Sei sulla pagina 1di 13

Mostrando postagens com marcador ECA. Mostrar todas as postagens Mostrando postagens com marcador ECA.

Mostrar todas as postagens


SBADO, 25 DE JUNHO DE 2011

Reviso de ECA
ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE Principio (Doutrina) da PROTEO INTEGRAL Com o ECA h adoo da proteo integral e mudana de enfoque. Em toda e qualquer circunstncia em que criana ou adolescente se encontre, o ECA ser aplicado, inclusive em caso de conflito entre os pais e a criana ou adolescente. Antes do ECA s havia proteo do menor em situao de risco. Outro enfoque do princpio: o ECA protege tambm todos os direitos e interesses da criana. Hoje, o ECA traz em seu todos os princpios correlatos, que derivam do p. da proteo integral. Antes da lei 12.010/2009 (reforma do ECA) havia uma discusso acerca do tamanho da proteo integral. Hoje os princpios derivados foram trazidos para o texto do ECA - art. 100, p.. (no so princpios apenas para as medidas de proteo, mas para interpretao do ECA). So eles: Princpio da proteo especial Criana e adolescente como sujeitos de direitos. O antigo cdigo de menores tratava a criana e adolescente como objetos da interveno judicial. Princpio da proteo integral e prioritria A proteo integral prioritria. Prioridade no atendimento dos direitos e interesses da criana e adolescente (art. 100, p.., II, ECA). O art. 4 do ECA - prioridade nos gastos pblicos, no atendimento mdico, no atendimento de servios pblicos. Esta prioridade no s uma regra programtica, mas pode ser efetivamente aplicada diante do caso concreto. STF: a prioridade supera at mesmo o p. da reserva do possvel (deciso tomada em ACP obrigando o municpio a construir creches). Art. 227, CF.

Principio da responsabilidade primria e solidria do Poder Pblico A execuo e garantia dos direitos so de responsabilidade primria (principal) do Estado. A famlia e a sociedade agem de forma subsidiria. A responsabilidade do Estado se d igualmente entre as principais esferas de competncia - todos so solidariamente responsveis pela proteo de direitos. A solidariedade no prejudica a municipalizao do municpio (que a criana possa ser atendida no local em que ela se encontra) e a participao da sociedade civil organizada. Princpio do interesse superior da criana e do adolescente

Complementa a prioridade. Em igualdade de condies, prevalece o interesse da criana e do adolescente. Princpio da privacidade Preservao da imagem e vida privada. Princpio da interveno precoce A interveno das autoridades competentes deve ser imediata leso. Princpio da interveno mnima Atuao dentro do necessrio, indispensvel. Principio da proporcionalidade e atualidade A resposta deve ser proporcional e atual. Princpio da responsabilidade parental A interveno do Poder Pblico deve ser de forma a fazer com que os pais cumpram a suas responsabilidades frente aos filhos. Princpio da prevalncia da famlia Atuao do Estado deve ser de forma a preservar o direito da criana e do adolescente de permanecer com a sua famlia (natural ou extensa/ampliada ou substituta). Princpio da obrigatoriedade da informao A criana e o adolescente devem ser informados dos seus direitos, dos motivos pelos quais as medidas esto sendo tomadas, do que est acontecendo com eles. Isso dentro da capacidade e o discernimento da criana. Principio da oitiva obrigatria e participao A criana e adolescente devem ser necessariamente ouvidos, devendo a oitiva ser de forma adequada e resguardada a sua capacidade e discernimento. O meso vale para a participao da criana e adolescente.

# Princpios relacionados s medidas de proteo e scio-educativas: Princpio da brevidade As sanes devem ser aplicadas pelo menor tempo possvel, inclusive a internao. Principio da proteo especial A criana e o adolescente devem ser vistos como uma pessoa em formao - condio peculiar. Principio da excepcionalidade Sempre que for possvel uma medida menos gravosa, ela deve prevalecer.

