Sei sulla pagina 1di 25

COMPREENSO E PRODUO ORAL EM AULAS DE INGLS

Paulo Roberto dos Santos1 Joo Negro2

RESUMO - O estudo teve por objetivo propor estratgias de ensino e aprendizagem com tcnicas de oralidade para estimular a motivao dos alunos do Ensino Fundamental, alargar a compreenso dos discentes sobre a cultura de pases de lngua inglesa de maneira crtica, bem como faz-los se reconhecerem como falantes dessa segunda lngua.Pretendeu-se neste trabalho apresentar aos estudantes atividades dinmicas voltadas para incentivar a criatividade; promover a participao fazendo despertar o interesse pela lngua; levar o aluno a praticar a habilidade oral e propiciar o envolvimento no seu prprio processo de aprendizagem. A realizao do estudo foi possvel atravs da implantao de um Projeto de Interveno Pedaggica apresentado em uma Escola Estadual, como requisito para a qualificao no Programa de Desenvolvimento Educacional. Os resultados foram satisfatrios na medida em que favoreceu a criao de um espao de expresso necessrio para estimular a curiosidade de aprender e a capacidade de usar e combinar instrumentos, simples como temas geradores para a produo de oralidade. PALAVRAS-CHAVE: estratgias, ensino de Ingls, criatividade, produo oral. Abstract - This study had the aim to propose strategies to teaching and learning with techniques of orality to stimulate the motivation in the students of Ensino Fundamental, the understanding of the students about the culture of the speaking countries in a critical way as well as to make them recognize themselves as speakers in this second language. The intention of this study was to present the students dynamic activities destined to motivate the creativity: to promote the participation in order to awaken the interest for the targeted language; to make the students practice the oral ability and promote their participation in order to awaken the interest for the language; to make the students practice the oral ability and promote their participation in the process of learning. The carrying out of this study was possible through the implementation of the Projeto de Interveno Pedaggica, presented in a public school as an requirement to the qualification in the Programa de Desenvolvimento Educacional. The results were satisfactory when thinking about the creation of an space of expression necessary to stimulate the curiosity to learn and the capacity of using and combining tools, simple as generating themes to the production of the orality. Keywords: strategies, teaching and learning, creativity, orality.
1

Professor da rede pblica do estado do Paran. Lotado no municpio de Pinhais- Paran. Graduado em Letras pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran.
2

Professor Orientador

1. INTRODUO A escola, enquanto instituio educativa mantm os mecanismos de aprendizagem de Ingls na sala de aula com pouco repertrio de representaes que enriqueam as experincias educativas da criana. O sistema educativo no tem promovido s experincias de aprendizagem da lngua inglesa com a criatividade para um ensino significativo, especialmente quanto a oralidade. O conceito de criatividade pedaggica, conforme Tibeau (2002) a capacidade de criar situaes de aprendizagem e produzir no meio educacional as inovaes que estimulem a curiosidade e o estmulo para aprender. Assim, o processo educativo tem sido insuficiente para desenvolver a criatividade e a educao formal no tem oportunizado situaes em que os educandos possam desenvolver e aplicar a lngua inglesa (LI) no cotidiano. A lngua inglesa oferece as condies de o educador desenvolver um trabalho pedaggico criativo, atravs das formas de agir e se expressar, de metodologias de ensino que estimulem formas de pensamento divergente e canalizem o agir para a criatividade de maneira crtico-reflexiva. A hiptese deste estudo se baseia Behrens (2003). no pressuposto de que o educador de lngua inglesa mantm ainda uma formao centrada em uma tradio cultural que preconiza a transmisso e aquisio de conhecimentos, privilegiando a memorizao nas atividades em sala de aula, atravs de exerccios bsicos, no estabelecendo prticas dinmicas que estimulem a comunicao e a oralidade. Entre outros problemas, a dificuldade dos professores da lngua inglesa em trabalhar a habilidade oral esbarra-se no processo de ensino e aprendizagem nas escolas pblicas aqui apresentadas por Nicholls (2001, p.74):

A realidade do ensino de ingls nas escolas impede que o aluno adquira a competncia satisfatria desejada. As amostras de ingls a que os alunos esto expostos no desenvolvimento de suas habilidades orais resumem-se geralmente fala do professor na sala de aula, ao eventual material auditivo, como a fita cassete, o vdeo, o filme e a msica e, embora inadequada, devido condio de aprendizes, fala de seus pares. Por isso, a questo do domnio das habilidades orais como resultado da aprendizagem na escola bastante controvertida. Nicholls (2001, p.74):

O desenvolvimento da oralidade desempenha um papel importante na formao integral do aluno a par de outras formas de comunicao (ouvir, ler e

escrever), importncia essa que nem sempre lhe atribuda nas aulas de Ensino Fundamental, sendo ainda escasso o conhecimento dos professores acerca dos processos de produo oral dos seus alunos. Que segundo MICCOLI :
a dificuldade de se trabalhar com as quatros habilidades uma experincia comum aos professores,que no conseguem principalmente implementar atividades para desenvolver atividades para o desenvolvimento das habilidades de escuta e fala adequadas ao nmero de alunos em sala de aula MICCOLI, Laura Linguagem & Ensino,v.10.n1.p47.jan./ jul.2007

