Sei sulla pagina 1di 17

1

Elementos histricos que conduziram OMC


Julho 2003 Nuno Batista Jorge
Licenciado em Relaes Internacionais www.ciari.org

Introduo histrica: proteccionismo e liberalismo econmico

WWW.CIARI.ORG

Desde o crescimento das cidades no sculo XVII, consequncia do aumento das trocas comerciais internacionais, das descobertas feitas pelas principais potncias europeias, do mercantilismo, da reduo do poder dos feudos e dos senhorios de base local, a estruturao econmica tem andado em torno de dois modelos ou doutrinas: o livre-cambismo (ou liberalismo econmico) e o proteccionismo. O livre-cambismo advoga a liberdade do comrcio, afirmando com este princpio basilar que desta forma as comunidades produziro mais e, desse modo, os consumidores tero acesso a mercados mais ricos e diversificados aumentando-se assim o seu bem-estar econmico e social. Por outro lado, o livre-cambismo baseia-se na ideia de quanto menores forem as barreiras livre troca de factores de produo, tambm menores sero as tenses entre Estados, reduzindo-se drasticamente as guerras, e muito maior a probabilidade das comunidades terem uma maior capacidade para a inveno e para a especializao visto haver uma dinmica competitiva. O proteccionismo afirma-se no sculo XVII por William Wood e Andrew Jarrontou como forma de defender as indstrias de uma nao face concorrncia exterior. , desde logo, um modelo perspectivado para um Estado, e no uma doutrina universalizante. Com o proteccionismo, o Estado colocar como fim a atingir a criao de foras produtivas nacionais (indstrias, latifndios agrcolas, comrcio) capazes de fazerem crescer a riqueza nacional para, a partir de ento, assegurarem s suas populaes o acesso a bens nacionais e o incremento do trabalho nas vrias reas produtivas. As proteces incidiriam sobretudo nas indstrias nascentes ou em sectores de actividade onde no se figurassem economias de escala. Por outro lado, a aplicao do proteccionismo faria todo o sentido em Estados com uma situao econmica mais retardada comparativamente com Estados vizinhos. As medidas proteccionistas clssicas utilizadas so trs: os direitos aduaneiros, as subvenes e os contingentes. Os direitos aduaneiros so impostos que um determinado Estado define num diploma legal, geralmente intitulado Pauta Comercial, para mercadorias estrangeiras que passem pela fronteira nacional ou, em alguns casos, que passem por um determinado territrio aduaneiro. O imposto pode ser cobrado

2 tendo em conta uma percentagem do valor ou da quantidade da mercadoria em trnsito, tendo em ateno a origem dessa mercadoria ou, finalmente, tendo em conta o valor que atribudo a essa mercadoria na estrutura da Pauta Comercial. Os direitos aduaneiros podero ter uma finalidade protectora ou uma finalidade fiscal (criao de riqueza pblica). As subvenes so apoios ou subsdios que o Estado garante a determinados agentes econmicos, no quadro de uma determinada poltica econmica e comercial, valorizando a sua actividade econmica e, consequentemente, protegendo-a face concorrncia do mercado. As medidas de subvenes tanto podero servir para proteger um sector econmico vital em relao concorrncia estrangeira, como podero ser um elemento numa estratgia de incentivo a novas actividades econmicas numa determinada rea especfica, ou numa regio inexplorada, ou at na promoo das exportaes. Os contingentes so limites quantitativos ou valorativos que um Estado fixa em relao importao ou exportao de determinada mercadoria ou produto. Com os contingentes procuram-se proteger a sada desenfreada de determinadas matrias-primas que podero ser essenciais produo nacional e, noutra perspectiva, procura-se evitar desequilbrios na balana comercial impondo limites importao de bens estrangeiros. Um dos primeiros marcos histricos que est na afirmao do liberalismo econmico ou, de outra perspectiva, na reduo das medidas proteccionistas, foi o Tratado de Methen, assinado no incio do sculo XVIII, entre Portugal e a Gr-Bretanha, onde se prev o desarmamento pautal de determinados produtos que cada um destes pases era especialista assiste-se concretizao prtica da teoria das vantagens comparadas. Este tratado previa como produtos: o vinho portugus (especialmente os vinhos do Douro) e as ls britnicas. Mas o liberalismo econmico no se sedimentou com o Tratado de Methen. No sculo XIX o governo britnico introduz as leis do trigo Corn Laws. Como a Inglaterra j no era um grande produtor de cereais como havia sido antes da industrializao passou a ser mais rentvel para a economia britnica comprar cereais Frana e aos EUA do que produzi-los. No entanto, havia ainda um nmero elevado de agricultores que era necessrio proteger. Perante esta situao, a primeira reaco britnica foi estabelecer direitos aduaneiros (corn laws) para que os cereais estrangeiros que chegassem aos mercados ingleses tivessem um preo mais elevado, protegendo-se assim o ainda elevado nmero de agricultores ingleses. No final do sculo XIX d-se o grande triunfo da economia liberal sendo um perodo caracterizado por um universo de inexistncia de regras que limitassem a circulao de capitais implementou-se um sistema liberal conhecido por Pax Britnica. At ao final deste sculo a Gr-Bretanha foi a potncia que mais impulsionou as doutrinas livre-cambistas. Pelo contrrio, os EUA e a Frana seguiam as doutrinas proteccionistas.

