Sei sulla pagina 1di 10

Depsito Necessrio Art. 647.

depsito necessrio: I - o que se faz em desempenho de obrigao legal; II - o que se efetua por ocasio de alguma calamidade, como o incndio, a inundao, o naufrgio ou o saque. -Conceito -Tipos de depsito necessrio .Depsito legal .Depsito miservel .Depsito do hospedeiro

Conceito aquele em que o depositante, por imposio legal ou forado por circunstncias imperiosas, realiza com pessoas no escolhidas livremente. Estas circunstncias impem no s a realizao do negcio, como tambm, a designao do depositrio. Tipos de depsito necessrio -Depsito legal -Depsito miservel -Depsito do hospedeiro (ou hoteleiro) Depsito Legal a) aquele que obrigado a fazer o descobridor de coisa perdida (art. 1.233, pargrafo nico, do CC). Art. 1.233. Quem quer que ache coisa alheia perdida h de restitu-la ao dono ou legtimo possuidor.

Pargrafo nico. No o conhecendo, o descobridor far por encontr-lo, e, se no o encontrar, entregar a coisa achada autoridade competente. Neste caso ter que envidar esforos para encontrar o verdadeiro dono. No o encontrando, o depositar autoridade competente; b) O de dvida vencida, pendente a lide, quando diversos credores lhe disputarem o montante, uns excluindo os outros. Qualquer deles poder requerer a consignao (art. 345 do CC). Art. 345. Se a dvida se vencer, pendendo litgio entre credores que se pretendem mutuamente excluir, poder qualquer deles requerer a consignao. Enquanto no houver a definio sobre o credor que dever receber o valor do pagamento, este ficar depositado em consignao. c) O que deve ser feito pelo administrador dos bens do depositrio que se tornou incapaz (art. 641 do CC). Art. 641. Se o depositrio se tornar incapaz, a pessoa que lhe assumir a administrao dos bens diligenciar imediatamente restituir a coisa depositada e, no querendo ou no podendo o depositante receb-la, recolh-la- ao Depsito Pblico ou promover nomeao de outro depositrio. Como visto, este deve depositar os bens entregues ao depositrio a um Depsito Pblico.

d) O do lote compromissado, no caso de recusa de recebimento da escritura definitiva (Dec-lei 58/1937). Sendo o compromissrio intimado para a feitura da escritura, este no comparecendo ao cartrio, o lote ser depositado judicialmente. Depsito Miservel o que acontece decorrente de calamidades, citadas no inciso II, do art. 647, tais como, o incndio, a inundao, o naufrgio ou o saque. Pode-se, incluir ainda, outros fenmenos anlogos, como terremoto, guerra, furaco, etc. Nessa situao emergencial, obriga a vtima a depositar os seus pertences com a primeira pessoa que aceite guard-los. Este depositrio se dispe a prestar um servio ao depositante necessitado, diante disto, no se presume gratuito. Nada sendo estipulado neste depsito, se aplicam subsidiariamente as disposies relativas ao depsito voluntrio. Devido a necessidade e a urgncia, o depsito necessrio pode ser provado com qualquer prova, inclusive, com a testemunhal, sendo esta subsidiria. Depsito do Hospedeiro Este depsito, denominado tambm de hoteleiro, se assemelha ao depsito legal, tendo por objeto as bagagens dos viajantes ou hspedes. Este dispositivo se aplica ao contrato de hospedagem e se estende aos internatos, colgios, hospitais e outros

locais que forneam leitos e no apenas comida e bebida. Os hospedeiros e estes assemelhados respondem pelas bagagens como depositrios (ver art. 649). Esta responsabilidade decorre dos atos de terceiros, como de empregados e pessoas admitidas nas hospedarias. Cessando a responsabilidade se provado que estes fatos prejudiciais no podiam ser evitados, como na hiptese de culpa do prprio hspede, que no teve o devido cuidado de manter a porta do quarto fechado. Outras situaes que eximem a responsabilidade do hospedeiro so o caso fortuito e de fora maior, considerando-se o roubo a mo armada e com violncia, o que no ocorre com o furto simples, com emprego de chaves falsas. Fica claro que no roubo a mo armada considerado caso de forma maior, e exclui a responsabilidade de qualquer depositrio, desde que tenha sido executado em circunstncia que excluam toda a sua culpa. Qualquer negligncia por parte do depositrio no se configura a fora maior. A obrigao de ressarcir o prejuzo no pode ser excluda nem mediante a clusula de no indenizar, pactuada com o hspede, pois o hoteleiro um prestador de servios sujeitando-se ao CDC, no que este no se confrontar com o CC, nos termos do art. 593.

Art. 593. A prestao de servio, que no estiver sujeita s leis trabalhistas ou a lei especial, reger-se- pelas disposies deste Captulo. Sobre a tentativa do depositrio se eximir da responsabilidade: O art. 51, incisos I e IV, do CDC, considera nulas de pleno direito as clusulas contratuais que atenuem a responsabilidade do fornecedor de produtos e do prestador de servios. Art. 51. So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vcios de qualquer natureza dos produtos e servios ou impliquem renncia ou disposio de direitos. Nas relaes de consumo entre o fornecedor e o consumidor-pessoa jurdica, a indenizao poder ser limitada, em situaes justificveis; IV - estabeleam obrigaes consideradas inquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam, incompatveis com a boa-f ou a eqidade; Os Tribunais de Justia do Rio de Janeiro e de So Paulo tornaram ineficazes e mandou indenizar casos de furtos de objetos nos apartamentos dos hotis, mesmo estes colocando avisos tal como: A gerncia no se responsabiliza por objeto ou dinheiro deixados nos apartamentos porque existem cofres disposio dos hspedes com os Caixas da recepo.

