Sei sulla pagina 1di 7

DEPOIS DA INTUBAO ENDOTRAQUEAL

Verificar a simetria da expanso torcica. Auscultar os sons respiratrios das regies anterior e lateral do trax em ambos os lados. Monitorar os sinais de aspirao. Fixar o tubo. Introduzir a cnula de guedel para evitar que o paciente morda e obstrua o tubo.

PRESSO DO BALO DO TOT


Verificar a cada 8 ou 12 horas, visando mant-las entre 20 e 25 mmHg. 1mmHg = 1,36 cm H2O Complicaes podem ocorrer devido a presso do balo sobre a parede da traqueia. Presso alta no balo pode gerar sangramento traqueal, isquemia e necrose por presso. Presso baixa pode aumentar o risco de pneumonia por aspirao.

OUTROS TIPOS DE TUBOS PARA INTUBAO

OUTROS TIPOS DE TUBOS PARA INTUBAO

MSCARA LARNGEA

Tubo de Carlens

Materiais para IOT difcil

BRONCOFIBROSCPIO

CONSIDERAO

Os tubos peditrico no possuem balo devido as particularidades da traquia da criana.

Ventilao Mecnica Invasiva (VMI)


Conceito Manuteno da ventilao de maneira artificial at que o paciente seja capaz de reassumir Indicao Paciente com nveis arteriais PaO2, PaCO2 e acidose (pH )

VM de presso positiva Insuflam pulmes ao exercerem presso + nas VA forando alvolos a se expandirem durante inspirao.

Classificao dos Ventiladores Presso negativa Presso positiva (+ usados)

Compreenso dos princpios bsicos da VM

Tipos de Ventiladores de Presso Positiva


Ciclados por Presso - inspirao termina qdo atingida a presso pr-estabelecida. Ciclados por Tempo - usados em neo e lactentes.

Parmetros Importantes da VM
Regimes
Presso Controlada ventilao realizada pelo aparelho (frequncia e volume corrente); Presso Assistida aparelho determina incio da respirao por critrio de presso ou fluxo, mas ciclo s inicia com esforo paciente.
VOLUME DE AR CORRENTE (VAC) Mede volume de ar corrente valores similares

Ciclados por Volume - + usados em adultos; volume de ar (VAC) liberado em cada inspirao predeterminado e expirao ocorre passivamente; VAC constante, assegurando respiraes consistentes e adequadas.

Parmetros Importantes da VM
Frao de Oxignio Inspirado (FiO2) Concentrao de O2 % Valores fisiolgicos: 21 a 30 %

Monitorizao do Paciente em VM
Oximetria de pulso Capnografia Gasometrial arterial

Presso Expiratria Final Positiva (PEEP) 5 a 6 cm H2O

Sensor do Capingrafo

Fotodetector

LEMBRAR QUE pacientes/TOT tem 70 a 90% mais chances de PN PN a 2a principal causa IH mais leva pacientes a bito Causas de PN - colonizao da orofaringe, gstrica, aspirao e imunossupresso.
(SWEARNGEN, KEEN, 2005; HUDAK, GALLO, 2005)

Fatores predisponentes a PN
Aspirao (materiais contaminados, higiene

Fototransmissor

inadequada das mos ou ms prticas de assepsia) Uso do VM Ausncia do estmulo da tosse Acmulo de secrees acima do balonete Presena de condensado no circuito do VM Posicionamento do paciente durante a dieta.

O dixido de carbono (CO2) absorve a luz do infravermelho medindo a PCO2 no gs expirado e fornecendo o valor do CO2 expirado. Valor Normal 35- 45mmHg

MEDIDAS PARA PREVENO DA PNEUMONIA


Manter cabeceira elevada 30 - 45 Realizar higiene oral 3X/dia e SN Manter circuito do VM SEM lquido condensado Manter posio do filtro do circuito do respirador acima do TOT Verificar a presso do CUFF de 12/12h Fisioterapia respiratria diria

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM
Monitorizar SpO2 e padro respiratrio Administrar dieta controlada com cabeceira elevada Trocar filtro de 48/48h ou se acmulo de secrees Trocar fixao do TOT/TQT Observar sincronismo paciente x VM Manter as VA permeveis e livres de secreo, realizando aspirao conforme tcnica padronizada, observando aspecto da secreo. Realizar mudana de decbito para mobilizar a secreo pulmonar e facilitar as trocas gasosas. Evitar intubao seletiva e extubao, anotando a altura da cnula orotraqueal na comissura labial. Manter sistema de aspirao montado. Manter os registros dos parmetros atualizados e comunicar alteraes.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM
Desprezar a gua condensada no circuito e copos de drenagem; nunca drenar o condensado para o TOT. Proteger a extremidade distal do circuito respiratrio ao desconectar do paciente. Providenciar esterilizao / desinfeco adequada dos circuitos respiratrios. Estimular o paciente a comunicarse com meios alternativos (gestos, escritas, placas com alfabeto...). Utilizar corretamente precaues de barreira,lavagem das mos e uso de EPI.

POSSVEIS IATROGENIAS NO CUIDADO Leses na cavidade oral e lbios Leso na traquia e cordas vocais Isquemia ou aspirao presso do balonete Infeco - PN Barotrauma ao desconectar a traquia do VM do TOT qdo PEEP > 10. Pneumotrax hipertensivo ar pressurizado na cavidade torcica

INTERCORRNCIAS RELACIONADAS AO VM
Alarmes: Paciente desconectado do ventilador Perda de Volume Corrente fornecido Reduo das respiraes iniciadas pelo paciente Aumento da complacncia Vazamentos Tubo dobrado; tubo cheio de gua Assincronia paciente-ventilador Adio de gua fria ao umidificador Defeito no termmetro; falha do termostato.

