Sei sulla pagina 1di 9

Limpeza TEmp Todo mundo sabe que o Windows e a maioria dos programas, criam arquivos temporrios para seu

uso. Porm, nem todos os programas apagam os rascunhos que criam, deixandoos entulharem o sistema do usurio. Os arquivos temporrios ocupam espao no HD, como qualquer outro arquivo. Por si s, eles no reduzem o desempenho. Mas, aos poucos, conforme mais e mais arquivos inteis vo ficando armazenados, o computador comea a ficar mais lento, por causa da fragmentao dos dados no HD. Alm do espao desperdiado, que pode chegar a vrios gigabytes em HDs de quem nunca limpa os temporrios. Talvez voc pense, "com HDs gigantescos, no preciso ficar limpando os temporrios freqentemente". No bem assim... Quanto mais espao, e mais tempo de uso, conforme o instala/desinstala programa, abre/fecha arquivos zipados (que normalmente so extrados para a pasta dos temporrios), etc, seu HD vai ficando com mais e mais arquivos temporrios. A situao fica pior ainda para quem mantm o Windows numa mquina virtual, onde normalmente se define um tamanho pequeno de HD, e os temporrios reduzem a performance, atrapalham o backup (para qu fazer backup de lixo?!)... Ou seja, no d para manter para sempre os temporrios no seu computador, se voc quiser seu sistema sadio; alm de poder aproveitar melhor o espao do SEU HD com arquivos que VOC precisa. Alm disso, como se no bastasse, muitos programas gravam e no limpam depois dados no registro. O registro um banco de dados no Windows, cujo objetivo armazenar de forma organizada as configuraes do sistema, do prprio Windows, e dos programas que queiram utiliz-lo. Existem sees diferentes do registro para cada programa, mas muitos no limpam suas configuraes e dados quando so desinstalados. Isso com o tempo vai deixando o registro cheio de lixo, com configuraes antigas de programas que voc no vai mais usar. Por isso bom uma limpeza, mas esta praticamente impossvel de se fazer manualmente. Para comear, o registro no um arquivo de texto, um arquivo binrio que segue um formato especfico. O Windows possui um editor, muito conhecido: o "regedit" ("Iniciar > Executar > regedit"). Mas so tantos os locais que podem armazenar dados antigos ou inteis, que a caa manual por eles no uma boa idia. Para isso precisamos usar programas limpadores de registro, como comentarei mais a frente. Muita gente reclama do registro do Windows, comparando muitas vezes com a forma das configuraes do Linux, que ficam em arquivos de texto puro, legveis e facilmente editveis/substituveis. Ambas as formas de guardar as configuraes tm suas vantagens e desvantagens. Os arquivos de configurao so fceis de editar (basta abri-los em qualquer editor de textos), fcil fazer backup copiando os arquivos, etc. J o registro no tem nada disso, se o Windows no inicia, muitos problemas no tm como ser consertados. Em compensao, o acesso aos dados no registro normalmente mais rpido, especialmente se feito vrias vezes seguidas, do que em arquivos de texto. E tambm, dificulta para os usurios editarem ou exclurem algo inadvertidamente, o que prejudicaria o funcionamento normal do sistema.

Bom, no vamos discutir qual melhor ou pior, vamos organizar melhor o Windows para evitar lentido, lentido essa que sempre acontecer com o tempo, mesmo em computadores mais parrudos, com o instala/desinstala/baixa/copia/move arquivos. Programas limpadores de arquivos O Windows possui um acessrio de limpeza de disco, bsico mas que cumpre seu papel, apesar de ser lento para listar o quanto de espao ser liberado. Trata-se do utilitrio "Limpeza de disco", que voc pode acessar clicando no boto "Limpeza de disco", na janela das propriedades da unidade desejada, no "Meu computador". Ou, se quiser, pode abri-lo digitando "cleanmgr" no "Iniciar > Executar". Uma soluo de terceiros o CCleaner, um programa gratuito, que eu recomendo a todos os usurios de Windows que posso:

Baixe-o em www.ccleaner.com. Ele limpa diversos arquivos temporrios e logs, alm do histrico, cookies e temporrios da Internet do IE, Firefox, Opera, menus de arquivos recentes de diversos programas que ele detecta quando esto instalados, etc. muito bom, pois h diversos locais no Windows que podem armazenar arquivos temporrios, e se voc nunca limpar, estar desperdiando espao e deixando seu computador mais lento. J me surpreendi algumas vezes onde passei o CCleaner em computadores de amigos, nem com tanto tempo de uso assim, e ele eliminou mais de 1 GB.

