Sei sulla pagina 1di 13

O PENSAMENTO PEDAGGICO DE ROUSSEAU E A EDUCAO NA INFNCIA

Almir Paulo dos Santos1

RESUMO Construir a partir da educao natural de Rousseau, elencando e relacionando as obras do filsofo principalmente Emlio ou da Educao como contraponto de anlise para a educao infantil atual tarefa a ser apresentada. Mostrar os aspectos sociais, poltico que a sociedade do sculo XVII e XVIII apresentava e a fundamentao educativa que Rousseau apresentou, como sendo uma nova maneira de pensar a criana e sua infncia, no mais como sendo um adulto em miniatura, mas sim deixando de forma natural desenvolver seu processo educativo, mas com acompanhamento e regramento do adulto. E para finalizar apresento um contraponto entre a realidade da educao infantil atual e a possibilidade de aprofundamentos, principalmente no pensamento pedaggico de Rousseau para o contexto atual. PALAVRAS CHAVES: Rousseau, Educao Natural, Fundamento da Educao.

ABSTRACT To construct mainly from the natural education of Rousseau, lentando and relating the workmanships of the philosopher Emilio or the Education as counterpoint of analysis for the current infantile education is to be presented task. To show the social aspects, politician who the society of century XVII and XVIII presented and the educative recital that Rousseau presented, as being a new way to think the child and its infancy, not more as being a adult in miniature, but yes leaving of natural form to develop its educative process, but with accompaniment and rearmament of the adult. E to finish I present a counterpoint enters the reality of the current infantile education and the possibility of deepenings, mainly in the pedagogical thought of Rousseau for the current context. KEY WORDS: Rousseau, Natural Education, Bedding of the Education.

NECESSIDADE DA EDUCAO NA INFNCIA

Nossa infncia precisa ser pensada e pesquisada, para de fato ter como fundamento primeiro o respeito que a mesma merece, pois um dos processos de ensino aprendizagem que deve ser bem construdo, para despertar logo na infncia uma educao natural. A educao natural est fundamentada na necessidade e no cuidado que o adulto tem que ter na construo de uma educao que esteja alicerada no prprio sujeito e no por

Licenciado em Filosofia e Mestrando em Educao UPF - Passo Fundo RS. e mail: almirpds@yahoo.com.br

regras de mercado que constri desde a infncia a possibilidade do consumo e de uma educao triste e globalizante. Se na infncia a criana seria educada para desenvolver com liberdade e de forma racional ou pensada a educao, poderamos assim ter no decorrer do processo ensino aprendizagem grandes sucessos de um ser humano que busque o pensar em si mesmo e para a liberdade na relao dialtica do eu consigo mesmo e com a realidade exterior. Rousseau parece aproximar-se dessas constataes, pois a educao para ele competia tarefa de pensar o processo formativo da criana de modo independente. A criana deveria descobrir o caminho de uma educao natural e no somente aquela que foi desvirtuado pela ao do adulto.
2

Para Rousseau a educao natural assume um papel decisivo na construo de um sujeito humano tico e poltico em seu modelo de repblica que deve ser governada pela vontade geral e para isso a criana deve ser educada logo na infncia para alcanar essa mxima, esse um dos grandes passos que deve ser trabalhado logo na infncia. O desenvolvimento cognitivo e moral construdo logo na infncia atravs do Emlio uma das formas essncias para preservar e respeitar a criana em seu mundo, e conduzi- la a vida adulta, que sem dvida consegue participar das decises construdas pela vontade geral. Esse processo formativo fornece possibilidade para um bom sujeito humano tico, poltico que consiga compreender-se em meio aos aspectos sociais. Logo podemos perceber que Emlio pode ajudar e muito a melhorar a educao infantil atual, esse um dos grandes objetivos a ser traados, pois a criana precisa ser respeitada em seu mundo. Vivemos em uma realidade com grandes avanos tecnolgicos, que carregou consigo vrias conseqncias para a educao como um todo e, por isso, merece ser pesquisada e repensada principalmente quando abordamos a educao infantil. A criana na educao infantil deve ser educada para o pensar, pois se somente reproduzir o que est a, torna-se um ser sem liberdade, sem limites e sem condies morais, onde seu poder encantador de criana reproduzido pelo sistema vigente, no construindo em si mesmo um desenvolvimento racional entre a possibilidade de uma realidade melhor.
2

