel em http://www.friendspartners.org/partners/fplegal/jrlaw/Russian_FIDIC.htm.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________
(...) partes que celebram contatos com empresas indianas, sendo estes contratos regidos pelo direito estrangeiro, devem observar que, se uma ao com base nesse contrato for proposta perante uma corte indiana, as leis estrangeiras devero ser provadas como um fato comum, e atestadas por especialistas. Alm disso, as partes no podem, por contrato, conferir jurisdio a um foro que no tenha jurisdio sobre o objeto da disputa (Patel Roadways v. Prasad Trading Company, AIR 1992 SC 1514). Tambm, para se escolher uma dentre duas jurisdies atravs de clusula contratual, ambas as jurisdies devem ter competncia, e o contrato dever 18 ser claro e no ambguo em sua clusula de escolha de foro. (Traduo nossa)

J no Brasil, a escolha da lei aplicvel aos contratos internacionais no uma opo, exceto nos casos em que h arbitragem. Segundo a lei de conflito de leis brasileira (O Decreto-Lei n. 4.657, de 1942, intitulado Lei de Introduo ao Cdigo Civil), contratos entre ausentes (ou seja, contratos celebrados distncia) so sempre regidos pela lei do domiclio do proponente (Art. 9, pargrafo 2o). Portanto, empresrios dos pases BRIC devem ficar atentos s seguintes situaes: Em contratos com o Brasil, sempre que a proposta (entendida como a ltima oferta que no sofreu alteraes) for enviada pela parte situada no Brasil, a lei aplicvel perante as cortes brasileiras ser a do Brasil. Nesse caso, a CISG nunca poder se aplicvel, pois o Cdigo Civil Brasileiro reger a transao. Por outro lado, sempre que a verso final da proposta for enviada por empresas Indianas, Russas ou Chinesas, a lei de cada um desses pases dever se aplicada pelas cortes brasileiras. Ou seja: em contratos regidos pela lei brasileira, a clusula de escolha da lei aplicvel nula. Todavia, se o mesmo contrato, com a mesma clusula de escolha de leis, for regido pelo ordenamento jurdico de outros pases do BRIC, ele ser vlido, e poder ser questionado frente a cortes brasileiras ou mesmo frente a cortes russas, chinesas ou indianas, para posterior execuo no Brasil.

18

In the circumstances, parties entering into contracts with Indian companies enforceable under a foreign law must note that if an action is brought under such contract in an Indian court, foreign law will have to be pleaded like an ordinary fact and proved by experts. Further, parties cannot, by agreement, confer jurisdiction on a court which does not have any jurisdiction over the subject matter. (Patel Roadways v. Prasad Trading Company, AIR 1992 SC 1514). Moreover, in order to select one out of two courts by an agreement, both the courts must have jurisdiction, and the agreement should be clear and unambiguous as regards the forum selection clause. Artigo disponvel em: http://www.majmudarindia.com/pdf/Validity%20of%20choice%20of%20law%20and%20forum%20select ion%20clauses.pdf

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ 3.2 RECONHECIMENTO DE MANIFESTAES DE VONTADE NO ESCRITAS NA CHINA E NA RSSIA A CISG no se preocupa em abordar as questes relativas validade do contrato ou de qualquer das suas clusulas, bem como validade de qualquer uso ou costume 19. Entretanto, a conveno possui, em seus artigos de 14 a 28, diversos dispositivos concernentes formao do contrato internacional de compra e venda de mercadorias, tais como a necessidade ou no de forma escrita, a definio do conceito de oferta e sua fora vinculante. Neste sentido, a Conveno adota uma postura liberal, no limitando essas manifestaes de vontade meramente forma escrita, conforme seu artigo 11: O contrato de compra e venda no requer instrumento escrito nem est sujeito a qualquer requisito de forma. Poder ele ser provado por qualquer meio, inclusive por testemunhas. Todavia, tal dispositivo virtualmente ineficaz no mbito da aplicao da CISG no bloco BRIC, uma vez que tanto Rssia quanto China adotaram a reserva do artigo 96 da Conveno, que veta o reconhecimento de qualquer manifestao de vontade tendente a celebrar, modificar ou aceitar um contrato de compra e venda que no seja expressa na forma escrita20. Logo, entre esses dois pases a negociao dos contratos de compra e venda deve ser rigorosamente documentada por escrito, sob pena de invalidade.

