Sei sulla pagina 1di 13

Enf.

Fernanda Winter

HIV/Aids, Hepatites e outras DSTs A UNIDADE BSICA DE SADE E O MANEJO DO HIV, HEPATITES E OUTRAS DST Considerando os princpios bsicos do SUS: universalizao, integralidade, descentralizao, hierarquizao e participao,a A.B. deve realizar acolhimento, diagnstico precoce, assistncia e encaminhamento dos portadores de DST, HIV/aids, hepatites e HTLV. As aes devem incluir: a) Atividades educativas para promoo sade e preveno. b) Aconselhamento para os testes diagnsticose recomendaes. c) Diagnstico precoce, infeco pelo HIV, hepatites e HTLV. d) Tratamento adequado das DST. e) Encaminhamento dos casos e acompanhamento conjunto. f) Preveno da sfilis congnita e da transmisso vertical do HIV. g) Manejo adequado dos indivduos em uso indevido de drogas. Aos pacientes em situao de maior vulnerabilidade, garantido atendimento humanizado e resolutivo. Tambmdevem ser desenvolvidas aes promovendo o aumento da percepo de risco para esses agravos, alm de estimular a adoo de prticas seguras para a sade. INSUMOS DE PREVENO Considerando as formas de transmisso sangnea e sexual do HIV, e de outras DST, foi definida uma poltica especfica sobre insumos de preveno. Alm do preservativo masculino e feminino, so considerados insumos de preveno, o gel lubrificante e o kit de reduo de danos. PRESERVATIVOS Ofertar o preservativofacilita o acesso e o estabelecimento de vnculo entre a equipe e a populao, facilitando as aes para educao a sade. A transmisso sexual a principal responsvel pelos casos notificados de aids, e o preservativo usado de maneira correta o principal insumo de preveno, reduzindo o risco de transmisso do HIV e outras DST. O preservativo feminino facilita a preveno, pois a feminizao da epidemia de aids no pas e as dificuldades na negociao do uso do preservativo masculino. O limitado nmero de preservativos femininos disponveis determina,priorizao mulheres que tem maior vulnerabilidade: 1. Profissionais do sexo. 2. Mulheres HIV+ e/ou parceiras de homens HIV+. 4. Mulheres usurias de drogas e/ou parceiras de usurios de drogas injetveis. 5. Mulheres com DST e/ou parceiras de homens com DST. 6. Mulheres com histrico de DST.

Enf. Fernanda Winter

O preservativo feminino pode ser distribudo juntamente com o masculino,para co- responsabilidade no cuidado da sade sexual e reprodutiva. O uso de preservativos o nico mtodo que oferece dupla proteo. Sua segurana, depende do uso correto e em todas as relaes sexuais. Forma Correta e Utilizao do Preservativo Masculino Verificar o prazo de validade, abrir a embalagem, no utilizandoobjetos cortantes . Colocar antes da penetrao. O reservatrio existente na extremidade deve ser apertado durante a colocao. Ainda segurando a ponta do preservativo, desenrol-lo at a base do pnis. Aps a ejaculao, retira-lo com o pnis ainda ereto. Retirar o preservativo, segurando-o pela base para no vasar esperma. No deve ser reutilizado, descartado no lixo aps o uso. Algumas Observaes: Devem ser utilizados com lubrificantes base de gua. Em caso de ruptura, o preservativo deve ser substitudo imediatamente. No devem ser mantidos em porta-luvas de carros, bolsas e carteiras portempo prolongado, a exposio ao calor poder danificar o ltex. O Programa de DST/Aids disponibiliza dois tamanhos: 49 mm e 52 mm. Fatores de risco para ruptura ou escape do preservativos masculinos so: Ms condies de armazenamento. No-observao do prazo de validade. Abertura inadequada . Lubrificao vaginal insuficiente. Sexo anal sem lubrificao adequada. Ar e/ou ausncia de espao para recolher o esperma na extremidade. Tamanho inadequado. Uso de lubrificantes base de leo Perda de ereo durante o ato sexual. Uso de dois preservativos Retirada do pnis sem que se segure firmemente a base do preservativo. Uso Correto do PRESERVATIVO FEMININO O preservativo feminino pode ser colocado bem antes da relao sexual e j vem lubrificado. Se necesario usar lubrificantes de base aquosa; Forma correta para utilizaao: 1. O anel mvel interno deve ser apertado, para introduo na vagina; 2. Para coloc-lo, corretamente, a mulher deve encontrar uma posio confortvel ; 3. Com o dedo indicador ele deve ser empurrado o mais profundamente possvel para alcanar o colo do tero; 4. A argola fixa (externa) deve ficar aproximadamente 3 cm para fora da vagina; Para iniciar a penetrao, deve-se segurar o anel externos e guiar o pnis para seu centro, de modo a evitar que o pnis entre pela lateral do preservativo;