A poltica econmica liberalizante seguida pela Gr-Bretanha levou a que esta potncia atingisse uma situao de elevado crescimento econmico entre 1860 e 1910. As cidades inglesas cresceram, o bem-estar econmico espalhou-se pela generalidade das populaes, a indstria multiplicou-se em sectores diversos, a produo cultural e artstica dinamizou-se, quer nas Ilhas Britnicas quer em algumas possesses ultramarinas. O sistema monetrio internacional tambm passou a gravitar em torno desta influncia econmica britnica. O sistema monetrio implantado denominavase Sistema Padro ouro havia uma relao directa entre a moeda de um pas e o ouro (todas as moedas tinham o seu valor convertido em ouro). Todavia, a partir dos finais do sculo XIX esta convertibilidade directa desaparece: a convertibilidade passa a ser indirecta passa a haver uma converso de uma moeda noutra moeda de referncia (nesta caso a libra esterlina) e esta moeda que passa a estar referenciada face ao ouro. Deixa de ser possvel um particular querer trocar a sua moeda por ouro. Ao longo deste perodo entre o fim do imprio napolenico e a I Guerra Mundial diversos pases comearam a copiar o modelo britnico necessidade de ter um imprio colonial para a explorao de matrias-primas, medidas de liberalismo econmico. A Alemanha, a Frana, a Itlia, a Blgica passaram a pretender criar imprios ultramarinos, sobretudo no continente africano, para impulsionarem a sua economia. Para evitar possveis conflitos, as principais potncias europeias decidiram, na Conferncia de Berlim, em 1885, repartir frica entre si segundo o princpio da ocupao efectiva, isto , os territrios africanos deveriam pertencer a quem tivesse os meios para os ocupar de facto. Em 1886, Portugal apresentou o clebre mapa cor-de-rosa em que pretendia que lhe fossem reconhecidos os direitos de ocupao s regies entre Angola e Moambique. Esta pretenso portuguesa colidia com um ambicioso projecto ingls de ligar o Cairo (Egipto) ao Cabo (frica do Sul). A reaco do governo ingls chegou em Janeiro de 1890 sob a forma de um ultimato formal obrigando a que todas as tropas portuguesas se retirassem de imediato e incondicionalmente dos territrios em conflito sob a pena de corte de relaes entre os dois pases. Na prtica significava que ou o governo portugus obedecia ou a Inglaterra declararia guerra a Portugal. A monarquia portuguesa foi obrigada a ceder ao ultimato ingls. Com o sistema criado pela Conferncia de Berlim, a Gr-Bretanha e a Frana assumem-se de vez como as duas grandes potncias europeias do continente africano. Ambas intensificam a poltica de imprio colonial, sendo os recursos explorados nas colnias africanas um dos vitais elementos de prosperidade econmica das duas naes ainda assim, a Gr-Bretanha mostra-se mais liberalizante do que a Frana.

4 Ainda nos finais do sculo XIX vulgarizaram-se nas relaes econmicas internacionais dois instrumentos da poltica comercial: a clusula da nao mais favorecida e as medidas de efeito equivalente. A clusula da nao mais favorecida ocorre quando dois Estados estabelecem entre si um tratado internacional onde garantem que durante determinado perodo de tempo as taxas aduaneiras sero bastante mais reduzidas que aquelas que aplicam ao resto do mundo. As medidas de efeito equivalente significam que todos os acordos pautais visam a harmonizao dos direitos aduaneiros e a regulao das restries quantitativas.