Neste contexto questiona-se como o educador poderia acrescentar criatividade pedaggica nas aulas de ingls atravs da produo de atividades orais? O estudo teve por objetivo propor estratgias de ensino e aprendizagem com tcnicas de oralidade, segundo Brown (1994) utilizando-se da motivao intrnseca dos alunos do Ensino Fundamental, com objetivo de alargar a compreenso dos discentes sobre a cultura de pases de lngua inglesa de maneira crtica, bem como faz-los se reconhecerem como falantes dessa segunda lngua.Jordo ressalta que :

diferentes sociedades e subgrupos sociais possuem diferentes tipos de letramento, e tais letramentos tm diferentes efeitos mentais e sociais em seus contextos sociais e culturais. O letramento visto como um conjunto de prticas discursivas, isto , como formas de uso da linguagem, de fazer sentido na fala e na escrita. Essas prticas discursivas esto ligadas a vises de mundo especficas (crenas e valores) de grupos sociais ou culturais especficos.Tais prticas discursivas esto integralmente relacionadas identidade ou conscincia das pessoas envolvidas nelas; uma mudana nas prticas discursivas implica uma mudana de identidade (Jordo,Fogaa,2007, v. 8 n 14 1 sem. 2007 p. 81)

Pretendeu-se

neste

trabalho

apresentar

aos

estudantes

atividades

dinmicas voltadas para incentivar a criatividade; promover a participao fazendo despertar o interesse pela lngua; levar o aluno a praticar a habilidade oral e propiciar o envolvimento do aluno no seu prprio processo de aprendizagem. A metodologia do estudo partiu da coleta de dados com alunos e professores de uma escola de Ensino Fundamental e da aplicao de atividades propostas para demonstrar a importncia de atividades de oralidade no ensino da Lngua Inglesa. Aponta-se neste estudo que as atividades ldicas e os mtodos educativos inovadores, que despertem a motivao para o desenvolvimento de atividades orais

com conversaes, podero favorecer um melhor aprendizado da lngua inglesa para despertar no educando o interesse pela lngua inglesa. A partir do ldico nas atividades escolares como um instrumento didtico e subsdio prtico para o trabalho pedaggico criativo do educador, obteve-se tambm semelhante resultado, no que se refere ao desempenho e aprendizado. Este estudo justifica-se com base na idia de que o ensino criativo, que segundo Neves-Pereira (2004), far o educando descobrir o gosto pela lngua estrangeira e a oportunidade de vivenciar uma lngua diferente da materna de forma significativa e emotiva. O ensino criativo permite a descoberta da capacidade de evoluir para o aprendizado de uma lngua estrangeira produz em alunos de 5 a 8 srie do Ensino Fundamental uma grande excitao em busca de novos conhecimentos.

2. A IMPORTNCIA DA CRIATIVIDADE PEDAGGICA: LUDICIDADE E MTODOS INOVADORES O ensino de ingls nas escolas d muita nfase aprendizagem mecnica ou de memorizao, tornando difcil estimular o conhecimento de uma segunda lngua como processo cultural. Desde o ponto de vista pedaggico, o sistema educativo no oferece as condies para que o educador possa criar um currculo flexvel e adapt-lo para o Ensino Fundamental (5 a 8 sries) no ensino de Lngua Inglesa. Nesta fase escolar, os educandos comeam a entrar em contato com uma segunda lngua diferente da materna, sendo necessrio que a escola se preocupe em oferecer um currculo mais rico em experincias que promova o desenvolvimento da criatividade em todas as reas de expresso, como forma de construo de conhecimento e de aprendizagem significativa. Na realidade o que muitos educadores do ensino de ingls tm favorecido aos educandos uma aprendizagem mecnica ou repetitiva, que pouco estimula a curiosidade para a aquisio de conhecimentos culturais sobre uma nova lngua que impe princpios, frmulas e conjugao de verbos, etc. Conforme Ausubel (1978, p. 137) avalia: a aprendizagem se d pela recepo, o conhecimento apresentado em sua forma final para o aprendiz e a

descoberta, o conhecimento deve ser descoberto pelo aprendiz. Depois de descoberto, a aprendizagem significativa se o contedo ligar-se a conceitos subsunores ,( que uma estrutura especfica ao qual uma nova informao pode se integrar ao crebro humano, que altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experincias prvias do aprendiz ) relevantes existentes na estrutura cognitiva. Assim, entende-se que o processo de ensino deve exercer no educando o estmulo e a motivao para novas descobertas. Essa interao entre ensino, aprendizagem e estimulao depende da criatividade do educador para inovar nos mtodos e tcnicas didtico-pedaggicas. Rogers (1971) entende que a aprendizagem significativa como a aquisio de conhecimentos ocorre quando na mediao pedaggica houver a atribuio de significado ao contedo aprendido, uma aprendizagem que provoca mudana no comportamento, em atitudes e na personalidade. Assim, a aprendizagem possibilita as experincias vividas ou com os conhecimentos j adquiridos. Certamente no ensino de ingls no seria o caso de desprezar a aprendizagem da estrutura lingstica, desde que esta venha acompanhada de contextualizao scio-cultural , pois alguns contedos exigem ser ensinados e aprendidos por meio de repetio e memorizao. O que se pretende valorizar a criatividade do educador para estabelecer outros tipos de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento divergente e da criatividade. Conforme Tibeau (2002), na literatura existem vrios conceitos e definies sobre criatividade que apontam para uma capacidade humana que gera um tipo de pensamento divergente. Neste estudo optou-se pelo conceito de criatividade onde :

Encontrar problemas pode ser to importante como a soluo deles para entender a criatividade: o dom do gnio no somente a posse de habilidades tcnicas ou a facilidade para resolver problemas, mas tambm a sensibilidade e a imaginao para encontr-lo.(TIBEAU, 2002: p.40)...

