Sei sulla pagina 1di 8

F O R M A O

A V A N A D A

CURSO DE ESPECIALIZAO EM GESTO


FORMAO ESPECFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS

ENQUADRAMENTO
O CEGE/ISEG um centro de investigao e projectos do ISEG Instituto Superior de Economia e Gesto e dispe de mltiplas valncias e recursos altamente qualicados, docentes do departamento de Gesto do ISEG, que permitem a execuo de distintos projectos, nomeadamente no campo da formao. Destaca-se a experincia prvia na concepo, organizao e desenvolvimento de mltiplos cursos de Ps-Graduao, em particular os cursos de Ps-Graduao em Gesto das Comunicaes e Multimdia, Gesto da Distribuio e Logstica, Gesto do Transporte Martimo e Gesto Porturia, Gesto e Avaliao Imobiliria, Corporate Governance, Sistemas e Tecnologias de Informao para as Organizaes, Gesto de Autarquias, Gesto Fiscal e Leadership & Management. Realiza, adicionalmente, aces de formao avanada de curta durao e aces de formao desenhadas medida para as organizaes e orientadas para os seus Administradores e Gestores de Topo, evidenciando-se, a ttulo de exemplo, o projecto Gesto Prospectiva desenvolvido para o Grupo PT, o Seminrio Avaliao e Gesto da Performance desenvolvido para a SAPEC, o Curso Especializao em Gesto Imobiliria desenvolvido em parceria com a Ordem dos Advogados (CDL) e o Curso Balanced Scorecard para o Montepio Geral. Neste mbito, o CEGE/ISEG distingue-se por: Seleccionar formadores que combinam excelentes capacidades pedaggicas com uma experincia prossional relevante no meio empresarial; Adequar os programas aos objectivos das organizaes (clientes) e perl dos colaboradores (formandos), numa lgica de parceria; Recorrer a mtodos activos para a optimizao da aprendizagem, como o estudo de casos, simulaes, jogos, etc.; Preparar exemplos e casos originais com base nos dados das organizaes e dos sectores em que estas se inserem; Disponibilizar um servio de acompanhamento dirio aos participantes; Realizar avaliao do desempenho enquanto entidade formadora e discutir os resultados com os clientes. No actual contexto de desenvolvimento econmico e social, o conhecimento e a prtica de processos organizacionais desempenha um papel preponderante em qualquer actividade desenvolvida. Atendendo solicitao da Ordem dos Engenheiros, o CEGE/ISEG desenvolveu um programa de formao avanada que visa dotar os participantes das competncias de gesto adequadas ao desenvolvimento das suas actividades. A experincia acumulada nas primeiras edies conrmou a oportunidade e relevo do curso, num quadro de elevada exigncia e motivao dos participantes.

OBJECTIVOS
Com este programa pretende-se proporcionar uma formao generalista de gesto, que complemente a viso tcnica da engenharia com a viso prtica da gesto, e que esta sinergia de conhecimentos resulte na melhoria do trabalho desenvolvido por estes prossionais e consequentemente das organizaes em que se integram. Identicam-se, em particular, os seguintes objectivos: Proporcionar um conhecimento geral das vrias reas de uma organizao, bem como das abordagens para a sua gesto, atravs da apresentao de conceitos, metodologias e ferramentas de gesto; Formar prossionais com uma preparao e conhecimentos nos domnios da gesto, complementares formao e exerccio de engenharia; Melhorar as competncias em gesto nas empresas e outras organizaes especializadas em engenharias.

CONTEDOS PROGRAMTICOS
Os mdulos propostos pretendem conjugar os aspectos tericos essenciais e os aspectos prticos, visando a adequao da teoria, razo pela qual nas sesses presenciais se procurar privilegiar a exposio terica com o estudo de casos. Pretende-se que os participantes acedam a tcnicas e metodologias e que realizem trabalhos de aplicao prtica usando, para o efeito, casos, tanto quanto possvel retratando a sua realidade prossional, ainda que em situaes de simulao, para ajudar a compreender melhor a sua importncia e utilidade prtica. Neste mbito, assume destaque a constituio de grupos de trabalho. Para suporte aos programas de cada um dos mdulos, sero desenvolvidos contedos especcos e originais, em lngua portuguesa. Essencialmente, tratar-se-o de apresentaes que sero complementadas com bibliograa adicional a sugerir e indicao de sites na Internet onde se podero obter elementos adicionais e, por essa via, aprofundar a aprendizagem. Adicionalmente contemplam-se exerccios a desenvolver pelos formandos, a ttulo individual ou em grupos, visando consolidar a aprendizagem atravs da reexo suscitada e da aplicao de casos prticos. Com os diferentes mdulos, no total de doze, pretende-se responder a questes prticas no sentido de desenvolver as diversas dimenses da gesto, como elaborar um plano estratgico, como gerir a produo e as operaes, como gerir diversos projectos, como proceder sua avaliao, entre outras. Assim sendo, organizados em 4 blocos, os mdulos que constituem o programa de formao so os seguintes: Bloco 1 1. Introduo Gesto; 2. Contabilidade e Finanas Empresariais; 3. Direito Empresarial;

