Sei sulla pagina 1di 21

Foras Armadas: o outro lado da colina Um ensaio sobre futuro e doutrina a partir do segundo quartil do Sculo XXI

Heitor Freire de Abreu guisa de introduo Algum j disse que vivemos tempos interessantes nesse final de sculo XX e alvorecer do sculo XXI. As foras armadas do mundo inteiro comeam a aprender a viver nesses tais tempos. Expresses como guerra ao terror, guerra ciberntica, guerra cirrgica, guerra privatizada, soft, hard e smart power, e ataques preventivos, dentre muitos neologismos surgidos, desafiam os formuladores de doutrina militar em todos os cantos do planeta. Alm de novos termos e definies, assuntos que at ento nunca foram considerados importantes pelas foras armadas, se tornam objeto de debate, como o caso da discusso sobre a responsabilidade das foras militares dos EUA em relao ao meio ambiente em recente artigo publicado na revista Foreign Policy, de Noah Shachtman, intitulado Green Monster. Atualmente, um soldado norte-americano que combate no Afeganisto, segundo Shachtman, consome em mdia 22 gales de diesel por dia, ao custo de cem mil dlares por ano para cada militar. O corolrio desse cenrio uma pergunta recorrente: Como organizar, adestrar, combater e apoiar, diante de mltiplas e dissonantes misses, alm de inmeras restries, uma fora armada nos dias de hoje? Maquiavel, na busca de uma resposta a esse questionamento, emitiu seu ponto de vista: Por conseguinte, o prncipe no dever nunca desviar o pensamento do exerccio da guerra, devendo exercitar-se mais nos perodos de paz que nos tempos de guerra, o que pode realizar de duas formas: uma atravs das aes e outra atravs do pensamento. A verdade que a palavra guerra ampliou seu significado e prncipes no mais dirigem os exrcitos modernos, mas o ensinamento do ilustre florentino permanece vlido, notadamente sobre a necessidade de se pensar a doutrina. Indubitavelmente, modificou-se o modus operandi das foras armadas como instrumento do Estado no uso legal da violncia, tornando-o mais complexo e difuso quando se compara com o perodo anterior ao trmino da Guerra Fria. Essa , talvez, a primeira lio que um formulador de doutrina atual deva aprender antes mesmo de abrir um mapa ou um esboo militar.

Desde Tria, por volta de 1.250 a.C, at os conflitos ocorridos nas guerras rabesIsraelenses, um pequeno conjunto de leis e verdades doutrinrias facilitava os seus elaboradores: o inimigo do Estado era facilmente identificvel, quem ataca um inimigo desdobrado em uma posio defensiva necessita ter superioridade de homens e armas, quem defende o terreno, deve faz-lo em profundidade, quem reconhece deve faz-lo em larga frente e com rapidez, e assim por diante. Isso no quer dizer que tecnologias deixaram de ser absorvidas pelos formuladores de doutrina ao longo desses milhares de anos da Histria humana no sentido de aperfeioar a arte da guerra. Tambm no significa que tcnicas pontuais de guerra assimtrica, bastante utilizadas atualmente, so uma novidade ps-Guerra Fria. Guararapes e Vietn so mostras de como uma fora militar reduzida pode vencer um oponente maior e mais bem equipado. Mas no foi a regra at ento, pois a maioria dos exrcitos combatia no espectro convencional, dentro das chamadas operaes bsicas e contra um inimigo perfeitamente conhecido. Hoje, aquele ambiente relativamente claro deixou de existir, descortinando outro nem sempre de fcil percepo. At mesmo o termo convencional tende ser revisto no futuro. Afinal, em tempos de terrorismo e aes assimtricas percucientes que so desencadeadas juntamente com ataques ditos clssicos, as tropas especializadas, como foras especiais, comandos, de defesa qumica, biolgica e nuclear e de operaes psicolgicas so fundamentais na medida em que complementam as tropas de infantaria e de cavalaria, aumentando o poder relativo de combate e desonerando essas ltimas de misses que as primeiras podem realizar de forma mais eficiente em funo das suas especializaes. O que ser convencional e o que ser especial no futuro? Nos dias em que terroristas, supostamente sustentados pelo manto de uma Jihad segundo a sua perspectiva e interpretao, e sob vestes que impedem sua identificao como combatentes, lanam avies contra prdios e explodem mercados; territrios lanam foguetes uns contra os outros quase que diariamente; pases de regime instvel e com vis ditatorial dominam o ciclo de produo de artefatos nucleares para fins nem sempre claros; cartas e encomendas explosivas so disseminadas pelo mundo endereadas a embaixadas e figuras polticas de relevo; jovens so doutrinados para cometerem suicdio em nome de uma causa; governantes criam tenses em suas fronteiras para afastar a opinio pblica interna dos seus problemas; governos supostamente apiam, de forma velada ou no, grupos de

narcotraficantes e pases falidos tm a ONU como nica chance de salvao, v-se o quanto o mundo se transformou quando se pensa em defesa nacional nas ltimas dcadas.

Como fazer doutrina para o sculo XXI? O inconsciente coletivo dos civis e militares debruados nos estudos doutrinrios buscou e ainda busca subsdios nas guerras clssicas para encontrar solues em face dos novos desafios. Se no fosse assim, as academias do mundo inteiro j teriam cortado dos seus currculos o estudo de batalhas como Salamina, Peloponeso, Pnicas, Canas, Farslia, Azincourt, Austerlitz, Waterloo, chegando at o desembarque da Normandia e as guerras rabes-Israelenses. No o fizeram nem devero faz-lo no horizonte visvel. A est a segunda lio para os futuros elaboradores de doutrina: mesmo diante de um mundo cujas foras armadas se modificam velozmente em funo de uma nova realidade mundial, onde o inimigo se mostra cada vez mais insidioso, de difcil deteco e a tecnologia invade os equipamentos de defesa, os ensinamentos clssicos ainda servem como base terica para as futuras doutrinas militares, embora menos impositivos e soberanos. Se a doutrina parece ficar, nos dias de hoje, cada vez menos dogmtica e mais fluda em algumas situaes, como enfrentar esse dilema entre lies clssicas e solues inovadoras na sua formulao? Investindo cada vez mais no elemento humano. Dotando-o de ferramentas mentais e culturais que o permita elevar seu pensamento para fora da caixa dogmtica da doutrina e aprender a refletir e a decidir com clareza diante dos novos problemas. Isso significa ousadia no pensamento, coragem de defender idias pouco ortodoxas em um ambiente altamente tradicional como o militar e capacidade de ver o outro lado da colina, como ensinou Lidell Hart, sem nunca ter ido l. Precisaremos, cada vez mais, do combatente pensante. Tomar decises em combate ou no, e neste ponto especificamente me refiro ao oficial formado pelas escolas de comando e estado-maior das foras singulares, impe um tipo de militar diferente das geraes anteriores, cuja preparao se inicia nas escolas de formao. Atente-se: isso no significa relegar os aprendizados adquiridos pelas geraes predecessoras; ao contrrio, indica que os utilizemos exausto para catapultar a doutrina de forma a atender os imperativos do sculo XXI, aperfeioando-a como um organismo vivo. Ele deve ser capaz de entender as repercusses que suas decises e opinies no campo de batalha tero nos nveis ttico e operacional em um primeiro momento; podendo ir at o