O fim do perodo liberalizante


O perodo liberalizante interrompido com a I Guerra Mundial. Os pressupostos que sustentavam a prosperidade econmica das potncias europeias so postos em causa quando se inicia a guerra, o que provoca uma rpida crise econmica e um aumento da desconfiana no liberalismo econmico. Com a I Guerra Mundial a liberdade de circulao de mercadorias e capitais diminuta. Os Estados fecham-se ao comrcio internacional passando a serem poucos os acordos comerciais bilaterais. Os mecanismos de trocas internacionais anteriores I Guerra Mundial evaporam-se em Agosto de 1914 Por outro lado, a inflao aumenta tornando mais penosa a vida dos indivduos que perdem poder de compra e confrontam-se com o aumento do desemprego. Os investimentos pblicos so canalizados para as recm criadas indstrias de armamento tal orientao penaliza vrios sectores econmicos. Depois da I Guerra Mundial, os Estados tentaram voltar ao liberalismo econmico. No entanto, havia uma situao de grande desconfiana, desemprego e crise social este cenrio inviabilizava o comrcio internacional visto que quando o desemprego elevado as importaes so diminutas. H uma tendncia para os Estados se fecharem e protegerem os sectores produtivos nacionais. Em 1918 assinado o Tratado de Versalhes onde a Alemanha sai bastante prejudicada e numa situao econmica catica (tecido produtivo destrudo, inflao, pagamento de indemnizaes aos vencedores da guerra, desemprego, crise social). Esta situao leva a Alemanha a adoptar o hiperproteccionismo. O Reino Unido tenta regressar ao sistema padro ouro mas em condies de grande dificuldade e prejudiciais pois d-se uma valorizao da moeda.

5 A partir de 1922 o proteccionismo econmico aparece associado aos programas de regimes nacionalistas e autoritrios. As prticas comerciais tendem a ser cada vez mais restritivas. Mas o perodo entre guerras haveria de ser ainda mais penoso, em termos de poltica econmica, a partir de 1929 com o sbito crash da economia norteamericana. A crise iniciada a 29 de Outubro de 1929 por um crash na bolsa novaiorquina. Devido ao excesso de produo, consequncia do aparecimento de um way of life americano pautado pelo aumento dos padres de consumo, os preos das aces das principais companhias comeam a descer vertiginosamente.

Os EUA entram em recesso em 1929 e o fenmeno alastra-se a todos os pases europeus. Uma das primeiras respostas da Administrao americana foi fazer aprovar no Congresso a famosa tarifa Smoot-Hawley. O Congresso norte-americano ao aprovar esta tarifa como forma de restringir o comrcio internacional lana uma poltica de proteccionismo comercial os direitos aduaneiros sobem cerca de 50% o que faz com que qualquer expanso da procura dos consumidores norte-americanos no seja exportada para a Europa. O lanamento da tarifa Smoot-Hawley provocou um eclodir de represlias comerciais entre Estados levando a que o comrcio internacional diminusse ainda mais. Para alm da tarifa, o Presidente Franklin Roosevelt inicia a poltica do New Deal, idealizada por diversas ideias de John Keynes. O New Deal um pacote de medidas de relanamento econmico de que se destacam: controlo governamental dos preos de alguns produtos agrcolas e industriais, concesso de emprstimos aos proprietrios agrcolas, investimentos em obras pblicas como forma de relanar diversos mercados que estavam em recesso, criao de incentivos recuperao industrial. A teoria keynesiana que inspira a poltica de New Deal de Roosevelt baseia-se num conjunto de ideias de interveno do Estado na economia como forma de se atingir o pleno emprego. Em 1934, quatro anos aps a aprovao da polmica tarifa Smoot-Hawley, a Administrao americana d sinais de pretender sair do proteccionismo econmico uma vez que aprovado o Reciprocal Trade Agreement Act (RTAA). Com este Acto, o Congresso d poderes ao Presidente dos EUA para celebrar acordos bilaterais que se baseiem em redues tarifrias, sem que estes acordos tenham de passar por aprovao do Congresso.

a partir desta altura que generalizada a j referida figura da clusula da nao mais favorecida. Com os EUA a celebrarem RTAA com determinados Estados, o que, na verdade, ocorria era um favorecimento por parte dos EUA em relao a Estados que pudessem ser teis em termos de poltica comercial economia norte-americana. Neste perodo, a Gr-Bretanha celebra com os pases da Commonwealth os Acordos de Otawa, criando tambm um regime comercial preferencial entre os membros. Estes actos tendencialmente liberalizantes por parte dos EUA e da GrBretanha, contrastam com as polticas proteccionistas de diversos Estados europeus com regimes mais autoritrios/totalitrios, nomeadamente a Alemanha, Frana e Itlia. A partir de 1936 inicia-se uma nova fase de conflituosidade a Itlia conquistou a Etipia e a Alemanha integrou a ustria. Em Setembro de 1939, a Alemanha, depois de ter j ocupado os Sudetas, invade a Polnia. A Frana e a Gr-Bretanha declaram guerra Alemanha e inicia-se nesta altura a II Guerra Mundial.

