Sei sulla pagina 1di 22

e desigualdade

FLVIo VILLAA

So Paulo: segregao urbana

Introduo
rovavelmente o maior avano ocorrido no campo da cincia da geografia

em todos os tempos tenha sido a conscincia e a recente difuso da ideia (Lefbvre, Harvey, Gottdiener e tantos outros) de que o espao social no nosso caso, o espao urbano socialmente produzido, ou seja, no dado pela natureza, mas produto produzido pelo trabalho humano. A partir dessa concepo do espao social, e s a partir dela, foi possvel inserir seu estudo na lgica do materialismo histrico, da dominao e do conflito de classes, coisa que no s no tinha sido possvel antes, como tambm vinha entravando o desenvolvimento da geografia, impedindo-a de ultrapassar a etapa primria de uma cincia humana que se limitava simples descrio do espao. Este texto procura mostrar uma abordagem do espao urbano como produto produzido. Parte da premissa de que nenhum aspecto da sociedade brasileira poder ser jamais explicado /compreendido se no for considerada a enorme desigualdade econmica e de poder poltico que ocorre em nossa sociedade. O maior problema do Brasil no a pobreza, mas a desigualdade e a injustia a ela associada. Desigualdade econmica e desigualdade de poder poltico. Da decorre a importncia da segregao na anlise do espao urbano de nossas metrpoles, pois a segregao a mais importante manifestao espacialurbana da desigualdade que impera em nossa sociedade. No caso das metrpoles brasileiras, a segregao urbana tem uma outra caracterstica, condizente com nossa desigualdade: o enorme desnvel que existe entre o espao urbano dos mais ricos e o dos mais pobres. Transferido para o campo do urbano, a premissa dada passa a ter o seguinte enunciado: nenhum aspecto do espao urbano brasileiro poder ser jamais explicado/compreendido se no forem consideradas as especificidades da segregao social e econmica que caracteriza nossas metrpoles, cidades grandes e mdias. Da mesma forma, a segregao urbana s pode ser satisfatoriamente entendida se for articulada explicitamente (e no apenas implicitamente ou subentendida) com a desigualdade. Essa explicitao se d desvendando-se os vnculos especficos que articulam o espao urbano segregado com a economia, a poltica e a ideologia, por meio das quais opera a dominao por meio dele.

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

37

Os avanos
Destacamos, neste texto, seis aspectos nos quais nossas reflexes sobre segregao urbana (Villaa, 2009) se articulam explicitamente com a desigualdade e a dominao e avanam em relao maioria dos estudos brasileiros atuais sobre o tema: Elas avanam no sentido de: 1) ... negar a forma clssica de segregao que se apresentaria sob a forma de crculos concntricos, com os mais ricos no centro e os mais pobres na periferia. 2) ... historicizar a segregao. A falta de insero histrica uma das responsveis por vrias das limitaes nas anlises atuais sobre segregao urbana. 3) ... mostrar como se d a relao entre a segregao e a totalidade das estruturas social e urbana. Sem isso, os estudos sobre segregao ficam incompletos e por isso inaceitveis. 4) ... mostrar a relao entre a dominao e a segregao, esclarecendo as especificidades da dominao atravs do espao urbano, ou seja, mostrar o papel do espao urbano no processo de dominao. 5) ... abordar a segregao, no mais por bairro, mas por regio geral da cidade; essa abordagem traz um enorme potencial explicativo muito maior que o da segregao por bairro, e s ela capaz de explicar as relaes aqui indicadas. 6) Finalmente, e em sntese, avanam no sentido de explicar a segregao, e no apenas no de denunci-la, descrev-la ou medi-la. Os estudos tradicionais da segregao (como os da sociologia urbana americana entre as dcadas de 1950 e 1970), e alguns produzidos no Brasil, no mostram objetivamente (s vezes, nem implicitamente) as relaes entre, de um lado, a segregao e o restante da estrutura urbana, e, de outro, suas relaes com os demais aspetos da totalidade social, ou seja, com seus aspectos econmico, poltico e ideolgico. A forma mais tradicional de estudo da segregao urbana aquela que aborda o centro versus periferia urbanos. Essa forma raramente apresentada como segregao nem analisada sob essa ptica. Tem o mrito de no ser por bairro, mas por regio urbana ou conjunto de bairros. Entretanto, limita-se fundamentalmente a uma descrio. As abordagens sob a ptica centro versus periferia, quando ultrapassam a descrio, limitam-se a denunciar a injustia, no conseguindo explicar a segregao nem articul-la ao restante da estrutura urbana e da totalidade social. Alm disso e isso j seria motivo suficiente para rejeit-la , falsa como descrio da segregao. Segundo ela, em nossas metrpoles (e tambm nossas cidades mdias e grandes), a segregao dar-se-ia segundo crculos concntricos, com os mais ricos no centro e os mais pobres na periferia. Essa falsa viso decorre da teoria dos crculos concntricos da Escola de Chicago, do incio do sculo XX. O Rio de Janeiro, por exemplo, sempre desmentiu essa viso, pois a Zona Sul nunca teve periferia pobre. Seja no incio do sculo XX, tempo em que Ipanema e Leblon eram periferia, seja no tempo
ESTUDOS AVANADOS

38

25 (71), 2011

em que Barra da Tijuca o era, seja hoje, quando o Recreio dos Bandeirantes o . Favela incrustada na mancha urbana (como a Rocinha) no periferia segundo nenhum conceito do termo. Alm disso, em So Paulo, Granja Viana, Alphaville ou Aldeia da Serra mostram que h dcadas existem reas mais ricas no s fora do centro, mas na periferia afastada.

