Sei sulla pagina 1di 28

As informaes contidas neste documento, incluindo URLs e outras referncias de sites da Web na Internet, esto sujeitas a alteraes sem

aviso prvio. Os exemplos de empresas, organizaes, produtos, clientes, nomes de domnios, endereos de e-mail, logotipos pessoas, lugares e acontecimentos aqui mencionados so fictcios, salvo indicao em contrrio. Nenhuma associao com qualquer empresa, organizao, produto, cliente, nome de domnio, endereo de e-mail, logotipo, pessoa, lugar ou acontecimento intencional ou deve ser inferida. Obedecer s leis de direitos autorais responsabilidade do usurio. Sem limitar os direitos autorais, nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, armazenada ou introduzida em um sistema de recuperao, ou transmitida de qualquer forma por qualquer meio (eletrnico, mecnico, fotocpia, gravao, ou qualquer outro), ou para qualquer propsito, sem permisso, por escrito, da VBB Software. A VBB Software pode ter patentes ou requisies para obteno de patente, marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual que abrangem o contedo deste documento. A posse desse documento no lhe confere nenhum direito sobre as citadas patentes, marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, salvo aqueles expressamente mencionados em um contrato de licena, por escrito, da VBB Software. 2004-2006 VBB Software Informtica Ltda. Os nomes de empresas e produtos reais aqui mencionados podem ser marcas comerciais de seus respectivos fornecedores.

contedo
Introduo Instalao Usando em Rede O Programa Primeiros Passos Vendas Estoque Financeiro Relatrios Ferramentas Suporte Tcnico Informaes Complementares 3 4 5 7 8 12 17 21 23 24 25 25

introduo
Para instalar o programa, voc ter que fornecer algumas informaes. Certifique-se de ter a mo o seguinte: CD do Empresarial o CD se encontra na embalagem do produto. Nmero de srie (Serial) o nmero de srie se encontra em uma etiqueta dentro da embalagem. Caneta/Lpis talvez voc deseje anotar alguma informao ou instruo. Informaes sobre a rede se o programa for ser usado em rede, algumas informaes do servidor e dos computadores conectados sero necessrias.

instalao
Para instalar o programa:
Aviso: Se voc est fazendo apenas uma atualizao, no reinstale o produto seguindo estas etapas, pois os dados j cadastrados sero excludos. Veja como atualizar em Informaes Complementares, no final deste manual.

1. Ligue o seu computador e aguarde o Windows iniciar. 2. Insira o CD do Empresarial na unidade de CD-Rom do computador. 3. Quando a tela de auto-reproduo do Empresarial for aberta, clique em Instalar o Sistema de Gerenciamento Empresarial. 4. Caso aparea uma mensagem dizendo que os arquivos de seu sistema esto desatualizados e necessrio reiniciar, reinicie o computador e depois repita os passos anteriores. 5. Aps abrir a instalao, siga as instrues da tela, indicando o local onde o programa ser instalado quando for solicitado.

Importante: Se o computador no iniciar o CD automaticamente, execute a instalao manualmente: 1- Clique em iniciar > Executar. 2- Digite o comando D:\Setup.exe, substituindo d pela letra da sua unidade de CD-Rom. 3- Clique em OK.

6. Aguarde a cpia de arquivos. Se aparecer alguma mensagem notificando que os arquivos que esto sendo copiados so mais antigos que os arquivos j existentes em seu computador, recomendamos sempre manter os mais novos. 7. Aps isto a instalao neste computador estar concluda. Para executar o programa, clique em Iniciar >> Todos os Programas >> Empresarial >> Empresarial.

Configurando o programa:
Ao abrir o programa pela primeira vez, voc deve ler e aceitar o contrato de licena. Logo aps sero solicitadas algumas informaes da empresa e o nmero de srie do produto. Voc tambm poder personalizar os recursos de venda e do ambiente do programa. A senha do Administrador, que ser criada, no pode ser esquecida.

usando em rede
Muitas empresas necessitam sincronizar os dados entre diversos computadores conectados. Para usar o Empresarial em rede:
1. Instale o Empresarial no servidor de rede da empresa, seguindo as instrues do guia de instalao visto anteriormente. 2. Como o programa necessita de alguns arquivos de sistema que inicialmente os computadores da empresa no devem possuir, recomendado instalar o produto em todos os clientes do grupo de trabalho. 3. No servidor, abra a pasta onde o Empresarial foi instalado (como padro, C:\Arquivos de Programas\ Empresarial). Clique com o boto direito do mouse em algum espao vazio da pasta e selecione Propriedades. Na guia Compartilhamento (parte superior da janela de Propriedades), ative a opo de Compartilhar esta pasta, e d o nome do compartilhamento de Empresarial (opo padro). Em Permisses, ative o controle total da pasta para todos os usurios.