A criatividade tem como base experincias anteriores e resulta em algo produtivo para o indivduo ou para a sociedade. Neste contexto, o ensino de ingls favorece uma interao com o contexto scio-histrico-cultural e para ser ensinado e aprendido depende de criatividade por parte do mediador. Sefchovich (1985) e Capra (1982) assinalam que a cultura ocidental sempre valorizou o pensamento dedutivo racional, gerando um estilo de criatividade

estreitamente relacionado com o produto, enquanto que a civilizao oriental privilegia a experincia subjetiva como forma de conhecimento, um estilo de criatividade mais centrada no ser humano e no seu desenvolvimento pessoal. Os primeiros autores vem a criatividade como uma forma de vida, por consider-la um sistema de atitudes capaz de modificar-se e adaptarem-se, quantas vezes seja necessrio, para converter cada situao em uma possibilidade de aprendizagem e ensino. Wechsler (1995, p. 82) comenta a esse respeito, que debates de estudiosos do Center of Creative Studies3 em Buffalo College concluem que a criatividade um conceito muito abrangente, um fenmeno multifacetado, originado de mltiplas fontes: cognitiva, emocional, social, inter pessoal e irracional. A ao criativa uma situao onde se produz o novo, a expresso de uma idia, de algo concreto ou de uma forma de comportamento que seja nova para quem o fez. Quando o indivduo descobre algum fato que j foi revelado por outros, ainda assim representa uma realizao criadora. Apesar da aceitao do conceito de criatividade enquanto Sefchovich (1985) e Capra (1982). um sistema de atitudes capaz de modificar-se e adaptarem-se, quantas vezes seja necessrio,. e da proliferao dos trabalhos nesta rea, o processo educativo insuficiente para desenvolver a criatividade e a educao formal no tem oportunizado o ensino do pensamento criativo. Estimular o potencial de alunos faz parte de um tipo de prtica pedaggica que envolve mudanas. Mudana, transformao, sair da rotina so experincias que causam temor, assustam, causam estranheza e tm tendncia a no serem aceitas de imediato. Quando se oferece ao aluno oportunidade para ser criativo est se oferecendo tambm uma abertura para a expresso de sentimentos, emoes, atitudes que muitas vezes chocam outras pessoas. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais para a educao bsica no Brasil, para aprender lngua necessrio saber o uso deste conhecimento para construir significados, no processo de ensino-aprendizagem, buscando a satisfao de quem ensina e de quem aprende atravs de uma melhor integrao com o mundo pelo estudo. E a escola pblica tem que vir ao encontro ao desejo da sociedade em dar uma educao melhor aos seus filhos e a ela mesma.
3

Centro de estudos da Criatividade (traduo livre do autor). Este centro de estudos faz parte da Faculdade de Buffalo (USA)

Pode-se afirmar, observando os PCN-LE, que aprender uma Lngua Estrangeira pressupe a relao entre o aprender o conhecimento e fazer o uso deste conhecimento. Sendo atravs do uso da lngua, pelos participantes do mundo social, que se promove o processo de construo de significados. Para Bohner & Wnke (2002) as atitudes dos alunos em relao lngua, comunidade e cultura dos falantes nativos podem ter reflexos em sua disposio para aprender a LE. Segundo Bohner e Wanke (2002, p. 21) as pessoas se aproximam e gostam das pessoas cujas atitudes so semelhantes s suas prprias. Desta forma, pressupe-se que os alunos aprendem melhor quando gostam ou tm interesse pelos falantes nativos da lngua ou por sua cultura. Gardner (1985) afirma que de todas as disciplinas escolares, o curso de lnguas a disciplina onde as atitudes so especialmente relevantes porque nestes cursos existe a necessidade de o aluno incorporar elementos de uma outra cultura. Sendo os fatores acima preponderantes no processo de aquisio da lngua Gardner (2001) define as Atitudes em relao Situao de Aprendizagem, em seu modelo scio-educacional de aquisio de lngua estrangeira, como as atitudes referentes reao do aluno a qualquer aspecto da situao na qual a lngua ensinada. No contexto escolar, essas atitudes poderiam ser direcionadas ao professor, ao curso em geral, aos colegas de sala, aos materiais, s atividades extracurriculares associadas ao curso, etc. Embora no seja esperado que o aluno considere todos os aspectos relacionados aula como sendo ideal, se o professor no for eficiente ou se o processo for confuso, ou no interessante, esses fatores refletiro negativamente nas atitudes do aluno em relao sua aprendizagem. De qualquer forma, alguns alunos vo expressar atitudes mais positivas do que outros. O ensino de uma lngua estrangeira deve proporcionar aos alunos oportunidades para usar a lngua estudada com um engajamento discursivo que segundo (JORDO,2006) diferentemente do conceito de lngua enquanto cdigo, a lngua como discurso compreende o ensino de lnguas no somente atravs do ensino de significados e sentidos pr-existentes, mas tambm de maneiras com as quais podemos construir novos significados, nos posicionarmos e construirmos nossas identidades com objetivos que alm de processar contedos possam promover a compreenso e expresso de significados e valores, diretamente ligados sua personalidade.

