Sei sulla pagina 1di 7

Resoluo n 113, de 20 de abril de 2010

Tera, 27 de Abril de 2010

(Publicada no DJ-e n 73, em 26/04/2010, p. 03-07).

RESOLUO N 113 DE 20 DE ABRIL DE 2010.

Dispe sobre o procedimento relativo execuo de pena privativa de liberdade e de medida de segurana, e d outras providncias.

CONSIDERANDO a necessidade de uniformizar procedimentos relativos execuo de pena privativa de liberdade e de medida de segurana, no mbito dos Tribunais;

CONSIDERANDO que o CNJ integra o Sistema de Informaes Penitencirias - INFOPEN, do Ministrio da Justia, o que dispensa a manuteno de sistema prprio de controle da populao carcerria;

CONSIDERANDO que compete ao juiz da execuo penal emitir anualmente atestado de pena a cumprir, conforme o disposto no inciso X do artigo 66 da Lei n 7.210/1984, com as modificaes introduzidas pela Lei n 10.713/2003;

CONSIDERANDO a necessidade de consolidar normas do CNJ em relao execuo de pena privativa de liberdade e de medida de segurana;

1/7

Resoluo n 113, de 20 de abril de 2010


Tera, 27 de Abril de 2010

CONSIDERANDO o deliberado pelo Plenrio do Conselho Nacional de Justia na 103 Sesso Ordinria, realizada em 20 de abril de 2010, nos autos do ATO 0002698-57.2010.2.00.0000;

CONSIDERANDO o deliberado pelo Plenrio do Conselho Nacional de Justia na 103 Sesso Ordinria, realizada em 20 de abril de 2010, nos autos do ATO 0002698-57.2010.2.00.0000;

RESOLVE:

DA EXECUO PENAL

Art. 1 A sentena penal condenatria ser executada nos termos da Lei 7.210, de 11 de julho de 1984, da lei de organizao judiciria local e da presente Resoluo, devendo compor o processo de execuo, alm da guia, no que couber, as seguintes peas e informaes: I - qualificao completa do executado; II - interrogatrio do executado na polcia e em juzo; III - cpias da denncia; IV - cpia da sentena, voto(s) e acrdo(s) e respectivos termos de publicao; V - informao sobre os endereos em que possa ser localizado, antecedentes criminais e grau de instruo; VI - instrumentos de mandato, substabelecimentos, despachos de nomeao de defensores dativos ou de intimao da Defensoria Pblica; VII - certides de trnsito em julgado da condenao para a acusao e para a defesa; VIII - cpia do mandado de priso temporria e/ou preventiva, com a respectiva certido da data do cumprimento, bem como com a cpia de eventual alvar de soltura, tambm com a certido da data do cumprimento da ordem de soltura, para cmputo da detrao; IX - nome e endereo do curador, se houver; X - informaes acerca do estabelecimento prisional em que o condenado encontra-se recolhido; XI - cpias da deciso de pronncia e da certido de precluso em se tratando de condenao em crime doloso contra a vida; XII - certido carcerria; XIII - cpias de outras peas do processo reputadas indispensveis adequada execuo da pena.

Art. 2 A guia de recolhimento para cumprimento da pena privativa de liberdade e a guia de internao para cumprimento de medida de segurana obedecero aos modelos dos anexos e

2/7

Resoluo n 113, de 20 de abril de 2010


Tera, 27 de Abril de 2010

sero expedidas em duas vias, remetendo-se uma autoridade administrativa que custodia o executado e a outra ao juzo da execuo penal competente. 1 Estando preso o executado, a guia de recolhimento definitiva ou de internao ser expedida ao juzo competente no prazo mximo de cinco dias, a contar do trnsito em julgado da sentena ou acrdo, ou do cumprimento do mandado de priso ou de internao. 2 Em se tratando de condenao em regime aberto a guia de execuo ser expedida no prazo fixado no pargrafo anterior, a contar da data da realizao da audincia admonitria pelo juzo da condenao nos termos do artigo 113 da LEP. 3 Recebida a guia de recolhimento, o estabelecimento penal onde est preso o executado promover a sua imediata transferncia unidade penal adequada, conforme o regime inicial fixado na sentena, salvo se estiver preso por outro motivo, assegurado o controle judicial posterior. 4 Expedida a guia de recolhimento definitiva, os autos da ao penal sero remetidos distribuio para alterao da situao de parte para "arquivado" e baixa na autuao para posterior arquivamento.