Abordagens recentes da segregao


Talvez a forma mais destacada de estudo da segregao moderna seja sua manifestao sob a forma dos condomnios fechados. Esses estudos como a maioria daqueles sobre segregao no colocam a segregao num contexto histrico nem a articulam com o restante da estrutura urbana, como tambm no mostram explicitamente (s vezes deixando apenas subentendidas) as articulaes entre a segregao e as esferas econmicas, polticas e ideolgicas da sociedade. Enfim, no explicam esse tipo particular de segregao, limitando-se a articul-lo ao advento da segurana, da violncia urbana, dos interesses imobilirios, da cultura e dos novos valores por esses criados e/ou divulgados. Em que os condomnios fechados se distinguem das tradicionais formas de segregao, por classe e por bairro, que existem h mais de um sculo em nossas cidades? Em que se distinguem do Jardim Amrica, Pacaembu ou Alto de Pinheiros? S no tocante proteo contra a violncia? Aos controles de portaria? produo imobiliria? No tocante novidade imobiliria, eles em nada se distinguem desses bairros h 50 ou 80 anos. H poucas interpretaes dessas novidades que ultrapassem as relaes com os interesses imobilirios (a criao de um novo produto imobilirio) ou com a questo da segurana. Em que e por que esses aspectos so algo significantemente novo? Claro que so novos. A questo , insistimos, se so significantemente novos. Em que e por qu so irrelevantes ou relevantes? Como integrar sua anlise a processos socioespaciais mas amplos? Como interpretar os condomnios fechados superando a denncia e os interesses dos moradores? Sobre isso pouco ou nada tem-se falado. Esses estudos como muitos estudos urbanos tm um fundo no muito claro e nunca explicitado. um fundo moral, tico, que destaca a injustia. Quando destacam a opresso ou a dominao, fazem-no sob a ptica da injustia. Como sua causa real no estudada nem claramente explicitada, ela passa ao leitor (o que deve ocorrer tambm na cabea de muitos dos autores) a ideia de que sua causa a maldade, a ganncia e os interesses mesquinhos dos homens. Nessa base tica est o maior perigo de qualquer anlise social, as urbanas includas. Isso j foi denunciado h mais de um sculo por F. Engels ao criticar os socialistas utpicos que criticavam o capitalismo com base na tica. Criticou-os por acreditarem que com esse socialismo despontava o reino da razo e que com ele a superstio, a injustia, o privilgio e a opresso, seriam substitudos pela verdade eterna, pela eterna justia, pela igualdade baseada na natureza e pelos direitos inalienveis do homem (Engels, s. d., p.19). A segregao , assim, vista por esses estudos sob a ptica da justia e da razo e assim moralmente condenvel.

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

39

Quais so os limites dos estudos da segregao por bairro, por classe social, ou daqueles que abordam os condomnios fechados ou o centro versus periferia? J mostramos antes que essa viso falsa. A descrio centro versus periferia no permite, por exemplo, que se articule a segregao com as estruturas urbana e social. Essa descrio no explica, por exemplo, por que o centro tradicional de nossas cidades cresce mais numa determinada direo do que em outras (ou isso nada tem a ver com a segregao urbana?). Pela prpria lgica do esquema centro versus periferia, o centro deveria crescer mais ou menos uniformemente em todas as direes. No entanto, h mais de um sculo isso no ocorre em nossas metrpoles. No explica ainda a articulao da segregao com as esferas econmicas, que se d por meio da atividade econmica que maior interesse tem no espao urbano: a atividade imobiliria. No toca sequer nas articulaes entre, de um lado, a segregao e, de outro, o poder poltico e a ideologia. Como tantas anlises da segregao, ela enfatiza explcita ou implicitamente a desigualdade como injustia, no deixando clara se ela ou no devida maldade dos homens. preciso ultrapassar no s a descrio, mas especialmente a explicao fundada em razes ticas e morais. Em obras anteriores, abordamos a segregao por classes, mas no por bairros, mas por grandes conjuntos de bairros, ou seja, por grandes regies da cidade. Com isso abriu-se uma enorme possibilidade de explicao e compreenso no s do prprio processo de segregao, mas tambm com suas articulaes com aspectos fundamentais da sociedade.

Descrever e explicar
A diferena entre descrever e explicar no simples e varia de um grupo de cincias para outro; cincias exatas abstratas (matemtica), cincias exatas aplicadas, cincias da natureza ou cincias sociais. Vamos abordar apenas o caso das cincias sociais, de uma maneira simplificada, porm fundamental, e de um nico processo social: a segregao urbana. Em que consiste explicar ou entender a segregao urbana? Temos insistido que a abordagem da segregao por regio da cidade tem um poder explicativo muito maior do que sua abordagem por bairro. Isso porque ela permite uma melhor explicao da estrutura urbana como um todo e de suas articulao com os processos sociais fundamentais e do prprio processo de segregao. Simplificadamente, explicar qualquer processo social a segregao urbana includa articul-lo totalidade social (os aspectos econmico, poltico e ideolgico da sociedade) e a seus movimentos. por meio dele mostrar como a segregao se articula com a mais importante (mas no a nica) das manifestaes explicativas das transformaes sociais, ou seja, a dominao social, que gera a desigualdade, especialmente acentuada no Brasil. No basta, portanto, nem denunciar, nem medir a segregao em nossas grades cidades e metrpoles, seja por bairros, seja por conjuntos de bairros. preciso explic-la.
40

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

A participao do espao urbano na dominao social


Para haver uma boa interpretao ou explicao de um processo social, preciso haver antes uma boa descrio desse processo. Essa, entretanto, uma condio necessria, mas no suficiente para uma boa explicao. Uma boa descrio no leva necessariamente a uma boa interpretao, mas uma m descrio leva necessariamente a uma m interpretao, a no ser por coincidncia ou acaso (o que, cientificamente, no tem nenhum valor). No caso particular das cidades brasileiras, indispensvel articular o papel da segregao urbana nas produo da desigualdade e da dominao sociais. Isso porque a segregao (em geral, e em inmeras de suas manifestaes oficiais) aquela forma de excluso social e de dominao que tem uma dimenso espacial. Essa dimenso aparece, por exemplo, na determinao, comum nos Estados Unidos at a dcada de 1970, de que os negros ocupem os ltimos lugares dos nibus (componente espacial), usem sanitrios separados (componente espacial), frequentem escolas separadas (componente espacial) etc. Nenhum estudo do espao urbano ser satisfatrio se no entender a segregao espacial urbana. H muitas dcadas, a segregao residencial vem sendo objeto de investigao por muitos estudiosos. Entretanto, no s as articulaes aqui mencionadas no tm sido esclarecidas, como tambm apenas a segregao residencial tem sido estudada. H tempos estamos desenvolvendo a tese de que a segregao deve ser analisada por regio da cidade (e no por bairros) e ultrapassar a segregao residencial. Vamos aqui abordar essa ultrapassagem e analisar, tambm, a segregao dos empregos, do comrcio e dos servios. O estudo das relaes entre espao e sociedade to antigo quanto complexo. Nossa tentativa de enfrentar essa complexidade levou-nos a simplificar o lado social e o lado espacial da anlise. Nasceu assim a ideia da regio da cidade. O poder explicativo da segregao ficar to maior quanto mais simples e profundo ele for, ou seja, quanto mais se conseguir sair do terreno movedio que, em geral, envolve o estudo das classes sociais. Do lado social, dividimos ento a sociedade metropolitana (no caso, So Paulo) em apenas duas classes sociais que chamaremos: os mais ricos ou as camadas de mais alta renda, e os mais pobres ou os de mais baixa renda. Do lado do espao, essa simplificao teve suas consequncias. Tendo em vista que qualquer metrpole tem centenas de bairros, a segregao por bairro acaba perdendo seu poder explicativo, pois essa quantidade leva a anlise para um lado abstrato, j que conduz o estudo a bairros ideais ou tipologias de bairros. Esses poderiam, ento, ser agrupados em regies homogneas. Isso, entretanto, no tem sido feito. Foi esse o caminho que exploramos ao analisar conjuntos de bairros ou regies urbanas. Inicialmente, vejamos como se d a segregao na capital paulista.