3.3 RECONHECIMENTO DE MANIFESTAES DE VONTADE NO ESCRITAS NO BRASIL E NA NDIA No Direito brasileiro, o Cdigo Civil prev o poder vinculante das propostas comerciais, no importa por quais meios tenham sido feitas. Determina seu artigo 427 que A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrrio no resultar dos termos dela, da natureza do negcio, ou das circunstncias do caso.
19 20

Artigo 4(a). Conforme informaes do site: http://www.cisg.law.pace.edu/cisg/countries/cntries.html

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ E ainda, conforme seu artigo 429, A oferta ao pblico equivale proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrrio resultar das circunstncias ou dos usos. H, portanto, um vis protetivo em relao ao promitente comprador no Direito brasileiro. Entretanto, para a promessa ou oferta revestir-se de fora vinculante, ela dever conter os elementos essenciais do contrato de compra e venda: objeto lcito e possvel, valor e um destinatrio determinado ou determinvel. Em tese, no h no Brasil a necessidade de forma escrita para a formao do contrato de compra e venda de mercadorias, podendo a manifestao de vontade ocorrer por quaisquer meios. Contudo, uma srie de problemas prticos poder surgir caso um contrato internacional, ou uma promessa de compra e venda internacional no possua a forma escrita, principalmente na seara da oponibilidade a terceiros ou dos meios de comprovao perante um tribunal21 Nesse passo, no h impedimento de que uma promessa de compra e venda feita em formato eletrnico, como atravs do e-mail, possa vincular as partes. Entretanto, a lei brasileira ainda no prev esta modalidade de comrcio expressamente, e, ao contrrio de pases como a China, at o momento no ratificou nenhuma das convenes da UNCITRAL sobre o comrcio eletrnico tais como: a Lei Modelo sobre Comrcio Eletrnico de 1996 e a Lei Modelo sobre Assinaturas Eletrnicas de 2001. Na ndia, h tambm uma abordagem bastante aberta aos meios de prova aplicveis aos contratos. Conforme a Lei de Contratos da ndia, de187222:

Seo 3 Comunicao, aceitao e revogao de propostas A comunicao de propostas, a aceitao de propostas e a revogao de propostas e aceitaes, respectivamente, so consideradas como feitas por qualquer ato ou omisso da parte proponente, aceitante ou revogante, atravs do qual a parte tencione comunicar tal proposta, aceitao ou revogao, ou que tenha o efeito de comunic-las. (traduo nossa)

21

O artigo 227 do Cdigo Civil Brasileiro, por exemplo, limita a possibilidade de produo de prova exclusivamente testemunhal a negcios jurdicos cujo valor no ultrapasse o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no pas, clculo que equivale hoje a cerca de apenas USD2,830.00. 22 Section 3, Indian contract Act, 1872 - Communication, acceptance and revocation of proposals. The communication of proposals the acceptance of proposals, and the revocation of proposals and acceptances, respectively, are deemed to be made by any act or omission of_ the party proposing, accepting or revoking by which he intends to communicate such proposal acceptance or revocation, or which. has the effect of communicating it.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________

Em geral, tal artigo tem sido interpretado pelas cortes indianas de modo amplo. Percebe-se na ndia a tendncia de aceitar vrias fontes probatrias como aptas a comprovar a realizao dos negcios jurdicos.

4 O ORDENAMENTO JURDICO DOS BRICS E A ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL 4.1 Apontamentos Gerais Sendo a arbitragem um tema amplo, este captulo concentrar-se- apenas nas normas essenciais de cada um dos pases BRIC a esse respeito. Numa primeira anlise, percebe-se que todos os pases em estudo reconhecem a validade da clusula contratual de arbitragem, e inclusive a possibilidade de execuo de laudos arbitrais estrangeiros. consideraes pontuais: 4.2 A Arbitragem na China A arbitragem na China regulamentada pela Lei de Arbitragem da Repblica Popular da China, de 199423. Essa lei tem clara inspirao na Uncitral, o que facilita sua interpretao. Via de regra, todas as disputas comerciais privadas podero ser submetidas arbitragem. Os temas vedados pela referida lei esto listados no Art. 3.
Artigo 3 As seguintes disputas no devero ser submetidas arbitragem: 1 disputas sobre casamento, adoo, guarda, manuteno de criana e herana; e 2 disputas administrativas englobadas na jurisdio do rgo administrativo relevante de acordo com a Lei.

A seguir, algumas

23

A verso traduzida da Lei de Arbitragem da China encontra-se <http://adlerweb.blogspot.com/2007/10/ lei-chinesa-de-arbitragem.html>.

no

blog

do

autor:

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ A China adota o sistema de total vedao do recurso a tribunais internos em casos sujeitos arbitragem conforme artigo 5 da Lei de Arbitragem e o artigo 257 da Lei Processual Civil.
Artigo 5 Uma corte popular no dever aceitar uma ao iniciada por uma das partes se as partes houverem concludo uma conveno arbitral, salvo se a conveno arbitral for invlida.

