Sei sulla pagina 1di 14

RESOLUO CFC N. 1.206/09 Aprova a NBC TA 230 Documentao de Auditoria.

. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO o processo de convergncia das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padres internacionais; CONSIDERANDO que o Conselho Federal de Contabilidade membro associado da IFAC Federao Internacional de Contadores; CONSIDERANDO a Poltica de Traduo e Reproduo de Normas, emitida pela IFAC em dezembro de 2008; CONSIDERANDO que a IFAC, como parte do servio ao interesse pblico, recomenda que seus membros e associados realizem a traduo das suas normas internacionais e demais publicaes; CONSIDERANDO que mediante acordo firmado entre as partes, a IFAC autorizou, no Brasil, como tradutores das suas normas e publicaes, o Conselho Federal de Contabilidade e o IBRACON Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; CONSIDERANDO que a IFAC, conforme cesso de direitos firmado, outorgou aos rgos tradutores os direitos de realizar a traduo, publicao e distribuio das normas internacionais impressas e em formato eletrnico, RESOLVE: Art. 1. Aprovar a NBC TA 230 Documentao de Auditoria, elaborada de acordo com a sua equivalente internacional ISA 230. Art. 2. Esta Resoluo entra em vigor nos exerccios iniciados em ou aps 1. de janeiro de 2010. Art. 3 . Observado o disposto no art. 3 da Resoluo CFC n 1.203/09, ficam revogadas a partir de 1. de janeiro de 2010 as disposies em contrrio nos termos do art. 4 da mesma resoluo. Braslia, 27 de novembro de 2009. Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim Presidente 1

Ata CFC n. 931 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TA 230 DOCUMENTAO DE AUDITORIA

ndice INTRODUO Alcance Natureza e finalidade da documentao de auditoria Data de vigncia OBJETIVO DEFINIES REQUISITOS Elaborao tempestiva da documentao de auditoria Documentao dos procedimentos de auditoria executados e da evidncia de auditoria obtida Montagem do arquivo final de auditoria APLICAO E OUTROS MATERIAIS EXPLICATIVOS Elaborao tempestiva da documentao de auditoria Documentao dos procedimentos de auditoria executados e da evidncia de auditoria obtida

Item 1 23 4 5 6 7 8 13 14 16 A1 A2 A20

Montagem do arquivo final de auditoria A21 A24 Apndice: Requerimentos especficos de documentao de auditoria em outras normas.

Esta Norma deve ser lida no contexto da NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria.

Introduo
Alcance 1. Esta Norma trata da responsabilidade do auditor na elaborao da documentao de auditoria para a auditoria das demonstraes contbeis. O Apndice relaciona outras normas que contm exigncias de documentao e orientaes especficas. As exigncias especficas de documentao de outras normas no limitam a aplicao desta Norma. Leis ou regulamentos podem estabelecer exigncias adicionais de documentao.

Natureza e finalidade da documentao de auditoria 2. A documentao de auditoria, que atende s exigncias desta Norma e s exigncias especficas de documentao de outras normas de auditoria relevantes, fornece: (a) evidncia da base do auditor para uma concluso quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor (NBC TA 200); e (b) evidncia de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigncias legais e regulamentares aplicveis. 3. A documentao de auditoria serve para vrias finalidades adicionais, que incluem: assistir a equipe de trabalho no planejamento e execuo da auditoria; assistir aos membros da equipe de trabalho responsveis pela direo e superviso do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de reviso em conformidade com a NBC TA 220 Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstraes Contbeis; permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho; manter um registro de assuntos de importncia recorrente para auditorias futuras; permitir a conduo de revises e inspees de controle de qualidade em conformidade com a NBC PA 01 Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurdicas e Fsicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revises de informao financeira histrica, e outros trabalhos de assegurao e de servios correlatos (NBC TA 220, item 2); permitir a conduo de inspees externas em conformidade com as exigncias legais, regulamentares e outras exigncias aplicveis.

Data de vigncia

4.

