Sei sulla pagina 1di 53

Processo de Pesquisa Cientfica

Planejamento Execuo Divulgao

Projeto de Pesquisa

Relatrio de Pesquisa

Exposio Oral

Plano de Pesquisa

Pontos de referncia

Conhecimento Cientfico
a tentativa de descrio da realidade como percebida pelos sentidos e interpretada pela razo humana.

Conhecimento cientfico

Evidncia emprica

Raciocnio lgico

Um desafio cientfico
Na figura abaixo h quatro cartas e a metade de cada uma delas est escondida por uma mscara preta. Quais (ou qual) dessas mscaras devem ser removidas para responder a seguinte pergunta:

verdade que sempre que h um crculo no lado esquerdo, tambm h um no lado direito?

EXECUO DA PESQUISA

Escolha do Tema

Estudos preliminares Deve ser cientfico

Cronograma

Formulao do Problema

Etapas x Tempo

Projeto de Pesquisa

Definio de termos

Plano de Anlise de Dados


Instrumentos de anlise de dados Instrumentos de coleta de dados

Hipteses/ Objetivos / Questes Plano de Coleta de Dados


Do direo pesquisa Identificao do tipo de pesquisa

Roteiro: metodologia classificao das pesquisas; referencial terico; pressupostos metodolgicos; hipteses / questes norteadoras; e coleta , anlise e interpretao de dados.

Metodologia
Descreve detalhadamente os procedimentos de conduo da pesquisa. Consta do Projeto e atualizada no Relatrio de Pesquisa No projeto, visa subsidiar a anlise de viabilidade da pesquisa, bem como orientar sua posterior execuo. No relatrio de pesquisa, visa conferir verificabilidade pesquisa.

Metodologia
um roteiro comentado, de forma detalhada, das decises e procedimentos estabelecidos na pesquisa Pantoja um texto (em geral um captulo) estruturado para responder s questes como?, com qu?, onde?, quanto? relativas pesquisa em questo.

Elementos constituintes da metodologia


(de um modo geral)

Tipo de Pesquisa Referencial Terico Pressupostos Metodolgicos

Hipteses ou Questes Norteadoras

Tcnicas de Coleta e anlise de dados

Objetivos Finalidade DIMENSES Procedi mentos


(Tipos de Pesquisa)

Exploratria Descritiva Explicativa

Bsica Aplicada Bibliogrfica Documental Experimental Outros Natureza Qualitativa Quantitativa Campo Laboratrio

Classificao das Pesquisas

Local de

Realizao

Pesquisas quanto ao objetivo Profundidade


Causas (porqus)
EXPLICATIVA

DESCRITIVA

Descries/ Correlaes

EXPLORATRIA

Sondagem

Abrangncia

Caractersticas da Pesquisa Exploratria


tem

por objetivo desenvolver, esclarecer e modificar

conceitos e idias para estudos posteriores; e usada quando o tema pouco explorado e torna-se difcil formular problemas precisos.

Pesquisa Exploratria - Um exemplo


No Brasil, as atividades de ps-graduao nasceram da urgncia e necessidade de titulao dos docentes universitrios e sua correspondente qualificao como pesquisadores. Estudos tm evidenciado que a ps-graduao se constitui como o setor mais bem-sucedido de todo o sistema educacional brasileiro, concentrando-se nesses cursos quase toda a capacidade de pesquisa nacional, da qual depende a formao de pesquisadores e docentes. Entretanto, o sistema de ps-graduao, como todo o restante do sistema de ensino brasileiro, tem sofrido crticas. Observa-se o descumprimento das diretrizes e resolues que versam sobre o funcionamento dos cursos, havendo relatos, na literatura especializada, sobre a existncia de professores despreparados para a atividade de orientao, excesso de alunos orientandos por professores orientadores e carncia de orientadores com tempo e disponibilidade para este fim. Como conseqncia deste quadro, os textos oficiais exprimem uma preocupao com a qualidade do produto e com as solues que vm sendo tomadas.