Dica: clicando no boto "Analisar", ele exibe o quanto de espao ser liberado, antes de apagar um byte sequer do HD. Alm disso, para uma limpeza mais completa, bom clicar em "Opes" e a seguir em "Avanado", no CCleaner, e desmarcar o item "Deletar somente arquivos temporrios criados a mais de 48 horas". S no mande limpar logo aps instalar algum programa, pois eles podem guardar arquivos temporrios para substituio aps a reinicializao. A dica ento, reiniciar o computador aps instalar algum programa, e s depois de reiniciado, passar o CCleaner. Dependendo do uso do computador, bom passar o CCleaner uma vez por semana. Em mquinas virtuais, bom passar sempre antes de deslig-la, mas claro, depende do uso que cada um faz do sistema. Se voc passar freqentemente e ver que poucos dados so eliminados, pode ento ir ampliando os intervalos.

Limpeza manual? Arregace as mangas, e vamos l!


Para quem gosta de fazer as coisas manualmente, estes so os locais mais comuns de se encontrar arquivos temporrios e/ou inteis, que podem ser apagados com segurana (troque X pela letra da unidade do Windows, normalmente C):

X: Documents and settings <NomeDoUsurio> Configuraes locais Temp

Pasta temporria do usurio no Windows 2000 ou superior; se nunca for limpa, cresce indefinidamente, comendo GIGAS e mais GIGAS do seu HD!

X: windows temp

Arquivos temporrios do computador, pouco usada do Windows 2000 para c, pois cada usurio tem a sua pasta temporria separada; no entanto, alguns programas mais antigos s usam ela, portanto, vale a pena limpar.

X: windows repair

Cpia de alguns arquivos de sistema do Windows; se ele precisar desses arquivos e no encontrar, vai pedir o CD; na verdade ele s vai precisar se os originais forem apagados ou alterados - o que praticamente nunca ocorrer em situaes normais, desde que voc no rode programas suspeitos!

X: windows system32 dllcache

Idem item anterior, esta ocupa em mdia de 80 a 400 MB.

X: windows prefetch

Arquivos que normalmente podem ser removidos no Windows XP ou superior, de tempos em tempos, mas no muito freqentemente, pois isso poderia reduzir o desempenho; os arquivos desta pasta so "pedaos" do contedo carregado em memria de determinados programas, para abertura ou ao mais rpida nas outras vezes que voc us-los; no entanto, aos poucos vo sendo acumulados muitos "pedaos inteis", de programas antigos ou que voc no vai mais usar freqentemente.

X: windows Downloaded Installations

Usada por alguns programas, para armazenar seus arquivos de instalao; pode apagar sem d mesmo, esta pasta pode ocupar centenas de megabytes (como no caso de voc ter instalado o Macromedia Flash, Fireworks e Dreamewaver 8 por exemplo); se o programa precisar repor arquivos, use o instalador dele, ou coloque o CD.

X: windows Installer

Idem item anterior, normalmente guarda os pacotes do Windows Installer, de diversos programas que voc possa ter instalados... Pode apagar, se algum programa precisar, normalmente bastar colocar o CD dele novamente ou indicar o caminho do instalador ou do pacote ".msi", no caso de arquivos baixados da Internet.

X: MSOCache

Guarda os arquivos de instalao do Microsoft Office 2003 ou superior, o que consome cerca de 300 a 500 MB, para quem tem instalado o Office 2003 e 2007, respectivamente. Quando voc precisar do instalador, insira o CD; besteira manter a cpia destes arquivos no HD!

X: windows system32 ReinstallBackups

Armazena os drivers anteriores, usados pela restaurao de drivers; pode-se restaurar os drivers no Windows XP/2003 atravs do Gerenciador de Dispositivos. Se voc instalou drivers recentemente para sua placa de vdeo, modem ou o que quer que seja, que j possuam um driver instalado (como o que vem com o Windows, por exemplo), e viu que os novos no lhe trouxeram problemas, ento pode limpar os anteriores. Particularmente, apenas com uma placa de vdeo reinstalada duas vezes, limpando esta pasta economizei cerca de 40 MB! Pois usando os drivers fornecidos pelos fabricantes dos dispositivos, comum eles ocuparem mais espao por inclurem programas de configurao e acessrios. Na pasta ReinstallBackups h subpastas com nmeros, vale a pena voc entrar em cada uma delas para tentar identificar do que se trata, ver as propriedades para ver o espao ocupado e decidir ento se apaga ou no.) Note que no comentei apenas de arquivos temporrios... O CCleaner e outros programas limpadores nunca sugeririam limpar a pasta dllcache, MSOcache, Downloaded Installations, etc. Mas estas pastas podem ocupar um grande espao, dependendo dos programas que voc mantm instalados. Importante: faa a limpeza com todos os programas fechados, seja usando um programa limpador, ou manualmente... Pois comum os programas criarem arquivos temporrios durante o uso, em especial programas grandes, editores de udio e vdeo, mixagem, imagens, etc (at mesmo o OpenOffice/BrOffice!). No apague os arquivos temporrios tambm se voc instalou um programa na sesso atual. s vezes o instalador armazena arquivos temporrios para substitu-los pelos que estavam em uso, e isso ocorre na prxima inicializao. Se voc instalou um programa, reinicie o computador e s ento exclua os arquivos da pasta "Temp".

