Sei sulla pagina 1di 8

DO PAGAMENTO - DE QUEM DEVE PAGAR Qualquer interessado na extino da dvida pode pag-la, usando, se o credor se opuser, dos meios

conducentes exonerao do devedor. TERCEIRO NO INTERESSADO: O terceiro no interessado tem o mesmo direito, se o fizer em nome e conta do devedor, desde que ele no se oponha. Pagando a dvida em seu prprio nome, o terceiro no interessado tem direito a reembolsar-se do que pagar; mas no se sub-roga nos direitos do credor. Se pagar antes de vencida a dvida, s ter direito ao reembolso no vencimento. O pagamento feito por terceiro, com desconhecimento ou oposio do devedor, no obriga a reembolsar aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir a ao. Obs. S ter eficcia o pagamento que importar transmisso da propriedade, quando feito por quem possa alienar o objeto em que ele consistiu. Se se der em pagamento coisa fungvel, no se poder mais reclamar do credor que, de boa-f, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente no tivesse o direito de alien-la. DAQUELES A QUEM SE DEVE PAGAR O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito o represente, sob pena de s valer depois de por ele ratificado, ou tanto quanto reverter em seu proveito. Credor Putativo: O pagamento feito de boa-f ao credor putativo (que parece o credor, mas no o ) vlido, ainda provado depois que no era credor. Pagamento a incapaz: No vale o pagamento cientemente feito ao credor incapaz de quitar, se o devedor no provar que em benefcio dele efetivamente reverteu. Considera-se autorizado a receber o pagamento o portador da quitao, salvo se as circunstncias contrariarem a presuno da resultante. Art. 312. Se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora feita sobre o crdito, ou da impugnao a ele oposta por terceiros, o pagamento no valer contra estes, que podero constranger o devedor a pagar de novo, ficando-lhe ressalvado o regresso contra o credor. DO OBJETO DO PAGAMENTO O credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa. Ainda que a obrigao tenha por objeto prestao divisvel, no pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim no se ajustou. As dvidas em dinheiro devero ser pagas no vencimento, em moeda corrente e pelo valor nominal. lcito convencionar o aumento progressivo de prestaes sucessivas. Art. 317. Quando, por motivos imprevisveis, sobrevier desproporo manifesta entre o valor da prestao devida e o do momento de sua execuo, poder o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possvel, o valor real da prestao.

Veja este e outros resumos no www.entreloucos.blogspot.com

Convenes nulas de pagamento: So nulas as convenes de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira, bem como para compensar a diferena entre o valor desta e o da moeda nacional, excetuados os casos previstos na legislao especial.

QUITAO O devedor que paga tem direito a quitao regular, e pode reter o pagamento, enquanto no lhe seja dada. A quitao, que sempre poder ser dada por instrumento particular, designar o valor e a espcie da dvida quitada, o nome do devedor, ou quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do seu representante. A entrega do ttulo ao devedor firma a presuno do pagamento. Ainda sem os requisitos estabelecidos neste artigo valer a quitao, se de seus termos ou das circunstncias resultar haver sido paga a dvida. Nos dbitos, cuja quitao consista na devoluo do ttulo, perdido este, poder o devedor exigir, retendo o pagamento, declarao do credor que inutilize o ttulo desaparecido. VRIAS PARCELAS: Quando o pagamento for em quotas peridicas, a quitao da ltima estabelece, at prova em contrrio, a presuno de estarem solvidas as anteriores. Capital sem reserva dos juros: Sendo a quitao do capital sem reserva dos juros, estes presumem-se pagos. QUITAO SEM EFEITO: Ficar sem efeito a quitao assim operada se o credor provar, em sessenta dias, a falta do pagamento. Obs. Presumem-se a cargo do devedor as despesas com o pagamento e a quitao; se ocorrer aumento por fato do credor, suportar este a despesa acrescida. Se o pagamento se houver de fazer por medida, ou peso, entender-se-, no silncio das partes, que aceitaram os do lugar da execuo. DO LUGAR DO PAGAMENTO Efetuar-se- o pagamento no domiclio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. Designados dois ou mais lugares, cabe ao credor escolher entre eles. TRADIO DE IMVEIS: Se o pagamento consistir na tradio de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, far-se- no lugar onde situado o bem. PAGAMENTO EM OUTRO LOCAL: Ocorrendo motivo grave para que se no efetue o pagamento no lugar determinado, poder o devedor faz-lo em outro, sem prejuzo para o credor. O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato. DO TEMPO DO PAGAMENTO No tendo sido ajustada poca para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente.
Veja este e outros resumos no www.entreloucos.blogspot.com