Esta Norma aplicvel a auditorias de demonstraes contbeis para perodos iniciados em ou aps 1. de janeiro de 2010.

Objetivo
5. O objetivo do auditor preparar documentao que fornea: (a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatrio do auditor; e (b) evidncias de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigncias legais e regulamentares aplicveis.

Definies
6. Para fins das normas de auditoria, os seguintes termos possuem os significados atribudos abaixo: Documentao de auditoria o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidncia de auditoria relevante obtida e concluses alcanadas pelo auditor (usualmente tambm utilizada a expresso papis de trabalho). Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma fsica ou eletrnica que contm os registros que constituem a documentao de trabalho especfico. Auditor experiente um indivduo (interno ou externo firma de auditoria) que possui experincia prtica de auditoria e conhecimento razovel de: (i) processos de auditoria; (ii) normas de auditoria e exigncias legais e regulamentares aplicveis; (iii) ambiente de negcios em que opera a entidade; e (iv) assuntos de auditoria e de relatrio financeiro relevantes ao setor de atividade da entidade.

Requisitos
Elaborao tempestiva da documentao de auditoria 7. O auditor deve preparar tempestivamente a documentao de auditoria (ver item A1).

Documentao dos procedimentos de auditoria executados e da evidncia de auditoria obtida 4

Forma, contedo e extenso da documentao de auditoria 8. O auditor deve preparar documentao de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda (ver itens A2 a A5 e A16 e A17): (a) a natureza, poca e extenso dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigncias legais e regulamentares aplicveis (ver itens A6 e A7); (b) os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidncia de auditoria obtida; e (c) assuntos significativos identificados durante a auditoria, as concluses obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas concluses (ver itens A8 a A11). 9. Ao documentar a natureza, a poca e a extenso dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar: (a) as caractersticas que identificam os itens ou assuntos especficos testados (ver item A12); (b) quem executou o trabalho de auditoria e a data em que foi concludo; e (c) quem revisou o trabalho de auditoria executado e a data e extenso de tal reviso (ver item A13). 10. O auditor deve documentar discusses de assuntos significativos com a administrao, os responsveis pela governana e outros, incluindo a natureza dos assuntos significativos discutidos e quando e com quem as discusses ocorreram (ver item A14). 11. Se o auditor identificou informaes referentes a um assunto significativo que so inconsistentes com a sua concluso final, ele deve documentar como tratou essa inconsistncia (ver item A15). No atendimento de exigncia relevante 12. Se, em circunstncias excepcionais, o auditor julgar necessrio no atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razes para o no atendimento (ver itens A18 e A19). 5

Assuntos surgidos aps a data do relatrio do auditor 13. Se, em circunstncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras concluses aps a data do relatrio, o auditor deve documentar (ver item A20): (a) as circunstncias identificadas; (b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidncia de auditoria obtida e as novas concluses alcanadas, e seu efeito sobre o relatrio do auditor; e (c) quando e por quem as modificaes resultantes da documentao de auditoria foram executadas e revisadas. Montagem do arquivo final de auditoria 14. O auditor deve montar a documentao em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente aps a data do relatrio do auditor (ver itens A21 e A22).

15. Aps a montagem do arquivo final de auditoria ter sido completada, o auditor no apaga nem descarta documentao de auditoria de qualquer natureza antes do fim do seu perodo de guarda dessa documentao (ver item A23). 16. Em outras circunstncias, que no as contempladas no item 13, nas quais o auditor julgar necessrio modificar a documentao de auditoria existente ou acrescentar nova documentao de auditoria aps a montagem do arquivo final de auditoria, o auditor, independentemente da natureza das modificaes ou acrscimos, deve documentar (ver item A24): (a) as razes especficas para faz-los; e (b) quando e por quem foram executados e revisados.

