Sei sulla pagina 1di 43

1

Capitulo I Introduo.

O objectivo deste estudo foi de procurar encontrar solues das dificuldades dos alunos na resoluo de problemas da Anlise Combinatria atravs do estudo da abordagem oferecida pelos professores e pelos manuais didcticos. O interesse deste trabalho centrou se sobre a formulao do conceito ligado operao de analise combinatria baseada na teoria de conjunto. Interessado em investigar mais a prior, as causas de dificuldades dos alunos na resoluo dos problemas na anlise combinatria; e, a partir dessa investigao propor uma metodologia de abordagem desses contedos. No mbito desta proposta, restringiu se a fornecer uma alternativa para a introduo do tema, procurando facilitar a ampliao posterior do conceito estudado. Foi nesta perspectiva que se pretendeu abordar a anlise combinatria, atravs da manipulao de objectos concretos, uso de representaes, diagramas de rvores e o princpio fundamental de contagem, partindo da teoria de conjuntos. O mtodo usado para a formulao da proposta de ensino foi a criao de situaes problema que se aproximem da realidade dos alunos e, foram conduzidos de forma que os alunos as desenvolvessem sem utilizao de frmulas, pois acredita se na necessidade de o discente entender o desenvolvimento do conceito matemtico em questo, seguindo alguns passos at chegar formalizao. Durante a colecta dos dados aplicou se o mtodo misto (anlise qualitativa e quantitativa). A anlise qualitativa decorreu durante o PEA, enquanto que a anlise quantitativa decorreu na analise e interpretao dos dados do pr teste e ps teste. O trabalho est estruturado em trs captulos, o primeiro captulo apresenta as partes que constituem o corpo do trabalho, o segundo apresenta o desenvolvimento do trabalho e o terceiro captulo apresenta a anlise, interpretao e discusso dos dados.

1.Tema. Dificuldades dos alunos da 12 classe, na resoluo de problemas da anlise combinatria. Estudo de caso, na escola Pr Universitria 25 de Setembro Quelimane.

1.1. Problematizao Partindo das experincias prprias e como futuro profissional de educao, o autor percebeu que existem dificuldades no processo de ensino aprendizagem da Anlise Combinatria, e consequentemente, na formao de seu campo conceitual. Entre essas dificuldades, destacaram se s relativas a interpretao e distino entre permutaes, arranjos e combinaes, o que faz com que os alunos no consigam desenvolver o problema ou desenvolvem no de forma equivoca. Os alunos no conseguem interpretar os conceitos definidos no problema, limitam se na utilizao mecnica das frmulas de permutaes, arranjos e combinaes apresentadas nos manuais didcticos, sem noo do significado das mesmas. Segundo as constataes acima apresentadas, procurou se responder a seguinte questo: Quais podero ser as causas das dificuldades dos alunos na resoluo dos problemas da Analise Combinatria?

1.2. Hiptese. As dificuldades dos alunos na resoluo dos problemas da anlise combinatria tm a ver com a imediata abordagem formal na introduo dos contedos pelos professores; As dificuldades dos alunos na resoluo dos problemas da anlise combinatria so influenciadas com a maneira como esses contedos so abordados nos livros didcticos.

1.3. Objectivos. 1.3.1. Geral Contribuir para minimizao das dificuldades dos alunos na resoluo dos problemas da anlise combinatria atravs do estudo da abordagem oferecida pelos professores e pelos manuais didcticos.

1.3.2. Especficos. Identificar os factores que influenciam as dificuldades dos alunos na resoluo de problemas da anlise combinatria; Analisar os erros mais comuns dos alunos na resoluo de problemas prticos que envolvem permutaes, arranjos e combinaes; Comparar as vias usadas pelos professores na introduo dos contedos da Analise Combinatria com as dos manuais didcticos. Propor uma metodologia de abordagem, fundamentada em teorias psicolgicas e educacionais, que parte de situaes problemas atravs da contagem directa;

1.4. Justificativa. Tratou se de um problema que o autor vem procurando solues em si mesmo, atravs da reviso de literaturas, motivado pelas preocupaes dos seus educandos, que vinha explicando desde 2007, da escola Pr universitria 25 de Setembro. Tambm, trabalhou com alunos da IMEP (Instituto Mdio Politcnico) e Patrce Lumumba que apresentavam mesmas dificuldades. Uma das maiores preocupaes desses estudantes foi de encontrar uma estratgia que lhes permitisse diferenciar permutaes, arranjos e combinaes quando esto perante a um problema da Anlise Combinatria. No se pretendeu trazer uma nova abordagem sobre a anlise combinatria, mas sim, uma metodologia que pudesse permitir a participao do aluno na construo dos conceitos da anlise combinatria.

1.5. Metodologia. O trabalho foi realizado na base do mtodo misto. Na colecta de dados usaram se as tcnicas de Observao, experimentao, anlise dos livros didcticos e dos programas de ensino. Usou se o mtodo qualitativo na analise das aces dos alunos durante a resoluo dos problemas de Analise Combinatria e dos debates entre alunos, pois segundo AFONSO Emlia & BALOI, Mrio Suarte (2010,134) a analise qualitativa busca a captao de dimenses subjectivas humanas. A analise quantitativa trs a objectividade dos dados numricos, reduzindo as distores interpretativas e abrindo possibilidades para a generalizao, possibilitando o teste de hipteses, veracidade e falsidade de afirmaes, teorias por meio das ferramentas oferecidas pela estatstica economia. (Afonso &BALOI, 2010, 136). Essa anlise foi feita na interpretao dos dados do pr teste e ps teste, atravs de teste de hipteses da igualdade de mdias entre o grupo de controlo e experimental.

1.5.1. Tipo de Pesquisa. Quanto aos objectivos, aplicou - se a pesquisa explicativa. A pesquisa explicativa permite identificar os factores que determinam ou contribuem para a ocorrncia do problema em estudo. Quanto aos procedimentos tcnicos, aplicou - se pesquisa experimental. A experimentao consiste em determinar um objecto de estudo,

seleccionar as variveis que seriam capazes de influenci-lo, definir as formas de controlo e de observao dos efeitos que a varivel produz no objecto (GIL, 2002) . Neste trabalho, a Observao e Experimentao foi aplicada durante recolha de dados, decorreu em duas fases, uma dos instrumentos diagnsticos (testes) e a outra da proposta de ensino.

1.5.2. Populao e Amostra. O estudo foi realizado com alunos da escola Pr universitria 25 de Setembro, 12 classe, curso diurno, grupo B, que estava dividido em 6 turmas. O grupo de estudantes apresentava se no dia 24/10/2011; e teve acesso as turmas no dia 26/10/2011. A maior limitao que se constatou, foi a determinao da populao, porque tratava se da poca de preparao dos exames e, como se sabe os alunos tm a oportunidade de escolher as disciplinas que pretende fazer exame. Aps o contacto com as turmas, verificou se que a maioria dos alunos j haviam eliminado a disciplina de Matemtica e no queriam se ocupar nela. Apenas as turmas B e F que apresentavam maior nmero de alunos que iam fazer exame de Matemtica e onde tambm existiam interessados em participar em todas actividades apresentadas pelo investigador. A recolha de dados foi realizada com um grupo experimental e um de controlo, em que os sujeitos foram escolhidos aleatoriamente em duas turmas distintas (B e F) e de professores diferentes. Trabalhou se com 30 alunos, divididos em dois grupos; o grupo experimental composto por 15 alunos e o grupo de controlo composto por 15 alunos. A escolha dos sujeitos para cada grupo, baseou se no critrio de Randomizao que segundo Gil (2002, 98) para que a escolha seja adequada, o experimentador dever utilizar a tcnica da randomizao que objectiva proporcionar a cada um dos sujeitos igual possibilidade de ser escolhido. A tcnica consiste em cortar papeis onde cada participante se identifica, dobra varias vezes e juntam se num recipiente e misturados. A seguir retira se um dos papis de cada vez, identifica se o sujeito e coloca se num dos grupos at completar. Os grupos foram submetidos a dois testes individuais, um antes da introduo da proposta de ensino do investigador (pr teste) e, outro aps a mediao dos contedos da proposta de ensino (ps teste). Considerou - se para a analise dos resultados em relao aos alunos, somente aqueles que participaram do estudo completo (pr teste, proposta de ensino e ps teste). Nesta fase, a interveno do aluno foi fundamental, porque a recolha dos dados baseou se na consolidao dos contedos (grupo de controlo) e mediao dos contedos (grupo experimental).

