Sei sulla pagina 1di 18

Evoluo do Teclado

A primeira mquina que apareceu foi de Rasmus Malling-Hansen que era a

me de todas as mquinas de escrever. Quando um boto era pressionado, o pisto correspondente pressionava uma fita ou papel carbono sobre o papel, imprimindo a letra. O inventor dinamarqus foi premiado nas exposies universais de Copenhagem (1872 e 1888), Viena (1873) e Paris (1878) por seu aparelho.

A segunda grande mquina de escrever foi inventada por um americano chamado Christopher Sholes e produzida pela E. Remington & Sons a partir de 1873. Em 1961 a IBM troca os tipos de suas mquinas de escrever pela esfera. Um pouco maior do que uma bola de golfe, a esfera tinha as letras gravadas ao contrrio em sua superfcie e deslizava sobre a fita embebida em tinta (ou de carbono, nos ltimos modelos), dispensando a necessidade de o carro se deslocar enquanto um documento era datilografado. Alm disso, tinha uma funo de correco de erros.

Na dcada de 1920 apareceu mquina elctrica, que usava um motor para mover os tipos quando as teclas eram pressionadas. O teclado aparece comercialmente como dispositivo para entrada de dados em mquinas como o ASR 33 da Teletype Corp., um telx que transmitia dados ligado a uma rede semelhante telefnica e armazenava-os em cartes perfurados. Foi sucedido por verses que usavam telas de vdeo no lugar dos cartes e por impressoras matriciais.

De seguida a IBM lano a linha de mquinas electrnicas que tinham uma

memria interna capaz de armazenar at 8.000 caracteres. Os aparelhos eram editores de texto com as funes bsicas do Word: formatavam margens, pargrafos, colunas, fontes.

No ano seguinte apareceu o teclado 101 teclas, que era o pai de todos os teclados como os conhecemos hoje foi introduzidas tambm pela IBM e a dotado por fabricantes de todo o mundo.

At seu surgimento, em 1984, a posio de algumas teclas de ajuda variavam de acordo com o modelo e marca. Apesar de muitas vezes ser questionada quanto qualidade do Windows, a Microsoft reconhecida pela contabilidade de seus teclados. Seu famoso teclado Natural foi lanado em 1994, antecipando o Windows 95 com trs teclas que realizam funes especficas do sistema operacional. Desde ento, j ganhou muitas novas caractersticas, como ergonomia e botes de c

Introduo
O mercado conta hoje com uma grande variedade de tecnologias de impresso, tudo para que seja possvel passar para os mais diversos tipos de papel e tecidos trabalhos realizados em computadores ou mquinas especializadas. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, as impressoras mais comuns so aquelas que utilizam as tecnologias laser, jato de tinta e matricial. Neste artigo, voc conhecer alguns detalhes do funcionamento destes padres e ter orientaes sobre que tipo comprar. Ao final do texto, voc ver tambm um resumo sobre outras tecnologias de impresso disponveis atualmente. Links diretos:

Alguns termos; Impressoras matriciais; Impressoras a jato de tinta; Impressoras a laser; Outros tipos de impressoras; Linguagens de descrio de pginas; Multifuncionais; Impressoras 3D.

Alguns termos
Antes de ler sobre as impressoras em si, importante saber o significado de alguns termos comumente encontrados na descrio das impressoras. Estas informaes so teis na hora de adquirir um equipamento do tipo: - dpi: sigla para dots per inch (pontos por polegada), medida que indica a "resoluo" com a qual o dispositivo pode trabalhar. Se uma impressora capaz de trabalhar com 4800 x 1200 dpi, por exemplo, significa que o equipamento pode gerar 4800 pontos na horizontal e 1200 pontos na vertical em uma polegada (uma polegada equivale a 2,54 centmetros); - ppm: sigla para pages per minute (pginas por minuto), medida que indica a velocidade da impressora, isto , quantas pginas ela capaz de imprimir por minuto. Vale frisar, no entanto, que esta medida no precisa, j que os fabricantes usam critrios diferentes para defin-la. Por exemplo, h aqueles que informam que uma impressora trabalha X ppm, mas no deixa claro que este valor s atingido no modo de impresso econmica; - cps: sigla para characters per second (caracteres por segundo), indica a quantidade de letras, nmeros e outros smbolos que a impressora capaz de imprimir a cada segundo. uma medio comumente utilizada em impressoras matriciais;