Aplicao e outros materiais explicativos


Elaborao tempestiva da documentao de auditoria (ver item 7) A1. A elaborao tempestiva de documentao de auditoria suficiente e apropriada aprimora a qualidade da auditoria e facilita a reviso e a avaliao eficazes da evidncia de auditoria e das concluses obtidas antes da finalizao do relatrio do auditor. A documentao elaborada aps a execuo do trabalho de auditoria tende a ser menos precisa do que aquela elaborada no momento em que o trabalho executado.

Documentao dos procedimentos de auditoria executados e da evidncia de auditoria obtida Forma, contedo e extenso da documentao de auditoria (ver item 8) A2. A forma, o contedo e a extenso da documentao de auditoria dependem de fatores como: (a) (b) (c) (d) (e) (f) tamanho e complexidade da entidade; natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados; riscos identificados de distoro relevante; importncia da evidncia de auditoria obtida; natureza e extenso das excees identificadas; necessidade de documentar a concluso ou a base da concluso no prontamente determinvel a partir da documentao do trabalho executado ou da evidncia de auditoria obtida; (g) metodologia e as ferramentas de auditoria usadas. A3. A documentao de auditoria pode ser registrada em papel, em formatos eletrnicos ou outros. Exemplos de documentao de auditoria incluem: (a) (b) (c) (d) (e) (f) (g) programas de auditoria; anlises; memorandos de assuntos do trabalho; resumos de assuntos significativos; cartas de confirmao e representao; listas de verificao; correspondncias (inclusive correio significativos.

eletrnico)

referentes

assuntos

O auditor pode incluir resumos ou cpias de registros da entidade (por exemplo, contratos e acordos significativos e especficos) como parte da documentao de auditoria. A documentao de auditoria, porm, no substitui os registros contbeis da entidade. A4. O auditor no precisa incluir na documentao de auditoria verses superadas de papis de trabalho e demonstraes contbeis, notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar, cpias anteriores de documentos corrigidos em decorrncia de erros tipogrficos ou de outro tipo de documentos em duplicata. A5. Explicaes verbais do auditor, por si s, no representam documentao adequada para o trabalho executado pelo auditor ou para as concluses obtidas, mas podem ser usadas para explicar ou esclarecer informaes contidas na documentao de auditoria. 7

Documentao de conformidade com as normas de auditoria (ver item 8(a)) A6. Em princpio, a conformidade com as exigncias desta Norma tem como resultado documentao de auditoria suficiente e apropriada s circunstncias. Outras normas contm requisitos especficos de documentao que se destinam a esclarecer a aplicao desta norma s circunstncias especficas de outras normas. As exigncias de documentao de outras normas no limitam a aplicao desta norma. Alm disso, a ausncia de exigncia de documentao em qualquer norma especfica no se destina a sugerir que no h documentao a ser elaborada como resultado da conformidade com essa norma. A7. A documentao de auditoria fornece evidncias de que a auditoria est em conformidade com as normas de auditoria. Contudo, no necessrio nem praticvel para o auditor documentar todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria. Alm disso, desnecessrio o auditor documentar separadamente (como em lista de verificao, por exemplo) a conformidade em assuntos j demonstrada por documentos includos no arquivo de auditoria. Por exemplo: a existncia de plano de auditoria adequadamente documentado demonstra que o auditor planejou a auditoria; a existncia de carta de contratao assinada no arquivo de auditoria demonstra que o auditor e a administrao concordaram com os termos do trabalho de auditoria, ou, quando apropriado, junto aos responsveis pela governana; o relatrio do auditor que contm opinio com ressalva demonstra que o auditor cumpriu o requisito de expressar opinio com ressalva sob as circunstncias especificadas nas normas; em relao s exigncias que se aplicam geralmente ao longo de toda a auditoria, podem haver vrias maneiras pelas quais a conformidade a elas pode ser demonstrada no arquivo de auditoria: o por exemplo, o ceticismo profissional do auditor pode no ser passvel de documentao, todavia, a documentao de auditoria, no obstante, pode fornecer evidncias do exerccio do ceticismo profissional do auditor em conformidade com as normas de auditoria. Tais evidncias podem incluir procedimentos especficos executados para corroborar as respostas da administrao s indagaes do auditor; o de forma similar, o fato de que o scio do trabalho assumiu a responsabilidade pela direo, superviso e execuo da auditoria em conformidade com as normas de auditoria pode ser evidenciado de vrias maneiras na documentao de auditoria. Isso pode incluir a documentao do 8