Art. 3 O Juiz competente para a execuo da pena ordenar a formao do Processo de Execuo Penal (PEP), a partir das peas referidas no artigo 1. 1 Para cada ru condenado, formar-se- um Processo de Execuo Penal, individual e indivisvel, reunindo todas as condenaes que lhe forem impostas, inclusive aquelas que vierem a ocorrer no curso da execuo. 2 Caso sobrevenha condenao aps o cumprimento da pena e extino do processo de execuo anterior, ser formado novo processo de execuo penal. 3 Sobrevindo nova condenao no curso da execuo, aps o registro da respectiva guia de recolhimento, o juiz determinar a soma ou unificao da pena ao restante da que est sendo cumprida e fixar o novo regime de cumprimento, observada, quando for o caso, a detrao ou remio.

Art. 4 Os incidentes de execuo de que trata a Lei de Execuo Penal, o apenso do Roteiro de Pena, bem como os pedidos de progresso de regime, livramento condicional, remio e quaisquer outros iniciados de ofcio, por intermdio de algum rgo da execuo ou a requerimento da parte interessada devero ser autuados separadamente e apensos aos autos do processo de execuo.

Pargrafo nico. O primeiro apenso constituir o Roteiro de Penas, no qual devem ser elaborados e atualizados os clculos de liquidao da pena, juntadas certides de feitos em curso, folhas de antecedentes e outros documentos que permitam o direcionamento dos atos a serem praticados, tais como requisio de atestado de conduta carcerria, comunicao de fuga e recaptura.

3/7

Resoluo n 113, de 20 de abril de 2010


Tera, 27 de Abril de 2010

Art. 5 Autuada a guia de recolhimento no juzo de execuo, imediatamente dever ser providenciado o clculo de liquidao de pena com informaes quanto ao trmino e provvel data de benefcio, tais como progresso de regime e livramento condicional. 1 Os clculos sero homologados por deciso judicial, aps manifestao da defesa e do Ministrio Pblico. 2 Homologado o clculo de liquidao, a secretaria dever providenciar o agendamento da data do trmino do cumprimento da pena e das datas de implementao dos lapsos temporais para postulao dos benefcios previstos em lei, bem como o encaminhamento de duas cpias do clculo ou seu extrato ao diretor do estabelecimento prisional, a primeira para ser entregue ao executado, servindo como atestado de pena a cumprir e a segunda para ser arquivada no pronturio do executado.

Art. 6 Em cumprimento ao artigo 1 da Lei n 7.210/84, o juzo da execuo dever, dentre as aes voltadas integrao social do condenado e do internado, e para que tenham acesso aos servios sociais disponveis, diligenciar para que sejam expedidos seus documentos pessoais, dentre os quais o CPF, que pode ser expedido de ofcio, com base no artigo 11, V, da Instruo Normativa RFB n 864, de 25 de julho de 2008.

Art. 7 Modificada a competncia do juzo da execuo, os autos sero remetidos ao juzo competente, excetuada a hiptese de agravo interposto e em processamento, caso em que a remessa dar-se- aps eventual juzo de retratao.

DA GUIA DE RECOLHIMENTO PROVISRIA

Art. 8 Tratando-se de ru preso por sentena condenatria recorrvel, ser expedida guia de recolhimento provisria da pena privativa de liberdade, ainda que pendente recurso sem efeito suspensivo, devendo, nesse caso, o juzo da execuo definir o agendamento dos benefcios cabveis.

Art. 9 A guia de recolhimento provisria ser expedida ao Juzo da Execuo Penal aps o recebimento do recurso, independentemente de quem o interps, acompanhada, no que couber, das peas e informaes previstas no artigo 1. 1 A expedio da guia de recolhimento provisria ser certificada nos autos do processo criminal.

4/7

Resoluo n 113, de 20 de abril de 2010


Tera, 27 de Abril de 2010

2 Estando o processo em grau de recurso, sem expedio da guia de recolhimento provisria, s Secretarias desses rgos cabero expedi-la e remet-la ao juzo competente. Art. 10 Sobrevindo deciso absolutria, o respectivo rgo prolator comunicar imediatamente o fato ao juzo competente para a execuo, para anotao do cancelamento da guia. Art. 11 Sobrevindo condenao transitada em julgado, o juzo de conhecimento encaminhar as peas complementares, nos termos do artigo 1, ao juzo competente para a execuo, que se incumbir das providncias cabveis, tambm informando as alteraes verificadas autoridade administrativa.