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

41

Analisando distribuio espacial das classes sociais no municpio de So Paulo, verifica-se que h uma regio geral da cidade onde ocorre uma excepcional concentrao das classes de mais alta renda. Essa regio integrada por vrios bairros, das mais distintas classes sociais, porm a maior parte daquelas classes est concentrada nessa regio. Ela foi por ns chamada de Regio de Grande Concentrao das Camadas de Mais Alta Renda. No caso de So Paulo, seu Quadrante Sudoeste mostrado nas figuras 1 a 8. Essas figuras mostram a segregao das camadas de mais alta renda do Quadrante Sudoeste de acordo com uma grande variedade de indicadores. Elas j foram apresentadas em outras obras nossas.1 Chamamos a ateno especialmente para o mapa que mostra o clima na cidade (Figura 4). At o clima que supostamente no seria obra dos homens mais ameno no Quadrante Sudoeste do que no restante da cidade. Isso se deve ao fato de essa regio ter muito mais parques e ser muito mais arborizada do que o restante da cidade (como tambm da metrpole). No caso do Rio de Janeiro, o clima no produzido (como em so Paulo), mas as camadas de mais alta renda sempre se apossaram das regies ambientalmente mais favorveis. Desde o final do sculo XIX, essa regio sua conhecida Zona Sul. O estudo da segregao das camadas de mais alta renda, ou dos mais ricos (e por oposio, a das classes de mais baixa renda), encarado do ponto de vista de uma regio geral da cidade, permite as seguintes articulaes:
Com os aspectos polticos: por meio da legislao urbanstica, da atua-

o do Estado, especialmente sobre o sistema de transportes (produtor, como veremos adiante, de localizaes) ou da localizao dos aparelhos do Estado. O Quadrante Sudoeste, enfatizado antes, privilegiado tanto por esse sistema como por essas localizaes.
Com os aspectos econmicos: especialmente por meio do mercado da

terra, formao dos preos da terra e pela atividade imobiliria. Essas so muito mais dinmicas no Quadrante Sudoeste e a terra ali tem preo mais alto (outras coisas sendo iguais). Basta olhar os cadernos de imveis dos principais jornais de qualquer metrpole brasileira para ver a concentrao da atividade imobiliria nas respectivas reas de concentrao das camadas de mais alta renda. A Figura 1 mostra que, no Quadrante Sudoeste, concentram-se as reas com nenhuma ou baixa privao social (reas essas que respondem por 22,1% da populao), numa pesquisa sobre Vulnerabilidade Social (Folha de S.Paulo, 23.2.2002, p.C-3). Segundo a fonte, o conceito de vulnerabilidade social desenvolveu-se ultimamente, fazendo parte, at mesmo, da Proposta de Carta Mundial do Direito Cidade, aprovada no Frum Social das Amricas, realizado em Quito, Equador, em julho de 2004. A Figura 1 mostra os distritos de menor Vulnerabilidade Social do Municpio de So Paulo.

42

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

Fonte: Centro de Estudos da Metrpole (CEM) e Centro Brasileiro de Anlise e Planejamento (Cebrap), em pesquisa encomendada pela Secretaria da Assistncia Social da Prefeitura de So Paulo.

Figura 1 Vulnerabilidade social.

Fonte: Cepid/Fapesp, Centro de Estudos da Metrpole (CEM) e Centro Brasileiro de Anlise e Planejamento (Cebrap).

Figura 2 Distritos com no mximo 10% de negros Censo 2000.

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

43

Fonte: Centro de Estudos de Cultura Contempornea (Cedec). A figura mostra esses dez distritos.

Figura 3 Os melhores locais para jovens.

Fontes: Defesa Civil do Municpio, Nasa, Augusto Jos Pereira Filho, Atlas Ambiental do Municpio de So Paulo e Ilhas de calor nas metrpoles: o exemplo de So Paulo.

Figura 4 Clima: temperaturas no municpio.

44

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

Fonte: Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade PMSP.

Figura 5 ndice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Fonte: Pesquisa Origem e Destino realizada pelo Metr, em 1977.

Figura 6 Renda domiciliar mdia.

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

45

Fonte: Feldman (1996).

Figura 7 Zoneamento 1972-2004. Zonas exclusivamente residenciais unifamiliares (Z-1).

Fonte: Programam de Aprimoramento das Informaes de Mortalidade no Municpio de So Paulo (Pro-Aim). Elaborao: Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla)/Departamento de Estatstica e Produo de Informao (Dipro).

Figura 8 Nmero de bitos por homicdio por 100 mil habitantes.