envolvimento tempestivo do scio do trabalho em aspectos da auditoria, tais como a participao nas discusses da equipe exigida pela NBC TA 315. Documentao de assuntos e julgamentos profissionais significativos (ver item 8(c)) A8. Julgar a importncia de assunto exige anlise objetiva dos fatos e circunstncias. Exemplos de assuntos significativos incluem: assuntos que do origem a riscos significativos (como definidos na NBC TA 315, item 4(e)); resultados de procedimentos de auditoria que indiquem (i) que as demonstraes contbeis podem conter distoro relevante, ou (ii) a necessidade de revisar a avaliao anterior dos riscos de distoro relevante feita pelo auditor e as respostas do auditor aos riscos avaliados; circunstncias que causam dificuldade significativa ao auditor para aplicar os procedimentos de auditoria necessrios; constataes que possam resultar em modificao do relatrio de auditoria ou na incluso de pargrafo de nfase no relatrio do auditor. A9. Um fator importante na determinao da forma, contedo e extenso da documentao de auditoria sobre assuntos significativos a extenso do julgamento profissional exercido na execuo do trabalho e avaliao dos resultados. A documentao das decises profissionais tomadas, quando significativas, serve para explicar as concluses do auditor e reforar a qualidade da deciso. Tais assuntos so de particular interesse para os responsveis pela reviso da documentao de auditoria, inclusive os que conduzirem auditorias subseqentes, quando forem rever assuntos de importncia recorrente (por exemplo, na execuo de reviso retrospectiva de estimativas contbeis). A10. Alguns exemplos de circunstncias em que, em conformidade com o item 8, apropriado preparar documentao de auditoria relativa aplicao do julgamento profissional incluem, quando assuntos e julgamentos forem significativos: a justificativa para a concluso do auditor quando uma exigncia determina que o auditor deve considerar certas informaes ou fatores, e que a considerao significativa no contexto do trabalho especfico; a base para a concluso do auditor quanto razoabilidade das reas de julgamento subjetivo (por exemplo, a razoabilidade de estimativa contbil significativa); a base para as concluses do auditor a respeito da autenticidade de documento quando investigaes adicionais (tais como utilizar de forma apropriada um perito ou de procedimentos de confirmao) so conduzidas em resposta a condies 9

identificadas durante a auditoria que levaram o auditor a acreditar que o documento pode no ser autntico. A11. O auditor pode considerar til preparar e reter como parte da documentao de auditoria um resumo (conhecido tambm como memorando de concluso) que descreva os assuntos significativos identificados durante a auditoria e como eles foram tratados, ou que inclua referncias cruzadas a outros documentos comprobatrios relevantes que forneam tal informao. Tal resumo pode facilitar revises e inspees eficazes e eficientes da documentao de auditoria, particularmente em auditoria de grande porte e complexas. Alm disso, a elaborao de tal resumo pode dar suporte ao auditor na considerao dos assuntos significativos. Tambm pode ajudar o auditor a considerar se, luz dos procedimentos de auditoria executados e das concluses obtidas, h qualquer objetivo relevante das normas de auditoria que no possa ser atendido que impediriam o auditor de atingir o seu objetivo global. Identificao de itens ou assuntos especficos submetidos a teste do elaborador e revisor (ver item 9) A12. Registrar as caractersticas que identificam os itens testados serve a vrios propsitos. Por exemplo, permite que a equipe de trabalho seja responsabilizada por seu trabalho e facilita a investigao de excees ou inconsistncias. A identificao varia com a natureza do procedimento de auditoria e o item ou assunto testado. Por exemplo: para um teste detalhado de pedidos de compra gerados pela entidade, o auditor pode identificar os documentos selecionados por meio das suas datas e nmeros; para um procedimento que exija seleo ou reviso de todos os itens acima de um valor especfico em uma dada populao, o auditor pode registrar o alcance do procedimento e identificar a populao (por exemplo, todos os lanamentos em livro dirio acima de um valor especificado); para um procedimento que exija amostragem sistemtica de uma populao de documentos, o auditor pode identificar os documentos selecionados registrando sua fonte, o ponto de partida e o intervalo de amostragem (por exemplo, amostra sistemtica de relatrios de expedio selecionados a partir dos controles de expedio para o perodo de 1 de abril a 30 de setembro, comeando com o relatrio 12345 e selecionando todo 125 relatrio); para um procedimento que exija indagaes junto a funcionrios especficos da entidade, o auditor pode registrar as datas das indagaes e os nomes e as funes dos funcionrios da entidade; para um procedimento de observao, o auditor pode registrar o processo ou o assunto em observao, os indivduos relacionados, suas respectivas responsabilidades e onde e quando a observao foi realizada.