O Ps II Guerra Mundial
Os Estados vitoriosos da II Guerra Mundial decidem criar uma nova ordem internacional a partir de 1944/5. A Organizao das Naes Unidas (ONU) faria parte de uma nova ordem poltica e o Banco Internacional para a Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD) e o Fundo Monetrio Internacional (FMI) compunham o plano para criar uma nova ordem econmica internacional. Aflorou-se ainda a criao de uma organizao que regulasse o comrcio internacional (a Organizao Internacional do Comrcio, OIC) mas tal projecto s comeou a ter desenvolvimentos a partir de 1947. No final de 1942 os EUA e a Gr-Bretanha comearam a preparar um novo sistema monetrio internacional. As suas delegaes eram White (EUA) e Keynes (Gr-Bretanha). Os Planos White e Keynes tinham profundas divergncias. O Plano Keynes Proposal for an International Clearing Union definia: 1) Criao de um novo organismo internacional destinado a coordenar os bancos centrais Unio Internacional de Compensao

7 2) Segundo o nvel dos pagamentos externos, uma economia credora ou devedora: h Estados credores (estruturalmente superavitrios) e Estados devedores (deficitrios). 3) Cada banco central pode constituir reservas de cmbio em ouro, divisas ou haveres em bancos, depositados no banco internacional. 4) Cada banco central deve poder beneficiar de um crdito na Unio Internacional de Compensao igual sua quota-parte. 5) A modificao da paridade de uma moeda deve ser submetida aprovao da Unio. O Plano White propunha: 1) Imposio o equilbrio financeiro ao nvel de cada economia 2) Imposio disciplina no plano da estabilizao financeira internacional aos pases deficitrios. 3) Imposio o dlar como moeda internacional 4) Criao um Fundo de estabilizao, onde se preserve o papel do ouro; 5) O Fundo coordenaria a poltica monetria e cambial. Em Julho de 1944 foi realizada pelas Naes Unidas a Conferncia de Bretton Woods, tendo ficado decidido a criao do FMI, o relanamento da cooperao monetria internacional, e a criao do BIRD. Em Dezembro de 1945, o nmero necessrio de Estados que participaram nesta Conferncia haviam ratificado os tratados aprovados e no vero de 1946 o BIRD e o FMI entraram em funcionamento. O Acordo de Bretton Woods tambm abordou a questo do novo sistema monetrio internacional tendo definido trs princpios orientadores: convertibilidade das moedas, paridade das moedas e equilbrio da balana de pagamentos. A disciplina monetria imposta em Bretton Woods significava que: 1) Cada Estado deveria definir a sua moeda face ao ouro em face a uma moeda definida em relao ao ouro (convertibilidade indirecta), o que na prtica significaria uma relao com o dlar norte-americano. 2) Cada Estado deveria autorizar e assegurar a paridade monetria, isto , a livre e total convertibilidade da sua moeda nas restantes moedas. 3) Cada Estado estava obrigada a uma estabilidade cambial, definida num intervalo de 1%. Caso ocorresse o desequilbrio estrutural da balana de pagamentos havia um ajustamento da definio do valor da moeda. O que se pretendia com este novo sistema de Bretton Woods era garantir a estabilidade das relaes monetrias e tratar da reconstruo dos Estados afectados pela II Guerra Mundial. Os objectivos do Fundo Monetrio Internacional (FMI) eram os seguintes: 1) Promover a cooperao monetria internacional

8 2) Facilitar a expanso e o crescimento equilibrado do comrcio internacional e contribuir para a instaurao e manuteno de elevados nveis de emprego e de rendimento real. 3) Promover a estabilidade dos cmbios e evitar depreciaes cambiais concorrenciais. 4) Contribuir para a instituio de um sistema multilateral de pagamentos para transaces correntes entre membros e eliminar as restries cambiais que dificultam o crescimento do comrcio internacional. 5) Pr disposio os recursos do Fundo, mediante garantias adequadas, dando aos pases membros a possibilidade de corrigirem o desequilbrio da sua balana de pagamentos sem recorrerem a medidas prejudiciais prosperidade nacional e internacional. 6) Encurtar a durao e reduzir o grau de desequilbrio das balanas de pagamentos dos membros. Quanto ao Banco Internacional para a Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD), os objectivos foram: 1) Auxiliar a reconstruo e o desenvolvimento dos territrios membros. 2) Promover os investimentos privados no estrangeiro. 3) Promover o desenvolvimento equilibrado a longo prazo do comrcio internacional e a manuteno do equilbrio das balanas de pagamentos. 4) Ordenar os emprstimos que sejam prioritrios 5) Conduzir operaes que auxiliem a transio progressiva da economia de guerra para a economia de paz.