4. Nos clientes do grupo de trabalho, ou seja, nos outros computadores que iro ser conectados ao programa, clique Caso voc no saiba o em Iniciar >> Executar e digite a linha de comando nome do servidor, veja \\Servidor\Empresarial, substituindo Servidor pelo como descobrir: nome do computador que est sendo usado como servidor da Nos Windows 2000, XP rede. A pasta do Empresarial ser aberta.
Importante: e 2003:

5. Nessa pasta, localize o arquivo Empresarial.exe (em alguns computadores pode aparecer como 2- Clique na guia Nome do somente Computador, e Empresarial). aparecero as Clique com o boto informaes sobre o direito sobre este nome do computador arquivo e selecione na rede. Criar atalho. Nos Windows 98 e Me: Copie, clicando com o boto direito e 1- Clique em Iniciar selecionando >> Configuraes >> Painel de Copiar, o atalho Controle. criado, e cole, clicando com o 2- Entre em Rede. boto direito no 3- Abra a guia local desejado e selecionando Colar, em algum local fcil de Identificao, onde acessar para abrir o programa, como por exemplo, a rea de as informaes estaro Trabalho (tela principal do Windows), ou alguma pasta do disponveis. menu Iniciar.
1- Clique com o boto direito sobre o cone do Meu Computador e selecione Propriedades.

6. necessrio que o atalho tenha como pasta de inicializao o servidor, para que os dados sejam sempre sincronizados. Para ter certeza de que a pasta inicial j esteja correta, clique com o boto direito sobre o atalho e selecione Propriedades. Clique na guia Atalho, na parte de cima da tela. No campo de texto Iniciar em:, escreva \\Servidor\ Empresarial, substituindo Servidor pelo nome do servidor de rede. Aps isto, clique em OK. 7. Repita essas etapas em todos os computadores da rede.

o programa
Cada vez que voc iniciar o Empresarial, aparecer uma tela solicitando o Nome e a Senha do usurio.
No primeiro uso, digite Administrador, a senha que voc criou durante o processo de configurao aps a instalao e clique em OK. Logo aps a tela inicial ser aberta.

1 2

Partes da Tela: 1- Barra de Menus local por todas as funes do programa podem ser acessadas. 2- Barra de Ferramentas barra com atalhos para acessar rapidamente as principais funes.

3- Tela Hoje mostra as contas com vencimento na data atual, as tarefas pendentes e compromissos do dia. 4- Atalhos rpidos possui links para operaes importantes do programa, como vendas, controle de estoque, relatrios, etc. A Barra de Menus (1) e a Barra de Ferramentas (2) estaro disponveis na maioria das telas do programa. A tela Hoje (3) e as Tarefas Rpidas (4) esto disponveis apenas na tela principal.

primeiros passos
Agora que o Empresarial j est instalado, veja quais os primeiros passos para usar o programa. I) Preenchimento de Tabelas
Essa etapa trata das tabelas com informaes que sero necessrias para realizar muitas funes do programa, como cadastrar um produto, fazer uma venda, etc. Alguns exemplos dessas tabelas so os Grupos (categorias) de Produtos, Tipos de Pagamento (Dinheiro, Cheque, Parcelado, com desconto e outros), Caixas (no caso de haver vrios terminais de vendas), bancos (onde voc possui suas contas) e etc. Para cadastrar um item numa tabela: 1. Clique em Tabelas, na Barra de Ferramentas e selecione a tabela desejada. Recomendamos cadastrar na ordem em que elas so exibidas no menu. 2. Clique em Adicionar, na barra de comandos em cima da janela da tabela.

