Sei sulla pagina 1di 4

Como Solucionar Problemas de Hardware com o Gerenciador de Dispositivos

Publicado em: 2 de novembro de 2001 O Windows XP trabalha com incontveis impressoras diferentes, scanners, cmeras digitais e outros dispositivos. E faz o mesmo com a ajuda aos drivers, programas exclusivos que ajudam o sistema operacional a se comunicar com partes individuais do hardware. Se o seu computador comea a resfriar, falhar ou se um dispositivo de hardware pra de funcionar, voc pode solucionar o problema com o Gerenciador de Dispositivos. O Gerenciador de Dispositivos mostra a voc como o hardware do seu computador est instalado e configurado e como ele interage com os programas do seu computador. Voc geralmente usar o Gerenciador de Dispositivos para verificar o status do seu hardware e atualizar drivers em seu computador. Os usurios mais avanados, que tm conhecimento mais profundo em hardware de computador, tambm devem usar os recursos de diagnstico do Gerenciador de Dispositivos para resolver conflitos e alterar certas configuraes. Nota Voc deve estar registrado como administrador ou membro do grupo de Administradores a fim de usar alguns ou todos os recursos no Gerenciador de Dispositivos. Se o seu computador est conectado a uma rede, as configuraes da diretiva de rede podem impedi-lo de concluir este procedimento. Para acessar o Gerenciador de Dispositivos: Clique com o boto direito em Meu Computador, clique em Gerenciar, e depois clique em Gerenciador de Dispositivos. O Gerenciador de Dispositivos abrir como mostra a Figura 1 abaixo.

Figura 1. Abrindo o Gerenciador de Dispositivos Para visualizar o status de um dispositivo: 1.Abra o Gerenciador de Dispositivos. 2.D um duplo clique no tipo de dispositivo que deseja visualizar. 3.Clique com o boto direito no dispositivo especfico desejado e depois clique em Propriedades. 4.Na guia Geral, abaixo do status do Dispositivo, est uma descrio do status, como mostra a Figura 2 abaixo.

Figura 2. Verificando o status de um dispositivo Caso o dispositivo esteja com algum problema, voc ver o tipo de problema na caixa de status do Dispositivo. Voc tambm ver um nmero, um cdigo do problema e uma soluo sugerida. Caso voc chame o suporte tcnico, esse nmero pode ser til para determinar e diagnosticar o problema. Para informaes sobre como resolver problemas de dispositivos de hardware, clique em Soluo de Problemas para iniciar o Solucionador de Problemas. Para instalar um novo driver a partir do Gerenciador de Dispositivos: 1.Abra o Gerenciador de Dispositivos. 2.D um duplo clique no tipo de dispositivo que deseja atualizar ou alterar. 3.Clique com o boto direito no dispositivo especfico que deseja atualizar ou alterar. 4.Clique em Atualizar Driver para abrir o Assistente para Atualizao de Hardware. Siga as instrues do assistente. Nota Caso voc instale um novo driver e seu sistema se torne instvel, voc pode facilmente desinstalar o driver e reinstalar o antigo com o Reverter Driver. Para mais informaes, leia Como Reverter um Driver de Dispositivo. Para desinstalar um dispositivo: 1.Abra o Gerenciador de Dispositivos. 2.D um duplo clique no dispositivo que deseja desinstalar. 3.Clique com o boto direito no dispositivo especfico que deseja desinstalar e clique

em Desinstalar. 4.Na caixa de dilogo Confirmar Remoo do Dispositivo, clique em OK. Ao terminar de desinstalar o dispositivo, desligue seu computador e remova-o do computador. Nota Muitos dispositivos disponveis no mercado hoje so Plug and Play, o que significa que voc conecta o dispositivo em seu computador e ele o reconhece automaticamente, informando para instalar os drivers necessrios. Geralmente voc no usar o Gerenciador de Dispositivos para desinstalar um dispositivo Plug and Play. Apenas desconecte-o de seu computador. Pode ser que voc precise reiniciar o computador. Consulte as instrues do fabricante para mais informaes. Informaes sobre o produto Para mais informaes sobre o uso do Gerenciador de Dispositivos, consulte a documentao do Windows XP. Para acess-la enquanto utiliza o Gerenciador de Dispositivos, pressione F1, em seu teclado, e v diretamente para a seo de Gerenciador de Dispositivos.

Potrebbero piacerti anche