Wechsler (1995) avalia que ensinar e aprender uma nova lngua concentram-se valores que impem desafios identidade pessoal, social e cultural do aluno nos quais esto envolvidos fatores cognitivos e afetivos onde Vigotsky (2003) defende que aprender uma segunda lngua (ou uma LE) deve ser concebido como um processo mediado semioticamente, que regula e modifica nossas formas naturais de comportamento. Sendo assim, a aprendizagem de uma lngua estrangeira deve prever que a tolerncia s diferenas e ambiguidades, disponibilidades de correr riscos, predisposio, auditiva ou visual, ansiedade inibio, motivao e auto-estima sejam fatores constantes nesse processo. Alm disso no ambiente de sala de aula o aluno deve ser encorajado a superar a insegurana e ultrapassar os limites que o impede de satisfazer a sua curiosidade de experimentar outras possibilidades de conhecer e interagir com o mundo. O ensino de uma lngua estrangeira deve despertar a curiosidade dos alunos quanto as similaridades e diferenas entre a sua lngua e outra lngua estudada, ampliar sua viso de mundo e contribuir para que o sujeito compreenda mais o seu meio e sua identidade social e cultural. As atividades com nfase na oralidade favorecem a percepo da cadncia rtmica da lngua. A criao de um ambiente de equilbrio harmnico entre os envolvidos e tendo por referncia Bygate (1987), que afirma que numa comunicao interativa o processo dinmico depende da negociao de sentidos entre duas ou mais pessoas que partilham o mesmo conhecimento da lngua que est a ser usada. A comunicao oral interativa segundo (BYGATE,) 1987 uma atividade que envolve duas ou mais pessoas, na qual os participantes so ambos ouvintes e falantes que tm de reagir quilo que ouvem e dar as suas contribuies no ato comunicativo a uma velocidade elevada, e em funo das intenes ou objetivos de cada um. Sintetizando, as observaes apresentadas acima na realizao deste trabalho justifica-se, uma vez que, atravs do ensino e nfase na oralidade, no ensino de ingls, que se atinge a produo oral dos alunos e por meio dela possvel certa aproximao do indivduo com a realidade. Uma vez que o processo de aprendizagem se torna fundamental para a concepo de valores do ser humano, pois despertam competncias essenciais nos indivduos, tais como conhecimento

cognitivo, interao e comunicao. Tal fato demonstra a importncia do propsito deste projeto para o ensino na escola pblica, em especial nas 5 sries do Ensino Fundamental.

3. PRODUO ORAL: ATIVIDADES DE CONVERSAO EM INGLS Ao se trabalhar com a produo oral no ensino e aprendizagem de uma lngua estrangeira o vocabulrio parte importante, segundo Paiva (2004) mas desde que os significados das palavras no sejam vistos como estticos, e dentro do contexto onde so usadas. As palavras devem ensinadas de forma mais contextualizada, inseridas em frases e os significados sero explicados atravs de estabelecimento de associaes diretas entre o conceito e a palavra na lngua-alvo, sem a interferncia da lngua materna dos alunos. Pode-se enfatizar a instruo de vocabulrio atravs do uso de ilustraes, demonstraes, gravuras, desenhos e objetos. Quanto a motivao dos alunos embora exista uma tendncia nas pesquisas atuais em aprendizagem de lngua estrangeira de focar nas diferenas individuais relacionadas ansiedade, autoconfiana, variveis da personalidade, inteligncia, aptido lingstica, idade e estratgias individuais de aprendizagem, entre outras, Gardner (2001) continua mantendo seu foco de pesquisa na motivao, e justifica dizendo acreditar que muitas das variveis citadas dependem da motivao para que venham a surtir algum efeito. Segundo Gardner (2001, p. 129), the motivation is a central element [...] in determining success in learning another language in the classroom setting. Em outras palavras, a motivao para determinar o sucesso na aprendizagem de lnguas em ambientes de sala de aula. O autor tambm destaca a importncia do contexto de ensino para a pesquisa em motivao ao afirmar que [a] aprendizagem de lnguas acontece em diferentes contextos e, como existem muitas diferenas culturais ao redor do mundo, importante levar em considerao a natureza do contexto de aprendizagem a fim de entender as dificuldades pelas quais os alunos vo passar As atitudes dos alunos em relao lngua, comunidade e cultura dos falantes nativos podem ter reflexos em sua disposio para aprender a LE. ele um elemento central para

10

Segundo Bohner e Wanke (2002) [a]s pessoas se aproximam e gostam das pessoas cujas atitudes so semelhantes s suas prprias. Desta forma,pressupese que os alunos aprendem melhor quando gostam ou tm interesse pelos falantes nativos da lngua ou por sua cultura. Gardner (1985) afirma que de todas as disciplinas escolares, o curso de lnguas a disciplina onde as atitudes so especialmente relevantes porque nestes cursos existe a necessidade de o aluno incorporar elementos de uma outra cultura. Tambm focamos no aspecto das atitudes dos aprendizes em relao a aprendizagem onde Gardner (2001) define que as Atitudes em relao Situao de Aprendizagem, em seu modelo scio-educacional de aquisio de lngua estrangeira , como as atitudes referentes reao do aluno a qualquer aspecto da situao na qual a lngua ensinada. No contexto escolar, essas atitudes poderiam ser direcionadas ao professor, ao curso em geral, aos colegas de sala, aos materiais do curso, s atividades extracurriculares associadas com o curso, etc. Embora no seja esperado que o aluno considere todos os aspectos relacionados aula como sendo ideal, se o professor no for eficiente ou se o curso for confuso, ou no interessante, esses fatores refletiro negativamente nas atitudes do aluno em relao sua aprendizagem. De qualquer forma, alguns alunos vo expressar atitudes mais positivas do que outros, e com base nessas diferenas que o modelo de Gardner avalia as variaes na aprendizagem. O ensino de uma lngua deve fomentar a autonomia dos envolvidos. O aluno incentivado a assumir responsabilidade sobre o seu aprender, uma das formas de assumir essa responsabilidade o estabelecimento de objetivos e/ou propsitos para a aprendizagem, incentivo a tomada de decises, etc. Ou seja, fazer uso das estratgias cognitivas, afetivas e sociais ao longo de todo o processo de aprendizagem, proporcionado ao aprendiz a oportunidade de refletir sobre o seu progresso no processo de compreender textos orais e escritos (auto avaliaes). Isso tambm pode motiv-lo a ler/ouvir mais, fora dos limites da sala de aula. Tentamos nos embasar em Benson & Voller (1997), os autores discutem que esta uma questo cara ao avano das pesquisas sobre autonomia: o embate entre a diversidade e o consenso de conceitos. De acordo com os autores,