Enf. Fernanda Winter

5. Deve ser retirado aps a relao, antes que a mulher levante, para evitar que o esperma escorra do interior do preservativo. Deve ser dado um n e desprezado no lixo e no em vaso sanitrio. Utilizar um novo a cada nova relao sexual. O uso regular de preservativos leva ao aperfeioamento na tcnica, reduzindo a freqncia de ruptura e escape, aumentando sua eficcia e prazer no uso. Os preservativos masculino e feminino - no devem ser usados ao mesmo tempo, porque o atrito aumenta o risco de rompimento. Durante sua disponibilizao, o profissional de sade deve reforar: A qualidade do preservativo oferecido no servio pblico. Que no h interferncia no prazer sexual. Questes de gnero e possibilidades de negociao do uso do preservativo. A necessidade de conhecer e lidar com o prprio corpo. O uso no sexo oral. A aquisio em unidades pblicas de sade de forma gratuita ou em farmcias GEL LUBRIFICANTE Somente o gel lubrificante base de gua considerado como um insumo de preveno, uma vez que no oferece qualquer risco ao ltex do preservativo masculino. Outras frmulas de gel lubrificante - ou produtos utilizados com o mesmo objetivo, como a vaselina podem ocasionar o rompimento do preservativo e, portanto, no so recomendadas. O uso do gel lubrificante associado ao preservativo masculino indicado, para as relaes sexuais anais, por proporcionar maior conforto e por reduzir significativamente o risco de rompimento do preservativo durante essas relaes. Considerando as atuais restries na disponibilizao desse insumo por parte das esferas governamentais, sua distribuio gratuita como insumo de preveno ao HIV e outras DST feita, prioritariamente, para homossexuais e travestis. KIT DE REDUO DE DANOS O kit de reduo de danos composto por: agulhas, seringas, algodo para higienizao, gua destilada, preservativo, copo para diluio e material informativo sobre HIV e outras DST. A quantidade deve ser adaptada realidade da populao usuria.

Enf. Fernanda Winter

A oferta desse insumo no simples, exige dos profissionais maiorfamiliaridade e capacidade em lidar com os preconceitos com as drogas e reduo de danos. Para a disponibilizao desse insumo na unidade, necessria ampla discusso com a equipe para que os profissionais compreendam a importncia da oferta como ao de sade pblica. Essa discusso precisa tambm ser realizada com os usurios do servio de sade, para que a entendam e a aceitem. Para as pessoas que usam drogas, uma boa estratgia deixar em locais apropriados mostra kits de reduo de danos (vitrine em espaos coletivos e individuais do servio), Mostrando que os usurios de drogas so bem acolhidose promovendo a motivao desses usurios em questionar sobre o kit. Essa uma boa forma de criarvnculo de confiana com essa populao. A adoo de prticas preventivas pela populao, especialmente o uso correto e sistemtico dos insumos de preveno, um dos maiores desafios, e para que isso se concretize a participao dos profissionais da Ateno Bsica fundamental. CASOS SUSPEITOS As seguintes situaes clnicas devem ser consideradas como suspeitas de hepatite viral: Ictercia aguda e colria. Elevao de aminotransferases. Histria de exposio percutnea ou de mucosa a sangue e/ou secrees de pessoas portadoras ou com suspeita de infeco pelo HBV ou HCV. Histria de contato sexual ou domiciliar com indivduo sabidamente HBsAg reagente e/ou anti-HBc reagente;. Exames sorolgicos de triagem reagentes para hepatites (doadores de sangue e/ ou rgos, usurios de hemodilise e ambulatrios de DST). A histria pregressa do paciente com suspeita de hepatite auxilia na orientao do diagnstico etiolgico. importante avaliar o passado de histria de hepatite ou ictercia aguda, uso de drogas injetveis ou aspiradas, prtica sexual de risco (sem preservativo) e transfuso de sangue ou hemoderivados antes de 1993. Ao exame fsico, deve-se pesquisar a presena de leses sugestivas de uso de drogas injetveis, tatuagens e piercings. A condio de saneamento bsico e o local de residncia/procedncia tambm devem ser pesquisados. Em funo da alta circulao do vrus da hepatite Aem crianas e adultos jovens, deve ser a primeira a ser pesquisada em casos de suspeita de hepatite aguda, salvo o paciente apresentar vnculo epidemiolgico ou risco especfico para outro tipo de hepatite.