O hbito de entrar em mim mesmo me fez perder enfim o sentimento e quase lembrana de meus males; aprendi, assim, por minha prpria experincia, que a fonte da verdadeira felicidade est em ns e que no depende dos homens tornarem verdadeiramente infeliz aquele que sabe querer ser feliz (Rousseau, J. - J. 1986, p. 32). 3 A interferncia direta do educador na formao do carter seria to absurda e ridcula quanto se um jardineiro inventasse interferir no crescimento de uma rvore, puxando-a do co para o alto por meio mecnico. Mas o jardineiro no interfere no crescimento do vegetal puxando-o diretamente do cho pela copa mas de forma indireta, atravs das respectivas mudanas do meio. Ele rega e aduba o solo,

Ajudar a criana a despertar para os contedos e temticas trabalhadas, deixar que a mesma desenvolva sua potencialidade, fazer com que o sujeito aprendiz tenha prazer em aprender. Esse prazer de querer saber e conhecer faz parte de uma construo para o pensar logo na infncia. Emlio fornece suporte essencial para pensar a educao infantil, pois a criana precisa ser formada como senhora de si mesma e respeitada em seu mundo. Isso no significa que a criana no tenha limites morais e polticos, mas sim ao contrrio, tratar bem a infncia tambm integr-la ao convvio social e para que isso acontea necessrio que os adultos percebam e disciplinam progressivamente seus desejos . Existe a necessidade da criana na sobrevivncia e os cuidados que adulto tem que fornecer para que isso acontea. Perceber se so necessidades reais e fictcias so questes decisivas para desenvolver o processo de educao natural na infncia e construir esses valores morais o fundamento primeiro para a integrao ao convvio social na comunidade democrtica. Pensar a educao infantil integrar-se em seu mundo, e construir logo na infncia valores morais, que possam ser norteadores de seus ideais e em sua educao futura. Mas para que isso acontea necessrio em qualquer perodo histrico, respeitar a criana em seu mundo deixar que a mesma explore seus limites e atitudes, como contraponto de relao em seu prprio contexto. Se existe possibilidade para que a educao natural no Emlio possa ajudar no desenvolvimento da educao infantil atual, merece ser pesquisada e pensada, pois esse uma das grandes metas a ser traados, que sem dvida, consiga fornecer a educao infantil o respeito que a mesma merece. Essa a grande problemtica a ser percorrida, pois Rousseau em seu perodo histrico, por mais que em seu primeiro momento no foi reconhecido, conseguiu construir no Emlio uma nova forma de pensar a infncia e que sem dvida mexeu com a estrutura vigente de sua poca e que essa fundamentao terica permaneceu viva at os dias atuais. Assim percebemos que a educao natural de Rousseau dever comear a partir do momento em que a criana vem ao mundo, essa uma das grandes necessidades na formao do ser humano, antes mesmo de ser inserido na sociedade como cidado.
organiza o meio ao redor, modifica a temperatura, a luz, o ar etc e, atravs disso atinge efetivamente os resultados desejado. De igual maneira o educador, ao influencia o meio ao redor e organiz-lo devidamente, determina o carter que assume o conflito das formas hereditrias de comportamento da criana como o meio e, consequentemente, ganha a possibilidade de influenciar a construo do carter das crianas (Vygostsky, 2001, p. 424).

Ser que na atualidade a educao da criana respeitada em seu mundo? Parece- me perceber que a criana logo na infncia reproduz o mundo exterior a ela primeiro e no o seu mundo fazendo com que a mesma no desenvolva seu pensamento cognitivo, simplesmente reproduz o que est fora de si mesmo, pura aparncia. Isso no significa que a realidade exterior a ela no seja importante, mas sim que a criana possa usar a realidade exterior conforme seus desejos e suas vontades, sempre desenvolvendo com isso os limites to necessrios para o bom entendimento e a integrao ao mundo social. Pensar a educao logo na infncia uma das grandes metas que devem ser percorridas e respeitadas, pois certamente sua integrao ao convvio social vai ser mais significativa, pois a mesma vai respeitar seus anseios e as necessidade intrnsecas a ela e consequentemente isto vai refletir em meio sociedade. Rousseau parece ser um vis possvel de realizao do ser humano atual, pois fornece uma educao para a vida em sociedade, mas isso somente pode acontecer se o processo de educao natural acontea logo na infncia e que a criana possa ser tratada e respeitada em seu mundo e para o mundo. A partir disso existe a necessidade de desenvolver onde se encontra a unidade pedaggica no Emlio, e que a mesma possa dar os primeiros passos para pensar a infncia na atualidade, e que possa dar elementos significativos para que a criana consiga em sua formao e em diferentes realidades ter uma educao natural.