A lei chinesa no cria a obrigao de que todas as arbitragens sejam conduzidas em territrio nacional e a sentena arbitral estrangeira poder ser executada prontamente (no h a necessidade de homologao por um tribunal). Todavia, o juiz pode negar cumprimento ao laudo se considerar que a deciso viola normas peremptrias internas. A China desestimula, contudo, a recusa do cumprimento de laudos arbitrais estrangeiros com base na ordem pblica. Os tribunais chineses obedecem a um mecanismo segundo o qual, caso desejem recusar o cumprimento de um laudo arbitral estrangeiro, devem primeiro obter autorizao de um tribunal superior. Aps a implantao deste sistema, em 199524, pouqussimos laudos estrangeiros tiveram o seu cumprimento frustrado. Outro ponto notvel que a lei chinesa, a fim de incentivar a utilizao de instituies de arbitragem e aprimorar, desta maneira, a assistncia recebida pelas partes, probe as arbitragens ad hoc. As partes sempre devem levar sua disputa a uma instituio arbitral regularmente constituda
Artigo 6 Uma comisso de arbitragem dever ser selecionada pelas partes por acordo. A jurisdio por sistema de nveis e o sistema de jurisdio distrital no se aplicam arbitragem.

A CIETAC - China International Economic and Trade Arbitration Commission uma das instituies mais conhecidas. 4.3 A Arbitragem na ndia

24

Implantado por uma Interpretao da Suprema Corte do Povo da China, o rgo mximo de seu poder judicirio. Suas interpretaes so semelhantes s smulas dos tribunais superiores brasileiros, e tm a funo de guiar os juzes na interpretao da lei.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ Na ndia, a lei que regula a arbitragem a Lei de Arbitragem e Conciliao de 1996, que revogou a lei de arbitragem anterior, de 1940, a fim de melhor se adequar Lei Modelo de Arbitragem da UNCITRAL e dinmica dos negcios internacionais. Alm disso, outras leis internas tambm so relevantes, como o seu Cdigo de Processo Civil, de 1908 (Civil Procedure Act). O carter modernizante da Lei de Arbitragem de 1996 foi reconhecido pela Suprema Corte Indiana no caso Konkan Railway Corporation versus Mehul Construction Co.:
Para atrair a confiana da comunidade mercantil internacional e s necessidades do crescente volume dos relacionamentos comerciais e negociais da ndia com o resto do mundo aps a nova poltica de liberalizao adotada pelo governo, os parlamentares indianos convenceramse a adotar a Lei de Arbitragem e Conciliao de 1996 conforme o modelo da UNCITRAL e, da advm que, ao interpretar as provises da Lei de 1996 as cortes no devem ignorar os objetivos do diploma. Uma comparao simples entre as diferentes provises da Lei de Arbitragem de 1940 e da lei de Arbitragem e Conciliao de 1996 indica, inequivocamente, que a Lei de 25 1996 limita a interveno judicial ao mnimo . (Sumeet Kachwaha; THE ARBITRATION LAW OF INDIA: A CRITICAL ANALYSIS; Asia International Arbitrational Journal, Volume 1, Number 2, Pages 105-126.) (traduo nossa)

A Lei de Arbitragem de 1996 aplica-se tambm arbitragem Internacional. A seo 2(1)(f) define Arbitragem Comercial Internacional como aquelas relativas a disputas nascidas de relaes jurdicas consideradas comerciais segundo o Direito Indiano, e em que pelo menos uma das partes : uma pessoa fsica nacional de outro pas ou residente em outro pas; uma pessoa jurdica registrada em outro pas, uma empresa ou associao cujo gerenciamento central e controle estejam num pas que no a ndia ou se uma das partes o Governo de um pas estrangeiro. A ndia admite a possibilidade de executar os laudos arbitrais estrangeiros diretamente perante o tribunal competente, sem necessidade de homologao. De

25

To attract the confidence of International Mercantile community and the growing volume of Indias trade and commercial relationship with the rest of the world after the new liberalization policy of the Government, Indian Parliament was persuaded to enact the Arbitration & Conciliation Act of 1996 in UNCITRAL model and therefore in interpreting any provisions of the 1996 Act Courts must not ignore the objects and purpose of the enactment of 1996. A bare comparison of different provisions of the Arbitration Act of 1940 with the provisions of Arbitration & Conciliation Act, 1996 would unequivocally indicate that 1996 Act limits intervention of Court with an arbitral process to the minimum.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ fato, o Artigo 4726 da Lei de Arbitragem de 1996 menciona expressamente que, para as arbitragens internacionais executveis em solo indiano conforme as disposies da Conveno de Nova Iorque, basta parte apresentar ao tribunal o laudo original da arbitragem, a Conveno arbitral e evidncias de que se trate de uma arbitragem internacional. A lei indiana prev a possibilidade de recusa de execuo de um laudo arbitral internacional somente em raros casos, todos em linha com os princpios da Uncitral (Ex: se as partes eram incapazes ou em arbitragens sobre matrias que digam respeito ordem pblica indiana). 4.4 A Arbitragem na Rssia A arbitragem comercial na Rssia possui um histrico de mais de um sculo de tradio. Atualmente, h uma lei destinada especificamente arbitragem internacional, a Lei Federal sobre Arbitragem Comercial Internacional, de 1993, inspirada amplamente na Lei Modelo de Arbitragem da UNCITRAL.