- cpp: sigla para characters per pica (caracteres por paica), uma medida normalmente utilizada em tipografia que indica a quantidade de caracteres por paica, um sistema que divide uma unidade tipogrfica em doze pontos (em vez de dez, como acontece no sistema decimal). comumente utilizada em conjunto com a medida cps na descrio de impressoras matriciais; Picolitro: esta uma medida que equivale a um trilionsimo de um litro. Na verdade, dificilmente mencionada quando o assunto impressora, mas utilizada para medir o tamanho das gotas de tinta.

Impressoras matriciais
Um dos primeiros tipos de impressora que o mercado conheceu foi a impressora matricial. Embora esteja cada vez mais em desuso devido ao surgimento de tecnologias de impresso mais sofisticadas, ainda possvel encontrar impressoras matriciais sendo utilizadas em vrios estabelecimentos, j que se trata de um tipo bastante durvel e que possui baixos custos em relao aos seus suprimentos. As impressoras matriciais (classificadas em uma categoria chamada de impressoras de impacto) so baseadas, essencialmente, em dois tipos de tecnologia: - Impressora margarida: este tipo de impressora tem funcionamento semelhante s clssicas mquinas de escrever, sendo, atualmente, pouco comum no mercado. O dispositivo que equivale cabea de impresso contm diversos caracteres em relevo. Este componente se movimenta de acordo com o caractere a ser impresso. Supondo, por exemplo, que necessrio imprimir a letra 'A', o referido mecanismo posicionar a parte que contm esta letra sobre o papel. Para a impresso ocorrer, o caractere, depois de posicionado, pressiona uma fita com tinta contra o papel, em um movimento que lembra vagamente uma batida rpida de martelo; - Impressora de agulha: este o tipo mais comum, sendo, portanto, chamado simplesmente de impressora matricial ou, ainda, impressora de matriz de pontos. Neste padro, a cabea de impresso possui pequenas agulhas que, sob orientao eletromagntica, vo formando a impresso medida que empurram a fita de tinta contra o papel. Ou seja, nesta tecnologia, em vez de os caracteres serem formados de uma nica vez por impacto, so constitudos por pequenos pontos. A vantagem deste mtodo que tambm possvel imprimir imagens e grficos, embora com certa limitao.

Impresso matricial: observe que os caracteres so formados por pontos Por utilizar um esquema de impacto sobre uma fita com tinta (que so baratas e, geralmente, bastante durveis), as impressoras matriciais no so boas para trabalhar

com vrias cores, j que, para cada cor, necessrio ter uma fita exclusiva ou, ainda, uma fita que se divide em vrias cores. Mesmo assim, a fidelidade das cores bastante limitada, razo pela qual se convencionou a utilizar apenas a cor preta ou tons de cinza.

Ilustrao de impresso matricial em funcionamento Todavia, as impressoras matriciais se mostram teis para a impresso de documentos baseados apenas em texto ou que necessitam de cpias. Isso porque o impacto gerado pela cabea de impresso suficiente para que seja possvel a aplicao de papel carbono, recurso til, por exemplo, na impresso de passagens de nibus.

Impressora matricial Epson LX300 II Por outro lado, as impressoras matriciais so, em geral, barulhentas e, muitas vezes, lentas, dependendo do tipo de impresso. Isso faz com que seu uso seja invivel em ambientes que exigem silncio - bibliotecas, por exemplo. Alm disso, a qualidade das impresses limitada, j que elas no conseguem trabalhar com resolues altas.