1.5.3. Material. Para a realizao do estudo, foi necessrio o uso dos seguintes materiais: papel, lpis, borracha, calculadora, fichas de actividades, quadro, giz. Para o grupo de controlo, o estudo baseou - se na reviso dos contedos j aprendidos seguindo todos padres j adoptados pelos professores. Por isso, foi necessrio antes, recolher 4 cadernos dois de cada turma com objectivo de se familiarizar com que o aluno tinha como base dos contedos em estudo.

1.5.4. Esquematizao do experimento. O experimento incluiu duas fases, uma dos instrumentos diagnsticos (testes) e outra fase de leccionao.

1.5.4.1. Fase dos instrumentos diagnsticos. Nessa fase, foram realizadas duas avaliaes. A primeira (pr teste) decorreu no dia 27/10/2011 na turma B. era composta de 9 questes sobre anlise combinatria, oito (8) prticos e uma (1) de conceituao. As questes tinham sido seleccionadas nos manuais didcticos, em particular das editoras moambicanas. Como a proposta de estudo resolver os problemas sem uso directo das formalizaes, seleccionaram se questes em que o aluno pudesse resolver usando representaes ou frmulas. O objectivo do pr teste foi de fazer uma sondagem sobre os conhecimentos adquiridos durante o PEA (Processo de Ensino e Aprendizagem), e as possveis estratgias utilizadas pelos alunos e, verificar at que ponto a abordagem oferecida seria diferente daquela usada pelos professores. A segunda avaliao (ps teste) decorreu no dia 19/11/2011, que foram submetidos aps a fase da proposta de ensino. Este para alm de consolidao dos contedos aprendidos durante a mediao dos contedos, permitiu verificar a eficcia da metodologia adoptada e, na anlise e interpretao dos resultados atravs da comparao dos resultados do pr teste e do ps teste. Foi aplicado aps o encerramento da mediao dos contedos, com participao do professor que leccionou a disciplina. Era composto de 9 questes, 8 prticos (clculo) e uma (1) de conceituao, com base nos padres do primeiro (pr teste).

1.5.4.2. Fase de leccionao de aulas (grupo experimental). A leccionao de aulas para o grupo experimental foi realizada em 5 dias com durao mdia de aproximadamente uma hora e meia em horrio extra aula, por se tratar de um captulo j ultrapassado e por pretender trabalhar as aulas em duplas, pois segundo Esteves (2001), surge um efeito positivo durante o aprendizado atravs dessa interaco social. As actividades eram apresentadas em fichas, em que por cada encontro ou seco resolvia - se uma ficha. As fichas apresentavam as situaes problema. Como a proposta de pesquisa de estudar uma forma significativa de introduzir a anlise combinatria, partia se de problemas que envolvem a contagem directa. A seguir foram abordadas situaes problema que envolvem o princpio fundamental de contagem e, mais tarde a formalizao dos conceitos da anlise combinatria. A base do estudo foi simplesmente a teoria de conjuntos.

1.5.5. Contedos das seces de aulas (grupo experimental). 1 Encontro: situaes problemas que permitem o uso da contagem directa e induzem os alunos ao principio fundamental de contagem. Decorreu no dia 28/10/2011, composta de 4 questes, resolvidas com base na teoria de conjunto (em particular o produto cartesiano de conjuntos). As tarefas 1e 2, os alunos resolveram mas mostraram uma reaco que deu entender ao pesquisador que achavam estranho falar de conjunto, quando o assunto era Analise Combinatria. Prova disso, um aluno colocou a seguinte questo: professor, porque conjunto se disseram amos resolver exerccios de Analise Combinatria? Outros, enquanto o investigador explicava a teoria de conjunto olhavam se e riam. Essa postura dos alunos despertou ao investigador que as respostas dadas na questo 8 do pr teste eram simples memorizao dos conceitos que o professor tinha fornecido como resumo. J na questo 3, os alunos prestaram muita ateno, resolveram usando frmulas de permutaes, arranjos e combinao, porque no entender do pesquisador, sentiram a presena da linguagem do clculo combinatrio. A questo 4 resolveram em

casa correctamente, aps terem visto a relao entre Analise Combinatria e a teoria de conjuntos. 2 Encontro: situaes problemas envolvendo o princpio fundamental de contagem. Nesta seco, os alunos resolveram 4 questes, aplicando o raciocnio da teoria de conjunto introduzida no primeiro encontro. No segundo encontro trabalhavam com o produto cartesiano de conjuntos sendo todos diferentes. Decorreu no dia 29/10/2011, num sbado. Na questo 2, introduziu se novo caso, do produto cartesiano do tipo AA, AAA, ou mais, sendo ai aj, para ij. Este caso foi fundamental para o estudo de arranjos e combinaes. Assim, estava se dividindo o PFC em duas partes fundamentais, que nesta pesquisa apresentam se como base do estudo. Nas questes 3 e 4, resolveram se problemas de arranjos, mas sem se especificar o tipo de problema. 3 Encontro: resoluo de problemas aplicando o princpio fundamental de contagem. Comeou se a resolver problemas de permutao. Mas o aluno no foi avisado que o problema de permutao. Essa seco era composta por uma questo com 3 alneas. Decorreu no 1/11/2011, na tera feira. 4 Encontro: situaes problema envolvendo os dois casos do PFC. Os alunos resolveram problemas de combinao e arranjos e, outros que simplesmente aplicava se directamente o PFC. Neste encontro, trabalhava se com 7 questes, j que era a penltima e, pretendia se verificar se os alunos conseguiam diferenciar cada caso estudado. Decorreu no dia 2/11/2011, numa quarta feira. 5 Encontro: classificao de problemas. Dado um problema reconhecer as caractersticas que permitem diferenciar permutaes, arranjos e combinaes e formalizao de cada tipo de contagem. Decorreu no dia 3/11/2011, numa quinta-feira. 6 Encontro: realizao do segundo teste (ps teste). Decorreu no dia 19/11/2011 num sbado, aps os alunos terem terminado os exames de segunda primeira poca.

1.5.6. Abordagem dos contedos da anlise combinatria no grupo Experimental. Pretende se apresentar a proposta metodolgica para a introduo dos conceitos da Analise Combinatria, que foi base de estudo das actividades desenvolvidas com o grupo experimental. Nesta fase, o estudo tinha como objectivo abordar a Analise Combinatria atravs da contagem directa, baseando se na teoria de conjuntos que os alunos j estudaram na 11 classe. Comeou se no estudo do produto cartesiano entre dois conjuntos A e B disjuntos, depois tratou se do caso de produto cartesiano do tipo A A com ai aj e ai aj.

Sejam A e B dois conjuntos. O conjunto produto (ou produto cartesiano) de A e B, indicado por AB, consiste em todos os pares ordenados (a, b), onde a *( ) + (BERGAMASCO, 1972, p. 58).

Ex1: seja W = {Joo, Jos, Tomas} e V = {Betty, Maria}. Achar WV. Resoluo: WV consiste em todos os pares ordenados (a, b) onde a Assim: WV = {(Joo, Betty), (Joo, Maria), (Jos, Betty), (Jos, Maria), (Tomas, Betty), (Tomas, Maria)}.

Segundo HASSAN (1977), a Analise combinatria visa desenvolver mtodos que permitem contar o nmero de elementos de um conjunto, sendo estes elementos, agrupamentos formados sob certas condies. Esta definio que aqui considera se mais abrangente e significativa, mostra a necessidade de efectivar se a teoria de conjunto (em particular o produto cartesiano), na introduo do estudo da analise combinatria.

