Sei sulla pagina 1di 8

CENTRO UNIVERSITRIO DO MARANHO TURMA:60131 CURSO: DIREITO TURNO: NOTURNO DISCIPLINA: PSICOLOGIA ALUNA: NAYARA MARISOL BEZERRA DE CARVALHO

CPD: 963896 CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 1) INTRODUO GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes 1990. O estudo da motivao representa a busca de explicaes para o prprio objeto da psicologia: o comportamento humano (pag.89). motivao no algo que possa ser diretamente observado; inferimos a existncia de motivao observando o comportamento (pag.90). um comportamento motivado se caracteriza pela energia relativamente forte nele dispendida e por estar dirigido para um objetivo ou meta. (pag. 90). motivo pode ser definido como uma condio interna relativamente duradoura que leva o indivduo ou que o predispe a persistir num comportamento orientado para um objetivo , possibilitando a transformao ou a permanncia da situao(Sawey e Telford,1976,p.18)(pag.90) muitas palavras so comumente usadas como sinnimos de motivo, embora signifiquem coisas diferentes. o que acontece com as palavras: incentivo e impulso. (pag.91). incentivo um objeto, condio ou significao externa para o qual o comportamento se dirige.Pode- se distinguir ente incentivo positivo, aquele no qual o comportamento se dirige (...)e incentivo negativo, do qual o individuo procura afastar-se ou que ativamente evitado (...) (pag.90.) o termo impulso aparece mais frequentemente quando os autores se referem a motivos fisiolgicos como a fome e a sede (pag. 90). quando se trata de motivos mais complexos, como o de realizao, prestgio e etc., comumente se emprega o termo necessidade. (pag.90) alguns motivos como a fome, a sede, etc., so considerados no -aprendidos, isto ,naturais a espcie.Esto presentes no nascimento ou surgem com a maturao(...)outros motivos so basicamente aprendidos.(pag.90 a 91) a identificao de um motivo auxilia na compreenso do comportamento humano porque pode explicar, simultaneamente, vrias atividades. (pag.91). tambm necessrio considerar que um mesmo comportamento pode ser resultado de vrios motivos atuando ao mesmo tempo. (pag.91). (...)h muitos outros fatores , alm dos motivos, que influem sobre o comportamento, como a percepo, as emoes, a aprendizagem, etc.(...)os motivos humanos muitas vezes so inconscientes e, nesse caso, a pessoa no sabe qual o motivo real ou qual seu objetivo.(pag.91) (...) no razovel procurar explicar a complexidade e totalidade do comportamento humano apenas em termos de motivos. (pag. 91)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 2) CLASSIFICAO DE MOTIVOS GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes 1990. algumas classificaes apresentam os motivos em trs categorias(Arago,1976,p.70 e Edwards, 1973, p.71):-motivos relacionados com as necessidades fisiolgicas ou motivos de sobrevivncia; -motivos relacionados com a interao com outras pessoas ou motivos sociais e ; - motivos relacionados com a competncia ou do EU ou, simplesmente, motivos do EU.(pag.91). (nem sempre possvel estabelecer qual motivo responsvel por determinado comportamento). (pag.92).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 3 )MOTIVOS DE SOBREVIVNCIA GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes 1990. motivos de sobrevivncia so os que se baseiam nas necessidades fisiolgicas ou quaisquer condies que afetem diretamente a sobrevivncia do indivduo. (pag. 92). (...)(a) os que se manifestam periodicamente ou ciclicamente, como a fome, a sede, a respirao, o sono, a eliminao;(b) os motivos que aparecem apenas se uma condio especial de estmulo surge, como a dor, o medo, a fadiga e (c) os motivos ligados recepo e interpretao de informaes do meio.(pag.91)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 4 )MOTIVOS DE SOBREVIVNCIA CICLCOS GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes :FOME 1990. a fome a condio do individuo privado do alimento (pag.93). a origem da sensao de fome est, provavelmente, na combinao de vrios fatores como: contraes gstricas, o valor apreendido dos alimentos e os mecanismos controladores localizados no crebro. (pag.93) a parte mais importante do crebro, na regulao da fome, o hipotlamo, onde j foram identificados dois centros: o da alimentao e o da saciedade. Eles so influenciados pelas condies do sangue que levado at eles. O primeiro, quando ativado, produz fome e o segundo provoca uma parada na alimentao, o organismo j se alimentou o suficiente. (pag.93). tem-se comprovado, tambm, a existncia da fome especifica, isto , a busca ou a preferncia por certas substncias como sal, acar ou certas vitaminas das quais o organismo est carente. (pag.93). outros estudos, entretanto, provam que a auto- seleo de alimento no leva inevitavelmente a uma dieta saudvel. Isto , nem todas as necessidades alimentares resultam fome especfica. A preferncias apreendidas por certos alimentos superam, muitas vezes, as necessidades fisiolgicas. (pag.93).