Impressoras a jato de tinta


As impressoras a jato de tinta so as mais utilizadas no ambiente domstico e tambm so muito comuns nos escritrios, j que so capazes de oferecer impresses de excelente qualidade e fidelidade de cores aliadas a um custo relativamente baixo.

Impressora a jato de tinta HP Officejet 4000 Ao contrrio das matriciais, as impressoras a jato de tinta no so de impacto. A impresso feita por meio da emisso de centenas de gotculas de tinta (geralmente no tamanho de 3 picolitros) emitidas a partir de minsculas aberturas existentes na cabea de impresso. Este ltimo componente posicionado sobre um eixo que o permite se movimentar da esquerda para a direita e vice-versa muito rapidamente. Para o processo de impresso em si, as impressoras a jato de tinta contam, basicamente, com trs tecnologias: - Trmica (Bubble Jet): nesta tecnologia, uma pequena quantidade de tinta submetida a uma temperatura muito alta para formar pequenas bolhas. O aquecimento faz com que estas sofram presso e sejam expelidas pelos orifcios da cabea de impresso. desta maneira que a tinta chega ao papel. Quando este processo finalizado, o espao deixado pela bolha ento preenchido novamente por uma pequena quantidade de tinta e, ento, todo o procedimento se repete. Esta tecnologia foi patenteada pela Canon utilizada por empresas como HP e Lexmark. Uma curiosidade em relao tecnologia Bubble Jet: h rumores de que seu surgimento aconteceu por acidente, quando um pesquisador estudava uma frmula de tinta e, sem querer, deixou um ferro de solda aquecido tocar na agulha de uma seringa preenchida com o lquido. O aquecimento provocado agulha fez com que gotas da tinta fossem expelidas quase que imediatamente. O ocorrido foi ento estudado a ponto de se transformar em uma tecnologia de impresso; - Piezo-eltrica: esta uma tecnologia muito utilizada pela Epson. Nela, a cabea de impresso utiliza um cristal piezo-eltrico na sada de um minsculo compartimento de tinta. Os cristais piezo-eltricos geram uma pequena quantidade de energia quando recebem uma fora fsica, mas o contrrio tambm ocorre: se receber uma pequena

quantidade de energia eltrica, o cristal se movimenta. Na cabea de impresso, esta movimentao utilizada e, quando o cristal volta ao seu lugar, uma pequena quantidade de tinta sai pela abertura existente ali. A tecnologia Piezo-eltrica oferece vrias vantagens, como permitir a utilizao de pigmentos que no podem sofrer calor por mudar suas propriedades quando aquecidas, por exemplo. Por outro lado, pode representar elevado custo de reparo quando a cabea de impresso se danifica, j que esta geralmente se localiza na impressora e no nos cartuchos de tinta. Dizer, no entanto, qual destas duas tecnologias de impresso a jato de tinta melhor uma tarefa difcil, j que ambas so constantemente aperfeioadas para prover impresses de qualidade aliadas a um custo baixo; - Jato de Tinta Contnuo (Continuous Inkjet - CIJ): trata-se de uma variao um pouco mais sofisticada, utilizada para a impresso de embalagens de produtos, por exemplo. Neste tipo de equipamento, um fluxo contnuo de tinta passa por um cristal piezo-eltrico que o divide em dezenas de milhares de pequenas gotas. Cada uma delas recebe carga eltrica e, por conta disso, acaba sendo atrada por painis tambm eletricamente carregados que contm o material a receber a impresso. As gotas no aproveitadas no processo - muitas vezes, a maioria delas - so "recicladas".