O Princpio Fundamental de Contagem (PFC), que a base para o estudo da anlise combinatria, consequncia do produto cartesiano entre conjuntos. Por sua vez, as permutaes, arranjos e combinaes so consequncias do PFC. Considere se a seguinte questo, que foi aplicada ao grupo experimental no primeiro encontro:

10

Considere os conjuntos A = {1,2,3,4} e B = {a, b, c}, determine o nmero de elementos de AB. Resoluo: Com auxlio de uma tabela teremos:

AB 1 2 3 4

a 1,a 2,a 3,a 4,a

b 1,b 2,b 3,b 4,b

c 1,c 2,c 3,c 4,c

Assim AB = {(1,a), (1,b), (1,c), (2,a), (2,b), (2,c), (3,a), (3,b), (3,c), (4,a), (4,b), (4,c)}, com (AB) = 12. Podemos contar os elementos de AB multiplicando o nmero de linhas da tabela, pelo nmero de colunas. Como temos 4 linhas e 3 colunas, teremos AB = 43 = 12. Mas da tabela v se que o numero de linhas cardinal de A, enquanto que o numero de colunas cardinal de B, conclui se que (AB) = A B. Essa linguagem da teoria de conjunto pode ser expressa na linguagem da Analise combinatria seguinte maneira: temos trs cidades X, Y e Z. Existem 4 estradas que ligam X com Y e 5 estradas que ligam Y com Z. Partindo de X e passando pelo Y, de quantas formas uma pessoa poder chegar em Z? Resoluo: Considerando A conjunto das estradas que ligam X e Y, e B o conjunto de estradas que ligam Y com Z, teremos: A = {a1, a2, a3, a4}, B = {b1, b2, b3, b4, b5}. Pretende se encontrar AB. Por meio de uma tabela ou rvore de possibilidades, (AB) = A B = 45 =

20. Assim, existem 20 formas de uma pessoa chegar em z, partindo de X e passando pelo Y. Agora considere se apenas um conjunto A = {a1, a2, a3, a4}. Pretende se achar cardinal de AA, sendo ai aj, para i j.

11

Resoluo: Com auxlio de tabela teremos:

AA a1 a2 a3 a4

a1 a1a1 a2a1 a3a1 a4a1

a2 a1a2 a2a2 a3a2 a4a2

a3 a1a3 a2a3 a3a3 a4a3

a4 a1a4 a2a4 a3a4 a4a4

Na condio proposta de pares do tipo (aiaj), com aiaj, para ij, o cardinal de AA exclui os elementos da diagonal pintada. Assim (AA) = 12. Mas tambm podemos analisar ainda esses pares na condio dada, os conceitos de sequncia e combinao. Se considerar se sequencia (ordem), dos elementos em cada agrupamento, (AA) = 12; mas se considerar se a combinao dos elementos em (AA) = 6; pois no interessa a posio do elemento no

cada agrupamento,

agrupamento, apenas consideram se os elementos do agrupamento, isto , a1a2 e a2a1 so mesmas combinaes mas sequncias diferentes. importante salientar que nesta fase ainda no se conhece o raciocnio combinatrio, apenas se trata da teoria de conjunto (em particular produto cartesiano de dois ou mais conjuntos). Esse princpio pode ajudar a resolver problemas da Analise combinatria sem o conhecimento das regras formalizadas. Vejamos os exemplos a baixo: Quantos nmeros com dois algarismos distintos podem ser formados com os dgitos 1, 2, 3, 4 e 5?

Resoluo:

12

Considerando A o conjunto desses dgitos, teremos A = {1, 2, 3, 4, 5}, com A = 5. Pretende se encontra (AA). Usando tabela tem se:

A/A 1 2 3 4 5

1 1,1 2,1 3,1 4,1 5,1

2 1,2 2,2 3,2 4,2 5,2

3 1,3 2,3 3,3 4,3 5,3

4 1,4 2,4 3,4 4,4 5,4

5 1,5 2,5 3,5 4,5 5,5

Como pretende se que cada agrupamento tenha dgitos distintos, ento excluem os elementos da diagonal pintada, isto , (AA) = 5 (numero de linhas) 5 (numero de colunas) 5 (elementos da diagonal) = 20. Note se que trata se sequencia, pois 12 e 21 so nmeros diferentes segundo o enunciado do problema.

Um qumico possui 6 tipos de substncias para produzir sumos contendo duas (2) substncias distintas. Quantos sumos distintos o qumico poder produzir? Resoluo: Considere se o conjunto B, contendo os 6 tipos de substncias. Designando por a, b, c, d, e, f as substancias teremos: B = {a, b, c, d, e, f}, com B = 6. Com auxlio de tabela teremos: B/B a b c d e f a a,a ba ca da ea fa b a,b bb cb db eb fb c ac bc cc dc ec fc d ad bd cd dd ed fd e ae be ce de ee fe f af bf cf df ef ff

13

Da tabela verifica se que os elementos pintados da diagonal no so misturas, devendo ser excludos na contagem. E, os elementos acima da diagonal so os mesmos que se encontram abaixo da diagonal e iguais os que se encontram na mesma diagonal. Assim, por se tratar de mistura de dois componentes segundo o enunciado, as misturas (ab) e (ba) so iguais por conter mesmos elementos, o que mostra a no relevncia da ordem. Logo cada mistura uma combinao de duas substncias. Assim, o qumico produzira 15 sumos distintos com as 6 substncias que possui. Isto , 6 (numero de linhas) 6 (numero de colunas) 21 = 36 21 = 15. O objectivo dessa abordagem de construir o raciocnio combinatrio e introduzir de forma significativa o princpio fundamental de contagem. Assim, com base nesses dois princpios da teoria de conjunto (produto cartesiano entre conjuntos) introduziu - se o PFC dividido em duas partes ligeiramente distintas.

Parte A) o princpio fundamental de contagem. Consideremos r conjuntos A = {a1, a2, , an1}, com A = n1 B = {b1, b2, , bn2}, com B = n2 . . . Z = {z1, z2, , znr}, com Z = nr Ento, o nmero de r uplas ordenadas (sequencias de r elementos) do tipo (ai, bj, , zp, onde ai A, bj B, zp Z n1 n2 nr; que corresponde ao produto cartesiano de (ABZ).

14

Parte B) O nmero de pares ordenados (ai, aj) tais que ai pertence a A = {a1, a2, , am), e aj A = {a1, a2, , am}, com ai aj para i j, m (m 1). Esse processo ou mtodo de contagem corresponde ao segundo caso descrito acima, aqui apenas esta se generalizando excluindo no geral os pares de AA, tais que ai = aj, sempre que i = j. At aqui est construdo o raciocnio combinatrio, a seguir apresentam alguns problemas discutidos no grupo experimental. Um aluno vai a uma lanchonete, para comer um s prato de carne e uma s sobremesa. O cardpio oferece 4 pratos de carne e 5 pratos de sobremesa. De quantos modos diferentes o aluno pode fazer uma refeio constituda por um prato de carne e um de sobremesa? Resoluo: Considerando A conjunto de pratos de carne e B conjunto de pratos de sobremesa, ento A = 4 e B = 5, pretende - se (AB) = A B = 45 = 20. Em uma reunio social cada pessoa cumprimentou todas as outras atravs de aperto de mos. Se nessa reunio participaram 7 pessoas, quantos apertos de mo existiram ao todo? Resoluo: Se A o conjunto das pessoas que participaram na reunio, com A = {a, b, c, d, e, f, g}, calculando AA, teremos 77 = 49, devem se subtrair os pares aa, bb, cc, dd, ee, ff e gg, uma vez que o aperto de mo constitudo por duas pessoas. Subtraindo teremos: 49 7 = 42. Assim ficaram apenas os pares do tipo ab ou ba por exemplo, e por serem pessoas que constituem cada par, ab e ba mesmo aperto de mo, ou seja, uma combinao de duas pessoas, logo para encontrar o valor correcto deve se dividir 42por 2, isto : .