Enf. Fernanda Winter

As hepatites B e C devem ser pesquisadas antes daA se o paciente j apresentar diagnstico sorolgico prvio de hepatite A, se for encaminhado por algum servio de triagem (p.ex: banco de sangue) com sorologia reagente para hepatite B ou C, ou se apresentar risco especfico, como contato sexual com portador de hepatite B ou exposio profissional a sangue (p. ex: pessoal da rea da Sade). As hepatites B e C, sempre devem ser pesquisadas em conjunto. Apesar do risco de transmisso por via sexual da hepatite C ser bem menor do que a hepatite B, pessoas com mltiplos parceiros e com prtica sexual de risco apresentam maior chance de infeco. Todos os pacientes portadores crnicos de hepatite B, procedentes ou residentes na regio amaznica, devem realizar sorologia para hepatite delta (anti-deltaIgG). O que risco? a exposio de indivduos ou grupo de pessoas a situaes que os tornam suscetveis s infeces e ao adoecimento. O conceito de risco, historicamente centrado no indivduo, tornou-se insuficiente para explicar os determinantes da epidemia do HIV. Considerando a dinmica dos comportamentos individuais e sua interao com dimenses socioeconmicas e culturais, incorporou-se o conceito de vulnerabilidade, favorecendo estratgias mais efetivas de preveno a esse agravo. O que vulnerabilidade? o conjunto de fatoresbiolgicos, epidemiolgicos, sociais, culturais, econmicos e polticos que podem ampliar ou reduzir o risco ou a proteo de um grupo populacional, diante de doena, condio ou dano. A transmisso do HIV e dos agentes causais de outras DST no se d aleatoriamente, est relacionada aos modos de interao e crenas de diferentes grupos populacionais. Alm dos fatores individuais, locais e pessoais, a vulnerabilidade ao HIV/aids e a outras DST determinada por um contexto geral de desenvolvimento do pas, que inclui o nvel de renda da populao, o respeito aos direitos humanos fundamentais, o acesso aos servios sociais, de sade e de educao, e tbm suas circunstncias. Trs dimenses principais de vulnerabilidade: A individual,relacionada, com comportamentos adotados pelo indivduo como: falta de informao de medidas educativas sobre a transmisso e preveno das DST/HIV, pouca motivao para aceitar que se encontra em situaes de risco e o baixo poder de estima para medidas preventivas como o uso de preservativos. A social, que diz respeito incidncia de fatores sociais e econmicos na exposio ao risco de infeco pelo HIV de determinados segmentos populacionais. As situaes de pobreza, o desemprego, a falta de moradia, a