11

apesar do consenso sobre a importncia da mesma, ainda h muita incerteza sobre seus significados e aplicaes no ensino de lnguas. A diversidade de significados reflexo das diferentes fontes de origem do termo no campo do ensino. Conseqentemente, a falta de um consenso terico abre espao para conflitos durante a implementao de projetos de ensino envolvendo a autonomia. Mas tambm nos apoiamos na definio de Wisniewska (1998) que a autonomia do aprendiz pode ser descrita como a capacidade de conduzir a prpria aprendizagem a fim de maximizar todo o seu potencial. Esse projeto se props a enfocar principalmente o aspecto do ensino e aprendizagem ao qual esteja relacionado diretamente ao uso da oralidade no contexto de sala de aula no ensino fundamental e que est fundamentado em Cameron (2003), onde a aprendizagem de LE para crianas, no nosso caso, o ensino fundamental de 5 at a oitava srie da escola pblica deveria ter como elemento central a oralidade, o que leva a refletir, sobre a importncia da viso de linguagem que norteia o processo. Neste sentido, tomamos como referncia o modelo de linguagem para o ensino de LE para crianas, o qual se embasa na viso de linguagem como discurso, sendo o mesmo, por sua vez, visto como linguagem em uso. O ensino de LE, embasado em tais referenciais, busca transcender o ensino tradicional e fragmentado das quatro habilidades em conjunto com a gramtica e o vocabulrio, em favor da prtica natural da linguagem, em situaes reais de uso. Tais pressupostos se fundamentam no conceito de pensamento verbal de Vigotsky (1998) e sua relao com a palavra. Silva (2008, p. 1) avalia que produes orais promovida pelos alunos nas aulas de lngua Inglesa podero ser usadas a partir da tcnica nos moldes da pesquisa narrativa, por meio do contar e do vivenciar histrias. fundamental que os educandos possam ter a oportunidade de vivenciar novas experincias de comunicao, a partir de ensino descontextualizado, enfatizando a oralidade em substituio aos cansativos exerccios repetitivos que levam mera memorizao. Silva (2008) analisa que a abordagem comunicativa privilegia a competncia comunicativa que permitem ao educando se expressar e melhorar e motivar a fluncia ao falar em lngua inglesa.

12

4. METODOLOGIA DO ESTUDO 4.1 ABORDAGEM

O caminho metodolgico percorrido utilizou-se

de uma

abordagem de

pesquisa de cunho qualitativo a fim de demonstrar os resultados da aplicao do trabalho sobre produo oral na lngua inglesa, onde foi usada uma produo didtica desenvolvida durante o projeto que previa a utilizao de unidades temticas para desenvolver as habilidades que contemplassem o uso da oralidade em sala de aula para alunos do ensino fundamental , principalmente a lngua como discurso,ou seja, Hath (1992 ) um sistema para expressar sentido que caracterize o ensino da lngua e no sobre a lngua e que os alunos devem ter contato com amostras de lngua autntica, ainda diz que a fluncia to importante quanto a preciso gramatical, portanto essa pesquisa em conta os princpios da pesquisaao por ser segundo (THIOLLENT 1988), um tipo de pesquisa (...) concebida em estreita associao com uma ao (...) no qual pesquisador e os participantes esto envolvidos de modo cooperativo e participativo.

4.2 UNIVERSO E AMOSTRA

A realizao desta pesquisa envolveu um estudo de um fenmeno que comumente envolve uma ampla gama de dados e uma amostragem com uma populao de pesquisados ou do universo. O tipo de pblico que ser entrevistado sero alunos da 5 srie do ensino fundamental da Escola envolvida que perfizeram um total de duas turmas com 55 alunos. Definiu-se na pesquisa uma amostra intencional ou de seleo racional que para (BARROS; LEHFELD, 2000, p.41). so amostras no probabilsticas que so determinadas e estabelecidas por caracterizao intencional e estratgica a fim de facilitar o desenvolvimento da pesquisa, intencionalmente escolheu-se apenas os representantes que poderiam responder pela questo em estudo. Segundo Barros (2002, p. 57), a amostra a menor representao de um todo maior denominado de universo.

13

No caso, a representao se far com 33 alunos ou 60% da amostragem. Essa pesquisa envolveu uma amostragem probabilstica do universo da pesquisa. Conforme Gil (1999), na amostragem por acessibilidade o pesquisador apenas obtm os elementos a que tem maior facilidade de acesso admitindo que eles possam efetivamente representar de forma adequada os nveis de saturao da pesquisa com resultados que permitam evidenciar o fenmeno pesquisado. Beuren (2004) descreve amostra como uma pequena parte da populao ou universo selecionado em conformidade as regras.

4.3 COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS

A coleta de dados se efetivou com questionrio estruturado com os alunos que participaram das atividades de produo oral. A tcnica de tratamento dos dados se realizar com a tcnica de Anlise de Contedo com representao qualitativa com percentuais estatsticos, os resultados obtidos tiveram como foco apenas o processo de estruturao dos dados por seleo de relevncia. Segundo Andrade (133, p. 131), a anlise de contedo qualitativa uma tcnica que permite o pesquisador analisar os elementos do texto, permitindo uma crtica de seu contedo, levando em considerao sua estrutura de sentido.

4.4 APLICAO O Projeto aplicado na escola e as atividades do mini-curso centraram-se na necessidade de uma maior observao quanto as atuais formas de aprendizado e metodologias didticas de produo oral utilizadas para o desenvolvimento do ensino da lngua inglesa tendo como foco a motivao do educando da 5 srie do ensino fundamental. As atividades tiveram como base de orientao as hipteses de Krashen, do input e do filtro afetivo, a partir da utilizao de atividades ldicas como proposta mediadora da aprendizagem da Lngua Inglesa para incentivar a comunicao e a produo oral dos alunos.

