Sei sulla pagina 1di 5

Relatrio da atividade laboratorial 1.

2 Produo industrial de Amonaco

Sntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado

Grupo composto pelos alunos: Filipe Dria, Joo Pita, Paulo Roque e Vitor Abreu No mbito da componente de Qumica da disciplina de Fsica e Qumica A de 11 ano Professor Marco Ribeiro Maro de 2012

Escola da Apel

Questes Pr-Laboratoriais
1.Os cristais de cobre(II) penta-hidratado devem ser reduzidos a p . Apresente uma explicao para este procedimento. R: Os cristais devem ser reduzidos a p para que a dissoluo dos sais seja eficaz. 2.Os cristais de tetraaminicobre (II) mono-hidratado obtidos por sntese so muito finos .Indique o tipo de filtrao mais adequado. R: A filtrao a presso reduzida e tambm designada por filtrao a vcuo ou por filtrao por suco a mais adequada. Este processo permite uma filtrao rpida e normalmente utilizado quando existe uma quantidade elevada de partculas slidas na mistura. Utiliza-se um frasco especfico, o kitasato, que se liga a um sistema de vcuo, e um funil, tambm especfico, o funil de Bchner, onde colocado o papel de filtro. Pode ser utilizada uma trompa de vcuo ligada a uma torneira de gua corrente ou uma bomba de vcuo. 3.Sabe-se que os cristais obtidos se decompem facilmente a temperaturas baixas . Sugira um processo de os secar sem correr o risco da sua decomposio . R:Um processo de secagem que mais se adequa a secagem atravs da exposio solar . 4.Indique a operao que falta concretizar no diagrama com vista obteno do rendimento. R:O calculo da massa real de cristais, subtraindo a massa do papel de feltro, e calculo da massa de cristais esperada, valor terico. 5.Calcule a massa de sulfato de cobre (II) penta-hidratado correspondente a 0.020 mol Necessria para preparar uma soluo desse soluto. R: M 63.55+32.07+416 + 10 1.01+16 = 249.72 g/mol

Professor Marco Ribeiro

Escola da Apel

Maro de 2012

Tratamento dos Resultados Experimentais

Verificar se as quantidades de reagentes utilizados esto nas propores estequiomtricas ou se h algum reagente em excesso,identificando-o.
R: Calculo do Reagente limitante n(CuSO4 . 5H2O)= 0.02mol n(NH3)=0.11 mol NH3(aq) 25% (m/m) 8 cm3 (densidade)=0.910 g/cm3 m=xV m=8x0.910 = 7,28g de soluo de NH3 m(NH3)=0.25 x 7,28 = 1,825g M(NH3)=17g/mol n=m/M=1.82/17=0,11mol de NH3 1CuSO4.5H2O (aq) + 4NH3 (aq) Cu(NH3)4SO4.H2O (aq) + 4 H2O (l)

=m/v

O reagente limitante o reagente em excesso o NH3.

, pois tem menor n de moles, logo o

Calcular o rendimento da sntese efectuada.


R: 1mol CuSO4.5H2O 0.02 mol 1 mol [Cu(NH3)4 ]SO4.H2O x=0.02 mol

M([Cu(NH3)4 ]SO4) = 63.55+414.01+121.01+32.07+416+21.01 = 245.8 g/mol

Professor Marco Ribeiro

Escola da Apel

Maro de 2012

m papel de filtro(p) = 0.37 g m total = 3,57g m[Cu(NH3)4 SO4]= 3,57-0,37=3,20g

Breve pesquisa sobre o tema Cuidados a ter no manuseamento de solues concentradas em amonaco . Esta actividade requer vrios cuidados de segurana visto que so usados vrios produtos corrosivos, txicos e nocivos, sendo de uso obrigatrio a mscara e as luvas, e bata, bem como a possvel realizao de algumas tarefas(parte da experiencia) na Hotte.

Concluso
Esta experincia foi executada de forma adequada, correcta e conforme as expectativas. Os cristais foram reduzidos a p para que a dissoluo dos sais fosse eficaz. Lavmos os sais com lcool e no com gua, pois estes so muito solveis nesta e assim afectaria o rendimento. Obtivemos um rendimento superior a 60%, o que bom, visto que numa reaco qumica, o rendimento sempre inferior a 100%, pois h substncias que se perdem durante o procedimento. Neste caso concreto, o que contribuiu para o rendimento ser inferior a 100% foi o facto de se puder ter perdido parte da substncia na transferncia desta para o vidro de relgio, perda da mesma substncia para as superfcies dos instrumentos utilizados, tais como o gobel, a proveta, a vareta e funil de Bchner. Inicialmente obtiramos um rendimento superior a 100% pois os cristais estavam hmidos, o que contribuiu para o aumento da massa e consequentemente para um rendimento elevado. Por isso os cristais foram expostos radioao solar, para secarem e assim calcular de forma adequada o rendimento. O que torna a experincia mais demorada o facto de se ter que deixar os cristais em repouso at a aula seguinte.

Professor Marco Ribeiro

Escola da Apel

Maro de 2012

Os resultados desta experincia foram bastante satisfatrios, na medida em que todos os objectivos foram atingidos, mesmo no tendo esta experincia o rendimento total. Foi possvel tirar as concluses necessrias para a elaborao deste relatrio. Com a realizao desta actividade prtico-laboratorial, cumprimos os nossos objectivos iniciais, tais como a aplicao dos conceitos aprendidos referentes aos clculos estequiomtricos, contactmos de perto com tcnicas pouco usuais, como a filtrao a presso reduzida, e ficmos a conhecer o processo atravs do qual possvel sintetizar Sulfato de Tetraminocobre (II) Monohidratado.

Professor Marco Ribeiro

Escola da Apel

Maro de 2012

Potrebbero piacerti anche