Enf. Fernanda Winter

baixa escolaridade, a violncia, o preconceito e a discriminao expem alguns grupos a situaes de risco muito mais freqentemente do que outros. A institucional, que se relaciona ausncia de polticas pblicas que objetivem o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituies governamentais, no-governamentais e sociedade civil, buscando a integrao desses servios na promoo da sade do indivduo. Exemplos de vulnerabilidade institucional so servios de sade que no disponibilizam preservativo e a descentralizao insuficiente da testagem antiHIV para os servios de ateno bsica. Vulnerabilidade Existem grupos populacionais que so fortemente estigmatizados e historicamente excludos dos servios de sade, em situaes de maior vulnerabilidade. Entre eles esto: transgneros, pessoas que usam drogas, gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e jovens em situao de rua. Esses grupos podem variar regionalmente, por isso fundamental que as equipes de sade identifiquem quais so os grupos mais vulnerveis as DST e ao HIV/aids. A populao, tambm, pode viver em situaes de ausncia de proteo: *Na medida em que no use de modo efetivo o preservativo por falta de informao, pelo efeito do uso de substncias que reduzem sua percepo de risco, ou ainda pelas desigualdades nas relaes entre mulheres e homens. * Quando tem seu direito individual ou social violado, seu acesso aos servios de sade bloqueado no dispondo de informaes e meios para assegurar decises sobre sua situao de risco. Portanto, essas condies a que esto sujeitas a pessoa e/ ou a populao so fatores determinantes de vulnerabilidade. DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS Estimativas apontam para mais de 10 milhes de novas infeces de transmisso sexual que podem permanecer assintomticas ou evoluir para doenas sintomticas como uretrites, cervicites, lceras e verrugas genital. Isso, associado ao alto ndice de automedicao, torna o problema ainda maior, j que muitos dos casos no recebem orientao e tratamento adequados, tornando-se subclnicos, permanecendo transmissores e mantendo-se como elos fundamentais na cadeia de transmisso das infeces. Se, por um lado no possvel conhecer a real magnitude das DST no Brasil, a sua transcendncia por demais conhecida: So consideradas atualmente o principal fator facilitador da transmisso sexual do HIV.

Enf. Fernanda Winter

Algumas, quando no diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicaes graves e at mesmo o bito. Durante a gestao, algumas podem ser transmitidas ao feto, causando-lhe importantes leses ou mesmo provocando o abortamento. Podem causar grande impacto psicolgico em seus portadores, levando-os muitas vezes a tomar iniciativas equivocadas, como procurar assistncia com pessoas sem a devida formao para tal (balconistas de farmcia, curandeiros etc.), Apesar disso, as DST so agravos que podem ser evitados com aes de preveno primria como, por exemplo, o uso adequado de preservativos em todas as relaes sexuais. Com exceo das DST causadas por vrus, existem tratamentos eficazes para todas elas. Portanto, na medida em que se consiga conscientizar o portador da necessidade de procurar rapidamente um servio de sade para receber orientao e tratamento adequados, lograr-se- romper a cadeia de transmisso dessas doenas e, conseqentemente, da infeco pelo HIV. INFECO PELO PAPILOMAVRUS HUMANO (HPV) CONCEITO: Doena infecciosa, de transmisso sexual, tambm conhecida como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo. AGENTE ETIOLGICO: O Papilomavrus humano (HPV) um DNA-vrus no cultivvel do grupo papovavrus. Atualmente so conhecidos mais de 70 tipos, 20 dos quais podem infectar o trato genital. DEFINIES DE CASOS SNDROME DA LCERA GENITAL (EXCLUDO HERPES GENITAL): presena de leso anogenital ulcerada, de origem no-traumtica, excluda a evidncia clnica ou antecedente de pequenas leses vesiculosas, em homem ou mulher. . SNDROME DO CORRIMENTO URETRAL EM HOMEM: presena de corrimento uretral verificado com o prepcio retrado e, se necessrio, pela compresso da base do pnis em direo glande (ordenha), associado ou no bacterioscopia positiva para Neisseriagonorrhoeae, Direta reagente para clamdia. SNDROME DO CORRIMENTO CERVICAL: presena de mucopus cervical associado ou no hiperemia, friabilidade, ectopia ou colpite, verificados obrigatoriamente ao exame especular. SFILIS (EXCLUDA A FORMA PRIMRIA): presena de siflidespapulosas disseminadas (principalmente palmo-plantares), e/ou condiloma plano, acompanhados ou no por poliadenomegalia, e sorologia positiva (sfilis secundria); ou sorologia positiva em portador assintomtico de sfilis (sfilis latente); ou presena de leses cutneo-mucosas (tubrculos ou gomas).