14

A associao entre essas hipteses e a aplicao das atividades de comunicao baseadas em atividades divertidas e motivadores permitiu criana participar e sentir prazer em partilhar com o outro. As atividades em grupo realizadas durante o curso foram bastante proveitosas, pois mostraram as potencialidades dos participantes, podendo verificar uma melhora nas emoes e na socializao, e acima de tudo colocou prova as aptides de cada aluno. Assim foram desenvolvidas estratgias que foram aplicadas com a finalidade de criar situaes afetivas entre os alunos , j que essas atividades desenvolveram a socializao, a empatia e a sensibilidade do grupo. Os alunos que participaram do curso foram escolhidos dentre as 2 turmas 5 sries e os alunos foram avaliados durante todas as atividades desenvolvidas e demonstraram interesse na realizao das mesmas. A programao do curso teve incio em maro de 2009, o contedo foi bastante diversificado e teve por objetivo incentivar os alunos a criar e realizar as tarefas de produo oral, sempre utilizando recursos didticos diversificados como revistas, tesouras, cola, hidrocor, aparelho de som e televiso. Para o desenvolvimento do listening e speaking, o projeto se utilizou de atividades para o desenvolvimento comunicativo em LE articuladas em torno de temas, que fossem adequados ao pblico alvo. Essas atividades de aprendizagem foram suficientes para motivar os interesses dos alunos no processo de aprender a lngua alvo que segundo Gardner (2001) muitas das variveis da aprendizagem dependem da motivao para que venham a surtir algum efeito. O trabalho permitiu elaborar atividades que envolviam pr-escuta, e compreenso geral, de pontos principais e de compreenso detalhada e atividades de ps-escuta, que incentivou o uso do conhecimento anterior dos ouvintes em questes globais, objetivas, subjetivas, inferenciais, preenchimento de lacunas, soluo de problemas etc. Explorou-se os aspectos das condies de produo do texto oral, incentivando ao aluno para trocar e/ou compartilhar pontos de vistas em relao ao texto de compreenso oral e explorar os aspectos relacionados organizao interna do texto,(ex.: troca de turnos, repeties, hesitaes, contraes, marcadores do discurso para articular idias, tipos de seqncias lingsticas descrio, narrao, exposio, injuno etc.), e refletir sobre as condies de produo do texto de compreenso oral nas atividades de ps-escuta.

15

Por todas as razes apresentadas anteriormente, desenvolveram-se as aes do projeto com base na comunicao oral (listening e speaking), da seguinte maneira: Um CURSO que foi desenvolvido para 2 turmas de Ensino Fundamental delimitando-se s 5 sries, por acreditar que o fator motivao alto nesse grupo de alunos. Todas as aulas foram realizadas por meio de UNIDADES TEMTICAS. Significando que a cada conjunto de aulas (aproximadamente 10) houve um novo tema a ser trabalhado. Em cada unidade temtica, foram utilizadas vrias atividades diferentes que visaram nfase na habilidade oral, tais como: dramatizao (roleplays), exerccios de audio, de vocabulrio em diversos contextos. Fz com que os alunos ouvissem o texto sobre o tema debatido e fazendo perguntas em portugus e ingls direcionadas ao assunto estudado, que os levou a refletirem sobre o processo do seu progresso em relao compreenso de textos orais e escritos (auto-avaliao). A estrutura bsica de cada unidade temtica seguiu o seguinte modelo: -Texto gerador do tema um texto extrado da realidade que foi o elemento gerador do interesse e debate sobre o tema proposto. (texto aqui entende-se como qualquer tipo de texto, disponvel em qualquer mdia...) -Atividades de vocabulrio exerccios de vocabulrio que se estendeu desde o significado e sentido no contexto do tema (texto) at audio do vocabulrio e repetio e construo de textos com uso criativo dos vocbulos. -Atividades de audio (reforo) feito perguntas sobre a compreenso geral do contedo, aps a audio de CD, ou ver um CLIP ou parte de um filme. -Atividades de uso da lngua (simulao) role plays, etc. -Atividades de uso real da lngua atravs de conversao e/ou dilogos estabelecendo situaes de comunicao nas quais o idioma usado.Sendo desenvolvido com temas prximos realidade do aluno. Fornecendo ilustraes que contextualizem o dilogo para um maior nvel de compreenso. -Reflexo sobre o tema debate. -Retorno ao texto fechamento da unidade com retorno ao tema e concluses -Avaliao Ocorreu uma avaliao ao final de cada unidade temtica para facilitar na coleta de dados sobre resultados da motivao dos alunos, tendo o foco

16

em dois aspectos: avaliao dos aprendizes e avaliao da aplicao com base em anotaes, relatos, etc. 4.5 A AVALIAO DAS ATIVIDADES NA CONCEPO DOS ALUNOS O objetivo da realizao de uma avaliao por parte dos alunos partiu da finalidade prtica de estabelecer uma anlise sobre os resultados da aprendizagem e motivao dos alunos participantes, na disciplina de lngua inglesa. Os resultados observados serviu de orientao para que o professor que atua no ensino fundamental com a disciplina, pudesse constatar a importncia das atividades de produo oral em sala de aula nesta fase da vida escolar.

Grfico 1- Representao das respostas obtidas na questo: concepo do aluno sobre as atividades desenvolvidas no curso.

Bom 5,27%

timo 94,73%

Fonte: o autor

Conforme o grfico acima a pesquisa realizada demonstrou que 94,7% dos alunos que participaram do curso consideraram timas as atividades de produo oral desenvolvidas.