Exemplo: Cadastro de Grupos de Produtos

3. Na janela que se abrir, que ser diferente de acordo com a tabela em que voc entrou, preencha os dados solicitados e clique em OK. Para apagar um item adicionado, clique em Excluir, tambm na mesma barra. Para salvar alteraes, clique em Salvar. Voc pode usar a barra na parte de baixo da tela para localizar um item na tabela. Basta digitar o texto a procurar, selecionar o campo em que a busca ser feita (exemplo: Nome, Cdigo) e clicar em Procurar.

II) Cadastros
Depois que as tabelas estiverem prontas, voc pode iniciar os cadastros de itens da empresa. Recomendamos cadastrar na seguinte ordem: Funcionrios, Fornecedores, Produtos, Clientes. importante fazer nessa ordem por que alguns cadastros dependem de outros, como no caso dos Produtos, que devem ter um Fornecedor. muito simples cadastrar um item. Veja um exemplo de cadastro de funcionrio a seguir: 1. Clique em Cadastros e em seguida em Funcionrios, na barra de ferramentas.

2. Clique em Adicionar na barra localizada na parte de cima da tela de funcionrios.


Importante: Para que o funcionrio possa fazer login no sistema, veja o item III Usurios.

3. Preencha os campos com os dados solicitados CORRETAMENTE. O no preenchimento ou o preenchimento incorreto de alguns campos poder causar a no incluso do funcionrio. O campo Cdigo, em qualquer cadastro, para colocar uma referncia que ajude a localizar o item. Pode ser um nmero ou uma abreviao de palavra. 4. Clique em Salvar. Aps isto, o cadastro estar efetuado e o funcionrio dever aparecer na lista localizada na parte lateral esquerda da tela.

No cadastro de Produtos, a adio de um item um pouco diferente. Algumas telas sero abertas ao clicar em Adicionar para voc escolher o grupo, subgrupo e fornecedor. Basta seleciona-los corretamente e depois preencher os outros campos. Muitos dos campos de Produtos so opcionais e podem ser preenchidos em outro momento. Os dados da guia Geral so os nicos totalmente obrigatrios, exceo de Observaes. Para apagar um item cadastrado, clique em Excluir, tambm na mesma barra. Para salvar alteraes, clique em Salvar.

10

Na parte de baixo da tela h um espao para pesquisa, onde voc pode aplicar filtros. Por exemplo, se voc deseja exibir todos os funcionrios que moram no Leblon, digite Leblon, selecione o campo de texto Bairro na lista de opes e clique em Exibir. Tambm existe um boto Imprimir, que abre a tela de relatrios mostrando vrias opes que podem ser impressas relacionadas aos itens cadastrados, alm do boto SQL, que abre uma tela para criar suas prprias consultas. No menu Cadastros ainda h a opo Telefones teis, que lhe permite registrar nmeros de telefone e endereos de email que considera importantes mas que no se encaixam nos demais cadastros. Tambm h opes para relacionar uma imagem a cada item cadastrado em Produtos, Clientes e Funcionrios. Para isso, v a Cadastros, Imagens e selecione o tipo de cadastro desejado. Na tela que se abrir, clique no item para o qual deseja colocar a foto, aperte em Selecionar e escolha a foto. Para melhor visualizar os itens que foram cadastrados, o programa dispe de listas mais simples que mostram apenas informaes mais importantes. Para acess-las, clique em Catlogos, na barra de ferramentas, e escolha o catlogo desejado.

III) Usurios
Ao cadastrar os funcionrios, estes esto sendo apenas registrados na empresa, porm ainda no possuem conta de usurio no programa. Para que um funcionrio possa acessar o sistema, sendo este Administrador, Gerente ou Vendedor, siga as instrues abaixo: 1. Clique em Ferramentas >> Plano de Senhas >> Adicionar um usurio. (Somente os Administradores do Sistema podem fazer isso)

11

2. Selecione um funcionrio, determine uma senha, confirme-a digitando-a novamente e defina o nvel de acesso O programa sensvel ao qual pertence.
Importante: a caixa alta, ou seja, caracteres escritos em maisculos numa senha so considerados diferentes dos escritos em minsculo.

3. Clique Em OK. Com isso, esse usurio passar a poder entrar no programa identificado corretamente. Isso importante para registrar quem fez uma venda, calcular comisses e outros.

vendas
Importante: Para vender com impressora fiscal, clique em Vendas >> Efetuar Vendas >> Ponto de Venda. Na tela que se abrir, clique em Nova Venda.