Arbitragens ad hoc so permitidas na Rssia, ainda que seja mais comum o envio a instituies de arbitragem, como a Corte de Arbitragem Comercial Internacional da Cmara de Comrcio e Indstria de Moscou. Curiosamente, a Cmara de Comrcio de Estocolmo, na Sucia, tambm uma escolha tradicional na resoluo de disputas relativas a investimentos estrangeiros na Rssia. 4.4.1 Escopo de aplicao O Art. 1 da lei de arbitragem comercial internacional delimita bem o mbito de aplicao da arbitragem internacional27

26

47. Evidence. - (1) The party applying for the enforcement of a foreign award shall, at the time of the application, produce before the court (a) the original award or a copy thereof, duly authenticated in the manner required by the law of the country in which it was made; (b) the original agreement for arbitration or a duly certified copy thereof; and (c) such evidence as may be necessary to prove that the award is a foreign award.
27

Article 1 - Scope of Application 1. The present Law applies to international commercial arbitration if the place of arbitration is in the territory of the Russian Federation. However, the provisions of Articles 8, 9, 35 and 36 apply also if the place of arbitration is abroad. 2. Pursuant to an agreement of the parties, the following may be referred to international commercial arbitration:

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________

Disputas resultantes de relacionamentos contratuais ou outras relaes civis que surjam no curso do comrcio exterior ou outra forma de relaes econmicas internacionais, desde que o domiclio de pelo menos uma das partes situe-se no exterior, assim como Disputas entre empresas que tenham capital estrangeiro, entre associaes internacionais e organizaes estabelecidas no territrio da federao russa; disputas entre os membros de tais entidades, disputas entre as referidas entidades e quaisquer outras pessoas sujeitas s leis da Federao Russa.

4.4.2. Matrias no arbitrveis Embora a lei de arbitragem internacional permita a arbitragem em matrias virtualmente ilimitadas, desde que includas na esfera comercial, a lei interna de arbitragem da Rssia (O Cdigo Arbitral da Federao Russa) apresenta uma lista considervel de matrias sobre as quais no possvel afastar a jurisdio estatal regular. So elas28: 1. Assuntos da administrao e ordem pblicas (Ex: disputas tributrias) 2. Falncias 3. Constituio e liquidao de pessoas jurdicas 4. Disputas entre companhias e seus acionistas ou cotistas 5. Disputas sobre fundo de comrcio

Caso uma das partes do conflito seja uma entidade estrangeira, a lista de jurisdio exclusiva estende-se tambm aos conflitos sobre:

1. Propriedade estatal, incluindo privatizaes; 2. Imveis


- disputes resulting from contractual and other civil law relationships arising in the course of foreign trade and other forms of international economic relations, provided that the place of business of at least one of the parties is situated abroad; as well as - disputes arising between enterprises with foreign investment, international associations and organizations established in the territory of the Russian Federation; disputes between the participants of such entities; as well as disputes between such entities and other subjects of the Russian Federation law. 28 Artigo disponvel em http://meetings.abanet.org/webupload/commupload/IC855000 /relatedresources/EnforcingArbitrationAwardsinRussiaandUkraineCLEMaterials.pdf

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ 3. Registro de marcas e patentes 4. Registros pblicos

A avaliao dessas matrias revestir-se- de grande importncia por ocasio da execuo de laudos arbitrais estrangeiros. Mais detalhes no tpico 4.4.3.

4.4.3 Escolha da lei aplicvel

O artigo 28 da lei de arbitragem internacional da Rssia franqueia s partes a escolha da lei substantiva aplicvel ao conflito. A redao do artigo merece elogios, pois embute tambm outras regras extremamente teis. So elas: (i) caso as partes no indiquem a lei aplicvel, o tribunal aplicar a lei de conflito de leis que julgar adequada para determinar qual lei material reger a arbitragem; (ii) em todos os casos, o tribunal deve decidir de acordo com os termos do contrato e com os usos do comrcio aplicveis transao.