15

Assim, acaba se de resolver problemas de permutao, arranjos e combinao, sem nenhuma especificao. Este mtodo eficaz e significativo porque permite maior interaco entre aluno professor, aluno aluno e aluno contedo. Leva o aluno a construir e desenvolver o raciocnio combinatrio e a anlise de cada tipo de representao adoptada (tabelas, arvore de possibilidades ou mtodo dos quadradinhos), em relao a eficcia e facilidade de manipulao. A parte A, do PFC, pode ser utilizada para introduzir permutao, enquanto a parte B aplicvel para problemas de arranjos e combinao. Com essa abordagem, no se pretende ignorar as formulas apresentadas nos livros didcticos, mas sim levar os alunos a participarem na construo dessas frmulas do modo que possam aplicar significativamente. Aplicao: Quatro atletas participam de uma corrida. Quantos resultados existem para o primeiro, segundo e terceiro lugar? Resoluo: Representando com quadradinhos o primeiro lugar, segundo e terceiro teremos: 1 2 3

Como existem 4 atletas, existem quatro possibilidades de classificar para primeiro lugar, e porque quem ganha primeiro lugar no concorre para o segundo, ficamos com trs atletas, ou seja trs formas diferentes de classificar para o segundo e duas formas para o terceiro. Cada quadradinho representa um conjunto de resultados possveis em cada classificao; assim, pretende se encontrar cardinal do produto cartesiano desses trs conjuntos. Logo existem 432 = 24 formas diferentes de classificar para 1, 2 e 3 lugar. Quantos nmeros com dois algarismos podem ser formados com os dgitos 1, 2, 3, 4 e 5? Resoluo:

16

Considerando dois quadradinhos com um nmero qualquer de dois algarismos, em que cada quadradinho representa um algarismo qualquer tem se:
5 4

ou

Se comear se a preencher a esquerda existem 5 possibilidades para o quadradinho a esquerda e 4 possibilidades para o da direitas, e vice versa, logo existem 54 = 45 = 20 nmeros de dois algarismos distintos. Deseja se formar uma comisso de trs membros e dispe se de 6 funcionrios. Quantas comisses podem ser formadas? Resoluo: Considere se A = {a, b, c, d, e, f}, o conjunto dos funcionrios, em que os seus elementos so os membros. Seja (abc) uma comisso constituda por trs membros. Permutando os elementos dessa comisso obtemos o seguinte: abc, acb, bca, bac, cab e cba. Analisando o contedo de cada sequencia em relao ao problema, conclui se que essas permutaes representam a mesma comisso. Assim, trata se de uma combinao. Para obter o resultado correcto, calculamos primeiro sequncias de trs elementos, como temos 6 elementos, existem 654 = 120. Como no interessa a permutao dos membros de cada comisso, vamos dividir 120 por 6, isto , existem 20 comisses de trs membros diferentes. importante frisar que aqui o aluno ainda no conhece o conceito de factorial, mas resolve problemas de permutaes simples, arranjos simples e combinaes, atravs de pequenas e simples interpretaes construdas na base da contagem directa, onde o aluno participa activamente, e capaz de excluir agrupamentos desnecessrios mesmo sem enumerar todos. Aqui, no ponto de vista do autor, est clara a diferena entre sequncias (arranjos) e combinaes. Na sequencia a alterao de ordem dos componentes do grupo, altera o contedo do grupo ou produz novos grupos diferentes do inicial, enquanto que na combinao, por mais que se permutem os componentes do grupo, no altera o contedo do grupo em relao as condies do problemas. E porque permutao um 20. Logo

17

arranjo onde cada agrupamento envolve todos elementos do conjunto, investiu se mais na diferena entre combinao e arranjos.

1.6. Grupo de controlo. A leccionao de aulas para o grupo de controlo, decorreu nos mesmos dias, mas perodo de manha. No primeiro e segundo encontro, o professor Vereda deu o resumo dos contedos da Analise Combinatria segundo as anotaes que os alunos que continham nos cadernos. Nos ltimos trs encontros, o investigador deu continuidade das revises, baseando se nas fichas de exerccios usados no grupo experimental. Esse estudo foi fundamental, pois permitiu viver a realidade em relao a abordagem dos contedos da anlise combinatria pelos professores daquelas turmas (turma B e F).

18

Capitulo II 2. Reviso de Literaturas. Estudo dos trabalhos realizados sobre dificuldades que os alunos enfrentam na resoluo de problemas de Analise Combinatria. Toda pesquisa cientfica requer que se comece do que j existe com objectivo de melhorar ou efectivar a sua eficcia, ou dele, desenvolver novos mtodos e tcnicas para melhor aperfeioamento e desenvolvimento do novo conhecimento. Para a realizao deste trabalho, fez - se estudo do que j foi elaborado no contexto das pesquisas em Educao Matemtica, bem como estudos relacionados ao ensino da anlise combinatria. Ao fazer esse estudo pretende de verificar at que ponto o tema a desenvolver se relaciona e se diferencia dos estudos j desenvolvidos nessa rea de estudo. Dai que, procurou se estudar trabalhos que investigaram as estratgias e as dificuldades dos alunos quando resolvem problemas de Analise Combinatria. Abaixo apresentam se trabalhos analisados, com mais destaque, aos resultados alcanados pelos mesmos. Batanero et al. (1997), citados por PINHEIRO (2008) estudaram as estratgias nas resolues de problemas combinatrios por estudantes com preparao matemtica avanada. Os autores apresentaram um estudo sobre os processos de resoluo de problemas combinatrios simples e compostos; os sujeitos da pesquisa foram quatro estudantes do quinto ano do curso de licenciatura em Matemtica; os estudantes foram seleccionados entre os que obtiveram maiores e piores resultados na resoluo de 13 problemas combinatrios elementares apresentados a 29 estudantes em um questionrio escrito. Os resultados apontaram que os estudantes mostraram dificuldades elevadas com os problemas, inclusive estudantes com uma slida preparao matemtica. Os bons resultados estavam caracterizados pela identificao na resoluo dos problemas, na compreenso da ordem, na repetio no enunciado dos problemas e na generalizao e identificao da operao combinatria adequada. As causas de fracasso foram: a

19

confuso sobre o tipo de elementos que se combinam; a falta de capacidade de enumerao sistemtica e falhas na concluso final, os conhecidos erros de clculo. Em outro trabalho, intitulado Raciocnio Combinatrio em Alunos do Ensino Secundrio, Batanero (1996) e seus colaboradores consideram o quanto importante analisar as variveis que afectam os procedimentos e os erros dos alunos ao resolverem problemas combinatrios, mostrando como devem ser consideradas essas variveis no aprendizado.

Os autores descreveram e classificaram os problemas combinatrios simples segundo trs modelos bsicos: seleco, partio e colocao. Eles realizaram o trabalho com uma amostra de 720 alunos, com idade de 14 e 15 anos, de nove escolas de Granada e Crdoba, utilizando como instrumento de pesquisa um grupo de 13 questes de Anlise Combinatria. Dos alunos que participaram da pesquisa, 352 haviam recebido instruo acerca das operaes bsicas de combinatria e os outros alunos (368) no haviam tido contacto com o referido assunto.

Em relao s dificuldades dos alunos na resoluo de problemas combinatrios, Batanero et al. (1996) referem as seguintes: enumerao no sistemtica, que consiste numa estratgia de tentativa e erro, sem qualquer procedimento recursivo que leve formao de todas as possibilidades; uso incorrecto do diagrama de rvore; erro de ordem, em que considerada a ordem em situaes em que irrelevante ou no considerado em situaes em que pertinente; erro de repetio, em que no considerada a repetio dos elementos quando tal possvel ou considerada em situaes de impossibilidade; confuso quanto ao tipo de objecto, isto , os objectos idnticos so considerados distinguveis ou os objectos distintos so considerados indistinguveis; e confuso quanto ao tipo de subconjunto em modelos de partio ou de distribuio, que consiste em distinguir subconjuntos idnticos ou em no diferenciar subconjuntos distinguveis.

Correia e Fernandes (2007) citados por PINHEIRO (2008), procuraram investigar as estratgias intuitivas de alunos do 9 ano de escolaridade na resoluo de problemas de combinatria. A pesquisa foi desenvolvida junto a 27 alunos de uma turma do 9 ano de escolaridade, de uma escola secundria com 3 ciclo do ensino bsico de uma cidade do distrito de Braga, em Portugal. Os autores empenharam-se em responder duas questes:

20

Que estratgias utilizam os alunos do 9 ano de escolaridade na resoluo de problemas combinatrios? e, Qual a influncia dos factores operao combinatria, nmero de elementos envolvidos na operao combinatria e desempenho em Matemtica na experincia de aprendizado dos alunos em combinatria?