Aps todos os cadastros efetuados, as vendas j podem ser feitas. Para isso, clique em Vendas, na barra de ferramentas e selecione Efetuar Venda. Na tela que se abrir, selecione o caixa que estar sendo operado e clique em Iniciar Nova Venda. A tela de vendas ento ser aberta.
Na figura abaixo, veja o espao para escolher os produtos da venda:

Em Cdigo, digite o cdigo do produto. Voc tambm pode usar um leitor de cdigos de barra ou abrir uma janela mostrando os cdigos dos produtos cadastrados (pressione a tecla F8). Aps isso, automaticamente os campos Descrio Lembrete: e Preo Unitrio sero preenchidos com base nas informaes do cadastro de Produtos. Se as opes Alterar O preo de venda das valor unitrio e Alterar quantidade estiverem habilitadas, mercadorias deve ser voc poder modificar esses valores. Para isto, basta clicar no especificado no guia Preos do cadastro de campo Quant. ou Preo Unitrio e digitar o que deseja. Produtos. Voc tambm pode navegar por entre os campos usando a

12

tecla Tab. Quando o produto estiver nas condies corretas para entrar na venda, clique em Vender item ou pressione Enter para confirmar. O produto ser includo na lista do centro da tela e o valor total ser atualizado e exibido no letreiro da parte de cima da tela. Voc pode cancelar um item durante a venda clicando em Cancelar item e depois escolhendo o que deseja. Caso queira cancelar totalmente essa venda, clique em Cancelar venda. Vendas depois de concludas ficam registradas e no podem ser mais excludas. Assim que incluir todos os produtos na venda, clique em Terminar Venda. Feito isso, a parte de baixo da tela ser ativada para que voc possa definir mais informaes da venda.

Em Subtotal ser exibido o valor em produtos da venda sem descontos ou acrscimos. Em Forma de Pagamento, selecione um dos tipos cadastrados na tabela. Assim que escolher, o campo Desconto ser automaticamente preenchido com a porcentagem de desconto deste cadastro. Se houver acrscimo, este tambm ser includo. O valor da venda, no letreiro da parte superior da tela, ser sempre atualizado mostrando o preo com desconto e/ou acrscimo. O campo Cliente pode ser preenchido com um cliente cadastrado, ou com um nome de cliente que ainda no foi includo no programa, podendo este ser includo depois ou, caso esteja ativada a opo para isso, cadastrado na hora pressionando a tecla F5 quando o foco estiver no campo Cliente. Tambm h campos opcionais para dizer quando o cliente deu em dinheiro (Valor Pago), para que ento o troco seja calculado e exibido na tela. Aps preencher tudo que for necessrio, clique em Confirmar venda para terminar.

13

Caso queira desistir dessa venda, clique em Cancelar venda, lembrando-se de que a ultima oportunidade de cancel-la, pois, depois de concluda, o registro permanente. possvel ver o valor e a data de pagamento de cada prestao numa venda dividida. Para isto, basta clicar em Ver parcelas.

Devolues produtos vendidos podem ser facilmente devolvidos, voltando quantidade anterior do estoque e desfazendo a entrada de dinheiro.
Clique em Vendas >> Devolues >> Nova Devoluo. Logo aps, especifique o cdigo de referncia (recomendamos colocar o cdigo da venda em que est o produto a ser devolvido), a data da devoluo, o cliente, o produto (dizendo tambm a quantidade e o valor a devolver) e se deseja lanar essa operao em algum caixa ou conta.

Histrico de Vendas possvel ver uma lista com todas as vendas j feitas.
Para isto, clique em Vendas >> Histrico de Vendas. Na tela que se abrir, h uma barra de pesquisa embaixo que auxilia a localizar uma venda desejada. Para ver os itens vendidos em cada venda, selecione a venda desejada e clique em Detalhes na barra de menus. Voc tambm pode ver todos os itens j vendidos, clicando em Vendas >> Histrico de itens vendidos.

Estatsticas de Vendas
O Empresarial pode gerar um relatrio rpido mostrando as principais estatsticas de vendas da empresa, como total

14

vendido, total mensal e anual, crescimento, etc. Para isto, clique em Vendas >> Estatsticas. Voc pode tambm gerar um relatrio com o ranking dos 10 produtos mais vendidos, clicando em Vendas >> Produtos mais Vendidos. O programa dispe de muitos outros relatrios relacionados a vendas, que podem ser acessados atravs do boto Relatrios, na barra de ferramentas.