estratgico e ao campo poltico dependendo do grau de penetrabilidade do seu posicionamento diante, por exemplo, da imprensa. O recente episdio envolvendo a demisso do General Stanley McChrystal pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do cargo de comandante das foras militares americanas no Afeganisto mostra dessa assertiva. Assim, preparar, j nas escolas militares de formao, oficiais com uma cultura de adaptao s diversas situaes torna-se um imperativo para que futuros comandantes, nos diversos nveis, compreendam seu papel diante de situaes especficas, evitando dramas de conscincia acerca de sua misso ou do seu papel. Muitas vezes, esse militar treinado para o combate convencional, poderosamente armado e equipado com os mais modernos meios para o uso legal da violncia, dever se tornar, sem perda de eficincia operacional e em curtssimo espao de tempo, em um soldado da paz, entregando gua, alimentos e medicamentos, confortando populaes miserveis, ajudando na construo de estradas, sistemas de esgotos e at mesmo de campos de refugiados e de deslocados sem achar que est sendo desviado de suas funes ditas nobres. Dever ser capaz, ainda, de retornar ao estado anterior de combatente clssico sem soluo de continuidade assim que a situao exigir. A experincia ps-terremoto no Haiti est sendo escolar nesse sentido. No mesmo bairro de Cit Soleil, que tempos atrs foi palco de rduos combates entre tropas brasileiras e bandos armados, hoje patrulhado pacificamente pelas mesmas tropas que realizam operaes de apoio populao civil sem soluo de continuidade e sem perda de capacidade combativa. Necessitar fazer mais: tratar com a imprensa de modo profissional e tico, respeitar os valores culturais dos pases em que operar, seja em combate (porque sabe que um dia a guerra acabar e tudo voltar normalidade e aquele povo guardar o que de bom ou de ruim ele fez, principalmente em relao ao respeito aos seus princpios morais e culturais); seja como membro de uma misso de paz (porque entende que ele no um invasor daquele pas, mas um instrumento das relaes internacionais). Dever ser capaz de entender que por mais que uma barragem em um rio seja um alvo compensador do ponto de vista militar, no poder determinar o seu bombardeio para inundar uma rea de interesse, pois sabe que estar ferindo preceitos do Direito Internacional dos Conflitos Armados. Precisar, em um ambiente assimtrico, respeitar as leis internacionais que protegem os civis mesmo diante de um inimigo que no respeita essas mesmas leis. Para isso, dever ser capaz de PENSAR solues alternativas e eficientes do ponto de vista operacional, cumprindo a misso recebida.

A Amrica Latina e suas foras armadas Pensar foras armadas modernas e efetivas quando se trata de Amrica Latina delicado e, infelizmente, deparamo-nos com idias arraigadas, inclusive entre militares, que dificulta avanar. No incomum se pensar que qualquer melhoramento, qualquer salto qualitativo substancial nos impossvel diante de exemplos consagrados de eficincia e uso de tecnologia nas foras armadas de pases desenvolvidos, como os EUA, a Frana, a Inglaterra e a Alemanha, para citar alguns poucos. A melhor definio desse sentimento de inferioridade - mas sem grandes bases cientficas - o que Nelson Rodrigues chamou de complexo de vira-lata, que embora se referisse ao brasileiro, poderia ser estendido a alguns pases latino-americanos. Na verdade, surgiu nos processos de colonizao e de independncia e foram crescendo diante da Histria que embalou a maioria das foras armadas latino-americanas, mas que no significam, de maneira nenhuma, que o futuro deva seguir o passado, mantendo esse estado de conformismo. Contribuiu, ainda, para esse quadro, o fato de a Amrica Latina viver um longo perodo em paz com seus vizinhos e pertencer a um subcontinente perifrico em relao aos principais acontecimentos mundiais. Desde a exploso de independncias ocorrida na Amrica Latina a partir do sculo XIX e por muitos anos, as foras armadas flutuaram entre plos cujos extremos foram a repulsa pura e simples e a venerao cega. No primeiro caso - o da repulsa - as razes encontravam justificativa medida que essas instituies serviam, eventualmente, de obstculo a interesses pessoais ou de grupos, notadamente econmicos e ideolgicos, no sentido de impedir a tomada do poder por grupos antagnicos ou por ultrapassar supostos limites legais no exerccio da sua funo de utilizar a violncia do Estado. J o segundo caso o da venerao - esteve baseado em uma espcie de messianismo consentido diante de problemas prementes do Estado que os seus representantes no conseguiram resolver diante de necessidades urgentes da populao. Em ambos os casos, preciso que no se esqueam os contextos histricos que levaram a esse maniquesmo. Entre esses limites, uma gama infinita de posicionamentos contra ou a favor das foras armadas teve eco nesses sculos, transmutando-se ao sabor dos ventos revolucionrios que sempre sopraram nesse subcontinente complexo e caracterizado, em boa medida, pela paixo impulsiva por solues fantsticas e pela manipulao das massas. Essa dicotomia teve sua bvia origem na Histria da Amrica Latina, notadamente hispnica, onde o nascimento dos

pases caracterizou-se, de forma geral, pela fragmentao territorial, grande polarizao interna na luta pelo poder aps os movimentos de independncia e na existncia de personalidades militares que ultrapassaram, inmeras vezes, a realidade, tornando-se mitos, como Bolvar, Belgrano, San Martin, Iturbe e Francia, para citar alguns. Some-se o fato de que, por fragmentria, as independncias nessas regies logo implicaram em problemas de fronteiras, fossem na busca por recursos naturais importantes para naes que acabavam de se tornar independentes e necessitavam incrementar suas economias fossem por melhores posicionamentos geoestratgicos, como a busca por sadas para o mar. Dentro das relaes internacionais, geraram pontos de tenso que, muitas vezes, levaram guerra. Com uma diplomacia ainda incipiente e em alguns casos partidria e imatura, as solues logo adquiriram forte tendncia para o caminho belicoso, aumentando as misrias de regies j exploradas pelos colonizadores e acirrando o dio entre irmos. Vingou, assim, um crculo vicioso onde as intervenes militares internas e externas eram a resposta mais rpida diante da eventual falta de capacidade econmica, diplomtica e poltica dos pases que iniciavam sua senda em direo a um futuro independente. A lgica geral era a de que somente governos fortes, sustentado por foras armadas fortes, poderiam ser capazes de manter a integridade de pases que tinham antagonismos internos e externos simultaneamente.