Geraldo Alemandro Leite Filho - FEA-USP Gilberto de Andrade Martins - FEA-USP

Pesquisa Exploratria Um exemplo Quais as influncias da relao Orientador-Orientando no processo de produo de teses e dissertaes? Resultados possveis (entre outros)

Caractersticas da Pesquisa Descritiva Tem por objetivo primordial a descrio e a interpretao da realidade, sem inferir relaes de causalidade.

Pesquisa Descritiva Existncia de um fenmeno Ps-graduandos longe do convvio com seus familiares apresentam baixo desempenho acadmico? (Existe X) Descrio e classificao de um fenmeno Quais as caractersticas do baixo desempenho acadmico apresentado por ps-graduandos longe do convvio com seus familiares? (Assumindo que existe X, quais suas caractersticas)

Pesquisa Descritiva Aspectos relacionais de um fenmeno A qualidade do contato orientador-orientando est relacionada com o grau de evaso dos ps-graduandos? (Existe relao entre X e Y) Descries fenmeno e comparaes de elementos de um

Existe diferena entre ps-graduandos masculinos e femininos no desempenho acadmico? (X diferente de Y?)

Pesquisa Explicativa tem como preocupao central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrncia dos fenmenos; e explica a razo, o porqu das coisas.

Pesquisa Explicativa Exemplo: Foi constatado, em uma pesquisa descritiva, que o desempenho acadmico dos ps-graduandos da Faculdade X est muito abaixo da mdia. O que causa o baixo desempenho acadmico na psgraduao da Faculdade X?

Referencial Terico

Referencial Terico um conhecimento fundamental, de reconhecida credibilidade sobre o tema estudado, que serve como instrumento balizador da pesquisa.
Pantoja

uma teoria de base que serve de referncia para a seleo dos procedimentos de pesquisa, para a anlise dos dados obtidos e interpretao dos resultados. Utilidade: Facilita a formulao de hipteses e fornece os elementos para a interpretao dos dados.

Referencial Terico Se apresenta nos trabalhos (teses, dissertaes ou monografias) nas seguintes formas: sistematizado como uma seo do captulo metodologia; sistematizado em um captulo parte. Equvoco comum: Mencionar o autor sem descrever os pressupostos da teoria.

Referencial Terico Na prtica, o referencial terico (ou sua sistematizao) possui as seguintes denominaes alternativas: quadro terico; quadro referencial; marco terico; fundamentao terica; ou quadro conceitual.

Pressupostos Metodolgicos
(mtodos de abordagem)

a inspirao filosfica da abordagem metodolgica utilizada na pesquisa.

Filosofia
Mtodos de abordagem Mtodos que proporcionam as bases lgicas (abstrao)

Cincia

Mtodos que indicam os meios tcnicos da investigao (objetividade)

Mtodos de abordagem (abstrao)


DEDUTIVO RACIONALISMO
Apenas a razo leva ao conhecimento Todo conhecimento provem da experimentao Lgica + Experimentao = Conhecimento Os fenmenos tm aspectos contraditrios Descrio de uma experincia isolando-a de suas causas

INDUTIVO

EMPIRISMO

HIPOTTICO DEDUTIVO

NEOPOSITIVISMO

DIALTICO

MATERIALISMO

FENOMENOLGICO

FENOMENOLOGIA

Hipteses

QUESTO DE PESQUISA

A hiptese uma tentativa de responder a questo de pesquisa

Um mdico examinando uma pessoa O paciente fala que a garganta di, ou que escuta zumbido no ouvido. Fazendo uso das teorias da fisiologia e patologia humana, o mdico ir concentrar sua investigao em certas observaes e exames especficos. Ao decidir por esses procedimentos o mdico estar concebendo hipteses.

A partir de hipteses, o pesquisador deduz uma srie de maneiras empricas para test-las (suposies)

Um mdico examinando uma pessoa

Se este paciente est com infeco, pensa o mdico, ele estar com febre.

hiptese

suposio

Um mdico examinando uma pessoa

Se este paciente est com infeco, pensa o mdico, exames de laboratrio podem indicar a presena de bactrias.

hiptese

suposio

Tem-se, neste exemplo, uma hiptese e duas suposies

Pode-se dizer que uma hiptese (aps corroborada) ser aceita como possvel ou provisoriamente verdadeira, ou ainda como verdadeira at prova em contrrio.

