Sei sulla pagina 1di 2

EXAME CRIMINOLGICO Edison Miguel da Silva Jr emiguel@cultura.com.

br Procurador de Justia em Gois

A Resoluo n 009/2010, do Conselho Federal de Psicologia, em deciso plenria realizada no dia 18 de junho de 2010, regulamentou a atuao do psiclogo no sistema prisional. Para o profissional do direito penal, sobretudo para aquele que trabalha com a execuo da pena privativa de liberdade, destaca-se o art. 4: ... vedado ao psiclogo que atua nos estabelecimentos prisionais realizar exame criminolgico e participar de aes e/ou decises que envolvam prticas de carter punitivo e disciplinar, bem como documento escrito oriundo da avaliao psicolgica com fins de subsidiar deciso judicial durante a execuo da pena do sentenciado.

Foi um ato de coragem cvica e responsabilidade histrica. Coragem porque, no contexto atual, a mdia tornou a ideia do delinquente psicopata uma unanimidade burra que no admite qualquer reflexo ou verificao da sua crena. Responsabilidade porque, no passado no distante, polticas criminais baseadas em critrios tcnico-cientficos preconizando medidas de esterilizao e castrao, ou a internao por tempo indeterminado em campos de concentrao ou simplesmente o extermnio dos elementos prejudiciais, no foram exclusivas dos Estados nacional-socialistas e fascistas, mas ocorreram tambm em Estados democrticos.

Na prtica, a situao era a seguinte: no momento em que o preso teria direito progresso de regime na forma da lei, o juiz pede ao 1

psiclogo que fornea um laudo capaz de presumir futuros comportamentos delitivos. Como atestar futuro comportamento humano no tarefa fcil para qualquer cincia, os laudos no so conclusivos: tanto servem para autorizar como negar a progresso de regime. Enfim, na cincia atual, diferente daquela dos Estados nacional-socialistas e fascistas, no se acredita em um critrio tcnico-cientfico que permita aferir periculosidade.

Portanto, a vedao de elaborar laudo psicolgico para subsidiar progresso de regime apenas reafirma que no atribuio do psiclogo autorizar ou negar progresso de regime. Essa deciso exclusivamente jurdica e deve ser tomada sem a supresso das garantias prprias do Estado de Direito.

No mbito jurdico, o CAOCriminal do Ministrio Pblico de Gois, considerando que o Estado de Direito, em matria criminal, tanto probe o excesso como a proteo insuficiente, passou a orientar os promotores de justia no seguinte sentido: No crime sexual violento, motiva-se a necessidade do exame criminolgico pelo prprio crime praticado que revela grave distrbio de personalidade. Logo, no se admite progresso de regime para condenado por crime sexual violento sem laudo tcnico favorvel progresso. A ausncia ou deficincia do laudo tcnico impede a progresso de regime, pois somente pode ser autorizada se houver mrito comprovado.

________ Texto publicado no jornal O POPULAR. Goinia, agosto de 2010.

Potrebbero piacerti anche