10

A13. A NBC TA 220, item 17, requer que o auditor revise o trabalho executado por meio da reviso da documentao de auditoria. O requisito de documentar quem revisou o trabalho de auditoria executado no implica na necessidade de que cada documento de trabalho inclua evidncia de reviso. O requisito, porm, significa documentar que o trabalho de auditoria foi revisado, quem revisou e quando foi feita a reviso. Documentao das discusses de assuntos significativos com a administrao, os responsveis pela governana e outros (ver item 10) A14. A documentao no se limita aos registros elaborados pelo auditor, mas podem incluir outros registros apropriados, como minutas de reunies elaboradas pelo pessoal da entidade e acordadas com o auditor. O auditor pode discutir assuntos significativos com outros empregados da entidade e terceiros, como pessoas que prestam servio de consultoria profissional entidade. Documentao de como as inconsistncias foram tratadas (ver item 11) A15. A exigncia de documentar como o auditor tratou inconsistncia nas informaes no implica que o auditor necessite reter documentao que esteja incorreta ou superada. Consideraes especficas para a auditoria de entidades de pequeno porte (ver item 8) A16. A documentao para a auditoria de entidade de pequeno porte geralmente menos extensa do que a documentao de uma entidade de maior porte. Alm disso, no caso de auditoria em que o scio do trabalho executa todo o trabalho de auditoria, a documentao no incluir assuntos que possam ter de ser documentados apenas para informar ou instruir membros da equipe de trabalho ou para fornecer evidncia de reviso por outros membros da equipe (por exemplo, no h assuntos a documentar relativamente a discusses ou superviso da equipe). Contudo, o scio do trabalho cumpre a exigncia predominante do item 8, de elaborar documentao de auditoria que possa ser entendida por auditor experiente, j que a documentao de auditoria pode estar sujeita a reviso de partes externas para fins regulamentares ou outros fins. A17. Ao elaborar a documentao de auditoria, o auditor de entidade de pequeno porte tambm pode entender ser adequado e eficiente registrar em um nico documento vrios aspectos da auditoria, com referncias cruzadas para dar suporte aos papis de trabalho. Exemplos de assuntos que podem ser documentados em conjunto na auditoria de entidade de pequeno porte incluem o entendimento da entidade e do seu controle interno, a estratgia global de auditoria e o plano de auditoria, a materialidade determinada de acordo com a NBC TA 320, riscos avaliados, assuntos significativos observados durante a auditoria e as concluses obtidas. 11