Enf. Fernanda Winter

HERPES GENITAL (APENAS O PRIMEIRO EPISDIO): evidncia de pequenas leses ulcerativas na regio anogenital, que foram precedidaspor leses vesiculosas isoladas ou agrupadas em cacho, sobre base eritematosa, cujo aparecimento, foi precedido de ardor ou prurido. CONDILOMA ACUMINADO / HPV: presena de leso vegetante caracterstica ou subclnica na regio anogenital, nica ou mltipla, localizada ou difusa e de tamanho e visibilidade variveis, alm do encontro de alteraes citopatolgicas compatveis com a infeco pelo HPV. TRANSMISSO VERTICAL DA SFILIs: A sfilis uma doena infecciosa de transmisso sexual ou materno-fetal, sistmica, de evoluo crnica, sujeita a surtos de agudizao e perodos de latncia clnica de menor ou maior tempo de durao. A preveno da sfilis congnita pode ser feita com medidas simples, de baixo custo e altamente eficazes, traduzidas no diagnstico da sfilis materna e no tratamento adequado da me e de seu(s) parceiro(s) sexual(is), resultando no tratamento simultneo do concepto. A ocorrncia de casos de sfilis congnita revela falhas graves no sistema de sade. A sfilis congnita considerada, portanto, um indicador para avaliao da qualidade da assistncia gestante. AGENTE ETIOLGICO: o Treponema pallidum, uma bactria espiroqueta, podendo produzir, respectivamente, a forma adquirida ou congnita da doena ETIOPATOGENIA DA TRANSMISSO VERTICAL DA SFILIS O Treponema pallidum, quando presente na corrente sangnea da gestante, atravessa a barreira placentria atingindo o feto. Acreditava-se que a infeco fetal no ocorresse antes do 4 ms de gestao, entretanto j se constatou a presena de T. pallidum em fetos abortados desde com menos de 10 semanas de gestao. Isso aponta para o fato de que a infeco do feto pode ocorrer em qualquer fase da gestao. O risco de transmisso ao feto varia de acordo com o estgio da doena na gestante. Assim, a taxa de transmisso vertical da sfilis nas fases primria e secundria da doena (com elevada carga treponmica circulante), em mulheres no tratadas, de 70 a 100%, reduzindo para 30% nas fases latentes (recente e tardia) ou terciria (reduo da carga treponmica causada pela resposta imunolgica). A sfilis congnita apresenta, da mesma forma que a sfilis adquirida, dois estgios: o precoce, quando as manifestaes clnicas so diagnosticadas at osegundo ano de vida; e o tardio, aps esse perodo. SFILIS PRIMRIA OU CANCRO DURO Leso ulcerada, geralmente nica, pouco dolorosa, com base endurecida, fundo liso, brilhante e pouca secreo serosa. A leso aparece entre 10 e 90 dias, aps o contato sexual infectante. acompanhada de adenopatia regional no supurativa, mvel, indolor e mltipla. No homem, o cancro aparece com maior freqncia na glande e sulco blano-prepucial. Na mulher, mais comum nos pequenos lbios, paredes vaginais e colo uterino.

Enf. Fernanda Winter

SFILIS SECUNDRIA: Leses cutneo-mucosas, de 6 a 8 semanas aps o aparecimento do cancro duro. As leses so geralmente acompanhadas depoliadenopatia generalizada e, ocasionalmente, h artralgias, febrcula, cefalia e adinamia. Mais raramente, observa-se comprometimento heptico e ocular, como uvete. Dentre essas leses, so comuns: Manchas eritematosas (rosolas), de aparecimento precoce, podendo formar exantema morbiliforme. Ppulas de colorao eritemato-acastanhada, lisas a princpio, e, posteriormente, escamosas, conhecidas como siflidespapulosas. As leses das fases primria e secundria so altamente infectantes; a manipulao dessas leses pelo profissional de sade deve ser cuidadosa, com o uso de luvas.