O PROCESSO PEDAGGICA DE JEAN JACQUES ROUSSEAU

Rousseau um dos celebres desse movimento que vai contestar a estrutura poltica, religiosa e pedaggica por meio de um novo olhar sobre o ser humano, propondo uma nova maneira de educar o indivduo para viver em uma repblica democrtica. A forma poltica que Rousseau apresenta no contrato social constitui o fundamento primeiro de uma nova democracia, mas sem dvida o direcionamento que o mesmo apresenta so os princpios da vontade geral4 .

Cada um de ns pe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a suprema direo da vontade geral: e recebemos, coletivamente, cada membro como parte indivisvel do todo. Imediatamente, em vez da pessoa particular de cada contratante, esse ato de associao produz um corpo moral e coletivo composto de tantos membros quantos so os votos da assemblia, o qual recebe, por esse mesmo ato, sua unidade, seu eu comum, sua vida e sua vontade. (o contrato social, 2001 pg. 22).

O processo pedaggico que Rousseau formula, est estritamente vinculado ao conceito de liberdade e com isso Rousseau pretende mostrar um modelo de educao para crianas com mtodos bem diferentes daquele existente em sua poca. A relao do amor dos adultos para com as crianas, na Frana do sculo XVIII, era algo que necessitava ser trabalhado. Por mais que os pais gostassem de seus filhos, dificilmente admitiam amar as crianas pelo que elas eram, mas sim, por aquilo que deveriam ser traado enquanto um ideal do adulto. At a mortalidade infantil no significava uma perda para a sociedade, pois era considerada algo habitual. A sociedade da poca via a criana como sendo um adulto em miniatura e as crianas tinham que comear a trabalhar muito precocemente, e at mesmo vestirem-se como adultos conseqentemente, participando inc lusive das festas que somente adultos poderiam participar. Assim podemos perceber que essa concepo de sociedade que se tinha no sculo XVII e XVIII estava sendo questionada e em particular Rousseau consegue com muito esforo mostrar o respeito que se deve ter com a criana e consequentemente com sua prpria infncia. Isso me reporta para os dias atuais, que tem como pano de fundo no mais um adulto em miniatura, mas sim uma infncia de reproduo da prpria estrutura vigente. Esse modelo no fornece opo de liberdade necessria para que na infncia a criana pudesse compreender-se a si mesmo de forma natural, muito pelo contrrio, aprisiona e exclui a mesma. Talvez de forma diferenciada, por que o contexto no o mesmo, mas Rousseau em outra e magnfica obra o Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens aborda claramente que o produto da desigualdade social reside na classe dominante da poca e que esse modelo de sociedade no deveria mais ser aceito 5 . Isto nos leva a compreender que as diferentes classes sociais, fazem com que exista uma desigualdade entre os homens, claro que pode ser objeto de mais pesquisa, mas que segundo Rousseau isto tambm significava uma perda para a sociedade de sua poca e que pode ser confrontado as diferentes classes sociais da atualidade. Mas uma das caractersticas cruis da classe dominante estava exposta na criana, pois a infncia no era respeitada enquanto infncia nem mesmo pelo valor aquisitivo que a classe
5

Da extrema desigualdade das condies e das fortunas, da diversidade das paixes e dos talentos, das artes inteis, das artes perniciosas, das cincias frvolas, sairiam multides de preconceitos, igualmente contrrios razo, felicidade e virtude. (Origem da Desigualdade Entre os Homens 1999, Pg. 239)

dominante tinha. Logo podemos perceber que o respeito da criana na infncia era negado, mesmo nas diferentes classes existentes da poca 6 . Logo, toda a obra poltica de Rousseau, no entanto, desde os romances, at os escritos sobre educao entre outros, tem como preocupao central o destino social e poltico do homem, com um olhar tico e moral e um respeito muito grande pela infncia.
7