Note que algumas pastas podem estar ocultas. Para limpar manualmente os arquivos, certifique-se de mostrar as pastas ocultas no seu computador, ative isso nas opes de pasta (menu "Ferramentas > Opes de pasta > Modos de exibio > Mostrar pastas e arquivos ocultos", no Windows Explorer).

Mais limpeza: cache das DLLs, hibernao, temporrios da Internet...


importante tambm, no Windows 2000/XP/2003 etc, limitar o tamanho da pasta de recuperao dos arquivos do sistema. Digite num prompt de comando ou no "Executar": sfc /purgecache Isso limpar a pasta "dllcache" e/ou a "repair", que contm cpias de alguns arquivos de sistema do Windows, como comentado mais acima. No Windows 2000, se aparecer a tela do verificador de arquivos do sistema ao dar esse comando, apenas clique em cancelar. E um outro comando, que bom rodar logo em seguida: sfc /cachesize=50 Este define o tamanho mximo da pasta dos arquivos de recuperao, em megabytes. Eu particularmente uso "10" MB, no quero desperdiar espao. Afinal, tenho o CD sempre mo, e nunca precisei! No Windows Millennium ou XP, desative tambm a restaurao do sistema, acessando as propriedades do "Meu computador". Mas, claro, s a desative se voc no us-la... Ela ocupa bastante espao em disco e diminui consideravelmente a performance em algumas aplicaes, durante a instalao de alguns programas, etc, j que vive registrando o estado do sistema (adivinha onde? no seu HD!). Se der pau, muitos usurios avanados se viram na raa... Ou seja, boa parte no usa mesmo a restaurao do sistema. Falando em no usar, se voc no usa, desative a hibernao (nas opes de energia, no painel de controle). Com a hibernao ativada, o Windows mantm um arquivo que ocupa sempre o mesmo tamanho do total de memria RAM. Assim, se voc possui 256 MB de memria (digo, seu PC rs), esse arquivo ter 256 MB de tamanho no HD, assim como ocuparia 512 MB para quem tem 512 MB de RAM, 1 GB, e por a vai. Por padro, o Windows XP deixa ativada a hibernao, o que pode ser terrvel em mquinas virtuais tambm. Para exclu-lo "depois" de desativar a hibernao, pode ser necessrio exibir os arquivos protegidos do sistema, atravs das opes de pasta (no Windows Explorer ou em uma pasta qualquer, v ao menu "Ferramentas > Opes de pasta", ou nas verses anteriores (Windows 95, 98 e NT), atravs do menu "Exibir > Opes de pasta"). O arquivo que deve ser excludo o "hiberfil.sys", e geralmente fica na pasta raiz do sistema (normalmente a unidade C). Normalmente, ao desativar a hibernao ele excludo automaticamente; mas esta dica vale tambm para quem mantm mais de um Windows instalado no mesmo computador, onde ter dois (ou mais!) arquivos de hibernao. Limite tambm o tamanho mximo da pasta de arquivos temporrios do seu navegador. No IE 6, v ao menu "Ferramentas > Opes da Internet". No grupo do meio da janela,

"Arquivos de Internet temporrios", clique no boto "Configuraes". Defina ento um tamanho pequeno. Dependendo do seu HD ele pode vir configurado para ocupar centenas e centenas de megabytes, pois normalmente calculado como uma porcentagem do tamanho da unidade! E quando essa pasta tem muitos arquivos, a tendncia a navegao ficar lenta. Aproveite e, antes de definir o tamanho, exclua os cookies e os arquivos temporrios clicando nos respectivos botes. Eu geralmente deixo apenas 10 MB para os temporrios. No Mozilla Firefox 2, Opera 9 e IE 7 est mais fcil fazer a limpeza: h um item para excluir dados pessoais ou privados, no menu "Ferramentas". No IE 7, o "Excluir histrico de navegao".