4.4.3 Execuo de laudos arbitrais internacionais

A lei russa extremamente favorvel execuo de laudos arbitrais estrangeiros. Tanto pelas disposies prprias da lei de arbitragens internacionais quanto pela aplicao da Conveno de Nova Iorque de 1958. As razes para a negao de execuo de um laudo arbitral estrangeiro so basicamente as mesmas elencadas pela lei modelo da Uncitral, incluindo incapacidade das partes e vcio na formao do tribunal arbitral. Duas excees, contudo, so causa de preocupao. O pargrafo 2 do artigo 36 menciona que no sero executados os laudos que versem sobre matrias no passveis de arbitrabilidade segundo a lei russa ou que seja contrria s polticas pblicas (ou normas pblicas). Essas duas ltimas excees foram, em diversos casos, utilizadas por cortes russas para negar exeqibilidade a laudos prima facie legtimos. Situaes como essas renderam s cortes do pas a reputao de serem hostis aos laudos proferidos em outros pases.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ Para ilustrar o caso, cito um artigo publicado sob os auspcios da Associao dos Advogados dos Estados Unidos29:
Uma vez que a lista de razes para a recusa de execuo e limitada pela Conveno de Nova Iorque, a violao da ordem pblica frequentemente serve como a ultima ratio para a rejeio da execuo. Em algumas instncias, a ordem pblica entendida pelos tribunais muito vagamente. Um caso notrio tem sido mencionado tantas vezes entre advogados e pela mdia que se tornou praticamente uma anedota. No caso United World Ltd. v Krasny Yakor (Red Ancor) a corte negou exequibilidade a um laudo arbitral cujo valor era menor que 40 mil dlares sob a alegao de que tal execuo levaria a Red Ancor falncia, causando srios danos economia regional da sede da empresa e tambm economia russa. Portanto, esses danos estariam em conflito com os interesses pblicos da Rssia.

Apesar de o caso citado ser bastante dramtico, o fato que, recentemente, a execuo de laudos arbitrais estrangeiros na Rssia tem se tornado mais freqente e livre de surpresas30, indicando avanos na percepo das cortes sobre a importncia deste valioso instrumento das relaes comerciais internacionais.

4.5 A Arbitragem no Brasil

A lei de arbitragem brasileira (Lei n 9.307/1996) claramente inspirada nos princpios da Uncitral. Seu ponto mais polmico e capaz de gerar interesse para operadores estrangeiros a questo da diferenciao entre clusula arbitral e compromisso arbitral. A fim de principiar o estudo dessa diferenciao e das peculiaridades da formao da arbitragem no Brasil, evidencia-se necessrio percorrer as definies preliminares trazidas pela Lei de arbitragem.
Art. 3 As partes interessadas podem submeter a soluo de seus litgios ao juzo arbitral mediante conveno de arbitragem, assim entendida a clusula compromissria e o compromisso arbitral.

29

Enforcement of Arbitration Awards in Russia and Ukraine: Dream or Reality? ABA. Disponvel em http://meetings.abanet.org/webupload/commupload/IC855000/relatedresources/EnforcingArbitrationAw ardsinRussiaandUkraineCLEMaterials.pdf 30 Conforme o artigo: Enforcement of Foreign Arbitral Awards in Russia: Improving, But Still Uncertain. C.M. Baker, J. Sutcliffe, K. Wilson e K.H. Romman, Disponvel em www.ogel.org.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________
Art. 4 A clusula compromissria a conveno atravs da qual as partes em um contrato comprometem-se a submeter arbitragem os litgios que possam vir a surgir, relativamente a tal contrato. 1 A clusula compromissria deve ser estipulada por escrito, podendo estar inserta no prprio contrato ou em documento apartado que a ele se refira.

Existindo clusula arbitral (que deve tomar a forma escrita), o incio do procedimento arbitral configura-se com a manifestao da parte interessada na instituio do juzo arbitral, cabendo outra ou outras partes, pronunciarem-se. Concordando em cumprir o pactuado, procede-se nomeao dos rbitros, em consonncia com o que foi estabelecido na clusula arbitral, dispondo a lei que se considera instituda a arbitragem quando aceita a nomeao pelo rbitro nico, ou por todos, se forem vrios (art. 19) Tem-se, pois, que o compromisso arbitral constitui ato precedente, com a manifestao da parte interessada de seu desejo de instituir o juzo arbitral, com base na obrigao prevista na clusula compromissria. Caso a outra parte a isso se recuse e no tendo a clusula disposies preventivas acerca dessa possibilidade, restar impedida a instituio do juzo arbitral. O caminho que resta ao interessado o de provocar o Judicirio, mediante distribuio de ao judicial, pedindo a citao da parte renitente para comparecer em juzo e firmar o compromisso arbitral. Esta ao seguir o rito ordinrio e ter prosseguimento normal, inclusive na esfera recursal. Todavia, por fora do artigo 520 do Cdigo de Processo Civil:

Art. 520. A apelao ser recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo. Ser, no entanto, recebida s no efeito devolutivo, quando interposta de sentena que: VI - julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem.