46

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

A Figura 2 mostra a distribuio de negros na cidade. Ela mostra que, no Quadrante Sudoeste, est concentrada a maioria dos distritos com menor populao negra. Neles h, no mximo, 10% de negros (pretos e pardos, na terminologia da pesquisa) (Folha de S.Paulo, 21.9.2003, p.C-4). A Figura 3 mostra que, no Quadrante Sudoeste, esto localizados todos os dez distritos considerados os melhores locais para jovens (nota acima de 0,65 numa escala de 0 a 1: quanto mais alta a nota, melhor para jovens a regio). Nessa pesquisa, foram considerados percentuais de populao jovem, mes adolescentes e viagens por lazer, alm de crescimento populacional, mortalidade por homicdios, escolaridade, ndice de mobilidade e rendimento familiar (Revista da Folha, 24.8.2003, p.6). A Figura 4 mostra que o clima, no Quadrante Sudoeste, mais ameno que no restante da zona urbana do municpio. Nesse Quadrante, a temperatura varia entre 25 e 29 graus, enquanto, na Zona Leste, varia de 29 a 33 graus. Nele a temperatura chega a ser 9 graus menor que na Zona Leste (Folha de S.Paulo, 15.2.2004, p.C-8). Nossa interpretao que isso se deve ao fato de o Quadrante Sudoeste ser mais arborizado e ter mais praas e reas verdes que a Zona Leste, por exemplo. O fato no tem relao com a altitude, como se poderia imaginar. A maior parte dos bairros ao longo do Rio Pinheiros, e mesmo afastados dele, como os Jardins Amrica e Europa, Alto de Pinheiros e City Butant, por exemplo (todos no Quadrante Sudoeste), tem a mesma altitude que a maior parte da Zona Leste. A Figura 4 mostra as reas de Temperatura Mais Amena, excetuadas, evidentemente, as regies serranas da Zona Norte (Serra da Cantareira) e do extremo sul do municpio. A Figura 5 mostra que, no Quadrante Sudoeste, esto concentrados todos os seis distritos com mais alto ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) do municpio. Numa escala de 0 a 1, sendo os valores mais altos representativos de melhores ndices, esses distritos eram: Moema, com IDH igual a 0,884, o mais alto do municpio; Morumbi, com 0,860; Jardim Paulista, com 0,850; Pinheiros, com 0,833; Itaim Bibi, com 0,811; e Alto de Pinheiros, com 0,801. Nesse Quadrante, estava tambm localizada a maioria dos distritos com IDH acima de 0,651. Esses distritos reuniam apenas 13,53% da populao do municpio. Dentre esses, apenas os distritos de Mooca, Tatuap e Santana estavam fora do Quadrantes Sudoeste. A Figura 6 mostra que o Quadrantes Sudoeste concentra a totalidade dos distritos com as mais altas rendas mdias domiciliares (acima de R$ 3.000,00, em valores da poca) segundo a Pesquisa Origem e Destino realizada pelo Metr em 1997. A Figura 7 mostra que, no Quadrante Sudoeste, estavam localizadas praticamente todas as Zonas Z-1 (Zonas Exclusivamente Residenciais Unifamiliares) do zoneamento que vigorou no municpio entre 1972 e 2004 (Feldman, 1996, p.164-5). Segundo o zoneamento aprovado em 2004 nos Planos Regionais, a

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

47

absoluta maioria da Zonas Exclusivamente Residenciais (ZER) continuava concentrada no Quadrante Sudoeste. Embora com alguns distritos na Zona Norte, a maioria dos distritos com menor nmero de bitos por homicdio por 100 mil (abaixo de 5) estava localizada no Quadrante Sudoeste. Com processos ideolgicos, por meio dos quais a classe dominante produz e difunde ideias que visam esconder os processos reais de produo do espao urbano desigual, que no necessariamente centro versus periferia. Tendo em vista que este ltimo muito pouco abordado e conhecido (apesar de sua grande importncia), vamos falar mais sobre ele. A ideologia domina o pensamento da maioria que o adota como verdadeiro. Trata-se de entender quem produz esse pensamento e com que finalidade. Daremos apenas dois exemplos, lembrando sempre que, sem a nossa abordagem da segregao por regies urbanas, eles seriam impossveis. O primeiro se refere identificao com a cidade, daquela parte da cidade de interesse da classe dominante. O segundo, mostra, alm desse aspecto, tambm outro que chamaremos de naturalizao dos processos sociais. O primeiro ilustrado pela seguinte ideia dominante: A cidade do Rio de Janeiro est comprimida entre o mar e a montanha. Nada mais falso. Isso vale apenas para a Zona Sul. Essa zona (a zona ocupada pela classe dominante) assim identificada com a cidade. Assim, quando a prefeitura abre uma nova via na Zona Norte, ela est beneficiando a Zona Norte. Quando ela abre uma via na Zona Sul, ela est beneficiando a cidade. O segundo exemplo mostra os dois casos antes mencionados. A ideia dominante : o centro da cidade est se deteriorando. A deteriorao, ou apodrecimento, um processo natural que s ocorre com os seres vivos. Essa ideia pretende esconder o processo real rotulado de decadncia! e que de responsabilidade da classe dominante, mas que no quer assumi-lo. A verdade que a chamada decadncia decorreu do fato de essa classe ter abandonado o centro, dele retirando suas lojas, escritrios, cinemas etc., e mesmo suas moradias, como as da Av. So Lus. Justamente a partir do momento em que o centro deixa de ser patrocinado pelas elites e passa a ser patrocinado pela maioria popular, cria-se a ideia de que ele est se deteriorando. Mais ainda. Justamente quando a maioria toma conta do centro, cria-se a ideia de que esse no mais o centro da cidade, e que essa teria um novo centro. Esse ter-se-ia mudado para a Av. Paulista, ou para a Av. Faria Lima, ou para toda a regio que inclui dessa avenida at o vale do Rio Pinheiros. Torna-se tambm dominante a ideia de que essa suposta decadncia seria motivada pela velhice e obsolescncia dos edifcios centras (deteriorao). Essa ideia tornou-se plenamente aceita pela maioria das populaes de nossas metrpoles. Se a idade dos edifcios fosse uma importante causa da decadncia dos centros, o que seria dos centros de Roma, Paris, Berlin, Madri ou Londres? A realidade que a classe dominante considera que o centro que for seu (e no o da maioria) ser o centro da cidade. H mais de um sculo, a clientela

48

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

de alta renda vem abandonando o centro de So Paulo e deixa seus restos para as camadas populares (s quais pertence hoje todo o centro velho). O deslocamento do centro de So Paulo sempre na direo de crescimento dos bairros residenciais dos mais ricos pode ser traado pelo deslocamento de ruas que sintetizam o comrcio e/ou servios das elites. Inicialmente a Rua XV de Novembro (at o final do sculo XIX) depois a Rua Direita, depois a Rua Baro de Itapetininga, depois para a Av. Paulista e parte do final da Rua Augusta, at chegar hoje Av. Faria Lima, Marginal do Rio Pinheiros e Av. Lus Calos Berrini. J no final da dcada de 1940, prenunciando sua decadncia, a Rua Direita tornou-se, nas noites de fim de semana, um tradicional ponto do footing dos negros. A produo dessa ideologia seria impossvel sem a abordagem da segregao por regio da cidade. Em outras oportunidades,2 j desenvolvemos vrias consideraes a respeito dessas ideias, que fazem parte de um processo mais amplo de dominao por meio do espao urbano. Resumidamente, podemos j adiantar, essa dominao se d pela desigual distribuio das vantagens e desvantagens do espao produzido; essas vantagens e desvantagens dizem respeito especialmente manipulao, pela classe dominante, dos tempos gastos nos deslocamentos espaciais dos habitantes da cidade.

