Sei sulla pagina 1di 5

FACULDADE PIAUIENSE-FAP CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL III PROFESSORA: ALYNNE PATRCIO DE ALMEIDA SANTOS

1. Quanto aos delitos que envolvem a mulher, assinale a opo correta. a) Admite a modalidade culposa no crime de aborto. b) O aborto eugnico considerado legal. c) O aborto sentimental ou piedoso no amparado pelo CP. d) Nos casos de infanticdio, a mulher se encontra fora da influncia do estado puerperal. e) O terceiro que auxilia a mulher a praticar o infanticdio sabendo estar a mesma em estado purperal responde tambm por infanticdio. 2. Tendo em conta o tipo penal do crime de homicdio (art. 121 do Cdigo Penal: "Matar algum"), a me que intencionalmente deixa de amamentar a criana, causando-lhe a morte por inanio, pratica um a) crime culposo. b) crime omissivo. c) crime sem resultado. d) crime comissivo por omisso. e) fato penalmente atpico.

3. Joana e Jaso, namorados, inconformados com o fato de suas famlias no admitirem o seu romance, resolvem fazer um pacto de morte, optando por fazlo por asfixia de gs carbnico. Combinam, ento, que Jaso deve abrir o bico de gs, enquanto Joana se responsabiliza pela vedao total do compartimento por eles utilizado. A partir de tal caso emprico, analise as

assertivas abaixo, assinalando, em seguida, a alternativa que sobre elas contm o devido julgamento: I - Se apenas Joana sobreviver, dever responder pelo crime de homicdio qualificado consumado. II - Se ambos sobreviverem, devero responder por tentativa de homicdio. III - Se apenas Jaso tivesse vedado o compartimento e aberto o bico de gs, responderia, na hiptese de sobrevivncia de ambos, por tentativa de homicdio, e Joana, nesse caso, responderia unicamente por instigao a suicdio, desde que ocorresse leso corporal grave do namorado. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas as assertivas I e II esto corretas. c) Apenas as assertivas I e III esto corretas. d) Apenas as assertivas II e III esto corretas. e) No h assertiva correta.

4. Considere

as

hipteses:

I. O agente deixa de prestar imediato socorro vtima. II. O delito resultado da inobservncia de regra tcnica de profisso. III. O crime praticado contra pessoa menor de 14 anos ou maior de 60 anos. IV. O agente foge para evitar priso em flagrante. V. O agente encontrava-se em estado de embriaguez preordenada. De acordo com o Cdigo Penal brasileiro, qualificado o homicdio culposo nas hipteses: a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, II e V. d) II, III e V. e) III e IV.

5. Pode constituir exemplo de homicdio qualificado por motivo torpe o crime praticado a) com o propsito de vingana. b) por motivao insignificante. c) com extrema crueldade contra a pessoa da vtima. d) por vrios agentes para subtrair bens de pessoa idosa.

6. Joo matou seu desafeto com vinte golpes de faca. Nesse caso, a) responder por crime de homicdio tentado e consumado em concurso material. b) ocorreu concurso formal de infraes. c) responder por vinte crimes de homicdio em concurso material. d) deve ser reconhecido o crime continuado. e) responder por um crime de homicdio.

7. Maria e seu namorado Joo praticaram manobras abortivas que geraram a expulso do feto. Todavia, em razo da chegada de terceiros ao local e dos cuidados mdicos dispensados, o neonato sobreviveu. Nesse caso, Maria e Joo respondero por a) tentativa de aborto. b) crime de acelerao de parto. c) tentativa de homicdio. d) infanticdio.

e) tentativa de infanticdio.

8. Antonio e sua mulher Antonia resolveram, sob juramento, morrer na mesma ocasio. Antonio, com o propsito de livrar-se da esposa, finge que morreu. Antonia, fiel ao juramento assumido, suicida-se. Nesse caso, Antonio responder por a) auxlio ao suicdio culposo. b) homicdio doloso. c) homicdio culposo. d) induzimento ao suicdio. e) tentativa de homicdio.

9. Fabiana estava atrasada para o trabalho. Ao retirar o seu veculo da garagem, percebeu que havia passado em cima de algo que supunha ser um objeto. Ao descer para verificar do que se tratava, notou que havia passado por cima do seu filho de 6 meses, que brincava atrs do automvel. Desesperada, Fabiana chamou pelo marido, que imediatamente levou a criana ao hospital. No entanto, o esforo foi vo, pois o filho de Fabiana faleceu em consequncia dos ferimentos sofridos. A partir dessa situao hipottica, assinale a opo correta em relao ao crime de homicdio. a) Fabiana no cometeu fato criminoso. b) Fabiana cometeu o crime de homicdio culposo, sendo certo que o juiz poder deixar de aplicar a pena se as consequncias da infrao a atingirem de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. c) O homicdio culposo punido com a mesma pena do homicdio doloso, diminuda de um a dois teros. d) No pratica crime de homicdio doloso simples o agente que age sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima.

e) A utilizao de arma de fogo qualifica o crime de homicdio. 10. Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas aos crimes contra a pessoa previstos no Cdigo Penal brasileiro. a) Ana, menor de 17 anos, mata seu marido por tla trado com a sua melhor amiga. Nesse caso, responder pelo delito de homicdio privilegiado. b) Sebastio induz Carla ao suicdio lembrando que a vida no cu melhor que a vida na terra. Nesse caso, Sebastio responde pelo crime de induo ao suicdio e Carla pelo crime de suicdio. c) Acrsia mata seu filho logo aps o parto. Nesse caso, responder pelo delito de aborto. d) lvaro afirma, de forma mentirosa, que Marcos o sujeito que a Polcia est procurando pela prtica de vrios estupros. Nesse caso, lvaro responde pelo crime de calnia. e) Amlia recusa-se a transportar Marta, pessoa gravemente ferida. Marta sobrevive. Nesse caso, Amlia responde pelo crime de tentativa de homicdio. 11. "A", Agente Penitencirio, limpava uma arma que legitimamente possua em sua residncia, quando, imprudentemente, acionou um mecanismo que produziu um disparo que veio a atingir a mo de sua empregada domstica "B", que ficou permanentemente debilitada na sua funo prensora. Diante dessa situao, "A" responder por a) leso corporal culposa. b) leso corporal culposa grave. c) leso corporal culposa gravssima. d) porte ilegal de arma de fogo. e) posse ilegal de arma de fogo e leso corporal culposa.

Potrebbero piacerti anche