O malogro da OIC e a efectivao do GATT47


A Organizao Internacional do Comrcio (OIC) seria o terceiro pilar que, em sintonia com o FMI e o BIRD, comporiam a nova ordem econmica internacional. Em Fevereiro de 1946, o Conselho Econmico e Social da ONU convocou, sob proposta norte-americana, uma conferncia internacional sobre comrcio e emprego, e que seria a base da institucionalizao da OIC. Definiu-se que a conferncia realizar-se-ia em Havana, Cuba, em finais de 1947. Em Outubro de 1947 realizou-se em Genebra uma conferncia preparatria onde participaram vinte e trs Estados. O intuito era preparar uma base de trabalho para a conferncia de Havana do prximo ms. A 30 de Outubro a Conferncia de Genebra encerrada tendo-se aprovado m Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras (GATT General Agrrement on Tariffs and Trade). Este Acordo preparatrio estaria em vigor at serem aprovados os estatutos da OIC.

9 A Conferncia de Havana realizou-se entre Novembro de 1947 e Maro de 1948, tendo resultado a Carta de Havana.

Conferncia de Havana

A Carta de Havana, composta por 106 artigos, estava estruturada em nove captulos. O primeiro captulo evoca a sintonia desta Carta com a Carta das Naes Unidas, nomeadamente com o seu artigo 55 o fim geral a atingir ser a melhoria do nvel de vida das populaes, o pleno emprego e as condies de progresso e desenvolvimento econmico e social. Na Carta de Havana prosseguem-se ainda os objectivos do crescimento do rendimento real, do desenvolvimento da produo, do consumo e do comrcio, reduzindo-se os direitos aduaneiros e os entraves comerciais, eliminando-se as descriminaes, e promovendo uma maior cooperao entre os Estados e um acesso livre e justo aos mercados. O segundo captulo promove o objectivo do pleno emprego, sendo que os Estados signatrios ficaro empenhados em agir concertadamente para reduzir o desemprego e o subemprego. O terceiro captulo sobre o desenvolvimento econmico e a reconstruo. H recomendaes claras no sentido de se celebrarem acordos internacionais, bilaterais e multilaterais, que assegurem a rpida reconstruo das economias, nomeadamente do tecido produtivo, estimulem o investimento, sem discriminaes ou entraves. O quarto captulo sobre a poltica comercial e tem seis seces: (1) direitos aduaneiros preferenciais, legislao fiscal e regulamentao interna; (2) restries quantitativas e questes cambiais; (3) subvenes; (4) comrcio de Estado e questes conexas; (5) disposies gerais em matria de comrcio; (6) disposies especiais. O quinto captulo evoca o objectivo de combater todas as prticas comerciais restritivas que prejudiquem o comrcio internacional, que restrinjam o acesso aos mercados e que favoream o controlo monopolista. O sexto captulo sobre os acordos intergovernamentais de produtos de base. Procura-se intensificar o mecanismo de consultas entre os Estados de

10 forma a evitar a queda de preos destes produtos e, por outro lado, criar condies de confiana entre produtores e consumidores. O stimo capitulo define a Organizao Internacional do Comrcio, estabelece a estrutura dos seus rgos, funes e poderes respectivos, as comisses e o secretariado. O captulo oitavo composto por artigos que regulam os diferendos comerciais que possam ocorrer entre Estados signatrios desta Carta. E, finalmente, o nono captulo tem as habituais disposies gerais, geralmente referenciadas em qualquer tratado internacional. A Carta de Havana apresentava-se assim como um documento ambicioso que previa a abolio imediata de quaisquer obstculos ao comrcio internacional, generalizava-se a clusula da nao mais favorecida, abolindo-se quaisquer prticas discriminatrias entre os Estados, promovia-se a generalizao do liberalismo econmico e definia-se a Organizao Internacional do Comrcio como organizao estruturante do comrcio internacional. Todavia, esta Carta previa que pudessem subsistir alguns direitos aduaneiros e, por outro lado, aceita a existncia de projectos de unio aduaneira ou de integrao econmica de mbito regional. Terminados os trabalhos, em Maro de 1948, chegava a fase de ratificaes da Carta de Havana junto dos governos dos Estados signatrios. O ambicioso projecto da OIC e do texto da Carta de Havana levou a que a maior parte dos Estados no ratificasse este tratado, nomeadamente, os EUA, principal promotor desta conferncia. Os EUA no ratificavam a Carta de Havana porque entendiam serem demasiado controversas certas premissas livre-cambistas constantes no texto produzido; por outro lado, no concordavam com o dirigismo imposto no sexto captulo, sobre os produtos de base, pois isso prejudicaria a exportao de alguns dos seus produtores e, finalmente, criticava que certas especificidades da Carta punham em causa a soberania da poltica econmica de um Estado. O facto da maior economia do mundo no aceitar a Carta de Havana e os moldes a que estaria a ser desenhada a OIC, levou a que se tivesse abandonado este texto em 1951 e que, inesperadamente, surgisse como documento central do comrcio mundial o GATT47, acordo provisrio celebrado em Genebra, em 1947, antes da Conferncia de Havana. O GATT47 composto por 38 artigos, divididos em quatro partes. H, desde logo, a destacar no GATT47 a Artigo I (tratamento geral de nao mais favorecida) em que enuncia que qualquer vantagem, favor privilgio, ou imunidade concedida por uma parte contratante a um produto originrio de

