Sei sulla pagina 1di 2

ROQUE, Sebastio Jos. 9. Do administrador Judicial e do Comit de Credores.

In: Direito de Recuperao de Empresas: Elaborado nos termos da Lei 11.101 de 09.02.2005 Substitui a antiga Lei Falimentar (Decreto-Lei 7661/45). So Paulo: cone, 2005, cap. 9, p. 133-151.1 Servindo-se de linguagem simples e objetiva, o autor traz baila, a Seo III do Captulo 2, arts. 21 a 34 da lei que reformulou o direito concursal, LRE, focando Administrador Judicial e o rgo colegiado representativo dos credores Comit de Credores, rgos institudos objetivando instrumentalizar os procedimentos da recuperao judicial e da falncia. Nesse mister, isento de controvrsias, discorda, indica defeitos e pontos de fragilidade, opina e at critica a nova legislao. Compara com a antiga concordata e com o direito francs, base da nova legislao; descreve a forma de constituio, o perfil desejvel, o papel dos ocupantes dos cargos, suas atribuies, critrio e fonte da remunerao; comenta as competncias; explica as hipteses de impedimentos e restries investidura; relaciona deveres e informa sobre relatrios, prestao de contas, renncia, substituio e destituio. Leciona sobre a essencialidade desses rgos, auxiliares na administrao da justia, no procedimento dos institutos concursais. Funes de extrema responsabilidade, podendo incriminar civil e penalmente seus representantes, caso provoquem prejuzos ao devedor ou aos credores, por m administrao, dolo ou culpa no desempenho das funes ou infrao lei. A escolha do administrador judicial, recair sobre pessoa fsica ou jurdica, profissional idneo, de preferncia advogado, economista, administrador de empresas, contador ou pessoa jurdica especializada, feita pelo juiz que presidir o procedimento, pessoa de sua confiana, cabendo auxili-lo na administrao da massa falida. Funo indelegvel, lhe permitido apenas contratar auxiliares, mediante prvia autorizao do juiz. O Comit de Credores, rgo facultativo na falncia e na recuperao judicial, uma vez instalado, ter trs representantes, um para cada grupo de credores, com dois suplentes cada um: trabalhistas; quirografrios e com privilgios gerais (considerado pelo autor o mais importante); e com direitos reais de garantia ou privilegiados. Na sua falta, caber ao administrador, ou, na incompatibilidade deste, ao juiz, exercer suas atribuies. Finalmente, entendemos tratar-se de arcabouo doutrinrio til e necessrio ao acadmico, mormente por se tratar de rgos de otimizao e de fiscalizao que contribuem

Resenha elaborada por Ida Carmen Corra Leito, acadmica de Direito da UFPA, matricula 10015012301, apresentada disciplina Direito Falimentar, ministrada pelo professor Reynaldo Silveira.

para a proteo ao princpio da preservao da empresa, em razo de sua funo social, gerao de emprego e renda, desenvolvimento do pas, dentre outros reflexos positivos na sociedade.

Potrebbero piacerti anche