Para Correia e Fernandes (2007), os alunos quando resolvem os problemas de combinatria utilizam com maior frequncia a enumerao (contagem directa) como estratgia, seguida do uso da rvore de possibilidade. A frmula foi utilizada por 18% dos alunos consultados. Os autores observaram, tambm, que, quando ocorre nos problemas um aumento no tamanho da amostra dos elementos, as estratgias mais utilizadas pelos alunos passam a ser a menos usada.

Diminuindo, assim, a eficcia nas respostas correctas dos alunos. No geral, a pesquisa desenvolvida por eles revelou que o maior fracasso dos alunos foi na resoluo dos problemas de combinao simples. Nesses problemas, a dificuldade dos alunos residiu no fato de considerarem a ordem, tal como tinham resolvido os problemas de arranjos. Procurando investigar os erros apresentados por estudantes na resoluo de problemas verbais no campo da Anlise Combinatria. Pacheco (2001) citado por PINHEIRO (2008) desenvolveu um trabalho dentro de uma abordagem qualitativa, com uma inspirao na anlise cognitiva das produes escritas dos estudantes da terceira srie do Ensino Mdio, com idade entre 17 e 23 anos. Os alunos, sujeitos da pesquisa, ainda no haviam estudado Anlise Combinatria. A pesquisadora desenvolveu aulas expositivas acerca do assunto e proporcionou aos mesmos que tivessem acesso a uma bibliografia diversificada do assunto. O desenvolvimento dessas aulas durou 6 semanas, com alunos de escolas pblicas de diferentes cidades do Estado de Alagoas. O objectivo do trabalho realizado por Pacheco (2001) foi confrontar as abordagens dos estudantes em diferentes tipos de problemas e buscar algumas explicaes para possveis performances nos diferentes casos e para os possveis erros apresentados. Foram problemas do tipo simblico no-verbal, modelagem e verbais, todos de Anlise Combinatria.

A questo central da pesquisa que Pacheco (2001) se props a resolver foi: Em que tipo de problema, simblico no-verbal, modelagem e verbais, e em que extenso, os estudantes apresentam performances mais adequadas?

21

Em suas concluses, a pesquisadora aponta que existe uma relao directa entre o uso da frmula e a inverso da natureza combinatria, isto , todos os alunos que apresentaram essa inverso adoptaram estratgia com o uso de frmulas.

Ao comparar seu trabalho com o de Medeiros (1992), a autora nos diz que: Diferentemente dos resultados obtidos no estudo realizado por Medeiros onde os adolescentes utilizaram bem mais a estratgia da listagem, tabelas e busca de padres, a estratgia mais adoptada pelos sujeitos desta pesquisa foi a do uso de frmulas, tanto nas abordagens bem sucedidas como insatisfatrias (MEDEIROS apud PACHECO, 2001, p.230) A pesquisa apontou que os alunos apresentaram xito nas abordagens dos problemas do tipo no-verbal. Entretanto, isso no implicou um desempenho mais adequado nos problemas do tipo verbal. A autora acredita que uma boa habilidade com o uso de frmulas no suficiente para a resoluo de problemas verbais que relacionam os conceitos de arranjo e de combinao com situaes do dia-a-dia. necessrio que o aluno tenha desenvolvido uma boa formao dos conceitos de arranjo e combinao para que saiba usar correctamente as frmulas.

Os trabalhos acima apresentados esto centrados nas dificuldades e nas estratgias dos alunos ao resolverem problemas de Anlise Combinatria. Observou se, de uma forma geral, que os alunos apresentam acentuadas dificuldades em resolver os problemas de combinatria, mas o fato de no saber diferenciar os problemas de combinao dos problemas de arranjo a principal de todas as dificuldades. Essa questo, fez reflectir ao autor deste trabalho o quanto importante uma aula destinada somente a arranjos e combinaes, a fazer o aluno perceber a diferena entre os conceitos de arranjo e combinao.

No que tange questo das estratgias, entende - se, por meio dos resultados das pesquisas, que o uso da contagem directa dos agrupamentos e da rvore de possibilidades representa uma boa sugesto para iniciar uma aula de Anlise Combinatria. Mas, mantendo a vigilncia acerca do tamanho da amostra, como foi descrito anteriormente. Essa questo referente ao tamanho da amostra fez reflectir que no se pode negligenciar o uso da frmula. Pois, em casos em que a amostra muito grande, o aluno vai precisar saber utilizar a frmula. Sendo assim, acredita - se na

22

importncia de desenvolver uma aula em que o aluno participasse intensamente da construo das frmulas de arranjo e de combinao.

Esses trabalhos tiveram forte influncia na fase de elaborao da proposta didctica e na fase da anlise dos dados produzidos na pesquisa. No desenvolvimento das aulas de arranjo e combinao, elaborou - se um mtodo de ensino que envolvesse os alunos completamente no processo de construo das frmulas do arranjo, permutaes e da combinao, diferenciando dos mtodos que apresentam as frmulas prontas.

2.1. Abordagem dos contedos de Anlise Combinatria nos 5 livros didcticos analisados. De forma geral, os 5 livros didcticos analisados tm uma abordagem convergente, limitada a definies, frmulas e exemplos, como se ilustra abaixo: Anlise Combinatria visa desenvolver mtodos que permitam contar o nmero de elementos de um conjunto, sendo estes agrupamentos formados sob certas condies.

Factorial. Seja n n IN, define se factorial de n (indica se por n ) atravs da relao: ( )( ) n .

Exemplos: 3

Arranjos Simples. Arranjos simples de n elementos p a p so conjuntos de sequencias ordenadas distintas (todos diferentes) que se podem formar com os n elementos do conjunto dado.

Frmula: Apn = (

Ex: de quantas formas diferentes se pode formar comisses de 3 elementos (presidente, secretria e tesoureiro) entre os 30 elementos de uma turma? Resoluo: A330 = (
)

23

Permutaes. Permutaes de n elementos so o conjunto de sequncias ordenadas distintas que se podem formar com esses n elementos. Formula: Pn = n ; sendo n ( )( )

Ex1: Quantos anagramas existem da palavra AMOR? Resoluo: P4 = 4 Combinaes. Combinao de n elementos p a p so o numero de subconjuntos de p elementos que se podem formar com os n elementos do conjunto dado. Frmula: Cpn =
( )

Ex: um teste formado por 23 questes, das quais tero de ser escolhidas 18 por cada aluno. De quantas formas se pode escolher este grupo de 18 questes? Resoluo: C1823 =
( )

24

Capitulo III. 3. Interpretao e discusso dos dados. Neste capitula tem se como objectivo, fazer anlise comparativa dos resultados obtidos nos dois grupos (de controlo e experimental), bem como os de manuais didcticos. Para o estudo comparativo entre o grupo de controlo e experimental, fez se clculo de mdia das classificaes e a diferena das mdias entre o grupo experimental e de controlo para o pr teste e ps teste. Fez se tambm teste de diferena entre as mdias, para verificar se a diferena entre os grupos em relao as medias significativa. Abaixo apresentam se os resultados de cada grupo em tabelas, testes e o respectivo processo de calculo das mdias.

Tabela 1. Resultados do pr teste para grupo de controlo e experimental. Resultados do Pr - teste. Grupo de controlo Grupo experimental Nmero Nmero Classificao de Classificao de (0 - 20) alunos (0 - 20) alunos 0 1 1 2 2 3 2 3 2,5 1 3 2 3 3 5 1 4 3 6 2 5,5 1 6,5 3 6 2 7 1 8 1 8,5 1

Media das classificaes para grupo de controlo. ( )

25

Media das classificaes para o grupo experimental. ( )

Sendo d a diferena das medias entre grupo experimental e de controlo, tem se: d= A diferena obtida entre esses grupos, no garante afirmar que tal diferena no significativa, ou seja, os grupos so idnticos. Para ter se uma ideia segura, aplicou se o teste de hipteses da diferena de medias.