Esquema de cores das impressoras a jato de tinta


Muito estudo foi (e ) dedicado na formao de cores nas impresses, especialmente nas tecnologias a jato de tinta. O esquema de cores mais usado nas impressoras o CMYK, sigla para as cores ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (blacK). Este sistema aplicado s impressoras porque a combinao de suas cores capaz de gerar praticamente qualquer outra cor perceptvel aos olhos humanos.

Esquema de cores CMYK por esta razo que nas impressoras a janto de tinta, por exemplo, comum encontrar cartuchos nas quatro cores mencionadas. Tambm comum encontrar impressoras que trabalham apenas com dois cartuchos, sendo um para a cor preta e outro para as cores ciano, magenta e amarelo. Na verdade, a combinao dessas trs cores capaz de gerar a cor preta, mas os fabricantes preferem utilizar um cartucho exclusivo dessa cor para proporcionar melhor qualidadede de impresso, sem contar que seria custoso e um grande desperdcio utilizar as tintas coloridas para gerar impresses apenas em preto.

Impresso com 4 cartuchos de tinta Embora sejam menos comuns, tambm possvel encontrar impressoras que trabalham com seis cartuchos. Neste caso, as cores adicionais geralmente so o ciano claro e o magenta claro.

Impressoras a laser
As impressoras a laser tambm fazem parte da categoria de no impacto e so muito utilizadas no ambiente corporativo, j que oferecem impresses de excelente qualidade, so capazes de imprimir rapidamente, trabalham fazendo pouco barulho e possibilitam volumes altos de impresses associados a custos baixos. O funcionamento destas impressoras semelhante ao das fotocopiadoras (no Brasil, tambm conhecidas como "mquinas de xerox", sendo que, na verdade, Xerox o nome da empresa que popularizou este tipo de dispositivo). As impressoras a laser contam com uma espcie de tambor (ou cilindro) revestido por um material que permite a aplicao de uma carga eletrosttica. Supondo, por exemplo, que o logotipo do InfoWester deva ser impresso, um laser "forma" a imagem no tambor deixando os pontos que a representam com carga positiva. Quando o "molde" da informao a ser impressa formado, aquela rea recebe um material em p muito fino e pigmentado chamado toner que, por sua vez, tem carga negativa e distribudo por um rolamento presente em seu recepiente de armazenamento. Isso faz com que o toner seja atrado pelos pontos que formam a imagem a ser impressa, j que estes possuem carga positiva (carga negativa e positiva se atraem, como em um im).

Recipiente de toner No passo seguinte, a folha de papel que recebe a impresso colocada em contato com o cilindro, mas, antes, recebe carga positiva em uma intensidade maior que a do molde da imagem no tambor. Uma rotao faz com que este ltimo passe por todo o papel, transferindo o toner para ele. Por fim, um mecanismo formado por dois cilindros de nome fusor (ou fuser, em ingls), revestidos de material que impede a aderncia de toner, joga calor no papel ao mesmo tempo em que o pressiona ( por isso que o papel quase sempre sai quente da impressora). Desta forma, o toner se fixa no papel e a impresso concluda.

Funcionamento padro das impressoras a laser Cabe impressora ento preparar o tambor para a prxima impresso. Para isso, necessrio limp-lo de eventuais sobras de toner no usados na impresso anterior. Em impressoras da marca HP, por exemplo, uma espcie de lmina remove os resduos de toner para deposit-los em um recipiente apropriado.

Impressora a laser Oki B410D Apesar de a maioria das impressoras a laser trabalhar apenas com a cor preta, no difcil encontrar impressoras do tipo que trabalham com cores. Para isso, os fabricantes podem se utilizar de vrios mtodos, como aplicar um toner de cada cor por vez ou mesmo combinar todas as cores em um recipiente provisrio para ento aplic-las de uma s vez no papel. Como o trabalho com cores nas impressoras a laser mais complexo, este tipo de equipamento tem preo muito maior em comparao s impressoras que imprimem apenas na cor preta (monocromticas).