Obrigaes Condicionais: Cumprem-se na data do implemento da condio, cabendo ao credor a prova de que deste teve cincia o devedor. COBRANA ANTECIPADA Credor ter o direito de cobrar a dvida antes de vencido o prazo estipulado no contrato ou marcado neste Cdigo nos seguintes casos: I - no caso de falncia do devedor, ou de concurso de credores; II - se os bens, hipotecados ou empenhados, forem penhorados em execuo por outro credor; III - se cessarem, ou se se tornarem insuficientes, as garantias do dbito, fidejussrias, ou reais, e o devedor, intimado, se negar a refor-las. Pargrafo nico. Nos casos deste artigo, se houver, no dbito, solidariedade passiva, no se reputar vencido quanto aos outros devedores solventes. DO PAGAMENTO EM CONSIGNAO Considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio da coisa devida, nos casos e forma legais. EXIGNCIAS: I - Exista um dbito lquido e certo II - Compreenda a totalidade da prestao devida III - Esteja a dvida vencida REQUISITOS para o pagamento em consignao: I - Se o credor no puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma; II - Se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos; (cabe ao credor provar que tentou receber, mas o devedor no pagou). III - Se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difcil; IV - Se ocorrer dvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento; V - Se pender litgio sobre o objeto do pagamento. Obs. O depsito requerer-se- no lugar do pagamento, cessando, tanto que se efetue, para o depositante, os juros da dvida e os riscos, salvo se for julgado improcedente. CREDOR NO ACEITAR DEPSITO: Enquanto o credor no declarar que aceita o depsito, ou no o impugnar, poder o devedor requerer o levantamento, pagando as respectivas despesas, ou seja, feito o depsito, se o credor no aceita o dinheiro, devedor pode peg-lo de volta, persistindo a dvida.
Veja este e outros resumos no www.entreloucos.blogspot.com

DEPSITO JULGADO PROCEDENTE: Aps o julgamento em que reconhecida a procedncia, devedor j no poder levant-lo, embora o credor consinta, seno de acordo com os outros devedores e fiadores. Sendo procedente, o depsito equivaler ao pagamento e a dvida estar quitada. IMVEIS OU CORPO CERTO: Se a coisa devida for imvel ou corpo certo que deva ser entregue no mesmo lugar onde est, poder o devedor citar o credor para vir ou mandar receb-la, sob pena de ser depositada. COISA INDETERMINADA: Se a escolha da coisa indeterminada competir ao credor, ser ele citado para esse fim, sob cominao de perder o direito e de ser depositada a coisa que o devedor escolher; feita a escolha pelo devedor, poder citar o credor para vir ou mandar receb-la, sob pena de ser depositada. DESPESAS DO DEPSITO: Quando julgado procedente, correro conta do credor, e, no caso contrrio, conta do devedor. OBRIGAO LITIGIOSA: O devedor de obrigao litigiosa exonerar-se- mediante consignao, mas, se pagar a qualquer dos pretendidos credores, tendo conhecimento do litgio, assumir o risco do pagamento. Se a dvida se vencer, pendendo litgio entre credores que se pretendem mutuamente excluir, poder qualquer deles requerer a consignao. CONSIGNAO EXTRAJUDICIAL: pagamento pode ser consignado em estabelecimento bancrio oficial ou pblico. Cientificando o credor, por carta com aviso de recepo, dando prazo de 10 dias para que se manifeste. SUB-ROGAO A sub-rogao opera-se em favor: I - Do credor que paga a dvida do devedor comum; II - Do adquirente do imvel hipotecado, que paga a credor hipotecrio, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para no ser privado de direito sobre imvel (pagar IPTU da casa em que mora de aluguel, por exemplo) III - Do terceiro interessado, que paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte. SUB-ROGAO CONVENCIONAL Ocorre quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos (hiptese em que vigorar o disposto quanto a cesso de crdito); OU quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dvida, sob a condio expressa de ficar o mutuante sub-rogado nos direitos do credor satisfeito. Obs. A sub-rogao transfere ao novo credor todos os direitos, aes, privilgios e garantias do primitivo, em relao dvida, contra o devedor principal e os fiadores.