Direitos da criana e do adolescente Captulo I - Direito vida e sade. Obs. O ECA protege a partir da concepo. Art. 7 - o Estado deve efetivar polticas publicas que permitam o nascimento sadio e harmonioso. Art. 8 - obrigatoriedade do atendimento pr-natal para a gestante, com alimentao e tratamento adequados. Art. 9 - proteo do recm-nascido, garantindo o direito de amamentao em qualquer situao que se encontre a me. Art. 10 - exige que os hospitais faam registro e identificao do recm-nascido e de sua genitora, alojamento conjunto para o recm-nascido e sua genitora. Art. 11 - atendimento mdico e odontolgico obrigatrios. Capitulo II - liberdade, respeito e dignidade. Art. 15 - direito liberdade, respeito e dignidade. Art. 16, I - Direito de ir, vir e permanecer nos locais pblicos e comunitrios, ressalvadas as restries legais. Obs. juzes de algumas comarcas tm determinado horrio para que crianas e adolescentes permaneam na rua ou em determinados lugares (toque de recolher). Os tribunais tm decidido que isso legal, desde que fundamentado num risco concreto. Captulo III - Direito convivncia familiar e comunitria Art. 19 e ss. Em primeiro lugar, com a famlia natural. Famlia natural (art. 25) - a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. Famlia extensa ou ampliada (art. 25, p..) - formada por parentes prximos com os quais a criana ou adolescente convive e mantm vnculos de afinidade e afetividade. Famlia substituta (art. 28) - mediante guarda, tutela ou adoo.

# A grande questo hoje saber se a famlia extensa ou ampliada pode ser independente da guarda, tutela ou da adoo. A resposta atual da jurisprudncia que sim. Porm, por vezes a proteo da criana depende da guarda ou tutela. possvel, por exemplo, que os avos tenham a guarda da criana ou adolescente. Por enquanto o que se tem entendido que havendo beneficio ara criana ou adolescente possvel que a famlia extensa receba o complemento da tutela ou guarda. Depende da necessidade e da proteo. # Impossibilidade de a criana ficar com a famlia natural (motivos): Perda do poder familiar Poder familiar decorre da formao de famlia, traz direitos e deveres.

O ECA estabelece os deveres do poder familiar no art. 22 (exercido pelo pai e pela me em igualdade de condies): sustento, guarda, educao e cumprir decises judiciais. Direitos: art. 1634, CC A perda do poder familiar pode decorrer do descumprimento dos deveres ou pelas causas do art. 1638, CC (castigo imoderado, abandono, atos contrrios moral e bons costumes e reiterao dos atos que levam suspenso do poder familiar). Suspenso do poder familiar - descumprimento dos deveres do art. 22, ECA ou hipteses do art. 1637, CC (arruinar os bens dos filhos e condenao por sentena irrecorrvel em crime cuja pena exceda a 2 anos de priso). Tanto a perda quanto a suspenso do poder familiar sero sempre decidias judicialmente em processo contraditrio - art. 24, ECA. Art. 22, ECA determina que a falta ou carncia de recursos materiais no constitui motivo para a perda ou suspenso do poder familiar. Procedimento da perda ou suspenso # Competncia da vara da infncia ou juventude quando a criana ou adolescente estiverem nas situaes do art. 98, ECA (situao de risco): a) - risco material (risco de vida, doena, etc.). b) - risco moral (desvio de conduta, praticando ilcitos, em local imprprio, etc.). c) - risco jurdico (em abandono, sem ter quem os represente juridicamente). # Legitimidade ativa: MP ou quem tenha legtimo interesse. Juiz no pode decidir de ofcio nem a perda e nem a suspenso do poder familiar, mas depende de provocao. O ECA prev, no art. 157, liminar ou tutela de urgncia - juiz pode decidir, liminar ou incidentalmente, pela suspenso do poder familiar at o final da ao, ficando a criana ou adolescente com pessoa idnea. Art. 157. Havendo motivo grave, poder a autoridade judiciria, ouvido o MP, decretar a suspenso do ptrio poder, liminar ou incidentalmente, at o julgamento definitivo da causa, ficando a criana ou adolescente confiado a pessoa idnea, mediante termo de responsabilidade. Guarda Forma de colocao em famlia substituta, destinada a regularizar a situao de fato da criana e do adolescente. No nosso sistema a guarda pode ser autnoma, ou seja, a criana e o adolescente podem ficar sob guarda at a maioridade. A guarda no precisa ser autnoma, podendo ser incidental no processo de adoo, de perda do poder familiar. Caractersticas da guarda:

1. Precria - o juiz pode modific-la a qualquer tempo, mas sempre por deciso judicial. MP, conselho tutelar NO podem decidir sobre a guarda. 2. A guarda poder ter, tambm, direito de representao. Para isso preciso uma deciso judicial, ou seja, o direito de representao no automtico da guarda. Pode ter guarda com representao ou sem. 3. Obrigaes do guardio: assistncia material, moral e educacional. 4. O direito do guardio pode ser oposto a terceiros, inclusive aos pais. Para tirar a criana ou adolescente do guardio s com deciso judicial. A guarda no impede o direito de visita dos pais e tb no impede o dever de prestar alimentos por parte dos pais (art. 33, 4, ECA - lei 12010/09). 5. Criana e adolescente passam a ser dependentes do guardio para todos os efeitos, inclusive os previdencirios. Obs. a legislao previdenciria no incluiu a guarda como causa de direitos previdencirios. Hoje pacifico que prevalece o ECA, por ser norma mais benfica e protetiva criana e adolescente. Tutela 15.01.2011 (Professora Roberta Densa). Tutela Como forma de colocao em famlia substituta, h apenas a tutela. Quem tem tutela tem guarda - tutela mais ampla do que a guarda. preciso ter tido perda ou suspenso do poder familiar. Prestao de contas - o tutor deve prestar contas na forma da lei. Proteo e administrao dos bens do menor. O correto manter a criana sob guarda temporariamente, at ser deferida a tutela. Responsabilidade subsidiria do juiz. considerada um mnus pblico, assim como o poder familiar. Adoo Foi substancialmente alterada pela lei 12010/2009. Criao de novo vnculo de filiao. absolutamente irrevogvel. Para que seja possvel a adoo preciso que tenha havido perda de poder familiar. Forma: pedido de perda poder familiar e pedido de adoo. H autores que entendem ser possvel no mesmo processo, mas no pode ser na mesma pea.

Art. 166 - consentimento em audincia. Este consentimento significa na entrega da criana, e no na escolha dos pais adotivos. Adoo intuito persoane - antes o ECA no dizia nada, ento a jurisprudncia admitia. Agora o ECA expresso quanto necessidade do cadastro prvio. Professor disse que aps a alterao do ECA a doutrina e os juzes de SP vm rechaando a possibilidade. S juiz pode deferir adoo, por meio de processo judicial - art. 155 e ss, ECA - procedimento especifico, com regras subsidirias do ECA. MP sempre atua como fiscal da lei. Requisitos da adoo 1. ECA: o adotando deve ter menos de 18 anos, salvo na hiptese de guarda ou tutela ( possvel adotar pessoa com mais de 18 anos se antes havia tutela ou guarda). CC: art. 1619 - a adoo de pessoa maior de 18 anos pode ser feita utilizando, tanto quanto possvel, as regras do ECA. Lei 12010/2009 revogou todos os artigos do CC relativos adoo. A adoo de pessoa menor de 18 anos corre na vara de infncia e juventude. A de pessoa maior de 18 anos corre na vara de famlia. 2. Diferena de idade de 16 anos entre adotante e adotado. 3. Adotante deve ter 18 anos. Ver art. 42 e alteraes da lei 12010. 4. Real vantagem para o adotando. 5. Motivos legtimos. 6. Consentimento do adotando com mais de 12 anos. Impedimentos - Ascendente no pode adotar descendente, - Irmos no podem adotar irmos, - Tutores no podem adotar os pupilos enquanto no houver prestao final de contas, Hipteses de adoo: A) Pessoa solteira com mais de 18 anos. B) Adoo conjunta - feita por 2 pessoas casadas ou conviventes em unio estvel (homem e mulher). Adoo por casais de pessoas do mesmo sexo - tem sido deferida luz da CF: dignidade da pessoa humana e melhor interesse do menor. Divorciados - possvel, desde que o estagio de convivncia tenha se iniciado antes do divrcio + consenso sobre visitas e guarda (art. 42, 4). Assegurada a guarda compartilhada.