O Brasil e suas Foras Armadas O Brasil, por vrias razes, dentre elas por ter sido o nico pas da Amrica Latina em que a corte do rei da metrpole se estabeleceu em territrio de uma colnia em funo das invases napolenicas na Europa, sofreu menos com esse determinismo histrico acerca das foras armadas. A vinda de D Joo VI, em 1808, trouxe a reboque instituies e idias que brotaram no territrio e facilitaram o nascimento do novo pas sem turbulncias expressivas. Alm disso, outro detalhe merece crdito nessa relativa calma durante a transio de colnia para pas independente nas terras braslicas: o primeiro mandatrio da nova nao foi ningum menos do que o filho do monarca da antiga metrpole. Dentro desse cenrio, surgiram as Foras Armadas brasileiras, em muito adaptadas e transformadas da marinha e do exrcito portugus com relativa naturalidade, inclusive recebendo militares da Europa para exercerem funes de comando nos primeiros anos. Dessa marinha e desse exrcito lusitano, mesclado com influncias de outros pases do Velho

Mundo, saram as nossas doutrinas e muitas das idiossincrasias que fazem uma fora armada. Junte-se a excelente articulao e qualidade dos fortes portugueses construdos ao longo de mais de 300 anos (facilitando a dissuaso) e ter-se- uma condio diferente da Amrica espanhola no que tangiu ao campo militar. H que se considerar, ainda, a expanso ocorrida nos tempos da unificao da coroa espanhola e portuguesa que permitiu colnia brasileira avanar para oeste e adquirir espao vital, saciando futuras necessidades expansionistas ps-independncia, e duas

personalidades: um mestre na arte da diplomacia e negociao, Jos Maria da Silva Paranhos, o Baro do Rio Branco, e um mestre na arte de pacificar nimos separatistas, o Duque de Caxias que, embora tendo seu papel diminudo em muitos livros de Histria atuais, no recebeu sua alcunha de O Pacificador gratuitamente. Foi fruto de sua viso muito alm do militar embrutecido estereotipado por muitos revisionistas que permitiu que movimentos separatistas em todo o territrio brasileiro fossem inibidos sem as nefastas conseqncias para a manuteno da integridade do Brasil. Esse conjunto de fatos e personalidades histricas fez com que as Foras Armadas brasileiras desempenhassem, desde 1822 at 1985, expressiva participao nos destinos do pas. A justificativa para esse protagonismo interno pode ser baseada em um sem nmero de argumentaes, sempre se levando em considerao o contexto e a honestidade histrica de quem analisa, tais como luta interna pelo poder, uso das Foras Armadas como uma espcie de poder moderador, politizao das Foras Armadas, nacionalismo, incompetncia das lideranas polticas em gerenciar as foras internas dissonantes por meio de negociaes eficientes, interesses econmicos setoriais divergentes, polarizao ideolgica, populismo e despreparo tcnico do corpo poltico para gerenciar o Pas, dentre muitas outras razes. O fato que a forte participao das Foras Armadas nos destinos do Brasil at 1985 foi uma realidade. A partir do final do sculo XX e nesse incio de sculo, as Foras Armadas brasileiras, em funo do trmino da Guerra Fria, do amadurecimento poltico interno e de outros fatores, passaram a desempenhar seu papel focadas no campo militar, dentro do espectro dos campos do poder. Durante essa transio, houve uma tendncia natural em se colocar o assunto defesa em um plano secundrio. No entanto, nos ltimos anos e, principalmente, em funo do reconhecimento do Brasil como potncia regional e com voz ativa no cenrio internacional, a sociedade

reconhece embora tardia e timidamente - a necessidade de se possuir uma Poltica de Defesa consistente e alinhada com os anseios da poltica internacional brasileira. Essa constatao bvia quando se sabe que ao se lanar na soluo de problemas da esfera internacional, o Brasil deve possuir uma fora armada capaz de dissuadir possveis antagonistas a optar pela soluo blica. Essa viso, ressalta-se, no infere em uma poltica belicista; ao contrrio, busca dotar o Estado de flexibilidade e equilbrio na busca da paz duradoura na medida em que amplia, juntamente com outras ferramentas governamentais, as possibilidades de soluo de problemas de poltica externa de maneira inteligente, particular e efetiva, com dosagens diferentes. Uma Poltica de Defesa consistente, alinhada com os interesses do Estado, coerente com a sua tradio e em constante estado de prontido e, o mais importante, aperfeioamento, mais do que ser uma ameaa aos eventuais oponentes um meio para privilegiar a mesa de negociao como frum para soluo de controvrsias. O contrrio, pode induzir governos aventureiros, populistas ou premidos por foras internas a lanar-se em aventuras blicas contra o Brasil cujas repercusses podem atravessar dcadas e no so do interesse e da tradio das relaes internacionais brasileiras.