Desvio de exigncia relevante (ver item 12) A18. Os requisitos das normas de auditoria destinam-se a permitir ao auditor cumprir os objetivos especificados nas normas de auditoria e, portanto, dos objetivos globais do auditor. Desta forma, a no ser em circunstncias excepcionais, as normas pedem conformidade com cada requisito que seja relevante nas circunstncias da auditoria. A19. A exigncia de documentao aplica-se apenas quelas que sejam relevantes nas circunstncias. Uma exigncia no relevante (NBC TA 200, item 22) apenas nos casos em que: (a) a NBC TA por inteiro no relevante (por exemplo, se uma entidade carece de uma funo de auditoria interna, nada na NBC TA 610 relevante); ou (b) a exigncia condicional e a condio no existe (por exemplo, o requisito de modificar a opinio do auditor quando h impossibilidade de obter evidncia de auditoria apropriada suficiente e no existe tal impossibilidade). Assuntos surgidos aps a data do relatrio do auditor (ver item 13) A20. Exemplos de circunstncias excepcionais incluem fatos que chegaram ao conhecimento do auditor aps a data do seu relatrio, mas que existiam naquela data e que, se conhecidos na data, poderiam ter causado correes nas demonstraes contbeis ou levado o auditor a modificar o seu relatrio (NBC TA 560, item 14). As modificaes resultantes na documentao de auditoria so revisadas de acordo com as responsabilidades de reviso expostas na NBC TA 220, item 16, e a responsabilidade final pelas mudanas cabe ao scio do trabalho. Montagem do arquivo final de auditoria (ver itens 14 a 16) A21. A NBC PA 01, item 45, requer que as firmas de auditoria estabeleam polticas e procedimentos para a concluso tempestiva da montagem dos arquivos de auditoria. Um limite de tempo apropriado para concluir a montagem do arquivo final de auditoria geralmente no ultrapassa 60 dias aps a data do relatrio do auditor (NBC PA 01, item A54). A22. A concluso da montagem do arquivo final de auditoria aps a data do relatrio do auditor um processo administrativo que no envolve a execuo de novos procedimentos de auditoria nem novas concluses. Contudo, novas modificaes podem ser feitas na documentao de auditoria durante o processo final de montagem se essas forem de natureza administrativa. Exemplos de tais modificaes incluem: (a) apagar ou descartar documentao superada; 12

(b) selecionar, conferir e acrescentar referncias cruzadas aos documentos de trabalho; (c) conferir itens das listas de verificao evidenciando ter cumprido os passos relativos ao processo de montagem do arquivo; (d) documentar evidncia de auditoria que o auditor obteve, discutiu e com a qual concordou junto aos membros relevantes da equipe de trabalho antes da data do relatrio de auditoria. A23. A NBC PA 01, item 47, requer que as firmas estabeleam polticas e procedimentos para a reteno da documentao de trabalhos. O perodo de reteno para trabalhos de auditoria geralmente no inferior a cinco anos a contar da data do relatrio do auditor ou, se posterior, da data do relatrio do auditor do grupo (NBC PA 01, item A61). A24. Um exemplo de circunstncia em que o auditor pode julgar necessrio modificar a documentao de auditoria existente ou acrescentar nova documentao de auditoria aps ter sido completada a montagem do arquivo a necessidade de esclarecimento da documentao de auditoria existente em resposta a comentrios recebidos durante as inspees de monitoramento executadas por partes internas ou externas.

13

Apndice (ver item 1) Requerimentos especficos de documentao de auditoria em outras normas Este apndice identifica itens em outras normas de auditoria com vigncia para auditorias de demonstraes contbeis para perodos iniciados em ou aps 1 de janeiro de 2010 que contenham requerimentos especficos de documentao. A lista no substitui a considerao das exigncias e da aplicao relacionada e de outros materiais explicativos nas normas. NBC TA 210, itens 10 a 12; NBC TA 220, itens 24 e 25; NBC TA 240, itens 44 a 47; NBC TA 250, item 29; NBC TA 260, item 23; NBC TA 300, item 12; NBC TA 315, item 32; NBC TA 320, item 14; NBC TA 330, itens 28 a 30; NBC TA 450, item 15; NBC TA 540, item 23; NBC TA 550, item 28; NBC TA 600, item 50; NBC TA 610, item 13.

14

Potrebbero piacerti anche