Limpando o registro
No vou perder tempo aqui comentando as chaves do registro onde voc pode encontrar dados inteis, seno este tutorial no terminaria nunca... Em vez disso, use programas, que j foram "programados" com as vrias chaves a serem verificadas. Alm disso, a limpeza com programas especficos muito mais eficiente do que a manual. Eles verificam os caminhos dos arquivos em diversas sees do registro, e ento verificam se o arquivo existe no HD. Se ele no existir, significa que trata-se de uma referncia a um arquivo que j foi apagado ou desinstalado. A entrada no registro pode ento ser excluda. Se voc fosse ficar olhando chave por chave, entrada por entrada, e vendo se cada arquivo est mesmo no local indicado ou no... J viu, n? (voc simplesmente no teria tempo para usar o computador!). O CCleaner tem uma funo de limpeza bsica. Existem diversos programas limpadores, voc no ter muita dificuldade em encontr-los em sites como o SuperDownloads (www.superdownloads.com.br) ou Baixaki (www.baixaki.com.br). Particularmente, uso o prprio CCleaner e o RegCleaner (na verdade este ltimo pode lhe causar confuso, alguns programadores diferentes mundo afora usam o nome "RegCleaner" em seus programas...). No CCleaner, clique no boto "Erros", e a seguir no "Procurar Erros". Ao concluir, ele exibe uma lista com todos os erros encontrados:

interessante que ele mostra uma descrio do erro, dizendo do que se trata. bvio, usurios no avanados no entendero muito, bastar mandar corrigir os erros. Deixe todos selecionados (a menos que voc saiba o que estar fazendo se quiser desmarcar algum) e clique no boto "Corrigir erros selecionados". Se ele pedir para fazer cpia dos dados a serem apagados, clique em "No"; raramente voc precisaria de um backup desse tipo, pois a pesquisa do CCleaner muito bem feita. Ele apresentar ento uma outra telinha:

Voc pode ir lendo um por um e ir clicando em "Corrigir Erro", ou ento clicar diretamente em "Corrigir todos os erros selecionados". Esse processo de limpeza no precisa ser feito to freqentemente, apenas ao instalar ou desinstalar muitos programas,

ou com o passar do tempo, algo como de 3 em 3 meses, por exemplo (cada caso um caso). Realmente, o CCleaner do tipo de programa que deveria vir com o Windows :) O outro programa que indico o RegCleaner, do Jouni Vuorio. Baixe em www.jv16.org :

Ele mais especfico do que o CCleaner para esta tarefa, alm de permitir realizar aes diversas para quem sabe o que estar fazendo: remover programas que se iniciam automaticamente (seja por meio de atalhos ou via registro), remover entradas de tipos de arquivos, extenses do shell, etc. Para fazer a limpeza nele, clique em "Ferramentas > Limpeza do registro > Executar todos". Ao concluir, selecione tudo (CTRL + A) e mande excluir (Delete). Cuidado, no faa isso nas outras sees, mas sim apenas na tela de resultados da limpeza. Dica: estes dois programas comentados (CCleaner e RegClener) tm interface em portugus e em diversas outras lnguas. O CCleaner detecta o idioma do seu Windows durante a instalao, mas no RegCleaner voc dever escolher o idioma pelo menu "Options > Language > Select Language", seno ele ficar em ingls.

Concluindo
claro, nem precisaria falar isso, mas para finalizar... Mantenha no seu HD, s o essencial! Arquivos que voc baixou h um tempo, rascunhos de algo que nunca vai terminar, fotos que recebeu em grupos de discusso, etc. Esses arquivos so to inteis quanto os temporrios, do ponto de vista tcnico, e ajudam a deixar os dados mais

fragmentados, especialmente para quem no mantm uma partio separada para os arquivos particulares. E no deixe de desfragmentar o disco rgido de tempos em tempos (mas tambm no abuse, seno o HD sofre com o trabalho e pode ter sua vida til reduzida). S para recordar, a desfragmentao pode ser feita no Windows atravs da guia "Ferramentas" na janela de propriedades da unidade desejada, no "Meu computador". Uma curiosidade que no Windows 2000, XP ou superior, possvel desfragmentar o HD mesmo com programas abertos, acessando a Internet e tudo mais - claro, dependendo do que voc fizer, estar atrasando o processo de desfragmentao e judiar mais ainda do seu HD. Um fato que o Windows fica muito mais lento quando h pouco espao em disco, na unidade onde ele estiver instalado. Isso no um problema significante para os HDs de hoje, mas pense bem... Quem tem um HD de 40 GB e deixa 10 GB para o sistema, com o tempo e com mais e mais programas instalados, voc pode chegar facilmente a ver que apenas 1 GB ou 800 MB esto livres. O Windows fica mais lento, especialmente quando o espao livre vem chegando a 400, 300 MB... O que complica mais ainda para quem tem HDs pequenos, ou mantm o sistema numa mquina virtual. Boa limpeza, de tempos em tempos, d um trato no PC. Voc e seu HD s tm a ganhar!

Potrebbero piacerti anche