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 5 )MOTIVOS DE SOBREVIVNCIA CICLCOS GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes :SEDE 1990. a sede a condio de uma pessoa necessitada de gua. (pag.94). (...) provoca uma sensao de secura na boca e garganta, mas no parece ser apenas sensao que produz a ingesto de gua e sim, tambm, a ao de mecanismos reguladores no centro do crebro. (pag.94). (...)entendida por alguns autores como uma fome especfica. (pag.94).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 6 )MOTIVOS DE SOBREVIVNCIA CICLCOS GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes :RESPIRAO 1990. a necessidade de ar interpretada, comumente, como uma necessidade de oxignio. No entanto, a pessoa pode ser privada de oxignio sem que isto se faa tomar conscincia da privao. (pag.94). o impulso para respirar est ligado, no falta de oxignio, mas ao excesso de dixido de carbono na corrente sangunea, que provoca a sensao de sufocao e o ar exigido para eliminar o excesso. (pag.94). o controle fisiolgico da respirao localiza-se na regio medular do tronco enceflico. (pag.94).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 7 )MOTIVOS DE SOBREVIVNCIA CICLCOS GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes :SONO 1990. o sono um estado do organismo que pode ser traduzido como estado de atividade, receptividade e vigilncias reduzidas. (pag.95) nesse estado, os estmulos normalmente capazes de provocar uma resposta no o fazem. (pag.95). (...) certos estmulos de pequena intensidade servem para despertar o adormecido, se tem um significado especial para ele (como o choro do beb adormecido)(pag.95) h necessidade de sono, no ser humano , de, em mdia 8 horas para cada perodo de 24 horas. (pag. 95). a privao do sono produz uma reduzida receptividade aos estmulos e um decrscimo de eficincia no desempenho de atividades simples como, por exemplo, a fala e a escrita.(pag.95) ainda que exista uma aparente semelhana entre o sono e os estados hipnticos, estes dois estados so extremos opostos de um contnuo de sugestibilidade.Os adormecidos em sono profundo no so influenciados pela sugesto, enquanto que o comportamento do sujeito hipnotizado est muito determinado por ela. (pag.95). (...) todas as pessoas sonham, numa mdia de aproximadamente duas horas por noite.(pag. 95)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 8 )MOTIVOS DE SOBREVIVNCIA GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes EPISDICOS :DOR 1990. (...) considerada, tambm, como um impulso relacionado s necessidades bsicas, porm difere das demais no sentido que um motivo aversivo, isto , provoca um comportamento de fuga ou esquiva. (pag.96). por termos experimentado a dor, somos motivados a evitar que ela se repita. (pag.96)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 9 )MOTIVOS DE SOBREVIVNCIA GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes EPISDICOS : MEDO 1990. (...) considerado como uma reao inerente dor ou a outros estmulos nocivos, e os estudos a respeito indicam que o medo por ser aprendido.(pag.96)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 10 )MOTIVOS DE SOBREVIVNCIA GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes EPISDICOS : FADIGA 1990. fadiga um termo utilizado a vrias condies , desde um decrscimo na curva de trabalho de um s msculo, at um estado de total colapso do organismo. (pag.96 e 97) um fenmeno motivacional no sentido de que sua acumulao provoca mudanas na conduta. (pag. 97). existem provas de uma srie de processos metablicos interatuantes para ocasionar a fadiga, desde mecanismos centrais a neuroqumicos at atividade neuromuscular local. (pag. 97). a fadiga parece ser uma condio aversiva que o individuo tambm aprende a antecipar a evitar.(pag.97). (...)pode ser proveniente: (a) de estados do organismo como a condio dos msculos, o tempo de sono, os descanso ou atividade, o estado de sade e outras necessidades corporais ; (b) de fatores psicolgicos como o moral, o interesse na tarefa que est realizando ou no seu objetivo, o tdio, a preocupao ou as ameaas de castigo; (c) de fatores ambientais ou da situao como os nveis de iluminao, o rudo, o oxignio e o dixido de carbono, a temperatura e a umidade, etc..(pag.97)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes 1990.