SFILIS LATENTE (RECENTE E TARDIA) a forma da sfilis adquirida na qual no se observam sinais e sintomas clnicos e, o seu diagnstico feito apenas por meio de testes sorolgicos. Sua durao varivel e seu curso poder ser interrompido com sinais e sintomas da forma secundria (pode haver recorrncia em aproximadamente 25% dos casos) ou terciria. SFILIS TERCIRIA: Os sinais e sintomas geralmente aparecem de 3 a 12 anos ou mais aps o incio da infeco, principalmente por leses cutneomucosas (tubrculos ou gomas); neurolgicas (tabes dorsalis, demncia, goma cerebral); cardiovasculares (aneurisma artico) e osteo-articulares. SFILIS CONGNITA PRECOCE: Quando os sinais e sintomas surgem at o 2(segundo) ano de vida. Os principais so: Prematuridade. Baixo peso. Choro ao manuseio. Hepatomegalia e esplenomegalia. Rinite serosanguinolenta. Obstruo nasal. Osteocondrite.. Alteraes respiratrias/pneumonia. Ictercia. Anemia severa. Hidropsia. Fissuras periorificiais (olhos, boca, nus). Condiloma plano, pnfigo palmo-plantar e outras leses cutneas. Sfilis congnita tardia Quando os sinais e sintomas surgem a partir do 2 (segundo) ano de vida. Os principais so: Tbia em lmina de sabre. Fronte olmpica. Nariz em sela. Dentes incisivos medianos superiores deformados (dentes de Hutchinson). Mandbula curta. Arco palatino elevado. Ceratiteintersticial. Surdez (leso do 8 par craniano). Dificuldade no aprendizado. BITO FETAL (NATIMORTO) POR SFILIS: me portadora de sfilis no-tratada ou inadequadamente tratada Com feto morto com idade igual ou superior a 22 semanas de gestao ou com peso maior que 500 gramas.

Enf. Fernanda Winter

ABORTO POR SFILIS: me portadora de sfilis no-tratada ou inadequadamente tratada, feto morto com idade inferior a 22 semanas de gestao ou com peso menor que 500 gramas. MEDIDAS DE PREVENO, CONTROLE E TRATAMENTO: A sfilis congnita uma das doenas de mais fcil preveno, bastando que a gestante infectada seja detectada, e prontamente tratada, assim como o(s) seu(s) parceiro(s) sexual(is). TRANSMISSO VERTICAL DO HIV A patognese da transmisso vertical do HIV est relacionada a mltiplos fatores. a) Fatores virais, tais como a carga viral, genotipo e fenotipo viral. b) Fatores maternos, incluindo estado clnico e imunolgico, presena de DST e outras co-infeces, e o estado nutricional materno. c) Fatores comportamentais, o uso de drogas e prtica sexual desprotegida. d) Fatores obsttricos, a durao da ruptura das membranas amniticas, a via de parto e a presena de hemorragia intra-parto. e) Fatores inerentes ao recm-nascido, prematuridade e baixo peso ao nascer. f) A prtica do aleitamento materno. A carga viral elevada e o tempo prolongado de ruptura das membranas amniticas so reconhecidas como os principais fatores associados transmisso vertical do HIV. A carga viral nas secrees cervicovaginais e no leite materno tm se mostrado, respectivamente, importante determinante de risco de transmisso intra-parto e pela amamentao; bolsa rota por mais de 4 horas aumenta progressivamente a taxa de transmisso (cerca de 2% a cada hora, at 24 horas). H evidncias de que a maioria dos casos de transmisso vertical do HIV (cerca de 65%) ocorrem tardiamente na gestao, e principalmente durante o trabalho de parto e no parto propriamente dito, e os 35% restantes ocorrem intra-tero principalmente nas ltimas semanas de gestao. O aleitamento materno representa risco adicional de transmisso, que se renova a cada exposio da criana ao peito (mamada), de 7% a 22%. DIAGNSTICO: O diagnstico do HIV no incio da gestao constitui-se em interveno muito eficaz para a reduo da transmisso vertical e controle da doena materna. Para que as aes de reduo da transmisso vertical do HIV possam acontecer, todo e qualquer servio que realiza pr-natal dever: Oferecer o teste anti-HIV a toda gestante, com aconselhamento pr e psteste, independentemente da situao de risco da mulher para a infeco pelo HIV. A realizao do teste, porm, dever ser sempre voluntria e confidencial. Cada UBS necessita ter um laboratrio definido para a realizao do teste de triagem anti-HIV, possibilitando o encaminhamento das gestantes, ou, idealmente, das amostras de sangue. HEPATITES VIRAIS