Um possvel cenrio para os anos de 2030 e um pouco alm Quando se pensa em refletir sobre possveis caminhos para as Foras Armadas brasileiras no horizonte aproximado de 2030, a prospeco do cenrio onde elas vo atuar fundamental. Segundo a publicao Global Trends 2025: a transformed world, algumas tendncias para o segundo quartil do sculo XXI mostram-se provveis, como a multipolaridade do sistema internacional, em substituio bipolaridade dos tempos da Guerra Fria - embora os EUA mantenham-se como nao mais poderosa do mundo; o contnuo crescimento populacional, com um aumento estimado em mais de 1,2 bilho de pessoas em 2025, implicando no incremento das necessidades de energia, alimentos e gua; a diminuio das populaes jovens no chamado arco de instabilidade, no obstante se projetem pases em que a populao continuar crescendo, surgindo reas de instabilidade em funo do desemprego e da falta de perspectivas econmicas e uma tendncia de diminuio do terrorismo em funo do crescimento econmico mundial que pode se tornar mais perigoso haja vista a difuso de tecnologias modernas nas mos desse segmento, tornando mais

eficientes em suas aes. O surgimento de potncias emergentes, o j conhecido BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China), mereceu destaque nesse relatrio produzido pelo National Intelligence Council, dos EUA. Acrescentem-se, ainda, outras tendncias que podero repercutir no cenrio internacional. O aumento de naes com o controle de armas nucleares deve aumentar, com a entrada do Ir e da Coria do Norte, acirrando as tenses, notadamente no Oriente Mdio. O declnio da oferta de combustveis fsseis comear a ser sentido, gerando tenses na busca de energia para atender populaes. Similarmente, o mesmo processo ocorrer com a gua e com os alimentos. As mudanas climticas, embora ainda controversas no seu grau, magnitude e culpabilidade, sero realidades, provocando tenses em funo do deslocamento de populaes e gerando perdas percucientes na agropecuria. Na rea tecnolgica, com o crescimento geomtrico do conhecimento, muitas curas de doenas sero descobertas e problemas de produo, notadamente no agrobusiness, diminudos em algumas reas do planeta. Isso significar contnuo aumento da expectativa de vida, mantendo a tendncia de envelhecimento da pirmide etria e pressionando os sistemas de previdncia social dos pases desenvolvidos e em desenvolvimento. Outra rea que dever sofrer grande mudana a de energia limpa, a reboque do desenvolvimento tecnolgico. A produo de energia por meio do Sol e do vento, pelo uso de mars e do biocombustvel, dentre outras, sofreu avanos importantes nos ltimos anos e dever manter essa tendncia para o horizonte estudado nesse ensaio, diminuindo seus custos de produo e viabilizando-as comercialmente, alm de favorecer uma parcela maior da populao mundial. A Amrica do Sul apresentar um cenrio bastante paradoxal que poder facilitar o surgimento de pontos de tenses expressivos entre naes diante de diferentes estgios de desenvolvimento em uma nica regio. Se por um lado, pases como Chile e Colmbia, dentre outros, mostram-se amadurecidos poltica e economicamente, existem aqueles que ainda percorrem caminhos na busca da estabilidade poltica, econmica e psicossocial, podendo gerar pontos de atrito em suas fronteiras. Como a Histria tambm demonstra, o desequilbrio econmico pode gerar conflitos em diversos nveis, desde os puramente diplomticos at os blicos. Por fim, o Brasil surge como uma potncia regional provvel nesse espao temporal.

O que significa para o Brasil tornar-se potncia regional? O Brasil encontra-se em seu ponto de inflexo no que tange projeo internacional. A conjuntura de fatores como estabilidade poltica, democracia consolidada, apesar de suas imperfeies, fundamentos macroeconmicos ajustados e uma economia diversificada, que abrange agronegcios, recursos fsseis em guas profundas, indstria de bens de consumo e de capital desenvolvida, como a de aviao e de motores, e incremento de pesquisas em reas promissoras, como nanotecnologia e biotecnologia, levam a crer que o Pas ultrapassou uma linha imaginria que o coloca mais prximo dos pases ditos desenvolvidos. O reconhecimento do poder dos BRIC outro indcio de que o Brasil consolidou uma posio de respeito na comunidade internacional. fundamental que se entenda que esse patamar no foi mrito de um nico governo. fruto de uma sucesso de acertos entremeados por alguns erros principalmente desde o fim da 2 Guerra Mundial, onde surgiram embries importantes, como o da pesquisa e tecnologia nas reas nucleares, de prospeco de petrleo e gs em guas profundas que permitiram a atual auto-suficincia com a realizao de obras de infraestrutura de base, eltrica, logstica, porturia e de transporte, alm do aumento da rea plantada com a sinergia do uso de tecnologias agrrias de ponta desenvolvidas por brasileiros, notadamente pela EMBRAPA. O lado menos glamoroso desse cenrio alvissareiro que ao se tornar um player internacional, o Brasil, inevitavelmente, ser confrontado com interesses de outras naes que tentaro expandir suas influncias no mundo ou que buscaro manter as posies conquistadas por meio de esforos polticos, econmicos, diplomticos e militares por dcadas ou sculos. O recente apoio dos EUA ndia para que esta tenha um assento permanente no Conselho de Segurana da ONU, possivelmente para incrementar uma parceria estratgica para se contrapor ao poder chins na sia, constatao das afirmaes acima. Coisas das relaes internacionais. No h que se esconder: ser preciso, em muitos momentos, negociar com um porrete nas mos, usando uma expresso de Roosevelt. E esse porrete tem nome: Poltica de Defesa. No uma questo de escolha, uma realidade quando se fala das relaes internacionais. quando a prtica desafia a teoria e a ltima tem que se adaptar. Realpolitik. Quando se debate esse assunto, verifica-se uma tendncia dispersiva. Uns defendem que se preparar para a guerra incentiv-la; outros, que a preparao para a guerra seria o nico meio de o Brasil mostrar-se um pas de primeiro mundo, desenvolvido, maduro.

Existem, ainda, aqueles que dizem que a abdicao irrestrita de recursos destinados defesa para o campo social a forma mais rpida para o Pas se desenvolver. Fazem clculos, mostrando que o valor de um helicptero militar poderia ser destinado construo de casas, escolas e obras de infraestrutura de saneamento bsico, por exemplo. Sem dvida, so afirmaes de impacto emocional fortes, notadamente em um pas que ainda prescinde de polticas sociais mais modernas e justas, mas desconhecem o dilema macroeconmico das Espadas versus Arados. Grosso modo, so duas correntes filosficas acerca da poltica internacional: a realista e a liberal. Historicamente, o realismo tem sido a tnica do pensamento poltico internacional. Baseado nas teorias de Hobbes e colocada em prtica por Kissinger e Nixon, essa teoria prega que a guerra o centro das relaes entre estados. O liberalismo, baseado em filsofos como Montesquieu e Kant, mais otimista em relao natureza humana, teorizando que, acima dos Estados, existe um contexto maior de cooperao, onde as guerras podem ser evitadas por meio de interaes alm-Estados, como comerciais e sociais.