Operaes Fiscais
possvel emitir cupons fiscais e no fiscais, gerar relatrios, fazer leitura x, reduo z, mapa resumo e etc. Para isto, clique em Vendas >> Ponto de Venda. Mas para isso necessrio ter uma impressora fiscal compatvel com o sistema.

Oramentos O Empresarial possui uma ferramenta que lhe permite fazer oramentos de produtos rapidamente, para serem impressos e entregues aos clientes. Veja agora como criar um oramento.
Clique em Vendas >> Oramentos. Na tela que se abrir ficaro listados os oramentos j criados. Para criar um novo, clique em Adicionar. Logo aps, informe o cdigo do pedido, a data e o funcionrio responsvel e logo aps clique em OK. Feito isso, a janela para montar o oramento ser aberta. Na parte de cima, selecione os produtos que deseja incluir, podendo alterar o preo e/ou a quantidade.

15

Abaixo voc ver diversos campos de preenchimento opcional que permitem dar maiores informaes acerca do pedido para o cliente. Ao terminar de fazer todo o oramento, clique em OK para salvar e fechar a janela ou em Imprimir para que a impresso seja feita. O Empresarial compatvel com impresso em arquivo, ou seja, possvel imprimir em arquivo PDF ou outros formatos se voc tiver um programa para isso instalado em seu computador.

Ordem de Servio Esta funo lhe permite criar OSs completas, especificando os trabalhos realizados, materiais usados e a descrio do servio.
Para criar uma OS, clique em Vendas >> Ordem de Servio e logo aps no boto Adicionar. Informe o cdigo da OS e clique em OK. Na parte superior da OS, que fixa, escolha o cliente, o estado do andamento dos servios, o tipo de atendimento, a modalidade e o tcnico responsvel, se houver. Logo embaixo, selecione o equipamento desejado, que pode ser retirado da tabela Equipamentos ou cadastrado na hora. A outra parte da OS se divide em diversas abas: Problema possui um espao grande para o funcionrio descrever com detalhes o problema ocorrido. Observaes permite registrar quaisquer fatos importantes observados ao longo do servio. Soluo neste espao possvel informar qual foi a soluo para o problema descrito anteriormente. Servios Efetuados nesta parte da tela possvel cadastrar quais foram os servios desempenhados para cumprir a resoluo deste problema, relacionando as

16

quantidades e valores. Os servios devem ser cadastrados previamente na tabela Servios. Produtos Usados permite relacionar os materiais que foram necessrios para resolver o problema. Pagamento o programa permite dividir o pagamento em partes, pagando uma quantia ao dar entrada da OS e o restante ao terminar ou pagando tudo de uma s vez no incio ou no final. Baixa no estoque caso tenha optado por no dar baixa dos materiais no estoque na hora em que os lanou na OS, a aba Baixa no estoque lhe permite fazer isso separadamente a qualquer outra hora. Na parte de baixo da tela, especifique a data de entrada e sada da OS. Clicando em OK a OS salva e fechada, no entanto, no precisa estar pronta para isso. possvel fazer uma parte, fechar e abrir novamente para terminar depois.

estoque
Ao efetuar operaes de venda a baixa no estoque realizada automaticamente. Veja agora como fazer outras operaes de estoque: I) Entrada e Sada de Produtos com registro da nota fiscal
Nesses casos, a operao requer uma serie de informaes, fazendo um registro detalhado da movimentao. Corresponde maioria dos casos. Para dar entrada de estoque:

17

1. Clique em Estoque >> Entrada de Estoque. 2. Na janela que se abrir, clique em Adicionar. 3. Preencha o cdigo da nota, data, operao e fornecedor. 4. Na janela que se abrir, adicione os produtos da mesma forma que se adiciona em Vendas. 5. Preencha os campos Acrscimo, Desconto e Frete (opcionais). 6. O total ser calculado automaticamente e exibido no ultimo campo de texto da tela. 7. Para salvar esse registro, sem dar entrada e retirada do caixa, clique em OK. 8. Para emitir essa entrada, retirando a quantia correspondente do caixa e aumentando a quantidade dos produtos, clique em Emitir. No caso da operao Pedido, a quantidade disponvel no ser alterada e sim a quantidade pedida. Tambm no haver lanamentos em conta ou caixa inicialmente. Para receber um pedido e dar entrada dos produtos, entre no cadastro desejado na lista de Entradas de Estoque clicando em Abrir e logo aps clique em Dar entrada. Para dar uma sada de estoque: 1. Clique em Estoque >> Sada de Estoque 2. Na tela que se abrir, clique em Adicionar. 3. Escolha a loja em que a sada est sendo efetuada e clique em OK. 4. Digite o cdigo da entrada, a data, natureza da operao e funcionrio. Aps isso, clique em OK.