DESTINATRIOS
Os destinatrios da formao so os membros da Ordem dos Engenheiros com interesse e carncias em gesto, no se particularizando qualquer das especialidades. Bloco 2 4. Gesto de Recursos Humanos; 5. Mtodos de Previso; 6. Gesto de Projectos; Bloco 3 7. Gesto da Produo e da Cadeia de Abastecimento; 8. Marketing; 9. Avaliao de Projectos; Bloco 4 10. Marketing de Servios; 11. Sistemas de Informao de Gesto 12. Gesto Estratgica.

PLANEAMENTO DA FORMAO
O programa de formao tem a durao total de 144 horas (excluindo avaliao). Cada mdulo que constitui o programa tem a durao de 12 horas e desenvolve-se das 19h00 s 22h00 Tera e Quinta-Feira e das 9h30 s 12h30 ao Sbado, durante quatro semanas, de acordo com o seguinte cronograma: Tera-Feira 19h 22h
Md. 1 Ses. 1 Md. 1 Ses. 2 Md. 1 Ses. 3 Md. 1 Ses. 4

Semana
1 2 Bloco 1 3 4 5 6 7 8 9 Bloco 2 10 11 12 13 14 15 16 Bloco 3 17 18 19 20 21 22 23 Bloco 4 24 25 26 27

Quinta-Feira 19h 22h


Md. 2 Ses. 1 Md. 2 Ses. 2 Md. 2 Ses. 3 Md. 2 Ses. 4 Interrupo

Sbado 9h30 12h30


Md. 3 Ses. 1 Md. 3 Ses. 2 Md. 3 Ses. 3 Md. 3 Ses. 4

Avaliao Mdulo 1

Avaliao Mdulo 2 Interrupo

Avaliao Mdulo 3

Md. 4 Ses. 1 Md. 4 Ses. 2 Md. 4 Ses. 3 Md. 4 Ses. 4

Md. 5 Ses. 1 Md. 5 Ses. 2 Md. 5 Ses. 3 Md. 5 Ses. 4 Interrupo

Md. 6 Ses. 1 Md. 6 Ses. 2 Md. 6 Ses. 3 Md. 6 Ses. 4

Avaliao Mdulo 4

Avaliao Mdulo 5 Interrupo

Avaliao Mdulo 6

Md. 7 Ses. 1 Md. 7 Ses. 2 Md. 7 Ses. 3 Md. 7 Ses. 4

Md. 8 Ses. 1 Md. 8 Ses. 2 Md. 8 Ses. 3 Md. 8 Ses. 4 Interrupo

Md. 9 Ses. 1 Md. 9 Ses. 2 Md. 9 Ses. 3 Md. 9 Ses. 4

Avaliao Mdulo 7

Avaliao Mdulo 8 Interrupo

Avaliao Mdulo 9

Md. 10 Ses. 1 Md. 10 Ses. 2 Md. 10 Ses. 3 Md. 10 Ses. 4

Md. 11 Ses. 1 Md. 11 Ses. 2 Md. 11 Ses. 3 Md. 11 Ses. 4 Interrupo

Md. 12 Ses. 1 Md. 12 Ses. 2 Md. 12 Ses. 3 Md. 12 Ses. 4

Avaliao Mdulo 10

Avaliao Mdulo 11

Avaliao Mdulo 12

A formao ter incio no dia 15 de Setembro de 2011, e realizar-se- no ISEG (Rua do Quelhas, n. 6, em Lisboa).

DIPLOMA
No nal do curso ser emitido pelo Centro de Estudos de Gesto (CEGE) um diploma a cada um dos participantes que concluam com sucesso o curso.

ORGANIZAO E RESPONSABILIDADE
A gesto do programa estar a cargo do Centro de Estudos de Gesto (CEGE) do Instituto Superior de Economia e Gesto (ISEG) Universidade Tcnica de Lisboa (UTL). A coordenao cientca e pedaggica do curso estar a cargo, do lado do CEGE/ISEG, pelos Prof. Doutor Vtor da Conceio Gonalves e Prof. Doutor J. Augusto Felcio. Os docentes so professores do ISEG e prossionais altamente qualicados que asseguram e interligam o conhecimento terico com a experincia prtica. Para alm da regular interaco entre os docentes e os formandos, o CEGE/ISEG disponibilizar um servio de acompanhamento permanente telefone, e-mail ou presencialmente , visando a resposta imediata a qualquer solicitao por parte dos formandos.

