Sei sulla pagina 1di 14

SISTEMA RESPIRATRIO

Respirao definida como a absoro do oxignio pelo organismo, com liberao subseqente de energia para o trabalho, calor e a liberao de gs carbnico e gua. Dois tipos de respirao : Externa absoro de Oe remoo de COdos pulmes : 2 2 Generalidades: Interna troca gasosa entre as clulas e seu meio lquido : Duas partes funcionais : Poro de Conduo Nariz, faringe laringe, traquia e : brnquios. Pulmes brnquios menores, bronquolos, ductos alveolares e : alvolos (unidade funcional do pulmo). Inclui o nariz externo, a cavidade nasal (ou nariz interno) e os seios paranasais. a) Nariz Externo formado pela : cartilagem septal (compe a parte anterior do septo nasal, que divide a cavidade nasal em duas Poro de metades),cartilagens laterais (que so expanses da septal) e Conduo I cartilagens alares forma de U, abaixo das laterais). (em Nariz Externo: As aberturas externas das cavidades nasais chamam-se narinas sua extremidade superior chama-se e a , raiz inferior, base, onde encontramos o pice (parte mais anterior) e o dorso do nariz (do pice raiz).

b) Cavidade Nasal composta por duas cavidades em forma de : cunha, (a) separadas por um septo formado pelalmina perpendicular do etmide , vmer e a cartilagem septalalm , das (b) cristas dos ossos nasais (superiormente) e (c) maxilar e palatino (inferiormente). Seu teto sseo (d) formado pelos ossos nasale frontal (poro anterior), etmide(poro mdia) e esfenide (parte), vmer maxilar e palatino (poro , posterior). Conchas e Meatos Internamente, o nariz possui trs : projees sseas laterais conchas nasais superiores as e mdias (acidentes do osso etmide) e conchas nasais as inferiores Cada concha possui uma grossa membrana . Poro de mucosa, que tem a funo de umedecer e aquecer o ar. Conduo II Abaixo das conchas, encontramos meatos (passagens de os Cavidade ar) superior, mdio e inferior. Nasal: Diviso I Poro Anterior : coberta com uma grossa camada de epitlio pavimentoso estratificado, com glndulas sebceas. Encontramos as vibrissas (plos vistos internamente no nariz) e mucosa (meatos). a Esta membrana mucosa continua-se anteriormente com o vestbuloe posteriormente com a mucosa nasofaringe da . Diviso II Poro Posterior e Nasofaringe : cobertas com uma camada de epitlio cilndrico pseudo-estratificado ciliado, cujos clios auxiliam o muco a limpar o ar. Diviso III Poro Superior : coberta com tecido neuroepitelial com clulas olfatrias .

Poro de Conduo III Seios Paranasais:

So espaos dos ossos do crnio que contme se comunicam com ar, a cavidade nasal e contm muco. So pares e assimtricos. Sua funo manter os ossos do crnio mais leves, fornecer muco para a cavidade nasal e atuar como cmara de ressonncia para a produo do som. Frontal Abrem-se no meato mdio Maxilares Esfenoidal abre-se acima do meato superior Etmoidais abre-se nos meatos mdio e superior

Seios:

Poro de Conduo Do osso lacrimal para o meato inferior, sua funo drenar as IV Ducto lgrimas. Nasolacrimal:

Estrutura : Tubo msculo-membranoso , com 12,5 cm de comprimento no adulto, estendendo-se da base do crnio ao esfago. Sua parte posterior fica em contato com as vrtebras cervicais. Funo : Servir como passagempara os sistemas respiratrio e digestivo ,e fonao(particularmente os sons orais). Diviso : a) Nasofaringe situada atrs do narizSeparadas pelo b) Orofaringe situada atrs da boca palato mole c) Laringo-faringe situada por baixo do osso hiide, e por trs da laringe. Aberturas : Poro de a) Nasofaringe possui quatro: duas para as tubas auditivas (ou ConduoV de Eustquio), o stio farngico das tubas auditivas*, e duas Faringe: para o nariz, as coanas. b) Orofaringe uma abertura simples, o istmo das fauces, que se comunica com a boca. c) Laringo-faringe Abre-se na laringe e no esfago (pelo adito da laringe). Tonsilas : a) Farngeas situadas na nasofaringe, prximo s coanas. b) Linguais situadas na base (raiz) da lngua. Localizadas c) Palatinas situadas na borda lateral da garna ganta, so comumente referidas como amgorofaringe dalas. * O stio farngico das tubas auditivas limitado, superiormente, por uma elevao em forma de meia-lua, o tubal trus .