18

5. Na tela que se abrir, inclua os produtos desejados, um por um, da mesma forma que so includos em Vendas. 6. Aps incluir todos os produtos, preencha os campos da parte inferior da tela. 7. Para salvar esse registro, sem dar baixa e entrada no caixa, clique em OK. 8. Para emitir essa sada, recebendo a quantia correspondente no caixa e reduzindo a quantidade dos produtos, clique em Emitir. Importante: Assim como em Vendas, as notas de entrada e sada depois de Emitidas so registradas permanentemente.

II) Entradas, Sadas, Pedidos e Reservas, que no precisam de registro completo


Nesses casos, apenas so registrados os itens movimentados e a quantidade em estoque alterada. Recurso recomendados para pequenas compras ou vendas. 1. Clique em Estoque >> Registros e selecione a operao desejada. 2. Na tela que se abrir, clique em Adicionar. 3. Uma janela ser aberta para escolher o produto, a quantidade e a data da movimentao. 4. Aps preencher tudo, clique em Dar Entrada/Dar sada, e a operao ser feita, mas a janela continuar aberta para voc repeti-la com outros produtos. Aps fazer todas as movimentaes desejadas, clique em Terminar.

19

Exemplo: Registro simples de Entrada de Estoque

5. Para fazer o lanamento de alguma movimentao de estoque no caixa ou em conta bancria, selecione a entrada desejada na lista e clique em Pagar na barra da parte de cima da tela. Escolha a forma como pagar as movimentaes (se ser uma movimentao s ou vrias) e siga as instrues da tela que se abrir.

III) Clculo de Estoque Mnimo e Mximo


Estoque mnimo a quantidade que um produto deve ter no mnimo para que no haja falta; e estoque mximo a quantidade mxima para que no haja sobras. Para calcular estoque mnimo, clique em Estoque >> Calcular >> Estoque mnimo. Na tela que se abrir, selecione o produto que deseja calcular, preencha as informaes e clique em Calcular.

20

Para calcular estoque mximo, clique em Estoque >> Calcular >> Estoque mximo. Na tela que se abrir, selecione o produto que deseja calcular, preencha as informaes e clique em Calcular.

IV) Ajuste de estoque


Para ajustar rapidamente a quantidade disponvel, mnima, mxima, pedida ou reservada de um produto, clique em Estoque >> Ajuste de Estoque e, na tela que se abrir, faa as modificaes desejadas.

V) Outros recursos
O programa dispe de recursos para fazer encomendas, calcular patrimnio e fazer consignaes. Para us-los, basta clicar em Estoque e selecionar a ferramenta desejada.

financeiro
As ferramentas de controle financeiro permitem gerenciar movimentaes de dinheiro nos caixas e nas contas bancrias, assim como cadastrar e dar baixas em contas a pagar e receber.

I) Controle do Caixa
Aps cadastrar os caixas da loja em Tabelas, voc pode movimentar dinheiro nestes. Para isto, clique em Financeiro na barra de ferramentas e selecione Controle do Caixa. Na tela que se abrir, escolha o caixa desejado e um filtro, na parte de baixo. Para dar uma entrada ou sada de dinheiro, clique em Adicionar e preencha a tela com as informaes solicitadas

21

corretamente. Para estornar uma movimentao, clique em Excluir. Para transferir do caixa para uma conta bancria clique em Transf. Conta. O saldo disponvel no caixa exibido na parte de baixo da tela, sendo atualizado automaticamente.

