Sei sulla pagina 1di 11

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico

FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (1 de 11)

1. IDENTIFICAO DO PRODUTO / EMPRESA


Nome do produto: Ipiflex 2 Nome da empresa: Companhia Brasileira de Petrleo Ipiranga. Endereo: Rua Francisco Eugnio , 329 So Cristvo Rio de Janeiro RJ CEP : 20.948 - 900 Telefone: Atendimento ao cliente - ( 0XX21) 3891-2525 rea tcnica ( 0XX21) 2574-5266 / ( 0XX21 ) 2574-5741 Telefone de emergncia: Pr-Qumica ABIQUIM 0800-118270 ( 24 horas ) Fax: (0XX21) 2574-6372 E-mail: amaia@ipiranga.com.br

2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES


Preparado : Este produto um preparado. Natureza Qumica: leo bsico mineral ( CAS N. 101316 72 - 7 ) composto por uma mistura complexa de hidrocarbonetos predominantemente parafinicos . Entram ainda na composio do produto, espessantes a base de ltio e aditivos antioxidantes, antiferrugem e antidesgaste . Ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo : Nome qumico ou nome genrico de cada ingrediente que contribua para o perigo: Hidrocarbonetos parafnicos pesados, Hidrocarbonetos aromticos, Hidrocarbonetos naftnicos, Hidrxido de Ltio (CAS N. 1310-65-2), Enxofre (CAS N. 7704 34 9 ) , produtos de reao de N-Fenil Benzeamina com 2,4 Trimetilpenteno e sulfonato de sdio . Concentrao ou faixa de concentrao de cada ingrediente que contribua para o perigo : Hidrocarbonetos parafnicos pesados = 53,9 % Hidrocarbonetos naftnicos = 26,5 % Hidrocarbonetos aromticos = 5,9 % Hidrxido de Ltio = 0,65 % Enxofre = 0,86 % Produtos de reao de N-Fenil Benzeamina com 2,4-Trimetil Penteno = 0,30 % Sulfonato de sdio = 0,36 %
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (2 de 11)

Sinnimo: Graxa lubrificante a base de sabo de ltio. Recomendada para lubrificao de rolamentos de nibus e caminhes. 3. IDENTIFICAO DE PERIGOS Perigos mais importantes: Sob condies normais de uso, o produto no considerado perigoso. Efeitos do produto: Efeitos adversos sade humana: Principais perigos esto associados a ingesto acidental de grandes quantidades do produto. A inalao de vapores e nvoas em altas concentraes (produto aquecido e exposio em espao confinado) pode causar leve irritao das mucosas e do trato respiratrio superior com sensao de desconforto. O contato repetido e prolongado do produto com a pele poder causar leve irritao em pessoas mais suscetveis. No esperado algum efeito se o produto entrar em contato com os olhos. Efeitos Ambientais: Principais perigos esto associados a derrames. Quando em contato com a gua, o produto tende a formar pelculas superficiais. O produto derramado sobre o solo, por percolao , pode afetar a qualidade das guas do lenol fretico limitando o seu uso. No deve ocorrer nenhum efeito sobre a atmosfera decorrente do manuseio do produto , tendo em vista sua baixa presso de vapor a temperatura ambiente. Perigos especficos: Em temperaturas muito elevadas, o produto libera vapores inflamveis . A queima do produto libera gases txicos. 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Aes a serem evitadas: No administrar nada oralmente ou provocar o vmito em vtima inconsciente ou com convulso. No limpar partes do corpo com solventes. Medidas de primeiros socorros: Inalao: A frio , no so esperados efeitos imediatos devido a inalao. A quente poder ocorrer liberao de vapores. Remova a vtima para local arejado. Contato com a pele: A frio, no so esperados efeitos imediatos devido ao contato com a pele (remover roupas contaminadas). A quente poder ocorrer queimaduras . Remover roupas contaminadas. Remova o excesso do produto com pano / tecido limpo. No apalpar nem friccionar as partes atingidas. Lavar com gua corrente e sabo neutro.
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (3 de 11)