11) MOTIVOS DE SOBREVIVCIA LIGADOS RECEPO E INTERPRETAO DE INFORMAES : ESTIMULAO INFORMATIVA. a necessidade de receber informao observada na criana desde muito cedo, no comportamento ativo de procurar informaes no meio ambiente.(pag.97) o motivo de curiosidade ou a necessidade de receber estimulao informativa foi estudada experimentalmente (...) este tipo de experimento e outros semelhantes mostram que existe um motivo cujo incentivo a estimulao sensorial. Mostram, alm disso, que o incentivo preferido a estimulao sensorial mutvel, isto , ns cansamos do mesmo conjunto de estmulos e procuramos sempre conjuntos diferentes.(pag.97).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 12 ) MOTIVOS SOCIAIS GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes 1990. os motivos sociais so os que exigem, para sua expresso a presena ou participao de outros indivduos da mesma espcie. (pag.98) (...) incluem os motivos de agresso, reprodutivos, afiliativos e de dominao ou prestigio.(pag.98)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 13 ) MOTIVOS SOCIAIS REPRODUTIVOS: GERAL, 9 Ed. Porto Alegre.Editora Vozes SEXO. 1990. muitas vezes entendido como um motivo reprodutivo.(pag.98) (...) no est relacionado entre os motivos sobrevivncia por na ser essencial para a sobrevivncia individual, isto , qualquer individuo pode sobreviver sem satisfao.(pag.98) (...) motivo responsvel por uma srie de comportamentos. (pag.98) (...) no foi constatada a necessidade cclica de comportamento sexual no ser humano. (pag.98) o sexo talvez seja um motivador poderoso do comportamento humano por ter a influncia da aprendizagem. (pag.98) outra observao que mostra a influncia da aprendizagem na motivao sexual humana a grande diferena existente no comportamento sexual de diferentes culturas. (pag.98) a fora do motivo sexual s se manifesta quando no esto presentes outros motivos que exigem comportamentos diferentes. Assim, o motivo sexual no prevalece sobre motivos como a fome ou outros. (pag.98)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 14 ) MOTIVOS SOCIAIS REPRODUTIVOS: GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, COMPORTAMENTOS MATERNAIS 1990. os comportamentos maternais podem ser entendidos como dirigidos para a reproduo da espcie. (pag.98). (...) no indica, necessariamente, os comportamentos da me em relao aos filhos. (pag.98) (...) mas pode indicar, tambm, o comportamento de figuras femininas ou masculinas com mesmo objetivo, isto , cuidar dos membros mais jovens da espcie. (pag. 98 e 99). a conduta maternal nos animais foi concebida como contendo quatro atividade essenciais que dependem da espcie ou do habitat: a construo do ninho , a conduta durante o parto, a recuperao das crias (quando estas lhe so retiradas) e a ao de amament-las.(pag.99). (...) nem todas as atividades ocorrem em todas as espcies de animais. (pag.99). nas espcies de animais inferiores observam-se comportamentos maternais tpicos, relativamente inalterveis. Na espcie humana, entretanto, no parece existir padres fixos de comportamento maternal. (pag.99). os fatores que parecem estar envolvidos nas diversas condutas maternais especficas so muitos e incluem a tenso nas glndulas mamrias, fatores hormonais , temperatura, favores nervosos, principalmente no crtex e, no ser humano, sem duvida alguma, fatores sociais. (pag.99).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 15) OUTROS MOTIVOS SOCIAIS: GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, AFILIO. 1990. entende-se por motivo de afiliao a tendncia para estar com outros indivduos semelhantes. (pag.100). esta tendncia aparece mais claramente, como mostram alguns estudos, na presena do medo. (pag.100). o motivo de afiliao recebe, provavelmente, a influncia da aprendizagem, j que o ser humano aprende, desde cedo, que a presena de outros seres humanos que lhe advm a satisfao de suas necessidades.(pag.100) o motivo de afiliao o responsvel por uma srie de comportamentos, como por exemplo, o fato de usarmos de cortesia nas relaes scias (para garantir o afeto dos outros). (pag.100)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 16 ) OUTROS MOTIVOS SOCIAIS: GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, PRESTIGIO. 1990. motivo de prestigio entendido como responsvel pelos comportamentos de obteno e manuteno da aprovao, estima e reconhecimento dos outros. (pag. 100). as situaes ameaadoras do status adquirido so criadoras de ansiedade. (pag.100).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 17 ) MOTIVOS DO EU. GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, 1990. (...) so os que contribuem para a defesa e revigorao da imagem que cada pessoa tem de si mesmo. Encontrar-se- iam aqui necessidade de realizao e a necessidade de informao consoante, entre outros. (pag.101).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 18 ) MOTIVOS DO EU: MOTIVO DE GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, REALIZAO. 1990. o motivo de realizao pode ser entendido como uma necessidade de agir conforme padres de excelncia, procurando fazer o melhor possvel, com desejo de sucesso. (pag.101). os indivduos diferem quanto ao grau de necessidade de realizao. (pag. 101). pessoas com alto motivo de realizao revelam confiana em si. (Pag. 101). constatou-se, tambm, que diferenas, no nvel de ansiedade esto associadas quantidade de motivao para a realizao, isto ,pessoas com alta necessidade de realizao so mais ansiosas do que as pessoas com baixa necessidade de realizao. (pag.101) a formao e desenvolvimento do motivo de realizao parecem estar realizados ao tipo de educao familiar recebida. (pag.101).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 19 ) NECESSIDADE DE INFORMAO GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, CONSOANTE. 1990. a necessidade de informao consoante comum a todo ser humano, e a presena de informao dissonante produz um motivo orientado no sentido de estabelecer a consonncia ou reduzir a dissonncia. (pag.102)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 20) TEORIAS DA MOTIVAO: TEORIA GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, BEHAVORISTA 1990. (...)existem diferentes modelos tericos de interpretao do processo motivacional(pag.102). o behaviorismo um sistema terico da psicologia que prope um estudo completamente objetivo do homem, insistindo que o comportamento (behavior) deve ser a nica fonte dos dados psicolgicos. (pag.102) (...) iniciado por Jonh B. Watson (1878- 1958) e inclui nomes importantes como o de Guthrie, hull e Skinner. (pag.102). (...) tem como ponto central o conceito de impulso, entendido como a fora que impele a ao, atribudo s necessidades primrias. (pag. 102) esta abordagem v a execuo de uma resposta como se fosse exclusivamente determinada pelo hbito e o impulso. Os hbitos so vias de acesso construdas entre o ponto de partida (estmulo) e o destino (resposta); o impulso o combustvel que possibilita a viagem. (Evans,1976,p.73) as respostas ao estmulos que no passado, foram reforadas pela reduo do impulso, voltaro a repetir-se ; aquelas que no foram assim gratificadas ou que foram punidas, no se repetiro. (pag.103) (...) os estmulos regularmente associados a uma satisfao de impulsos adquiriro propriedades motivacionais por si mesmos, dando origem aos impulsos aprendidos. (pag.103). (...)na maioria das vezes, nosso comportamento consciente, que reagimos ao mundo externo segundo nossa interpretao dos estmulos. (pag.103).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 21) TEORIAS DA MOTIVAO: TEORIA GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, COGNITIVA. 1990. a abordagem cognitiva da motivao se prope a levar em considerao o que se passa na cabea do organismo que se comporta. (pag.103). (...) no h um estabelecimento automtico de conexes estmulo- resposta, o individuo antev consequncias de seu comportamento porque adquiriu e elaborou informaes nas suas experincias.(pag.103). escolhemos, por meio da percepo, pensamento e raciocnio, valores, as crenas, as opinies e as expectativas que regularo a conduta para uma meta almejada. (pag.103). (...) o comportamento e seu resultado dependero tanto das escolhas conscientes do individuo, como acontecimentos do meio sobre os quais no tem controle que atuam sobre ele. (pag.103) Tolman um importante cognitivista, um dos mais celebres opositores da teoria