Veja este e outros resumos no www.entreloucos.blogspot.com

SUB-ROGAO LEGAL O sub-rogado no poder exercer os direitos e as aes do credor, seno at soma que tiver desembolsado para desobrigar o devedor. O credor originrio, s em parte reembolsado, ter preferncia ao sub-rogado, na cobrana da dvida restante, se os bens do devedor no chegarem para saldar inteiramente o que a um e outro dever. DA IMPUTAO DO PAGAMENTO ESCOLHA: A pessoa obrigada por dois ou mais dbitos da mesma natureza, a um s credor, tem o direito de indicar a qual deles oferece pagamento, se todos forem lquidos e vencidos. Devedor no declara em qual dvida quer imputar o pagamento: No tendo o devedor declarado em qual das dvidas lquidas e vencidas quer imputar o pagamento, se aceitar a quitao de uma delas, no ter direito a reclamar contra a imputao feita pelo credor, salvo provando haver ele cometido violncia ou dolo. Credor no declara em qual dvida imputar o pagamento: Se o devedor no fizer a indicao, e a quitao for omissa quanto imputao (ou seja, o credor tambm no a declara), esta se far nas dvidas lquidas e vencidas em primeiro lugar. Se as dvidas forem todas lquidas e vencidas ao mesmo tempo, a imputao far-se- na mais onerosa. Dvidas lquidas: certas quanto a sua existncia e determinadas quanto a seu objeto. Dvidas vencidas: exigveis por ter ocorrido o termo estabelecido para o vencimento. JUROS: Havendo capital e juros, o pagamento imputar-se- primeiro nos juros vencidos, e depois no capital, salvo estipulao em contrrio, ou se o credor passar a quitao por conta do capital. DA DAO EM PAGAMENTO Para que haja dao em pagamento necessrio que o credor consinta em receber prestao diversa da que lhe devida. Ex. A deve R$100,00 para B, mas como no tem como pagar, oferece uma televiso como pagamento, se B aceitar, estar extinta a obrigao.

NOVAO Quando ocorre? I - Quando o devedor contrai com o credor nova dvida para extinguir e substituir a anterior; Ex. renegociar o emprstimo no banco. II - Quando novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor; III - Quando, em virtude de obrigao nova, outro credor substitudo ao antigo, ficando o devedor quite com este. A novao se caracteriza pela nimo, expresso ou tcito mas inequvoco, de se criar uma nova obrigao.

Veja este e outros resumos no www.entreloucos.blogspot.com

SUBSTITUIO DO DEVEDOR: A novao por substituio do devedor pode ser efetuada independentemente de consentimento deste. INSOLVNCIA DO NOVO DEVEDOR: Se o novo devedor for insolvente, no tem o credor, que o aceitou, ao regressiva contra o primeiro, salvo m f deste. COMPENSAO Se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigaes extinguem-se, at onde se compensarem. REQUISITOS: A compensao efetua-se entre dvidas lquidas, vencidas e de coisas fungveis. CAUSA DAS DVIDAS: A diferena de causa nas dvidas no impede a compensao, exceto: I - se provier de esbulho, furto ou roubo; II - se uma se originar de comodato, depsito ou alimentos; III - se uma for de coisa no suscetvel de penhora. No haver compensao quando as partes, por mtuo acordo, a exclurem, ou no caso de renncia prvia de uma delas. Obs. No se admite a compensao em prejuzo de direito de terceiro. DA CONFUSO Extingue-se a obrigao, desde que na mesma pessoa se confundam as qualidades de credor e devedor. Ex. Uma empresa A compra outra B, para a qual devia dinheiro, ou seja, ao adquirir a empresa B, a empresa A adquiriu tambm o direito sobre crditos que ela tinha a receber, inclusive o direito de receber o pagamento da divida que ela mesma tinha. Assim, a empresa A tem direito a receber crditos devidos por ela mesma, no havendo motivos para que o pagamento ocorra. Obs. Pode verificar-se a respeito de toda a dvida, ou s de parte dela. REMISSO DAS DVIDAS A remisso da dvida, aceita pelo devedor, extingue a obrigao, mas sem prejuzo de terceiro. Nesse caso ocorre um perdo da dvida existente. Ttulo da obrigao: A devoluo voluntria do ttulo da obrigao, quando por escrito particular, prova desonerao do devedor e seus co-o brigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor capaz de adquirir. Objetos: A restituio voluntria do objeto empenhado prova a renncia do credor garantia real, no a extino da dvida. Co-devedores: A remisso concedida a um dos co-devedores extingue a dvida na parte a ele correspondente; de modo que, ainda reservando o credor a solidariedade contra os outros, j lhes no pode cobrar o dbito sem deduo da parte remitida. CONTRATOS Atos unilaterais: se aperfeioam pela vontade de uma das partes.
Veja este e outros resumos no www.entreloucos.blogspot.com