II) Contas Bancrias


Para registrar as movimentaes de uma conta bancria, voc deve cadastr-la primeiro. Para isto, v a Financeiro >> Contas Bancrias >> Cadastro de Contas e clique no boto Adicionar. Na tela que se abrir, digite o nmero da conta e selecione um banco cadastrado. Depois, de volta a tabela de contas, digite a agncia, o limite e o titular. Agora que a conta j est cadastrada, para fazer os lanamentos basta ir em Financeiro >> Contas Bancrias >> Movimentaes. Na tela que se abrir, selecione a conta desejada em baixo. Para fazer uma movimentao, clique em Lanamento, preencha as informaes solicitadas e clique em Lanar. Para excluir uma movimentao, clique em Estorno. Para transferir um dinheiro de uma conta para outra, clique em Conciliao e selecione a conta de destino, a data do lanamento e o valor da transferncia.

III) Contas a Pagar e a Receber


Para registrar contas a pagar e/ou a receber, clique em Financeiro >> Contas a Pagar/Receber e selecione o Cadastro da opo desejada.

22

Clique em Adicionar e preencha a tela com as informaes necessrias. Voc pode filtrar o tipo de conta na barra inferior da janela. Para fazer o pagamento de uma dessas contas, clique em Dar baixa. importante notar que ao fazer vendas parceladas, os lanamentos das prestaes so feitos automaticamente em contas a receber. Para ver um histrico das contas a pagar e/ou a receber, selecione Histrico em Financeiro >> Contas a Pagar/Receber.

relatrios
Importante: A impressora deve estar instalada e configurada corretamente no computador para que os relatrios possam ser impressos. Abra Impressoras no Painel de Controle do Windows para adicionar e gerenciar as impressoras a serem usadas pelo computador.

Voc pode gerar relatrios com dados cadastrados ou estatsticos da empresa, clicando em Relatrios na barra de ferramentas e selecionando a opo desejada. Alguns relatrios podem apresentar recursos de filtro e personalizao.
Na janela que se abrir, com a pr-visualizao do relatrio, possvel imprimir ou exportar, basta selecionar a opo desejada na barra de ferramentas dessa tela, onde tambm possvel regular o zoom.

Para navegar por entre as pginas do relatrio, use a barra de ferramentas da parte de baixo da tela:

23

Quando o relatrio selecionado um grfico, a tela exibida diferente. Nela voc pode escolher a aparncia do grfico e envia-lo para a impressora atravs da barra de menus.

ferramentas
Observao: A maior parte das Ferramentas est disponvel apenas para o Administrador do Sistema.

As opes contidas em Ferramentas, na barra de ferramentas, so muito importantes para configurar e personalizar o programa.
Em Configuraes, voc pode alterar os parmetros do sistema. Voc pode fazer uma cpia de segurana do banco de dados facilmente. Essa cpia, tambm chamada de Backup pode ser gravada em CD, DVD ou em outro computador. possvel tambm verificar se h Downloads de Atualizaes e Componentes do Empresarial disponveis na Internet. Estes permitem adicionar novas funes ao programa. Para acess-los depois de baixados e instalados, v em Gerenciar componentes instalados.

24

suporte tcnico
Voc pode tirar dvidas, resolver problemas e obter maiores informaes sobre o Empresarial atravs de:
Importante: Os endereos de pginas da web e email aqui citados esto sujeitos a alteraes.

Site: E-mail:

empresarial.vbbsoftware.com empresarial@vbbsoftware vbbsoftware@vbbsoftware.com suporte@vbbsoftware.com

informaes complementares
Perda de nmero de srie Caso o usurio perca o nmero de srie do produto, deve entrar imediatamente em contato conosco para receber um novo nmero. Perda de senhas No caso de um funcionrio esquecer a senha que criou para fazer login no sistema, o Administrador dever exclu-lo e recadastr-lo.

25

Instalando uma Atualizao A VBB Software pode disponibilizar novos recursos e atualizaes do programa. Voc pode baixa-los gratuitamente na Internet clicando em Verificar Atualizaes, em Tarefas Rpidas na tela Hoje. Para instalar, basta abrir o arquivo que voc baixou e descompactar na pasta onde o programa est instalado, normalmente C:\Arquivos de Programas\Empresarial. Terminal de Consultas O programa dispe de um terminal de consultas, que pode ser acessado atravs do grupo de programas Empresarial no menu Iniciar.

26

VBB Software Informtica Ltda http://www.vbbsoftware.com 27

Potrebbero piacerti anche