behaviorista. (pag.103). Kurt Lewin considerado um dos precursores da abordagem cognitiva. Para ele a motivao depende do modo como a pessoa percebe o estado de coisas que influencia o seu comportamento, e o que percebido nem sempre corresponde situao real. (pag.103) o que o cognitivista quer negar o efeito dos estmulos sobre o comportamento seja automtico (como quer a teoria behaviorista). (pag.103).

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 22 ) TEORIAS DA MOTIVAO: TEORIA GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, PSICANALITICA. 1990. (...) tem em Sigmund Freud, seu reconhecido fundador.(pag.104) Freud endendia que o comportamento humano determinado , basicamente, pela motivao inconsciente e pelos impulsos.Portanto, a mais forte tendncia de comportamento no , necessriamente, aquela que a pessoa conscientemente decide que e melhor para ela.(pag.104) o id, ego e superego so conceitos bsicos da teoria freudiana e formam a estrutura da personalidade.(pag.104) o id foi entendido como um reservatrio para impulsos instintivos, em busca da satisfao e completamente inconsciente. (pag.104) o ego seria o sistema que, entrando em contato com o mundo exterior procuraria satisfazer as exigncias instintivas do id.(pag.104) o superego se formaria pela internalizao dos valores e atitudes sociais;seria uma espcie de censura interna, que aponta os atos meritrios, louvando-os, e os condenveis, reprovando-os.(pag.104) uma crtica frequente teoria psicanlista de que seus conceitos no so passiveis de verificao empirica, apesar de que o valor da consepo da motivao inconciente amplamente reconhecido.(pag.104 e 105)

CAP. 06 MOTIVAO BRAHIROLLI, Eliane Maria, PSICOLOGIA 23 ) TEORIAS DA MOTIVAO: TEORIA GERAL, 9 Ed. Porto Alegre. Editoras Vozes, HUMANISTA. 1990. psicologia humanista ou teoria humanista um termo genrico que designa uma abordagem da psicologia compartilhada por psiclogos contemporneos que se mostram insatisfeitos com as consepes de homem, at agora fornecidas pelos estudos psicolgicos cientficos. (pag.105).

Potrebbero piacerti anche