Sei sulla pagina 1di 2

A

Revoluo do ECDIS na bandeira brasileira


Publicado na Revista Eletrnica no. 93 do CCMM em 15/03/2012. Carlos Augusto Mller - Comandante, CLC, AFNI

No final de 2011 a Autoridade Martima Brasileira publicou a esperada NORMAM 28, Normas da Autoridade Martima para Navegao e Cartas Nuticas, que entre outros assuntos, trata da adoo obrigatria do ECDIS e das condies para que este seja aceito como dotao de cartas nuticas requeridas pela conveno SOLAS. Com o ECDIS, o plano de viagem pode ser acompanhado em tempo real, com uma variedade de controles automticos, que vo desde alarmes para contornos de segurana para profundidades, alarmes para cruzamento por reas proibidas e para aproximao de perigos navegao; at a navegao automtica, em que a derrota planejada no ECDIS seguida automaticamente, dependendo da integrao do sistema instalado a bordo. O ECDIS no apenas uma tela que exibe uma carta nutica com a posio do GPS. um sistema complexo que agrega novas tecnologias, integra equipamentos de auxlio navegao e altera o modo como nos acostumamos a conduzir nossos navios, navegando com cartas de papel em que sempre confiamos. A adoo de uma tecnologia nova pode ser um processo difcil para algumas pessoas, enquanto para outros ser bastante fcil. O certo que os oficiais de nutica necessitam de treinamento, normalmente com alguma parte realizada em simulador, para operar o ECDIS com segurana. A utilizao do sistema por oficiais que no tenham adequada compreenso dos conceitos utilizados pelo ECDIS pode levar a erros de interpretao, confiana excessiva nos equipamentos e resultar em acidentes de navegao com consequncias graves. Sem treinamento, os oficiais podem ser levados a se tornarem meros observadores da posio do GPS na carta eletrnica e incapazes de reconhecer situaes de risco navegao. Com treinamento adequado em ECDIS e utilizando-se das habilidades nuticas bsicas requeridas no STCW, o oficial pode plotar posies obtidas por radar, observaes visuais, astronmicas, bem como identificar inconsistncias nos sistemas de posicionamento com grande facilidade e visualizar a posio do navio em tempo real. Defendemos que a transio das cartas de papel para o ECDIS deve ser iniciada o quanto antes pelas empresas de navegao, inclusive nos navios existentes, para que os oficiais tenham tempo suficiente para se habituarem ao uso de cartas eletrnicas antes do incio do uso obrigatrio, com os dois sistemas em operao. Caso contrrio, h o risco de encontrar um abismo mais frente, sem tempo para realizar os treinamentos necessrios e adequar os procedimentos de navegao atuais ao uso do ECDIS. Usar ou no usar ECDIS deixar de ser uma opo em curto prazo. Em conformidade com a conveno SOLAS, os navios de passageiros e os navios tanques novos construdos a partir de julho de 2012 esto obrigados a possuir ECDIS a bordo. Para
CLC Carlos Augusto Mller comandante na Transpetro, membro do CCMM, membro do Nautical Institute, consultor martimo na IFSMA e associado do SINDMAR.

navios de carga novos, a data de incio julho de 2013. Os navios existentes tem um prazo maior, at 2015 para os navios tanques e 2017 para navios de carga, podendo em alguns casos continuar sem ECDIS at 2018 para os navios que sairo do trfego nesse prazo.

Figura 1 - Perodo de transio para dotao obrigatria de ECDIS (Normam 28, 2011, p. 2-5).

Os oficiais de nutica devem participar de treinamento genrico em ECDIS (40h), em conformidade com o IMO Model Course 1.27, para uma adequada compreenso dos principais conceitos e das limitaes do ECDIS, diferenas existentes entre as bases de dados de cartas eletrnicas, reconhecimento de cartas eletrnicas oficiais e no oficiais, bem como dos regulamentos para uso de ECDIS. Alm disso, necessrio treinamento especfico (8h) no ECDIS da marca e modelo existente a bordo do navio para reconhecimento das funes especficas e particularidades do equipamento. Nos navios que portarem ECDIS, os oficiais de nutica e o comandante devem possuir certificados destes treinamentos, em conformidade com as Normas da Autoridade Martima. Recentemente, no final de 2011, tivemos a oportunidade de realizar o curso genrico de ECDIS na Academia da VShips em Odessa, Ucrnia, com toda a equipe de passadio do navio, com o diligente patrocnio da Transpetro. O curso teve durao de 5 dias e foi realizado em simulador da Transas, com um oficial por mquina, ou seja, cada oficial tinha a sua frente uma tela para o ECDIS e outra tela para o simulador de passadio e comandava um navio que interagia com os demais. O resultado foi amplamente satisfatrio e hoje nossos oficiais conhecem as limitaes do ECDIS e riscos da confiana excessiva no equipamento. Esperamos que no decorrer de 2012 comecem a ser disponibilizados cursos genricos de ECDIS pelos centros de simulao no Brasil para atender a demanda de treinamentos que se avizinha.
CLC Carlos Augusto Mller comandante na Transpetro, membro do CCMM, membro do Nautical Institute, consultor martimo na IFSMA e associado do SINDMAR.

Potrebbero piacerti anche