A estrutura urbana e os deslocamento espaciais


A importncia que a segregao por regio apresenta para a compreenso da estrutura urbana mostrada ao longo de todo esta seo, mas vamos destacar apenas os seguintes aspectos, que mostram como: a) ... a abordagem da segregao por regio da cidade permite seu relacionamento com toda a estrutura urbana, ao focalizar a inter-relao entre a produo do espao urbano como um todo, com a segregao das residncias dos mais ricos (e, por oposio, a dos mais pobres), com a segregao dos seus locais de emprego e servios e finalmente com a dominao por meio do espao urbano. b) ... ela faz aflorar novos possveis tipos de segregao problematizando seu conceito. o caso da segregao dos locais de emprego destacada neste texto. A segregao dos empregos: o espao Ao falarmos da segregao e da localizao dos empregos, estaremos falando do espao. As ideias desenvolvidas a seguir sobre estrutura urbana e segregao dos locais de emprego referem-se a So Paulo, mas poderiam perfeitamente referirse a Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou Salvador. Acredito que o estudioso de cada cidade ou metrpole brasileira no encontrar dificuldade em fazer as necessrias adaptaes. Essa possibilidade, alis, uma outra esclarecedora vantagem da abordagem da segregao por regio da cidade. Toda cidade brasileira acima da mdia tem uma regio geral segregada tal como a aqui descrita para

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

49

So Paulo. Ela existe no Rio, com sua conhecida Zona Sul, especialmente em dcadas mais recentes, com o crescente advento da Barra da Tijuca como local de shoppings, servios e escritrios em geral, e corporativos em particular. O mesmo ocorre com todas as Regies Metropolitanas do Brasil, como em Porto Alegre (Independncia/Moinhos de Vento), em Belo Horizonte (Lourdes/ Savassi), em Recife (Boa Viagem), em Curitiba (Batel), em Fortaleza (Aldeota), ou Salvador (regio do Iguatemi). Isso facilita muito aos moradores dessas metrpoles a transposio, para elas, das questes aqui apresentadas. Iniciemos destacando que a localizao dos empregos tercirios apresenta um duplo interesse para a populao que deles se utiliza; na maior parte dos casos (os empregos que atendem o pblico), cada ponto de emprego desse setor no s um local de emprego, mas tambm um local de atendimento da populao nas suas compras e nos seus servios. Assim, a concentrao dos empregos tercirios tem um duplo interesse, coisa que no ocorre com o setor secundrio, que no atende o pblico. Todas as nossas metrpoles desenvolveram sua rea de Grande Concentrao das Camadas de Alta Renda. Como j foi aqui mostrado, no caso da Regio Metropolitana de So Paulo, essa rea seu Quadrante Sudoeste (ver figuras 1 a 8, especialmente a Figura 1). Partindo do centro, situam-se nesse Quadrante os bairros de Higienpolis, Pacaembu, Consolao, Av. Paulista, Vila Mariana, Aclimao, Ipiranga, Sumar, Perdizes, Vila Pompeia, Altos da Lapa e Pinheiros, Jardins, Butant, Morumbi e vizinhanas, Moema, Brooklin, Alto da Boa Vista, Granja Julieta etc. Para aqueles que pensam que a est tout So Paulo, lembramos que essa regio, incluindo os bairros populares nela contidos, no abrange nem 20% da populao da Regio Metropolitana, e que dela esto excludos as zonas Norte e Leste (at Mogi das Cruzes), alm de ABCD, Mau e Ribeiro Pires, Guarulhos, Osasco, Carapicuba etc. Dela esto tambm excludos, embora localizados fora do municpio, porm dentro do Quadrante Sudoeste ou suas bordas (confirmando nossa tese de direo nica de crescimento), os bairros de Granja Viana, Tambor, Alphaville e Aldeia da Serra. No caso do Rio, a segregao ainda mais acentuada. Sua conhecida Zona Sul, da Glria ao Recreio dos Bandeirantes, e incluindo a Rocinha e suas demais favelas, tem apenas 10% da populao da Regio Metropolitana. A segregao residencial tem sido muito estudada h dcadas. Vamos apenas acrescentar a ela a segregao dos empregos e dos locais de compras e servios. Trata-se de uma abordagem to particular quanto fundamental. Vamos mostrar o caso de So Paulo, destacando as concentraes dos empregos da maioria (os mais pobres) e da minoria mais rica.3 sabido que a absoluta maioria dos empregos em nossas metrpoles constituda pelos empregos do setor tercirio. Nesse setor, trabalha a maioria dos mais ricos (a recproca no verdadeira). No setor tercirio, est a grande concentrao dos empregos dos mais ricos, especialmente nos escritrios (das