17

Grfico 2 - Representao das respostas obtidas na questo do que:: participao dos alunos enquanto participantes do curso: suas opinies

Bom 26,31%

timo 73,69%

Fonte: o autor

O grfico demonstra que os alunos tiveram participao, interesse e curiosidade na produo da aprendizagem atravs de atividades de produo oral. Analisa-se que 73,69% das opinies dos alunos sobre aprendizagem e participao individual e em grupo, contribuiu para um aprendizado mais significativo e motivador em relao ao uso de tcnicas de produo oral.

Grfico 3- Representao das respostas obtidas na questo do questionrio : a abordagem dos contedos
Bom 5,27%

timo 94,73%

Fonte: o autor

Conforma grfico, a pesquisa demonstrou que 94,73% dos alunos aprovaram a abordagem dos contedos no curso e as atividades desenvolvidas. Assim, percebe-se que o educando no ensino da lngua inglesa oferece menos resistncia ao aprendizado quando h metodologias de ensino dinmicas como o uso de produo oral.

18

Grfico 4- Representao das respostas obtidas na questo: a aprendizagem no curso


Bom 5,27%

timo 94,73%

Fonte: autor

De acordo com a pesquisa, constatou-se que 94,73% consideraram que o mini-curso contribuiu para a aprendizagem de forma mais criativa e 94,73% afirmaram tambm que as atividades desenvolvidas transmitiram muito bem os contedos, permitindo uma assimilao dos mesmos. Grfico 5- a representao das respostas obtidas na questo: o bom aproveitamento neste curso com as atividades de produo oral.

5% Sim No 95%

Fonte: autor

Conforme grfico acima, a pesquisa permitiu evidenciar que 95% dos alunos participantes afirmaram que obtiveram um bom aproveitamento no curso de ingls com as atividades de produo oral; e 5% dos alunos participantes avaliaram que tiveram maiores dificuldade do que com o mtodo tradicional.

19

Grfico 6- Representao das respostas obtidas na questo: as atividades de maior aproveitamento neste curso com as atividades de produo oral

20,0%

20,0%

Atividades de vocbulo Atividades de audio 15,0%

45,0%

Atividades de conversao Atividades com texto gerador

Fonte: o autor

A pesquisa permitiu evidenciar que 20% dos alunos obtiveram maio motivao e xito nas atividades de vocbulo; 15% nas atividades de audio; 45% nas atividades de conversao e 20% nas atividades desenvolvidas com temagerador.

Grfico 7- Representao das respostas obtidas na questo: a motivao nas atividades ldicas desenvolvidas neste curso com as atividades de produo oral
15,0% 15,0%

Motivao com as atividades de conversao Motivao com as 70,0% atividades de criao de textos Motivao com atividades de visualizao

Fonte: o autor

A pesquisa permitiu avaliar que 70% dos alunos participantes consideraram que a motivao foi melhor nas atividades de conversao; 15% afirmaram que nas atividades de criao de textos e 15% nas atividades de visualizao.

20

5. CONSIDERAES FINAIS
O estudo permitiu evidenciar a importncia de tcnicas de comunicao e produo oral para desenvolver a motivao no ensino da lngua inglesa. O desenvolvimento das atividades centradas nas tcnicas de produo oral com atividades ldicas para despertar o interesse e a motivao do educando pelo ensino da lngua inglesa. A pesquisa realizada com os alunos a partir da aplicabilidade das atividades propostas do projeto de ao favoreceu o desencadeamento de uma experincia educativa prazerosa para os alunos, notabilizando-se que o curso atingiu as expectativas dos alunos. A constatao se constituiu de uma pesquisa de dados sobre a concepo dos alunos acerca das atividades desenvolvidas. A coleta de dados atravs de questionrio permitiu avaliar que os alunos obtiveram a oportunidade de ter uma compreenso da importncia da oralidade para o aprendizado do ensino de ingls e seu uso como habilidade associada conversao. Neste sentido, empreenderam-se as atividades desenvolvidas que foram planejadas com antecedncia, foram realizadas as observaes necessrias para responder as hipteses do estudo, acerca da eficcia da produo oral como tcnica adequada para capacitar a criana no ensino da lngua inglesa. Os alunos gostaram das atividades porque favoreceu na maioria das vezes, uma proximidade com o outro falante, o que permitiu a interpretao de expresses faciais ou de gestos que complementam a comunicao, aumentando o entendimento. As atividades desenvolvidas buscaram desenvolver respostas positivas para a aquisio de aprendizagem, a partir de duas hipteses: o Filtro Afetivo e o Input que, associados aos objetivos das atividades, que permitiram constatar que o aprendizado se faz a partir do planejamento entre as atividades ldicas e o uso de estratgias que associem situaes de aprendizagem com a afetividade, para produzir uma mediao pedaggica eficaz. Neste sentido constatou-se a importncia do educador inserir as estratgias de estreita articulao entre teoria e prtica, a partir do uso de atividades de produo oral e escrita. Contudo, h o reconhecimento da necessidade de habilidade, criatividade e planejamento para formao de aprendizagens que tragam motivao e criatividade. situaes de