11 outro pas ou a ele destinado ser, imediata e incondicionalmente, extensiva a todos os produtos similares originrios dos territrios de qualquer outra parte contratante ou a eles destinados. Com este Artigo I h uma multilaterizao e uma institucionalizao da clusula da nao mais favorecida. Por outro lado, o Artigo II (listas de concesses) refere que cada parte contratante conceder ao comrcio das outras partes contratantes um tratamento no menos favorvel significa que, com isto, o tratamento comercial entre Estados tem de ser idntico e no discriminatrio. Sobre o Artigo III (tratamento nacional na tributao e regulamentao internas) h a salientar a chamada clusula do tratamento nacional em que os produtos do territrio de qualquer parte contratante, importados no territrio de qualquer outra parte contratante, no estaro sujeitos, directa ou indirectamente, a impostos ou outras imposies internas, qualquer que seja a sua espcie, superiores aos aplicados, directa ou indirectamente, aos produtos nacionais similares. O Artigo VI (direito anti-dumping e direitos compensadores) condena o dumping e com o fim de neutralizar ou impedir o dumping qualquer parte contratante poder cobrar sobre qualquer produto objecto de dumping, um direito anti-dumping cujo montante no seja superior margem de dumping relativa a esse produto. O Artigo XI (eliminao geral das restries quantitativas) refere que nenhuma parte contratante instituir ou manter na importao de um produto originrio do territrio de outra parte contratante, ou no exportao ou venda para exportao de um produto destinado ao territrio de outra parte contratante, quaisquer proibies ou restries que no sejam os direitos aduaneiros. H, no entanto, algumas excepes a este princpio de eliminao das restries quantitativas (n 2 do Artigo XI). O n 5, do Artigo XXIV, prev ainda a possibilidade se Estados signatrios do GATT poderem criar unies aduaneiras e zonas de comrcio livre. Tem ainda interesse evocar o Artigo XXVIII bis (negociaes pautais) que refere que as partes contratantes reconhecem que os direitos aduaneiros constituem, frequentemente, srios obstculos ao comrcio; por isso, as negociaes, na base de reciprocidade e de vantagens mtuas, visando a reduo substancial do nvel geral dos direitos aduaneiros e das outras imposies percebidas na importao e na exportao, em particular a reduo de direitos elevados que entravam as importaes de mercadorias mesmo em quantidades mnimas, apresentam, quando conduzidas tendo na devida conta os objectivos deste Acordo e as diferentes necessidades de cada parte contratante, uma grande importncia para a expanso do comrcio

12 internacional. Consequentemente, as partes contratantes podem organizar periodicamente tais negociaes. O Acordo do GATT, embora esteja desprovido de qualquer estrutura institucional de facto, visto que no uma organizao internacional, funcionou a partir de 1948 como o regime coordenador do comrcio devido ao falhano da Carta de Havana e da OIC. Para melhor cumprir o GATT criou-se uma estrutura institucional ligeira com um secretariado permanente, uma assembleia das partes contratantes e um Conselho composto por um representante de cada uma das partes.

As sete sesses de negociaes multilaterais que culminam na criao da OMC


A forma como o GATT47 efectivado como documento central do comrcio mundial do ps-guerra, levou a que o processo de desarmamento pautal e liberalizao comercial no fosse instantnea e rpida. Antes pelo contrrio, entre Outubro de 1947 e a dcada de oitenta realizaramse sete sesses de negociaes multilaterais (que alis o artigo XXVIII do GATT47 j previra) com vista a reduzirem-se, muitas vezes em sesses negociais difceis e complexas, determinadas barreiras ao comrcio internacional. As sete sesses de negociaes multilaterais foram: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) Conferncia de Annecy, Frana, 1949 Conferncia de Torquay, Reino Unido, 1951 Conferncia de Genebra, Suia, 1956 Conferncia de Genebra Dillon Round, 1960/61 Conferncia de Genebra Kennedy Round, 1963/67 Conferncia de Tquio Tokyo Round, 1973/78 Conferncia do Uruguai Uruguay Round, 1986/93

