Sei sulla pagina 1di 2

50 anos de Artes Grficas

A formao especfi ca de profissionais para a rea grfica pelo Senai, foi iniciada em 1946, com o ncleo em artes grfi cas na escola Euvaldo Lodi, em Benfi ca. Somente em 1961 foi inaugurada na rua So Francisco Xavier, no bairro do Maracan a escola de artes grfi cas, no prdio que antes abrigara uma unidade de fi ao e calados. A deciso de instalar um centro inteiramente voltado para o ensino de ocupaes ligada s artes grficas, foi tomada aps a realizao de uma pesquisa de mercado, para identificar as necessidades das indstrias da poca. Em 1964 comea a funcionar o curso noturno de projetista grfi co. A partir de 1965, os alunos com melhor aproveitamento passam a auxiliar na confeco dos impressos utilizados pelo departamento regional do Senai, travando contado real com o trabalho em uma grfi ca A dcada de 70 foi marcada por um movimento de mudanas. adotado um estudo individualizado. So iniciadas as obras de construo de novo anexo para a escola, com ofi cinas e instalaes mais modernas, proporcionando maior capacidade de atendimento, que muda a nomenclatura da escola, que passa a se chamar Centro de Formao Profi ssional de Artes Grfi cas. Na dcada de 90 as empresas comearam a despertar para a necessidade de se tornarem mais eficientes, mais competitivas, buscando a qualidade total. O Senai Artes Grfi cas comea ento a desencadear um amplo projeto de modernizao da estrutura dos seus cursos, buscando formar profi ssionais polivalentes, capazes de contribuir no processo produtivo como um todo, interferindo nas vrias fases que envolvem a produo grfi ca. Atualmente, o curso tcnico de design grfico uma referncia de qualidade do Rio de Janeiro. Cerca de 40% dos alunos so egressos de faculdades e universidades de comunicao e design. Assim, depois de cursar a graduao em outras instituies, os alunos vem buscar no Senai a prtica profissional.

Uma Escola de Design Grfico


O campo de atuao do designer grfi co vasto e est em franca expanso abrangendo grandes indstrias, redaes de revistas e jornais, agncias de design e publicidade, moda, web, entre outros mercados. Este cenrio apresenta-se cada vez mais competitivo, exigindo uma formao tcnica polivalente. O resultado do alto nvel de ensino da escola, aparece na empregabilidade dos nossos estudantes mas tambm pode ser comprovado por meio do histrico de participaes em competies de formao profi ssional, nacionais e internacionais. No SENAI-RJ, alm de contar com uma equipe de professores formada por profi ssionais experientes e atuantes no mercado de trabalho, o estudante conta ainda com equipamentos, mobilirio e softwares de ponta que conferem qualidade sua formao:
Laboratrios de Computao Grfi ca equipados com hardwares e softwares alinhados com as demandas do mercado. Salas de Desenho bem iluminadas e equipadas com pranchetas, armrios mapotecas e Datashow. Biblioteca que oferece ao estudante um acervo de obras clssicas e lanamentos nacionais e importados relacionados ao Design Grfi co e outras reas de conhecimento. Auditrios confortveis, climatizados e equipados com sistema de som e vdeo para realizao de apresentaes, palestras e aulas.

Grfi ca Off set onde o estudante pode acompanhar a produo e entender o que acontece com seu projeto depois que ele fecha o

arquivo. Serigrafi a, uma ofi cina que permite ao estudante entender o processo de impresso serigrfica a partir de aulas e oficinas que acontecem durante o curso

Potrebbero piacerti anche