Questes Norteadoras So questes especficas e intermedirias, deduzidas do problema de pesquisa e que funcionam como um roteiro para a obteno da resposta da questo principal.
Pantoja

Em geral, so exploratrias.

usadas

em

pesquisas

Por exemplo: Considerando o processo de iniciao cientfica, pode-se estar interessado em investigar quais os fatores que influenciam nos resultados desse empreendimento no Estado de So Paulo?

Questes norteadoras - at que ponto os currculos das escolas de graduao abordam o mtodo cientfico? - como as instituies de pesquisa, envolvidas no processo, esto estruturadas para conduz-lo? - os investimentos financeiros feitos pelos rgos de fomento atendem necessidade? - o que pensam os alunos envolvidos no processo? - at que ponto h o emprego de metodologias nas atividades de iniciao cientfica? - h um sistema de avaliao da efetividade do processo?

Coleta e Anlise de Dados

Os Interruptores e a Lmpada No interior de uma sala fechada h uma lmpada. No lado de fora h trs interruptores e apenas um deles comanda a lmpada. Considerando que a lmpada inicialmente est apagada e que do lado de fora no se pode perceber a situao interna: Como descobrir qual interruptor est associado lmpada, entrando uma nica vez na sala?

A B C

Coleta de dados o processo de captao sensorial dos aspectos empricos da realidade. Anlise de dados o processo de ordenao lgica dos aspectos empricos da realidade.

desejvel que os processos se alternem

Coleta de dados

Anlise de dados

uma interao dialtica, e no linear Razes de natureza prtica se opem a esta abordagem (em alguns mtodos)

Coleta de dados

Anlise de dados

Essa interao produz informao

Coleta de Dados
tarefa cansativa; em geral, toma mais tempo do que se espera; exige do pesquisador: - pacincia; - perseverana; - esforo pessoal; - cuidadoso registro dos dados; - bom preparo anterior (Plano de Coleta de Dados).

Tcnicas de Coleta de Dados


So escolhidas em funo das bases lgicas de investigao e das peculiaridades do objeto de pesquisa.

Interpretao
a atividade intelectual que procura dar um significado mais amplo s respostas, vinculando-as o outros conhecimentos. Em geral, a interpretao significa a exposio do verdadeiro significado do material apresentado, em relao aos objetivos propostos da pesquisa.

Interpretao

Pensamento integrativo

Exemplo
Em uma pesquisa sobre a origem do homem, a anlise de dados obteve as seguintes informaes: A um ser humano; B um gorila; entre A e B h muitas semelhanas; A possui muitos atributos superiores quando comparado com B.

Um possvel argumento da interpretao

As semelhanas mostram que tanto A como o B tm uma origem comum. As superioridades sugerem que A evoluiu de B durante de milhes de anos. Este ponto de vista reforado pela teoria evolucionista.

Uma interpretao alternativa (no considerada


cientfica) As semelhanas mostram que tanto A como B tiveram uma origem comum, um criador. Os atributos superiores de A revelam que o criador escolheu criar seres humanos a sua prpria imagem, e que esse no foi o caso na criao dos animais.

A compreenso das partes (lgica de anlise) Perspectivas parciais

Qual o significado no todo (lgica de sntese) Perspectiva holstica

Pirmide do Conhecimento
Interpretao Conhecimento Informao Anlise de dados Dados
O processo de produo de conhecimento cientfico envolve os dados, os quais representam a "matria-prima" bruta, a partir dos quais as operaes lgicas criam informaes e, finalmente, estas ltimas so interpretadas para gerar conhecimento.

Interpretao

A esposa surda

A cincia construda com fatos, como uma casa feita com pedras. Mas uma coleo de fatos no mais cincia do que uma pilha de pedras uma casa Henri Poincar

Potrebbero piacerti anche