Hard power ou soft power? Depois de abordar o provvel cenrio global onde o Brasil inserir-se- nas prximas dcadas, torna-se importante analisar como os termos hard power e soft power podem contribuir para responder a pergunta que deu incio a esse ensaio. Cunhados por Joseph Nye, esses conceitos sero fundamentais para a poltica internacional brasileira no futuro e, em especial, de como as Foras Armadas inserir-se-o nesse contexto. O primeiro aspecto que deve ser entendido que em nenhum dos termos se supe sinnimo do uso especfico de um campo do poder. Por exemplo, o campo militar pode ser utilizado tanto em um quanto em outro; o mesmo se aplica ao econmico e tantos outros que se escolher. As expresses de Nye se referem ao grau de penetrao, no ao campo do poder escolhido por uma ou outra expresso. Assim, hard power pode ser entendido como o uso direto, estrito e bruto das expresses econmica e militar, sem incapacitar as demais. Trata-se do uso de alianas, coero e, em ltima instncia, da guerra, bem como sanes econmicas, apoio financeiro para as partes que se opem ao lado antagnico e toda a sorte de meios que no deixem

dvidas das reais intenes e do resultado que se quer obter. O espectro de negociaes se torna estreito. O Soft power busca, sinteticamente, atrair o oponente de forma a mostrar-lhe que os anseios do Estado so justos e legtimos. Trata-se do velho conquistar coraes e mentes. Tem uma grande ligao com a viso atual da abordagem do cultural awareness nos conflitos modernos. Busca-se a soluo dos pontos de atrito estudando-se os pontos comuns, levandoos mesa de negociao. Se bem analisado, pode-se depreender que o uso do soft power tem similitude com a Teoria dos Jogos, mais especificamente com a busca do equilbrio de Nash. O prprio Nye busca argumentos nesta teoria ao comparar o dilema de segurana ao clssico dilema dos prisioneiros. Neste jogo hipottico, entre dois prisioneiros, a cooperao se mostra a melhor soluo para os dois, embora no seja a melhor sada caso se considere cada indivduo de per si. Assim como ocorre no dilema dos prisioneiros, mesmo que exista uma cooperao do tipo eu no me armo se voc no se armar, sempre existiro possibilidades que podem desequilibrar o jogo internacional, como alianas e desenvolvimento de armas secretamente, dentre outras. E por que uma cooperao 100% verdadeira no possvel? Pelo simples fato de que O sentido de comunidade mundial fraco, segundo Nye. Em outras palavras, mesmo com organismos internacionais como a ONU e a OEA, ainda no possvel obrigar todas as naes a um estado de cooperao que ultrapasse seus interesses nacionais, pois esses para aqueles pases que possuem hard e soft power para sustentar seus posicionamentos internacionais acabam prevalecendo. O Brasil, por tradio diplomtica, preferiu, na maioria das vezes, usar ferramentas do soft power para solucionar suas pendncias no campo das relaes internacionais. Porm, fundamental que se entenda que s se utilizam do soft power na sua plenitude os pases que tm possibilidade e capacidade de usar o hard power. Pases que no tm essa capacidade, apenas sobrevivem no campo das relaes internacionais, obrigando-se, muitas vezes, a ferir interesses nacionais por pura falta de opo. Note-se que em ambos os caminhos soft ou hard power as foras armadas so ferramentas utilizadas.

As principais tendncias na rea de defesa e seus desafios para a futura doutrina do Exrcito Brasileiro

O Exrcito Brasileiro buscou ao longo de sua Histria estabelecer uma doutrina coerente com as misses constitucionais recebidas. Nos ltimos anos estabeleceu como prioridade a formulao de uma que fosse tipicamente brasileira, sem perder de vistas os ensinamentos de outros pases, a fim de atender s suas necessidades. Surgiram, ento, as doutrinas Delta e Gama, com suas variaes, todas baseadas nas hipteses de emprego julgadas factveis para o Brasil. No momento, essas doutrinas se encontram em fases distintas de aperfeioamento. No entanto, preciso que se sublinhe, no nvel ttico, o Exrcito Brasileiro ainda necessita aperfeioar aspectos doutrinrios que ainda se encontram em estgios prximos 2 Guerra Mundial. Na verdade, h necessidade de se estudar qual a doutrina a ser adotada para os anos posteriores a 2030 e ir, paulatinamente, implantando-a na cultura militar. Obviamente, no trabalho individual nem tampouco pode ser aplicado radicalmente. Porm, alguns cuidados devem ser tomados nessa caminhada em busca de uma doutrina que atenda ao Brasil como potncia regional. Em primeiro lugar, h que se formar um grupo de estudiosos de doutrina com notvel conhecimento, iseno do opinio e experincia na rea. O segundo ponto diz respeito manuteno de grupo. Ele no pode receber o mesmo tratamento de movimentao a que os militares normalmente so submetidos por fora de legislao, por exemplo. Oficiais que integrem um grupo desse nvel e com esse objetivo devem nele permanecer durante um perodo que permita estudar o problema, debater, buscar novas solues, testar as solues propostas, avaliar os resultados e, finalmente, formular a doutrina. Por fim, deve ser um grupo multidisciplinar, com oficiais e praas de todas as armas, sediados em um nico local e com metas muito claras a atingir. Seus pontos de partida devem ser a fim de manter a coerncia doutrinria os documentos que regulam a Poltica de Defesa brasileira, a Estratgia Nacional de Defesa e os manuais do Ministrio da Defesa, moldando uma doutrina de cima para baixo a fim de evitar curiosidades como se v em algumas reas da ttica onde manuais do nvel batalho so atualizados enquanto os de brigada permanecem os mesmos, gerando um fato onde se justificam aes tticas de brigada ou diviso tendo como base manuais do nvel batalho somente porque os ltimos so mais atualizados. Se resolvido o problema estrutural de como fazer a doutrina do futuro para o Exrcito Brasileiro, seus formuladores precisaro analisar as tendncias e desafios que esse Exrcito enfrentar no cenrio prospectivo a que essa doutrina se destina. Nesse ponto, importante

no se perder de vista polticas formuladas anteriormente e que se encontram vigentes, como a estratgia da presena nacional, o servio militar obrigatrio e o incentivo indstria de defesa nacional, dentre outras. Dentro do espectro exposto, podem-se verificar muitos desafios e tendncias para o Exrcito Brasileiro, para a prxima gerao de militares, que devem ser levados em considerao nas decises doutrinrias futuras. Abaixo, alguns deles.

