Sei sulla pagina 1di 2

A meiose (sigla = R!

) um processo de diviso celular pelo qual uma clula diplide (2N) origina quatro clulas haplides (N), reduzindo metade o nmero de cromossomos constante de uma espcie. Ao contrrio do que ocorre na mitose (onde h a diviso de apenas uma clula), na meiose duas clulas dividem-se ao mesmo tempo. Essas divises so reunidas em duas etapas, denominadas primeira diviso meitica e segunda diviso meitica ou meiose I e meiose II respectivamente. A primeira diviso meitica chamada reducional, pois reduz o nmero de cromossomos de um estado diplide (2n) para o haplide (n). A segunda diviso chamada equacional e mantm o nmero haplide. As fases dessas divises so: prfase, metfase, anfase, telfase e ocorrem da mesma forma que na mitose; s que, neste caso, em dobro, pois sero duas clulas passando pelo mesmo processo simultaneamente. A Meiose I se inicia com a prfase, que de longa durao e muito complexa. Os cromossomos homlogos se associam formando pares, ocorrendo crossing-over (trocas de genes) de material gentico entre eles. A prfase dividida em cinco etapas, Leptteno, Zigteno, Paquteno, Diplteno e Diacinese. No Leptteno, Os cromossomos tornam-se visveis como delgados fios que comeam a se condensar, mas ainda formam um denso emaranhado. Nesta fase inicial, as duas cromtidesirms de cada cromossomo esto alinhadas to intimamente que no so distinguveis. No zigteno, os cromossomos homlogos comeam a combinar-se estreitamente ao longo de toda a sua extenso. O processo de pareamento ou sinapse muito preciso. O Paquteno a etapa onde ocorre o crossing-over, e um mximo grau de condensao dos cromossomos, os braos curtos e longos ficam mais evidentes e definidos, dois desses braos, em respectivos homlogos, se ligam formando estruturas denominadas bivalentes ou ttrades. No diplteno ocorre o afastamento dos cromossomos homlogos que constituem os bivalentes. Embora os cromossomos homlogos se separem, seus centrmeros permanecem intactos, de modo que cada conjunto de cromtides-irms continua ligado inicialmente. Depois, os dois homlogos de cada bivalente mantm-se unidos apenas nos pontos denominados quiasmas (cruzes). Na Diacinese ocorre a finalizao da prfase I, com separao definitiva dos homlogos, j com segmentos trocados. A carioteca (envoltrio membranoso nuclear) desaparece temporariamente. A prxima fase a metfase onde h o desaparecimento da membrana nuclear. Forma-se um fuso e os cromossomos pareados se alinham no plano equatorial da clula com seus centrmeros orientados para plos diferentes. Na anfase, h o encurtamento das fibras do fuso, deslocando os cromossomos homlogos para os plos da clula. Nessa fase no h separao do centrmero (ponto de ligao das cromtides irms em um cromossomo).

A telfase I a ltima fase da primeira diviso da meiose. Nesta fase, os dois conjuntos haplides de cromossomos se agrupam nos plos opostos da clula. Pode ou no ocorrer a citocinese (diviso da clula em duas) ou pode de imediato iniciar-se a segunda diviso meitica com a prfase II. A meiose II tem incio nas clulas resultantes da telfase I, sem que ocorra a Intrfase. Ela tambm constituda por quatro fases: prfase II, metfase II, anfase II e telfase II. A prfase II bem simplificada, visto que os cromossomos no perdem a sua condensao durante a telfase I. Assim, depois da formao do fuso e do desaparecimento da membrana nuclear, as clulas resultantes entram logo na metfase II. Na metfase II os cromossomos se organizam no plano equatorial, com suas cromtides ainda unidas pelo centrmero, ligando-se s fibras do fuso. Na anfase II, aps a diviso dos centrmeros as cromtides de cada cromossomo migram para plos opostos. Ao atingir os plos, os cromossomos descondensam-se e forma-se de novo um ncleo em torno de cada conjunto, formando quatro clulas haplides, esta a fase final da meiose II, a telfase II.
Nos organismos de reproduo sexuada a formao de seus gametas ocorre por meio desse tipo de diviso celular. Quando ocorre fecundao, pela fuso de dois desses gametas, ressurge uma clula diplide, que passar por numerosas mitoses comuns at formar um novo indivduo, cujas clulas sero, tambm, diplides. Nos vegetais, a meiose no tem como fim a formao de gametas, mas, sim, a formao de esporos. A meiose fundamental para a manuteno da vida dos seres pluricelulares, pois atravs dela que se formam as clulas de reproduo (gametas: espermatozide e vulo) que se juntam para formar o zigoto, tambm impedindo que ocorra uma multiplicao do nmero de

cromossomos a cada diviso celular.

Potrebbero piacerti anche