Estrutura : Tem a forma de uma caixa triangular, sendo mais larga superiormente e mais estreita e arrdondada inferiormente, e liga a faringe com a traquia. formada por nove cartilagens, unidas por msculos intrnsecos e extrnsecos, e ligamentos. Funo : Fonao(principal). Cartilagens mpares : a) Tireide a maior, chamada de pomo de ado, e d laringe sua forma triangular. Quando oscila superiormente, a nota mais alta; inferiormente, mais baixa. b) Cricide mais inferior, tem a forma de anel de sinete. c) Epigltica em sua borda superior, a epiglote, que tem a forma de uma folha. Durante a deglutio, tampa a traquia para Poro de impedir que esta aspire o alimento. ConduoVI Cartilagens Pares : Laringe: a) Aritenides pequenas, ligadas poro superior da lmina cricidea, sendo piramidal na sua forma. b) Cuneiformes pequena cartilagem elstica em frente cartilagem corniculada. Sua movimentao para trs tensiona as cordas vocais. c) Corniculadas estendem-se das cartilagens aritenides posterior e medianamente. Forma um pequeno cone de tecido elstico. Musculatura : a) Extrnseca se originam em estruturas ao redor da laringe, e funcionam para movimenta-la. b) Intrnseca localizadas dentro da laringe, se abrindo e fechando durante a inspirao e expirao. Fecham a abertura da laringe e glote durante a deglutio, e regulam a tenso das pregas vocais durante a produo de som.

Poro de Conduo VII Traquia:

Estrutura : Tubo cilndrico de 9 a 12.5 cm de comprimento, que se estende de C6 T5, e divide-se em dois brnquios principais: sua poro inferior cruzada pelo arco artico, e possui, anteriormente, nos 2, 3 e 4 anis traqueais, a glndula tireide. achatada posteriormente. Funo : Simples passagem para o ar que vai atingir os pulmes . Camadas : a) Mucosa mais interna, composta de epitlio cilndrico pseudo-estratificado ciliado, com clulas secretoras de muco. Os clios varrem as partculas inaladas para a faringe, para serem deglutidas. b) Submucosa tecido conjuntivo frouxo que contm glndulas e clulas de gordura. c) Cartilagens, tecido conjuntivo fibroso e msculo liso contm 20 cartilagens hialina em forma de ferradura que formam anis incompletos ao redor da traquia, fechadas posteriormente por camadas de msculo liso, e tendo os espao entre os anis completados por tecido conjuntivo fibroso. d) Adventcia camada externa de tecido conjuntivo frouxo que contm vasos sangneos e nervos autnomos. Traqueotomia : Ambas so medidas de Meramente uma abertura na traquia. emergncia para passagem Traqueostomia : de ar por obstrues na Processo no qual a traquia aberta laringe ou acima dela. por um tubo em nvel do pescoo.

Estrutura : Derivam da traquia dois brnquios principais em nvel de T5. O brnquio direito mais curto e largo, alm de ter trajeto mais vertical. Esto situados posteriormente aos vasos pulmonares , estando o brnquio esquerdo atrs da aorta. Composio : As pores dos brnquios principais contm basicamente a mesma estrutura da traquia, com dimetro menor. Poro de A cartilagem se torna mais estreita, para desaparecer nos Conduo bronquolos, aumentando-se os msculos lisos. VII Divises : Brnquios e Brnquios Principais subdividem-se em: Ramos: Brnquios Secundrios ou Lobares direitos e 2 3 esquerdos. Brnquios Segmentares para cada Secundrio 10 para o direito, e 8 para o esquerdo. Bronquolos Terminais para cada Segmentar a 50 80 em ambos os lados. Ductos Alveolares para cada Bronquolo ou 2 mais em ambos os lados. Alvolos.

Pulmes I:

Estrutura : rgos em forma de coneque preenchem completamente os espaos pleurais do mediastino, sendo de forma cncava para com este. Estendem-se da superfcie superior do diafragma at um pouco acima da clavculaPossui trs faces: . costal (lateral), diafragmticae medial (face mediastnica, onde se situa o hilo pulmonar). Caracter sticas : O pulmo uma massa esponjosa, de cor rsea na criana e cinza-azulada no adulto. responsvel pela hematose, cujos elementos participantes formamraiz (pedculo) do pulmo. a Raiz: Brnquio principal (central e proeminente) Artria Pulmonar (superiormente) Veias pulmonares (anteriormente e inferiormente) Pleuras : Membrana serosa que envolve o pulmo, se refletindo ao nvel da raiz para forrar inferiormente a cavidade torcica ( pleura parietal-costal diafragmticae mediastinal Cada conjunto , ). pleuro-pulmonar (direito e esquerdo) independente.

Pulmes II:

Diviso Anatmica : a) Pulmo Direito Fissuras Oblqua e Horizontal. Lobos Superior, Mdio e Inferior b) Pulmo Esquerdo Fissura Oblqua. Lobos Superior e Inferior Diviso Funcional : a) Pulmo Direito Lobo Superior Apical, Anterior e Posterior Lobo Mdio Medial e Lateral Lobo Inferior Apical (superior), Basal Anterior, Basal Posterior, Basal M edial (cardaco) b) Pulmo Esquerdo Lobo Superior Apical Posterior, Anterior, Lingular Superior, Lingular Inferior. Lobo Inferior Apical (Superior), Basal Anterior, Basal Posterior, Basal M edial (cardaco) e Basal Lateral.

Potrebbero piacerti anche