50

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

vrias profisses liberais e ainda os das atividades modernas como o marketing, a publicidade, comunicao, propaganda, informtica etc.) nas sedes das corporaes multinacionais, nos bancos e nas financeiras, nas sedes das empresas mdias e grandes das mais variadas naturezas, consultrios etc., e ainda no comrcio varejista. Esses empregos esto concentrados numa nica rea, que precisamente a mesma onde esto concentradas suas residncias dos mais ricos, que justamente o Quadrante Sudoeste da cidade. As j mencionadas figuras mostram a segregao dos mais ricos nesse Quadrante segundo vrios indicadores. No Quadrante Sudoeste de So Paulo, concentram-se no apenas os locais de emprego dos mais ricos, mas tambm seu comrcio (seus shoppings), suas escolas elementares e secundrias, as escolas de jud ou natao (que frequentemente exigem tambm o deslocamento da me), os sales de beleza, os hospitais, os parques, os pet-shops, as choperias e reas de diverso (Vila Madalena ou Moema), os mdicos, as academias de ginstica, os dentistas... at suas igrejas e cemitrios! Enfim, toda uma infinidade de servios prestados aos mais ricos. Assim, os mais ricos minimizam os tempos de deslocamento para os locais de diverso, lazer, compras e servios de todos os membros da famlia. A maior parte dos mais ricos trabalha no setor tercirio. A maior parte dos mais pobres tambm trabalha no setor tercirio. Os mais ricos produziram uma nica rea de concentrao dos seus empregos (os do tercirio). Entretanto, essa rea tambm uma rea de concentrao dos empregos dos mais pobres. S que para esses ela est longe de ser a nica. Os mais pobres tm vrias reas de concentrao dos seus empregos, alm de t-los (ao contrrio dos mais ricos) tanto no setor secundrio (indstrias) como no tercirio. Antes de prosseguir, destacamos que, quando se fala em local do emprego, est-se falando tanto do emprego da mulher como do marido; no caso dos mais pobres, como tambm no dos filhos adolescentes (majoritariamente, o caso dos mais pobres). Iniciemos pelos locais de concentrao dos empregos tercirios. Os estabelecimentos do setor tercirio so extremamente espalhados pelo espao urbano; basta pensar nas centenas de lojas, farmcias, oficinas diversas, bares e padarias, pequeno comrcio etc. que h espalhados por toda a cidade, at mesmo nos bairros pobres. H, entretanto, reas onde esses empregos so excepcionalmente concentrados. Apesar de os empregos tercirios serem espalhados, a classe dominante, que neles predominantemente trabalha, produziu uma nica rea onde esses empregos so mais concentrados. Isso no quer dizer que os empregos dos mais ricos ali predominem; pelo contrrio. Alm disso, a classe dominante tambm produziu a rea de grande concentrao das suas moradias, onde ocorre igualmente a grande concentrao de seus prprios locais de emprego, comrcio e servios. Como j foi dito, nessa rea ocorre tambm uma grande concentrao

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

51

dos empregos dos mais pobres (pessoal de limpeza, garons, vendedores, balconistas, auxiliares em geral, pessoal de mais baixa qualificao, seguranas etc.) que nelas, alis, predominam. Alm dessa, os mais pobres tm vrias outras reas de concentrao de empregos tercirios. Em primeiro lugar, destacam-se os decadentes centros principais de nossas metrpoles, que so, cada vez mais, reas de grande concentrao de empregos dos mais pobres. No vamos desenvolver aqui a questo da importncia do centro antigo para a estrutura urbana. No passado, ele j foi um elemento fundamental. Hoje, j no se pode afirmar isso com tanta segurana. Alm dele, h ainda as concentraes representadas pelos subcentros de comrcio e servios, todos eles populares, com diminuta participao dos mais ricos (subcentros da Lapa, de Pinheiros, de Santo Amaro, da Penha etc.), e ainda os centros todos eles populares que so os centros principais de muitos municpios da Regio Metropolitana, como o centro de Santo Andr, o de So Bernardo, o de Guarulhos, o de Osasco, o de Mau, o de Po etc. Todos so no s centro de empregos, como tambm centros de comrcio e servios. Note-se que essas so apenas as reas de grande concentrao dos empregos tercirios, pois, como j foi destacado, tais empregos so muito espalhados. Isso dificulta ainda mais os deslocamentos moradia/trabalho dos mais pobres. Vejamos agora as concentraes espaciais dos empregos industriais. A participao dos mais pobres sobre o total de empregos industriais muito maior que a participao dos mais ricos. Numa indstria de tamanho mdio ou maior, h relativamente poucos empregos dos mais ricos para muitos milhares de empregos dos mais pobres. Assim, uma zona industrial uma zona de concentrao dos empregos dos mais pobres, mas no uma zona de concentrao dos empregos dos maios ricos. A grande maioria dos que trabalham na indstria constituda pelos mais pobres. No verdade que a recproca seja verdadeira, mas a parcela dos mais pobres que trabalha na indstria bem maior que a dos mais ricos. Assim, a segunda fonte de emprego, que a indstria, muito mais importante para os mais pobres do que para os mais ricos. Da decorre que a localizao das zonas industriais muito mais importante para os mais pobres do que para os mais ricos, que, alis, moram afastados delas. A proximidade ao emprego industrial no disputada pelos mais ricos, por isso os mais pobres a disputam. Assim, sempre que possvel, os trabalhadores dessas zonas procuram localizar-se perto das zonas industriais (especialmente ABCD, Guarulhos e Osasco). Isso mostra por que a Zona Leste que quase no tem indstrias , do Belm/Mooca a Mogi das Cruzes, a grande regio dos mais pobre da metrpole. Servida por apenas uma linha de metr (incompatvel com suas dimenses demogrficas ) e por um pssimo servio ferrovirio suburbano, a regio dos derrotados, ou seja, dos que perderam a disputa (de pobre versus pobre) pela

52

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

proximidade do emprego industrial e da maior concentrao de empregos tercirios da metrpole (que na poca j era tambm sua maior concentrao desses empregos dos mais pobres: o centro velho). Dada a pobreza de sua populao, tambm no se desenvolveu na Zona Leste (ao contrrio do Quadrante Sudoeste ou do ABCD), uma grande rede de subcentros de comrcio e servios. A Zona Leste j teve, no passado, o segundo (depois do centro principal) maior subcentro diversificado da metrpole o Brs. O processo de decadncia por que passou esse bairro, semelhante ao do centro principal, bem reflete o empobrecimento da populao da regio por ele polarizada a Zona Leste a partir de meados do sculo XX. Alm disso, o Brs tornou-se muito central; por isso, consideramos que a Zona Leste se inicia no Belm/Mooca. Os mais pobres tm, ento, vrias reas de concentrao de seus empregos. Vrias concentraes tercirias e vrias zonas industriais. Os mais ricos tm apenas uma. Ao comandar a produo do espao urbano, a classe dominante comanda no s a sua produo material e direta, seu valor e seu preo (comandando o mercado imobilirio). Comanda tambm as aes do Estado sobre esse espao (legislao urbanstica, localizao dos aparelhos de Estado, produo do sistema de transportes etc.) e ainda a produo das ideias dominantes a respeito dele. Tudo isso na verdade o que especifica o espao urbano.