A Conferncia de Annecy (Frana), realizada em 1949, serviu apenas para fechar as negociaes de acesso de onze novos Estados. A Conferncia de Torquay (Reino Unido) realizou-se em 1951 para que permitisse a acesso da Repblica Federal Alem ao Acordo do GATT. O perodo compreendido entre a aprovao do GATT e esta sesso de negociao permitiu uma reduo mdia de 25% dos direitos aduaneiros entre os Estados signatrios. Esta Conferncia tambm ficaria marcada pela alterao do mtodo de reduo dos direitos aduaneiros desde 1947 que se utilizava o mtodo do produto a produto, passando, a partir de 1951, a utilizar o mtodo de reduo linear

13

A Conferncia de Genebra de 1956, terceira sesso de negociao multilateral, no trouxe grandes efeitos prticos. Foi um frum de discusso fraco porque os EUA estavam numa fase mais cptica em relao s virtualidades do GATT47 e em relao ao relacionamento com a Europa. Em 1957 assinado o Tratado de Roma que constituiu a Comunidade Econmica Europeia (CEE). Os Estados-membros fundadores desta comunidade de cariz supranacional foram seis: Blgica, Holanda, Luxemburgo, Repblica Federal Alem, Frana e Itlia. Os projectos de integrao econmico, como foi o caso da CEE, estavam previstos no GATT47, no artigo XXIV (aplicao territorial, trfico fronteirio, unies aduaneiras e zonas de comrcio livre). Pelo n 7 do artigo XXIV, qualquer parte contratante que decida entrar numa unio aduaneira ou numa zona de comrcio livre, ou participar num acordo provisrio concludo com vista ao estabelecimento de uma tal unio ou tal zona, notificar, sem demora, as partes contratantes e fornecer-lhes-, no que respeita unio ou zona em projecto, todas as informaes que lhes permitam submeter s partes contratantes os relatrios e formular as recomendaes que julgarem apropriadas. Assim sendo, a implementao da CEE, em 1957, obrigou que os seis Estados-membros, curiosamente todos pertencentes ao GATT47, tivessem que apresentar o seu projecto de integrao aos restantes membros signatrios deste Acordo. Em 1958 d-se a fuso orgnica das trs organizaes supranacionais existentes na Europa a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (CECA), criada em 1951 pelo Tratado de Paris, a Comunidade Europeia de Energia Atmica (CEEA) e a CEE passam a funcionar com os mesmos rgos (Conselho, Assembleia ou Parlamento, Comisso e Tribunal de Justia). Em 1960 inicia-se a quarta sesso de negociaes multilaterais no mbito do GATT47 ficou conhecida como o Dillon Round. No Dillon Round os EUA mostram-se mais receptivos em fazer avanar o sistema do GATT promovendo algumas redues pautais. Por outro lado, ultima-se o processo de negociao entre as partes contratantes do GATT e a CEE. Este processo negocial GATT/CEE no foi simples uma vez que at data da criao da CEE os Estados-membros que iriam fazer parte deste projecto de integrao econmica dispunham de direitos aduaneiros distintos uns dos outros. A soluo encontrada, que foi posteriormente aprovada pelas partes contratantes do GATT no final deste Round, foi substituir os direitos nacionais por um direito aduaneiro comunitrio este novo direito aduaneiro fixou-se na mdia aritmtica dos direitos aduaneiros nacionais existentes. A partir do Dillon Round, comeou a surgir a ideia de encarar os EUA e a CEE como os dois grandes plos comerciais do mundo.

14 A partir de 1963 realiza-se novamente em Genebra o Kennedy Round. Esta sesso negocial durou at 1967 e constituiu-se como uma das sesses mais produtivas do GATT47. No Kennedy Round, com o incentivo dos EUA e da CEE, os membros do GATT decidiram reduzir os direitos aduaneiros em 50% durante um perodo de 5 anos, o que projectou a dcada de 60 como uma das dcadas mais liberalizantes do ponto de vista econmico e comercial. Esta sesso negocial aprovou o primeiro Cdigo Anti-dumping e alargou a reduo dos direitos aduaneiros a novos sectores e produtos, como sejam os materiais de transportes, mquinas industriais, produtos qumicos, pasta de papel, entre outros. Por outro lado, o Kennedy Round teve preocupaes com os pases subdesenvolvidos: criou-se o Fundo de Ajuda Alimentar como forma de diminuir a pobreza, prometeu-se dar facilidades aos produtos oriundos dos pases em vias de desenvolvimento (PVDs) em penetrarem nos mercados europeu e norte-americano. Finalmente, este Round abordou questes agrcolas, fixando preos mnimos e preos mximos para determinados cereais. Em Setembro de 1973 iniciou-se a sesso do Tokyo Round, sexta sesso de negociaes multilaterais. O Tokyo Round foi realizado numa nova situao poltica. Durante a dcada de sessenta as independncias de ex-colnias europeias em frica e na sia catapultaram para a agenda mundial o dilogo Norte/Sul, reforando-se as reivindicaes dos PVDs face ao sistema comercial institudo. Nesta ronda negocial reforam-se diversas disposies do GATT47, adaptamse determinadas normas a uma nova realidade internacional, e criam-se novos Acordos Internacionais. Ao todo, o Tokyo Round permitiu que se aprovassem seis novos Acordos: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Cdigo do Valor Aduaneiro (relativo ao artigo VII do GATT47) Cdigo Anti-Subvenes Cdigo Anti-Dumping Cdigo da Normalizao Cdigo relativo s Licenas de Importao Cdigo relativo aos Mercados Pblicos

