Sei sulla pagina 1di 17

Drogas

O uso de drogas por jovens pode desestabilizar totalmente suas vidas no momento mais determinante de sua formao como pessoas, podendo ter conseqncias devastadoras e permanentes.

DROGAS
As drogas esto e classificadas em trs categorias:

As perturbadoras:

Cannabis ( Maconha e Haxixe), Cogumelos, Ayahuasca, Anticolinrgicos, cido (LSD)

As depressoras:
As estimulantes:

Solventes, Tranqilizantes, lcool, Opiceos.

Cocana, Antidepressivos,Tabaco, Ecstasy, Ice, Anabolizantes e Anfetaminas.

O QUE LEVA UMA PESSOA A USAR DROGAS?


Curiosidade, Influncia de amigos, Hbito, Vontade, Dependncia, Desejo de fuga, Rituais, Coragem, Busca por sensaes Dificuldade em de prazer, enfrentar situaes Servir de estimulantes, difceis, Facilidades de acesso.

EXISTEM ALTERNATIVAS EFICIENTES PARA O COMBATE?

Os agentes pblicos buscam agora uma meta que substitua a antiga utopia. E esto encontrando alternativas promissoras. A mais difundida a reduo de danos. J que erradicar as drogas impossvel, tenta-se reduzir os estragos que elas causam aos usurios e sociedade. Ou seja, as mortes, as doenas e o crime.

MACONHA

H mais de 2.000 anos a.C. a maconha j era conhecida na ndia, China e Egito pelos seus efeitos medicinais.

O QUE ?
Maconha uma droga derivada da planta Cannabis sativa, um arbusto de cerca de dois metros de altura, de origem asitica, e que cresce em zonas tropicais e temperadas. Os cigarros so chamados de: erva, pacau, baseado, charo, fininho ou finrio. Contm vrias substncias que tm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9tetrahidrocanabinol (D -9-THC,THC). Outras preparaes da CANNABIS so o haxixe, ganja e charas.

rea mais afetada pelo crebro

DE ONDE VEM A DROGA


Geralmente plantada nas proximidades das regies de consumo. Os maiores produtores so Mxico (18%), Paraguai (14%) e Estados Unidos (11%). O Haxixe, feito a partir d resina da planta, produzido principalmente no Marrocos, no Afeganisto e na ndia.

CONSUMO E EFEITOS
Os efeitos psquicos mais freqentes so:
Boa

viagem bem-estar, calma, vontade de rir, M viagem angstia, parania, depresso, medo, delrios e alucinaes, Perda da noo de tempo e espao, Reduo da memria e da ateno, Diminuio da capacidade de aprender e memorizar, Perda da motivao, Dependncia.

CONSUMO E EFEITOS Os efeitos fsicos mais freqentes so: Avermelhamento dos olhos, Fome Ressecamento da boca, Taquicardia Problemas nos dentes, lngua, garganta e pulmes.

MITOS
O produto inofensivo sade, uma vez que um produto natural. uma drogas ecolgica, a substncia de paz e relaxamento. Os jovens usam maconha porque proibido: se voc legaliz-la consumir menos. Cannabis pode ser controlado, pois no viciante. Fumar maconha menos prejudicial do que fumar tabaco.

COCANA

EUA tem o maior numero de usurios de Cocana

O QUE ?
A cocana um alcalide (produto extrado das folhas de uma planta chamada Erythroxilon coca encontrada principalmente em pases da Amrica do Sul e Central). Tambm conhecida como coca, p dourado, neve ou "senhora". A cocana um estimulante do Sistema Nervoso Central. Ela atinge rapidamente o crebro, produz resposta intensa, o que a torna muito procurada como droga de abuso.
Existem vrios tipos de preparao de coca:

folhas de coca pasta de coca p de coca (cloridrato) "crack" ou "rock" (base livre)

HISTRIA

O seu uso data de 5.000 A.C. Era usada para diminuir a fome e para realizar operaes de crebro. Em 1859 o Alemo Albert Niemann tirou o alcalide que gera a cocana. Misturando lcool + cido sulfrico + ter + Querosene. Em 1880 Sigmund Freud escreve um tratado da cocana para uso farmacolgico. Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes, usava cocana para se inspirar. 1909 69 bebidas usavam cocana na sua composio Em 1885 foi registrado um xarope que usava cocana na sua composio. Nascia a Coca-cola. O xarope era usado para aliviar dores de cabea. Em 1909 a Coca-cola substituiu a cocana pela cafena. Em 1887 saem os primeiros tratados sobre a adio da cocana. At a dcada de 1980 essa droga era tratada com glamour. Era usada pelos artistas de diversas reas.

DE ONDE VEM A DROGA?

Praticamente toda a droga produzida na Amrica do Sul. A Colmbia respondeu por 55% das plantaes de coca, seguida do Peru (30%) e da Bolvia (15%)

EFEITOS
Excitao Desenvoltura na fala Sensao de segurana Perda do apetite Reduo do cansao Alerta, insnia Modificaes do humor Desorientao Taquicardia, hipertenso, arritmias Convulso, coma...

CRACK

O crack feito da borra da cocana. A composio do crack a pior possvel. feito do resto da cocana. conhecida como 'raspa da canela do diabo.
Calcula-se que hoje pelo menos 1, 2 milho de pessoas usem crack no Brasil
A

cocana demora 5 minutos para fazer efeito e o seu 'barato' dura 1 hora. J o crack bate em 5 segundos e o efeito dura somente 5 minutos.
Uma

pedra de crack custa R$ 5,00

Definitivamente

o crack se tornou na pior epidemia da nossa sociedade. responsvel por quase 80% dos casos de violncia e crime.

IMPRENSA: DROGAS E SADE

70 60 50 40 30 20 10 0 Maconha Cocana Prejudicial Benfica Ambos

Potrebbero piacerti anche