Conclui-se que a apelao eventualmente interposta no ter efeito suspensivo, possibilitando assim, o prosseguimento da arbitragem enquanto no h sentena definitiva na esfera judicial. Em termos prticos, porm, vislumbra-se que raramente as partes querero iniciar um procedimento arbitral sem que haja certeza quanto sua validade e posterior possibilidade de execuo.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ Constata-se, portanto, que a Lei 9.307 no eliminou a necessidade do compromisso arbitral, uma vez que previu at mesmo uma ao judicial para suprir sua celebrao. Tal fato muito criticado pela doutrina, que considera esse modelo uma herana ultrapassada da dicotomia legal anterior, que, na contramo das legislaes mais avanadas, traa diferena entre clusula compromissria e compromisso arbitral. O art. 6 da Lei prev que a parte interessada em instituir o juzo arbitral, com base em uma clusula compromissria, dever convocar a outra para, em dia, hora e local certos, firmar o compromisso arbitral Conclui-se, desse dispositivo, que a clusula, em caso de recusa de sua observncia, no enseja, por si s, a instituio da arbitragem, sendo necessrio sempre o compromisso. Nesse ponto, a doutrina faz uma ressalva, apontando que, se for estabelecido que a arbitragem observar normas de alguma entidade especializada ou contiver previso de outra forma para instituio do juzo arbitral, prevalecer o convencionado. Como exemplo prximo de norma institucional, pode-se mencionar o regulamento interno da Cmara de Arbitragem Empresarial Brasil CAMARB 31 , situada em Belo Horizonte, que sobre o assunto dispe:
2.7 As partes e o(s) rbitro(s) devero firmar o compromisso arbitral nos 7 (sete) dias que se seguirem convocao da CAMARB para faz-lo, devendo, no mesmo ato, efetuar o pagamento da Taxa de Administrao e depositar os honorrios do(s) rbitro(s). 2.8 Se qualquer das partes, tendo celebrado clusula compromissria que designe o Regulamento de Arbitragem da CAMARB para reger a arbitragem, ou, aps concordar com a instaurao da arbitragem administrada pela CAMARB, deixar de indicar seu rbitro e o respectivo suplente, ou deixar de firmar o compromisso arbitral, nos prazos acima estipulados, o Conselho Diretor da CAMARB poder, conforme o caso, designar o rbitro no indicado por uma das partes, ou rbitro nico para a soluo do litgio, dentre os nomes que integrarem sua Lista de rbitros. Se for o caso, a Secretaria Geral da CAMARB convocar novamente a parte faltante para subscrever o compromisso arbitral, no prazo de 7 (sete) dias contado do recebimento da convocao. 2.9 Decorrido o prazo previsto no item precedente, e persistindo a omisso de alguma das partes em firmar o compromisso arbitral, a(s) outra(s) parte(s) poder (o): (i) requerer, na forma da lei, a citao da(s) parte(s) omissa(s) para comparecer em juzo a fim de firmar (em) o compromisso arbitral, ou (ii) desde que a clusula compromissria determine a aplicao do Regulamento de Arbitragem da CAMARB, requerer a esta que promova
31

www.camarb.com.br

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________
o andamento da arbitragem, devendo a parte revel, neste caso, ser intimada de todos os atos procedimentais, podendo, a qualquer tempo, assumir o procedimento arbitral no estado em que este se encontrar. (grifo nosso)

Todavia, nada dispondo a clusula compromissria sobre o assunto, h necessidade do compromisso antes do incio do procedimento arbitral. Se houver recusa da outra parte em firm-lo, aplica-se o procedimento do art. 7, com requerimento ao Juiz para citar a parte resistente para comparecer em juzo a fim de lavrar-se o compromisso. Mantendo-se a recusa, ou no concordando as partes com os termos do compromisso, decidir o Juiz, aps ouvir o ru, sobre o seu contedo (art. 7, 3).

3 No concordando as partes sobre os termos do compromisso, decidir o juiz, aps ouvir o ru, sobre seu contedo, na prpria audincia ou no prazo de dez dias, respeitadas as disposies da clusula compromissria e atendendo ao disposto nos arts. 10 e 21, 2, desta Lei.

Quanto previso do firmamento judicial do compromisso arbitral, cabe mencionar o posicionamento de Jos Carlos de Magalhes:
Percebe-se, claramente, a dificuldade do legislador, ao insistir em manter a desnecessria exigncia do compromisso. No se pode convocar algum para firmar um contrato como o caso do compromisso - cujas clusulas no foram negociadas. Compromisso no contrato de adeso, nem se pode obrigar uma parte a firm-lo, se com ele no concordou; constitui o compromisso instrumento resultante de negociaes e de acordo de vontades. O compromisso, na verdade, negcio bilateral pelo qual as partes pactuam a resoluo de uma controvrsia sobre bem disponvel, de carter patrimonial, por terceiros, sem a interveno do Judicirio. Da porque a infeliz disposio do artigo 7, ao prever a citao da parte renitente para lavrar o compromisso, pode suscitar dvidas quanto ao carter voluntrio da arbitragem, assumindo feies de arbitragem imposta, contrariando-lhe as caractersticas principais. (...) Se a clusula arbitral possui compulsoriedade, no haveria, a rigor, necessidade de compromisso, somente exigvel quando no exista a obrigao previamente pactuada no contrato. O compromisso destinar-se-ia apenas e to somente a estabelecer as normas de procedimento no previstas na clusula e, nesse caso, para suprir a lacuna bastaria aplicar normas processuais de carter supletivo, como as previstas nos artigos revogado do Cdigo de Processo Civil, no substitudos por outros pela lei atual. Tais normas preexistem ao contrato e, assim, clusula arbitral; so de prvio conhecimento das partes, o que no ocorre com deciso judicial que estabelece os termos do compromisso e com os quais podem no concordar (MAGALHES, 2001, p.159).