Impressora a laser com toners coloridos

Outros tipos de impressoras


Embora as impressoras matriciais, a jato de tinta e a laser sejam as mais comuns, h vrias tecnologias de impresso disponveis no mercado. A seguir, algumas delas: - Impressora de tinta slida: este tipo de impressora comumente utilizado no ambiente industrial. Como o nome indica, sua tinta formada por um tipo de bloco slido. Na impresso, a tinta a ser usada passa por um processo denominado "mudana de fase" (phase change), onde derretida para ser aplicada ao papel. Sua fixao neste ltimo feita por meio de um fusor, assim como acontece nas impressoras a laser; - Impressoras de sublimao de tinta: este tipo de impressora muito utilizado em aplicaes que envolvem artes grficas, e tem um modo de funcionamento bastante interessante: utiliza filmes que trabalham com as cores CMYK. Um processo de aquecimento faz com que este material se transforme em gs e "grude" no papel para ento se fixar. Em geral, este padro de impressora requer um tipo de papel especialmente preparado para este fim;

- Impressora de cera trmica: este tipo de impressora tem funcionamento semelhante tecnologia de sublimao de tinta e, por utilizar cera, se parece at mesmo com as impressoras de tinta slida. Para a impresso ser gerada, uma espcie de fita contendo cilindros com as cores do esquema CMYK em cera passa por uma cabea que possui uma srie de pinos. Estes fazem com que a cera derreta e se fixe no papel. Esse tipo de impressora muito utilizado em transparncias profissionais; - Plotters: esse tipo de equipamento capaz de lidar com impresses com alta qualidade grfica e de dimenses grandes. No mercado, h vrios tipos de plotters, mas dois tipos so mais comuns: plotters de recorte e plotters de impresso (estes ltimos tambm costumam ser chamados de impressoras digitais), alm de plotters que combinam ambas as categorias. Os plotters de corte apenas trabalham recortando desenhos em papis especiais, sendo til para trabalhos de adesivao, por exemplo. Por sua vez, os plotters de impresso so capazes de imprimir em materiais de grandes dimenses, como cartazes e plantas industriais. Neste caso, geralmente o plotter utiliza uma tecnologia de impresso a jato de tinta.

Plotter de impresso (ou impressoras digitais)

Plotter de recorte

Linguagens de descrio de pgina


Como que uma impressora consegue reproduzir no papel um material qualquer criado no computador? So grficos, tabelas, textos de fonte varivel, cores, enfim, uma variedade de informaes. Isso possvel graas s linguagens de descrio de pgina (page description language). Trata-se de especificaes de comunicao que fazem com que a impressora "saiba" como e o que imprimir. H vrias dessas linguagens, entre elas: - PostScript: esta tida como a primeira linguagem de descrio de pginas multiplataforma e teve como motivao a linguagem InterPress, da Xerox. Seu surgimento aparentemente se deu no ano de 1985, pelas mos da empresa Adobe. Uma de suas caractersticas a capacidade de informar o contedo a ser impresso de forma vetorial, permitindo o trabalho em impressoras com variadas taxas de dpi. Aps passar por diversas melhorias, o PostScript utilizado at os dias de hoje, no somente para impresso em papel, mas tambm para outras aplicaes que requerem descrio de pginas; - PCL: sigla para Printer Command Language, uma linguagem de descrio de pginas desenvolvida pela HP. Sua primeira verso foi criada para trabalhar com impressoras matriciais, portanto, era bastante limitada. Porm, o lanamento de vrias

outras verses faz o PCL ser usado at nas modernas impressoras de hoje. Esta linguagem tambm capaz de trabalhar com diversas resolues e transmite as instrues impressora de forma que esta monte uma imagem linha a linha do material; - GDI: sigla para Graphics Device Interface, uma espcie de linguagem criada pela Microsoft para a gerao e o envio de informaes a dispositivos de sada, entre eles, impressoras. Nela, quase todo o trabalho de "montagem" do contedo a ser impresso feito no prprio sistema operacional, poupando recursos da impressora. Isso faz o GDI ser particularmente interessante s impressoras de uso domstico. Alguns fabricantes de impressoras utilizam o GDI por meio do sistema Windows Printing System, j que este possibilita melhor gerenciamento da impresso.