TPICOS PROGRAMTICOS
Bloco 1 1. 2. Introduo Gesto: Gesto e organizaes; Teorias da gesto, cultura organizacional e ambiente; Responsabilidade social e tica da gesto; Planeamento e organizao. Contabilidade e Finanas Empresariais: Informao contabilstica; Balano e demonstrao de resultados; A gesto nanceira e equilbrio nanceiro da empresa; A gesto da tesouraria. Bloco 3 7. 8. Gesto da Produo e da Cadeia de Abastecimento: Planeamento e programao da produo; Gesto da cadeia de abastecimentos; Implementao da gesto da cadeia de abastecimento. Marketing: O marketing e a construo do valor; Plano de marketing vs plano estratgico; Elaborao do plano de marketing.

3. Direito Empresarial: A norma jurdica; O essencial do direito das empresas. Bloco 2

9. Avaliao de Projectos: Metodologia da avaliao de projectos; Ciclo do projecto, estudos de viabilidade, pticas de anlise; Critrios de avaliao: determinao do cash-ow, custo do capital, alternativas incompletas; nanciamento. Bloco 4

4. 5. 6.

Gesto de Recursos Humanos: Anlises de caracterizao dos RH; Gesto previsional de pessoal; Sistema remuneratrio e de incentivos; Avaliao de desempenho e gesto de carreiras. Mtodos de Previso: Previso: conceitos, horizontes, mtodos; Ajustamento de tendncias e mdias mveis; Previso com o modelo de regresso; Previso de longo-prazo. Gesto de Projectos: Gesto de projectos e estrutura organizacional; Organizao e liderana; Planeamento com PERT; Contratao e procurement.

10. Marketing de Servios: Compreender os servios, os consumidores e o mercado; Aspectos fundamentais do marketing de servios; Gesto do processo de prestao do servio; Execuo do programa de marketing de servios. 11. Sistemas de Informao de Gesto: O desenvolvimento de sistemas de informao; Noes de anlise e desenvolvimento orientado por objectos; Gesto estratgica de sistemas de informao. 12. Gesto Estratgica: Gesto estratgica; conceito, fundamentos e prtica; Anlise estratgica; Competitividade da empresa.

CORPO DOCENTE
Bloco 1 1. Introduo Gesto: Prof. Doutor Ribeiro Mendes Doutor em Cincias Econmicas; Professor do ISEG. 2. Contabilidade e Finanas Empresariais: Prof. Doutor Eduardo Couto Doutor em Gesto; Professor do ISEG. 3. Direito Empresarial: Prof. Doutor Nandin de Carvalho Doutor em Direito; Professor do ISEG. Bloco 2 4. Gesto de Recursos Humanos: Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Doutor em Gesto; Professor do ISEG. 5. Mtodos de Previso: Prof. Doutor Daniel Mller Doutor em Probabilidades e Estatstica; Professor Catedrtico do ISEG. 6. Gesto de Projectos: Prof. Doutora Cndida Mouro Doutora em Matemtica Aplicada Economia e Gesto; Professora do ISEG. Prof. Doutor Amlcar Gonalves Doutor em Gesto da Produo; Professor Catedrtico do ISEG. Bloco 3 7. Gesto da Produo e da Cadeia de Abastecimento: Prof. Doutor Jos Miguel Soares Doutor em Gesto; Professor do ISEG. 8. Marketing: Prof. Doutor Jos Augusto Felcio Doutor em Gesto; Professor do ISEG; Presidente do Centro de Estudos de Gesto. 9. Avaliao de Projectos: Prof. Doutor Pedro Verga Matos Doutor em Gesto; Professor do ISEG. Bloco 4 10. Marketing de Servios: Prof. Doutora Margarida Duarte Doutora em Gesto; Professora do ISEG. Presidente do Departamento de Gesto do ISEG. 11. Sistemas de Informao de Gesto: Prof. Doutor Antnio Palma dos Reis Doutor em Gesto; Professor Catedrtico do ISEG. 12. Gesto Estratgica: Prof. Doutor Vtor da Conceio Gonalves Doutor em Gesto; Professor Catedrtico do ISEG; Vice-reitor da Universidade Tcnica de Lisboa.

F O R M A O

A V A N A D A

CEGE - Centro de Estudos de Gesto do ISEG Rua Miguel Lpi, n. 20 - Gab. 206 1249-970 Lisboa Tel. 213 970 264 - Fax. 213 979 318 cege@iseg.utl.pt

Potrebbero piacerti anche