C) Adoo unilateral - manuteno do vnculo com um dos pais e criao de vinculo de adoo com o seu cnjuge ou companheiro. Obs. Paternidade scio-afetiva (deciso do STJ): no se admite a negatria de paternidade em caso de adoo brasileira: pai que reconhece como seu filho de outrem e depois briga com a me e se arrepende. possvel a negatria quando o pai agiu em erro ao registrar o filho alheio como seu. Estgio de convivncia Durante o processo de adoo. A lei no fixa o prazo, que ser fixado pelo juiz. Obs. Na adoo internacional o ECA determina estgio de convivncia no Brasil com prazo mnimo de 30 dias. Sempre com apoio da equipe interdisciplinar - psiclogos e assistentes sociais que auxiliam o juiz da vara da infncia. possvel a dispensa do estgio na forma do art. 46 - para quem j tem guarda da criana. Constituio da adoo Sempre por sentena, inscrita no RCPN mediante mandado. A sentena cancela o registro anterior e constitui novo registro. Obs. a lei permite o registro no RCPN em que reside o adotante, e no do registro de nascimento anterior. Alterao de prenome: art. 47, 5 e 6. A adoo s tem efeitos aps o transito. Exceo: adoo post mortem (art. 42, 6). Manuteno dos arquivos - art. 48 - todo processo de adoo deve ser mantido em arquivo. A pessoa, ao atingir a maioridade pode buscar este processo para anlise. Antes de atingir a maioridade, se o adolescente manifestar a vontade tb poder buscar o processo, desde que tenha consultoria jurdica e apoio psicolgico. Cadastro nacional de adoo Art. 50 e ss. Os adotantes passam por uma preparao, aps o qual so cadastrados. Dois cadastros: de adotantes e de adotandos. Obs. a lei no permite recusa reiterada pelos adotantes - acontecendo isso, o juiz pode tir-los da fila. # Dispensa do cadastro prvio - art. 50, 13: 1. Pedido de adoo unilateral, 2. Formulada por famlia extensa (parentes com afinidade),

3. Criana com mais de 3 anos de idade e o adotante j tem a guarda legal + tempo de convivncia que comprove a fixao de laos de afinidade + ausncia de m f ou dos crimes do 237 e 238 Ateno - crimes do ECA: - art. 237: subtrao de criana para colocao em famlia substituta - art. 238: prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa.

Preveno Pode ser geral ou especial. - Geral: art. 70 (dever de todos). Obs. professores, mdicos, tm dever especial de comunicar ao conselho tutelar qualquer forma de abuso, sob pena de infrao e sano administrativa. - Especial: art. 74 a 85 (poder pblico) Espetculos pblicos, filmes e programas televisivos. Produtos e servios que no podem ser vendidos a crianas e adolescentes. Art. 74 - classificao indicativa de diverses e espetculos pblicos - feita pelo Ministrio da Justia. A portaria MJ 1100/2006 regula a classificao indicativa de shows e espetculos pblicos (teatro, cinema, filme que aluga em casa, circo, etc). Aps a portaria, se a criana ou adolescente estiver na companhia dos pais poder entrar, independentemente da classificao indicativa. nica exceo: se o filme for indicado para pessoas maiores de 18 anos nem acompanhados dos pais as crianas e adolescentes podem entrar. Arts. 254, 255 e 258 - infrao administrativa se descumprir. Adequao de programa de rdio e TV - classificao indicativa do ministrio da justia - portaria MJ 264/07. Hoje esto sendo discutidos os critrios da classificao. Art. 149, ECA (ler) - poderes do juiz (ltimo ponto do edital): o juiz pode expedir portarias ou alvar. Portaria - genrica. Alvar - especifico. Inciso II - participao em espetculos pblicos, ensaios e certames de beleza - o juiz deve analisar se o programa adequado, qual a participao do menor, etc. Questo: menor emancipado pode participar de qualquer programa, inclusive em que aparece semi-nu, se insinuando? R. No. preveno da massa, preocupao com todas as pessoas que esto na coletividade. No importa se emancipado. Art. 77 - aluguel de fitas e jogos - tb dependem de classificao indicativa e constitui infrao o descumprimento.

