Sei sulla pagina 1di 4

Impulso Hidrosttica

Chama-se impulso hidrosttica resultante das presses elementares que actuam sobre uma superfcie [quando exista essa resultante), sendo normal superfcie. Ou seja, a impulso ser igual ao produto da presso que se verifica ao nvel do centro de gravidade da superfcie, pela rea da superfcie. Sendo assim, vlida a seguinte expresso:

= PG A ou = hG A
Onde

[1]

PG corresponde ao valor da presso que verifica-se ao nvel do centro de gravidade da superfcie; hG a distncia do seu centro de gravidade superfcie livre, medida na vertical;

o peso especfico do lquido; corresponde a rea [superfcie) do elemento em anlise.

As foras de presso tm resultante nica se as foras elementares so concorrentes ou paralelas, o que acontece no caso de superfcies premidas planas ou superfcies premidas curvas, cilndricas ou esfricas. A impulso hidrosttica s fica bem definida quando determinados os seguintes parmetros: Mdulo Direco Sentido Ponto de aplicao. Impulso hidrosttica sobre superfcies planas No caso mais geral de uma superfcie plana qualquer, que faz um ngulo com o plano horizontal, a presso p num dado ponto da superfcie premida pode identificar-se com a presso numa rea elementar, dA, com centro no ponto referido, como mostra a Figura 1. A fora elementar de presso que actua sobre essa rea elementar determinada por:

d F = p dA

[2]

O valor de d F representa fisicamente o volume de um prisma com base igual a dA e altura igual ao valor da presso na partcula que est em contacto com o ponto localizado no centro da rea elementar, ou seja, o volume do diagrama de presses correspondente rea elementar.

Figura 1 - Impulso hidrosttica sobre uma superfcie plana [Fonte: Quintela, 2002)

A impulso hidrosttica pode ser calculada com base no diagrama de presses, em que: O mdulo igual ao volume do diagrama de presses; A direco normal superfcie premida plana; O sentido de compresso e; O ponto de aplicao, denominado centro de impulso, dado pela intercepo entre a linha de aco da impulso que passa no centro de gravidade do diagrama de presses e a superfcie premida. Para melhor compreenso, observe-se a Figura 2.

Figura 2 - Impulso hidrosttica sobre uma superfcie plana qualquer. Corte do diagrama de presses (Fonte: Quintela, 2002)

Nota: S fcil determinar a impulso hidrosttica atravs do diagrama de presses no caso de uma superfcie premida rectangular com dois lados horizontais. Para os outros casos aplicada a equao deduzida, analiticamente, de seguida. A deduo analtica da equao que determina a impulso hidrosttica considera as seguintes hipteses simplificativas: A superfcie livre do reservatrio est presso atmosfrica local;

Dentro do reservatrio o peso volmico do fluido constante, ou seja existe apenas um fluido que exerce foras normais sobre a fronteira slida.

Na representao grfica foi considerado um sistema de eixos no plano da superfcie premida, definido de modo a que o eixo OX coincida com a direco de maior declive do plano da superfcie premida, a passar no centro de gravidade da superfcie premida e o eixo OY normal ao eixo OX e coincide com o trao [intercepo) dos dois planos definidos pela superfcie livre e pela superfcie premida (Figura 1). O valor da presso num ponto da superfcie premida determinado por:

P = h

[3]

e a fora elementar de presso que actua sobre a rea elementar dA com centro de gravidade no ponto referido determinada por:

dF = p dA = h dA

[4]

A resultante das foras de presso sobre toda a superfcie obtida pela integrao da equao anterior a toda a rea:

= dF = h dA
A A

[5]

Se for constante, a expresso da impulso transforma-se em:

= dF = h dA
A A

[6]

Importa mencionar que a relao entre a profundidade h e a abcissa x de uma dada posio da superfcie premida (Figura 1) dada por:

h = x sen

[7]

Substituindo h por x sen na equao da impulso ficamos com a seguinte expresso:

= h dA = x sen dA = sen x dA
A A A

[8]

Matematicamente, a definio de centro de gravidade pode ser representada pela equao [9] em que os momentos so determinados relativamente ao eixo oy.

x dA =X
A

[9]

A substituio da expresso [9] na equao [8] permite obter:

= sen x dA = sen XG A
A

[10]

Sabendo que X G sen = hG e que hG = PG ento, a expresso da impulso reduzse a:

= sen XG A = hG A = PG A

[11]

A anlise da equao final da impulso permite concluir que a impulso hidrosttica, sobre uma superfcie plana qualquer, igual ao produto do valor da presso no centro de gravidade da superfcie premida pela rea da superfcie premida. Do ponto de vista numrico este resultado equivalente situao em que a presso constante em toda a superfcie premida, que s acontecer se a superfcie premida for horizontal; em todos os outros casos a presso aumenta medida que a profundidade aumenta. Fisicamente possvel verificar que se cortarmos um diagrama de presses com um plano paralelo superfcie premida e a passar no valor da presso no centro de gravidade, o volume destacado igual ao volume necessrio para completar o slido definido pelo corte. A substituio de hG por PG permite aplicar a equao = PG A para quaisquer que sejam as condies de distribuio de presso acima do ponto de maior cota da superfcie premida, incluindo a presso superfcie. Se a superfcie estiver mergulhada, como a impulso total que se exerce numa das faces igual e de sinal contrrio ao que se exerce na outra face, a resultante das foras nula. (Lencastre, 1996) Portanto, a direco da impulso perpendicular superfcie premida. O sentido da impulso de compresso, ou seja sempre no sentido da superfcie premida.

Potrebbero piacerti anche