Sei sulla pagina 1di 3

Os quatro princpios do comportamento do mercado

Os quatro princpios do comportamento do mercado resultam do destilar das filosofias de Charles Dow (ver Teoria de Dow), Robert Rhea, Richard Schabacker e outros, tendo sobrevivido ao teste do tempo, e sendo ainda hoje os princpios orientadores de decises tcnicas de trading em todos os timeframes.

Tabela de contedo
[esconder]

1 mais provvel que uma tendncia continue do que inverta 2 As tendncias acabam num clmax (euforia/capitulao) 3 O momentum precede o preo 4 O preo alterna entre expanso de range e contraco de range 5 Concluso 6 Referncias

mais provvel que uma tendncia continue do que inverta


Quando o preo estabeleceu uma tendncia clara de mximos e mnimos mais elevados (higher highs e higher lows), necessrio fora e capital considerveis para mudar o rumo. Ir contra uma tal tendncia geralmente um empreendimento de baixa probabilidade, e os lucros mais fceis conseguem-se comprando os retracements que resultam de movimentos contra a tendncia principal. Estes retracements tero como objectivo o mximo mais recente, ou acima desse mximo. Uma falta de retracements tambm implica a continuao do trend. Este princpio funciona mais facilmente em tendncias muito fortes, sendo a menor o efeito da reverso para a mdia.

As tendncias acabam num clmax (euforia/capitulao)


As tendncias continuam com avanos e recuos at que uma fora externa exera presso convincente sobre o sistema, na forma de volume ou volatilidade elevados. Isto tipicamente ocorre quando experimentamos uma continuidade forte da tendncia e euforia por parte do pblico (que pensa que a tendncia continuar para sempre). Porm, de relembrar que nesta fase o preo muitas vezes vai muito mais longe do que alguma vez se esperaria, assumindo com frequncia caractersticas parablicas. Por fim, os mercados raramente invertem dum dia para o outro, necessitando normalmente de uma fase de consolidao horizontal antes de assumirem a nova direco.

O momentum precede o preo


O momentum - a fora da presso de compra ou venda - precede o preo pelo facto de que novos mximos no momentum tm uma probabilidade mais elevada de resultar em novos mximos do preo, aps o prximo retracement a esse mximo do momentum. Dito de outra forma, espere um novo mximo do preo a seguir a um novo mximo de um indicador de momento (incluindo MACD, momentum, RoC, etc). Um gap tambm pode servir como um indicador de momento. Alguns dos trades de maior probabilidade de acerto ocorrem aps a primeira reaco a seguir a um novo mximo de momentum, numa nova tendncia. A excepo, d-se quando ao novo mximo de momentum corresponde uma euforia e exausto da tendncia, tal como vistas no ponto anterior.

O preo alterna entre expanso de range e contraco de range


O preo tende a consolidar (tendncia lateral) muito mais frequentemente do que a expandir (breakouts). An consolidao indica pontos de equilbrio onde os compradores e vendedores esto satisfeitos e a expanso indica desequilbrio entre compradores e vendedores. muito mais fcil de prever alteraes de volatilidade do que de preo, uma vez que a previso direccional do preo aps um ambiente de baixa volatilidade quase impossvel. Embora os ambientes de baixa volatilidade sejam difceis de prever, estes providenciam alguns dos trades com melhor rcio risco/recompensa, visto que possibilitam stops muito prximos e targets distantes dada a expanso esperada do preo. Normalmente o preo continua na direco que primeiramente assume aps iniciar a expanso do range.

Concluso
Vrias estratgias podem ser desenvolvidas para aproveitar estes princpios. De facto, quase todos os trades bem planeados incluem pelo menos um destes princpios do

mercado: estratgias de breakout, de retracement, trend following, momentum trading, swing trading, etc. Da prxima vez que for fazer um trade, pondere em que princpio ele baseado, e se violar algum destes princpios talvez seja de reconsiderar.

Referncias

Afraidtotrade, "The Four Guiding Principles of Market Behaviour"

Potrebbero piacerti anche