A responsabilidade do hospedeiro de natureza contratual. O depsito por ele efetuado equipara-se ao depsito necessrio. A obrigao legal do hospedeiro restringe-se aos bens que habitualmente costumam levar os que viajam como roupas e coisas de uso pessoal, no alcanando jias e quantias vultosas. Por estes, s responde o hospedeiro se o hspede fizer depsito voluntrio com a administrao do hotel. O fundamento da responsabilidade do hospedeiro reside no oferecimento de confiana e segurana de seu estabelecimento, o que no possvel o hspede verificar por sua conta. Outras consideraes Depsito Irregular o depsito que o depositrio pode utilizar e dispor da coisa depositada e restituir outra da mesma qualidade e quantidade. Em outras palavras, o depsito de coisas fungveis. uma espcie de depsito voluntrio. Ou seja, no precisa devolver a mesma coisa que foi depositada e confiada ao depositrio. Como exemplo mais marcante, tem-se o depsito em dinheiro nos bancos. Assim, este tipo de negcio, o depsito irregular, tem o seu habitat no comrcio bancrio, onde circula a maior parte de dinheiro do mundo inteiro.

A lei equipara o depsito de coisa fungvel, que na prtica o dinheiro, ao mtuo. Depsito regular Em contrapartida, o depsito regular ou ordinrio caracterizado pela infungibilidade da coisa depositada. Reportando-se a bancos, tem-se que o depsito de dinheiro depsito irregular, enquanto que o depsito de cofre com jias depsito regular. Em algumas situaes, mesmo a coisa fungvel pode se constituir em depsito regular, desde que haja clusula determinando esta obrigao ao depositrio. Ao de depsito S h necessidade de se usar a ao de depsito quando se tratar de depsito contratual, pois, no caso de depsito judicial, o juiz nos prprios autos pode determinar a busca e apreenso da coisa com o objetivo de restituir a quem de direito. Assim, se o depositrio judicial, no processo de execuo, se recusar a entregar a coisa ao arrematante, este no precisa propor a mencionada ao, basta este requerer ao juiz que mande apreender o bem para lhe ser entregue.

Do Depsito Necessrio Art. 647. depsito necessrio: I - o que se faz em desempenho de obrigao legal; II - o que se efetua por ocasio de alguma calamidade, como o incndio, a inundao, o naufrgio ou o saque. Art. 648. O depsito a que se refere o inciso I do artigo antecedente, reger-se- pela disposio da respectiva lei, e, no silncio ou deficincia dela, pelas concernentes ao depsito voluntrio. Pargrafo nico. As disposies deste artigo aplicamse aos depsitos previstos no inciso II do artigo antecedente, podendo estes certificarem-se por qualquer meio de prova. Art. 649. Aos depsitos previstos no artigo antecedente equiparado o das bagagens dos viajantes ou hspedes nas hospedarias onde estiverem. Pargrafo nico. Os hospedeiros respondero como depositrios, assim como pelos furtos e roubos que perpetrarem as pessoas empregadas ou admitidas nos seus estabelecimentos. Art. 650. Cessa, nos casos do artigo antecedente, a responsabilidade dos hospedeiros, se provarem que os fatos prejudiciais aos viajantes ou hspedes no podiam ter sido evitados. Art. 651. O depsito necessrio no se presume gratuito. Na hiptese do art. 649, a remunerao pelo depsito est includa no preo da hospedagem. Art. 652. Seja o depsito voluntrio ou necessrio, o depositrio que no o restituir quando exigido ser compelido a faz-lo mediante priso no excedente a um ano, e ressarcir os prejuzos.

CONTRATO PARTICULAR DE DEPSITO Pelo presente contrato particular de depsito, de um lado,__, (nacionalidade, estado civil, profisso, Identidade,CIC e endereo), de ora em diante denominado DEPOSITANTE, e, de outro lado,__, (nacionalidade, estado civil, profisso, Identidade, CIC e endereo), de ora em diante denominado simplesmente DEPOSITRIO, tm justo e contratado o seguinte: CLUSULA 1 - O DEPOSITANTE entrega, neste ato, para guarda em depsito um veculo de luxo, marca X, avaliado em R$ 150.000,00 (cento e cinqenta mil reais), mediante a remunerao de R$ 3.000,00 (trs mil reais) por ms, durante 06 (seis) meses, por esse servio. CLUSULA 2 - O DEPOSITRIO se obriga a restitulo logo seja pedido, sob pena de depositrio infiel, ao DEPOSITANTE ou a quem for por ele indicado ou o representar, legalmente no dia 10 de agosto de 2012. CLUSULA 3 - O DEPOSITANTE obriga-se a reembolsar todas as despesas necessrias que o DEPOSITRIO fizer com a conservao do referido bem guardado. CLUSULA 4 CLUSULA PENAL A parte que deixar de cumprir qualquer das clusulas estabelecidas acima, fica obrigado ao pagamento de 50% (cinqenta por cento) do valor do contrato a outra parte.

CLUSULA 5 CLUSULA COMPROMISSRIA As partes se comprometem, em caso de litgios oriundos do presente, a no recorrerem ao Poder Judicirio e sim Cmara de Arbitragem da comarca de Campo Grande-MS. CLUSULA 6 - Fica eleito o foro desta cidade de Campo Grande, para dirimir qualquer dvida referente a este contrato, conforme clusula anterior. E assim, por estarem plenamente contratados, firmam o presente documento, na presena de testemunhas que a tudo assistiram e conhecimento tiveram e em duas vias de igual teor. Campo Grande, 10 de fevereiro de 2012. DEPOSITANTE_________________

DEPOSITARIO _________________ TESTEMUNHAS ______________ ______________

Potrebbero piacerti anche