10

Enf. Fernanda Winter

As hepatites virais constituem-se em um grave problema de Sade Pblica no mundo e no Brasil. EPIDEMIOLOGIA: A Organizao Mundial de Sade estima que, no mundo, 325 milhes de pessoas so portadores crnicos do vrus da hepatite B e 170 milhes so portadores crnicos do vrus da hepatite C. No Brasil, devem existir cerca de 2 milhes de portadores crnicos de hepatite B e 3 milhes de portadores da hepatite C. A maioria das pessoas desconhece seu estado de portador e constitui elo importante na cadeia de transmisso do vrus da hepatite B (HBV) ou do vrus da hepatite C (HCV), o que ajuda a perpetuar o ciclo de transmisso destas infeces. As hepatites virais so doenas provocadas por diferentes agentes etiolgicos, que podem apresentar caractersticas epidemiolgicas, aclnicas e laboratoriais semelhantes, porm, com importantes particularidades. As hepatites virais tm grande importncia, pelo nmero de indivduos atingidos e pela possibilidade de complicaes das formas agudas e crnicas. A distribuio das hepatites virais universal, sendo que a magnitude dos diferentes tipos varia de regio para regio. No Brasil, tambm h grande variao regional na prevalncia de cada um dos agentes etiolgicos. A principal via de contgio do vrus da hepatite A a fecal-oral; por contato interhumano ou atravs de gua e alimentos contaminados. Contribui para a transmisso a estabilidade do vrus da hepatite A (HAV) no meio ambiente e a grande quantidade de vrus presente nas fezes dos indivduos infectados. A transmisso parenteral rara, mas pode ocorrer se o doador estiver na fase de viremia do perodo de incubao. A disseminao est relacionada com o nvel socioeconmico da populao, existindo variaes regionais de endemicidade de acordo com o grau de saneamento bsico, de educao sanitria e condies de higiene da populao. Em regies menos desenvolvidas as pessoas so expostas ao HAV em idades precoces, apresentando formas subclnicas ou anictricas. Pacientes que j tiveram hepatite A apresentam imunidade para esse vrus, mas permanecem susceptveis s outras hepatites. A transmisso do vrus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral, e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada doena sexualmente transmissvel. A transmisso vertical (maternoinfantil) tambm pode ocorrer. De maneira semelhante s outras hepatites, as infeces causadas pelo HBV so habitualmente anictricas. Apenas 30% dos indivduos apresentam a forma ictrica da doena, reconhecida clinicamente. Aproximadamente 5% a 10% dos indivduos infectados cronificam. Porm, a chance de cronificao de cerca de 70 a 90% na transmisso vertical em gestantes. O vrus da hepatite C (HCV) foi identificado em 1989. Sua transmisso ocorre principalmente por via parenteral e em um percentual significativo de casos no possvel identificar como ela ocorreu. importante ressaltar que em percentual significativo de casos no possvel identificar a via de transmisso. Possuem risco acrescido para a infeco pelo HCV por via parenteral: indivduos que receberam transfuso de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993, usurios de drogas intravenosas ou usurios de drogas inaladas e aspiradas que compartilham os equipamentos de uso, pessoas que fizeram tatuagens, aplicaram piercings