Art. 78 - revistas e material imprprio - devem ser comercializadas em embalagem lacrada e com indicao de seu contedo. Se contiver mensagens pornogrficas ou obscenas devem ser comercializada em embalagem opaca. Obs. Playboy e sexy so consideradas erticas, por isso no h a proibio da embalagem lacrada. Obs2. Livro do Daniel Gentili e Bruna Surfistinha - decises que devem ser vendidos em embalagem lacrada e com indicao e para maiores de 18 anos. Art. 80 - casas de jogo de azar (tudo o que tiver aposta): no pode manter criana e adolescente dentro do local. Ex. bingo, lotrica, jquei, etc. Art. 81 - produtos e servios que no pode ser vendidos a crianas e adolescentes (crime): - armas e munies, - bebidas alcolicas, - produtos que podem gerar dependncia fsica ou psquica, - fogos de estampido, - revistas e publicaes do 78, - bilhetes lotricos e equivalentes. Art. 82 - hospedagem - se estiverem acompanhados ou autorizados pelos pais ou responsveis possvel a hospedagem de crianas e adolescentes em hotis e motis. Para primeira fase: ambos os pais. Sem autorizao ou sem estar acompanhado: autorizao judicial. Autorizao para viajar - Para o exterior (criana e adolescente) - art. 84 - autorizao judicial. Salvo se estiver acompanhado de ambos os pais ou responsveis ou de um deles com autorizao expressa do outro com firma reconhecida por autenticidade (a necessidade de ser por autenticidade no est no ECA, mas do CNJ). Obs. Resoluo 74, CNJ: se tiver expressamente autorizado por ambos os pais no precisa de autorizao judicial ( o que o TJ/SP adota). - Dentro do Brasil (regra somente para criana) - para fora da comarca no precisa de autorizao judicial nas seguintes hipteses: <!--[if !supportLists]--> <!--[endif]-->Comarca contigua a residncia: no precisa estar acompanhado e nem ter autorizao judicial, <!--[if !supportLists]--> <!--[endif]-->Se a criana estiver acompanhada de ascendente ou colateral maior at 3 grau, <!--[if !supportLists]--> <!--[endif]--> Acompanhado de pessoa maior, expressamente autorizado por pai ou responsvel Obs. pais ou responsveis podem pedir autorizao genrica vlida por at 2 anos (art. 83, 2).

Art. 149 - quem autoriza o juiz. Direitos fundamentais Art. 7, 8 e 10 foram alterados pela lei 12010. Quem quiser entregar filho adoo, basta informar ao mdico e ter acompanhamento psicolgico. Tem que informar o juiz. Todo hospital tem obrigao de manter a documentao por 18 anos - crime. Art. 14 - campanha de vacinao. obrigao dos pais vacinar os filhos. Dever do Estado de manter o sistema de vacinao. Medidas de proteo Art. 98 - situao de risco. Quem pode aplicar: juiz e conselho tutelar, em regra. Art. 101 - rol das medidas de proteo: I - Encaminhamento aos pais: conselho tutelar pode e deve aplicar. II - Orientao, apoio e acompanhamento: esta orientao feita pelas entidades de atendimento (governamentais e no governamentais) - todo tipo de orientao. III - Matrcula e freqncia em estabelecimento oficial de ensino - art. 208, CF diz que a criana deve estar na escola a partir dos 4 anos e at os 18 anos (alterado pela EC 59/09). Art. 53, ECA diz que a criana tem direito creche a partir de 0 ano. Ensino fundamental I - a partir de 6 anos - 1 ao 5 ano. Ensino fundamental II - 6 ao 9 ano. Ensino mdio - 3 anos. Obs. a lei de diretrizes e bases permite que o estado adote ou no a progresso automtica - sem repetncia. Em SP ns temos. Questo: Pode um juiz, a pedido do MP, impedir que escola adote a progresso automtica? R. Isso ocorreu em Vrzea Grande, est no TJ. Obs2. O ECA fala em ensino fundamental, mas a CF fala em at ensino mdio. Como interpretar? At ensino fundamental a criana e adolescente que no estiver na escola est em situao de risco. IV - incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio famlia - desenvolvido por entidades de atendimento. Ex. cursos profissionalizantes, bolsa famlia, etc. V - requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial - obs. em caso de tratamento toxicmano no possvel manter a pessoa internada, ela tem que querer - em medida de proteo no pode restringir a liberdade. VI - incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos.

VII - acolhimento institucional - antes chamado de abrigo. Para pessoas que no tm famlia. aplicado por uma entidade de atendimento. Tem prazo mximo, em tese, de 2 anos, com reavaliao a cada 6 meses - s pode ser tomada pelo juiz. VIII - incluso em programa de atendimento familiar - s pode ser tomada pelo juiz. determinada sob a forma de guarda a famlias que criam a criana por algum tempo e depois entrega. Era chamado antes de me familiar. A lei manda que se crie polticas pblicas para incentivar as famlias a receberem em suas casas crianas para atendimento familiar. IX - colocao em famlia substituta - s pode ser tomada pelo juiz.