Fato que, judicial ou extrajudicial, o compromisso h de ser, via de regra, prestado antes de iniciada a arbitragem. Nesse sentido, imperioso apontar o art. 10 da Lei 9.307, que prev:

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________

Art. 10. Constar, obrigatoriamente, do compromisso arbitral: I - o nome, profisso, estado civil e domiclio das partes; II - o nome, profisso e domiclio do rbitro, ou dos rbitros, ou, se for o caso, a identificao da entidade qual as partes delegaram a indicao de rbitros; III - a matria que ser objeto da arbitragem; e IV - o lugar em que ser proferida a sentena arbitral.

Este artigo ser fundamental para o desenvolvimento da arbitragem. Em primeiro lugar, porque seus requisitos so obrigatrios. De fato, a doutrina aponta que, falta desses requisitos, haver nulidade do compromisso, e

conseqentemente de toda a arbitragem. Em segundo lugar, tem-se que o inciso IV do artigo citado da maior importncia, uma vez que do lugar da emisso da sentena arbitral depender a definio acerca do carter internacional da arbitragem, por fora do pargrafo nico do art. 34 da Lei de Arbitragem:
Art. 34. A sentena arbitral estrangeira ser reconhecida ou executada no Brasil de conformidade com os tratados internacionais com eficcia no ordenamento interno e, na sua ausncia, estritamente de acordo com os termos desta Lei. Pargrafo nico. Considera-se sentena arbitral estrangeira a que tenha sido proferida fora do territrio nacional. (Grifo nosso)

Com efeito, aponta a doutrina que o local dos procedimentos probatrios e processuais incapaz de definir a nacionalidade da arbitragem. Nem mesmo o lugar de execuo da deciso ter qualquer influncia sobre o carter internacional do procedimento. Para tanto, o requisito essencial o local onde ser proferida a sentena. O carter nacional ou internacional do laudo arbitral, por sua vez, importante porque as sentenas arbitrais estrangeiras devero ser homologadas pelo STJ (e no mais pelo STF, por fora da Emenda Constitucional n. 45) antes de sua execuo no Brasil. Para tanto, a lei estabelece alguns requisitos:
Art. 38. Somente poder ser negada a homologao para o reconhecimento ou execuo de sentena arbitral estrangeira, quando o ru demonstrar que: I - as partes na conveno de arbitragem eram incapazes; II - a conveno de arbitragem no era vlida segundo a lei qual as partes a submeteram, ou, na falta de indicao, em virtude da lei do pas onde a sentena arbitral foi proferida; Grifo nosso.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________
III - no foi notificado da designao do rbitro ou do procedimento de arbitragem, ou tenha sido violado o princpio do contraditrio, impossibilitando a ampla defesa; IV - a sentena arbitral foi proferida fora dos limites da conveno de arbitragem, e no foi possvel separar a parte excedente daquela submetida arbitragem; V - a instituio da arbitragem no est de acordo com o compromisso arbitral ou clusula compromissria; VI - a sentena arbitral no se tenha, ainda, tornado obrigatria para as partes, tenha sido anulada, ou, ainda, tenha sido suspensa por rgo judicial do pas onde a sentena arbitral for prolatada. (Grifo nosso)

Por outro lado, uma sentena arbitral proferida no Brasil, em conformidade com a Lei n 9.307/1996, ainda que trate de um contrato internacional, no precisar ser homologada pelo STJ, podendo ser executada prontamente. Desta maneira, caso seja desejvel a execuo de uma sentena arbitral no Brasil, recomenda-se que ela seja proferida em territrio nacional. Esta, de fato, tem sido a prtica adotada por vrias empresas. 4.6 O Reconhecimento e Execuo de Laudos Arbitrais pelos Pases do BRIC e a Conveno de Nova Iorque de 1958