3.1. Teste de Igualdade de duas Medias. Segundo MULENGA (2004, 110), o problema consiste em conhecidas as medias de duas amostras, extradas de duas populaes independentes e normais, verificar se as medias populacionais so iguais ou diferentes, geralmente a hiptese nula emitida a cerca da igualdade das medias populacionais e a alternativa pode ser qualquer uma das situaes entre as trs j referidas (H1: u1 u2, u1 < u2, ou u1 > u2). nesta perspectiva que se pretende verificar se a abordagem formal na introduo dos conceitos causa principal das dificuldades dos alunos na resoluo de problemas de Analise Combinatria. Considerem se as varincias populacionais iguais e desconhecidas e as amostras pequenas. Segundo MULENGA (2004, 111) Se as varincias populacionais so iguais, desconhecidas e as amostras pequenas, o teste estatstico ser calculado pelo teste t.

t=

, onde s =

, t = t(n1 + n2 2).

Aplicando esse conhecimento e calculando o desvio padro corrigido, pela frmula

26
( )

s=

, e considerando o nvel de significncia de 5% (o erro mximo admitido)

tem se:

Grupo de controlo. Tabela 2. Clculo de varincia amostral para grupo de controlo no pr - teste. Classificao 0 2 2,5 3 4 8 6 5,5 N de alunos 1 3 1 3 3 1 2 1 15 Ixi I 3,7 1,7 1,2 0,7 0,3 4,3 2,3 1,8 (xi x)2fi 13,69 8,67 1,44 1,47 0,27 18,49 10,58 3,24 57,85

S12 =

= 4,13

Grupo Experimental Tabela 3. Clculo de varincia amostral para grupo experimental no pr teste. Classificao 2 6 6,5 5 3 1 N de alunos 3 2 3 1 2 2 Ixi xI 2,4 1,6 2,1 0,6 1,4 3,4 (xi x)2fi 17,28 5,12 13,23 0,36 3,92 23,12

27

7 8,5

1 1 15

2,6 4,1 -

6,76 16,81 86,6

S22 =

Passo 1. Hipteses: H0: H1:


1

teste bilateral

Passo 2. Escolha de teste. Dados: t= = 0,05; n1 = n2 = 15; s12 = 4,13; s22 = 6,19. , onde s =
( ) ( )

, t = t(n1 + n2 2).

Passo 3. Clculo do valor crtico e regras de deciso. = 0,05; t = t(n1+ n2 2; 0,025) = RRHO (28;0,025) = RRHO

- 2,048

2,048 RAHO

tcal = - 0,84

Regras de deciso: AHO se 2,048 < tcal < 2,048 RAHO se tcal < - 2,048 ou tcal > 2,048 Passo 4: valor calculado ou observado (tcal). s=
( )

28

tcal =

Passo 5. Concluso: Com base no grfico acima, nota se que o valor calculado cai dentro da regio de aceitao da hiptese nula (- 2,048 < - 0,84 < 2,048), conclui se ento que a diferena entre as medias no significativa, ou seja, os grupos so idnticos em relao a compreenso dos contedos de analise combinatria.

Resultado do ps teste. Tabela 4. Resultados do ps teste para os grupos experimental e de controlo. Resultados do Ps -teste. Grupo de controlo Grupo experimental Nmero Nmero Classificao de Classificao de (0 - 20) alunos (0 - 20) alunos 6,5 1 7,5 3 7 1 8,5 1 7,5 2 9 1 8 2 9,5 1 8,5 1 10 1 9 3 10,5 2 9,5 2 11 2 10 1 12,5 2 10,5 1 13 1 11 1 16 1

Media das classificaes do grupo de controlo. ( )

29

Media das classificaes do grupo experimental. ( )

Diferena entre a mdia do grupo experimental com a do grupo de controlo.

Considerando o mesmo teste de igualdade das medias aplicado no pr teste e seguindo os mesmos critrios de estudo ( ) tem se:

Tabela 5. Clculo de varincia amostral para o grupo de controlo no ps teste. Classificao 6,5 7,5 9,5 8 10,5 8,5 9 11 7 10 N de alunos 1 1 2 2 1 3 2 1 1 1 15 I xi x I 2,2 1,2 0,8 0,7 1,8 0,2 0,3 2,3 1,7 1,3 (xi x)2fi 4,84 1,44 1,28 0,98 3.24 0,12 0,18 5,29 2,89 1,69 21,26

S12 =

30

Tabela 6. Clculo da varincia amostral para o grupo experimental no ps teste. Classificao N alunos 10,5 9,5 7,5 16 9 8,5 10 13 12,5 11 2 1 3 1 1 1 1 1 2 2 15 0,1 0,9 2,9 5,6 1,4 1,9 0,4 2,6 2,1 0,6 0,02 0,81 25,23 31,36 1,96 3,61 0,16 6,76 8,82 0,72 79,45 de I yi y I (yi y)2 fi

S22 =

Passo 1: Hipteses H0: H1:


1

teste bilateral

Passo 2. Escolha do teste. Dados: t= = 0,05; n1 = n2 = 15; s12 = 1,52; s22 = 5,68 , onde s =
( ) ( )

, t = t(n1 + n2 2).

Passo 3. Clculo do valor crtico e regras de deciso.

31

= 0,05; t = t(n1+ n2 2; 0,025) = RRHO

(28;0,025) = RRHO

- 2,048

2,048 RAHO

Regras de deciso: AHO se 2,048 < tcal < 2,048 RAHO se tcal < - 2,048 ou tcal > 2,048

Passo 4. Clculo do valor observado S=


( )

tcal =

Passo 5. Concluso: Como 2,46 < - 2,048, rejeita se a hiptese nula, ou seja, a diferena entre os desempenhos dos grupos significativa. Assim, o grupo experimental foi superior em relao ao grupo de controlo, ou seja, proveitoso abordar os contedos partindo de contagens directas e construo dos conceitos de Arranjos, combinatria e permutaes, ao em vez de repasse de conceitos prontos, sem significao para o alunos, baseadas em frmulas que o prprio professor no capaz de explicar a essncia e o significado das mesmas.

32

3.2. Analise dos livros didcticos e programas de ensino. 3.2.1. Livros didcticos. A analise dos manuais didcticos baseou se nas seguintes variveis, que ESTES (2001, P. 30) chamou de categorias: Forma de introduo dos contedos na anlise combinatria; Apresentao dos conceitos de arranjos, permutaes e combinaes; nfase na resoluo com auxlio de representaes ou uso de diagrama de rvores; Incluso de factores histricos. A escolha das quatro categorias acima apresentadas, fez se tendo em conta duas vertentes: primeira, porque so aspectos fundamentais que podem influenciar o PEA, em segundo lugar, porque garantem a imparcialidade dos instrumentos disponveis aos professores. Assim, estava - se discutindo como e quando cada um desses instrumentos aborda e trabalha essas categorias. As categorias por sua vez no tm a pretenso de esgotar todas variveis didcticas e de contedo envolvidas na introduo da anlise combinatria ESTES (2001, P.31). Com auxilio do programa de ensino e da abordagem de Esteves, considerou fundamental, verificar quando e como so desenvolvidos estas categorias nos manuais didcticos, que de facto podem influenciar o PEA dos contedos da Analise Combinatria.

Segundo LOPES (2000, p. 224) citado por SABO (2007, p. 3), em sua tese afirma que o livro didctico sempre representou e continua representando ao professor, o complemento da sua formao acadmica e o apoio na prtica escolar, principalmente pelas condies de trabalho no to favorveis que o professor enfrenta. A postura deste autor, mostra a necessidade de analisar a abordagem oferecida nos manuais didcticos.

33

SABO (2007, p. 3) comenta a postura do autor partindo dessa premissa, tem se a hiptese que o livro didctico um factor forte na elaborao e construo dos conceitos matemticos pelos professores, na sala de aula. Assim, analisar como esto estruturados e desenvolvidos nos livros didcticos os contedos de Analise Combinatria, torna se um elemento determinante para entender como se d a abordagem dos conceitos desse tema no ensino mdio, em particular na Escola Pr universitria 25 de Setembro.

Nesta fase trabalhou se com 4 livros didcticos, seleccionados de acordo o currculo em vigor. A seguir apresenta se a sequencia dos livros didcticos em ordem alfabtica dos nomes dos autores: CHILALE Arone & MACHANGO Orlando. M12 Matemtica 12 classe letras. Moambique, Texto Editoras, 2010. UAMUSSE, Alberto Antnio & CUAMBE, Vasco A. Joo. Matemtica 12 classe. China, Diname e Autores, 2007. NHZE et al. Manual de preparao para o Ensino Superior, Matemtica de 10 a 12 classe. Moambique, Plural Editoras, 2009. VUMA, Jos Pedro. Matemtica 12 classe. Maputo, Longman Editoras, 1 edio, 2010.