Obs. as medidas dos incisos VII, VIII e IX s podem ser aplicadas pelo juiz. As demais podem ser determinadas pelo conselho tutelar, que pode, inclusive, exigir do poder pblico o seu cumprimento. Obs. O rol das medidas de proteo exemplificativo. Obs2. Em medidas de proteo no permitida a restrio de liberdade. Conselho tutelar Tem por funo zelar pelos direitos da criana e do adolescente - fazer cumprir a lei. rgo autnomo, no est ligado a nenhum dos poderes. rgo permanente. Cada municpio deve ter pelo menos 1 conselho. Lei municipal determina estrutura fsica e remunerao. Pode ou no ter remunerao - municpio decide isso. # Requisitos para ser conselheiro: - ser pessoa idnea, - mandato por 3 anos, permitida uma reconduo # Atribuies: - aplicar as medidas protetivas, exceto as 3 ultimas, - atender e aconselhar os pais, - requisitar determinaes do poder pblico, sem necessidade de pedir ao juiz, - encaminhar ao MP noticia de infrao administrativa ou penal contra a criana, # Impedimentos dos conselheiros (ligados ao nepotismo) - art. 140: - marido e mulher no podem exercer mandato no mesmo conselho, - irmo e cunhado, - ascendente e descendente natural ou por afinidade Motivo dos impedimentos: as pessoas do conselho deliberam sobre a medida. # Eleio de conselheiro: - candidatar-se e ser escolhido pela sociedade.

Competncias Justia da Infncia e Juventude - art. 145 e ss. Cada estado, atravs da lei de organizao judiciria, poder criar vara de infncia e juventude (no uma obrigao). Obs. o mesmo vale para delegacia da infncia. Art. 146 e ss - atribuies do juiz da VIJ: Obs. se no houver VIJ, a lei de organizao judiciria vai dizer qual o juiz que exerce esta funo no caso concreto. Sendo ato infracional e no havendo VIJ, h discusso se deve ir para cvel ou criminal. - apurao de ato infracional, - conceder remisso, - conhecer os pedidos de adoo, - conhecer e julgar ACP que envolva direitos da infncia e juventude, - aplicar penalidades administrativas (obs. os crimes no so apurados na VIJ, mesmo que praticados contra criana e adolescente), - fiscalizar entidades de atendimento (Obs. Fundao Casa entidade de atendimento), - conhecer os casos encaminhados pelo conselho tutelar.

Obs. art. 147 - pargrafo nico - quando em situao de risco: - destituio de poder familiar, - tutela e guarda, - suprimir autorizao para o casamento, - discordncia quanto ao exerccio do poder familiar - conceder emancipao - designar curador especial - alimentos, - cancelamento, retificao ou suprimentos dos registros de nascimento e bito. Art. 149 - portarias e alvars:

Art. 149. Compete autoridade judiciria disciplinar, atravs de portaria, ou autorizar, mediante alvar: I - a entrada e permanncia de criana ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsvel, em: <!--[if !supportLists]-->a) <!--[endif]-->estdio, ginsio e campo desportivo; <!--[if !supportLists]-->b) <!--[endif]-->bailes ou promoes danantes; <!--[if !supportLists]-->c) <!--[endif]--> bailes ou promoes danantes; <!--[if !supportLists]-->d) <!--[endif]-->d) casa que explore comercialmente diverses eletrnicas; <!--[if !supportLists]-->e) <!--[endif]-->e) estdios cinematogrficos, de teatro, rdio e televiso. II - a participao de criana e adolescente em (autorizaes - participao exclusiva) a) espetculos pblicos e seus ensaios; b) certames de beleza. 1 Para os fins do disposto neste artigo, a autoridade judiciria levar em conta, dentre outros fatores: a) os princpios desta Lei; b) as peculiaridades locais; c) a existncia de instalaes adequadas; d) o tipo de freqncia habitual ao local; e) a adequao do ambiente a eventual participao ou freqncia de crianas e adolescentes;

f) a natureza do espetculo. 2 As medidas adotadas na conformidade deste artigo devero ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinaes de carter geral.

Potrebbero piacerti anche