Sei sulla pagina 1di 6

Direito Previdencirio - Aula 01 07.02.12 (Prof.

Flvia Cristina)

Legislao 1. CF Arts. 194 a 204 (sobretudo os artigos 194, 195 e 201) 2. Lei 8.213/91 Lei de Benefcios 3. Lei 8.212/91 Lei do Custeio 4. Decreto 3048/99 Regulamenta as duas leis anteriores

Bibliografia 1. Manual de Direito Previdencirio. Carlos Alberto Pereira de Castro e

Joo Batista Lazzari. Ed. Conceito Editorial. (Muito aprofundado). 2. Curso de Direito Previdencirio. Fbio Zambitte Ibrahim. Ed. Impetus. 3. Direito Previdencirio - Coleo Esquematizado. Marisa Santos. Ed. Saraiva. 4. Direito Previdencirio sistematizado. Frederico Amado. Ed. Jus Podivm.

SEGURIDADE SOCIAL Introduo: - O art. 194 da CF traz o conceito de Seguridade Social, a qual abrange: a) Sade (Arts. 196 a 200, CF); b) Previdncia Social ou seguro social (Arts. 201 e 202, CF); e c) Assistncia Social (Arts. 203 e 204, CF). - CUIDADO: Seguridade Social = Segurana Social Previdncia Social = Seguro Social - Sade e Assistncia Social Previdncia Social A previdncia social um sistema contributivo, ou seja, para participar preciso contribuir. Diversamente, a sade e a assistncia social so sistemas no contributivos. - Sade Assistncia Social A sade direito de todos. Portanto, o acesso a ela irrestrito (Art. 196, CF). No preciso provar nenhuma condio para ter acesso a sade. Por outro lado, a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, nos termos do art. 203, CF. Assim, preciso que se comprove a necessidade, preenchendo os requisitos legais necessrios. - A expresso seguridade social, no Brasil, surge com o advento da CF/88.

Princpios da Seguridade Social. - Pargrafo nico. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a

seguridade social, com base nos seguintes objetivos (leia-se princpios). 1. Solidariedade No encontra previso expressa no art. 194, p. nico, CF. - Sua previso decorre do art. 3, I, CF. - O princpio da solidariedade implica dizer que o financiamento da seguridade deve ser suportado por toda a sociedade. - Concluses da aplicao deste princpio: a) No existe uma relao absoluta entre o que se paga e o que se vai receber; b) O aposentado que retorna ao trabalho volta a contribuir compulsoriamente Art. 12, p. 4, L. 8212/91: 4 O aposentado pelo Regime Geral de Previdncia Social-RGPS- que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime segurado obrigatrio em relao a essa atividade, ficando sujeito s contribuies de que trata esta Lei, para fins de custeio da Seguridade Social. - Frise, contudo, que ele no poder acumular, por exemplo, a aposentadoria por tempo de contribuio com a aposentadoria por invalidez, j que ambas decorrem do RGPS. - possvel a cobrana de contribuies sobre a aposentadoria? Depende do regime ao qual o segurado est vinculado. Em se tratando do RGPS, no se pode cobrar contribuio sobre aposentadoria e penses (Art. 195, II, CF). Por outro lado, possvel a cobrana de contribuio sobre aposentadoria e penses dos RPPS (Art. 40, CF). O STF no julgamento da ADI 3105 entendeu pela possibilidade de cobrana da contribuio dos inativos, pois o sistema solidrio. c) Solidariedade entre geraes uma gerao suporta as geraes anteriores. d) No Brasil, em matria previdenciria, adota-se o regime de repartio simples (paga-se para todo mundo e no apenas para si). O regime dos pases nrdicos de capitalizao, no qual no h solidariedade, paga-se exclusivamente para o prprio segurado. Aqui no Brasil, esse regime vigora na previdncia privada.

2. Universalidade da cobertura e do atendimento (Art. 194, p. nico, CF). a) A universalidade de cobertura (universalidade objetiva) determina que, quando o assunto for seguridade social, preciso cobrir todos os riscos sociais (ex.: morte, invalidez, acidente,....). b) A universalidade de atendimento (universalidade subjetiva) determina que, quando o assunto for seguridade social, deve-se buscar atender todas as pessoas. *OBS.: Do Bero ao tmulo expresso cunhada por Lorde Beveridge. Em 1946, elaborou o relatrio do Seguro Social e Servios conexos, por ocasio da Segunda Guerra. - O princpio da universalidade est no mbito de aplicao da reserva do possvel.