Contato com os olhos: A frio , no so esperados efeitos imediatos devido ao contato. A quente poder ocorrer liberao de vapores que podero causar irritao nos olhos. Lavar com gua corrente no mnimo por 15 minutos. Remover lentes de contato, se tiver. Encaminhar ao oftalmologista , se ocorrer alguma irritao ou efeito adverso. Ingesto: Nenhum efeito adverso esperado. NO PROVOQUE O VMITO. Caso a vtima apresente vmitos espontneos pela ingesto , mantenha a sua cabea na posio de lado , evitando o risco de aspirao. Em caso de vtima consciente, lavar sua boca com gua limpa em abundncia e faz-la ingerir gua. Chamar / encaminhar ao mdico. Notas para o mdico: Tratamento sintomtico. A lavagem gstrica deve ser aplicada de forma cautelosa. No fornea leo mineral pois poder aumentar a absoro de hidrocarbonetos. O contato com produto quente poder causar sensibilizao e queimaduras.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Meios de extino apropriados: gua neblina , CO2 , Espuma p/hidrocarbonetos, P qumico Meios de extino no apropriados: Espuma para lcool , gua jato pleno. Mtodos especficos: Evacue a rea e combata o fogo a uma distncia segura. Utilize diques para conter a gua usada no combate. Posicionar-se de costas para o vento. Usar gua em forma de neblina para resfriar equipamentos expostos nas proximidades do fogo. Equipamentos de proteo especial para combate ao fogo: Utilizar aparelhos de proteo de respirao independente do ar ambiente e roupas de aproximao/ proteo a temperaturas elevadas.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO / VAZAMENTO Precaues pessoais: Remoo de fontes de ignio: Eliminar fontes quentes e de ignio. Controle de poeira: N.A. Produto pastoso.
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (4 de 11)

Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Utilizar equipamento de proteo individual. Obedecer as normas de segurana. Evitar a inalao de nvoas / vapores. Evite o contato direto com o produto. Precaues para o meio ambiente: O produto derramado sobre o solo pode afetar a qualidade da gua do lenol fretico, limitando o seu uso. Contenha vazamentos utilizando barreiras de areia, ou outro material no inflamvel. Evite a possibilidade do vazamento atingir reas vizinhas, mananciais, redes pluviais, sistemas de esgotos, rios, etc. O local s deve ser lavado aps a retirada do produto, evitando assim que resduos do produto venham a contaminar redes de esgoto. Mtodos para remoo e limpeza: Recuperao: Sempre que possvel recupere o produto com material no inflamvel (serragem, palha ou outro material absorvente) e remova o solo contaminado colocando-os em tambores , tonis ou container para seu reaproveitamento ou tratamento. Neutralizao: N.A. No existe tratamento qumico neutralizante. Disposio: No dispor em lixo comum. Incinerao ou co-processamento. O produto recuperado pode ser encaminhado para empresas de rerrefino aprovados pela ANP. O arraste com gua deve levar em considerao para o tratamento posterior da gua contaminada . Transporte: Os resduos transportados devem obedecer todos os requisitos previstos na regulamentao legal de transporte de cargas perigosas. 7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio: Medidas Tcnicas apropriadas: Providenciar ventilao exaustora onde os processos assim o exigirem. O produto deve ser manuseado obedecendo as normas e procedimentos de higiene industrial e segurana do trabalho de acordo com a legislao em vigor. Preveno da exposio do trabalhador: Ver seo 8. Preveno de incndio e exploso: Elimine fontes quentes e de ignio. Precaues para manuseio seguro: Se manuseado a altas temperaturas, vapores ou nvoas podem ser liberados e requerem uma boa ventilao do local de trabalho.
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (5 de 11)

Orientaes para manuseio seguro: Cuidado ao manusear o produto aquecido pois poder causar sensibilizao ou queimadura de pele. Na operao de carga / descarga deve-se evitar quedas das embalagens, descidas de rampas sem proteo, rolamento em terreno acidentado para evitar furos, amassamentos ou desaparecimento da identificao do produto. Armazenamento: Medidas Tcnicas Apropriadas: armazene o produto em local ventilado e afastados de produtos qumicos incompatveis (cidos e oxidantes fortes). Tambores contendo o produto devem ser armazenados sobre estrados ou ripas de madeira, ao abrigo do sol e chuvas e longe de chamas, fogo, fascas e fontes de calor. O descarregamento das embalagens mais pesadas deve ser feito por meio de empilhadeiras. As embalagens NUNCA devem ser jogados sobre pneus. Condies de armazenamento: Adequadas: Os recipientes devem ser armazenados em reas identificadas e ventiladas. A evitar: Exposio de embalagens a intempries ( sol , chuva , etc ..) e temperaturas elevadas. De sinalizao de risco : Classificao conforme Norma 704 do NFPA - National Fire Protection Agency 4 - Extremo 3 - Alto 2 - Moderado 1 - Leve 0 - Mnimo Sade Inflamabilidade Reatividade Especial 0 1 0 Classificao : leo mineral Produtos e materiais incompatveis: Manter afastado de cidos e oxidantes fortes. Materiais seguros para embalagens: Recomendados : Tambores e Latas de Ao Carbono e Embalagens Plsticas.
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (6 de 11)

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Medidas de controle de engenharia: Em operaes com produto aquecido, utilizar ventilao local exaustora ou geral diluidora do local de trabalho. Em ambientes abertos e manobras posicionar-se a favor do vento. Parmetros de controle especficos Limites de exposio ocupacional: BRASIL - LT / NR 15 Nvoas de leo ACGIH ppm LT MP VM

mg/m N.E.

ppm -

mg/m3 N.E.