De acordo com a Declarao Ministerial de Abertura do Tokyo Round, as negociaes teriam como finalidade realizar a expanso e uma liberalizao cada vez mais alargada do comrcio mundial e melhorar o nvel de vida e o bem-estar dos povos do mundo, objectivos que podero ser atingidos entre outros aspectos, pela supresso progressiva dos obstculos ao comrcio e pela melhoria do enquadramento internacional que rege o comrcio mundial.

15

Esta Conferncia permitiu uma reduo mdia de 30% para os produtos industriais e beneficiou os PVDs visto que foi oficialmente reconhecido o direito iseno da clusula da nao mais favorecida, ou seja, os pases industrializados concedem tratamento diferenciado e mais favorvel aos PVDs, sem qualquer reciprocidade. O Uruguay Round iniciou-se em Setembro de 1986, em Punta del Este. Foi a sesso mais longa do GATT visto que s terminou em 1994 com a assinatura da Acta Final do Uruguay Round na cidade marroquina de Marraquexe.

Uruguay Round Punta del Este

Esta stima ronda ficou marcada por diversos acontecimentos polticos: crises econmicas nos anos oitenta e princpio dos anos noventa, que fez eclodirem algumas tendncias proteccionistas; mutaes na economia mundial, com o desmantelamento das economias de direco central da ex-Unio Sovitica e de pases da Europa Central e de Leste, com a crescente preponderncia dos factores tecnolgicos, das comunicaes, do ambiente, e da I&D; diminuio do multilateralismo comercial de base liberalizante, com a multiplicao de acordos bilaterais, das barreiras no pautais e dos contingentes, com a tendncia de agrupamentos comerciais de mbito regional. Esta ronda teve o rduo trabalho de impulsionar novamente a liberalizao do comrcio e aprofundar o debate entre os pases industrializados e os PVDs. H ainda a destacar o nmero recorde de Estados que participaram nesta ronda 111 Estados e o nmero de acordos que foram celebrados, que fazem da Acta Final do Uruguay Round um documento com dezanove partes. Mas o corolrio desta ronda negocial , naturalmente, a criao da Organizao Mundial de Comrcio (OMC).

16

Acta Final do Uruguay Round Assinatura do Acordo OMC

O primeiro acordo da Acta Final do Uruguay Round o Acordo que cria a Organizao Mundial de Comrcio (OMC). Assim, a OMC constitui-se como o enquadramento institucional para a conduo das relaes comerciais entre os seus membros em questes relativas aos acordos e aos instrumentos jurdicos definidos no Acordo do GATT e nos acordos comerciais multilaterais que venham a ser estabelecidos. Em concluso, a OMC surge quando os principais blocos comerciais mundiais decidem consensualmente em haver uma instituio de facto que conduza as negociaes comerciais escala mundial. Hoje em dia a OMC ganha sobretudo visibilidade internacional por altura das conferncias interministeriais que se realizam de dois em dois anos. A Conferncia de Cancun, no Mxico, foi a ltima delas.

BIBLIOGRAFIA Referncias: MEDEIROS, Eduardo Raposo, Economia Internacional, Lisboa, 1996, ISCSP, 5 edio. CRUZ, Antnio Martins da, e outros, Organizaes Internacionais Econmicas, Lisboa, 1996, Universidade Lusada. SANTOS, Lus Mximo dos; e outros Textos de Relaes Econmicas Internacionais, 2000, AAFDL, 2 Edio. FERREIRA, Eduardo Paz, Direito da Economia, 2002, AAFDL, 1 Edio BAYLIS, John, e outros, The globalization of World Politics, 2000, Oxford, second edition.

Internet:

17 www.wto.org www.worldbank.org www.freetrade.org www.economist.com

Potrebbero piacerti anche