- Incremento das operaes conjuntas Muito mais do que um modismo, operar conjuntamente ser uma tendncia marcante das Foras Armadas nas prximas dcadas. As razes para essa realidade passam pela premente necessidade de economia de recursos de defesa e pela complexidade das operaes militares, exigindo sinergia e rpida resoluo. A Marinha, possivelmente, ter suas misses ampliadas na medida em que o pr-sal comear se tornar uma realidade econmica para o Brasil. Mais do que os lucros obtidos diretamente da produo de petrleo, o verdadeiro valor estratgico dessa imensa quantidade de energia fssil - finita por definio - est nas perspectivas que vo alm dela, na hiptese de os governos futuros entenderem desse modo. Caso a deciso brasileira seja diferente das que outros pases detentores de reservas expressivas de petrleo tomaram (e que os mantiveram pobres), no caindo na armadilha de transform-lo em uma espcie de dinheiro maldito, o seu valor estratgico aumentar sobremaneira. Desses dividendos, o Brasil poder preparar-se para uma nova concepo de matriz energtica que substituir o petrleo, investindo em pesquisas e projetos dessas alternativas como tem sido a tendncia de empresas petrolferas que se transformaram em empresas de energia para garantir sua sobrevivncia ps-petrleo - e preparando uma massa crtica para continuar seu crculo virtuoso de desenvolvimento. Defender, portanto, tais reservas tornar-se- cada vez mais importante. Decorre, do cenrio apresentado, a necessidade de negao do uso do mar e de meios de alta tecnologia para monitoramento do nosso extenso litoral, com prioridade para as reas onde se encontram essas reservas. A Fora Area dever operar cada vez mais em sinergia com as demais foras singulares. Alm da sua misso clssica de defender o espao areo brasileiro, possivelmente dever receber e operar uma frota de avies de transporte de tropas cada vez maior a fim de propiciar a necessria capacidade de deslocamento estratgico para as foras terrestres de

emprego

imediato

que

tendem

ter

como

caractersticas

efetivos

menores,

aerotransportabilidade e efetiva prontido. O Exrcito, por sua vez, necessitar ser desenhado privilegiando efetivos menores de tropas combatentes, maior letalidade, grande capacidade de deslocamento, prontido e possibilidade de operar nos diversos ambientes operacionais que o Brasil possui. A Fora Area dever, para isso, ser capaz de propiciar o apoio logstico (transporte) inicial para tropas terrestres organizadas dessa maneira. Ainda dentro dessa linha de operaes conjuntas, o corpo de fuzileiros navais dever ser capaz de agir de maneira conjunta com as tropas terrestres em aes tpicas do Exrcito, como se v no Haiti, na busca do princpio da Economia de Meios. Tal quadro ser um desafio para os formuladores de doutrina que j devero incluir operaes conjuntas no s no nvel operacional, mas no nvel ttico. Tal postura repercute nos sistemas operacionais Logstica, Comando e Controle e outros perfeitamente integrados desde os tempos de paz.

- Reestruturao dos oramentos das foras armadas As foras armadas tanto do Ocidente como do Oriente, de uma forma geral, encontram-se em uma fase de retrao no que tange aos seus recursos oramentrios por dois motivos: o fim da Guerra Fria, que desaqueceu a indstria de defesa em funo da diminuio dos efetivos militares da OTAN e do antigo Pacto de Varsvia, e a crise econmica de 2008, cujas repercusses ainda vo se sentir nas prximas dcadas e criou a necessidade de cortes oramentrios em todas as reas, inclusive na de defesa. A Alemanha prev um corte de 40% dos seus recursos destinados defesa nos prximos anos; Inglaterra e Frana caminham no mesmo rumo. No entanto, importante destacar que, paralelamente a essas redues, est em curso o planejamento de uma poltica de defesa conjunta com outros pases no sentido de eliminar redundncias que acabam por onerar o sistema de defesa europeu. Esse tipo de cooperao na rea de defesa na Amrica do Sul ainda parece estar distante na sua plenitude haja vista as imensas discrepncias entre os pases sul-americanos. O nvel de desenvolvimento, as divergncias econmicas e polticas, bem como a falta de uma viso comum regional no permite, no horizonte analisado nesse ensaio, um mesmo nvel de cooperao existente na Europa, quando se fala de defesa.

Durante muitos anos, reclamou-se que os oramentos para a defesa eram parcos e ficavam aqum da necessidade do Brasil. A realidade que, de conjuntural, o oramento reduzido destinado s Foras Armadas brasileiras passou a ser uma realidade de dcadas, infligindo terrveis conseqncias ao longo dos ltimos anos, no que tange eficincia operacional; quadro esse que est se modificando nos ltimos anos. Cabe ainda uma diferenciao importante. Enquanto pases como os EUA, Frana, Inglaterra, Rssia, China e outros aumentaram seus gastos militares durante as dcadas de 60 a 90, por diferentes razes (Guerra Fria, combate ao terror, manuteno de influncia nos pases limtrofes, dissuaso contra eventuais tentativas de independncia diante do esfacelamento da ex-URSS), no Brasil houve enorme retrao no oramento, chegando, em 2008, aos 1,7 % do PIB contra 3,73 % do Chile e 3,81% do Equador. De fato, aplicar-se esse raciocnio genrico ao Brasil, no sentido de diminuir recursos de defesa para se alinhar aos EUA e outros pases europeus, carece de fundamento na medida em que o que se necessita um aumento de recursos em funo da histrica diminuio ocorrida nos ltimos anos. No entanto, mesmo que os recursos continuem em um vis crescente, algo deve ser entendido para as prximas dcadas: as foras armadas latino-americanas com ou sem aumento de recursos no s mantero suas misses, como as ampliaro. Dessa afirmao, surge uma constatao: precisaro ser mais eficientes, com menos. Este ser, talvez, o maior desafio. As solues so mltiplas e devem ser estudadas por cada pas. Diminuio de efetivos para alguns, diminuio de aquartelamentos para outros, investimento em meios de transporte areos que aumentem a mobilidade e a prontido operacional, investimento em uma logstica cada vez mais enxuta e compartilhada entre as foras singulares, rearticulao dos desdobramentos das unidades em tempos de paz, concentrao de unidades em fortes, aumento do uso de tecnologia para prover determinado pas de capacidade de monitorar suas fronteiras com um mnimo de pessoal (radares terrestres, areos, VANT etc), aumento da letalidade dos seus armamentos, cortes de redundncias em atividades comuns s foras singulares (manuteno de aeronaves de asa rotativa, embarcaes, equipamentos de comunicaes e eletrnica, blindados feitos em um s lugar, bem como apoio mdico unificado). O cuidado um s: a sociedade deve ter pleno conhecimento de que uma fora armada depende dos recursos do Estado; sua eficincia, de forma geral, em caso de crise ser proporcional ao montante desses recursos. Por outro lado, caber aos planejadores militares

formularem suas doutrinas dentro da realidade oramentria existente, atribuindo a cada projeto a respectiva prioridade indo at onde for possvel em funo das disponibilidades financeiras.