Essas contestaes que Rousseau apresenta em sua poca, nos traduzem alguns questionamentos, principalmente por um modelo iluminista que a princpio era o grande alicerce do momento, mas que segundo Rousseau j trazia consigo, em sua origem, o erro e o engano sociedade. Assim, um olhar crtico daquela sociedade para a sociedade atual justamente a necessidade bsica de perceber esse processo histrico que ainda no deu certo. Pois naquela poca a infncia no tinha valor algum, hoje a infncia se direciona como reprodutora de um sistema vigente, principalmente consumista. Mas todas essas constataes trazem em sua essncia a percepo de um caminho que precisa ser revisto, pois de qualquer forma o modelo tcnico-cientfico atual no responde mais. O que adianta produzir se no h potencial econmico no meio social para consumir? muito importante perceber que Rousseau trouxe uma mudana de paradigma na educao infantil em seu tempo, sendo muito contestado, mas que de fato nunca abandonou se percurso de elevar a formao se um ser humano logo na infncia ser respeitada, e valorizada, condio necessria para que a sociedade se transformasse em um processo democrtico.

O PAPEL DE ROUSSEAU NA MUDANA DE PARADIGMA NA EDUCAO NO SCULO XVIII.

As estruturas conservadoras do sculo XVII e XVIII provocaram o sujeito moderno a pensar, atravs da base terica de Rousseau, numa nova maneira de educar e conceber o ser
6

Mal a criana saiu do ventre da me e mal gozou da liberdade de movimentar e esticar seus membros e j lhe do novos laos. Pem-lhe fraldas, deitam-na com a cabea presa e com as pernas esticadas, com os braos pendentes ao lado do corpo; envolta em panos e bandagens de toda espcie, que no lhe permitem mudar de posio. Feliz da criana se no a apertaram o ponto de impedi-la de respirar, e se tiveram a precauo de deit-la de lado, para que as guas que deve devolver pela boca possam cair por si mesmas! Pois ela no teria a liberdade de voltar a cabea para o lado a fim de facilitar seu escoamento (Emlio ou da Educao. 2004 Pg. 17). 7 O que a obra poltica de Rousseau tematiza na sua essncia? A crtica social de Rousseau visa contestar a sociedade na medida em que esta contraria a ordem natural. Essa sociedade, que nega, mas no suprime a natureza, manter com ela um permanente conflito que, para ele, a fonte de todos os

humano, na qual este pudesse restabelecer a harmonia natural como processo primeiro para uma educao infantil. Podemos entender que Rousseau apresenta uma formao de um novo ser humano, um novo sujeito social, mas que deve estar relacionado com a sociedade, em que a educao natural possa construir e respeitar a sua infncia no convvio social, tanto da sociedade daquela poca, como a sociedade na atualidade. Rousseau clama fortemente pelo amor infncia e pela preservao da natureza da criana, pois isso seria a forma idealizadora de uma educao natural e consequentemente de um novo modelo de sociedade existente e que precisa ser respeitado. Rousseau mantm uma opinio muito determinada, onde ele realmente acredita e defende as idias de que o estado de natureza tenha existido no tempo e no espao, sendo, portanto, um estado histrico e de transformao, principalmente quanto infncia. Conta que esse estado ocorreu no incio da humanidade, vivendo na figura do bom selvagem, que se encontrava em perfeito estado de harmonia com a natureza; tudo de que ele (necessita) para viver retirava da prpria natureza. A realidade desse contexto era um homem jogado ao seu estado natural e cuja nica preocupao seria a autoconservao; para tanto, o mais importante era o bom uso do seu corpo. Rousseau caracteriza como livre o homem nesse estado por no estar preso a necessidades artificiais da sociedade civil, s precisando garantir a sua auto-subsistncia e felicidade. Assim comparando a artificialidade com que se apresentava naquele perodo, com o perodo que estamos vivenciando, joga-nos de diferentes maneiras a perceber a necessidade bsica que se tem em pensar a educao infantil, pois penso que os primeiros anos so to necessrios quanto os subseqentes, mas que do o ritmo dos prximos, e viver na artificialidade no leva a nenhuma discuso, somente a aparncias. O conceito de natureza boa de Rousseau entra em conflito com os conceitos eclesisticos de seu tempo e consequentemente ele at perseguido por contrariar o pensamento religioso da poca A partir da concepo de Rousseau de natureza, a pedagogia ir trabalhar com dois conceitos: natureza corrompida e natureza boa. Isso cria certo paradoxo e uma reavaliao da utilidade da pedagogia. Se a natureza j vem corrompida a pedagogia tem a funo de purific- la. Mas se a natureza j boa para que serve a educao?
males e defeitos que os homens sofrem. Para o autor, as enganadoras luzes da iluminao no s no

