Sei sulla pagina 1di 2

29/03/12

Cap tulo 2. Fundamentos do UML

Fundamentos do UML Captulo 2. Fundamentos do UML


ndice Sobre o UML Elementos UML Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Classe Diagramas de Sequncia Diagramas de Colaborao Diagrama de Estado Diagrama de Atividade Elementos Auxiliares Diagramas de Componente Diagramas de Distribuio Diagramas de Entidade-Associao Conceitos Extendidos dos Diagramas de Entidade-Associao (ER)

Sobre o UML
Este captulo lhe fornecer uma viso rpida dos fundamentos da UML. Tenha em mente que isto no um tutorial detalhado sobre UML, mas apenas uma rpida introduo a UML que pode ser lida como um tutorial UML. Se voc gostaria de aprender mais sobre a Linguagem de Modelagem Unificada, ou generalidades sobre anlise e desenho de software, consulte um dos muitos livros disponveis sobre o tpico. Existem tambm muitos tutoriais na Internet os quais voc pode usar como ponto de partida. A Unified Modelling Language (UML) uma linguagem ou notao de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de 'software' orientados por objetos. O UML no um mtodo de desenvolvimento, o que significa que no lhe diz o que fazer primeiro ou o que fazer depois ou como desenhar o seu sistema, mas ajuda-o a visualizar o seu desenho e a comunicar com os outros. O UML controlado pelo Object Management Group (OMG) e a norma da ind stria para descrever graficamente o 'software'. O UML est desenhado para o desenho de 'software' orientado por objetos e tem uma utilizao limitada para outros paradigmas de programao. A UML composta por muitos elementos de modelo que representam as diferentes partes de um sistema de software. Os elementos UML so usados para criar diagramas, que representam um determinada parte, ou um ponto de vista do sistema. Os seguintes tipos de diagramas so suportados pelo Umbrello UML Modeller:
docs.kde.org/stable/pt_BR/kdesdk/umbrello/uml-basics.html#about-uml 1/2

29/03/12

Cap tulo 2. Fundamentos do UML

Diagrama de Caso de Uso mostra atores (pessoas ou outros usurios do sistema), casos de uso (os cenrios onde eles usam o sistema), e seus relacionamentos Diagrama de Classe mostra classes e os relacionamentos entre elas Diagrama de Sequ ncia mostra objetos e uma sequncia das chamadas do mtodo feitas para outros objetos. Diagrama de Colaborao mostra objetos e seus relacionamentos, colocando nfase nos objetos que participam na troca de mensagens Diagrama de Estado mostra estados, mudanas de estado e eventos num objeto ou uma parte do sistema Diagrama de Atividade mostra atividades e as mudanas de uma atividade para outra com os eventos ocorridos em alguma parte do sistema Diagrama de Componente mostra os componentes de programao de alto nvel (como KParts ou Java Beans). Diagrama de Distribuio mostra as instncias dos componentes e seus relacionamentos. Os Diagramas de Entidade-Associao mostram os dados e as relaes e as restries entre os dados.

docs.kde.org/stable/pt_BR/kdesdk/umbrello/uml-basics.html#about-uml

2/2

Potrebbero piacerti anche