Sei sulla pagina 1di 1

F-500 - Benefcios & Vantagens

Descrio/Situao
Neutralizao de hidrocarbonetos (Ex: Derramamento / vazamento industrial)

F-500
Altamente eficaz na neutralizao de molculas de hidrocarbonetos, pelo processo de encapsulamento por micelas. O F-500 transforma cenrios perigosos em locais seguros. O F-500 um poderoso surfactante (reduz a tenso superficial da gua) e produz o efeito gua molhada. Extingue rapidamente o fogo de profundidade, reduzindo o tempo e a necessidade de grandes recursos de gua. Grande rapidez na extino do fogo, pois o F500 no depende da formao de cobertura de espuma. Sua ao ocorre sobre 3 pernas do tetraedro do incndio: Fonte de Calor; Material Combustvel; Radicais Livres No depende de nenhum equipamento especial de aerao. Basta um esguicho regulvel e um proporcionador de aditivo na linha de combate. Por no produzir espuma, o alcance se mantm o mesmo da gua pura, o que representa maior segurana aos usurios. Altamente eficaz em cenrios 3-D , pois atua sobre 3 pernas do tetraedro do incndio, e no apenas sobre o oxignio.

LGE
Ineficaz. O LGE no possui propriedades qumicas capazes de neutralizar molculas de hidrocarboneto. No se aplica.

Extino de incndio Classe A (materiais slidos)

Extino de incndio Classe B (lquido inflamvel)

Necessidade de equipamentos especiais

Extino lenta e, por vezes, bastante onerosa. O LGE precisa encobrir toda superfcie do lquido inflamvel com uma espessa camada de espuma, at que consiga isolar o oxignio da reao do fogo. Depende de equipamentos especiais de aerao, tais como: Tubo aerador ou CAFS (compressed air foam system). O flocos de espuma so mais leves que a gua pura, reduzindo o alcance do jato de combate a incndio. Ineficaz. O LGE s eficaz em superfcies 2-D (largura x comprimento), pois depende da formao de um filme aquoso. A nica forma de atuar num cenrio 3-D se for utilizado um sistema CAFS, cujo valor unitrio de aprox. R$ 150.000,00 O cobertor de espuma do LGE retm o calor dos materiais, por vezes, acima do ponto de auto-ignio. Na maioria das vezes, a produo de fumaa txica se estende por muito tempo. Em geral, contm Flor (F) na sua formulao (tensoativos fluorados) um forte contaminante que destri bactrias importantes do ecossistema, sendo tambm, acumulativo no organismo humano. Em contato com o fogo, o Flor produz gs fluordrico que de alta toxicidade.

Segurana na aplicao (Alcance do jato de gua) Cenrios 3-D (superfcies verticais e/ou negativas) (Ex: Transformadores; Tubulao pressurizada, etc)

Reduo de temperatura do fogo

O F-500 derruba a temperatura do fogo, pois possui um alto poder de absoro de energia trmica. Minimiza a ocorrncia de vapores escaldantes e de fumaa txica. O F-500 um agente ecolgico e no contm Flor. No corrosivo, no txico e 100% biodegradvel. Tambm usado como auxiliar na biorremediao de hidrocarbonetos, em catstrofes ambientais.

Toxicidade & Meio Ambiente

Importador e Distribuidor para o Brasil:

Potrebbero piacerti anche