No primeiro caso, a educao e toda a cultura vm como uma forma de luta contra todas as manifestaes do homem, sendo vetados os desejos e as paixes humanas, pois eles so indignos para o homem. No segundo caso, a funo da educao preservar a natureza boa moralizando o homem, pois o homem nasce bom, mas no moralizado e a sua bondade, por ser espontnea, ainda ingnua e, para que ele posa conviver como indivduo social, a moral um fator determinante. Assim percebemos que Rousseau traz em seu bojo uma mudana paradigmtica da educao do seu tempo, e que necessariamente precisa ser respeitada at em nossa atualidade, principalmente quanto educao natural, para que as crianas possam compreender-se a si mesmo e a realidade em que vivem. Essa concepo pedaggica de Rousseau que transformou atravs do Emlio algo de descontentamento da sociedade de seu tempo, mostrando que a criana precisa ser respeitada enquanto infncia uma das possibilidades a ser seguida pela educao infantil atual. No quero aqui mostrar um modelo de educao para a infncia, mas sim reconstruir com bases mais slidas a fundamentao que Rousseau apresentou e que permaneceu viva em todos os processos histricos at agora. Todo o desenvolvimento de uma educao natural est alicerado pela necessidade da criana e os cuidados que o adulto deve fornecer durante o processo de educao natural. Logo busco compreender que alem da criana ser respeitada em seu mundo o adulto tem que perceber durante o processo de educao natural a condio primeira em no manipular a criana, mas sim mostrar os valores morais to necessrios para a primeira infncia e para a sociedade democrtica imaginada por Rousseau.

A EDUCAO NATURAL EM ROUSSEAU

A educao natural em Rousseau elaborada no Emlio personagem fictcio um dos fundamentos essenciais na formao dos indivduos para o modelo republicano apresentado no contrato social, governado pela vontade geral. Esse processo formativo, segundo Rousseau deve iniciar logo na infncia, pois um dos elementos essenciais para a concretizao dos ideais republicanos, a fim de fornecer um desenvolvimento moral e cognitivo desde o nascimento da criana, at a integrao da mesma a vida adulta na sociedade idealizada por Rousseau.

iluminam como ocultam a sua transparncia natural. (A Democracia em Rousseau. 1997 Pg. 46).

O projeto da educao natural apresentado no Emlio s pode ser constitudo pela tenso apresentada entre o conceito de sociedade e de homem. O conceito de sociedade fundamentado na sociabilidade racional da ao humana, pois o ser humano constitudo por um duplo sentimento, o amor de si mesmo e o amor-prprio, o problema equilibrar isso, pois a tarefa da educao natural fazer aflorar essa deciso tomando conscincia que somos seres humanos egostas e temos necessidades de socializao. importante compreender que o processo da educao natural exteriorizar essa tenso entre o amor-prprio e o amor de si mesmo, dois tipos humanos de sentimento, onde a criana possa ser respeitada em seu mundo, sendo capaz de ser senhora de si mesma. A criana precisa ser respeitada em seu mundo, essa condio necessria para a educao natural na primeira infncia, mas ao mesmo tempo em que a educao acontea em seu mundo existe a necessidade de disciplinar progressivamente seus desejos. Essa tarefa esta vinculada a interveno do adulto como pressuposto essencial para que a criana no caa no autoritarismo e nem mesmo no espontanesmo. Essa tenso entre a necessidade e o cuidado na criana o ncleo central da formao da educao natural na primeira infncia, pois o adulto no deve escravizar a criana e nem deixar-se escravizar, mas sim construir limites morais to necessrios a integrao da mesma a repblica democrtica de Rousseau.
No contexto da primeira infncia, que a fase que me interessa aqui, tal contedo desdobra-se, aporeticamente, entre as necessidades da criana e os cuidados dispensados pelo adulto. Saber o que so necessrios reais e fictcios e o modo como o adulto dispensam seus cuidados em relao as crianas so questes decisivas ao esboo do projeto de uma educao natural dirigida a primeira infncia (DALBOSCO. 2006 pg. 02).