11

Enf. Fernanda Winter

ou que apresentam outras formas de exposio percutnea. A transmisso sexual pouco freqente (risco menor que 2% para parceiros estveis) e ocorre principalmente em pessoas com mltiplos parceiros e com prtica sexual de risco, sendo que a co-existncia de alguma DST inclusive o HIV constitui-se em um importante facilitador dessa transmisso. A transmisso vertical rara quando comparada hepatite B. A cronificao ocorre em 70% a 85% dos casos, sendo que, em mdia, um quarto a um tero deles evolui com padro de acometimento histolgico moderado e grave, necessitando de tratamento. O restante evolui de forma mais lenta e talvez nunca desenvolva hepatopatia grave. importante destacar que o HCV j o maior responsvel por cirrose e transplante heptico no MundoOcidental. DIAGNSTICO CLNICO Os quadros clnicos agudos das hepatites virais so muito diversificados. A maioria dos casos com predominncia de fadiga, anorexia, nuseas, mal-estar geral e adinamia. Nos pacientes sintomticos, o perodo de doena aguda se caracteriza pela presena de colria, hipocolia fecal e ictercia. As aminotransferases (ALT/TGP e AST/TGO) so marcadores sensveis de leso do parnquima heptico, porm no so especficas para nenhum tipo de hepatite. A elevao da ALT/TGP geralmente maior que da AST/TGO e j encontrada durante o perodo prodrmico. Nveis mais elevados de ALT/TGP quando presentes no guardam correlao direta com a gravidade da doena. Tambm so encontradas outras alteraes inespecficas como elevao de bilirrubinas,fosfatase alcalina e discreta linfocitose. A hepatite crnica assintomtica ou oligossintomtica na grande maioria dos casos. De modo geral, as manifestaes clnicas aparecem apenas em fases adiantadas de acometimento heptico. Muitas vezes o diagnstico feito ao acaso, a partir de alteraes espordicas de exames de avaliao de rotina ou da triagem em bancos de sangue. No existem manifestaes clnicas ou padres de evoluo patognomnicos dos diferentes agentes. O diagnstico etiolgico s possvel por meio de exames sorolgicos e/ou de biologia molecular. EPIDEMIOLOGIA: Os vrus linfotrpicos de clulas T humanas tipo I e II (HTLV I e II) so endmicos em vrias regies do globo. As mais altas prevalncias ocorrem em populaes de usurios de drogas injetveis e receptores de sangue ou hemoderivados. No Brasil, o HTLV I o subtipo predominante em regies urbanas, enquanto o HTLV II encontrado primariamente em populaes indgenas, no norte do pas. A prevalncia da infeco pelo HTLV I nos centros urbanos tem sido estimada em menos de 1% da populao geral, podendo ser mais elevada onde h maior concentrao de populao afrodescendente, como por exemplo, no Estado da Bahia, onde o ndice mais elevado (1,8%). AGENTE ETIOLGICO: O HTLV pertence famlia dos retrovrus (a mesma do HIV). Apesar de ambos serem retrovrus, o HTLV tem caractersticas biolgicas opostas s do HIV: enquanto este vrus induz a

12

Enf. Fernanda Winter

doena clnica na totalidade dos indivduos infectados, o HTLV s leva ao aparecimento de sintomatologia clnica em uma minoria dos pacientes (3% a 5% dos infectados). PATOGNESE: HTLV I, alm da destruio, causa transformaes nos linfcitos T, resultando no desenvolvimento, dentre outras, de leucemia ou linfoma, depois de um perodo de incubao, em mdia, de 20 a 30 anos, numa minoria dos pacientes infectados. Posteriormente, estudos moleculares detalhados realizados em pacientes com leucemia identificaram um outro retrovrus, com algumas caractersticas diferentes do HTLV I, que veio a ser chamado de HTLV II. TRANSMISSO, PREVENO E CONTROLE: O HTLV transmitido da mesma forma que o HIV, ou seja, por meio dos fluidos corpreos, como o esperma, secrees vaginais, sangue, da gestante para o feto e da me criana durante a amamentao. Existem, no entanto, algumas caractersticas diferenciais: enquanto o HIV em nosso meio transmitido majoritariamente pela via sexual, o HTLV no apresenta a mesma eficcia de transmisso por essa via. O HTLV apresenta maior facilidade de transmisso da me infectada para seu filho pelo aleitamento, estando diretamente relacionada com o tempo de amamentao, tambm menos facilmente transmitido atravs da placenta, ou pelo canal de parto, quando comparado ao HIV. A criana nascida de me com HTLV deve ser alimentada, exclusivamente, com a frmula infantil. PREVENO E CONTROLE As medidas de preveno e controle da infeco pelo HTLV no diferem das medidas para o HIV. Em resumo, as principais medidas de preveno e controle da infeco pelo HTLV so: Controle do sangue e derivados. Preveno da transmisso vertical pela amamentao. Quebra da cadeia de transmisso - Diagnostico dos infectados, e orientao para o sexo seguro e no compartilhamento de seringas e agulhas por ocasio de uso de drogas endovenosas

13

Potrebbero piacerti anche