21

Constatou-se que a pesquisa com os alunos, durante a curso se constitui em um ponto principal para se detectar exatamente as habilidades que podem ser adquiridas e de comportamentos que expressam com a interao do aluno com os processos comunicacionais atravs das atividades desenvolvidas, a maior parte dos educandos afirmaram que foi satisfatria a aprendizagem e o nvel de motivao para o desenvolvimento de atividades relacionadas conversao. Os alunos consideraram que obtiveram uma melhor aprendizagem. Neste sentido, compreende-se a realizao de atividades convenientemente planejadas so um recurso pedaggico eficaz para a construo do conhecimento de uma nova lngua pela criana. Constatou-se que a literatura sobre a temtica unnime em afirmar que a produo oral importante par a aprendizagem e compreendem uma categoria de ao que influencia mutuamente a prtica pedaggica do docente que naturalmente repousa sobre uma prtica educativa mais tradicional, esse processo vem trazer uma inovao no ensino e a substituio de tcnicas cansativas de repetio. Portanto, o resultado foi satisfatrio na medida em que favoreceu a criao de um espao de expresso necessrio para estimular a curiosidade de aprender e a capacidade de usar e combinar instrumentos, simples como temas geradores para a produo de oralidade. As atividades desenvolvidas permitiram ao educando avaliar suas possibilidades, limitaes e a sua adequao s necessidades e situaes diversas de aprendizagem no estudo de uma lngua estrangeira.O maior desafio permitir ao educando, um aprendizado mais prximo com o real e mais criativo. Concluindo que as mudanas so necessrias sob vrios aspectos: para motivar as habilidades lingsticas e a capacidade comunicativa, como falar, compreender (ou ouvir) ler e escrever para atender com maior flexibilidade as exigncias educativas dos tempos atuais que refletem a necessidade de formar crianas criativas e habilidosas ,e nesta fase da vida escolar, a especificidade do ensino da Lngua Inglesa requer a priorizao da criao e utilizao de ambientes de aprendizagem, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido.

22

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2003. AUSUBEL, D. P. Educational Psychology: A Cognitive View. Holt, Rinehart and Winston, Inc, 1978. BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodolgicas. Petrpolis: Vozes, 2002. BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos monogrficos: teoria e prtica. 2.ed. So Paulo: Atlas, 2004. BEHRENS, Marilda A. O paradigma emergente e a prtica pedaggica. 3 ed. Curitiba: Champagnat, 2003. BENSON, P. & VOLLER, P. Introduction: autonomy and independence in language learning. In: BENSON, P. & VOLLER, P. (Eds.). In: Autonomy and independence in language learning. London: Longman, 1997. CAPRA, F. O ponto de mutao: A cincia, a sociedade e a cultura emergente. So Paulo, Cultrix, 1982. CAMERON, L. Metaphor in educational discourse. London: Continuum, 2003. BOHNER, G.; WNKE, M. Psychology Press, 2002

Attitudes and Attitude Change. Philadelphia, P.A.:

GARDNER, R.C. Estruturas da mente: a teoria das inteligncias mltiplas. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2001. GEE, J. P. Orality and literacy: from the savage mind to ways with words. TESOL Quarterly, v.20, n. 4, p. 719-746, 1986. ______________ Inteligncias mltiplas: a teoria na prtica. Porto alegre: Artes Mdicas, 1985. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 1999. HATCH, E. Discourse Analysis and Language Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. JORDO, Clarissa ,FOGAA, Francisco Carlos,1 sem. 2007 1 sem. p. 79-105 p. Ensino de Ingls,Letramento Crtico e Cidadania: um Tringulo Amoroso BemSucedido MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaborao de monografias e dissertaes. 2 ed,. So Paulo: Atlas, 2000.

23

PAIVA, Vale L.M.O. Prticas de ensino e aprendizagem de ingls com foco na autonomia. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros de Minas Gerais, 1971. SEFCHOVICH, Waisburd. Hacia una Pedagoga de la Creatividad. Mxico: Trillas, 1985. SILVA, Alice Lima da. A construo do conhecimento nos encontros de conversao da monitoria do curso de Letras. <Disponvel em: http://www.icufu.org/anaisufu2008/PDF/IC2008-0518.PDF> Acesso em: 27 de Jun, 2009. WRIGHT, A. Storytelling with children Oxford: Oxford University Press, 1995.. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ao. So Paulo: Cortez,1994. TIBEAU, Cynthia C, Pasqua M. Entraves para a compreenso da criatividade no ensino. UniFMU e UNIBAN SP (Brasil), Junho, 2004. http://www.efdeportes.com/efd51/criativ.htm Acessado em 10 de Jul de 2009. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 2003. VYGOTSKY, L. S. A Formao Social da Mente. So Paulo, Martins Fontes, 1998 WISNIEWSKA,I. Designing materials for teacher autonomy Forum, v.36, n.2, p.24. 1998. <Disponvel em: www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/recordDetail> Acesso em: 3 de Jul, 2009. WECHSLER, S. Avaliao da criatividade por palavras, Teste de Torrance: verso brasileira. 2 ed. Campinas, So Paulo: IDB/LAMP, 1995.

ANEXO ANEXO - QUESTIONRIO APLICADO AOS ALUNOS

QUESTIONRIO APLICADO AOS ALUNOS.

GRFICO N 01: A demonstrao da concepo do aluno sobre as atividades desenvolvidas no curso ( ( ( ) Bom ) timo ) Regular

GRFICO N 02: A demonstrao dos aspectos relativos participao dos alunos enquanto participantes do curso: suas opinies ( ( ( ) Bom ) timo ) Regular

GRFICO N 03: A concepo dos alunos sobre a abordagem dos contedos ( ( ( ) Bom ) timo ) Regular

GRFICO N 04: A concepo dos alunos acerca da aprendizagem no curso ( ( ( ) Bom ) timo ) Regular

GRFICO N 05 Quanto ao bom aproveitamento neste mini-curso com as atividades de produo oral ( ( ) Sim ) No

GRFICO N 06 Quanto s atividades de maior aproveitamento neste minicurso com as atividades de produo oral ( ( ( ( ) Atividades de vocbulo ) Atividades de Audio ) Atividades de conversao ) Atividades com texto gerador

GRFICO N 07 Quanto motivao nas atividades ldicas desenvolvidas neste curso com as atividades de produo oral ( ( ( ) Motivao com as atividades de conversao ) Motivao com as atividades de criao de textos ) Motivao com as atividades de visualizao

Potrebbero piacerti anche