3. Princpio da seletividade e distributividade na prestao de benefcios e servios (Art. 194, p. nico, CF). - Esse princpio vem tornar possvel o princpio da universalidade de atendimento e de cobertura. Isto porque, embora as necessidades sejam infinitas, os recursos no o so. - A seletividade implica na seleo dos riscos sociais mais relevantes. J a distributividade implica no atendimento dos mais necessitados. Em outras palavras, a seletividade vem mitigar o princpio da universalidade da cobertura e a distributividade o princpio da universalidade do atendimento. Convm ressaltar que no h choque entre os referidos princpios.

4. Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais (Art. 194, p. nico, CF). - Esse princpio, ao fim e ao cabo, a aplicao do princpio da isonomia. - A uniformidade quer dizer que urbanos e rurais devem ter acesso aos mesmos benefcios e servios. Quanto equivalncia, deve-se frisar que esta no implica em igualdade. CUIDADO: As questes costumam trocar a palavra universalidade com uniformidade!! 5. Irredutibilidade do valor dos benefcios (Art. 194, p. nico, CF). - Esse princpio quer dizer que benefcios no podem ter o seu valor reduzido. Discute-se se essa irredutibilidade diz respeito ao valor nominal (valor de

face) ou ao valor real (poder de compra). A ESAF, bem como o STF, entendem que a irredutibilidade diz respeito ao valor nominal (RE 231.395). - EXCEES: Pode-se reduzir o valor nominal do benefcio quando houver: a) Deciso judicial determinando que assim o faa; ou b) Permisso legal (MS 2552).

6. Diversidade da base de financiamento (Art. 194, p. nico, CF). - A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, mediante recursos da Unio, contribuies sociais do empregador, do trabalhador, das receitas de concurso de prognsticos, do importador de bens ou servios do exterior ou de quem a lei a ele equiparar. Essa diversidade de financiamento importante porque torna o sistema mais seguro. Frise-se que a lei pode instituir outras fontes para a seguridade social. 7. Equidade na forma de participao no custeio (Art. 194, p. nico, CF). - Quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos. Assim, trata-se da capacidade contributiva aplicada ao direito previdencirio.

8. Carter democrtico e descentralizado da Administrao (Art. 194, p. nico, CF). - Essa descentralizao ocorre mediante a gesto quadripartite (gesto democrtica/descentralizada), com a participao: a) dos trabalhadores; b) dos empregadores; c) dos aposentados; e d) do Governo nos rgos colegiados. 9. Princpio da pr-existncia da fonte de custeio (Art. 195, p. 5, CF). - Alguns autores chamam esse princpio de regra da contrapartida. - Ele quer dizer que nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. - Esse princpio guarda relao com o equilbrio atuarial e financeiro do regime da previdncia social. OBS.: Frise-se que se aplica previdncia o princpio da lei mais benfica. Contudo, as leis devem estar em vigor simultaneamente, optando-se pela que mais

benfica ao segurado. No o caso do que ocorreu com a chamada cota de penso em que se tratavam de leis sucessivas. Ademais, o STF entendeu que no se poderia aplicar a lei sucessiva mais benfica aos segurados que eram regidos pela lei anterior, porque faltava a correspondente fonte de custeio.

PREVIDNCIA SOCIAL

1. Regimes previdencirios brasileiros. a) Regimes principais (bsicos): A participao compulsria. Espcie de seguro legal. No h aplicao do CDC. Exerceu atividade remunerada, tem que ter regime principal. Subespcies: I) Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC) para deputados federais, senadores e suplentes (podem optar pelo RGPS) L. 9506/97

II) Regimes Prprios de Previdncia Social (RPPS): a.2.1) Militares Art. 142, X, CF; a.2.2) Civis Art. 40, CF e L. 9718/98 III) Regime Geral da Previdncia Social (RGPS) INSS (L. 8212/91 e 8213/91; Art. 201, CF). - Quem no tem regime prprio, contribui para o RGPS (ex.: servidor pblico de cargo efetivo de municpio que no tm regime prprio de previdncia social para o s seus servidores).

b) Regimes complementares (implementares): A participao facultativa. Espcie de seguro contratual. S. 321/STJ: O Cdigo de Defesa do Consumidor aplicvel relao jurdica entre a entidade de previdncia privada e seus participantes. Subespcies:

I) Privados : a) abertos qualquer um pode participar (geralmente so oferecidos pelos Bancos). Aqui, recm-nascido pode contribuir. No RGPS no. b) fechados fundos de penso fechados para determinadas categorias profissionais ou para profissionais de determinadas empresas (ex.: PREVI, para os empregados do BB). II) Oficiais/ Pblicos: - A EC acabou com o Princpio da Integralidade (servidor se aposenta com ltima remunerao) e Paridade dos Servidores (aumento para ativo, d para inativo tambm). Mas, pela CF, isso s vai acontecer quando os entes da federao criarem Entidades Complementares.

Potrebbero piacerti anche