Desmame da VMI
O desmame da VMI ocorre a partir do momento em que o paciente est em VMA com parmetros do VM prximos aos fisiolgicos. Ocorre gradualmente. Geralmente instala-se ayre; se tolerncia extubao.

T de Ayre

No solucionado problema: pea auxlio e ventile manualmente o paciente (AMBU).

Extubao Remoo do TOT


Explicar o procedimento. Ter em mos o amb conectado fonte de oxignio caso seja necessrio aps a extubao. Aspirar a rvore traqueobrnquica e orofaringe, remover a fixao e aps desinflar o balo. Fazer com que o paciente inspire e na inspirao remover o tubo ou pedir para o paciente tossir e remover o tubo.

TRAQUEOSTOMIA
um estoma respiratrio que pode ser temporria ou permanente.

Abertura cirrgica na parede anterior da traquia.

Cria uma comunicao da luz traqueal com o exterior.

Quanto ao tempo
Definitiva Urgncia
(com ou sem cnula)

Cirrgica

Quanto Urgncia
Temporria
(com cnula)

Percutnea: realizada por meio de uma puno.

Eletiva

Cirrgica

Cnulas
Quanto ao anel traqueal seccionado

Indicaes
Obstruo das VAS
VM prolongada Queimaduras Disfuno larngea Manejo ps-operatrio Aspirao de corpos estranhos Acidentes com substncias corrosivas Neoplasias de faringe, laringe, traquia ou esfago Anomalias congnitas do trato respiratrio superior Traumas do esqueleto facial causando edema de laringe, de traquia, lngua ou faringe

Complicaes
Taxa de complicaes varia de 13% a 33%. As complicaes so divididas em precoces e tardias:

Precoces
Sangramento Falso trajeto Enfisema subcutneo ou pneumotrax Leso nervo vago e larngeos Perfurao esofgica Embolia gasosa Aspirao

Tardias
Obstruo da VA por acmulo secreo Infeco Estenose traqueal Dilatao traqueal Isquemia Necrose de traqueia Pneumonia Disfagia Fstula traqueoesofgica

Cuidados de Enfermagem
Comunicao Verbal Prejudicada
Manter o dispositivo de chamada da equipe de enfermagem ao alcance do paciente Estabelecer uma forma de comunicao

Cuidados de Enfermagem
Risco de Infeco
Realizar tcnica assptica nos procedimentos envolvendo o estoma Manter curativo e cadaro da cnula limpos e secos Manter ambiente arejado Evitar penetrao de gua, pelos e partculas durante higienizao Avaliar presena de secrees nas VA e providenciar sua eliminao (tosse, drenagem postural, fisioterapia respiratria e/ou aspirao) Evitar deixar o rosto frente do estoma. Manter lenos de papel ao alcance do paciente e um recipiente para desprezar lenos utilizados

Cuidados de Enfermagem
Risco de Integridade da Pele Prejudicada
Fixar corretamente a cnula ao pescoo utilizando cadaro de material macio Aspirar secrees Conservar a pele peritraqueostomia hidratada Manter boa higiene na rea ao redor da traqueostomia, limpadoa com sabonete neutro e gua limpa, cuidadosamente, pelo menos duas vezes ao dia.

Cuidados de Enfermagem
Risco de Leso
Cuidar para que os circuitos dos nebulizadores ou respiradores no exeram trao sobre a traquia ou que puxem para fora a cnula Cuidar para que no sejam usados cigarros ou aerossis no ambiente Prevenir compresso da mucosa traqueal pelo balonete (cuff) insuflando-o adequadamente.

Cuidados de Enfermagem
Risco de Sufocao
Retirar a gua que se acumula no interior dos circuitos. Durante banho evitar penetrao de gua na traqueostomia. No fazer banho de imerso. Manter vias areas permeveis atravs de nebulizao; exerccios respiratrios; instilao de SF 0,9%; estmulo tosse; aspirao e limpeza da cnula interna.

FIXAO DA CNULA

Trocar o cadaro sempre que estiver sujo ou mido. Cuidar para que a cnula no se desloque; Solicitar ajuda de outra pessoa para firmar a cnula enquanto o cadaro anterior retirado ou retirar o anterior somente aps fixao do novo cadaro. Prender firmemente o cadaro e dar um lao ao lado do pescoo, evitando que este fique sobre vrtebras ou sobre as cartidas.

CURATIVO

CUIDADOS COM O BALONETE

Fazer limpeza com gaze umedecida em SF 0,9% Usar manobras delicadas. Utilizar uma proteo entre a cnula e a pele, mantendo-a sempre limpa e seca. Utilizar gazes ou curativos especficos. No cortar as compressas de gaze, para evitar risco de penetrao de fiapos na cnula ou no estoma traqueal. Usar acolchoados de gaze dobrada ao meio de cada lado da cnula ou fazer o modelo gravata.

Insuflar o cuff com a quantidade de ar necessria apenas para impedir o escape do ar inspirado ao redor da cnula. Monitorizar a presso do "cuff" periodicamente. Utilizar o CUFMETRO ou MANMETRO para medir o cuff. CUFMETRO - escala em cm de gua; presso ideal entre 26 a 30 cm de gua. MANMETRO - escala em mmHg; presso ideal entre 20 a 25mmHg.

LIMPEZA DA CNULA INTERNA

ASPIRAO Tcnica de aspirao de TOT no existe consenso se tcnica assptica ou tcnica limpa

Veremos em outra aula...


Limpar diariamente a cnula interna utilizando sabo; Se houver secreo aderida, mergulhar a cnula em gua oxigenada a 10%; Enxagu-la abundantemente com AD ou SF 0,9%.

OBRIGADA!!!!

Potrebbero piacerti anche