A interveno do adulto uma questo decisiva na formao da educao natural na infncia, pois alm de respeitar a criana em seu mundo o adulto deve intervir indicando limites ao da criana, contribuindo para que a socializao seja alcanada. O conceito de natureza em Ro usseau enquanto cultura, processo social e a prpria natureza humana uma questo da liberdade. a liberdade que torna o conceito amplo de natureza em um conceito especfico, ou seja, o aspecto singular e especfico da idia de natureza humana reside na prpria idia de liberdade.

Para Rousseau somente o ser humano que pode exercer determinado tipo de liberdade e esse tipo de liberdade especfico est associado a vrios outros conceitos que so: a idia de razo, de conscincia e de vontade. Rousseau, como um dos iluministas, apresenta que no h um processo educacional, se no se levar em conta idia de liberdade, que o esteio do projeto de educao natural. Para Rousseau a liberdade no fazer o que se quer, mas apresentar uma educao de qualidade, pois o adulto no pode escravizar a criana e nem deixar-se escravizar e esse o ncleo da educao natural, voltada para a primeira infncia. Essa liberdade bem regrada que Rousseau mostra de 0 2 anos tem duplo significado: h um sentido de liberdade selvagem e a outra na liberdade bem regrada. O sentido de liberdade selvagem que Rousseau apresenta a liberdade na qual esto ausentes as regras, no a lei, significa como ausncia de regras. A liberdade sem regras no funda nenhuma moral e isto para R ousseau est presente na prpria natureza e se manifesta na prpria criana, pois sem regras h uma vontade soberana, isto , a vontade absoluta, entendida como capricho e desejo. Por que constitutivo no mundo da criana? Por que ela no tem condies de fazer uma dissociao entre ela e o mundo. Como ela no conhece a diferena entre ela e o mundo, ela pensa que o mundo e as outras pessoas devem estar a servios da prpria criana. Um dos pontos bsico bater de frente com o problema, pois se isso no acontecer, vo viciar a criana, pois se no se enfrentar essa vontade, est se deixando acentuar o egosmo racional. Assim, significa dizer que o adulto deve educar essa vontade desregrada e no pode deixar que a criana faa o que ela quer fazer, pois respeitar o mundo da criana no fazer o que ela quer, mas sim impor limites, pois, segundo Rousseau, isso parte do projeto da educao natural. Essa posio exige uma sensibilidade em distinguir o que necessidade legtima e ilegtima. J a liberdade bem regrada a vontade educada, aquela que racionaliza as necessidades, pois aquela que consegue perceber os limites e as necessidades emocionais e que so suprfluas. O projeto de uma educao natural se sustenta nessa dupla dimenso: a liberdade selvagem e a liberdade bem regrada. Pois para Rousseau a criana um ser de desejos infinitos e esta questo trabalhar com esses desejos, disciplinar. Rousseau atravs da educao natural contribui e muito para a infncia, pois a criana respeitada em seu mundo. Esse respeito to necessrio para que a mesma possa construir

10

seus anseios e seus limites para assim construir um modelo se sociedade democrtica to necessria para o governo da vontade geral.

