Sei sulla pagina 1di 2

A Verdadeira Pscoa

Porque Cristo, nossa pscoa, foi sacrificado por ns. (I Corntios 5:7) Qual o verdadeiro significado da Pscoa? Ser que ns sabemos mesmo qual o verdadeiro significado? Ser que ns sabemos o que significa a Pscoa? Nada contra o chocolate! Todos ns comemos uns chocolates de vez em quando, no verdade? Quem no gosta de um chocolate? Mas preciso lembrar que a verdade maravilhosa da Pscoa anda escondida...

A primeira Pscoa est escrita no livro de xodo, no captulo 12, e aconteceu h muito, muito tempo atrs, quando o povo de Deus, o povo de Israel, era escravo num Pas que se chamava Egito! O povo de Deus chorava muito e implorava a Deus para que mandasse um libertador que os livrasse das mos de Fara. Ningum gosta de ser escravo, no verdade? Por isso eles clamavam tanto a Deus para serem libertos daquela escravido. Deus amava muito o Seu povo e ouviu o seu clamor. Ento, Deus mandou Moiss para que os tirasse da escravido do Egito. Moiss foi conversar com Fara para deixar o povo ir, mas Fara era muito mau. E no deixou o povo sair. Ento, Deus mandou 10 pragas para o Egito! O que praga? Pragas so coisas ruins, que nos fazem mal. Vejam s as pragas que Deus mandou sobre o povo do Egito: As guas se tornaram sangue, rs, piolhos, moscas, doenas, sarna, saraiva com fogo, gafanhotos, trevas e a morte dos primognitos. Deus mandou essas pragas, porque Fara no quis obedecer a Deus quando Moiss ia falar com ele. E a ltima praga foi a pior: a morte de todos os primognitos do Egito. Voce sabe o que Primognito? o filho mais velho, o que nasce primeiro; o primeiro filho que nasce numa casa! Embora os hebreus vivessem no Egito, Deus no permitiu que essas pragas viessem sobre eles tambm. Mas como o anjo da morte ia saber quais eram as casas dos egpcios e as dos hebreus? Deus deu a soluo: Todos que eram povo de Deus tinham que fazer uma coisa especial. Tinham que pegar um cordeirinho novinho, bem limpinho, sem defeito, de um ano. Poderia ser um cordeiro ou um cabritinho, e quando chegasse tarde do dia que Deus mandou, todos tinham que matar o cordeiro e pegar o sangue dele e passar nos umbrais das portas; em cima e dos lados. E naquela noite tinham que comer tambm uma comida especial, feita de um jeito especial. E quando o anjo do Senhor passou para matar os filhos mais velhos, ele passava longe das portas que tinham o sangue do cordeiro que eram as portas do povo de Israel, o povo de Deus. E todos os filhos primognitos do Egito morreram, at o filho de Fara! A Fara mandou chamar Moiss e, finalmente, deixou o povo ir embora livre. E o que os salvou aquela noite foi o sangue do cordeirinho. Essa foi a primeira Pscoa! Ento, Pscoa no tem ovo, nem coelho, nem chocolate. A verdadeira Pscoa tem cordeiro, no assim que est escrito na Palavra?

Tema: A verdadeira Pscoa.

1-Versculo para Memorizar: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Joo 1:29

2- Objetivo: Ensinar para as crianas que Jesus a verdadeira pscoa, ele o Cordeiro Pascal que foi morto, para nos dar vida!

3- Quebra-Gelo: Escolha uma menina e um menino para participar, pegue uma caixa e coloque os seguintes objetos: chocolates, uns desenhos de cordeiro, uma Bblia, um carrinho etc. Pea para as crianas explicarem o que elas entendem por Pscoa.

4- Leitura da Bblia: xodo 12

5- Mensagem: Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunio com a famlia e amigos, ovos de pscoa... Mas qual ser o verdadeiro sentido da Pscoa? Nessa semana voc vai descobrir muitas coisas interessantes sobre a Pscoa. Muitos pessoas no sabem qual o verdadeiro significado da Pscoa. Muita gente ainda pensa que Pscoa apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate. Mas qual a origem dos ovos de pscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados mo, com cores bem vivas e alegres. Uma bela obra de arte! O coelho passou a ser smbolo da pscoa tambm, mas o que todos dizem que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes. O verdadeiro significado da Pscoa, encontramos na Bblia, na Palavra de Deus! A Pscoa que comemoramos hoje a maior de todas as festas crists, maior at do que o Natal! A Pscoa uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertao da escravido no Egito. Deus usou a vida de Moiss para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que fara soltasse o povo, e a cada praga o seu corao se endurecia, e na ltima praga, o primognito de cada famlia seria morto, mas os filhos dos judeus foram poupados, porque nas suas portas, eles tinham derramado sangue de um cordeiro. Somente os primognitos das famlias egpcias morreram. Ento o fara deixou o povo sair do Egito. Essa celebrao recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravido liberdade. Da surgiu a palavra Pscoa. Jesus ressuscitou na Pscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a boanova, esperana de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivssemos direito a esta herana, Jesus teve que morrer. A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreio simboliza o incio de uma vida nova, uma vida liberta da escravido do pecado ! Jesus a nossa verdadeira Pscoa! Jesus o nosso Libertador!!

Potrebbero piacerti anche