Os deslocamentos espaciais: o tempo Ao falarmos dos deslocamentos da populao, estamos falando do tempo. Vamos falar muito da relao espao/tempo mais adiante. J adiantamos, porm, que a otimizao dos tempos gastos no deslocamento espacial (tempo) dos moradores das cidades o mais importante fator explicativo da organizao do espao urbano e do papel desse na dominao social que se processa por meio dele. A classe dominante manipula a produo desse espao priorizando sempre a otimizao dos seus tempos de deslocamento. Os tempos gastos pelos habitantes das cidades em seus deslocamentos espaciais h muitas dcadas vm sendo objeto de pesquisas muito desenvolvidas pela engenharia de trfego. So pesquisas que investigam os deslocamento da populao entre os locais de moradia e de trabalho, compras, ensino etc., e ainda as razes desses deslocamentos. Em So Paulo, essas pesquisas vm sendo feitas decenalmente pela Cia. do Metr h mais de quatro dcadas, e em toda a Grande So Paulo. So as chamadas Pesquisas OD, ou seja, de Origem e Destino das viagens feitas pela populao. As pesquisas OD partem de um espao urbano dado. Mesmo quando baseadas em projees das transformaes do espao urbano, essas se fazem a partir de tendncias histrias de comportamento do mercado, especialmente o mercado imobilirio. A partir da, avaliam os mais diversos deslocamentos territoriais da populao (incluindo os a p) segundo os meios de transporte utilizados e os motivos dos deslocamentos (trabalhar, ir s compras, escola etc.).
ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

53

Foto Jorge Maruta/Jornal da USP

Vista da Favela do Jaguar, na Zona oeste da capital paulista.

54

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

Baseados na ideia exposta no incio a de que o espao urbano no um dado da natureza, mas produto produzido , estamos procurando mostrar como produzido esse espao que, por sua vez, produz determinados deslocamentos dos habitantes da cidade. As pesquisas OD estudam deslocamentos que sempre partem da moradia: moradia/local de emprego, moradia/local de compras, moradia/escola etc. Tendo em vista que os mais pobres tm vrias concentraes de seus locais de trabalho, o que ocorre ento com os deslocamentos dos membros das famlias mais pobres? O marido trabalha num local, a esposa em outro local diferente (em geral, no s longe de sua moradia, mas tambm longe do emprego do marido), os filhos adolescentes trabalham em outro local e as crianas vo a uma escola ou a uma creche que, talvez, por sorte, esteja perto da casa ou dos locais de trabalho da me ou do pai. A eventual existncia de escolas ou creches perto das residncias dos mais pobres no chega a atenuar minimamente seus problemas de deslocamento. Embora as mais importantes viagens urbanas sejam as que ligam os locais de moradia aos locais de trabalho, h outras viagens tpicas das pesquisas OD tambm importantes; so as viagens moradia-escola, moradia-compras e servios, e moradia-lazer. Entretanto, a importncia dessas outras viagens para os mais ricos muito diferente do que o para os mais pobres. Tal como entre os mais ricos, tambm entre os mais pobres o deslocamento moradia-emprego envolve tanto o deslocamento do marido como o da mulher. Mas a semelhana para por ai. Entre os mais pobres, maior o nmero de trabalhadores por famlia, pois o nmero de adolescentes que trabalha maior que nas famlias ricas. Por isso, seus deslocamentos, alm de mais numerosos, so tambm mais penosos. Isso produz um grande impacto sobre a famlia mais pobre, especialmente sobre a economia familiar e sobre a sade dos seus membros (cansao e reduo das horas de sono, por exemplo). Para os mais pobres, pequeno o peso dos deslocamentos motivados pelo destino das crianas. Essas evidentemente no vo aula de natao, nem de jud, nem de bal. Vo com a me para alguma creche ou escola que, por sorte, possa haver perto do emprego da me, ou ficam em casa (com a av ou com alguma vizinha), ou vo a p escola prxima. Alm disso, os deslocamentos entre moradia-comrcio e moradiaservios (shopping centers, academias, parques, diverses, cinemas, restaurantes, bancos, sales de beleza, pet-shops etc.) so muito maiores entre os mais ricos do que entre os mais pobres. Portanto, para os mais ricos, alm dos deslocamentos moradia-trabalho, h vrios outros tambm importantes, embora no tanto quanto esses. Para os mais pobres, no. Finalmente, cabe destacar apenas no tocante aos deslocamentos urbanos que os mais pobres no so penalizados somente pela estrutura espacial urbana que produz os locais de origem e destino de suas viagens. So tambm muito penalizados por outros fatores associados aos deslocamentos espaciais, especial-

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

55

mente a propriedade e o uso de veculos privados (os mais ricos tm dois, trs ou mais automveis por famlia, que os usam quase diariamente e para as mais variadas finalidades)4 e ainda pelos sistemas virio e de transportes que, sabidamente, sempre privilegiaram os mais ricos.5 O peso das obras urbanas referentes a transporte tempo de deslocamento enorme. Nossos governantes prefeitos e outros conferem uma escandalosa prioridade s obras voltadas para o transporte privado individual, em detrimento do transporte coletivo pblico. Em qualquer metrpole brasileira, o sistema virio da rea de concentrao dos mais ricos muito melhor e maior que no restante da cidade. No Rio, enquanto 90% da populao atendida por um pssimo servio de trens suburbanos e nibus, o metr j est em Ipanema e em breve chegar ao Leblon e Barra da Tijuca. Em So Paulo, so gastos bilhes de dlares em rodoanis, tneis e via expressas, enquanto sua Regio Metropolitana tem um metr menor que o de Santiago do Chile (onde a construo do metr carssima pela necessidade de proteo contra terremotos), cuja populao da Regio Metropolitana um quarto da de So Paulo.