Em relao a este tratado, Rssia, China e ndia adotaram a reserva de que somente reconheceriam os laudos arbitrais de Estados partes32, algo que no implica prejuzo no mbito dos BRICs, j que todos so partes da conveno. A China e a ndia, contudo, adotaram tambm a reserva de que somente reconheceriam as sentenas arbitrais estrangeiras caso estas fossem relativas a contratos de comrcio, definidos como tais conforme o seu Direito interno. O Brasil no adotou nenhuma reserva, mas o seu Direito interno somente reconhece as sentenas arbitrais relativas a direitos patrimoniais disponveis, ainda que no meramente sobre questes comerciais. Entretanto, devemos notar que isto no significa necessariamente que estes laudos arbitrais sero reconhecidos de imediato, uma vez que, conforme o princpio bsico do Direito Internacional Privado, as sentenas estrangeiras no podem violar a ordem pblica interna. Devem-se sempre observar, portanto, elementos

fundamentais como a citao da outra parte, a pertinncia da deciso aos limites do


32

A Rssia, em especial, reconheceu a possibilidade de homologar sentenas de outros pases no-partes, desde que houvesse tratamento recproco.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ acordo arbitral e o cuidado para que no se arbitrem temas versando direitos indisponveis. 5 CONSIDERAES FINAIS
Os pases BRIC, deram-se sbita conta de sua importncia e similaridade, como que acordados por um observador externo.

triste que no haja ainda unanimidade entre os pases em relao a diversas convenes internacionais importantes para o comrcio. Felizmente, todos os pases do bloco mostram-se receptivos arbitragem, o que uma maneira de contornar esse empecilho. Nesse sentido, pode-se dizer que os empresrios possuem uma opo segura e confivel para solucionar conflitos em seus contratos. Aos advogados e empresrios, cabe atentar para as vozes pioneiras que exploram meios de viabilizar, com as ferramentas j existentes, um nvel mais alto de integrao. Dentre elas destaco o professor Dr. Joo Baptista Villela, que contribuiu para a elaborao dos princpios UNIDROIT, alm de ter traduzido o texto final para o portugus. (deixo de mencionar aqui inmeras outras contribuies que este emrito jurista legou ao desenvolvimento do Direito Privado). O Prof. Villela defende que os princpios UNIDROIT devem ser utilizados pelos juzes de todo o mundo como verdadeiros princpios gerais do Direito. A s difuso desta doutrina facilitaria enormemente a relao jurdica entre os pases do BRIC. Menciono o nome do Professor Bruno Wanderley, Doutor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e incentivador do estudo dos Contratos Internacionais. Tambm cito o Grupo de Estudos do Direito do Comrcio Internacional GEDICI, ligado UFMG e do qual tenho o orgulho de ser membro fundador. Este grupo tem produzido trabalhos notveis na rea de arbitragem internacional. Por fim, creio que preciso aproveitar o momentum dos recentes acordos de cooperao e das declaraes conjuntas emitidas pelo BRICS para reparar a ainda precria infra-estrutura jurdica que rege a relao entre eles, buscando aprimor-la. Assim, tornar-se-iam mais fluidas as relaes entre os membros deste bloco econmico to promissor.

CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE OS PASES DO BRIC Adler Martins Advogado Internacional ____________________________________________________________________ REFERNCIAS
DHOLAKIA, Shishir. Ratifying the CISG - India's Options. Presented in "Celebrating Success: 25 Years United Nations Convention on Contracts for the International Sale of Goods" (Collation of Papers at Uncitral - Siac Conference 22-23 September 2005, Singapore). <http://www.cisg.law. pace.edu/cisg/biblio/dholakia.html> FLECHTNER, Harry. The United Nations Convention on Contracts for the International Sale of Goods. Online lecture at UN Audiovisual Library of International Law. <http://untreaty.un. org/cod/avl/lectureseries. html> GAMA JR., Lauro. A hora e a vez da Conveno de Viena. Jornal Valor Econmico, 22.09.2009. <http://cisg brasil.dominiotempor ario.com/doc/lgama1.htm> MAHAJAN, Ruchi; MOHAN, Jai. Proposed amendments to arbitration law in India: implications and effect. The In-House Lawyer, 10.06.2010. http://www.inhouselawyer.co.uk/ index.php/india/8046proposed-amendments-to-arbitration-law-in-india-implications-and-effect MAJUMDAR, Indraneel Basu; JHA, Srishti. A Comparative Overview between the CISG and Indian Contract Law. 5 Vindobona Journal of International Commercial Law & Arbitration (2001), pp. 185211. http://www.cisg.law.pace.edu/cisg/biblio/majumdar.html ZELLER, Bruno. CISG and China. In.: WILL, Michael R. (ed.). The CISG and China: Dialog Deutschland-Schweiz VII, Facult de droit, Universit de Genve, 1999, pp. 7-22. <http://www. cisg.law.pace.edu/cisg/biblio/ zeller.html#N_1_?>

Potrebbero piacerti anche