Multifuncionais
Tal como o nome indica, multifuncionais so equipamentos que renem duas ou mais funes diferentes. Graas a isso, so uma excelente opo para quem precisa economizar espao fsico na mesa ou para quem procura praticidade. H, basicamente, dois tipos de multifuncionais: as que contam com as funes de impressora e scanner; e as que, alm destes recursos, oferecem tambm fax. Normalmente, estes equipamentos tambm podem ser utilizados como copiadora: o usurio insere um papel qualquer no scanner da multifuncional e, por meio de um boto ou comando, faz o equipamento imprimir uma cpia do material digitalizado.

Multifuncional: impressora mais scanner Tal como acontece com as impressoras "convencionais", as multinacionais podem ser baseadas em tecnologias de jato de tinta ou a laser, sendo que esta ltima mais comum no ambiente corporativo, por ter preo mais elevado.

Impressoras 3D
Voc j ouviu falar de impressora 3D? Pois , pode parecer algo surreal, mas elas existem! Na verdade, este tipo de equipamento bastante utilizado em aplicaes industriais, para a modelagem de peas de veculos, por exemplo. Elas atuam como se fossem "escultores robotizados". Estas impressoras so capazes de fazer modelos tridimensionais dos mais variados objetos. Os materiais utilizados tambm so diversos: h impressoras que usam cera, papelo, fios de plstico, entre outros. H vrios tipos de impressoras 3D. Os modelos mais conhecidos constroem o objeto camada a camada, sobrepondo-as, trabalhando individualmente em cada uma delas. Mas h tambm impressoras que utilizam um tipo de p em conjunto com material colante, assim como equipamentos que moldam objetos a partir do aquecimento de componentes slidos.

No vdeo a seguir possvel ver em ao uma impressora 3D que trabalha com camadas:

Finalizando
Ao chegar ao final deste artigo, voc ainda pode estar se perguntando: que impressora comprar? A resposta para esta pergunta no difcil. Se voc faz impresses eventuais, como trabalhos acadmicos, por exemplo, melhor optar pelas impressoras a jato de tinta, j que elas custam pouco e oferecem tima qualidade de impresso, inclusive com cores. Por outro lado, se voc imprime documentos com bastante frequncia, como acontece em escritrios, considere a possibilidade de adquirir uma impressora a laser. Elas so um pouco mais caras, mas imprimem em maior quantidade, com melhor qualidade e velocidade, fazendo com que o gasto com suprimentos seja menor se comparado s impressoras a jato de tinta. Dependendo do caso, talvez seja interessante utilizar tanto impressoras a jato de tinta como impressoras a laser. Se voc costuma imprimir vrios documentos por dia, mas a maioria deles s utiliza a cor preta, pode no fazer sentido comprar uma impressora a laser colorida, bastando uma que imprime apenas com toner preto. Neste caso, adquira uma impressora a jato de tinta para as eventuais impresses coloridas. Esta uma boa maneira de economizar recursos. Os demais tipos de impressora possuem aplicaes bastante especficas, por isso, a escolha deve ser feita com cuidado, de preferncia com a ajuda de alguma empresa especializada, no caso de aplicaes comerciais, devido aos custos envolvidos. Independente do equipamento escolhido, analise bem suas necessidades antes de fazer uma impresso. Desta forma, voc economiza energia eltrica, papel e tinta (ou um suprimento equivalente), fazendo bem ao seu bolso e ao meio ambiente. Para mais detalhes, visite as matrias que serviram de referncia a este texto:

Potrebbero piacerti anche