Contratos: so atos bilaterais, ou seja, dependem da coincidncia de dois ou mais consentimentos. Representam uma espcie do gnero negcio jurdico. um acordo entre duas ou mais vontades, em vista de produzir efeitos jurdicos. Obrigatoriedade dos contratos: uma vez ultimado, o contrato liga as partes concordantes, estabelecendo um vnculo obrigacional entre elas. O descumprimento do acordo sujeita o inadimplente reparao de perdas e danos. CC Art. 389. No cumprida a obrigao, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, e honorrios de advogado. Necessidade da obrigatoriedade: atender anseios de segurana jurdica e ordem geral. O contrato se aperfeioa pela coincidncia de duas ou mais manifestaes unilaterais da vontade. Se estas se externaram livre e conscientemente, se foram obedecidas s prescries legais, a lei as faz obrigatrias, impondo a reparao das perdas e danos para a hiptese de inadimplemento. Pressupostos de validade do contrato a) A vontade manifestada por meio da declarao; b) A idoneidade e liceidade do objeto; c) A forma (prescrita em lei), quando da substancia do ato; d) Manifestao coincidente da vontade de duas pessoas. Principio da autonomia da vontade: qualquer pessoa capaz pode, pela manifestao da sua vontade, tendo objeto lcito, criar relao que a lei empresta validade. H autonomia para se escolher o tipo de contrato ou a utilizao de um atpico. Principio da liberdade de contratar ou no contratar: ningum obrigado a se ligar contratualmente, s o fazendo se assim lhe aprouver. Princpio da liberdade de contratar aquilo que entender: toda pessoa capaz pode recorrer a qualquer procedimento lcito para alcanar um efeito jurdico almejado. Obs. Quando em conflito com a manuteno da ordem pblica, as vontades individuais so sempre relegadas a 2 plano. Princpio da relatividade das convenes: os efeitos do contrato s se manifestam entre as partes, no aproveitando nem prejudicando terceiros. um elemento de segurana, pois garante que ningum ficar preso a uma conveno, a menos que a lei determine, ou a prpria pessoa o delibere. Principio da fora vinculante das convenes: o contrato que obedece aos requisitos legais torna-se obrigatrio entre as partes, que dele no podem desligar seno por outra avena, em tal sentido. Se as partes alienaram livremente sua liberdade, devem cumprir o prometido, ainda que da lhes advenha considervel prejuzo. Pois quem diz contratual, diz justo. Da Resoluo por Onerosidade Excessiva
Veja este e outros resumos no www.entreloucos.blogspot.com

Art. 478. Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor pedir a resoluo do contrato. Os efeitos da sentena que a decretar retroagiro data da citao. Art. 479. A resoluo poder ser evitada, oferecendo-se o ru a modificar eqitativamente as condies do contrato. Obs. Na jurisprudncia, tem se firmado orientao no sentido de permitir a resciso dos contratos, em virtude da excessiva onerosidade das prestaes, oriunda de acontecimentos extraordinrios e supervenientes, imprevisveis por ocasio do negcio.

Veja este e outros resumos no www.entreloucos.blogspot.com

Potrebbero piacerti anche