3.2.1.1. Descrio de cada categoria. 3.2.1.2. Forma de introduo do contedo. Interagir com o conceito inicial da anlise combinatria no significa memorizar a definio e calcular mecanicamente cada tipo de agrupamento pois, segundo Piaget (1995) a combinatria constitui o inicio do pensamento hipottico dedutivo ou formal.

34

Piaget (1995), citado pelo Esteves (31;2001) considera a aco do sujeito como determinante para aquisio do conhecimento e Vergnaud (1990), citado pelo mesmo autor e no mesmo pargrafo, completa este argumento ao afirmar que a aco fonte e critrio de saber. A postura desses dois autores, mostra a necessidade de se incentivar a construo do raciocnio combinatrio, e no apenas o fornecimento de conceitos formais logo na introduo do clculo combinatrio. Como a preocupao foi de ajudar o aluno na sua construo do conceito e no apenas no domnio da tcnica, tinha como meta criar um ambiente onde o aluno fosse incentivado a analisar e sintetizar os problemas propostos. Feito o estudo, constatou se que dos 4 livros didcticos, nenhum d espao a interveno do aluno, simplesmente limitam se em definir os conceitos da Analise Combinatria formalmente logo no inicio. No relacionam a Analise Combinatria com a teoria de conjunto que a base significativa do estudo. Apenas o 1 livro da sequncia acima que comea formalmente pelo PFC, depois de resoluo de alguns exerccios aplicando o PFC, justifica dizendo que o PFC tem a ver com o cardinal do produto cartesiano de conjunto. O mesmo autor afirma que em qualquer processo de contagem usa se sempre o PFC mas no mostra na prtica a aplicao dessa afirmao, ou seja, a relao que existe entre PFC com permutaes, arranjos e combinao. Os restantes trs livros no abordam o PFC, comeam directamente pelo conceito formal de Factorial, Arranjos, Permutaes e Combinao.

3.2.1.3. Apresentao dos conceitos de arranjos, permutaes e combinaes. A dificuldade em considerar se a ordem dos elementos importante ou no, est evidenciada nos estudos de Betanero (1997) citado pelo Esteves (32;2001). Ela observou que o erro de ordem est principalmente ligado combinao. Conforme mostram as pesquisas da autora, esse tipo de erro, j descrito por Fischbein e Gazit, consiste em confundir os critrios de arranjo e combinaes. Assim, nesta categoria, procurou se verificar se os livros didcticos iniciam tal abordagem com situaes problemas introdutrias que confrontem os trs tipos de agrupamentos e que exijam do aluno o exerccio de interpretao.

35

Neste estudo, constatou se que os autores preocupam se com a formalizao imediata dos conceitos de Arranjos e Combinaes, simplesmente fornecem conceitos e as respectivas frmulas, limitando apenas em a afirmar que nos Arranjos interessa a ordem, enquanto que na combinao no interessa a ordem, que no suficiente para o aluno aprender significativamente essa diferena. A permutao definida como um arranjo que envolve todos elementos em cada agrupamento. Esse conceito relaciona Arranjo e Permutao, mas no relaciona com a combinao.

3.2.1.4. nfase na resoluo com auxlio de representaes. Segundo Esteves (2001), o uso de representaes pode facilitar o aprendizado do contedo de Analise Combinatria, sob ponto de vista de interpretao do problema, pois segundo Vergnaud (1991), citado pelo Esteves (33;2001) a representao um reflexo da realidade, um instrumento de simulao. As ideias desses autores, serviram de base na abordagem da sequncia de ensino no grupo experimental, e facilitou bastante na construo dos conceitos de cada tipo de agrupamento. Assim, nesta categoria, observou se, se a diversidade de representaes valorizada, isto , se h proposta e mesmo incentivo, do uso de diagramas, tabelas ou rvores de possibilidades antes da sistematizao do princpio fundamental de contagem de cada tipo de agrupamento. Nesta categoria, verificou se que nenhum dos autores enfatiza o uso de representaes (uso de arvore de possibilidades, tabelas, quadradinhos etc.), encontrou se apenas um exemplo de contagem directa no segundo manual da sequencia acima.

3.2.1.5. Incluso de factos Histricos. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem de um novo tpico se desenvolve de maneira mais slida e, consequentemente mais significativa, se o aluno entender em que contexto e por qual motivo foi criado, destacando se ai as necessidades da poca e a finalidade de seu estudo em tempos actuais (Esteves; 35; 2001).

36

Ento verificou se, se h preocupao em situar o aluno no momento histrico da criao da Analise Combinatria, para que o mesmo compreenda os motivos do surgimento desse tpico. Dos 4 livros didcticos apresentados nenhum contm factos histricos, apenas o primeiro apresenta notas histricas no final do livro. O que pode comprometer a aprendizagem significativa desses contedos pelos alunos.

3.2.2. Anlise dos programas de ensino. Ao fazer anlise dos programas de ensino pretende se saber o que o ministrio de Educao sugere na abordagem da anlise combinatria (contedos), os objectivos da unidade e as sugestes metodolgicas, que de alguma forma podem influenciar as metodologias adoptadas pelos professores. Este estudo permitiu fazer comparao entre as metodologias adoptadas pelos autores dos livros didcticos, pelos professores com as dos programas de ensino. Aqui trabalhou se apenas um programa de ensino 12 classe, pelo facto de se verificar que o actual programa de ensino resumo dos anteriores e est de acordo o currculo em vigor. Um dos objectivos especficos de estudo da Analise Combinatria : O aluno deve ser capaz de aplicar frmulas de factorial, arranjos, combinaes e permutaes de um nmero para resolver problemas reais da vida (Programa de ensino 12 classe, 2010). Este objectivo impulsionou bastante no nesse estudo no que tange a resoluo de problemas reais da vida, que constitui nosso objecto de estudo. O programa de ensino 12 classe (2010) prope a seguinte sequncia dos contedo da Analise Combinatria: Factorial e clculo com factorial; Arranjos sem repetio, definio, frmula de arranjos A np, e aplicaes;

37

Permutaes, definio, frmula de permutaes Pm e aplicaes; Combinaes sem repetio, definio, frmula de combinao Cnp, propriedade Cnp = Cnn p

3.2.2.1. Anlise de sugestes metodolgicas do programa de ensino. Pretendia se verificar se a abordagem proposta pelo autor no foge das propostas oficiais apesar de no serem rgidas. Das vrias proposta oferecidas no programa, apenas referencia se nesta trabalho, a aquelas que tangem o nosso objecto de estudo. Segundo programa de ensino 12 classe (2010), no caso das contagens que sejam facilitadas por raciocnios combinatrios, os alunos deve comear por contar os elementos um a um, utilizando exemplos (desde os mais simples at aos compostos), at que reconheam a utilidade dos diagramas e depois das organizaes simplificadoras. Os exemplos de conjuntos para contagem devem surgir de situaes problemticas que lhes forem sendo propostas. Essa sugesto encorajou bastante a posio tomada neste estudo abordagem de Analise Combinatria a partir da resoluo de problemas na base de contagem directa at chegar as generalizaes. Pretende se que o aluno reconhea a necessidade a introduo de formulas a partir de contagens directas. O programa sugere a importncia de abordar factos histricos quando possvel e necessrio no PEA, pois permite transmitir os trabalhos da gerao passada, a necessidade da origem do contedo e os objectivos actuais do seu estudo. A anlise feita com os livros didcticos e programa de ensino, mostrou que a sequncia adoptada pelos autores nos livros didcticos a mesma sugerida no programa de ensino, simplesmente os autores desenvolvem os contedos de cada item do programa de ensino. Nos contedos sugeridos no programa de ensino, no aparece o PFC, por isso mesmo dos 4 livros que fizeram parte do estudo apenas o primeiro aplica o PFC, mas no constri esse raciocnio bsico para o estudo da Analise Combinatria.