- Incremento da tecnologia nos meios de emprego militar Dois aspectos devem ser considerados como desafios no horizonte estudado: o crescente uso de tecnologia nos meios de emprego militar tende a aumentar e pases como o Brasil, necessariamente, devero incrementar sua indstria de defesa nos prximos anos, o que demandar a formao de mais tcnicos na rea de cincia e tecnologia e a necessidade de se melhorar a capacitao dos recursos humanos que utilizaro os novos e modernos meios que vierem a ser fabricados e adotados. Outro ponto que merece debate, diz respeito a o que se deve fabricar no Brasil e o que se deve comprar no exterior, j que nenhuma fora armada do mundo capaz de ser dotada de equipamentos inteiramente nacionais. Um bom norte entender onde as Foras Armadas brasileiras combatero e quais sero os meios de defesa mais e os menos necessrios. A doutrina responde a essa questo. Basicamente, o Brasil (nos prximos 20 anos e diante dos pases que compem a Amrica do Sul e das tendncias de incremento de sua participao em misses de paz), tem duas grandes vertentes de emprego: uma na prpria rea operacional do continente (AOC) sul americana, em um eventual emprego de defesa territorial, e outra no exterior, como fora expedicionria fazendo parte ou no de tropas da ONU. Assim, a doutrina adotada certamente impactar a compra de novos meios de emprego militar, ditando os tipos e as quantidades. A deciso de compra de novos equipamentos nunca simples. Dela decorrem no s as necessidades do equipamento em si, mas aspectos polticos e econmicos como balana comercial, interesses econmicos e das relaes internacionais e perspectivas de transferncia de tecnologia. Alm disso, os custos devem ser considerados. Custos, aqui, no devem se entendidos somente como o preo de etiqueta, mas custos de desenvolvimento do meio, transporte, manuteno, treinamento, traduo de manuais tcnicos, assessrios e, at mesmo, de desmobilizao do equipamento aps o trmino da vida til do material. Alm disso, quando se fala de indstria nacional de defesa no se pode acreditar que a sua implementao ser rpida e sem um planejamento estratgico de longo prazo, pois o

setor industrial mobilizado nessa rea depende dos lucros obtidos e da necessidade do mercado em comprar os seus produtos de forma relativamente perene tendo em vista os custos de desenvolvimento e a necessidade de reinvestir em novas pesquisas. No h como, por exemplo, desenvolver um equipamento e encomend-lo somente para as necessidades do Brasil porque os nmeros sero pequenos e os custos se tornaro proibitivos. H que haver possibilidade de vend-lo para outros pases a fim de que ocorra a necessria compensao financeira para os envolvidos no projeto. Grosso modo, devem-se equilibrar pontos como capacidade de a indstria fabricar o projeto (Esse meio j foi fabricado anteriormente no pas? Os insumos bsicos so de domnio do Brasil?), complexidade do meio militar fabricado (alta, mdia ou baixa tecnologia), vida til do equipamento (1, 5, 30 anos, implicando ou no em uma constante necessidade de reposio), custo global (Vale a pena desenvolver e vender para outros pases ou comprar no exterior mais vantajoso?), ndice de mortalidade decorrente do uso, possibilidade de venda no exterior (Existem fabricantes de reconhecida competncia e que dominam o mercado, tornando o market share de difcil mudana no mdio prazo?) e assim por diante. Tudo isso, visando a deixar claro para a indstria de defesa quais so as reas que devem receber forte investimento de recursos humanos e financeiros. A doutrina tem, tambm, esse papel de direcionar claramente a indstria de defesa. Como exemplo dessas consideraes, pode-se utilizar as munies para carros de combate do tipo MBT (Main Battle Tank), aqui chamados de viaturas blindadas de combate (VBC). As munies atuais para canhes 105 mm utilizadas pelas VBC brasileiras no so fabricadas no Pas; e, o seu consumo ser alto em caso de crise na nossa AOC. Dependem de mdia tecnologia, podem ser vendidas para muitos pases, so de alta mortalidade, impactam substancialmente no poder de combate de foras terrestres (de nada adianta ter o melhor carro de combate do mundo se, em caso de crise, depende-se da munio de outros pases para combater. Um simples embargo dos pases produtores inviabiliza toda a fora blindada) e o pas quer ter capacidade de produzir. Ou seja: so vitais para um pas que queira utilizar foras blindadas como parte da sua doutrina e configuram, a priori, um bom atrativo para uma indstria de defesa nacional. J em relao a outros equipamentos que o Brasil necessite para validar sua doutrina e cujo domnio tecnolgico no seja de fcil aquisio, configura-se a necessidade de aquisio no exterior, desde que esteja assegurada a transferncia dessa tecnologia a fim de impulsionar

os primeiros passos para uma futura fabricao mesmo que parcial pela indstria nacional. Isso projeto e planejamento de longo prazo, que implica em metas intermedirias. Assim, verifica-se que um estudo criterioso entre doutrina e capacidade da indstria nacional deve ser levado em conta. fundamental entender que, diante do atual oramento e conjuntura, no possvel dotar o Exrcito Brasileiro inteiramente de equipamentos de ltima gerao sem se antever um colapso logstico por falta de itens de reposio em pouqussimo tempo. Alis, o equilbrio entre material nacional e importado est baseado em uma premissa: um eventual combate na Amrica do Sul terminaria mais por exausto logstica (uma deficincia na maioria dos exrcitos da nossa AOC) e menos pela genialidade dos comandantes, pois, por mais bem preparados que sejam estes comandantes, a logstica, certamente, ceifar a maioria das brilhantes solues tticas e operacionais que possam surgir. Quem tiver melhores capacidades logsticas iniciar em melhores condies.