CONSIDERAES FINAIS

A educao natural apresentada na primeira infncia no Emlio um tratado pedaggico que permaneceu vivo em todos os processos histrico e est muito presente na educao infantil atual mostrando a importncia de respeitar a criana em seu mundo, com suas necessidades, mas tambm com grandes qualidades, responsabilidades construdas na interveno do adulto. na infncia que a criana deve dar os primeiros passos para desenvolver seu processo de conhecimento, para assim compreender-se a si mesma e o mundo que a cerca, e o ensino aprendizagem tem como funo bsica desenvolver um ser humano com liberdade e com valores morais. Rousseau queria uma sociedade em que as pessoas fossem no apenas livres e iguais, mas tambm soberanas, isto , que tivessem um papel ativo dentro do contexto geral. Para isso, alm de um contrato justo, seria preciso ensin- las a ser livre, autnticos e autnomos, e essa tarefa deveria partir da educao das crianas. Emlio uma das obras de Rousseau inspirada no homem natural defende uma pedagogia que siga a natureza. Assim Rousseau prope uma educao inovadora que procura incentivar a expresso das tendncias naturais da criana, em vez de reprimi- las ou disciplinlas, como era o mais comum naquela poca. Rousseau coloca que a educao na infncia deveria ser feita como amor e carinho, no com punies e castigos; no seio da famlia, atravs de exemplos prticos, despertando na criana a naturalidade, sobretudo os bons sentimentos e deixando em segundo plano o aspecto terico, racional. Penso que a educao na infncia o grande referencial que pode ser construdo de forma natural e com carinho e amor fornecendo no ensino aprendizagem futuro, grande avanos antropolgicos e educacionais. Todo o processo da pesquisar sempre levanta novas hipteses a serem investigadas, mas podemos perceber que Rousseau em seu tratado pedaggico da educao natural constri de forma autntica e natural, que importante educar e respeitar a criana em seu mundo e que os valores morais e ticos devem ser construdos na necessidade e no cuidado que o 11

adulto deve fornecer durante a infncia. Assim importante perceber que a infncia precisa ter um acompanhamento no de represso ou de imposio do mercado, mas sim de liberdade bem regrada logo na infncia.

REFERENCIAS

BODEI, Remo. A Filosofia do Sculo XX. Ed. EDUSC. 2000. So Paulo. CASSIRER, Ernst. A Questo Jean-Jacques Rousseau. Ed. UNESP, 1999. So Paulo. DALBOSCO, A.Cludio. Filosofia e educao. Ed. UPF. 2004. Passo Fundo. DALBOSCO, A.Cludio. Sobre Filosofia e Educao. Ed. UPF. 2006. Passo Fundo. FVERO, Alberto Altair. Filosofia, Educao e Sociedade. UPF. 2003. Passo Fundo. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessrios Prtica Educativa. SP. Paz e Terra, 1996. GRAMSCI, Antonio. Cartas do Crcere, Civilizao brasileira Rio de Janeiro, 1978. MARCONDES FILHO, C. Ideologia 4 ed. So Paulo; global, 1985. MARQUES, A. de Oscar Jos. Verdades e Mentiras. Ed. UNIJUI. 2005. POA. MONDIN, Battista. Curso de Filosofia. Ed. Paulinas. 1983.So Paulo. MONTANDON, C. Sociologia da infncia: Balano dos trabalhos em lngua inglesa, KOHAN, W. O. Infncia e educao em Plato, in: Educao e Pesquisa So Paulo, 2003, p. 11-26. REALLE, Giovanni. Histria da Filosofia. Ed.Paulus. 2003. So Paulo. ROCHA, Elosa A.C. A Pesquisa em Educao Infantil: reflexes em torno e um objeto de investigao, mimeo, Unicamp/ Deciso, 1995. SANTOS P Almir; SOLIGO, Valdecir. So Jos e Olavo: Duas Escolas uma Histria. Ed. Sigma. 2005. Concrdia SC. SILVEIRA, Trentin Jos Ren. Matthew Lipman e a filosofia para crianas. ed. Associados, 2003, So Paulo. ROUSSEAU, J. J. Emilio ou da Educao. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A. 1992. ROUSSEAU, J. J. Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens. Ed. Martins Fontes. 1999. SP. ROUSSEAU, J. J. O Contrato Social. Ed. Martins Fontes. 2001 SP. ROUSSEAU, J.J. Os Devaneios do caminhante solitrio. 2 ed. Traduo, Fulvia M.L. Moretto. Braslia 1986. VIEIRA, Vicente Luiz. A Democracia em Rousseau. Ed. EDIPUCRS. 1997. POA. 12

VYGOTSKY, L. Psicologia da Arte. So Paulo: Martins Fontes. 2001. VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedaggica. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

13

Potrebbero piacerti anche