TLV - TWA TLV - STEL 3 ppm mg/m ppm mg/m3 Nvoas de leo 5 10 Obs.: Segundo a NR-9 , na ausncia de um valor como limite de tolerncia estabelecido pela NR-15 , devero ser adotados os limites de exposio ocupacional da ACGIH. Indicador biolgico de exposio (nvoa de leo mineral):
BRASIL - LT / NR-07 (quadros 1 e 2) => N.E. ACGIH 1999 => N.E.

Procedimentos recomendados para monitoramento ocupacional: Metodologia NIOSH n 5.026 ( Oil Mist Mineral ). Equipamentos de proteo individual apropriado:

da

exposio

Proteo respiratria: N.A. para o produto frio. Em caso de operaes com o produto aquecido com liberao de vapores e nvoas com concentrao acima do limite de tolerncia, utilizar respirador ou mscara de proteo respiratria com filtro qumico contra vapores Proteo das mos: N.A. para o produto frio. Em caso de operaes com o produto aquecido, utilizar luvas impermeveis de borracha nitrlica ou creme de proteo adequado.
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (7 de 11)

Proteo dos olhos: N.A. para o produto frio. Em caso de operaes com o produto aquecido em que haja possibilidade de respingos do produto, utilizar culos de segurana tipo ampla viso. Proteo da pele e do corpo: N.A. para o produto frio. Em caso de operaes com o produto aquecido, utilizar avental impermevel e botina de segurana com biqueira de couro. Precaues especiais: Evitar a exposio macia a vapores. Produtos qumicos s devem ser manuseados por pessoas capacitadas e habilitadas. Os EPIs devem possuir o CA (Certificado de Aprovao). Seguir rigidamente os procedimentos operacionais e de segurana nos trabalhos com produtos qumicos. Nunca utilizar embalagens vazias de produtos qumicos para outras finalidades, tais como, para armazenar produto alimentcios ou outros materiais. Medidas de higiene: Roupas, luvas, calados, EPIs devem ser limpos antes de sua reutilizao. Use sempre para a higiene pessoal: gua quente, sabo e cremes de limpezas. Lavar as mos antes de ir ao banheiro, comer ou beber. No usar gasolina, leo diesel ou outro solvente derivado de petrleo para a higiene pessoal. Bons procedimentos operacionais e de higiene industrial ajudam a reduzir os riscos no manuseio de produtos qumicos. 9.PROPRIEDADES FSICO QUMICAS ( valores tpicos ) Estado fsico: Produto pastoso a temperatura ambiente. Cor: Castanho claro. Odor: Com odor caracterstico pH: N.A. Teste no realizado para esse produto. Temperaturas especficas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanas de estado fsico: Ponto de ebulio: N.D Ponto de Combusto: N.A. Ponto de gota : 185 C Limites de explosividade: LEI: (limite de explosividade inferior) : N.A LES: (limite de explosividade superior) : N.A.
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (8 de 11)

Densidade: N.D. Solubilidade: Em gua : Insolvel Solventes Orgnicos : Solvel Penetrao Trabalhada a 25 C : 280 mm / 10 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Condies especficas Instabilidade : Produto estvel em condies normais. No polimeriza. Condio a evitar: Fontes de calor e de ignio. Materiais ou substncias incompatveis: Manter afastado de cidos e oxidantes qumicos fortes (perxidos, cloratos, cido crmico, etc...), fontes de calor e de ignio. Produtos perigosos de decomposio: O produto no se decompe a temperatura ambiente. Combusto incompleta emitir: gases irritantes e txicos. xidos de nitrognio, de carbono e de enxofre, particulados e fumaa. 11. INFORMAES TOXICOLGICAS Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio: Rota de exposio: Sob uso normal, a principal rota de exposio se d pela pele. Sob altas presses, por exemplo, pulverizaes ou operar o produto a quente, poder ser atravs da inalao. Toxicidade aguda: Inalao: No h informaes que indiquem que o produto e seus componentes sejam txicos por inalao. Contato com a pele: No se espera irritao significativa ou prolongada. Contato com os olhos: Normalmente no causa efeitos txicos. Ingesto: A ingesto acidental de grandes quantidades de leo pode provocar irritao do trato digestivo resultando em nuseas, vmito e diarria.
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (9 de 11)