- Respeito ao Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) Outro desafio interessante a ser respeitado na formulao de doutrina para o futuro diz respeito s leis internacionais que regulam o Direito Internacional dos Conflitos Armados. Desde alguns anos, no se trata de uma opo, mas de uma obrigao legal e moral a ser respeitada. Preparar decisores e adaptar doutrinas aos preceitos do DICA deve ser uma preocupao ao se estudar e sugerir formas de combater. Recentemente, no conflito entre Israel e o Hamas na Palestina, viu-se o quanto est saindo caro para ambos os lados a suposta quebra de diversos parmetros legais. O relatrio Goldstone apontou diversos crimes cometidos. Para se chegar s constataes, utilizaram-se ordens de operaes (escritas e verbais), instrues realizadas nas escolas militares, a doutrina vigente e outros meios para demonstrar que o exrcito israelense quebrou algumas regras jurdicas. O mesmo raciocnio foi vlido para aes do Hamas que, supostamente, colocou civis como escudo humano e lanaram ataques de foguetes indiscriminadamente sobre a populao judia.

- Aumento de operaes capitaneadas pela ONU Com o fim da Guerra Fria, as operaes de paz da ONU com a participao expressiva de militares aumentaram. Hoje, so dezenas de operaes em andamento no mundo inteiro. Manter tropas no exterior, com toda a cauda logstica necessria, ser uma atividade cada vez mais corriqueira para as Foras Armadas brasileiras em funo do aumento do seu prestgio

internacional e da sua busca por um lugar no Conselho de Segurana da ONU. Nesse sentido, as doutrinas futuras devem ampliar seu escopo e produzir diretrizes e regras, mesmo que gerais, para que tropas possam, em curto espao de tempo, responder a esse imperativo. Dois caminhos bsicos se mostram necessrios: articulao de tropas unicamente destinadas ao emprego em foras de paz ou prever-se a modificao de unidades-tipo quando se fizer necessrio. Sem esquecer que para cada batalho empregado em uma misso de paz, existe outro sendo preparado e organizado, e que os batalhes de fora de paz tm uma estrutura muito mais pesada do que um batalho de infantaria-tipo.

Por derradeiro O foco desse ensaio foi discutir aspectos que influenciaro a doutrina na arquitetura do Exrcito Brasileiro no horizonte temporal at 2030, aproximadamente. Escrever com as vistas voltadas para o futuro sempre temerrio. A possibilidade de se acertar est sujeita a um enorme nmero de variveis, ainda mais em um mundo aparentemente to voltil como o que vivemos. Mas se no se pensar o porvir, como se preparar para ele? Aguardando que outros pensem e ajam, e somente a partir da se reaja ao sabor dos fatos j consumados? Quando se fala de defesa nacional, a Histria mostra que no uma opo inteligente. Afinal, no pelo fato de os terremotos e as erupes vulcnicas serem extremamente difceis de serem previstos que os sismlogos e os gelogos deixam de estud-los. Assim, este estudo vai ao encontro do que o filsofo espanhol Jos Ortega y Gasset definiu sobre o ensaio, como "a cincia sem prova explcita". Visto os muitos pontos que influenciaro a formulao de uma doutrina capaz de enfrentar os desafios a partir do primeiro quartil desse sculo, fazem-se necessrias trs observaes finais. A primeira, utilizando uma expresso de Peter Drucker, no confunda movimento com progresso; ou seja, pensar, planejar e publicar idias sobre foras armadas e doutrinas no significa muito se elas no so implementadas. A segunda, que doutrina no pode ter como pano de fundo ideologia, mas pragmatismo e viso de futuro ancorada em cenrios minunciosamente estudados. A terceira e ltima que polarizao, quando se fala de defesa, sempre perigosa e pode gerar doutrinas aliengenas ou discordantes dos interesses nacionais, mascarando incapacidades operacionais e gerando expectativas alm das possibilidades de uma fora armada.

Quando Napoleo disse a sua famosa e j esgarada frase os exrcitos marcham sobre os seus estmagos, alm da bvia mensagem sobre a necessidade de uma logstica a altura dos exrcitos que combatiam, ele nos permitiu entender que qualquer doutrina deve privilegiar o combate funo precpua de uma fora armada e os meios que possibilitam que ela combata. O restante, embora importante, acessrio. Esse um bom orientador na hora de desenvolver tcnicas e tticas militares. Evita a perda de foco e a paixo por assuntos da moda, tornando-os mais importante do que a capacidade de combater. Este ser o grande desafio do oficial de estado-maior do sculo XXI na medida em que ascende na carreira: conhecer alm dos conceitos puramente militares, entendendo a Histria, a Filosofia, a Psicologia, a tica e a Moral, os conceitos de liberdade, de democracia e de tantas outras reas do conhecimento humano que se mostrem necessrias no desempenho da sua complexa funo de formular a doutrina do futuro, extraindo o que til para tornar sua profisso adequada ao tempo em que vive. Deve, antes de tudo, entender que defende os valores do Estado, incluindo sua cultura, seus costumes, suas idiossincrasias; nunca um governo ou grupo. Ao defender sua Ptria, deve agir com eficincia profissional diante de um inimigo, imobilizando-o, ferindo-o ou, se assim a situao se impuser, matando-o. Necessita, sobretudo, estar preparado para a guerra, sua misso mais bsica e razo da sua existncia como instituio do Estado. Simultaneamente, precisa tratar o inimigo com cavalheirismo e respeito aos direitos internacionais consuetudinrios ou no, defender os civis das misrias de uma guerra. Tudo isso sem dramas de conscincia, sem pensar que est sendo incoerente. Assim , nos dias em que vivemos, a profisso mais complexa que um homem pode abraar. As Foras Armadas brasileiras desempenharam um papel relevante na Histria nacional e ainda continuam a faz-lo nos dias atuais, mesmo que de forma mais sutil, apesar de muitos crticos insistirem que elas, desde o fim do chamado regime militar, saram do cenrio nacional e perderam sua importncia. Quando se analisa honestamente o mundo atual, v-se que a profisso das armas continua e continuar sendo uma instituio relevante, notadamente nos Estados democrticos. A responsabilidade grande, j que nos obriga, utilizando uma figura metafrica de Jared Diamond em seu livro Armas, Germes e Ao, a dar o grande salto em direo a uma doutrina moderna e adequada ao Brasil. _______________________________________________________________ O autor Tenente-Coronel de Cavalaria do Exrcito Brasileiro, doutor em Cincias Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exrcito, com nfase em Logstica Militar Terrestre. Possui o MBA de Logstica Empresarial da Fundao Getlio Vargas (FGV) e foi observador militar da ONU na Costa do Marfim (frica), em 2006, e oficial de Estado-Maior do Quartel-General da Misso das Naes Unidas para Estabilizao do Haiti, em 2010. Atualmente, comandante da Escola de Instruo Especializada (EsIE) - E-mail: majheitor@gmail.com.

Potrebbero piacerti anche