38

3.3. Discusso dos resultados. Estes resultados, mostram a necessidade de se investir na construo dos conceitos da Anlise Combinatria ao invs de fornecer contedos formalizados que no permitem interveno do aluno. Sendo necessrio investir mais a teoria de conjuntos (em particular o produto cartesiano de conjuntos) que no ponto de vista do autor indispensvel para a introduo do estudo de Anlise Combinatria. Martinho (2007) citado por Luzie (2010, 20) destaca dois aspectos essenciais a interaco e a negociao de significados. Para Martinho, a interaco constitui a dinmica do processo comunicativo entre os presentes na sala de aulas e a negociao de significados, o modo como esses sujeitos partilham, desenvolvem, ajustam e apropriam se de conceitos e processos matemticos. Assim, ao fazer abordagem da Anlise Combinatria a partir de contagem directa, uso de representaes (tabelas, arvore de possibilidades, uso de quadradinhos) constri - se a interabilidade e negociao de significados entre professor - alunos e aluno aluno. Essa metodologia permite ao professor elaborar situaes problemas que podem ser discutidas, atravs de pequenas representaes, discusso de ideias, promovendo o desenvolvimento da capacidade de argumentao em diferentes nveis de ensino. Os resultados das vrias pesquisas apresentadas neste trabalho, centradas nas dificuldades e nas estratgias dos alunos na resoluo de problemas de Analise Combinatria, mostraram que uma boa habilidade com uso de frmulas no suficiente para a resoluo de problemas verbais que relacionam os conceitos de Arranjos, Permutaes e Combinaes. Tambm, mostraram que os erros na distino entre arranjos e combinaes esto relacionados com a falta de considerao da ordem, isto , considera se ordem dos elementos em cada agrupamento quando desnecessrio, e vice versa. De facto, durante a resoluo da fichas propostas pelo investigador, constatou se esse tipo de erro. Mas o objectivo deste trabalho foi de identificar as causas das dificuldades dos alunos e propor uma metodologia de abordagem que possa ajudar a minimizar tais dificuldades. Com base na anlise dos resultados das avaliaes (pr teste e ps

39

teste), analise da abordagem dos manuais didcticos, verificou se que a abordagem oferecida pelos professores, programa de ensino e manuais didcticos so causas principais das dificuldades dos alunos na aprendizagem dos contedos da Analise Combinatria. No se pretendeu ignorar as frmulas, pelo contrrio, levar o aluno a participar activamente na construo das frmulas, de modo que seja capaz de explicar a necessidade das mesmas e o significado de cada frmula. Este trabalho, diferencia se dos outros aqui apresentados, o facto de investigar as causas das dificuldades e estratgias dos alunos na resoluo dos problemas verbais de Analise Combinatria e propor uma abordagem didctica ignorada nos manuais didcticos, que revelou eficcia no grupo experimental. Uma abordagem que minimiza a abstraco dos conceitos da Analise Combinatria e revela maior criatividade e interaco dos agentes do PEA (professores e alunos).

40

4. Concluso. Aps a interpretao e discusso dos resultados deste trabalho, concluiu se que, a aquisio e desenvolvimento dos primeiros conceitos da Anlise Combinatria pelos alunos limitada pelos conceitos formalizados nos manuais didcticos e pelas abordagem oferecida pelos professores baseados nos itens desenvolvidos nos manuais didcticos, facto que leva aos alunos, a simples memorizao dos conceitos prontos e as respectivas frmulas. A abordagem conduzida pelo investigador no grupo experimental, mostrou que possvel superar essas dificuldades, porque os resultados obtidos e a reaco dos alunos foi positiva. Mas tambm o grupo de controlo ofereceu uma evoluo do pr teste para ps teste. A maior desvantagem da abordagem baseada nos itens dos manuais didcticos, de no permitir a interpretao dos conceitos de cada tipo de agrupamentos e as respectivas frmulas. Por isso mesmo, as abordagens oferecidas nos manuais didcticos, as vias adoptadas pelos professores na abordagem desses contedos so as causas principais das dificuldades dos alunos na resoluo dos problemas da Anlise Combinatria. O mtodo aplicado neste estudo foi vantajoso, pois permitiu avaliar o desempenho de cada grupo; para o grupo de controlo, limitado a conceitos e frmulas, a interveno dos alunos foi negativo, por mais que o investigador explicasse, os alunos ficavam confusos e limitados a copiar as resolues. No grupo experimental houve maior interactividade, pouco trabalho para o investigador e os prprios alunos foram descobrindo algumas diferenas em cada tipo de contagem atravs das representaes que iam construindo. Assim, fundamental na abordagem dos contedos da Analise Combinatria, comear se pela teoria de conjuntos (dando mais nfase o produto cartesiano de conjuntos). Resolver se problemas de clculo combinatrio aplicando simplesmente representaes, com auxlio da teoria de conjunto. Tem se como proposta de ensino, centrada introduo dos contedos de Anlise Combinatria, a abordagem adoptada pelo investigador no grupo experimental.

41

4.1. Recomendaes. Recomenda se o uso de contagem directa dos agrupamentos, a partir de tabelas, quadradinhos e da arvore de possibilidades na introduo dos conceitos da Analise Combinatria, sendo a teoria de conjuntos (em particular produto cartesiano de conjuntos) requisito fundamental; mas mantendo vigilncia a cerca do tamanho da amostra, pois quando o tamanho da amostra for grande a enumerao dos eventos complexo. Essa questo de tamanho de amostra, mostra a necessidade de no se negligenciar o uso de frmula, sendo necessrio criar actividades que envolvem os alunos na construo das frmulas, mostrando a necessidade do conhecimento das mesmas, tendo em conta as actividades do dia-a-dia dos alunos que envolvem o clculo combinatrio.

42

5. Bibliografia. AFONSO Emlia & BALOI Mrio Suarte. Mdulo de Metodologia de Pesquisa, Ensino Distncia. Universidade Pedaggica, Anilda Khan, Maputo, 2010. ALMEIDA, Adriana Luzi de. Ensinando e Aprendendo Analise Combinatria com nfase na comunicao Matemtica: um estudo com 2 Ano do ensino Mdio [online] Disponvel na internet via WWW. URL: http//ppgedmat.ufop.br/Diss Adriana Luzie.p. pdf. Artigo capturado em 2 de Janeiro de 2012. BERGAMASCO, Adalberto Panobianco. Matemtica Finita. McGRAW HILL BRASIL, So Paulo Rio de Janeiro. 1972. CHILALE Arone & MACHANGO Orlando. M12 Matemtica 12 classe letras. Moambique, Texto Editoras, 2010. ESTEVES, Ins. Investigando os factores que influenciam o raciocnio combinatrio em adolescentes de 14 anos 8 serie do ensino fundamental [online]. Disponvel na internet via WWW. URL: http//200.189.113.123//Dissertao Esteves pdf. Arquivo capturado em 20 de Outubro de 2011. Gil, Antnio Carlos. Como elaborar projectos de pesquisa. 4. ed. - So Paulo, Atlas, 2002. HAZZAN Samuel. Fundamentos de Matemtica 5 elementar, Combinatria e probabilidades. 3 Edio, Actual Editora, so Paulo Brasil, 1977. MULENGA Alberto. Introduo Estatstica. Maputo, 2004. NHZE et al. Manual de preparao para o Ensino Superior, Matemtica de 10 a 12 classe. Moambique, Plural Editoras, 2009. PINHEIRO, Carlos Alberto Miranda. O ensino de Analise Combinatria a partir de Situaes problema [online] Disponvel na internet via WWW. URL: http//uepa.br//ndexphp?...Carlos Alberto mirpdf. Arquivo capturado em 20 de Outubro de 2011. SABO, Ricardo Dezso. O ensino dos conceitos de Anlise Combinatria e o livro didctico: discurso de professores do ensino mdio. [online]. Disponvel na internet via

43

WWW. URL: pucsp.br/~cileda/monografia Ricpdf. Artigo capturado em 12 de Janeiro de 2012. UAMUSSE, Alberto Antnio & CUAMBE, Vasco A. Joo. Matemtica 12 classe. China, Diname e Autores, 2007. VUMA, Jos Pedro. Matemtica 12 classe. Maputo, Longman Editoras, 1 edio, 2010.

Potrebbero piacerti anche