Efeitos locais: Em contato prolongado pode causar irritaes, fissuras, queimaduras (produto a quente) e dermatites. Toxicidade crnica: A avaliao dos efeitos txicos foi baseada nas fichas de segurana de produto dos leos bsicos, aditivos e de produtos similares. Outros limites e valores : DOSE LETAL (DL50) : rato-oral > 6.000 mg / kg Coelho - dermal > 12.000 mg / kg 12. INFORMAES ECOLGICAS Efeitos ambientais, comportamento e impactos do produto: Mobilidade: Baixa , devido a baixa solubilidade da gua. Persistncia / degradabilidade: No facilmente biodegradvel. Bioacumulao: Log Pow > 3,9 ( literatura leo mineral ) Ecotoxidade: No ecotxico a peixes , arbustos e algas. No esperado ser inibidor de bactrias de esgoto. Estudos de toxicidade crnica no mostram riscos prolongado para o meio ambiente aqutico.

13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO Mtodos de tratamento e disposio : Produto: Esgotar sempre as possibilidades de reaproveitamento do produto no processo de fabricao. O tratamento e a disposio do produto devem ser avaliados tecnicamente, caso a caso. Resduo do produto: Incinerao ou aterramento de acordo com regulamentao federal ou regional. Embalagem contaminadas: No usar para armazenar gua ou produtos para consumo humano. Queimar em incinerador ou colocar em aterro especfico. Deveriam ser consideradas como lixo perigoso e tomados os cuidados de acordo com o regulamentos locais.
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (10 de 11)

14. INFORMAES SOBRE O TRANSPORTE Regulamentaes internacionais: N.A. . Este produto no considerado como produto perigoso para o transporte terrestre , martimo e areo de acordo com os respectivos regulamentos ( ADR , IMDG , IATA DGR ). Regulamentao nacional: Este produto no classificado como perigoso para transporte, de acordo com a Portaria 204 do Ministrio dos Transportes de 20/05/1997, Decreto n. 96.044 de 18/05/88 e Portaria n. 402 de 09/09/98. 15. REGULAMENTAES Regulamentaes : No classificado como produto perigoso de acordo com as diretrizes europias de classificao de produtos perigosos e preparaes. Nenhum rtulo necessrio. A Informaes sobre riscos e segurana: Frase de Segurana : S 60 : Este material e / ou seu conteiner deve ser disposto como lixo perigoso. 16. OUTRAS INFORMAES Nos locais onde se manipulam produtos qumicos dever ser realizado o monitoramento da exposio dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais) da NR-9. Funcionrios que manipulam produtos qumicos, em geral, devem ser monitorados biologicamente conforme o PCMSO (Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional) da NR-7. As informaes e recomendaes constantes desta publicao foram pesquisadas e compiladas de fontes idneas , dos MSDS dos fornecedores ,de legislaes aplicveis ao produto e do relatrio Caracterizao de leos Bsicos Comercializados pela Petrobrs. Os dados dessa Ficha referem-se a um produto especfico e podem no ser vlidos onde esse produto estiver sendo usado em combinao com outros. As Empresas Petrleo Ipiranga com os fatos desta ficha, no pretendem estabelecer informaes absolutas e definitivas sobre o produto e seus riscos, mas subsidiar com informaes, diante do que se conhece, os seus funcionrios e clientes para sua proteo individual, manuteno da continuidade operacional e preservao do Meio Ambiente.
Data de elaborao:Setembro/1998 Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


FISPQ n : 300 Nome do produto: IPIFLEX

Pgina (11 de 11)

Bibliografia: * Concawe Brussels June 1997 Dossier N. 97 / 108 * Caracterizao de leos Bsicos Comercializados pela Petrobrs Relatrio Final RT LPE 017 / 02 * Gosselin, R.E., R.P. Smith, H.C. Hodge. Clinical Toxicology of Commercial Products. 5th ed. Baltimore: Williams and Wilkins, 1984.,p. II-156 SIGLAS UTILIZADAS :
N.A. = No se Aplica N.D. = No Disponvel N.R. = No Relevante VM = Valor Mximo

NR = Norma Regulamentadora LT MP = Limite de Tolerncia Mdia Ponderada

ACGIH = American Conference of Governmental Industrial Hygienists TLV - TWA = Threshold Limit Value Time Weighted Average TLV STEL = Threshold Limit Value Short-Term Exposure Limit IARC = International Agency for Research on Cancer PPRA = Programa de Preveno de Riscos Ambientais PCMSO = Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional

Elaborao : ISATEC

Data de elaborao:Setembro/1998

Data de reviso: 10/12/2002 Nmero de Reviso: 04

Potrebbero piacerti anche