Concluso
O controle do tempo de deslocamento a fora mais poderosa que atua sobre a produo do espao urbano como um todo, ou seja: sobre a forma de distribuio da populao e seus locais de trabalho, compras, servios, lazer etc. No podendo atuar diretamente sobre o tempo, os homens atuam sobre o espao como meio de atuar sobre o tempo. Da decorrem a grande disputa social em torno da produo do espao urbano e a importncia do sistema de transporte como elemento da estrutura urbana. Da decorre tambm a segregao como um mecanismo espacial de controle dos tempos de deslocamento. assim que produzido o espao que, por sua vez, produz os pontos de origem e destino dos deslocamentos das populaes urbanas. No Quadrante Sudoeste da Cidade de So Paulo, ocorre uma tripla segregao dos mais ricos: das suas residncias, de seus empregos (os do setor tercirio) e ainda do seu comrcio e de seus servios. Este texto apresentou no s uma viso mais ampla da segregao socioespacial tpica de nossas metrpoles, mas tambm uma viso que mostra como o espao urbano se integra desigualdade socioeconmica e o seu papel na dominao social. A obscena desigualdade que existe na sociedade brasileira se manifesta na enorme segregao que se observa em nossas cidades. Essa segregao cria um nus excepcional para os mais pobres e uma excepcional vantagem para os mais ricos. Ao contrrio do que se pensa, o tempo e o espao urbanos no so obras da natureza, mas produtos do trabalho humano. No caso urbano, o tempo se manifesta fundamentalmente por meio do tempo gasto pelos moradores da ciESTUDOS AVANADOS

56

25 (71), 2011

dade em seus deslocamentos espaciais. Como mostramos, esse tempo est intrinsecamente ligado ao espao urbano produzido. Assim, tanto quanto o clima em So Paulo ou seu espao urbano, tambm o tempo no produto da natureza. No espao urbano, como em outras esferas sociais, a dominao social se faz mediante desigual distribuio, entre as classes sociais, dos frutos do trabalho.
Notas
1 Para que as Camadas de Alta Renda no sejam caracterizadas como diz o nome apenas pela renda, mas tambm por outros indicadores, repetimos aqui (acrescentando apenas do mapa referente a homicdios) figuras que j aparecem em nosso site (<flaviovillaca.arq.br>) no texto As iluses do plano diretor, e tambm, no mesmo site, na pesquisa realizada juntamente com a Profa. Dra. Silvana Zioni (o transporte sobre trilhos na regio metropolitana de So Paulo), hoje docente da Universidade Federal de So Paulo. 2 Cf. Villaa (2009, espec. a partir da p.311), e ainda Souza et al. (1999, p.221). Para as relaes entre a segregao e a ideologia e o poder poltico, ver tambm nossos textos sobre o Rodoanel, no site <flaviovillaca.arq.br>. 3 Em 1997, cerca de 80% da populao integravam famlias com renda familiar inferior a 20 salrios mnimos. Embora a pobreza tenha diminudo nos ltimos anos, a desigualdade na distribuio da riqueza, ou seja, entre os rendimentos do trabalho e os rendimentos do capital (no confundir com a desigualdade de salrios aqui mencionada), tem se alterado pouco. 4 Por mais que se difunda a ideia (o discurso que esconde a realidade) de que hoje em dia todo mundo tem automvel, a verdade que a uma violenta desigualdade de riqueza corresponde tambm uma violenta desigualdade no uso de automveis, celulares, televisores, geladeiras, computadores etc. 5 Na pesquisa que fizemos juntamente com a Profa. Dra. Silvana Zioni (ver nota 2), foi mostrado que, desde que comeou a funcionar, o Metr tem atendido, crescentemente, as populaes e os bairros do Quadrante Sudoeste. A prpria prioridade dada ao Metr em detrimento da modernizao das ferrovias de subrbio mostra a prioridade dada populao mais rica. Enquanto na rea Metropolitana de So Paulo os poderes estadual e municipal gastam bilhes em obras para o automvel (tneis sob o Rio Pinheiros ou sob o Parque Ibirapuera, e inmeros tneis menores, rodoanel, alargamento das marginais etc., alm de obras bilionrias anunciadas, como um tnel de vrios quilmetros ligando a Av. Roberto Marinho Rodovia os Imigrantes e novas vias expressas para a cidade).

Referncias
ENGELS, F. Do socialismo utpico ao socialismo cientfico. So Paulo: Global, s. d. FELDMAN, S. Planejamento e zoneamento. So Paulo 1947-1972. So Paulo, 1996. Tese (Doutorado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de So Paulo.

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

57

SOUZA, A. de et. al. Metrpole e globalizao. Efeitos do espao sobre o social na metrpole brasileira. So Paulo: Cedesp, 1999. VILLAA, F. Espao intra-urbano no Brasil. So Paulo: Studio Nobel, Fapesp, Lincoln Institute, 2009.

resumo O texto se inicia com a ideia de que o espao urbano no um dado da natureza, mas um produto do trabalho humano. Prope ento uma nova maneira de abordar a segregao urbana, utilizando para isso o caso da cidade de So Paulo. Mostra, entretanto, que essa nova abordagem vale tambm no s para a Regio Metropolitana de So Paulo, como tambm para todas as demais Regies Metropolitanas do Brasil. Esclarece os avanos por ela possibilitados, a saber: tanto o relacionamento da segregao com a estrutura espacial urbana como um todo, como seu relacionamento com todos os componentes da totalidade social. Nesse sentido, faz uma anlise da segregao espacial dos empregos da populao na cidade de So Paulo, mostrando a relao entre a segregao residencial e a segregao dos locais de emprego, bem como a relao dessas segregaes com a desigualdade e a dominao sociais. Finalmente, mostra a relao entre a produo social do espao e a produo social do tempo, mediante anlise da relao entre o espao urbano e o tempo gasto pelos moradores das metrpoles em seus deslocamentos nesse espao. palavras-chave: Espao urbano, Segregao urbana, Desigualdade social, Metrpole brasileira, Dominao social. abstract The paper starts with the idea that urban space is not a product of nature but

of mens labour. It proceeds presenting a new way of focusing and analyzing urban segregation, using the city of So Paulo as a case study. Through several social indicators, presented in 8 illustrations, it shows urban segregation in So Paulo. It shows however that this new way also applies to any Brazilian metropolitan area. Important aspects shown by this new way are: on the one hand, the possibility it offers of analyzing the relationship between urban segregation of residences, working places and the overall urban spatial structure; on the other hand, the possibility of analyzing the relationship between urban segregation and the social inequality which prevails in Brazilian society as well as with social domination. It finally shows the relationship between human production of urban space and human production of time and the importance of the former.
keywords: Urban space, Urban segregation, Social inequality, Brazilian metropolitam areas, Social domination.

Flvio Villaa professor aposentado de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (FAU-USP). @ flavila@uol.com.br Recebido em 10.2.2011 e aceito em 23.2.2011.

58

ESTUDOS AVANADOS

25 (71), 2011

Potrebbero piacerti anche