DO ATESTADO DE PENA A CUMPRIR

Art. 12 A emisso de atestado de pena a cumprir e a respectiva entrega ao apenado, mediante recibo, devero ocorrer: I - no prazo de sessenta dias, a contar da data do incio da execuo da pena privativa de liberdade; II - no prazo de sessenta dias, a contar da data do reincio do cumprimento da pena privativa de liberdade; e III - para o apenado que j esteja cumprindo pena privativa de liberdade, at o ltimo dia til do ms de janeiro de cada ano.

Art. 13 Devero constar do atestado anual de cumprimento de pena, dentre outras informaes consideradas relevantes, as seguintes: I - o montante da pena privativa de liberdade; II - o regime prisional de cumprimento da pena; III - a data do incio do cumprimento da pena e a data, em tese, do trmino do cumprimento integral da pena; e IV - a data a partir da qual o apenado, em tese, poder postular a progresso do regime prisional e o livramento condicional.

DA EXECUO DE MEDIDA DE SEGURANA

Art. 14 A sentena penal absolutria que aplicar medida de segurana ser executada nos termos da Lei n 7.210, de 11 de julho de 1984, da Lei n 10216, de 06 de abril de 2001, da lei de organizao judiciria local e da presente resoluo, devendo compor o processo de execuo, alm da guia de internao ou de tratamento ambulatorial, as peas indicadas no artigo 1 dessa resoluo, no que couber.

5/7

Resoluo n 113, de 20 de abril de 2010


Tera, 27 de Abril de 2010

Art. 15 Transitada em julgado a sentena que aplicou medida de segurana, expedir-se- guia de internao ou de tratamento ambulatorial em duas vias, remetendo-se uma delas unidade hospitalar incumbida da execuo e outra ao juzo da execuo penal.

Art. 16 O juiz competente para a execuo da medida de segurana ordenar a formao do processo de execuo a partir das peas referidas no artigo 1 dessa resoluo, no que couber.

Art. 17 O juiz competente para a execuo da medida de segurana, sempre que possvel buscar implementar polticas antimanicomiais, conforme sistemtica da Lei n 10.216, de 06 de abril de 2001.

DISPOSIES GERAIS

Art. 18 O juiz do processo de conhecimento expedir ofcios ao Tribunal Regional Eleitoral com jurisdio sobre o domiclio eleitoral do apenado para os fins do artigo 15, inciso III, da Constituio Federal.

Art. 19 A extino da punibilidade e o cumprimento da pena devero ser registrados no rol de culpados e comunicados ao Tribunal Regional Eleitoral para as providncias do Art. 15, III, da Constituio Federal. Aps, os autos do Processo de Execuo Penal sero arquivados, com baixa na distribuio e anotaes quanto situao da parte.

Art. 20 Todos os Juzos que receberem distribuio de comunicao de priso em flagrante, de pedido de liberdade provisria, de inqurito com indiciado e de ao penal, depois de recebida a denncia, devero consultar o banco de dados de Processos de Execuo Penal, e informar ao Juzo da Execuo, quando constar Processo de Execuo Penal (PEP) contra o preso, indiciado ou denunciado. Art. 21 Os Juzos com processos em andamento que receberem a comunicao de novos antecedentes devero comunic-los imediatamente ao Juzo da Execuo competente, para as providncias cabveis.

6/7

Resoluo n 113, de 20 de abril de 2010


Tera, 27 de Abril de 2010

Art. 22 O Juzo que vier a exarar nova condenao contra o apenado, uma vez reconhecida a reincidncia do ru, dever comunicar esse fato ao Juzo da Condenao e da Execuo para os fins dos arts. 95 e 117, inciso VI, do Cdigo Penal.

Art. 23 Aplica-se a presente resoluo, no que couber, aos sistemas eletrnicos de execuo penal.

Art. 24 Os Tribunais e os juzos devero adaptar sua legislao e prticas aos termos da presente resoluo no prazo de at 60 dias.

Art. 25 Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 26 Ficam revogadas a Resoluo n 19, de 29 de agosto de 2006, a Resoluo n 29, de 27 de Fevereiro de 2007, a Resoluo n 33, de 10 de abril de 2007, e a Resoluo n 57, de 24 de junho de 2008

Ministro GILMAR MENDES

7/7

Potrebbero piacerti anche